Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Pedro_ferreira » 8/3/2017 15:12

Olá.
Percebo pouco ou nada desse conceito, mas vou ler sobre isso. Penso que tem mais risco que as ETF e da mais trabalho a manter. Confirma?

Qual o fundo que sugere?
Obrigado.

bucks Escreveu:Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

http://observador.pt/2017/03/06/ja-pens ... em-fundos/

Registado: 4/3/2017 22:04

por Hugo Leandro M. Coelho » 7/3/2017 21:46

bucks Escreveu:Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

Se calhar até pensaram, mas não conhecem este fórum :lol:

Registado: 26/11/2014 16:45

por Bucks » 7/3/2017 18:17

Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por gfaseed » 6/3/2017 19:44

Eu julgo que o MSCI ACWI liberta-nos de tentar adivinhar qual a próxima melhor área geográfica.

Registado: 24/2/2017 13:53

por Bucks » 6/3/2017 19:30

¿Invertir la liquidez en fondos a corto plazo? Tres de cada cuatro perdieron en enero

http://www.expansion.com/mercados/fondo ... b45cd.html

por Bucks » 6/3/2017 19:26

por Mouro_Emprestado » 6/3/2017 19:06

ZeNovato Escreveu:Mouro, só a titulo de curiosidade, qual seria o impacto de termos a componente ações dividida em igual percentagem por USA, EMERGENTES, EUROPA e PACIFICO??
Usando por exemplo 80% daria algo como 20% em cada um. O que implicava esta alocação?

Essa alocação implica que acreditas pouco nos EUA e muito no Pacífico e na Europa. 8-)

Pessoalmente, eu nunca desviaria muito das alocações presentes no índice MSCI World (ou MSCI ACWI, dado que inclui os Emergentes).

Registado: 13/9/2013 0:16

por Mouro_Emprestado » 6/3/2017 13:49

chico_laranja Escreveu:Essa de 2 ETF's distintos terem o mesmo ISIN é de bradar aos céus :wall:

Isso é o mesmo que todas as classes de um mesmo fundo terem o mesmo ISIN :evil:

Seja em EUR, USD, GPB, CHF, com ou sem hedge com ou sem distribuição toda e qualquer diferença obrigaria a que o ISIN fosse diferente.

Se eu no Metatrader usasse o ISIN para ordenar comprar ou vendas o que é que o Metatrader iria fazer? Comprar na bolsa A o fundo na moeda B ou comprar na bolsa C o fundo na moeda D?

Mouro

Entendo que sendo o mesmo ETF base aceites que o ISIN seja o mesmo pois no fundo para ti apenas significa o AUM total de 1 ETF, mesmo que ele esteja subdivivido em N variantes.

Nos fundos de Investimento cada variante tem um ISIN distinto.

A questão aqui é que parece que o ISIN não está a ser aplicado da mesma forma para fundos e ETFs e isso um dia vai dar um caldo jeitoso nas máquina de trade automático se usarem ISIN em vez de ticker :-#

Eu acho é que é um não tema, lá está, para mim, que me estou completamente a borrifar para sistemas automáticos de trading.

Para mim, que compro ETFs, tenho é de ver a bolsa onde o mesmo está a ser transaccionado.
Por exemplo, o iShares Core MSCI World que é adquirido no Best transacciona-se na bolsa de Amesterdão. Estou-me bem a borrifar para o seu valor quando transaccionado na bolsa de Frankfurt ou Paris, porque em ETF's muito líquidos não podem ocorrer muitas diferenças entre o AUM e o valor de transacção do ETF (em ETF's com pouca liquidez, a conversa poderá ser outra, mas para esses mais cedo ou mais tarde poderá ocorrer a sua liquidação final pela entidade gestora).

Como já expliquei, isto é diferente dos Fundos porque os mesmos são transaccionados ao final do dia fora de bolsa, sendo que não existem diferenças entre o seu AUM e o preço do activo.

Não quer isso dizer que prefiro o subjacente dos ETF's, porque claramente o método de transacção dos fundos é muito melhor.

Mas arranjem-me um FI de acções mundial com um fee de gestão de 0,2%, ou um FI que siga o valor do Ouro que troco logo, dado que não sou um fanático por ETF's (aliás, nem sou fanático por fundos/ETF's de gestão passiva, não gosto é de ter uma comissão de 2% anual, independentemente de se tratar de passivo ou activo).

por chico_laranja » 6/3/2017 12:14

Essa de 2 ETF's distintos terem o mesmo ISIN é de bradar aos céus :wall:

Isso é o mesmo que todas as classes de um mesmo fundo terem o mesmo ISIN :evil:

Seja em EUR, USD, GPB, CHF, com ou sem hedge com ou sem distribuição toda e qualquer diferença obrigaria a que o ISIN fosse diferente.

Se eu no Metatrader usasse o ISIN para ordenar comprar ou vendas o que é que o Metatrader iria fazer? Comprar na bolsa A o fundo na moeda B ou comprar na bolsa C o fundo na moeda D?

Mouro

Entendo que sendo o mesmo ETF base aceites que o ISIN seja o mesmo pois no fundo para ti apenas significa o AUM total de 1 ETF, mesmo que ele esteja subdivivido em N variantes.

Nos fundos de Investimento cada variante tem um ISIN distinto.

A questão aqui é que parece que o ISIN não está a ser aplicado da mesma forma para fundos e ETFs e isso um dia vai dar um caldo jeitoso nas máquina de trade automático se usarem ISIN em vez de ticker :-#
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por ZeNovato » 6/3/2017 7:44

Mouro, só a titulo de curiosidade, qual seria o impacto de termos a componente ações dividida em igual percentagem por USA, EMERGENTES, EUROPA e PACIFICO??
Usando por exemplo 80% daria algo como 20% em cada um. O que implicava esta alocação?

Registado: 8/3/2014 19:34

por Mouro_Emprestado » 5/3/2017 23:32

Teco Escreveu:
Percebo a questão, mas não é futorologia saber se o MSCI World vai valorizar mais do que o MSCI ACWI (o qual eu desconhecia até há uns minutos)? O MSCI ACWI parece mais diversificado... se tudo fosse equivalente (algo que eu sei que ainda não tenho conhecimento suficiente para avaliar decentemente) seria teoricamente mais desejável, não? Tudo isto na perspectiva de replicar o ganho médio do mercado a longo prazo, assumindo que não tenho tempo/motivação para me aplicar suficientemente para achar que consigo superar o mesmo. Contudo, aprecio imenso a simplificação, até porque o meu objectivo é fazer um portfolio o mais preguiçoso possível, mas queria evitar o risco de simplificar demasiado apenas com 1 ETF.

Se os custos fossem os mesmos, talvez - talvez - fosse melhor ter um ETF que seguisse o MSCI ACWI e não apenas o MSCI World. O problema é que não são. 8-)

Ainda para mais, eu pessoalmente não acredito muito (nada....) nos mercados emergentes (aparte a Coreia do Sul, que é uma estupidez ainda ser considerado como mercado emergente pela MSCI :wall: , é tudo país de lixo mais cedo ou mais tarde). Creio que o risco não compensa eventuais valorizações futuras, mas isso é apenas a minha opinião pessoal.

Teco Escreveu:Quanto às obrigações, contrabalanço, percebi. Usando a "regra" 110-idade (à falta de melhor opção) no meu caso daria 80 acções/20 obrigações. Como não encontro ETFs ideais de obrigações (tamanho, acumulação, replicação) em euros, poderia usar um fundo de investimento de obrigações (como por exemplo o Pimco GB - IE00B11XZ103 que vi referido na carteira 4 fundos do VG). Não há nenhuma regra que me impeça de misturar fundos e ETFs, pois não? :wink:

Claro que podes misturar ambos os tipos de veículos de investimento numa carteira :wink: :wink: :wink: (só os fundamentalistas dos ETF's ou FI's é que não gostam de misturas ahahaha).

por Teco » 5/3/2017 23:18

Mouro_Emprestado Escreveu:
Teco Escreveu:Tal como o Pedro_ferreira, também estou interessado em investir a longo prazo (20 anos ou mais). Acompanhar o forum tem sido bestial para me informar melhor sobre as opções que tenho, mas estou numa fase em que só sei que ainda não sei o suficiente para "voar sozinho".

O que já sei: Diversificação é muito importante. Diversificar "bem" é mais difícil do que parece :?

As dúvidas:
- Quais ETFs seriam bons complementos ao iShares Core MSCI World, para expor a outros segmentos do mercado accionista (com maior potencial de crescimento) e evitar sobreposições? Small cap? Emerging markets?

De small-caps não vou falar, mas posso falar dos Mercados Emergentes.

Ora, a capitalização dos MEs no MSCI ACWI é de cerca de 15%. Quer isso dizer que numa carteira em que as acções valham 60%, então a tua exposição no total da carteira será de 9%.

Ora, esses 9%, para ti, valem aumentar a complexidade da carteira?

Aliás, se essa parte da tua carteira desvalorizasse 8%, enquanto que o MSCI World valorizasse 21%, ficarias impávido e sereno (isto aconteceu em 2013, por exemplo) ?

Teco Escreveu:- É completamente errado ao atribuir percentagens do Portfolio, considerar certificados de aforro/tesouro no mesmo segmento das obrigações? Ou seja, se pretender ter 60% acções e 40% obrigações e já tiver certificados do tesouro, faz sentido só comprar acções até atingir essa percentagem? (que é o que me faz neste momento excluir os bonds...)

Já pensei assim, mas cheguei à conclusão que não.
Em momentos de pânico nos mercados, os CA/CT não servem de contra-balanço (em princípio não existe uma rotação de €€€€ das acções para CA/CT, como existe por exemplo para obrigações soberanas AAA ou no ouro).
Para mim, tudo o que seja CA, CT ou DP, deverá ser considerado como "cash".
Outra coisa é pensar se o mercado obrigacionista está demasiado valorizado e se devemos investir neles nesta altura. Mas bem, as obrigações soberanas de longo-prazo AAA perderam cerca de 15% nos últimos 6 meses, por isso...

Percebo a questão, mas não é futorologia saber se o MSCI World vai valorizar mais do que o MSCI ACWI (o qual eu desconhecia até há uns minutos)? O MSCI ACWI parece mais diversificado... se tudo fosse equivalente (algo que eu sei que ainda não tenho conhecimento suficiente para avaliar decentemente) seria teoricamente mais desejável, não? Tudo isto na perspectiva de replicar o ganho médio do mercado a longo prazo, assumindo que não tenho tempo/motivação para me aplicar suficientemente para achar que consigo superar o mesmo. Contudo, aprecio imenso a simplificação, até porque o meu objectivo é fazer um portfolio o mais preguiçoso possível, mas queria evitar o risco de simplificar demasiado apenas com 1 ETF.

Da parte psicológica, estou a tentar mentalizar-me para a inevitável altura (seja ela qual for) em que o mercado descerá. Quero acreditar que nesse momento conseguirei aproveitar um "preço mais baixo" para investir. Por outro lado, estou a garantir que todo o dinheiro investido não é necessário (dentro daquilo que podemos prevenir...).

Quanto às obrigações, contrabalanço, percebi. Usando a "regra" 110-idade (à falta de melhor opção) no meu caso daria 80 acções/20 obrigações. Como não encontro ETFs ideais de obrigações (tamanho, acumulação, replicação) em euros, poderia usar um fundo de investimento de obrigações (como por exemplo o Pimco GB - IE00B11XZ103 que vi referido na carteira 4 fundos do VG). Não há nenhuma regra que me impeça de misturar fundos e ETFs, pois não? :wink:

Obrigado pela resposta. Estou a aprender todos os dias!
TeCo
Tudo é Quimica, na vida

Registado: 13/8/2003 16:05

por Mouro_Emprestado » 5/3/2017 18:24

Teco Escreveu:Tal como o Pedro_ferreira, também estou interessado em investir a longo prazo (20 anos ou mais). Acompanhar o forum tem sido bestial para me informar melhor sobre as opções que tenho, mas estou numa fase em que só sei que ainda não sei o suficiente para "voar sozinho".

O que já sei: Diversificação é muito importante. Diversificar "bem" é mais difícil do que parece :?

As dúvidas:
- Quais ETFs seriam bons complementos ao iShares Core MSCI World, para expor a outros segmentos do mercado accionista (com maior potencial de crescimento) e evitar sobreposições? Small cap? Emerging markets?

De small-caps não vou falar, mas posso falar dos Mercados Emergentes.

Ora, a capitalização dos MEs no MSCI ACWI é de cerca de 15%. Quer isso dizer que numa carteira em que as acções valham 60%, então a tua exposição no total da carteira será de 9%.

Ora, esses 9%, para ti, valem aumentar a complexidade da carteira?

Aliás, se essa parte da tua carteira desvalorizasse 8%, enquanto que o MSCI World valorizasse 21%, ficarias impávido e sereno (isto aconteceu em 2013, por exemplo) ?

Teco Escreveu:- É completamente errado ao atribuir percentagens do Portfolio, considerar certificados de aforro/tesouro no mesmo segmento das obrigações? Ou seja, se pretender ter 60% acções e 40% obrigações e já tiver certificados do tesouro, faz sentido só comprar acções até atingir essa percentagem? (que é o que me faz neste momento excluir os bonds...)

Já pensei assim, mas cheguei à conclusão que não.
Em momentos de pânico nos mercados, os CA/CT não servem de contra-balanço (em princípio não existe uma rotação de €€€€ das acções para CA/CT, como existe por exemplo para obrigações soberanas AAA ou no ouro).
Para mim, tudo o que seja CA, CT ou DP, deverá ser considerado como "cash".
Outra coisa é pensar se o mercado obrigacionista está demasiado valorizado e se devemos investir neles nesta altura. Mas bem, as obrigações soberanas de longo-prazo AAA perderam cerca de 15% nos últimos 6 meses, por isso...

por Teco » 5/3/2017 17:51

Tal como o Pedro_ferreira, também estou interessado em investir a longo prazo (20 anos ou mais). Acompanhar o forum tem sido bestial para me informar melhor sobre as opções que tenho, mas estou numa fase em que só sei que ainda não sei o suficiente para "voar sozinho".

As dúvidas:
- É completamente errado ao atribuir percentagens do Portfolio, considerar certificados de aforro/tesouro no mesmo segmento das obrigações? Ou seja, se pretender ter 60% acções e 40% obrigações e já tiver certificados do tesouro, faz sentido só comprar acções até atingir essa percentagem? (que é o que me faz neste momento excluir os bonds...)

Agradeço todas as opiniões sobre estas dúvidas. Espero que estejam adequadas a esta thread e não sejam demasiado básicas...

Registado: 13/8/2003 16:05

por VirtuaGod » 5/3/2017 17:18

O underlying asset (não me lembro da tradução para o Português :wall: ) é exactamente o mesmo, independentemente da moeda e da bolsa onde o ETF é transaccionado

Se assim fosse acções (não ADRs) de uma empresa Europeia negociado nos EUA (ou vice versa) teriam o mesmo ISIN. Tenho de confirmar se assim o é, mas duvido. Pelos menos Tickers sei que são diferentes, mas neste caso dos ETFs tb o são.

pelo que a comparação com o livro não é para mim comparável (diria mais, o mesmo livro editado por editoras diferentes é mais comparável a determinado índice ser replicado por 2 gestoras diferentes :-" ).

Que não seja por isso, com algum tempo encontro-te livros da mesma editora, com diferentes ISBNs, apenas por um ser de capa dura e o outro de capa mole. A única coisa que altera é a capa. Tal como no ETFs o única coisa que altera é a moeda em que é trasaccionado, para mim isso já justificava outro ISIN.

Mas eu percebo onde estás a querer chegar com o teu desabafo, mas não entremos por aí aqui no fórum :D

Se estás a falar do R, isso é apenas uma consequência, que claro terei de dar a volta. Mas isso é o mínimo. É mesmo, talvez uma panca minha, com um código que identifique inequivocamente o produto. Talvez porque eu esteja habituado a um mundo diferente, onde SPY só há um, AGG só há um.

A Europa faz-me confusão a muitos níveis e financeiramente tenho uma visão pró americana, e olho para a Europa com algum desdém, pelo atraso financeiro em que vive (mostrando ao mesmo tempo uma arrogância que não faz qualquer sentido, parece um jogador de xadrez com 2000 pontos ELO achar que ganha ao campeão do Mundo que tem 2800+ ELO), ao mesmo tempo que a nível pessoal, tristeza. Essas duas posições é que gera um misto de emoções que me faz dizer coisas como "Uma mistura de raiva e tristeza que nem sei transmitir..." É algo que trago há MUITOS anos, e não vejo grandes evoluções na europa. Que raio, demoramos 5 a 6 anos a começar a resolver a crise :oh: :wall: Só quando estava quase tudo a partir-se é que a Europa meteu alguém competente no BCE etc etc Quer dizer, o Trichet até subiu as taxas de juro em 2011 :wall: Até eu vi que isso era ridículo na altura (com post no facebook a prová-lo, não é highsight).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pedro_ferreira » 5/3/2017 17:01

Olá. Obrigado pelo vosso contributo.

A ideia era comprar na bolsa de Amesterdão e negociar em euros para evitar diferenças cambiais.
Sempre com o objetivo do longo prazo.

VirtuaGod Escreveu:
Mouro_Emprestado Escreveu:Na realidade são o mesmo ETF, só que um é negociado em EUROS no Xetra e o outro em USD na bolsa de Londres.

O ISIN deveria ser para identificar inequivocamente o activo, neste caso o ETF. Ser negociado em EUR e USD faz com que o produto sejam diferentes.

Consigo perceber a tua posição, mas para mim não é igual ter um ETF em euros ou outro em USD, logo ISIN não diferenciou inequivocamente. Fiquei na dúvida se o Pedro_ferreira queria comprar a versão em USD ou em EUR.

Dizeres que têm o mesmo ISIN porque são o "mesmo" ETF seria o mesmo que dizer que estes livros deveriam ter o mesmo ISBN porque são o mesmo livro:

:arrow: https://www.amazon.com/Man-All-Markets-Street-Dealer/dp/1400067960
:arrow: https://www.amazon.co.uk/Man-All-Markets-Beating-Street/dp/1786070286/ref=la_B000APT0K6_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1488725045&sr=1-1

Tanto não são o mesmo ETF como têm tickers diferentes e MSids diferentes. O ISIN não identifica inequivocamente, neste caso, o activo, logo falhou na única função que tem. Ter um activo em USD o R calcula as rentabilidades em USD, ter um activo em EUR o R calcula as rentabilidades em EUR, que como podes imaginar são completamente diferentes.

por Mouro_Emprestado » 5/3/2017 16:25

A minha perspectiva é diferente da tua 8-)

O underlying asset (não me lembro da tradução para o Português :wall: ) é exactamente o mesmo, independentemente da moeda e da bolsa onde o ETF é transaccionado, pelo que a comparação com o livro não é para mim comparável (diria mais, o mesmo livro editado por editoras diferentes é mais comparável a determinado índice ser replicado por 2 gestoras diferentes :-" ).

Diferente seria se fossem classes de activos diferentes, como acontece com muitos fundos de investimento (a DB xTrackers também tem umas coisas dessas com classes 1 e 5 com fees diferentes e valores mínimos de acesso também diferente).

Podes é ter alguma diferença entre o preço do ETF negociado numa bolsa e o preço negociado noutra, mas desde que o ETF em si seja líquido (há uns quantos em que isso não é verdade), essas diferenças acabam por ser alvo de arbitragem, pelo que as rentabilidades acabam por ser as mesmas qualquer que seja a moeda usada para converter (excepto para uma qualquer variação diária que, numa carteira de longo-prazo, será completamente imaterial).

Mas eu percebo onde estás a querer chegar com o teu desabafo, mas não entremos por aí aqui no fórum :D

por VirtuaGod » 5/3/2017 16:02

Mouro_Emprestado Escreveu:Na realidade são o mesmo ETF, só que um é negociado em EUROS no Xetra e o outro em USD na bolsa de Londres.

O ISIN deveria ser para identificar inequivocamente o activo, neste caso o ETF. Ser negociado em EUR e USD faz com que o produto sejam diferentes.

Consigo perceber a tua posição, mas para mim não é igual ter um ETF em euros ou outro em USD, logo ISIN não diferenciou inequivocamente. Fiquei na dúvida se o Pedro_ferreira queria comprar a versão em USD ou em EUR.

Dizeres que têm o mesmo ISIN porque são o "mesmo" ETF seria o mesmo que dizer que estes livros deveriam ter o mesmo ISBN porque são o mesmo livro:

:arrow: https://www.amazon.com/Man-All-Markets-Street-Dealer/dp/1400067960
:arrow: https://www.amazon.co.uk/Man-All-Markets-Beating-Street/dp/1786070286/ref=la_B000APT0K6_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1488725045&sr=1-1

Tanto não são o mesmo ETF como têm tickers diferentes e MSids diferentes. O ISIN não identifica inequivocamente, neste caso, o activo, logo falhou na única função que tem. Ter um activo em USD o R calcula as rentabilidades em USD, ter um activo em EUR o R calcula as rentabilidades em EUR, que como podes imaginar são completamente diferentes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por gfaseed » 5/3/2017 12:58

Pedro_ferreira Escreveu:Obrigado Mouro. Fico mais confiante em avançar. Pelo que tenho lido, os ETF são uma das formas mais seguras de investir na bolsa sem estar constantemente atento ao mercado. Espero não me enganar :).
O objetivo é daqui a 20 anos ter a possibilidade de começar a usufruir do investimento.

Não é bem assim. Os ETFs têm os seus riscos (replicação sintética, AUMs demasiado baixos, ratios bid-ask elevados - que não afectam necessariamente o iShares Core MSCI World).

Mas o pior nem é isso.

O pior inimigo do investidor é próprio investidor.

Pelo que há que definir uma estratégia de investimento e seguir com ela, independentemente dos sabores dos mercados (que umas vezes vão para cima, e outras vezes vão para baixo).

O ETF da ishares também é particularmente barato. 0.20% é relativamente baixo para o número de empresas que tem. E para o quão diversificado está.

Registado: 24/2/2017 13:53

por Mouro_Emprestado » 5/3/2017 12:45

Pedro_ferreira Escreveu:Obrigado Mouro. Fico mais confiante em avançar. Pelo que tenho lido, os ETF são uma das formas mais seguras de investir na bolsa sem estar constantemente atento ao mercado. Espero não me enganar :).
O objetivo é daqui a 20 anos ter a possibilidade de começar a usufruir do investimento.

Não é bem assim. Os ETFs têm os seus riscos (replicação sintética, AUMs demasiado baixos, ratios bid-ask elevados - que não afectam necessariamente o iShares Core MSCI World).

Mas o pior nem é isso.

O pior inimigo do investidor é próprio investidor.

Pelo que há que definir uma estratégia de investimento e seguir com ela, independentemente dos sabores dos mercados (que umas vezes vão para cima, e outras vezes vão para baixo).

por Pedro_ferreira » 5/3/2017 11:09

Obrigado Mouro. Fico mais confiante em avançar. Pelo que tenho lido, os ETF são uma das formas mais seguras de investir na bolsa sem estar constantemente atento ao mercado. Espero não me enganar :).

Pedro_ferreira Escreveu:Olá,

Sigo este forum, finalmente vou avançar com a aquisição de ETF. Já abri conta na Degiro, pretendo invistir 50 000€ e depois reforçar mediante as poupanças que vão surgir, sempre a pensar numa estratégia de longo prazo.

Procuro ETF que repliquem o indice mundial e preferencialmente negociados em Euros.

Encontrei estes 2 e estou indeciso em qual deles invistir:

IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World UCITS ETF
IE00B441G979 - iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF

Qual a vossa opinião, qual deles o mais acertado, ou outro que possam sugerir?
Agradeço a vossa atenção.

O primeiro é provavelmente o melhor ETF europeu que replica o MSCI World.

O segundo não conheço, mas pessoalmente nunca usaria proteção cambial sobre um índice de acções mundiais (só usaria em obrigações denominadas em moeda estrangeira).

por Mouro_Emprestado » 5/3/2017 9:54

Agora não percebi VirtuaGod. :?: :?:

Na realidade são o mesmo ETF, só que um é negociado em EUROS no Xetra e o outro em USD na bolsa de Londres.

Tens aqui os diversos tickers onde ele é negociado:

Borsa Italiana EUR SWDA SWDA IM

Euronext Amsterdam EUR IWDA IWDA NA

London Stock Exchange GBP SWDA SWDA LN

London Stock Exchange USD IWDA IWDA LN

SIX Swiss Exchange USD SWDA SWDA SW

XETRA EUR EUNL EUNL GY

por VirtuaGod » 5/3/2017 0:51

A sério, os ETF na Europa são uma trapalhada tão grande.

Como é que estes dois ETFs diferentes têm o mesmo ISIN?? Nem sequer são negociados na mesma moeda... Vá lá que ao menos os códigos são diferentes EUNL vs IWDA

http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MEI0
http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000LZYG

Uma mistura de raiva e tristeza que nem sei transmitir...

P.S. Em relação à pergunta eu concordo a 100% com o Mouro_Emprestado. Eu escolheria o EUNL

por Mouro_Emprestado » 4/3/2017 22:36

Pedro_ferreira Escreveu:Olá,

Sigo este forum, finalmente vou avançar com a aquisição de ETF. Já abri conta na Degiro, pretendo invistir 50 000€ e depois reforçar mediante as poupanças que vão surgir, sempre a pensar numa estratégia de longo prazo.

Procuro ETF que repliquem o indice mundial e preferencialmente negociados em Euros.

O primeiro é provavelmente o melhor ETF europeu que replica o MSCI World.

O segundo não conheço, mas pessoalmente nunca usaria proteção cambial sobre um índice de acções mundiais (só usaria em obrigações denominadas em moeda estrangeira).

por Pedro_ferreira » 4/3/2017 22:10

Olá,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boris_6, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 144 visitantes