Noticias 29 de Março de 2004
EUA estimulados por perspectivas de bons resultados trimestrais
29-3-2004 22:2
Os mercados norte-americanos encerraram em alta em antecipação dos resultados do primeiro trimestre. Ainda assim, alguns analistas consideram que a semana será ligeira até à divulgação do relatório sobre a criação de emprego, na próxima sexta-feira.
A biotecnológica Amgen Inc. ganhou 2,5 por cento com a aquisição da totalidade das acções da farmacêutica Tularik Inc. pelo montante de 1.3 mil milhões de dólares. A Amgen controla, actualmente 21 por cento do capital social da Tularik. As acções desta dispararam 44,3 por cento.
A Tyson Foods Inc. recebeu a informação de que os reguladores norte-americanos irão levar a cabo uma investigação. As acções perderam 2,7 por cento.
A PetsMart Inc. subiu 3,7 por cento, com o retalhista de produtos para animais domésticos a subir os seus dividendos anuais de 8 para 12 cêntimos por acção.
As acções da nVidia Corp. ganharam 4,3 por cento, com os analistas a afirmarem que os resultados devem superar as expectativas. A eBay Inc. e a Caterpillar beneficiam também de previsões favoráveis, pelo que somaram 2,4 e 2,3 por cento, respectivamente.
O índice Dow Jones ganhou 1,14 por cento e o índice Nasdaq subiu 1,66 por cento.
BolsaPt.com
Europa encerra em alta estimulada pelas semicondutoras
29-3-2004 18:36
As principais bolsas europeias encerraram em alta com as fabricantes de semicondutores a beneficiar das perspectivas de uma recuperação sustentada do mercado em 2005 avançada pela STMicroelectronics.
A ST, a maior fabricante europeia de semicondutores, subiu 3,2 por cento. A empresa prevê que a procura em sectores como telecomunicações e automóvel, bem como de indústrias electrónicas irá estimular a recuperação, avança o presidente executivo Pasquale Pistorio. Este será um dos melhores anos para a indústria de semicondutores.
A Infineon, a segunda maior da Europa, somou 3,8 por cento. A Philips, a terceira maior da região, avançou 3,3 por cento.
A ASML Holding, a maior fabricante de equipamento de para fabrico de chips, ganhou 2,4 por cento.
A BP, a maior petrolífera da Europa, aumentou 2,2 por cento. A empresa subiu as previsões de produção e afirma que irá aumentar os dividendos aos investidores com o preço do petróleo acima do 20 dólares por barril a originar lucros recordes. Espera um aumento de oito por cento por até 2008, em excepção para os seus negócios na Rússia.
O índice espanhol Ibex subiu 0,86 por cento. O índice germânico liderou as subidas europeias com mais 1,54 por cento, em conjunto com o índice holandês NL ao subir 1,57 por cento. O índice francês CAC avançou 1,16 por cento, o italiano MIB cresceu 1,43 por cento e o britânico Footsie ganhou 1,13 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo recua perante divisão da OPEP em reduzir extracção
29-3-2004 17:17
O preço do petróleo recua no mercado londrino Brent com os países membros da OPEP divididos quanto aos cortes de extracção de petróleo a partir da próxima quinta-feira, tal como acordado em Fevereiro último.
A reunião da próxima quarta-feira, em Viena, dos ministros da OPEP está sobre pressão devido ao elevado preço da matéria-prima. Uma reunião que vai coincidir com os últimos dados sobre os inventários norte-americanos.
O contrato para entrega em Maio segue a perder 1,25 por cento no IPE-Brent nos 31,59 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro recupera apesar especulação em torno taxas de juro
29-3-2004 17:8
A especulação em torno do facto de que o Banco Central Europeu (BCE) vai reduzir as taxas de juro está a impulsionar ligeiramente a moeda única europeia, enquanto que os investidores aguardam indicadores norte-americanos sobre o estado da maior economia mundial.
Os investidores têm dúvidas quanto à força da recuperação da economia europeia, pelo que os mercados especulam sobre o resultado da reunião de quinta-feira do BCE. O dia a seguir, o Departamento do Trabalho dos EUA revela os dados sobre o mercado de trabalho no mês de Marços. Os dados referentes ao mês de Fevereiro surpreenderam pela negativa.
O euro segue a valorizar 0,12 por cento para os 1,2143 dólares por euro, depois de ter estado a desvalorizar.
BolsaPt.com
BCP e EDP pressionam bolsa nacional
29-3-2004 16:30
A Euronext Lisbon encerrou no vermelho, em contra ciclo com as restantes praças europeias. O índice PSI-20 recuou 0,19 por cento para os 7.488,15 pontos, com a EDP e o BCP a pressionarem. Lisboa encerrou com 14 empresas em terreno negativo, 11 positivas e seis estáveis.
A Electricidade de Portugal (EDP) perdeu 1,3 por cento. A Portugal Telecom (PT) ganhou 0,2 por cento.
O Banco Comercial Português (BCP) desceu um por cento. Na restante banca, o BPI esteve em terreno positivo, mas acabou por recuar 0,3 por cento no final da sessão. Já o Banco Espírito Santo (BES) fechou estável no 14 euros.
A ParaRede caiu 4,4 por cento.
Em destaque está a Semapa, com mais 4,3 por cento e novo máximo nos 4,22 euros. A empresa é apontada como a principal candidato à aquisição de 30 por cento da Portucel. A empresa de pasta e papel ficou nos 1,56 euros.
A família Sonae encerrou no verde. A Sonae SGPS ganhou 2,2 por cento, enquanto que a SonaeCom avançou dois por cento.
BolsaPt.com
Lucros da Bulgari crescem 21% em 2003
29-3-2004 19:37
O joalheiro italiano Bulgari registou, em 2003, lucros anuais acima do previsto e revê em alta os seus dividendos. Resultados alcançados com a redução de custos de forma a compensa a descida das vendas, provocada pela desvalorização do dólar e pela quebra no sector turístico.
O grupo alcançou 92 milhões de euros de lucros líquidos, o que representa um crescimento de 21 por cento face à previsão de 83 milhões de euros. Os resultados operacionais registaram uma subida de nove por cento para os 117 milhões de euros contra a previsão de 112 milhões, revela em comunicado.
A Bulgari irá apresentar um aumento de 49 por cento nos dividendos anuais para os 11 cêntimos por acção.
BolsaPt.com
Volume negócios Décathlon cresce 10,5% em 2003
29-3-2004 19:29
A Décathlon, retalhista de artigos desportivos, registou, no exercício de 2003, um aumento de 10,5 por cento no volume de negócios para os 3.118 milhões de euros. Um aumento que a empresa atribuiu à abertura de duas dezenas de lojas em todo o mundo, o que compensou o encerramento de 19 centros de retalho pouco rentáveis.
O EBITDA alcançou os 292.3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 24,5 por cento em 2003 face ao alcançado no ano anterior. Os bons resultados obtidos no ano passado deveram-se ao facto da empresa fabricar a maioria dos produtos na China, o que permite comercializar os seus produtos em yunes (moeda chinesa indexada ao dólar norte-americano).
A depreciação do dólar face ao euro e o facto da metade do volume de negócios se dever à venda de artigos próprios estimularam o crescimento do EBITDA, explica em comunicado.
BolsaPt.com
Lyondell adquire Millenium por mil milhões de dólares
29-3-2004 18:45
Lyondell Chemical vai adquirir a Millenium Chemicals em bolsa pelo montante de mil milhões de dólares. A fusão entre ambas irá criar a terceira maior empresa produtora de químicos da América do Norte. Lyondell vai ainda assumir a dívida de 1.3 mil milhões de dólares da Millenium.
A operação deve estar concluída no terceiro trimestre de 2004, após a aprovação dos accionistas de ambas. Fontes oficiais prevêem a poupança de 50 milhões de dólares em custos com este negócio, que irá ter um impacto positivo nos resultados de 2005 da Lyondell.
A junção dos resultados de 2003 das duas empresas de químicos resulta em 11 mil milhões de dólares e uma capitalização de perto de quatro mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Parmalat despede 17 mil funcionários a partir de 2005
29-3-2004 17:35
A Parmalat vai dispensar 17 mil trabalhadores a partir de 2005. O grupo agro-alimentar italiano vai fechar as unidades nos Estados Unidos, na América Latina e na Ásia. No total vai ser encerradas mais de cinco dezenas de fábricas. Medidas que fazem parte do plano de reestruturação da empresa, afectada pelo escândalo financeiro.
A dívida da Parmalat ronda os 15 mil milhões de euros. Estão a ser investigados 29 responsáveis pela empresa e três instituições por desvio de dinheiro, entre eles o próprio fundador da empresa italiana. Além da dívida, as investigações revelam que muito dinheiro simplesmente desapareceu.
BolsaPt.com
Zona Euro: Economia recupera mas riscos aumentam
29-3-2004 17:29
A economia na Zona Euro está a caminho da recuperação, no entanto subsistem incertezas sobre as perspectivas a curto prazo, revela a Comissão Europeia.
A Comissão prevê uma recuperação no segundo trimestre apesar dos sinais opostos revelados pelos indicadores sobre a confiança do sector empresarial. No obstante, a apreciação do euro está a prejudicar as exportações europeias, pelo que os riscos persistem e a persistente debilidade no consumo é um motivo de preocupação.
BolsaPt.com
29-3-2004 17:29
A economia na Zona Euro está a caminho da recuperação, no entanto subsistem incertezas sobre as perspectivas a curto prazo, revela a Comissão Europeia.
A Comissão prevê uma recuperação no segundo trimestre apesar dos sinais opostos revelados pelos indicadores sobre a confiança do sector empresarial. No obstante, a apreciação do euro está a prejudicar as exportações europeias, pelo que os riscos persistem e a persistente debilidade no consumo é um motivo de preocupação.
BolsaPt.com
IACA ameaça boicotar Euro 2004
29-3-2004 19:10
A International Air Carrier Association (IACA), associação representativa de 37 companhias aéreas, ameaça boicotar as ligações para Portugal, caso as autoridades portuguesas não revejam as regras de segurança impostas.
Uma dessas regras impõe a obrigatoriedade da IACA facultar uma lista de dados dos seus passageiros: nome, idade, nacionalidade e se são portadores de bilhetes para os jogos. Dados que terão de ser fornecidos 48 horas antes de embarcarem para Portugal.
BolsaPt.com
Interconexão eléctrica entre Portugal e Espanha reforçada
29-3-2004 18:57
A companhia gestora do sistema eléctrica espanhola Red Eléctrica (REE) aumentou a interconexão com Portugal.
A medida faz parte dos planos de Portugal e Espanha em duplicar a capacidade de transporte eléctrico antes de finais de 2005, o que ajudará o desenvolvimento do mercado ibérico de electricidade (Mibel).
BolsaPt.com
Pessimismo entre os portugueses quanto a 2005
29-3-2004 17:24
O pessimismo voltou a subir entre os portugueses. Atingiu o valor mais alto do ano, com 44 por cento dos inquiridos a estimar que o próximo ano será “pior” economicamente, revela uma sondagem divulgada pelo Diário de Notícias (DN).
O cepticismo é dominante entre a população activa com idades entre os 35 e os 54 anos (52,2 por cento) e na classe mais alta (41 por cento). O maior pessimismo assiste-se mais no sul (56,9 por cento) do que nas grandes áreas metropolitanas do Porto (48,7 por cento) e Lisboa (39,5 por cento).
Questionados sobre qual deve ser a prioridade máxima da governação, 34,7 por cento dos inquiridos elegem o combate ao desemprego, o fim das listas de espera na Saúde (25,9 por cento) e o equilíbrio das contas públicas (11,3 por cento).
A sondagem foi realizada pela Marktest para o DN e TSF. O erro de amostragem é de mais ou menos 3,45 por cento para um intervalo de confiança de 95 por cento.
BolsaPt.com
Questão Cahora Bassa por resolver entre Portugal e Moçambique
29-3-2004 16:39
Os governos português e moçambicano anunciaram a nomeação de representantes para encontrar uma “solução definitiva” para a questão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que passa pela transferência da maioria do seu capital para o Estado moçambicano.
O representante português é o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Francisco Esteves de Carvalho. O nome do seu parceiro moçambicano não foi anunciado.
Recorde-se que a transferência do capital da HCB, actualmente detido em 82 por cento por Portugal, faz parte dos acordos celebrados em 1975. Durão Barroso diz compreender “o objectivo de Moçambique em querer o controlo maioritário” da empresa, mas ressalvou a posição portuguesa, “dado o nível da dívida acumulado ao longo dos anos”. Uma dívida que ascende a 1.8 mil milhões de euros.
BolsaPt.com
INE: Taxa de juro implícita crédito à habitração desce Fevereiro
29-3-2004 15:53
A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu, no mês passado, 0,009 por cento para se fixar nos 3,836 por cento. A descida verificada nos últimos meses prolonga-se, anuncia o Instituto Nacional de Estatística.
Nos três destinos de financiamento considerados, a taxa de juro implícita dos contratos em vigor desceu face a Janeiro: 3,401 por cento para a aquisição de terrenos para construção de habitação; 3,807 por cento para a construção de habitação e 3,844 por cento para a aquisição de habitação.
No regime geral, a taxa de juro implícita no crédito à habitação foi de 3,589 por cento, menos 0,010 por cento face a Janeiro.
No regime bonificado verificou-se um aumento de 0,004 por cento, com a taxa de juro implícita a situar-se em 4,163 por cento.
BolsaPt.com
Lisboa e Maputo assinam programa de cooperação até 2006
29-3-2004 15:46
Os governos de Portugal e de Moçambique assinaram, hoje, o novo programa de cooperação entre os dois países. Um acordo que marca a visita de três dias do primeiro-ministro, Durão Barroso, ao país.
O acordo, para o período 2004-06, prevê que Portugal invista 42 milhões de euros em Moçambique em áreas como a educação, saúde, agricultura e desenvolvimento rural.
BolsaPt.com
Evasão fiscal continua a dominar sector empresarial português
29-3-2004 15:34
Mais da metade das empresas não pagou imposto sobre rendimentos (IRC). Declararam, na sua maioria, resultados nulos ou negativos em 2002, revela o Jornal de Negócios ao citar estatísticas oficiais. Os números mostram a “enorme evasão fiscal” registada em Portugal.
Os dados da Direcção Geral de Contribuições e Impostos revelam que 58 por cento das empresas não pagou qualquer importo sobre os rendimentos. O IRC foi apenas cobrado a 133 mil empresas de um universo de 366 mil.
Das empresas que pagaram IRC em 2002, o imposto médio liquidado foi de 21.5 mil euros, no entanto a maioria apenas pagou um valor inferior a cinco mil euros. No total, em 2002 foi cobrado 2.864 milhões de euros de IRC, o que representa menos 12,5 por cento do que em 2001.
BolsaPt.com
EUA deverão abrir com ganhos
29-3-2004 13:52
Os mercados norte-americanos deverão abrir em alta, numa sessão que se inicia uma hora mais tarde, devido à alteração de hora em Portugal.
A Hewlett-Packard deverá abrir em alta, na expectativa de que poderá usar os 6,5 mil milhões de dólares em disponibilidades para recomprar acções ou aumentar o dividendo.
Não há dados macroeconómicos relevantes a apresentar.
Os futuros sobre o Standard & Poor’s sobem 0,52 por cento e sobre o Nasdaq avançam 0,70 por cento.
BolsaPt.com
Stanley Ho entra no capital de empresa participada da PT
Stanley Ho entra no capital de empresa participada da PT
Os accionistas da TV Cabo Macau prescindiram hoje do direito de preferência de compra de 7,5% do capital da empresa detido pela Teledifusão de Macau, abrindo caminho para a venda a uma sociedade de Stanley Ho, noticiou a Lusa.
Recentemente, uma fonte contactada pela agência Lusa confirmou que Stanley Ho, através da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, manifestou interesse em adquirir as acções da TDM na TV Cabo Macau, um negócio que agora é possível depois dos actuais accionistas - Portugal Telecom, Banco Nacional Ultramarino, grupo NgFok e a própria empresa que detém 32,5% das acções - terem prescindido do direito de preferência.
A decisão será agora comunicada à TDM, dado que a Teledifusão de Macau não participou na Assembleia-Geral de accionistas que hoje se reuniu em Macau para aprovar as contas da empresa relativas a 2003 e para a ratificação da nomeação do novo presidente da companhia, cargo que passa a ser assumido por Álvaro Roquette Morais, membro da Comissão Executiva da PT Investimentos Internacionais
BP e Shell descobrem petróleo no Bloco 18 em de Angola
BP e Shell descobrem petróleo no Bloco 18 em de Angola
A BP e a Shell, maiores petrolíferas da Europa, descobriram petróleo nas águas profundas do Bloco 18 no «offshore» de Angola, na segunda descoberta de 2003, anunciaram hoje as empresas em comunicado.
O bloco 18 produz petróleo a um ritmo de 1.080 barris por dia, segundo os testes, explicou a BP. As duas petrolíferas envolvidas detêm ambas 50% do campo petrolífero.
O bloco 18 foi adjudicado, a meados de 1996 à Amoco e à Shell pela Sociedade Nacional de Combustveis de Angola (Sonangol), com 50% cada. Depois da fusão entre a BP e a Amoco em 1999, esta última passou a gerir formalmente os interesses da Amoco.
A portuguesa GalpEnergia também tem interesses em Angola, tendo mesmo aprovado, em 2003, um plano de investimento para o Bloco 14 de produção petrolífera no «off-shore» angolano, no valor de 1,22 mil milhões de euros, em conjunto com os seus restantes parceiros
Lucro da Enel sobe 23%
29-3-2004 12:43
A italiana Enel registou um aumento de 23 por cento no lucro de 2003, superando as estimativas dos analistas. A empresa beneficiou da alteração nos impostos sobre a produção hidroeléctrica.
O lucro aumentou para 2,51 mil milhões de euros. Os analistas esperavam um lucro de 2,27 mil milhões de euros.
As vendas subiram 2,8 por cento para 31,3 mil milhões de euros.
A empresa manteve os dividendos inalterados, pelo terceiro ano consecutivo, nos 36 cêntimos, contra as expectativas dos analistas, que antecipavam um dividendo de 30 cêntimos por acção.
BolsaPt.com
Júri da privatização da Portucel entrega relatório a 8 de Abril
29-3-2004 12:59
Francisco Pires dos Santos, presidente do júri de privatização de 30 por cento da Portucel pretende entregar o relatório com a lista ordenada de concorrentes ao Governo a 8 de Abril.
O júri já recebeu o parecer o Conselho de Administração da Portucel e dos seus auditores.
Antes da entrega ao Governo, o júri vai reunir com os concorrentes para apresentar o projecto de relatório.
A decisão final cabe, depois, ao Conselho de Ministros.
BolsaPt.com
Deutsche Bank reitera estimativas lucros anuais
29-3-2004 12:10
Josef Ackermann, presidente do banco alemão Deutsche Bank, reiterou os objectivos de registar um lucro de 6,5 mil milhões de euros no ano corrente.
O responsável considera que esse objectivo será atingido com maior controlo dos custos e ao nível das provisões.
Em 2003, o lucro atingiu os 3,6 mil milhões de euros. O banco vai pagar um dividendo de 1,50 euros por acção.
BolsaPt.com
Produção da BP recua ligeiramente
29-3-2004 12:8
A produtora petrolífera britânica BP estima a produção de 3,17 milhões de barris diários no primeiro trimestre do ano, excluindo as operações na Rússia. Um nível pouco abaixo do registado no último trimestre de 2003.
Os desinvestimentos, uma greve em Trinidad e os prejuízos na Alaska justificam esta queda na produção.
A venda de activos garantiu 1,3 mil milhões de dólares em lucros no primeiro trimestre.
BolsaPt.com
29-3-2004 12:8
A produtora petrolífera britânica BP estima a produção de 3,17 milhões de barris diários no primeiro trimestre do ano, excluindo as operações na Rússia. Um nível pouco abaixo do registado no último trimestre de 2003.
Os desinvestimentos, uma greve em Trinidad e os prejuízos na Alaska justificam esta queda na produção.
A venda de activos garantiu 1,3 mil milhões de dólares em lucros no primeiro trimestre.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], navaldoc, nbms2012, PacoNasssa, Phil2014, silva_39 e 244 visitantes