Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 20/2/2017 14:55

NaoSei Escreveu:
Investbem Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Se as negociações do NovoBanco falharem e os resultados apresentados do BCP forem bastantes maus, piores dos esperados pelo mercado, teremos novas rebaixas nesta cotada.
-Até lá, estou fora, com uma ordem de compra activa a 0,12, e ficará cm ordem permanente de compra até pelo menos à apresentação resultados dia 9 de março.
:mrgreen:

Quais são os valores esperados e/ou previstos para os resultados? Ainda não vi nenhuma projeção.

na minha opiniao para uns 400Milhoes de prejuizos, isto se se manteve o ritmo de grande provisão de malparado + as enormes contribuicoes semestrais para o BCE e Banca portuguesa.

O resultado dos 3 primeiros trimestres não era negativo em 150 Milhões? Acho que era péssimo ter um prejuízo no trimestre de 250 Milhões.

Registado: 29/11/2007 11:29

por MarcoAntonio » 20/2/2017 14:52

NaoSei Escreveu:espera lá Ulisses, mas se a magnitude do aumento de capital como falas...vale o que vale.....

Eu não sou o Ulisses, sou o Marco António. Quanto aos ajustes são sempre problemáticos mas obviamente tão mais problemáticos quanto maior for a magnitude / efeito do aumento de capital.

Se fores rever atrás, verificarás que já na altura eu expliquei que o ajuste era o menor de dois males. Existem sempre limitações. Aliás, não estou certo que tu entendas para que serve exactamente o ajuste, mas mais uma vez, está explicado atrás.

NaoSei Escreveu:a formula multiplica consoante o AC e não consoante palavras.... agora já não vale fazer contas porque o AC foi grande??

Podes sempre fazer as contas. Mas não existe uma relação inequívoca tanto mais que o ajuste estabelece apenas a linearidade da cotação de uma acção individual antes e após o AC, uma vez ajustadas as cotações pelo próprio mercado, tendo uma data como referência (a data de ex-direitos). Não se trata de uma linearidade sobre a capitalização bolsista, por motivos óbvios.

Reiterando, as limitações existem sempre mas o impacto não é sempre o mesmo: quanto maior o aumento de capital, maior o impacto das limitações.

E não é algo que se resolva com rácios, mais uma vez por motivos óbvios: o rácio utilizado no ajuste é sempre uma relação linear e o problema reside precisamente na falta de linearidade entre a cotação e a capitalização, geradas pela operação.

NaoSei Escreveu: essa eu desconheço....aliás é o mesmo que alguém agora afirmar que a resistência dos antigos 1,10 já não existem dado a magnitude do aumento de capital.

As resistências só existem quando o mercado as confirmam, resistências/suportes são exercícios empíricos, mais ainda quando ocorrem operações que transformam o valor absoluto da cotação. Portanto, nem sei o que pretendes alegar com isto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por NaoSei » 20/2/2017 14:45

Investbem Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Se as negociações do NovoBanco falharem e os resultados apresentados do BCP forem bastantes maus, piores dos esperados pelo mercado, teremos novas rebaixas nesta cotada.
-Até lá, estou fora, com uma ordem de compra activa a 0,12, e ficará cm ordem permanente de compra até pelo menos à apresentação resultados dia 9 de março.

Quais são os valores esperados e/ou previstos para os resultados? Ainda não vi nenhuma projeção.

na minha opiniao para uns 400Milhoes de prejuizos, isto se se manteve o ritmo de grande provisão de malparado + as enormes contribuicoes semestrais para o BCE e Banca portuguesa.

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 20/2/2017 14:42

MarcoAntonio Escreveu:TremalNaik, o que calculaste é o ponto break-even para alguém que detivesse acções compradas a 1.1 euros especificamente e fosse ao aumento de capital (no caso daria um rácio de 7x e este rácio vai ser diferente conforme o valor que consideras dado que o ponto break even depende quer do preço de compra inicial quer do preço de compra no reforço, aqui o reforço é fixo dado que é o valor do AC, mas não o valor de compra original que depende de investidor para investidor).

Em todo o caso, dada a magnitude do aumento de capital, comparar valores antigos com valores novos vale o que vale...

espera lá Ulisses, mas se a magnitude do aumento de capital como falas...vale o que vale.....a formula multiplica consoante o AC e não consoante palavras.... agora já não vale fazer contas porque o AC foi grande?? essa eu desconheço....aliás é o mesmo que alguém agora afirmar que a resistência dos antigos 1,10 já não existem dado a magnitude do aumento de capital.

por Investbem » 20/2/2017 13:53

Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por MarcoAntonio » 20/2/2017 13:43

TremalNaik, o que calculaste é o ponto break-even para alguém que detivesse acções compradas a 1.1 euros especificamente e fosse ao aumento de capital (no caso daria um rácio de 7x e este rácio vai ser diferente conforme o valor que consideras dado que o ponto break even depende quer do preço de compra inicial quer do preço de compra no reforço, aqui o reforço é fixo dado que é o valor do AC, mas não o valor de compra original que depende de investidor para investidor).

Em todo o caso, dada a magnitude do aumento de capital, comparar valores antigos com valores novos vale o que vale...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por DIXIE2020 » 20/2/2017 13:36

Se as negociações do NovoBanco falharem e os resultados apresentados do BCP forem bastantes maus, piores dos esperados pelo mercado, teremos novas rebaixas nesta cotada.

Registado: 29/11/2007 10:53

por NaoSei » 20/2/2017 13:33

TremalNaik Escreveu:Não sei escreveu, analisando a cotação actual do BCP:

"Neste momento a ação (está nos 0,9 antes de AC) tem muito espaço para recuperar, mesmo sem inversão de tendencia, até aos 0,19 (1,10 antes de AC)"

Ora, sei que não é assim e não sei também sabe: uma acção que valia 1,10 € antes do aumento de capital dava direito a 15 acções a 9,4 cêntimos. Ou seja, o investidor ficaria com 16 acções por 2,50 €, quer dizer, cerca de 15,5 cêntimos por acção (valores aproximados). Dizer que 19 cêntimos por acção (depois AC) é igual a 1,10 euros por acção (antes AC) é faltar grosseiramente à verdade e é induzir em erros os leitores do CB. O forum serve exactamente para o contrário: para esclarecer. E lamento que a qualidade do tópico não esteja à altura do interesse que suscita.

Tremal Naik

pelo que leio deste post estás claramente longe da realidade, ou por falta de conhecimento ou então não sei, as contas são demasiado simples:
e nem são minhas, mas são indicadas por um moderador do forum o Marco António, ou seja, acabaste de indicar este post directamente a ele:
a formula para que tu apreendas:
cotação actual (depois do AC) * 5,8 = ao preço antes de AC
, ou
cotação antes de AC / por 0,1722 = ao preço da cotação actual (depois do AC).

por Ulisses Pereira » 20/2/2017 13:32

Aqui ficam os gráficos actualizados com TODOS os ajustes feitos. Esta é a variação real da cotação do BCP desde a sua entrada em Bolsa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.png
bcp2.png
bcp3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por katz » 20/2/2017 13:30

O bcp atingiu hoje um novo máximo após o aumento de capital. Com o aumento de capital feito, cocos pagos e estabilização dos accionistas com posições de referência, está a cotação com as condições reunidas para subir pelo menos até à apresentação dos resultados. Depois não sei....

Registado: 29/11/2007 9:32

por TremalNaik » 20/2/2017 13:20

Não sei escreveu, analisando a cotação actual do BCP:

"Neste momento a ação (está nos 0,9 antes de AC) tem muito espaço para recuperar, mesmo sem inversão de tendencia, até aos 0,19 (1,10 antes de AC)"

Ora, sei que não é assim e não sei também sabe: uma acção que valia 1,10 € antes do aumento de capital dava direito a 15 acções a 9,4 cêntimos. Ou seja, o investidor ficaria com 16 acções por 2,50 €, quer dizer, cerca de 15,5 cêntimos por acção (valores aproximados). Dizer que 19 cêntimos por acção (depois AC) é igual a 1,10 euros por acção (antes AC) é faltar grosseiramente à verdade e é induzir em erros os leitores do CB. O forum serve exactamente para o contrário: para esclarecer. E lamento que a qualidade do tópico não esteja à altura do interesse que suscita.

Tremal Naik

Registado: 10/5/2015 14:55

por NaoSei » 20/2/2017 13:18

alexsimoes69 Escreveu: \:D/ resultados, em Março !? se não forem adiados !!! :wall:
mas, desconfiado, destes episodios, da telenovela ( RSS ; AC ) como bom perdedor, eu aguento-as, até ver ! Com este aumento de Capital, deve dar para uns 1.001 dias, estilo conto das, mile uma noites !!! :pray:
bons negocios 8-)

os resultados devem ser bem negativos se se manteve a redução do malparado.
espero é que invertam essa redução agora neste proximo trimestre (apresentação de resultados em MAIO), para começar a apresentar lucros outra vez.

por alexsimoes69 » 20/2/2017 12:10

Rango Escreveu:
NaoSei Escreveu:
Rango Escreveu:Continuo com uma posição forte no BCP. Vendi Navigator e Altri para reforçar no BCP e continuo com a J. Martins. Tenho aproveitado algumas quedas temporárias para indo reforçando. Neste momento tenho lá uma ordem de compra a 0,1551. Na altura que a coloquei a cotação subiu mas espero que durante a volatilidade diária ela ainda lá vá. Vamos ver... :wink:

* Já as tenho. Foi acabar de escrever o post e a cotação a atingir o meu valor. Agora, esperemos que volte a subir... :wink:

gosto do teu investimento, és dos poucos que fala e investe sem receio. com/sem criticas sem ligar ao que os outros dizem (de caír caír caír) e a confiar no bcp (mesmo que uses o stop)....o que é certo é que te fartas de investir e ter retorno na maior parte do investimento.

Obrigado, NãoSei! O retorno tem sido considerável... não é a acção que mais rendimento me deu... essa foi a JMartins... mas foi a que mais rendimento me deu num curto espaço de tempo. Por este andar é bem possível que em breve ainda venha a ultrapassar o rendimento da JMartins. Houve alturas em que andava quase no daytrader com o BCP... a volatilidade era muito grande e só assim era possível tirar algum rendimento que se visse. Após o AC decidi fazer uma carteira a longo prazo no BCP com cerca de 70% das acções do BCP que possuo neste momento e os outros 30% a mais curto prazo que é para tentar tirar algum rendimento da volatilidade da acção. Assim que a cotação vai subindo, eu vou aproveitando para fazer novos investimentos, já que fico com mais capital disponível na Conta Margem do meu banco.

Agora, só espero que ele não me desiluda e continue a recuperar das grandes descidas anteriores. Se assim não acontecer, usa-se os stops para evitar a redução do rendimento. :wink:

\:D/ resultados, em Março !? se não forem adiados !!! :wall:
mas, desconfiado, destes episodios, da telenovela ( RSS ; AC ) como bom perdedor, eu aguento-as, até ver ! Com este aumento de Capital, deve dar para uns 1.001 dias, estilo conto das, mile uma noites !!! :pray:
bons negocios 8-)

Registado: 29/11/2007 1:49

por NaoSei » 20/2/2017 11:44

Rango Escreveu:
Obrigado, NãoSei! O retorno tem sido considerável... não é a acção que mais rendimento me deu... essa foi a JMartins... mas foi a que mais rendimento me deu num curto espaço de tempo. Por este andar é bem possível que em breve ainda venha a ultrapassar o rendimento da JMartins. Houve alturas em que andava quase no daytrader com o BCP... a volatilidade era muito grande e só assim era possível tirar algum rendimento que se visse. Após o AC decidi fazer uma carteira a longo prazo no BCP com cerca de 70% das acções do BCP que possuo neste momento e os outros 30% a mais curto prazo que é para tentar tirar algum rendimento da volatilidade da acção. Assim que a cotação vai subindo, eu vou aproveitando para fazer novos investimentos, já que fico com mais capital disponível na Conta Margem do meu banco.

Agora, só espero que ele não me desiluda e continue a recuperar das grandes descidas anteriores. Se assim não acontecer, usa-se os stops para evitar a redução do rendimento. :wink:

neste momento a ação (está nos 0,9 antes de AC) tem muito espaço para recuperar, mesmo sem inversão de tendencia, até aos 0,19 (1,10 antes de AC)

por Rango » 20/2/2017 11:28

NaoSei Escreveu:
Rango Escreveu:Continuo com uma posição forte no BCP. Vendi Navigator e Altri para reforçar no BCP e continuo com a J. Martins. Tenho aproveitado algumas quedas temporárias para indo reforçando. Neste momento tenho lá uma ordem de compra a 0,1551. Na altura que a coloquei a cotação subiu mas espero que durante a volatilidade diária ela ainda lá vá. Vamos ver... :wink:

* Já as tenho. Foi acabar de escrever o post e a cotação a atingir o meu valor. Agora, esperemos que volte a subir... :wink:

gosto do teu investimento, és dos poucos que fala e investe sem receio. com/sem criticas sem ligar ao que os outros dizem (de caír caír caír) e a confiar no bcp (mesmo que uses o stop)....o que é certo é que te fartas de investir e ter retorno na maior parte do investimento.

Registado: 16/9/2016 15:35

por Gil Rumor » 20/2/2017 10:55

NaoSei Escreveu:

Não importa o que as pessoas dizem. Existe uma estratégia bem definida? Se sim, o caminho é silencioso.
O mercado confirmará ou não se os argumentos pelos quais nos baseamos tinham fundamentos.

Registado: 28/8/2014 13:39

por NaoSei » 20/2/2017 10:46

por Rango » 20/2/2017 10:37

Continuo com uma posição forte no BCP. Vendi Navigator e Altri para reforçar no BCP e continuo com a J. Martins. Tenho aproveitado algumas quedas temporárias para indo reforçando. Neste momento tenho lá uma ordem de compra a 0,1551. Na altura que a coloquei a cotação subiu mas espero que durante a volatilidade diária ela ainda lá vá. Vamos ver... :wink:

Registado: 16/9/2016 15:35

por NaoSei » 20/2/2017 10:25

hoje deu-se um sinal: os movimentos no historico diario apontam para neutral e de compra, ainda hoje de manhã apresentavam venda desde há mais de um mês, veremos se se manterá o novo padrão.
Anexos
bcp.png
bcp.png (14.46 KiB) Visualizado 6536 vezes

por SERRA LAPA » 19/2/2017 18:02

E o gráfico dos últimos 9 anos, nas mesmas circunstâncias...Se durante os próximos 5 anos atingir metade da valorização (ou seja 6.610%) não era mau...
Anexos
bcp2.jpg

Registado: 17/3/2008 4:57

por SERRA LAPA » 19/2/2017 17:48

Deixo o gráfico dos últimos 2 anos... (invertido)
Anexos
bcp.jpg

Registado: 17/3/2008 4:57

por Investbem » 18/2/2017 14:25

corre Escreveu:Não é ser inoportuno, está só a falar nesse dia.

Agora fui eu que nao entendi. Mas tudo bem. Bons tardes para todos e BFS.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Àlvaro » 18/2/2017 13:54

Não é ser inoportuno, está só a falar nesse dia.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Investbem » 18/2/2017 13:52

corre Escreveu:Investebem, desejo que invistas bem, mas tenho de ser sincero e frontal: eu não percebi porque escreveste isso a propósito do que eu escrevi. É que o que escrevi não tem nada a ver com o que escreveste.

Ola corre, tambem espero que tudo te corra bem. Desde que sejamos educados e cordiais, podemos e devemos ser sinceros.
Passando a tua duvida, escrevi isto, simplesmente porque o valor que indicaste, os 0,148€, não é qualquer resistência, nem me parece um valor a ter em conta. Mas peço desculpa se achas que fui inoportuno, nao foi de todo a minha ideia.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Àlvaro » 18/2/2017 12:52

Investebem, desejo que invistas bem, mas tenho de ser sincero e frontal: eu não percebi porque escreveste isso a propósito do que eu escrevi. É que o que escrevi não tem nada a ver com o que escreveste.

Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, Xãd e 75 visitantes