Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IPO's em Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/3/2004 15:05

Caro Tolinho,

Essa de ser o lado racional que lhe diz para não comprar e o emocional que lhe diz para comprar não será mais ao contrário????

Relativamente aos bancos envolvidos na OPV da MCP... pode muito bem ser mas isso também não será novidade nenhuma, eles também têm de olhar pelo que é seu!

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ming » 28/3/2004 14:21

Esta história de desentalar o BES, fez-me pensar num pormenor:

Será que os BES e CGD já estavam entalados com a dívida da MC, e acharam que alinhar na tomada firme do IPO seria uma forma de minimizar o problema?
Alguém sabe quais são os bancos com mais emprestimos concedidos à MC?
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Ok

por Carlos dos Jornais » 28/3/2004 0:06

Corre nos fóruns a prespectiva de que todos os IPOs ou OPVs dão dinheiro na fase inicial. Tem sido uma regra,mas os tempos eram outros. Até pode acontecer que a Média capital siga a regra.No entanto, o sentimento que existe nos fóruns é de que está cara mesmo ao menor preço.

Imagine que os que vão ao A.c pensam da mesma maneira e vão à procura dos 5% o mais rápido possivel? Alguns venderão, mas muitos vão ficar pendurados.

A base das OPVs é o sentimento que se instala de que ninguém vende a perder, e o caminho só pode ser para cima. se tomasse-mos todo o mercado nessa prespectiva assistiamos a uma subida constante dos mercados onde ninguém perdia.

É claro que a média capital tem o sindicato bancário(BES+C.G.D)forte e como a cgd é estado vai levar mais uns "beiginhos" na boca.

A hipótese que corre da OPA da PT t~em algum fundamento mas faz rir. Possivelmente um dia lá terá que ser para desentalar o BES como aconteceu com a PTM mas até lá......Pode ser que a PT deixe de comprar as suas acções e vá ao IPO ( será por isso que caíu?)
Carlos dos Jornais

IPO's em Geral

por Tolinho » 27/3/2004 23:42

Carlos,

Em primeiro lugar obrigado pela a sua atenção ao meu post.

Quanto à sua pergunta nem eu próprio sei responder.

Estou muito dividido, embora a questão MC seja secundária relativamente à questão das fontes de informação sobre IPO's.Foi mais um desabafo ...

Subscrevi várias newsletters gratuitas em alguns sites dedicados a IPO's, grande maioria, sites norte americanos.

Darei feedback se achar alguma interessante ou que prove dar alguns resultados proveito§o$.
No entanto é sempre bom tentar capitalizar os conhecimentos do forum.
Aliás, creio que a mais valia deste forum é a partilha de conhecimento. Assim penso que estaremos menos vulneraveis ao ataque dos especuladores e de vendedores de gato ao preço de lebre...

Relativamente à MC, é quase consenso aqui no forum que a MC quando comparada com a sua mais directa rival a Impresa está muito cara ( analisando os fundamentais de ambas as empresa ).
No entanto, as IPOS lançadas em Portugal costumam na sua grande maioria ser vantajosas, sendo certo que as que mais acompanhei de perto foram as OPV's relacionadas com as privatizações, onde investi algum dinheiro.Agradeço que me corrija se esta ideia estiver errada.

Não queria "puxar" o assunto MC porque já foi discutido recentemente, mas resumindo meu Lado Racional diz "NÃO COMPRAR" ( até porque houve um significativo número de acções canceladas ) mas o meu Lado Emocional, provavelmente mais jogador que investidor diz "Compra e Ganha no mínimo 5% na primeira sessão".

Como vou tentar que o meu lado racional prevaleça não irei efectuar nenhuma ordem de compra, mas vou ter de me aturar se o meu Lado emocional estiver correcto.A longo prazo parece-me que este comportamento será benéfico.

Melhor seria que já tivesse profundos conhecimentos de AF para que a decisão fosse sobretudo minha, embora ouvir as opiniões de outros que possívelmente estão há mais tempo nesta actividade do que eu não seja de todo má politica.

Como decidi fazer do trading o meu modo de vida, considero-me por enquanto um estagiário ao qual faltará provavelmente um certa confiança ns suas decisões.

Jorge

P.S. Sem prejuizo da leitura da excelente biblioteca do caldeirão, recomendo aos iniciados como eu, uma visitazinha ao site
http://www.incrediblecharts.com
que com ajuda de charts e um inglês acessível nos permite pelo menos perceber a linguagem técnica utilizada nos post.
"O dinheiro dos tolos é património dos espertos"

Registado: 23/3/2004 20:28

Não conheço mas.....

por Carlos dos Jornais » 27/3/2004 20:06

....a sua escrita emite sons de informação que parecem não estar ao alcance de todos. Apráz-me o seu sentimento de arrependimento de não ir à OPV da Média Capital, mas ainda está a tempo. Porquê então saber mais de IPOs se tem aqui a média Capital e não vai lá?

Cpts e bons negócios
Carlos dos Jornais

IPO's em Geral

por Tolinho » 27/3/2004 19:08

Sendo este o meu primeiro post, gostaria de felicitar toda a equipa que tem como missão mexer o Caldeirão e a todos os forenses que vão contribuindo com os seus ingredientes para que todos possamos beneficiar do excelente produto do mesmo. Como sou amador nestas matérias de bolsa, creio que nos tempos mais próximos vou receber mais que contribuir. Quanto ao bichinho da bolsa, recebi-o do meu pai quando tinha 12/13 anos. Comprou-me 5 acções da Marconi ao valor nominal de 200 escudos, que quase chegaram aos 28 contos cada uma no quente ano de 1987 se não me falha a memória, bom , adiante que isso agora não interessa nada...

Sou adeptos das IPO's. Parece-me que poderá ser um investimento com retorno quase imediato, se escolhermos as certas. E é neste ponto que começo por pedir ajuda.

Gostaria de saber se existe alguma fonte na internet ( de preferência gratuita , foruns especializados em IPOS por exemplo )que tenha dado provas de acerto nas IPOS bem sucedidas em termos dos investidores.Claro que nesta actividade não existe nada que seja infalivel.

Um rapido trabalho de casa levou-me a site
uma especie de apontador :
http://www.iporesources.org/
com links para sites, maioritáriamente comerciais, onde se pode subscrever newsletters gratuitas sobre este assunto mas a informação com sumo só mesmo a pagar.Possivelmente até poderá ser um bom investimento.

A propósito, não vou investir na Media Capital ( mas vou me arrepender, vou -me arrepender!!!....)

Como li algures, por vezes ganha-se vendendo mais caro aquilo que se já-se comprou caro do que esperar que baixe para vender.

Não pretendo reabrir o tópico da Media Capital, mas obter informação que me possa ajudar nas minhas decisões relativamente a IPOS em geral.

BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!
"O dinheiro dos tolos é património dos espertos"

Registado: 23/3/2004 20:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Phil2014, ThePlayMaker e 165 visitantes