BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Acho que não vale a pena arriscar hoje é aguardar por amanhã ver como o mercado vai reagir as novas ações e ai sim olhar para as linhas de resistência ou de suporte
- Registado: 7/2/2017 10:57
Atenção fecho de posição curta comunicada hoje a CMVM 2,79%,
saída ontem de um fundo:Susquehanna International Holdings :
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A

saída ontem de um fundo:Susquehanna International Holdings :

Para quem hoje estava à espera de quedas superiores a dois dígitos, até que a cotação não se está a portar tão mal de todo e, quem sabe, até talvez acabe por fechar positiva. Estou com vontade de voltar a entrar, mas vou refrear-me... o dia de amanhã vai ser uma grande incógnita e talvez dê para fazer umas compras a bom preço... Vamos ver...

Editado pela última vez por Rango em 8/2/2017 11:15, num total de 1 vez.
Fosun e Sonangol passam a controlar 39,16% do BCP
Os dois maiores accionistas do BCP aproveitaram o aumento de capital para reforçar as posições no capital do banco, com os angolanos a superarem a fasquia dos 15%
A Fosun e a Sonangol passaram, em conjunto, a controlar perto de 40% do capital do Banco Comercial Português na sequência do aumento de capital do banco que foi já registado.
Já se sabia que as duas entidades tinham reforçado no BCP, mas não eram conhecidas as posições exactas após aumento de capital. Estas foram esta tarde divulgadas em comunicado do BCP à CMVM.
Os chineses passaram a controlar 23,92% do capital do banco, reforçando o estatuto de maior accionista. Antes da operação a Fosun detinha 16,7% e no âmbito do aumento de capital admitiu passar a controlar até 30% do capital do banco liderado por Nuno Amado.
A posição é Fosun é constituída por 3.615.709.715 acções, que a preços de fecho de hoje estão avaliadas em 567,6 milhões de euros.
Já a Sonangol também reforçou a posição, passando de 14,87% para 15,24%, através de 2.303.640.891 acções que estão avaliadas em 361,6 milhões de euros.
Somadas as duas participações, Chineses e angolanos controlam 39,2% do capital do BCP. Acrescentando as posições dos outros accionistas com participações qualificadas (BlackRock, EDP e Interoceânico), os maiores accionistas controlam mais de 46% do BCP.
Num outro comunicado enviado à CMVM, o BCP refere que o aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros já foi registado, passando a ser representado por 15.113.989.952 acções ordinárias.
A partir de 9 de Fevereiro, as 14.169.365.580 novas acções emitidas no aumento de capital e 157.437.395 acções antes subscritas pela Fosun sejam admitidas à negociação.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
Os dois maiores accionistas do BCP aproveitaram o aumento de capital para reforçar as posições no capital do banco, com os angolanos a superarem a fasquia dos 15%
A Fosun e a Sonangol passaram, em conjunto, a controlar perto de 40% do capital do Banco Comercial Português na sequência do aumento de capital do banco que foi já registado.
Já se sabia que as duas entidades tinham reforçado no BCP, mas não eram conhecidas as posições exactas após aumento de capital. Estas foram esta tarde divulgadas em comunicado do BCP à CMVM.
Os chineses passaram a controlar 23,92% do capital do banco, reforçando o estatuto de maior accionista. Antes da operação a Fosun detinha 16,7% e no âmbito do aumento de capital admitiu passar a controlar até 30% do capital do banco liderado por Nuno Amado.
A posição é Fosun é constituída por 3.615.709.715 acções, que a preços de fecho de hoje estão avaliadas em 567,6 milhões de euros.
Já a Sonangol também reforçou a posição, passando de 14,87% para 15,24%, através de 2.303.640.891 acções que estão avaliadas em 361,6 milhões de euros.
Somadas as duas participações, Chineses e angolanos controlam 39,2% do capital do BCP. Acrescentando as posições dos outros accionistas com participações qualificadas (BlackRock, EDP e Interoceânico), os maiores accionistas controlam mais de 46% do BCP.
Num outro comunicado enviado à CMVM, o BCP refere que o aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros já foi registado, passando a ser representado por 15.113.989.952 acções ordinárias.
A partir de 9 de Fevereiro, as 14.169.365.580 novas acções emitidas no aumento de capital e 157.437.395 acções antes subscritas pela Fosun sejam admitidas à negociação.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
Continuo sem perceber estas informações.
de acordo com o comunicado do BCP no dia 3.02 a blackrock passou a deter 3,01% do BCP.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ62918.pdf
mas este comunicado menciona que serão 3,01% do total de acções pre AC (944M), ou seja pouco mais de 28M de acções.
Hoje saíram as novas posições da Sonangol e Fosun, mas estas já mencionam o numero de acções pos AC (15MM total). a Sonangol com 2.3MM e a Fosun com 3.6MM
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ62931.pdf
A ler o negócios vejo que mencionam a Blackrock como terceiro maior accionista.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... 916-no-bcp
Ora, se não me falham as contas e se a informação é séria, andamos com uns a divulgarem posições qualificadas quando de facto não o têm! pois a blackRock não chega a 0.2% do BCP se a conta for feita com as novas acções pos AC.
Em quem acreditar? o ultimo longo que a BR fechou no BCP levou a quedas de 40% numa semana (coincidência ou não)! daí o meu interesse em perceber a quantidade de BCP que a BR tem, ou vai ter, ou pode vender, etc!
de acordo com o comunicado do BCP no dia 3.02 a blackrock passou a deter 3,01% do BCP.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ62918.pdf
mas este comunicado menciona que serão 3,01% do total de acções pre AC (944M), ou seja pouco mais de 28M de acções.
Hoje saíram as novas posições da Sonangol e Fosun, mas estas já mencionam o numero de acções pos AC (15MM total). a Sonangol com 2.3MM e a Fosun com 3.6MM
A ler o negócios vejo que mencionam a Blackrock como terceiro maior accionista.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... 916-no-bcp
Ora, se não me falham as contas e se a informação é séria, andamos com uns a divulgarem posições qualificadas quando de facto não o têm! pois a blackRock não chega a 0.2% do BCP se a conta for feita com as novas acções pos AC.
Em quem acreditar? o ultimo longo que a BR fechou no BCP levou a quedas de 40% numa semana (coincidência ou não)! daí o meu interesse em perceber a quantidade de BCP que a BR tem, ou vai ter, ou pode vender, etc!
- Registado: 4/9/2015 12:25
Re: BCP - RS e diluiçoes e ajustes
MarcoAntonio Escreveu:Perdidonabolsa Escreveu:Eu acho que deve haver dúvidas para algumas pessoas
Exemplo :na euronext de Lisboa está, 130 milhões kapital market e no Google finance está 2300 milhões amanhã dia 8 a dúvida que alguns tem é se amanhã dia 8 comprar 10 000 ações no dia 9 na abertura estas 10 000 ações vão perder 90 % do seu valor com as novas ações e isso está criar dúvidas em muita gente
Ok, para que fique claro então: como já foi dito muitas vezes as acções vão para o valor que o mercado entender. Basicamente como em qualquer outra sessão.
A única circunstância especial nesse dia é que existem novas acções que já podem ser negociadas. A única implicação aqui é que os investidores já podem vender/comprar entre si as acções novas a partir desse dia. Mais nada!
Já agora, convém notar que jamais a cotação iria cair 90% numa sessão por uma razão muito simples: muito antes de cair 90% já a CMVM teria suspendido a cotação de tão colossal que era a queda.
O BCP pode cair nesse dia? Pode (mas 90% é totalmente inverosímel).
Pode subir? Pode.
Qual é mais provável? Discussão!
Nota: quanto à questão do market cap diferente, é apenas porque uns sites já actualizaram o número total de acções e outros não. É simplesmente sites diferentes a introduzir números diferentes numa calculadora.
Bem explicado fica os meus agredicimentos ao Sr. Marco António pelo seu esforço em ajudar nas dúvidas que tem surgindo perante este aumento de capital do BCP e tem feito um excelente trabalho neste fórum o meu muito obrigado
Perdidonabolsa Escreveu:Eu acho que deve haver dúvidas para algumas pessoas
Exemplo :na euronext de Lisboa está, 130 milhões kapital market e no Google finance está 2300 milhões amanhã dia 8 a dúvida que alguns tem é se amanhã dia 8 comprar 10 000 ações no dia 9 na abertura estas 10 000 ações vão perder 90 % do seu valor com as novas ações e isso está criar dúvidas em muita gente
Ok, para que fique claro então: como já foi dito muitas vezes as acções vão para o valor que o mercado entender. Basicamente como em qualquer outra sessão.
A única circunstância especial nesse dia é que existem novas acções que já podem ser negociadas. A única implicação aqui é que os investidores já podem vender/comprar entre si as acções novas a partir desse dia. Mais nada!
Já agora, convém notar que jamais a cotação iria cair 90% numa sessão por uma razão muito simples: muito antes de cair 90% já a CMVM teria suspendido a cotação de tão colossal que era a queda.
O BCP pode cair nesse dia? Pode (mas 90% é totalmente inverosímel).
Pode subir? Pode.
Qual é mais provável? Discussão!
Nota: quanto à questão do market cap diferente, é apenas porque uns sites já actualizaram o número total de acções e outros não. É simplesmente sites diferentes a introduzir números diferentes numa calculadora.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
fmazevedos Escreveu:Obrigado pela resposta Marco. Já tinha visto esse teu FAQ. Só não percebo o que está errado no meu raciocínio.
Sim eu sei que a diluição só ocorreu porque existiu aumento de capital. Previamente preparado pelo RS...
Mas se diluires a acção sem aumento de capital ?
Sem Aumento de Capital (ou outra operação do género, tipo fusão de acções de duas empresas numa só por exemplo) não há diluição. Penso que estás a olhar para a diluição como se fosse uma operação per se. A diluição de que estás a falar é uma consequência do aumento de capital, portanto a tua pergunta não faz sentido. A diluição não é a operação, é o efeito de uma operação qualquer, tens de analisar a operação em si para deduzir a diluição (e não faz sentido falar da diluição sem falar da operação).
fmazevedos Escreveu:Uma operação contrária ao RS. A acção não deveria valer 10 cêntimos? Percebes a questão?
A operação contrária a um reverse stock split é um stock split. Que consiste muito simplesmente me partir as acções existentes em várias acções. Tipo, cada acção é partida em cinco. Mas isto é sobre acções existentes, uma operação muito simples (que não envolve novas acções ou capital novo ou o que quer que seja).
fmazevedos Escreveu:Vale 14 porque? Porque entrou dinheiro fresco?
É precisamente o que está explicado no FAQ. O ajuste deve-se ao destaque dos direitos. Vê o ponto 3 do FAQ.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:fmazevedos Escreveu:Boas tardes sou um novato nisto mas queria por a seguinte pergunta que passo a explicar:
1- antes do RS de 75:1 as acções do BCP já valiam menos de 2 centimos. Mas para o raciocínio vamos mesmo supor que valiam 2 centimos
2- depois do RS veio o aumento de capital com diluição de 1:15
3- Quer isto dizer que de acordo com ponto 1 e ponto 2 passam a existir 5x menos acções. Certo? 75\15
A diluição ocorre porque existe um Aumento de Capital com emissão de novas acções. Foram emitidas neste caso cerca de 15 mil milhões de novas acções.fmazevedos Escreveu:4- então se existem 5x menos acções o preço deveria ser 2 cêntimos x 5 = 10 cêntimos ( supondo que não houve aumento de capital)
5- o aumento de capital foi realizado ao preço de cerca de 14 centimos ( via direitos ou sem direitos)
O aumento de capital (o mecanismo através do qual entra o "dinheiro fresco") foi realizado ao preço de 9.4 centimos.
O custo real (total) da acção já é outra história, dado que para obter as acções é preciso entregar os direitos (que sairam das acções antigas e fizeram-nas desvalorizar) ou comprar direitos a alguém que não quer ir ao AC. Mas este "dinheiro" já está no mercado (ou muda de mãos entre investidores), não entra na empresa. Na empresa (no caso, o BCP) só entram os 9.4 centimos.
Se quiseres perceber os cálculos todos, que não são como estás a fazer, sugiro-te fortemente o meu FAQ:
viewtopic.php?f=3&t=85295
Qualquer dúvida, podes colocar lá e eu respondo.fmazevedos Escreveu:Segue então a pergunta:
O aumento de capital conduziu a um aumento no preço das acções? De 10 cent para 14 centimos?
Directamente, o aumento de capital só provocou um ajuste das cotações na data de ex-direitos (de cerca de 80 para cerca de 14 centimos), o resto é o mercado a funcionar. Está tudo explicado no FAQ do link de cima.
Eu acho que deve haver dúvidas para algumas pessoas
Obrigado pela resposta Marco. Já tinha visto esse teu FAQ. Só não percebo o que está errado no meu raciocínio.
Sim eu sei que a diluição só ocorreu porque existiu aumento de capital. Previamente preparado pelo RS...
Mas se diluires a acção sem aumento de capital ? Uma operação contrária ao RS. A acção não deveria valer 10 cêntimos? Percebes a questão?
Vale 14 porque? Porque entrou dinheiro fresco?
Mas se diluires a acção sem aumento de capital ? Uma operação contrária ao RS. A acção não deveria valer 10 cêntimos? Percebes a questão?
Vale 14 porque? Porque entrou dinheiro fresco?
- Registado: 19/7/2009 15:15
fmazevedos Escreveu:Boas tardes sou um novato nisto mas queria por a seguinte pergunta que passo a explicar:
1- antes do RS de 75:1 as acções do BCP já valiam menos de 2 centimos. Mas para o raciocínio vamos mesmo supor que valiam 2 centimos
3- Quer isto dizer que de acordo com ponto 1 e ponto 2 passam a existir 5x menos acções. Certo? 75\15
A diluição ocorre porque existe um Aumento de Capital com emissão de novas acções. Foram emitidas neste caso cerca de 15 mil milhões de novas acções.
fmazevedos Escreveu:4- então se existem 5x menos acções o preço deveria ser 2 cêntimos x 5 = 10 cêntimos ( supondo que não houve aumento de capital)
5- o aumento de capital foi realizado ao preço de cerca de 14 centimos ( via direitos ou sem direitos)
O aumento de capital (o mecanismo através do qual entra o "dinheiro fresco") foi realizado ao preço de 9.4 centimos.
O custo real (total) da acção já é outra história, dado que para obter as acções é preciso entregar os direitos (que sairam das acções antigas e fizeram-nas desvalorizar) ou comprar direitos a alguém que não quer ir ao AC. Mas este "dinheiro" já está no mercado (ou muda de mãos entre investidores), não entra na empresa. Na empresa (no caso, o BCP) só entram os 9.4 centimos.
Se quiseres perceber os cálculos todos, que não são como estás a fazer, sugiro-te fortemente o meu FAQ:
viewtopic.php?f=3&t=85295
Qualquer dúvida, podes colocar lá e eu respondo.
fmazevedos Escreveu:Segue então a pergunta:
O aumento de capital conduziu a um aumento no preço das acções? De 10 cent para 14 centimos?
Directamente, o aumento de capital só provocou um ajuste das cotações na data de ex-direitos (de cerca de 80 para cerca de 14 centimos), o resto é o mercado a funcionar. Está tudo explicado no FAQ do link de cima.
Boas tardes sou um novato nisto mas queria por a seguinte pergunta que passo a explicar:
4- então se existem 5x menos acções o preço deveria ser 2 cêntimos x 5 = 10 cêntimos ( supondo que não houve aumento de capital)
Segue então a pergunta:
4- então se existem 5x menos acções o preço deveria ser 2 cêntimos x 5 = 10 cêntimos ( supondo que não houve aumento de capital)
Segue então a pergunta:
- Registado: 19/7/2009 15:15
Acho que falar em perdas com o fecho de hoje é prematuro.Penso que o mercado está a ajustar para o valor que vai balizar estes cerca 15MM de acções em Bolsa a partir 9/2.
E o valor é entre os 0,154 e os 0,134 aproximadamente.
Abaixo deste valor é que se pode falar realmente em quedas.
Bons negócios.
E o valor é entre os 0,154 e os 0,134 aproximadamente.
Abaixo deste valor é que se pode falar realmente em quedas.
Bons negócios.
- Registado: 18/6/2014 22:31
luislobs Escreveu:Já repararam que estes novos fundos short ter um nome assim para o chinesadoalguém confirma de onde vêem estes fundos?
Haverá mais uma vez fugas de informação estranho também a Modys a ameaçar o Governo
As 4 principais posiçoes short, 1 é americano e os outros 3 do reino unido. Penso nao estar enganado.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
DIXIE17 Escreveu:Curiosidades
Hoje nova informação dia 9 estarão no mercado 15.113.989.952 novas ações BCP
-Capitalização Bolsista ontem:15.113.989.952x€0,1734= €2.620765857,6768
-Capitalização Bolsista hoje: 15.113.989.952x €0,1570= €2.372896422,4640
Portanto NovoBCP hoje perdeu - €247.869.435,2128
PS: AS perdas de hoje quase que dariam para pagar 1/2 dos cocos.
Tem calma Dixie17, a queda de hoje dava par pagar metade dos cocos? E o valor correspondente as subidas superiores a 30% dos ultimos dias, nao dava? Porque é que ninguem realça (pelo menos que eu tenha visto)? O mercado vai-se encarregar de a levar a percorrer determinado caminho, completamente alheio as nossas vontades, opiniões ou valores que o banco possa atingir.
Grande abraço
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
DIXIE17 Escreveu:Curiosidades

Algo continua nos bastiadores !? Quiçá, uma OPA China/Angola ou !?

- Registado: 29/11/2007 1:49
Já repararam que estes novos fundos short ter um nome assim para o chinesado
alguém confirma de onde vêem estes fundos?
Haverá mais uma vez fugas de informação estranho também a Modys a ameaçar o Governo

.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Curiosidades

alexsimoes69 Escreveu:
em tempos avisei um mail recebido, disseram ser treta !!!
eu acreditei....![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
e foi isto:![]()
DESCONHEÇO A VERACIDADE. REENCAMINHO TAL COMO RECEBI.
Quando alguém está implicado numa situação destas, só tem uma coisa a fazer. INFORMAR-SE JUNTO DE QUEM SABE. Perguntar, perguntar, perguntar sempre.
Por mim, nunca fui cliente do BES. Apenas porque não calhou e, agora, não se justifica.
ATENÇÃO A GOLPADA EM ESPECIAL QUEM TIVER DINHEIRO NO BES
BES - o novo BPP ?
Banco Espirito Santo (BES) - o novo BPP ?
Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero que de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem-no ao máximo possível. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.
O BES está a usar as mesmas tácticas que o BPP.
O BES está a comercializar, de forma agressiva, um produto
obrigacionista do próprio BES, para se auto financiar, fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo, que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES, sem qualquer protecção!
Factos:
1) O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7
2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.
Amigo Alex, se assim foi, acrediste, alertaste, fizes-te um aviso certeiro, o que acho positivo porque na minha opiniao estamos aqui para nos ajudar-mos mutuamente, ou deveria ser, e as consequencias viram-se..., mas nao estou a entender um pormenor, ao colocares essa passagem no topico do bcp, pretendes dizer ou insinuar alguma coisa ou fazer alguma comparaçao???
Obrigado
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Sonangol (3.02.2017) e Fosun (7.02.2017) reforçam. Com estas datas acho estranho ter sido no AC, julgo que parcialmente já foi no mercado e daí as subidas.
Luis Miguel P Escreveu:Nightrader Escreveu:AntónioManuel Escreveu:O bcp nunca desilude sempre mais do mesmo, quando é que veremos o negocio melhorar, pena que não se possa shortar? aí seria um bom investimento.
"Shortar" não é um investimento. Um investimento é quando aplicas dinheiro, com esse dinheiro é criado valor acrescentado e ganhas com isso. "Shortar" é especulação ou uma aposta.
Pela mesma lógica, investimento era só numa OPV ou num aumento de capital. Qual o valor acrescentado gerado por transferir ações de X para Y?luislobs Escreveu:Para já acredito numa recuperaçao diaria no simples facto de continuar a haver ainda poucos titulos em negociaçao, basta um pequeno reforço da fosum para a meter a zeros.Se quererao aproveitar o dia 9?acho que para fosun comprara 0.14-15-16 éigual
Eu também acredito que o Benfica vai ganhar a Liga dos Campeões.

eu acreditei....

e foi isto:

Quando alguém está implicado numa situação destas, só tem uma coisa a fazer. INFORMAR-SE JUNTO DE QUEM SABE. Perguntar, perguntar, perguntar sempre.
Por mim, nunca fui cliente do BES. Apenas porque não calhou e, agora, não se justifica.
BES - o novo BPP ?
Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero que de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem-no ao máximo possível. Os dados descritos são 100% factuais e de fácil verificação.
obrigacionista do próprio BES, para se auto financiar, fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo, que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES, sem qualquer protecção!
Factos:
2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.
3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves.
4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:
4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes
4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.
4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.
4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez .
5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.
6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.
7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros. Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10 ,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam que a maturidade é a altura em que as obrigaçoes vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital ... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)
Lembram-se do BPP ? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8% ?
Afinal não foram considerados depósitos! Afinal n= 3A3o estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.
Só pode ser consideradas acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações. (se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).
Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES. Em Depósitos a Prazo não corre riscos,a não ser que lhos venham a considerar como não depósitos a prazo, como no BPP!... Em Obr igações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembre-se do Banco Privado Português) ?
2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.
3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.
4) Se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depó sitos? Se não era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal, onde já não está o Victor Conatâncio e, por isso, talvez valha a pena reclamar:
http://web3.cmvm.pt/SAI/criarreclamacao.cfm
5) Agora, que já verificou a sua situação, ajude a comunidade. O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.
BES - o novo BPP ?
Factos:
3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves.
4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:
4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes
4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.
4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES !!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.
4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez .
5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.
6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.
7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros. Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10 ,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam que a maturidade é a altura em que as obrigaçoes vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital ... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)
Lembram-se do BPP ? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8% ?
Afinal não foram considerados depósitos! Afinal n= 3A3o estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.
Só pode ser consideradas acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações. (se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Covertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).
Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES. Em Depósitos a Prazo não corre riscos,a não ser que lhos venham a considerar como não depósitos a prazo, como no BPP!... Em Obr igações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembre-se do Banco Privado Português) ?
2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.
3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.
4) Se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depó sitos? Se não era, reclame ! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal, onde já não está o Victor Conatâncio e, por isso, talvez valha a pena reclamar:
http://web3.cmvm.pt/SAI/criarreclamacao.cfm
5) Agora, que já verificou a sua situação, ajude a comunidade. O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.

- Registado: 29/11/2007 1:49
NaoSei Escreveu: pelo contrario, estavam a 4,32, o que aconteceu foi que reduziram mas é: por isso ontem bateu nos 0,18
mas dentro de poucos dias, a sonangol finalmente poderá reforçar no BCP, com a guita da opa do bpi
Errado. aumentaram ontem e bem. Hoje a meio do dia o ultimo da lista passou primeiro de 0.82 para 0.90 e só depois para os 1.49. A primeira (0.82 para 0.90) diz que foi comunicada ontem, mas só apareceu hoje durante a tarde.
SANTORO ≠ SONANGOL
a 04.02
ao dia de hoje
Investbem Escreveu:DIXIE17 Escreveu:Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:
PS: Tubarões já lhes cheiraram a sangue fresco...
Atençao que nao aumentaram as posiçoes curtas 4,28, o total das posiçoes e que prefaz os tais 4,28.
Sempre e em todaas as cotadas havera entradas, reforças, reduçoes de posiçoes, tanto curtas como longas. Na minha opiniao, o que se passa é que tecnicamente a cotada continua descendente, logo a probabilidade de descer sera, teoricamente, um pouco maior, alem disso é natural e provavel um ajuste dos valores nesta 1a semana, e eles aproveitam, nem que posteriormente tenham de fechar parte da posiçao.
É tao credivel acreditar que algo esta mal por alguns terem aumentado as posiçoes curtas, como dizer-se que esta bom porque o ac foi um sucesso e principalmente porque alguns institucionais aumentaaram a posiçao longa.
Certemente alguma das posiçoes esta errada, mas a duvida sera tirada, não nas proxias 1 ou 2 semanas, mas talvez daqui a 1 ou 2 meses para a frente.
pelo contrario, estavam a 4,32, o que aconteceu foi que reduziram mas é: por isso ontem bateu nos 0,18
mas dentro de poucos dias, a sonangol finalmente poderá reforçar no BCP, com a guita da opa do bpi
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/isabel-dos-santos-sai-do-bpi?ref=Banca%20&%20Finan%C3%A7as_Destaque
- Registado: 8/10/2008 11:04
DIXIE17 Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:DIXIE17 Escreveu:Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:
Essas são as posições realizadas até ontem, hoje com volume de 58 M , e queda de 9.5% ( Por coincidência Cirurgica), provavelmente poderão já ser maiores , mas se o forem deverá ser comunicado ao mercado.
Caro EagleTrader20,
qual é a tua opinião sobre esta hipótese/ cenário curto/médio prazo:
Guerra pelo controlo do BCP entre Isabel dos Santos(via Sonangol) e Fosun:
- Com direito a OPA ao BCP quando a cotação atingir valores mais apetecíveis, agora q IS saiu do BPI e está com alguma liquidez?
A minha expectativa anterior era que até entrada das novas acções viesse fazer novo teste zona 0.14-0.143.
A ponderação de 10% no índice com apenas 6% das acções disponíveis , é que penso ter alterado as posições no mercado.
A minha expectativa é que até dia 9 venha fazer o teste zona 0.14 - 0.143 . Se vier a essa zona abaixo disso não sei depende do mercado.
Existe a possibilidade de ser perto deste período o anuncio de pagamento cocos e ai poderíamos ter uma recuperação nesta zona mantendo o suporte e animando a malta.
Se aguentar esta zona posteriormente pode fazer boa recuperação novamente até 0.17 - 0.18 se mercados internacionais ajudarem e até saída resultados .
COm aproximação de resultados dia 6 de MArço penso que deve existir algum recuo, e se forem muito maus ui,ui sai de baixo.
Acredito que em valores favoráveis e nos recuos fosun vá reforçando dos 24% para 30%, mas nos recuos e não a qq preço, que eles parecem-me investidores capazes.
A isabel é muito inteligente e acredito que irá manter a posição e esperar no futuro no longo prazo uma valorização que possa sair num valor mais agradável.
Não me parece provável que entre em guerras de controlo e até dificilmente que reforce muito a posição.
O BCE já mostrou antes que colocava dificuldades aos capitais angolanos no controlo banca e penso que representação na administração e por isso não vejo grandes reforços .
Cenários de OPA e afins não entro nessas conjeturas , até porque FOSUN com 30% penso que poderá controlar as politicas do banco e não vejo o interesse na aquisição.
Eu como investidor se pudesse controlar a gestão e direcção da minha organização com 30 Milhões não iria gastar 100 Milhões .
Aplicava os recursos noutros ativos estratégicos . Para mim é uma questão de racionalidade económica.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 8/2/2017 11:14, num total de 2 vezes.
- Registado: 4/3/2008 9:17
DIXIE17 Escreveu:Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:
Atençao que nao aumentaram as posiçoes curtas 4,28, o total das posiçoes e que prefaz os tais 4,28.
Sempre e em todaas as cotadas havera entradas, reforças, reduçoes de posiçoes, tanto curtas como longas. Na minha opiniao, o que se passa é que tecnicamente a cotada continua descendente, logo a probabilidade de descer sera, teoricamente, um pouco maior, alem disso é natural e provavel um ajuste dos valores nesta 1a semana, e eles aproveitam, nem que posteriormente tenham de fechar parte da posiçao.
É tao credivel acreditar que algo esta mal por alguns terem aumentado as posiçoes curtas, como dizer-se que esta bom porque o ac foi um sucesso e principalmente porque alguns institucionais aumentaaram a posiçao longa.
Certemente alguma das posiçoes esta errada, mas a duvida sera tirada, não nas proxias 1 ou 2 semanas, mas talvez daqui a 1 ou 2 meses para a frente.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Ano nimus, carlosdsousa, Carrancho_, fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 164 visitantes