EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
AntónioManuel Escreveu:Tão interessante e esquecida
É verdade que a EDP está um bocado esquecida( a nível de comentários também abrange grande partes das empresas cotadas).
A EDP ainda deve demorar mais algum tempo para para tornar-se " tão interessante" na minha perspectiva, claro que depende da estratégia de cada um e que cenários possa visualizar/esperar.
Esperemos que a nossa praça venha a encontrar argumentos para atrair novamente os investidores que ainda continuam ausentes do mercado.
Tão interessante e esquecida
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Sim, é quarto, tens razão. Mas, para o caso em questão, a conclusão é a mesma.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
julgava que era no último quarto... e não terço...
Ok, fica a ideia.
Cumprimentos bolsistas
.
Ok, fica a ideia.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Pensei que falavas de um triângulo com uma base horizontal. O triângulo de que falas, mesmo que tenha validade, morreu de velho porque quando os movimentos ocorrem no último terço já não têm significado técnico.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses, não compreendi
A base do triângulo é uma LTA com 3 pontos, que já foi quebrada.... e ainda ontem, nos máximos, foi "retestada" e recusada e a cotação caiu e formou uma vela vermelha.

A base do triângulo é uma LTA com 3 pontos, que já foi quebrada.... e ainda ontem, nos máximos, foi "retestada" e recusada e a cotação caiu e formou uma vela vermelha.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
Soso, para ser um triângulo, a acção tem agora que reagir em alta. Só assim é que podes traçar a base do triângulo. Caso contrário, estás a traçar apenas com um ponto.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Alguém quer partilhar/dar uma opinião
g.a.
Cumprimentos bolsistas

g.a.
Cumprimentos bolsistas

Aqui ficam os gráficos actualizados da EDP.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
basta um ponto para definir uma linha de S/R, mas são precisos 3 para validar uma LT
já agora, não vou cá em canais, pelo menos aqui na edp
já agora, não vou cá em canais, pelo menos aqui na edp

Eu tinha a resistência mais acima, Questão não são precisos pelo menos dois pontos para delinear a resistência?
mas agora já atingi o que o EAGLETRADER20, estava a referenciar relativamente à dívida da EDP. Vou repensar qualquer entrada.
Deixo aqui como eu estava a ver a EDP. O que tinha na mente era procurar por uma oportunidade de reverter a tendência descendente.

agora em detalhe a zona que referenciou.

mas agora já atingi o que o EAGLETRADER20, estava a referenciar relativamente à dívida da EDP. Vou repensar qualquer entrada.
Deixo aqui como eu estava a ver a EDP. O que tinha na mente era procurar por uma oportunidade de reverter a tendência descendente.
agora em detalhe a zona que referenciou.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
- Registado: 11/3/2008 9:50
Pedromfg Escreveu:No caso da EDP ter máximos relativamente mais baixos está relacionado com ela estar num canal descendente, certo? e a minha questão é, na "generalidade" se nos basearmos na AT para comprar e vender acções, quando uma acção está a chegar ao suporte é uma boa altura para comprar, ou é mais do tipo. Poderá ser uma boa altura para comprar, depois é preciso tentar descobrir pistas que nos levem a suportar essa decisão, como aumento significativo de volumes p.ex
Eu sei que nisto não à receitas existem sim decisões que têm maior probabilidade de ter sucesso.
por partes:
comprar uma acção porque chegou ao suporte não é bem assim
essa coisa de comprar no suporte (para vender na resistência) tem a ver com o comportamento oscilatório da cotada, caso o tenha; aí, então, é de alongar na base e shortar no topo
no caso da edp não encontro suporte aí, mas sim mais abaixo, pelos 2.568, já que desde então ela faz sucessivos fundos mais altos, ainda que marginalmente
Eu baseio as minhas decisões de entrada e saída na AT.
Contudo gosto de ver qual a realidade na AF para ter noção concreta dos fundamentais.
Por essa razão nos CTT estive sempre fora da cotada, porque AT não me aconselhava a entrar, mas mais do que isso ao analisar os fundamentais, para mim as perspetivas futuras eram negativas .
As tx juro da republica se subirem muito deste ponto é provável que influenciem negativamente a EDP. Quando tivemos tx juro acima dos 5% assim de cabeça sem olhar a dados penso que EDP andava nos 2 euros , tendo historicamente ido bem abaixo desse valor.
Pessoalmente a minha estratégia não me aconselha a entrar na EDP neste ponto e com estas condições .
Algumas notas :
“Société Générale corta avaliações da EDP, Renováveis e REN
O Société Générale emitiu uma nota de research onde analisa o sector de utilities ibérico, onde estima que a subida das taxas de juro das obrigações prevista para os EUA, Reino Unido e na Europa, tenha impacto no valor dos activos
"Estamos a ajustar as nossas avaliações para reflectir as expectativas de juros das obrigações mais elevadas, o que terá impacto nos custos de capital e, no médio prazo, nos custos da dívida. Antecipando custos médios ponderados do capital (WACC) mais elevados, revimos as nossas avaliações e estimativas para as acções com as receitas e/ou custos associadas a estas métricas", revela a casa de investimento na nota a que o Negócios teve acesso.
O Société Générale cortou o preço-alvo da EDP em 22,6% de 3,10 euros para 2,40 euros, reduzindo também a recomendação de "manter" para "vender", dado o "potencial de desvalorização" que a nova avaliação confere às acções, que é de 13,5% tendo em consideração a actual cotação (2,776 euros).”
Contudo gosto de ver qual a realidade na AF para ter noção concreta dos fundamentais.
Por essa razão nos CTT estive sempre fora da cotada, porque AT não me aconselhava a entrar, mas mais do que isso ao analisar os fundamentais, para mim as perspetivas futuras eram negativas .
As tx juro da republica se subirem muito deste ponto é provável que influenciem negativamente a EDP. Quando tivemos tx juro acima dos 5% assim de cabeça sem olhar a dados penso que EDP andava nos 2 euros , tendo historicamente ido bem abaixo desse valor.
Pessoalmente a minha estratégia não me aconselha a entrar na EDP neste ponto e com estas condições .
Algumas notas :
“Société Générale corta avaliações da EDP, Renováveis e REN
O Société Générale emitiu uma nota de research onde analisa o sector de utilities ibérico, onde estima que a subida das taxas de juro das obrigações prevista para os EUA, Reino Unido e na Europa, tenha impacto no valor dos activos
"Estamos a ajustar as nossas avaliações para reflectir as expectativas de juros das obrigações mais elevadas, o que terá impacto nos custos de capital e, no médio prazo, nos custos da dívida. Antecipando custos médios ponderados do capital (WACC) mais elevados, revimos as nossas avaliações e estimativas para as acções com as receitas e/ou custos associadas a estas métricas", revela a casa de investimento na nota a que o Negócios teve acesso.
O Société Générale cortou o preço-alvo da EDP em 22,6% de 3,10 euros para 2,40 euros, reduzindo também a recomendação de "manter" para "vender", dado o "potencial de desvalorização" que a nova avaliação confere às acções, que é de 13,5% tendo em consideração a actual cotação (2,776 euros).”
- Registado: 4/3/2008 9:17
rsacramento Escreveu:sugiro-te que não mistures AT com AF
por outro lado, a entrada depende e muito do horizonte temporal do eventual trade a levar a cabo
contudo chamo-te a atenção para a sequência de máximos relativos feitos sucessivamente a valores cada vez menores
Obrigado pela dica, apenas referi o histórico do endividamento por causa do que o EAGLETRADER20, disse relativamente a ter cuidado com o endividamento.
No meu caso que prefiro investir a médio longo prazo, primeiro olho para a AF, se a empresa tiver bons fundamentais (que me agradem) ai tento olhar para a AT para ver qual é a melhor altura de entrada.
No caso da EDP ter máximos relativamente mais baixos está relacionado com ela estar num canal descendente, certo? e a minha questão é, na "generalidade" se nos basearmos na AT para comprar e vender acções, quando uma acção está a chegar ao suporte é uma boa altura para comprar, ou é mais do tipo. Poderá ser uma boa altura para comprar, depois é preciso tentar descobrir pistas que nos levem a suportar essa decisão, como aumento significativo de volumes p.ex
Eu sei que nisto não à receitas existem sim decisões que têm maior probabilidade de ter sucesso.
Pedromfg Escreveu:Supostamente esta não deveria ser a altura de entrar pela análise técnica? está perto do suporte!
sugiro-te que não mistures AT com AF
por outro lado, a entrada depende e muito do horizonte temporal do eventual trade a levar a cabo
contudo chamo-te a atenção para a sequência de máximos relativos feitos sucessivamente a valores cada vez menores
EAGLETRADER20 Escreveu:Goya777 Escreveu:Obrigado!
Anda a marinar de volta no suporte...
Se americanos recuarem e a nossa tx juro continuar a subir , eu teria cuidado com os suportes e com aquele passivo liquido de 16 MIL MILHÕES penso eu
Supostamente esta não deveria ser a altura de entrar pela análise técnica? está perto do suporte!
Relativamente `divida de 16Milhões, O que mudou relativamente ao passado?
Fiz uma pesquisa, e por ser novo nestas andanças meti as referências para caso de estar a dizer asneira ser apanhado facilmente.
Pag 5 rel contas 2015
"Debt under IFRSs"
2015 dez - 14,476 milhões
2014 dez - 16,169
http://www.edp.pt/en/Investidores/publicacoes/relatorioecontas/2015/Company%20Reports%202015/EDP%20Finance%20BV%202015%20Annual%20Report.pdf
Rel contas 2014 - 16.400 Milhões
2013 - 15.600 Milhões
http://www.edp.pt/pt/investidores/publicacoes/relatorioecontas/2014/Relatrio%20e%20Contas%202014/EDP_Relatorio_Contas_2014_WEB.pdf
Rel contas 2013 - 15 968 Milhões
2012 - 16.700 Milhões
http://www.edp.pt/pt/investidores/publicacoes/relatorioecontas/2013/Relatrio%20e%20Contas%202013/RC_EDP_2013_PT_Final_acta.pdf
Goya777 Escreveu:Obrigado!
Se americanos recuarem e a nossa tx juro continuar a subir , eu teria cuidado com os suportes e com aquele passivo liquido de 16 MIL MILHÕES penso eu
- Registado: 4/3/2008 9:17
Obrigado!
- Registado: 17/7/2014 22:33
Olá Goya. Aqui tens os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses, dado que ontem a EDP nao foi disco pedido por um voto (!) podias deixar aqui uns gráficos actualizados sff? 

- Registado: 17/7/2014 22:33
Governo de Abu Dabhi com 4,06% da EDP
Um rearranjo acionista pôs a Mubadala Investment Company acionista da empresa liderada por António Mexia com 4,06%.
EDP – Energias de Portugal prestou ao mercado a informação de que no dia 26 de Janeiro de 2017, a International Petroleum Investment Company (IPIC) comunicou à EDP que 100% das acções representativas do seu capital e os respectivos direitos de voto foram adquiridos pela Mubadala Investment Company no dia 19 de Janeiro de 2017.
A IPIC informou igualmente que continua a controlar e deter directamente 100% do capital e respectivos direitos de voto da Senfora BV e que a Senfora BV irá continuar a deter uma participação directa na EDP de 148.431.999 acções representativas de 4,06% do capital e respectivos direitos de voto.
Por via disso e tendo por base o artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários (CVM), são atribuídas à Mubadala 148.431.999 acções representativas de 4,06% do capital e respectivos direitos de voto da EDP.
A entidade Mubadala é totalmente detida pelo Governo do Abu Dabhi.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... edp-117222
Um rearranjo acionista pôs a Mubadala Investment Company acionista da empresa liderada por António Mexia com 4,06%.
EDP – Energias de Portugal prestou ao mercado a informação de que no dia 26 de Janeiro de 2017, a International Petroleum Investment Company (IPIC) comunicou à EDP que 100% das acções representativas do seu capital e os respectivos direitos de voto foram adquiridos pela Mubadala Investment Company no dia 19 de Janeiro de 2017.
A IPIC informou igualmente que continua a controlar e deter directamente 100% do capital e respectivos direitos de voto da Senfora BV e que a Senfora BV irá continuar a deter uma participação directa na EDP de 148.431.999 acções representativas de 4,06% do capital e respectivos direitos de voto.
Por via disso e tendo por base o artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários (CVM), são atribuídas à Mubadala 148.431.999 acções representativas de 4,06% do capital e respectivos direitos de voto da EDP.
A entidade Mubadala é totalmente detida pelo Governo do Abu Dabhi.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... edp-117222
bravofcp Escreveu: pelo post no Blog.
As palavras do teu post fizeram-me escrever algumas palavras.Obrigado.
Obrigado pelos teus conselhos e pelo post no Blog. Não tenho pressa em investir este dinheiro, vou analisar dentro das minhas limitações e com os vossos sábios conselhos e que fazer e em que altura. Para já tanto a EDP como os CTT ainda não me convencem. No caso dos CTT receio o impacto do banco CTT nas contas da empresa, no caso da EDP a dívida monstruosa não ajuda apesar de estar a ser "renegociada" para aliviar o peso dos juros.
- Registado: 20/1/2017 15:52
bravofcp Escreveu:Boa tarde,
Pretendo efectuar um investimento a longo prazo (5 anos) em acções no valor global de 10.000€. Metade da carteira seria aposta nos CTT e outra metade na EDP. Será agora boa altura para entrar nestas duas acções? A minha escolha recai na politica de dividendos atrativa das duas empresas. É expetavel alguma alteração na politica de dividendos nos próximos 5 anos nestas empresas?
Obrigado.
Pondera melhor como investir esse dinheiro.
libertar dinheiro pago em juros. 600milhoes X 0,0185 = 11,1milhoes. 600milhoes X 0,037(juro medio que pagam atualmente) = 22,2milhoes. 22,2-11,1=11,1 milhoes a mais em caixa
- Registado: 10/7/2013 21:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, MP65, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, PMP69, Ruffus86, trilhos2006 e 293 visitantes