Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 7/2/2017 18:46

EAGLETRADER20 Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A :-k

PS: Tubarões já lhes cheiraram a sangue fresco...

Essas são as posições realizadas até ontem, hoje com volume de 58 M , e queda de 9.5% ( Por coincidência Cirurgica), provavelmente poderão já ser maiores , mas se o forem deverá ser comunicado ao mercado.

Caro EagleTrader20,
qual é a tua opinião sobre esta hipótese/ cenário curto/médio prazo:
Guerra pelo controlo do BCP entre Isabel dos Santos(via Sonangol) e Fosun:
- Com direito a OPA ao BCP quando a cotação atingir valores mais apetecíveis, agora q IS saiu do BPI e está com alguma liquidez?
:-k

Registado: 29/11/2007 10:53

por EAGLETRADER20 » 7/2/2017 18:40

DIXIE17 Escreveu:Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:

Essas são as posições realizadas até ontem, hoje com volume de 58 M , e queda de 9.5% ( Por coincidência Cirurgica), provavelmente poderão já ser maiores , mas se o forem deverá ser comunicado ao mercado.

Registado: 4/3/2008 9:17

por DIXIE2020 » 7/2/2017 18:29

Mau sinal, aumentaram as posições curtas 4,28%:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Àlvaro » 7/2/2017 18:28

E cá temos então a inevitável correcção, pois não faria sentido dar a possibilidade de chegar a dia 9 com o BCP muito acima dos valores anteriormente transaccionados. Aponto para que dia 9 o Bcp venha a valores próximos de 14 cêntimos. Isto é, vir testar o que parece ser o suporte e aí sim medir o pulso aos vendedores. Não creio em subidas sem esse teste que poderia ser um sempre agradável duplo fundo.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Fred_Invest » 7/2/2017 18:17

Thoth Escreveu:
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;

os 10% que estão no número 5 não são obrigatórios, de resto no ultimo ano acho que já houve uma suspensão abaixo disso (naõ tenho 100% de certeza)

6. A ESMA pode emitir e transmitir à Comissão um parecer sobre a adaptação do limiar referido no n. o 5, tendo em conta a evolução dos mercados financeiros.
A Comissão fica habilitada a adotar atos delegados nos termos do artigo 42. o alterando os limiares a que se refere o n. o 5 do presente artigo, tendo em conta a evolução dos mercados financeiros.

entretanto os curtos ontem de facto carregaram

Registado: 4/9/2015 12:25

por Thoth » 7/2/2017 18:09

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por MarcoAntonio » 7/2/2017 17:58

Já agora, se alguém quiser consultar o texto completo:

http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Direct ... riServ.pdf

(artigo 23)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 7/2/2017 17:54

jr.alves83 Escreveu:Essa regra existe? Existe suspensão dos curtos caso a cotada desça +10%? (Peço desculpa pela minha ignorância, mas pensava que a decisão era arbitraria)

Existe. Aliás, sempre que a CMVM o faz publica um comunicado e é sempre citado o artigo e o regulamento em que a decisão é baseada.

Note-se que o regulamento estabelece o poder de. A CMVM não tem de. Na minha opinião nem devia fazê-lo sempre, houve há dias um caso flagrante aqui no BCP onde para mim é óbvio que não devia (nesse caso em particular).

Mas a CMVM, não sei se por "simplificação", para afastar polémica ou seja o que for, o que se vê é que têm suspendido sempre que acontece. Bom, para ser exacto: não estou absolutamente certo que o tenha feito absolutamente sempre nos últimos tempos, confesso (não estou a verificar constantemente). Mas, pelo menos regra geral, é o que tem feito.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por iurp » 7/2/2017 17:45

jr.alves83 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Iurp Escreveu:Extraordinário como controlam o título de forma a que não desça mais de 10%! senão...amanhã não pode haver entradas curtas.

Só para esclarecer, referes-te à regra aplicada pela CMVM de suspender temporariamente os curtos quando uma acção desce mais de 10% ou a algo mais?

Essa regra existe? Existe suspensão dos curtos caso a cotada desça +10%? (Peço desculpa pela minha ignorância, mas pensava que a decisão era arbitraria)

Ultimamente tem sido pratica da CMVM proibir os curtos quando um título desce mais de 10%. Se é regra mesmo, não sei.

Registado: 23/1/2006 23:54

por jr.alves83 » 7/2/2017 17:39

MarcoAntonio Escreveu:
Iurp Escreveu:Extraordinário como controlam o título de forma a que não desça mais de 10%! senão...amanhã não pode haver entradas curtas.

Só para esclarecer, referes-te à regra aplicada pela CMVM de suspender temporariamente os curtos quando uma acção desce mais de 10% ou a algo mais?

Essa regra existe? Existe suspensão dos curtos caso a cotada desça +10%? (Peço desculpa pela minha ignorância, mas pensava que a decisão era arbitraria)

Registado: 2/8/2016 19:35

por iurp » 7/2/2017 17:38

Exatamente a essa regra.
Obrigado por aclarar.

por MarcoAntonio » 7/2/2017 17:28

Imagem

Administrador Fórum

por iurp » 7/2/2017 17:23

Extraordinário como controlam o título de forma a que não desça mais de 10%! senão...amanhã não pode haver entradas curtas.

por MarcoAntonio » 7/2/2017 17:20

F63 Escreveu:
luislobs Escreveu:A acçao ja nao vai ajustar a nada, so sobe ou desce se o mercado assim entender, em principio so raia miuda pode fazer mais valias.

Vai entrar no mercado milhoes de novas acçoes , agora nao estou a ver os tubaroes largarem o titulo ja agora depois do Ac, sao posiçoes estrategicas.

.

O ajuste já começou ontem e continua hoje.

F63, o ajuste que tu estás a apontar é exactamente o mesmo que o luislobs está a apontar. Não há propriamente uma discordância, mais uma dissonância.

O termo ajuste pode ser entendido de várias formas, nomeadamente ajuste devido a operações específicas (destaque de direitos, destaque de dividendos, stock splits). Nestes casos, eu tendo a usar a terminologia "ajuste técnico" para deixar claro que se refere a um ajuste devido a uma tecnicalidade e que se reflecte com bastante eficiência no mercado (porque o mercado percebe a tecnicalidade da operação que ocorreu, no seu todo, mesmo que alguns investidores não percebam).

Mas o resto do tempo, o mercado está sempre a "ajustar". Esse "ajuste" o luislobs chama-lhe "so sobe ou desce se o mercado assim entender" e tu chamas-lhe "ajuste que está a acontecer" (se lhe atribuis uma causa, a causa não está demonstrada, não para lá de uma dúvida razoável, é meramente uma questão de interpretação que pode ser disputada facilmente com base em assumpções diferentes).
Imagem

Administrador Fórum

por alexsimoes69 » 7/2/2017 17:19

F63 Escreveu:
luislobs Escreveu:A acçao ja nao vai ajustar a nada, so sobe ou desce se o mercado assim entender, em principio so raia miuda pode fazer mais valias.

Vai entrar no mercado milhoes de novas acçoes , agora nao estou a ver os tubaroes largarem o titulo ja agora depois do Ac, sao posiçoes estrategicas.

.

Sem querer fazer futurologia, penso que amanhã o valor se aproximará de €0,15 para na quinta feira ajustar abaixo de € 0,15.

:oh: desculpem, a minha ignorância! E porquê, que estão a comprar !? Lógico se se vende bem mais barato que ontem ! Porque será que as compraram e continuam a comprar !!!!???? :-k =; nesta " telenovela" do BCP RSSplit 75 X 1 e reste aumento subito de Capital :shame: Há " mouro, na costa" !!!! :idea: 8-)

Registado: 29/11/2007 1:49

por PIKAS » 7/2/2017 17:09

F63 Escreveu:O ajuste já começou ontem e continua hoje.
Sem querer fazer futurologia, penso que amanhã o valor se aproximará de €0,15 para na quinta feira ajustar abaixo de € 0,15.

Sem querer fazer futurologia, penso que perto do final do mês ( mais ou menos 15 dias ) estará novamente nos €0,18.
Até lá descerá e subirá algumas vezes 7, 8 ou 10%. Perfeitamente normal.
Cumprimentos,

Ps: Começo a gostar do pessimismo instalado. É bom sinal.

Registado: 23/8/2006 18:53

por F63 » 7/2/2017 16:03

.

Registado: 7/2/2017 15:10

por luislobs » 7/2/2017 15:47

A acçao ja nao vai ajustar a nada, so sobe ou desce se o mercado assim entender, em principio so raia miuda pode fazer mais valias.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por F63 » 7/2/2017 15:28

Boa tarde a todos,
Tenho estranhado a cotação que temos visto nos últimos dias.
Quem comprou no aumento de capital, ficará com as ações a cerca de €0,14 - €0,145.
Por que estariam a €0.16 ou €0,18?
No dia 9, com a quantidade de novas ações a negociar, é normal que ajustem aos tais €0,145.
Há quem faça arbitragem ou realize mais valias porque os próprios títulos durante o aumento de capital, também andavam a menos de €0,15.
Por isso quem as tem agora para venda, é normal que, até €0,15 as venda.
Abraço!

Registado: 7/2/2017 15:10

por Ulisses Pereira » 7/2/2017 15:20

É-me indiferente. Uma acção vale aquilo que os investidores estão dispostos a pagar por eles. Eu não faço a menor ideia de quanto vale o BCP. Não sou um homem da análise fundamental. No dia em que o mercado mostrar que os compradores tomaram conta do BCP eu estarei do lado dos touros. Sem complicar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Investbem » 7/2/2017 15:17

Ulisses Pereira Escreveu:
Bastante interessante Ulisses o gráfico mas não sabemos como um milhão de portugueses vão reagir à chegada de nove milhões de portugueses na quinta feira provavelmente o gráfico terá outra figura mas estou de acordo contigo

Eu nunca sei como o mercado vai reagir aos acontecimentos. Nem a este nem a outro qualquer. O que eu defino é o que me faz mudar de opinião. Independentemente de tudo o resto. Se houver uma pressão compradora forte e quebrar resistências, não quero saber se é por terem descoberto petróleo no BCP, se é porque os portugueses viraram BCP Lovers ou se o Ronaldo se tornou CEO do Banco. O que me interessa é saber que há força compradora relevante, algo que não acontece há mais de 2 anos. E enquanto isso não suceder, sou coerente com as minhas análises.

Abraço,
Ulisses

Ulisses, desde que tecnicamente te dê sinal de força, tal como os motivos, também te é indiferente que as subidas levem o valor do bancor para 4, para 7 ou para 10MM, ou esta questão faz-te ser mais cauteloso?
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Luis Miguel P » 7/2/2017 15:10

Rango Escreveu:Eu estou é admirado com a reacção de muitos foristas a esta descida da cotação do BCP. Mas não era expectável que com a aproximação do dia 9, dia em que estarão em negociação centenas de milhões de novas acções, houvesse investidores a vender as acções que possuíssem em carteira, para depois, tentar voltar a comprá-las no dia 9, a um preço inferior? A pressão do dia 9 vai sentir-se hoje e amanhã e, depois, nesse dia logo se fará o acerto. Para a próxima semana, já a negociação das acções do BCP estarão normalizadas e a partir daí se verá realmente qual será a força do BCP. O dia de hoje, o de amanhã e o dia 9, são dias atípicos e dificilmente darão para tirar ilações sobre o futuro do BCP.

Todos os dias entre o final da negociação dos direitos de subscrição e a entrada em bolsa das novas ações são atípicos. Não são só os dias em que o BCP desce bastante.
Nestes últimos dias, houve alguns que alertaram que parecia fazer pouco sentido os valores a que o BCP transacionava. Alguns agiram de acordo com esses avisos, outros ignoraram e outros decidiram insultar os que os deixavam.

Registado: 29/11/2007 11:29

por maceirafernandesjose » 7/2/2017 15:05

Eu acredito mais que o bcp suba que o meu benfica ganhar a liga dos campeões, mas amanha ainda pode cair mais. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Tourso » 7/2/2017 15:00

Nightrader Escreveu:
Rango Escreveu:Eu estou é admirado com a reacção de muitos foristas a esta descida da cotação do BCP. Mas não era expectável que com a aproximação do dia 9, dia em que estarão em negociação centenas de milhões de novas acções, houvesse investidores a vender as acções que possuíssem em carteira, para depois, tentar voltar a comprá-las no dia 9, a um preço inferior? A pressão do dia 9 vai sentir-se hoje e amanhã e, depois, nesse dia logo se fará o acerto. Para a próxima semana, já a negociação das acções do BCP estarão normalizadas e a partir daí se verá realmente qual será a força do BCP. O dia de hoje, o de amanhã e o dia 9, são dias atípicos e dificilmente darão para tirar ilações sobre o futuro do BCP.

No BCP já nada me surpreende. Para mim já tudo é expectável. Mas é possível que tenhas razão, faz sentido que haja quem esteja a fazer o que dizes. E sim, é preciso deixar passar esta turbulência antes de se começar a perceber qual será o futuro da acção.

Acho que é o sentimento de muita gente aqui. Os moderadores também alertaram nesse sentido.
Mas foi excelente esta queda de 10%, se depois se mantiver: assim estaria no topo da vendas dos DS! (9,4 +6cts) daria os 15,4. Valor honesto e bom e ninguém perderia.
Se quisermos ser igualmente justos com pensamento inversamente proporcional no mínimo dos DS: (9,4 + 4 CTS) daria o ponto de partida: 13,4 CTS.
Abaixo deste valor quem foi ao AC pelos valores mínimos dos DS , perderá dinheiro. Todos perderão. E sinceramente estou é mais preocupado com o envolvente do que com o BCP, que está pelo menos com um rumo. Poderão ser problemas extrínsecos que o leve para valores abaixo.

Quem não entrou, espere pelo dia nove. Isto estava anunciado. E stops apertados.

Bons negócios.

Registado: 18/6/2014 22:31

por Luis Miguel P » 7/2/2017 14:53

Nightrader Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:O bcp nunca desilude sempre mais do mesmo, quando é que veremos o negocio melhorar, pena que não se possa shortar? aí seria um bom investimento.

"Shortar" não é um investimento. Um investimento é quando aplicas dinheiro, com esse dinheiro é criado valor acrescentado e ganhas com isso. "Shortar" é especulação ou uma aposta.

Pela mesma lógica, investimento era só numa OPV ou num aumento de capital. Qual o valor acrescentado gerado por transferir ações de X para Y?

luislobs Escreveu:Para já acredito numa recuperaçao diaria no simples facto de continuar a haver ainda poucos titulos em negociaçao, basta um pequeno reforço da fosum para a meter a zeros.Se quererao aproveitar o dia 9?acho que para fosun comprara 0.14-15-16 éigual

Eu também acredito que o Benfica vai ganhar a Liga dos Campeões.

Registado: 29/11/2007 11:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, OCTAMA, Phil2014, PMP69, smog63 e 104 visitantes