Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Hugo Leandro M. Coelho » 4/2/2017 12:18

Bom dia!

Com 1k Disponível para Reforçar/Subscrever, venho pedir a opinião dos mais entendidos, sobre o que fazer, que desde já agradeço :)
Deixo a minha carteira no Best 8-)

NB Rendimento Plus FIA 31/10/2013 +13.06%
NB Obrigações Europa 25/06/2014 - 0.43%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2 6/06/2014 +7.10%
Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc 20/04/2015 -0.04%
Nordea Eur Cr Cred 22/01/2015 +3.43%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 25/06/2014 +6.10%
Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur 20/04/2015 -3.70%
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 26/06/2014-27/03/2015 +7.66%
Franklin European Growth N Acc 15/01/2014-26-27/03/2015 +0.53%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 27/06/2014-26/03/2015 +25.96%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 07/01/2014 +53.72%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014 +44.18%
M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014 +21.09%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 02/07/2014 +37.64%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R 27/06/2014-27/03/2015 +20.31%

Registado: 26/11/2014 16:45

por Bucks » 3/2/2017 19:23

Aconselho este filme, relativamente a modelos quantitativos...

Quants - Os Alquimistas de Wall Street (Marije Meerman, VPRO Backlight 2010)
https://www.youtube.com/watch?v=kdMEdGbmZAE

E este:

Dinheiro e Velocidade - Dentro da Caixa Preta
https://www.youtube.com/watch?v=h16kc8eH1BI
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por fcpfcp » 3/2/2017 12:03

Boas. Já algum tempo que tenho um fundo da Pictet (LU0592898299) e costumava acompanhar a evolução do mesmo através da própria pagina da Pictet até porque trimestralmente os gestores do mesmo publicavam um "relatório" das obrigações de tinham adquirido/vendido e outras apreciações, mas á pouco tempo mudaram o layout,penso que seja esta a palavra correta,do site e a partir dai não mais publicaram o referido relatório ou então sou eu que não consigo vêr onde ele se encontra. Mais alguém que tenha algum fundo subscrito desta entidade consegue saber se consegue ter acesso a esse tipo de relatório, pois penso que seja uma pratica habitual a qualquer um dos fundos Pictet.Obrigado.

Registado: 27/9/2011 10:22

por Bucks » 2/2/2017 20:19

Ainda não me aparece na bloomberg o pictet global emerging markets index e quando pesquiso:

https://www.bloomberg.com/quote/PFEMKIR:LX

por Bucks » 2/2/2017 19:55

Tenho o UBS bond emerging europe e UBS bond AUD...

UBS (Lux) Bond SICAV - Emerging Europe (EUR) P Acc
https://www.bloomberg.com/quote/EURCONB:LX
8-)

por Bucks » 2/2/2017 19:50

Rick Lusitano (New) Escreveu:
bucks Escreveu:David, no caso do Japão já tenho à muito tempo o parvest equity japan small cap...
Que de facto foi o único do japão que sempre se manteve estável.

Quem é o David?

Eu tenho M&G Japan Smaller Companies A-EUR (GB0030939119), para mim, o melhor 4x4.

Enganei-me :lol: Estava a ler também o forum finanças ( que algumas pessoas que aqui andam também lá vão), e escrevi david que lá estava :lol: :wink:

por Rick Lusitano » 2/2/2017 19:12

Um artigo simples a explicar o que são Covered Bonds:

Morningstar - iShares € Covered Bond UCITS ETF EUR (Dist) (EUR) | ICOV
http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000HO5M&tab=11

O Nordea-1 European Covered Bond E EUR (LU0173776989) é um exemplo.

Devido ás políticas actuais e futuras de curto prazo, da Fed e do BCE, não estou investido e nem vou investir em Covered Bonds ou em outras categorias de obrigações europeias ou dos EUA, com excepção nos fundos que mencionei no meu post anterior.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 2/2/2017 18:13

Nas HY:

IE0030011294 - BNY Mellon Global High Yield Bond A EUR Acc
LU0286668966 - Fidelity Asian High Yield A-Acc-EUR
LU0596127604 - T. Rowe Price European High Yield Bond A EUR
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 2/2/2017 18:11

bucks Escreveu:David, no caso do Japão já tenho à muito tempo o parvest equity japan small cap...

Quem é o David?

Eu tenho M&G Japan Smaller Companies A-EUR (GB0030939119), para mim, o melhor 4x4.

por Bucks » 2/2/2017 17:50

Rick, no caso do Japão já tenho à muito tempo o parvest equity japan small cap...
Nas HY EUA tenho este, que está excelente:
Fidelity Funds - US High Yield Fund
https://www.bloomberg.com/quote/FIDUSHY:LX

por Rick Lusitano » 2/2/2017 17:25

A minha teoria este ano, que vale o que vale, baseada na minha leitura económica-financeira dos países e mercados é a seguinte:

Política monetária
:arrow: O USD, filho de pais divorciados, com a Fed e o Trump, a lutarem para controlarem o USD, A Fed a valorizar o USD e o Trump a desvalorizar-lo

:arrow: O EUR, vai andar a reboque da luta sobre o USD, e com algumas alterações na política monetária do BCE, com o aligeirar do QE na Zona Euro (ZE), provocando uma valorização do EUR. (Devido principalmente ao aumento da inflação)

:arrow: A GBP, vai continuar "barata" face ao USD e ao EUR, com o accionar do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, ela vai desvalorizar.

Ouro
Devido ás reacções dos primeiros dias de governação Trump, que lança choques nos mercados, o Ouro, parece-me a mim, uma aposta interessante, a curto prazo, e com rédea curta. É a amante louca que nos leva ás nuvens, mas que não serve para casar. A minha dúvida aqui, é devido a ser de curto prazo, se devo usar contraceptivos, ou seja, Hedge cambial. O mais certo e o mais provavel é que vou continuar apostar no Ouro, mas com Hedge para EURUSD, porque o cabeça de Cheetos, de vez em quando, abre a boca, para desvalorizar o USD.

Obrigações
Devido á subida das taxas de juro por parte da Fed, a subida das taxas de inflação, nos EUA, RU, ZE, não vou investir em obrigações com Hedge cambial, Globais, EUA, sejam Governamentais, Corporativas Investment Grade, Diversificadas ou Flexíveis e nas obrigações EUR, devido á diminuição do QE da ZE.

As únicas obrigações em que continuo a investir, serão obrigações High Yield, mas sem hedge cambial para o USD, (que se comportam perto da performance das Acções). Ou seja, vou continuar a estar dependente do USD, porque a subida das taxas de juro pelo Fed, provocará 2 efeitos, valorização do USD e desvalorização das obrigações, logo, os 2 efeitos, de certa maneira, anulam-se, mas o Forex, acaba por ter mais força do que as yields.

Acções EUA
Devido ás políticas de Trump, vou continuar investido nos EUA, principalmente nas PMEs, Tecnologia. Entrei para o curto prazo, num sector que não acredito muito para o longo prazo, que é o sector Indústria, o que é algo estranho para mim, porque por exemplo, a Tecnológica Samsung é uma Industria (fabricante), as Farmacêuticas são Industrias (fabricam os medicamentos), mas OK.

Para mim, Trump vai ser bom, para PMEs, (as Large Caps sofrem um pouco da sua globalização, devido ao Forex, e das contra-medidas das guerras comerciais despoletadas pelo Trump, pelo mundo), Sector Tecnologia, Industria, Financeiras, Infra-estruturas, Inflação.

Acções Zona Euro
A Alemanha, é para mim, o único país consistente e interessante da ZE. Itália sofre devido á sua banca. Espanha é uma incerteza. França, basta um atentado ou as suas eleições... Portugal é fugir a sete pés.

Acções Reino Unido
O FTSE continua em máximos, mas a GBP, abafa os ganhos para os investidores estrangeiros. O ideal será, ter investimentos nas Acções RU com hedge cambial. O Brexit anda no ar, para o bem e para o mal.

Acções Outras
A continuar a investir serão, Acções Nórdicas e Acções Japão, especialmente as suas PMEs, que não sofrerão tanto com a globalização das guerras comerciais desencadeadas por Trump.

Quais as vossas opiniões?

DISCLAIMER:
Estas são as minhas apostas, baseiam-se apenas na minha opinião, não têm o objectivo de influenciar a compra ou venda de quaisquer activos financeiros.

por Rick Lusitano » 2/2/2017 16:28

marquesric Escreveu:Pergunta para 1.000.000 euros...Com base no cenário mundial (Realização de mais valias + Brexit + Trump + Eleições na Europa), a curto / médio prazo quais os mercados "mistos" devemos apontar baterias ? :shock:
Ontem andei a ver preços de cofres e ainda são caros..... :wall:

É fácil especular quais serão os possíveis cavalos vencedores. O problema está em acertar. :mrgreen:

O ano passado, Rússia, Brasil foram apostas vencedoras, mas temos a certeza disso, agora. Á segunda-feira, todos acertamos no Euromilhões. :mrgreen:

Eu não ataco países manhosos como esses 2, ou por exemplo, a Turquia, ou América Latina, ou sectores muito voláteis, como a energia, sendo a única excepção o ouro, mas apenas para o muito curto prazo, em que se atinge os meus stops mentais, máximos ou mínimos, saio.

No caso do ouro, no ano passado, ele portou-se bem no inicio do ano, mas na 2ª metade do ano, ele levou porrada. Para mim, é tipo de activos oportunista, serve apenas para o momento, não é para casar. :lol:

As minhas apostas no ano passado, passou por apostar forte em Acções EUA (principalmente em PMEs), Acções Tecnologia e USD (fundos em EUR mas com base USD, ou seja, sem Hedge cambial). Mas estive os primeiros 6 meses a marinar, estas apostas só dispararam após as eleições dos EUA.

por marquesric » 2/2/2017 14:11

Pergunta para 1.000.000 euros...Com base no cenário mundial (Realização de mais valias + Brexit + Trump + Eleições na Europa), a curto / médio prazo quais os mercados "mistos" devemos apontar baterias ? :shock:
Ontem andei a ver preços de cofres e ainda são caros..... :wall:

Registado: 29/11/2007 10:20

por Bucks » 2/2/2017 9:42

bucks Escreveu:Na bloomberg, já durante o fim-de-semana, não aparecem os fundos pictet... :wall:

Confirmo, tenho 3 fundos da Pictet, na Bloomberg, a cotação deles desapareceu, mas hoje já tenho de volta, o Pictet Security. Na Morningstar, eles estão todos activos. Deve ser manutenção ou bug informático da Bloomberg.

Todos os pictet já aparecem menos o global emerging markets index...

por Rick Lusitano » 1/2/2017 20:25

bucks Escreveu:Na bloomberg, já durante o fim-de-semana, não aparecem os fundos pictet... :wall:

Confirmo, tenho 3 fundos da Pictet, na Bloomberg, a cotação deles desapareceu, mas hoje já tenho de volta, o Pictet Security. Na Morningstar, eles estão todos activos. Deve ser manutenção ou bug informático da Bloomberg.

Na app da Bloomberg, os Pictet estão todos lá, com a última cotação, a de ontem. 8-)

por Rick Lusitano » 1/2/2017 20:24

chico_laranja Escreveu:Olha quem voltou :twisted:

Hoje a bloomberg está sem a cotação dos MFS

Amigo Chico,

Quererás dizer que ainda não actualizou a cotação de ontem? :wink:

Por exemplo:
https://www.bloomberg.com/quote/MFGGAE1:LX

Pode ser por vários motivos:
- A gestora não ter dado a cotação á Bloomberg
- Ser feriado (nacional ou regional) na sede da gestora
- Erro informático da Bloomberg
- etc

A nova actualização da app Bloomberg para Android OS, tem finalmente a possibilidade de ver várias Wacthlists, coisa que a app para iOS já permitia em 2014.
Mas ficou menos funcional, tem menos opções de gestão da carteira, não segue a ordenação das Wacthlists que fiz na web (com a Wacthlist principal com mais de 60 símbolos, de fundos, índices, forex, yields organizados para uma melhor tomada de pulso dos mercados) e o fundo branco é muito brilhante, preferia o fundo preto anterior e abdicava facilmente da visualização das várias Watchlists só para ter de volta todas métricas anteriores. :wall:

Actualizei a app no telemóvel, mas ainda não o fiz no tablet, nem faço. :shame:

por chico_laranja » 1/2/2017 19:28

Olha quem voltou :twisted:

Hoje a bloomberg está sem a cotação dos MFS
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Rick Lusitano » 1/2/2017 19:26

SharingAlpha

por Rick Lusitano » 1/2/2017 19:06

Que cena marada, eu a pensar que o tópico tinha morrido, por nunca ter recebido mais emails a avisar de novas mensagens e afinal, continua vivo e com saúde.

Não sei se já se falou disto, já que perdi vários meses de mensagens do tópico...

Mas aqui vai, para quem gosta de comparar a escolha dos seus fundos, tem curiosidade em saber a capacidade e performance de investidores e/ou conselheiros de investimento financeiro em criar carteiras de fundos:

Site: Sharing Alpha - https://www.sharingalpha.com

Como só não basta mandar uns bitaites, aqui se tem a oportunidade de bater os experts da gestão activa ("Alpha"), gestão híbrida ("Smart Beta") e também da gestão passiva ("Beta").

Eu inscrevi-me no site, também para concorrer ao "Asset Allocation Competition" (Inscrições já encerradas), patrocinado pela CAIA Association, o "CFA do investimento alternativo".

(Assim já posso comprovar aos cépticos e não-cépticos de forma empírica e independente, a minha performance. E posso continuar a malhar nos ditos "profissionais" de asset management. :mrgreen: )

por VirtuaGod » 1/2/2017 18:33

Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:O Nordea Stable Return, continua a cair :(

Está cerca de 1% acima do valor mínimo atingido a 2 de Dezembro. Não está propriamente a continuar a cair, embora também não esteja propriamente a recuperar.

Provavelmente vou substituir Eurizon. Tb vinha a ter underperformance e já estava a pensar em o substituir. Vou aproveitar a fusão... (ainda não pesquisei mas se tiverem alternativas viáveis avisem :wink: )

Eu tenho o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (+ 4,67%) no BCP, achas que devo resgatar o Eurizon (+24.54%) e subscrever o Fidelity no Best?

O fundo vai alterar. A razão que me o fez comprar alterou por isso vou vender. Ainda não decidi se vou trocar pelo Fidelity ou se por um de acções global.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Blackjackpt » 1/2/2017 17:44

bucks Escreveu:Sugiro este documentário, não pelo teor alarmista mas de entendimento da crise e possíveis bolhas...

Overdose - A próxima crise financeira
https://www.youtube.com/watch?v=kIgJpB_Jqig

E este ando a ver...

Capitalismo uma história de amor. (Legendado)
https://www.youtube.com/watch?v=UgstIm2Ee-o

Excelentes videos, que nos fazem reflectir sobre o atual sistema em que vivemos.

O que me assusta como micro investidor é que ao ver estes filmes, fico sem saber onde colocar o meu dinheiro. Sabemos que o investimento é um risco, mas com a arma maciça dos juros baixos, todos os investimentos provavelmente estão em risco, inclusive o dinheiro guardado debaixo do colchão.

Obrigado pela partilha

Registado: 3/2/2010 3:01

por Hugo Leandro M. Coelho » 31/1/2017 21:49

VirtuaGod Escreveu:
Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:O Nordea Stable Return, continua a cair :(

Está cerca de 1% acima do valor mínimo atingido a 2 de Dezembro. Não está propriamente a continuar a cair, embora também não esteja propriamente a recuperar.

Provavelmente vou substituir Eurizon. Tb vinha a ter underperformance e já estava a pensar em o substituir. Vou aproveitar a fusão... (ainda não pesquisei mas se tiverem alternativas viáveis avisem :wink: )

Eu tenho o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (+ 4,67%) no BCP, achas que devo resgatar o Eurizon (+24.54%) e subscrever o Fidelity no Best?

Registado: 26/11/2014 16:45

por Bucks » 31/1/2017 20:37

Sugiro este documentário, não pelo teor alarmista mas de entendimento da crise e possíveis bolhas...

Overdose - A próxima crise financeira
https://www.youtube.com/watch?v=kIgJpB_Jqig

E este ando a ver...

Capitalismo uma história de amor. (Legendado)
https://www.youtube.com/watch?v=UgstIm2Ee-o

por Bucks » 31/1/2017 20:21

por Bucks » 31/1/2017 19:38

E este?

Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR