BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
DIXIE17 Escreveu:Curiosidades futuras no BCP
Capitalização bolsista do BCP em 2 cenários:
1.ºcenário:Se a cotação rondar €0,10X15mil milhões ações corresponderá a uma capitalização bolsista de €1500 milhões.
2.ºcenário:Se a cotação rondar €0,12x15 mil milhões ações corresponderá a uma capitalização bolsista de €1800 milhões.
errado.... tem de ser x16
- Registado: 8/10/2008 11:04
Xacal Escreveu:
Há um outro pormenor mais importante. Conheço várias corretoras que emprestam ações para vender mas estão a exigir juros altos neste momento. É o problema da escassez de ações. Basta aparecerem à venda 20% dos direitos e terias que ter 3 vezes o número total de acões do BCP para poder fazer arbitragem.
Isso também tem de ser tido em conta, mas com diferenciais de 6% é preciso que os juros sejam mesmo muito altos para não compensar, tendo em conta que, no máximo, teremos de pagar duas ou três semanas de juros.
EDIT: Sendo que o mais certo será que os preços ajustem e podemos estar até em condições de fechar ambas as posições na sessão seguinte, ou até na mesma.
Editado pela última vez por artista_ em 19/1/2017 16:57, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
DIXIE17 Escreveu:Caros Caldeireiros,
alguém me pode informar com quantas ações o BCP vai ficar Pós AC no dia 9 feveiro?
Sei que com a entrada da Fosun o BCP teria à volta 944 milhões,
mas agora vão ser Pós AC cerca de 15 biliões? Será?![]()
Cump.s
quase 16 MM
16x944
Curiosidades futuras no BCP
1.ºcenário:Se a cotação rondar €0,10X15mil milhões ações corresponderá a uma capitalização bolsista de €1500 milhões.
2.ºcenário:Se a cotação rondar €0,12x15 mil milhões ações corresponderá a uma capitalização bolsista de €1800 milhões.
Os direitos transacionam até dia 30 . Temos mais 7 dias inteiros de negociação.
Teorias temos para todos os gostos. Hoje fez máximo de 0,70 e penso deve fechar na zona dos 0,60.
EU não transaciono direitos porque não quero e não estou para esperar até dia 9 fev para poder negociar.
Prefiro negociar a acção. Já tenho a ordem no sistema, agora espero até dia 30 a ver se " Peixe morde". Se não morder depois de dia 30 avalio ponto de entrada.
A minha expectativa é que nos primeiros dias da próxima semana faça valores bem mais abaixo e os volumes começem a aumentar significativamente.
Penso que potencialmente ainda terei oportunidade de entrar na acção a valores mais interessantes que os de hoje.
Teorias temos para todos os gostos. Hoje fez máximo de 0,70 e penso deve fechar na zona dos 0,60.
EU não transaciono direitos porque não quero e não estou para esperar até dia 9 fev para poder negociar.
Prefiro negociar a acção. Já tenho a ordem no sistema, agora espero até dia 30 a ver se " Peixe morde". Se não morder depois de dia 30 avalio ponto de entrada.
A minha expectativa é que nos primeiros dias da próxima semana faça valores bem mais abaixo e os volumes começem a aumentar significativamente.
Penso que potencialmente ainda terei oportunidade de entrar na acção a valores mais interessantes que os de hoje.
- Registado: 4/3/2008 9:17
MarcoAntonio Escreveu:artista_ Escreveu:Não?? então se for permitido shortar BCP e eu comprar direitos correspondentes ao mesmo número de ações que shorto não tenho um ganho garantido se a discrepância entre o valor dos direitos e das ações for grande?! Tens de me explicar como é que não..
Calma, é um nadinha mais complicado que isso...
Há um diferencial imediato, mas há riscos adicionais.
Os direitos "correspondem" a acções que não serão negociáveis até 9 de Fevereiro (neste caso) portanto apesar do facto das acções se equivalerem (vão-se fundir) os riscos não são exactamente iguais dado que umas podes negociar a qualquer momento e as outras não.
Por essa razão é que as acções via direitos tendem quase sempre a ser qualquer coisa mais baratas e não o oposto (tipo 1 ou 2%, mas pontualmente pode ser mais). Porque são as via direitos que têm mais limitações. Isto cria uma pressão maior do lado dos direitos, a menos que o mercado esteja eufórico ou extraordinariamente optimista.
Há um outro pormenor mais importante. Conheço várias corretoras que emprestam ações para vender mas estão a exigir juros altos neste momento. É o problema da escassez de ações. Basta aparecerem à venda 20% dos direitos e terias que ter 3 vezes o número total de acões do BCP para poder fazer arbitragem.
- Registado: 29/11/2007 14:28
MarcoAntonio Escreveu:artista_ Escreveu:Não?? então se for permitido shortar BCP e eu comprar direitos correspondentes ao mesmo número de ações que shorto não tenho um ganho garantido se a discrepância entre o valor dos direitos e das ações for grande?! Tens de me explicar como é que não..
Os direitos "correspondem" a acções que não serão negociáveis até 9 de Fevereiro (neste caso) portanto apesar do facto das acções se equivalerem (vão-se fundir) os riscos não são exactamente iguais dado que umas podes negociar a qualquer momento e as outras não.
Por essa razão é que as acções via direitos tendem quase sempre a ser qualquer coisa mais baratas e não o oposto (tipo 1 ou 2%, mas pontualmente pode ser mais). Porque são as via direitos que têm mais limitações. Isto cria uma pressão maior do lado dos direitos, a menos que o mercado esteja eufórico ou extraordinariamente optimista.
Isso é indiferente, se entretanto cairem ganho nos shorts o que vou perder nas ações quando as puder vender, se subirem perco nos shorts aquilo que ganharei nas ações... se a discrepância for grande eu fico sempre com uma posição igual de cada lado, uma do curto outra do longo, podem variar o que quiserem que o ganho está garantido à partida.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
frosasantos Escreveu:Quote "...sabe-se agora que "está autorizada..." a aumentar até aos 30%, não diz nada que o vai fazer... ao segundo 42 do link abaixo.
http://www.tvi24.iol.pt/economia/aument ... subscricao
Bem corrigido caro frosantos...
A sua pesquisa - sonangol reforça bcp - não encontrou resultados de notícias correspondentes. Reiniciar ferramentas de pesquisa
Sugestões:
Certifique-se de que nenhuma palavra contém erros ortográficos.
Tente utilizar outras palavras-chave.
Tente palavras-chave mais gerais.
Tente com menos palavras-chave.
- Registado: 2/8/2016 19:35
MarcoAntonio Escreveu:DIXIE17 Escreveu:Caros Caldeireiros,
alguém me pode informar com quantas ações o BCP vai ficar Pós AC no dia 9 feveiro?
Cump.s
944.624.372 * 16 = 15.113.989.952
15 mil milhões.
E não biliões (um bilião é um milhão de milhões, mil vezes mais do que estás a considerar). Não confundir com "billions" (um bilião é igual a "one trillion" e não "one billion").
Caro Marcoantónio
certo!
Grato pelo rigor da tua informação. Já estava a ver zeros a mais

Cump.s
artista_ Escreveu:Não?? então se for permitido shortar BCP e eu comprar direitos correspondentes ao mesmo número de ações que shorto não tenho um ganho garantido se a discrepância entre o valor dos direitos e das ações for grande?! Tens de me explicar como é que não..
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
DIXIE17 Escreveu:Caros Caldeireiros,
Cump.s
944.624.372 * 16 = 15.113.989.952
15 mil milhões.
E não biliões (um bilião é um milhão de milhões, mil vezes mais do que estás a considerar). Não confundir com "billions" (um bilião é igual a "one trillion" e não "one billion").
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ativo Escreveu:artista_ Escreveu:ativo Escreveu:A situação tal como ela está, direitos de subscrição baratos em relação ao preço das ações, é um convite à subscrição do aumento de capital, ou seja, ao efeito pretendido.
Mas o mercado está a ser bastante ineficiente quando a discrepância é grande (suponho que é pelos vossos comentários). Na prática o mercado deveria ajustar rapidamente. Suponho que não é permitido shorar BCP neste momento?! Se é, é dinheiro certo, até eu me interessaria por isso...
Olha que não, nada é certo no mercado ...
A situação tenderá a ajustar-se, mas esse ajustamento pode ser feito de maneiras diferentes. Poderia, por exemplo, a cotação das ações subir e a dos direitos de subscrição subir ainda mais ...
Não?? então se for permitido shortar BCP e eu comprar direitos correspondentes ao mesmo número de ações que shorto não tenho um ganho garantido se a discrepância entre o valor dos direitos e das ações for grande?! Tens de me explicar como é que não..
Quote "...sabe-se agora que "está autorizada..." a aumentar até aos 30%, não diz nada que o vai fazer... ao segundo 42 do link abaixo.
- Registado: 4/9/2015 12:25
Caros Caldeireiros,
mas agora vão ser Pós AC cerca de 15 biliões? Será?
Cump.s
mas agora vão ser Pós AC cerca de 15 biliões? Será?

Cump.s
eu vi na TVI a dizerem assim: sabe-se agora que a sonangol vai reforçar até 30% no Aumento de Capital.
e é uma pena não encontrar uma noticia escrita sobre isto, portanto não contem com a noticia enquanto ela não aparecer. seja ela qual fôr, de venda aos chineses ou de reforço até 30%.
e é uma pena não encontrar uma noticia escrita sobre isto, portanto não contem com a noticia enquanto ela não aparecer. seja ela qual fôr, de venda aos chineses ou de reforço até 30%.
ObamaPutin Escreveu:A Sonangol vai vender os direitos aos chineses fora bolsa
onde leste/ouviste isso?
onde está a fonte?
Antes de mais nada, não há razão para a discussão aquecer por causa de um tema destes.
Em relação à dispardidade, irracionalidade ou ineficiência do mercado, não se está a passar nada de particularmente extraordinário embora o desvio seja, para já, maior do que o habitual.
Ainda assim, nada de inusitado, inusitado seria manter a diferença que se verificou na abertura ou distanciar-se ainda mais, o que não está a acontecer: o mercado avaliou os direitos bem abaixo do valor teórico na abertura e desde então o que tem estado a ocorrer é um ajuste paulatino entre os dois.
Note-se que a diferença deve ser vista nas acções, a questão pertinente é: "quão mais barato fica uma acção adquirida via direitos?"
E a resposta a essa questão nesta altura é da ordem dos 5% (contra 14% na abertura).
Esta diferença converge tipicamente para os 1 ~ 2%.
Em relação à dispardidade, irracionalidade ou ineficiência do mercado, não se está a passar nada de particularmente extraordinário embora o desvio seja, para já, maior do que o habitual.
Ainda assim, nada de inusitado, inusitado seria manter a diferença que se verificou na abertura ou distanciar-se ainda mais, o que não está a acontecer: o mercado avaliou os direitos bem abaixo do valor teórico na abertura e desde então o que tem estado a ocorrer é um ajuste paulatino entre os dois.
Note-se que a diferença deve ser vista nas acções, a questão pertinente é: "quão mais barato fica uma acção adquirida via direitos?"
E a resposta a essa questão nesta altura é da ordem dos 5% (contra 14% na abertura).
Esta diferença converge tipicamente para os 1 ~ 2%.
ObamaPutin Escreveu:A Sonangol vai vender os direitos aos chineses fora bolsa
E essa informação veio de onde? Pode saber-se?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
A Sonangol vai vender os direitos aos chineses fora bolsa
- Registado: 19/12/2008 20:15
ativo Escreveu:Ao contrário do que tu insinuaste (ver sublinhado), eu não afirmei que não há nenhum mercado eficiente!
30 milhões de ações e 20 millhoes de direitos de subscrição, muitos dos quais certamente já andaram hoje, várias vezes, de "um lado" para "o outro", são uma gota de água do aumento de capital em curso.
Eu coloquei um ponto de interrogação, queria compreender bem se era aquilo que querias dizer. Não disse que tu afirmaste. Agora tu respondeste com uma agressividade que acho simplesmente lamentável.
- Registado: 29/11/2007 14:28
Isso são contas de merceeiro e conversa de pato para jacaré...muitos desses parcos milhões de hoje podem ser simplesmente pessoal a tentar ganhar uns trocos sem qualquer interesse em ficar com eles para os exercer.
- Registado: 1/7/2011 13:24
cá vai o meu bitaite!
Até ao momento apenas +-13% das transaçoes foram acima das 5000 acções, embora possam haver compras/vendas de lotes múltiplos que formem um lote grande, não vejo pequenos a quererem comprar lotes grandes (partes deles partidos as postas) para fazerem trading (tirando excepções), julgo mesmo serem pequenos a sair/vender ao melhor. bem sei que é o volume que faz as quedas, mas muitos pequenos juntos fazem um grande volume (que eu nao calculei).
Alguém mais experiente pode dizer se se pode fazer alguma relação ao numero de transaçoes e quantidades com quedas/subidas? ou é tipo analisar cofs e completamente irracional/despropositado/inútil?
Ja agora, o Sabadell ficou ainda com 1M delas que se comprometeu a não vender durantes x tempo (acho que 1 ano), mas não se comprometeu a ir a nenhum AC ou subscrever direitos, verdade? eu sei que 1M é irrisório.
também ainda estou para perceber porque raio fecharam parcialmente os curtos nos dias de subidas fortes se seria tão previsivel que iria tombar desta forma!
Até ao momento apenas +-13% das transaçoes foram acima das 5000 acções, embora possam haver compras/vendas de lotes múltiplos que formem um lote grande, não vejo pequenos a quererem comprar lotes grandes (partes deles partidos as postas) para fazerem trading (tirando excepções), julgo mesmo serem pequenos a sair/vender ao melhor. bem sei que é o volume que faz as quedas, mas muitos pequenos juntos fazem um grande volume (que eu nao calculei).
Alguém mais experiente pode dizer se se pode fazer alguma relação ao numero de transaçoes e quantidades com quedas/subidas? ou é tipo analisar cofs e completamente irracional/despropositado/inútil?
Ja agora, o Sabadell ficou ainda com 1M delas que se comprometeu a não vender durantes x tempo (acho que 1 ano), mas não se comprometeu a ir a nenhum AC ou subscrever direitos, verdade? eu sei que 1M é irrisório.
também ainda estou para perceber porque raio fecharam parcialmente os curtos nos dias de subidas fortes se seria tão previsivel que iria tombar desta forma!
- Registado: 4/9/2015 12:25
pelas minhas contas arcaicas já ouve 22 Milhoes de compras de direitos hoje, e para a FOSUN+SONANGOL reforçarem a posicao deles terão de comprar 30% a mais em direitos, ou seja, quase 30% dos direitos existentes sendo assim 285M de direitos, supondo que só tivesse sido a FOSUN+SONANGOL a comprar hoje....terão ainda de comprar 260Milhoes de direitos.
Xacal Escreveu:ativo Escreveu:Xacal Escreveu:
Estás a dizer que não há nenhum mercado eficiente?
Tens de ver que embora relacionados são dois ativos diferentes. Cada um tem as suas particularidades e ofertas de compra e venda.
No limite imagina um quadro do Picasso e as suas cópias. Embora relacionados e indistiguiveis para a generalidade das pessoas , umas valem 5 € e o outro 5 milhões.
![]()
Uma coisa de que não gosto é que coloquem no que escrevo algo que não disse! Não estou a dizer que não há nenhum mercado eficiente!
Estou apenas a dizer que nesta situação o mercado português não está a ser eficiente. Essa ineficiência tem a ver com o pouco interesse que o aumento de capital revela na generalidade dos intervenientes no mercado.
Tu lês o que os outros escrevem? Onde é que eu coloquei algo que tu não disseste????
E achas que transaccionar mais de 30 milhões de ações e 20 milhões de direitos a meio do dia revela o pouco interesse ??
Ao contrário do que tu insinuaste (ver sublinhado), eu não afirmei que não há nenhum mercado eficiente!
30 milhões de ações e 20 millhoes de direitos de subscrição, muitos dos quais certamente já andaram hoje, várias vezes, de "um lado" para "o outro", são uma gota de água do aumento de capital em curso.
Re: BCP - Novo Tópico Geral " uma opinião "
MNPTLIS Escreveu:valeaquilino
Em relação a condenação dos 2 homens chama-se aplicar 2 pesos e 2 medidas.
A justiça é muito rápida a aplicar a lei ao povo, esquece-se é que o dono do País é o Povo e depois a falta de vista também não ajuda porque onde está escrito na Constituição que a Justiça deve defender os direitos do povo e o povo as letras devem estar muito pequeninas porque essa parte não se vê ser aplicada.
Temos imensa gente que foi roubada , no BES, no BANIF, agora no BCP os valores aplicados são reduzidos a nada aos pequenos accionistas.
Mas não se passa nada.
Existe um nome para isso.....
Foi para isso mesmo que eu quis chamar a atenção, já para não falar no caso do "sem abrigo" que no Porto, num estabelecimento comercial de uma grande cadeia alimentar, roubou uma piza e foi a tribunal onde também lhe foi aplicada uma pena de cadeia.
"A justiça serve para perseguir os inimigos, proteger os amigos e aplicar aos indiferentes" (não sei de quem é esta frase)
Acredito que para estes "pobres", é preferível estarem presos porque assim sempre têm que comer e onde dormir.
É a Segurança Social no seu pleno,

CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 122 visitantes