Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Adam hedge » 24/1/2017 20:53

JohnyRobaz Escreveu:
Adam hedge Escreveu:
é sim...
no gráfico da para ler bem as politicas feitas em Portugal,desde q veio o aproximar das eleições a incerteza quanto a q tipo de governo iriamos ter.politicas a seguir...

em 2014 tivemos o psi nos 77** (max) em 2015 ate abril esteve nos 6300, aquando das eleições estava acima dos 55** desde lá ate agora tem sido o q se viu...

que confiança transmite aos investidores para investir nas nossas empresas uma geringonça formada por comunistas e trotskistas populistas contra a u.e. e euro ? né?

Cada um lê os gráficos com os olhos que quer. Se te saíste bem até hoje a negociar com tanta certeza com base nas políticas, espero que esse short esteja a dar bom lucro.

A queda abrupta dos 7700 até aos 4600 também deve ter sido a previsão da geringonça. Até porque toda a gente estava a espera da geringonça antes das eleições. Enfim, já me chega o outro tópico.

caro johny é verdade cado um vê os gráficos com os olhos q quer ver,e na altura evitou-me mt dor de cabeça... quanto ao resto q escreveu tipo se sais te bem e tal aproveitas te o curto e coiso... caro johny isso é conversa da ... e o ilustre sabe mt bem onde quero chegar.
quanto aos mercados sempre li queeles descontam situações quanto mais politicas desta natureza em que os intervenientes é a... sim a mesma conversa do meu 1º post comunistas,trotskistas e afins.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por JohnyRobaz » 24/1/2017 19:02

Adam hedge Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Adam hedge Escreveu:
devido ás politicas da geringonça né?

Sim o PSI estava num Bull Market fulgurante antes da geringonça né?

é sim...
no gráfico da para ler bem as politicas feitas em Portugal,desde q veio o aproximar das eleições a incerteza quanto a q tipo de governo iriamos ter.politicas a seguir...

em 2014 tivemos o psi nos 77** (max) em 2015 ate abril esteve nos 6300, aquando das eleições estava acima dos 55** desde lá ate agora tem sido o q se viu...

que confiança transmite aos investidores para investir nas nossas empresas uma geringonça formada por comunistas e trotskistas populistas contra a u.e. e euro ? né?

Cada um lê os gráficos com os olhos que quer. Se te saíste bem até hoje a negociar com tanta certeza com base nas políticas, espero que esse short esteja a dar bom lucro.

A queda abrupta dos 7700 até aos 4600 também deve ter sido a previsão da geringonça. Até porque toda a gente estava a espera da geringonça antes das eleições. Enfim, já me chega o outro tópico.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Adam hedge » 24/1/2017 18:47

JohnyRobaz Escreveu:
Adam hedge Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Porquê?

é sim...

Anexos
psi1.PNG
psi1.PNG (30.84 KiB) Visualizado 7826 vezes
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por JohnyRobaz » 24/1/2017 17:19

Adam hedge Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
novato Escreveu:Ulisses, é precisamente esta a minha análise de futuro para o Psi!! é que a curto/médio prazo não vai haver grandes melhorias... infelizmente para mim e para uma grande maioria dos utilizadores...
cumprimentos

Porquê?

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por Adam hedge » 24/1/2017 17:08

JohnyRobaz Escreveu:
novato Escreveu:Ulisses, é precisamente esta a minha análise de futuro para o Psi!! é que a curto/médio prazo não vai haver grandes melhorias... infelizmente para mim e para uma grande maioria dos utilizadores...
cumprimentos

Porquê?

ficarão para trás.

por JohnyRobaz » 24/1/2017 16:14

cumprimentos

Porquê?

por novato » 24/1/2017 16:07

Ulisses, é precisamente esta a minha análise de futuro para o Psi!! é que a curto/médio prazo não vai haver grandes melhorias... infelizmente para mim e para uma grande maioria dos utilizadores...
cumprimentos

Registado: 30/3/2003 22:07

por Ulisses Pereira » 24/1/2017 13:34

novato, em vez de dizeres mal do índice, podias deixar uma análise sobre as tuas perspectivas futuras :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por novato » 24/1/2017 13:24

Este Índice mete-me NOJO :evil: :evil:

Registado: 30/3/2003 22:07

por Thoth » 20/1/2017 17:25

Ulisses, percebo o teu raciocínio que também faz algum sentido.
Em relação ao termino da negociação dos direitos, eles são extintos, mas entra o novo capital nas acções.
É um assunto que não domino, por isso vou ficar por aqui.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Ulisses Pereira » 20/1/2017 17:14

Thot, fazia sentido o ajuste do índice ao novo BCP ex-direito. Mas, para mim, não faz sentido, que os direitos entrem na composição. Porque agora quando terminarem de ser negociados, desaparecem de novo...

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 20/1/2017 17:08

Hoje é dia de fecho de contratos , é normal tudo terminar perto de valores maximos de referencia deste periodo.

Alias tinha já referido numa analise feita no final semana passado em que esperava que esta semana se mantivesse perto de maximos tanto internacionais como nacionais.

É um movimento expectável.

As proximas semanas devem ser mais interessantes, pois espero que nas proximas 3 semanas ocorra de facto a correcção há tanto esperada para aliviar indicadores técnicos e que para já não surgiu.

Registado: 4/3/2008 9:17

por Thoth » 20/1/2017 15:06

Ulisses, até faz sentido entrar no calculo uma vez que o direito foi destacado do valor do BCP, ou seja, continua a ser capital que representa o valor do BCP.
Se não entrasse para o calculo do PSI20, o índice ia cair aquando do destacamento porque a capitalização bolsista do BCP baixou drasticamente. Passando esta capitalização para os direitos. Não sei se será a justificação mais correta mas para mim faz sentido.

Cumprimento e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por Ulisses Pereira » 20/1/2017 13:37

Thot, desconhecia essa informação que é, seguramente, mais credível do que eu. :) Mas nem vejo qual o nexo disso...

Aqui ficam os gráficos do PSI actualizados, sem que haja qualquer novidade. Quando o PSI quebrar consistentemente a resistência entre os 4800 e os 4850 euros, acordem-me :)

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi1.png (26.06 KiB) Visualizado 8825 vezes
psi2.png
psi2.png (42.47 KiB) Visualizado 8825 vezes
psi3.png
psi3.png (41.34 KiB) Visualizado 8825 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Thoth » 19/1/2017 16:44

Obrigado pela resposta Ulisses.
No entanto, depois de colocar aqui a questão fui ao site da euronext e reparei que é atribuído peso ao direito no PSI20.
Estranho ...

edit: e já agora o peso do BCP segundo a euronext está nos 0,61%

BCP-direitos.png
BCP-direitos.png (33.55 KiB) Visualizado 9068 vezes

por Ulisses Pereira » 19/1/2017 16:33

Não entra para o cálculo do PSI.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Thoth » 19/1/2017 16:22

Uma pergunta um bocado parva e só por curiosidade.
A negociação dos direitos entra para o calculo do índice psi20?
Por exemplo, quero calcular o peso do BCP no PSI20, qual o valor da cotação do BCP? acção + direito? ou só a acção?

por MarketGodzilla » 19/1/2017 14:21

Enquanto o problema do BCP não ficar resolvido isto não vai estar fácil para o PSI20. Traz demasiados holofotes para a praça portuguesa, "maus" holofotes, diga-se.
Aumento de capital atrás de aumento de capital e sem resultados aparentes a não ser a destruição maciça de capital, empresas cotadas que num "Puff" simplesmente desaparecem e ninguém "quase" reparou, tudo isto afugenta investidores internacionais e os grandes fundos, que estão a cada ano que passa mais desconfiados com o que se vai passando no mercado de capitais deste país à beira mar plantado.

Registado: 11/1/2012 17:40

por EAGLETRADER20 » 19/1/2017 14:02

Enquanto o mercado andar nestes niveis e USA não corrigir , isto vai andar aqui a marinar , mas poderão não existir grandes compras nem volumes nem BULL .

Uma ou outra é o "Flavour of the day " com alguma noticia que seja publicada e o resto anda a marinar , até para trade é fraquinho. Está bom para apanhar sol na esplanada.

E vamos tendo o BCP para animar isto , senão era tudo a dormir.

Volumes a meio do dia :

JMT 200 K
GALP 200K

:|

por soso » 19/1/2017 11:45

Penaforte, excelente gráfico :!:

A corroborar a tua ideia : MM9 <MM21 e ambas com declive negativo

Último bastião Bull : cotação > MM 50.

Cumprimentos bolsistas :wink:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por EAGLETRADER20 » 19/1/2017 11:40

DIXIE17 Escreveu:O q eu vejo desde setembro, pelos dados, é o PSI cada vez a negociar a valores mais baixos e sempre cm mais dificuldade em bater no limite máximo 4800pts. :x

Parece-me que a dificuldade em subir deve-se aos títulos que mais peso têm no índice e teoricamente as empresas com mais crescimento sustentado estão já com valorizações expressivas e generosas e vai ser difícil subir deste patamar .

Olhamos sempre para o índice como um todo ,mas não nos podemos esquecer da valorização forte do índice que se foi perdendo ao longo dos anos e não ou dificilmente recuperável, vulgo , BES, BANIF, BCP, PTC etç

Penso que é uma questão de paciência , se vier a acontecer uma correção mais significativa nos americanos em máximos ( muito provável), e se títulos mais fortes recuarem, e tivermos PSI nos 4300-4400 vamos ter volumes muito mais fortes e investidores a entrar em força com a totalidade da carteira ( eu incluído :D :D ), neste nível de risco , só faço um ou outro trade com muito baixa exposição ao risco.

Na minha perspetiva, a relação risk / reward não compensa para reforçar neste ponto e ter a maior parte do capital investido.

por DIXIE2020 » 19/1/2017 11:27

O q eu vejo desde setembro, pelos dados, é o PSI cada vez a negociar a valores mais baixos e sempre cm mais dificuldade em bater no limite máximo 4800pts. :x

Registado: 29/11/2007 10:53

por Penaforte » 19/1/2017 11:13

Apenas uma ideia, a figura não é perfeita mas implica continuação (flag, pennant.. o destino é o mesmo).

Esperemos que esteja a ver mal.

Disclaimer: Não negoceio PSI20 - nem longo, nem curto.
Anexos
PSI20 Index.png

Registado: 20/10/2014 14:55

por EAGLETRADER20 » 17/1/2017 14:10

A liquidez de alguns titulos mais fortes no PSI mostra bem como fraca anda a liquidez, ou a malta está á espera de uma correcção e não quer arriscar ou não gosta do valor atual no mercado dos titulos.

O mercado no dia de hoje a meio do dia :

JMT 200 K
GALP 400 K
NOS 170 K

Para um mês de JAneiro acho liquidez muito fraca , já não espero grande desempenho do mês de Janeiro, mas vamos ver o que nos reserva o resto do mês.

Vejo o mercado muito hesitante , titulos têm pequena subida e até final dia ou inicio dia seguinte tendem a corrigir a subida . Muito fraco .......

por lito » 16/1/2017 17:20

EAGLETRADER20 Escreveu:Apesar de inicialmente ter uma perspetiva positiva devido aos eventos da semana para já vou ficar fora do mercado, pois para já existe pouca força compradora e vamos ver no que isto dá e como se quer o mercado comportar.

Neste momento com esta fraqueza e a actual situação do mercado o pequeno potencial retorno, não compensa o risco no ponto atual dos mercados .
Prefiro ser flexível e recuar na opção de entrada quando o mercado não me agrada.

quer Psi20 como as outras praças estão á espera do dia de amanha, hoje estão em correcção. o mes de janeiro já vai a meio, e ainda não deu da sua graça; estava á espera de umma boa valorização deste mês mas não está para aí virado; vamos aguardar

lito

Registado: 29/11/2007 9:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Goya777, latbal, m-m, nickforum, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, xeidafome e 180 visitantes