Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 13/1/2017 22:43

frosasantos Escreveu:(...)

quanto ao resto, e mais importante, os curtos têm de pagar direitos? com a acção a 0.86 € se tiverem de pagar 0.72€ por cada direito (a data de hj, cotação de hoje, teoricamente, etc) agora não me parece um bom negocio, ou está-me a faltar qualquer coisa?

frosasantos Escreveu:Será que alguma alma caridosa poderia explicar a relação que possa haver dos curtos com o AC? os mesmos não terão de pagar os direitos (ao simpático titular das ações que lhas emprestou para ele vender a terceiros)? com a cotação a 0.869 está-me a parecer mais "dispendioso" pagar 0.73 por cada acção (1 acção=um direito) do que fechar a posição. ou estarei a ser burro? ou estarão os curtos nas tintas para isto porque estão com uma margem enorme e/ou acham que o valor se recupera facilmente com mais quedas que aí venham?

desculpem as perguntas todas, mas na realidade é só uma: como fazem os curtos no AC!?

Há muita confusão relacionada com os "curtos". Vou tentar ajudar no esclarecimento de dúvidas relacionadas com os "curtos".

"frosasantos", os "curtos" não têm que pagar direitos de subscrição de aumento de capital.

Quem vendeu ações não tem que pagar, evidentemente, direitos de subscrição de aumento de capital. Pagar direitos de subscrição nesse caso não faz qualquer sentido.

As ações que são vendidas no mercado existem, pois foram emitidas por uma empresa. Ao comprá-las adquire-se direitos: direito a um dividendo, direito a votar deliberações que envolvam a empresa que as emitiu, direito a eleger os administradores da empresa. Não se podem, portanto, vender ações que "não existem", isto é, que não foram emitidas por uma empresa. O contrário seria uma burla, pois permitiria que pudesse haver em circulação mais ações do que as que, por exemplo, teriam direito a dividendo.

Os "curtos" venderam ações que não possuiam, outras pessoas venderam ações que possuiam. Uns e outros venderam ações. Nem uns nem outros têm que pagar direitos de subscrição do aumento de capital. Não faz qualquer sentido a ideia de quem vendeu ações ter depois que pagar direitos de subscrição de aumento de capital.

A única diferença entre os dois tipos de vendedor, o vendedor que vendeu ações que possuia e o vendedor que vendeu ações que não possuia, é só uma: o primeiro não tem que comprar novamente ações (pode nunca mais na vida comprar ações), o segundo terá um dia, não determinado, que comprar ações em número igual ao que vendeu. Só isso e mais nada!

O comprador de ações não sabe, ao comprar as ações, se quem vendeu tinha ou não tinha essas ações, nem isso para ele é importante.

Uma coisa é certa: se o vendedor não tinha ações para vender e vendeu ações, então é porque as ações que vendeu lhe foram emprestadas por alguém. Assim, um dia terá que comprar o mesmo número de ações que pediu emprestadas, e que vendeu, para entregar a quem lhe havia emprestado as ações.

Facilmente se compreende que haverá um contrato entre quem emprestou ações para vender e quem recebeu ações emprestadas para vender. Este último, certamente, prometeu ao primeiro, devolver-lhe as ações emprestadas, juntamente com uma remuneração pelo empréstimo feito, até uma determinada data, combinada entre os dois, que pode ser prorrogada, com acordo de ambos.

Quem recebeu as ações emprestadas entendeu que com o ativo emprestado seria capaz de ganhar dinheiro, vendendo as ações a um preço e comprando-as depois a um preço inferior. A diferença entre os dois preços seria o lucro da sua venda, mas este não seria, certamente, todo para ele. Além de devolver as ações emprestadas, ao seu dono, do lucro da venda teria que entregar, certamente, uma parte, a quem lhe emprestou as ações, como remuneração pelo empréstimo das ações, ficando o resto do lucro da venda das ações para si.

Isto se houver lucro da venda das ações. Se houver prejuízo pela venda das ações esse ficará certamente com quem pediu emprestadas as ações vendidas, recebendo o emprestador das ações de volta as ações emprestadas e também, eventualmente, neste caso, uma remuneração pelo empréstimo das ações (isto dependerá dos termos do contrato celebrado entre quem emprestou e recebeu emprestadas ações, para vender).
Editado pela última vez por Ativo em 14/1/2017 1:08, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2014 17:24

por Peter82 » 13/1/2017 22:42

Caros foristas, tenho duas dúvidas que gostava que alguém me pudesse ajudar a esclarecer, uma delas diretamente relacionada com o BCP:
1) Tendo havido um RSS, quando declarar a venda das ações no IRS, qual a data de aquisição que devo colocar? É a data de aquisição efetiva das ações ou de realização do RSS com o devido ajuste do numero de ações?
2) - Esta não relacionada com o BCP - Quando adquiridas ações cotadas em bolsa não nacional, qual é a identificação do emitente a colocar na declaração? É a referência ao país que vem na declaração de movimentos que Banco nos envia ao final do ano? Pergunto isto por nas ações nacionais vem o NIF, mas nas não nacionais vem apenas o país.

Se que serão questões relativamente simples para a maioria de vocês, mas agradecia imenso uma ajuda.

Obrigado

Registado: 4/7/2014 15:22

por Rango » 13/1/2017 22:26

BCP. Analistas alertam para diluição das participações no aumento de capital

Analistas contactados pelo Dinheiro Vivo apontam risco de diluição e dificuldade em acompanhar tantos aumentos de capital.
https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-a ... e-capital/

Registado: 16/9/2016 15:35

por Peter82 » 13/1/2017 22:23

MarcoAntonio Escreveu:
Peter82 Escreveu:Olá a todos,

Alguém me pode clarificar como funciona o rateio de direitos que não sejam exercidos? Tenho de tomar alguma iniciativa desde já para manifestar interesse em ir a esse rateio? Ou só depois do término do prazo para exercer os direitos é que somos informados que há direitos sobrantes que vão a rateio?

Obrigado pela ajuda.

Não existe rateio de direitos que não sejam exercidos. Existe rateio de acções correspondentes a direitos não exercidos (o que é uma coisa diferente). Só se pode candidatar a esse rateio quem vai ao aumento de capital, no formulário de subscrição do aumento de capital existirá um lugar para o investidor se candidatar a esse rateio.

O rateio é um dos últimos passos de todo o processo (só no fim é que se sabe se sobraram acções, claro que sobram sempre pelo menos algumas). Mas o interesse/candidatura tem de ser feito no acto de subscrição do AC.

Muito obrigado. Fiquei esclarecido.
Bons negócios.

Registado: 4/7/2014 15:22

por Rango » 13/1/2017 22:09

Tennis Escreveu:
Rango Escreveu:
Claro que é uma estratégica arriscadíssima... estou consciente disto e não penso que é fácil ganhar dinheiro desta forma... o mais provável é até perder... mas confio na minha forma de analisar o mercado de curtíssimo prazo e só preciso de limar algumas arestas e voltar a ganhar confiança. De início, correu muito bem e apanhei bons ressaltos no BCP. Também consegui sair nas alturas certas e estava a lucrar bom dinheiro com isso. Depois veio o primeiro stop, com perdas apreciáveis... em vez de responder com novas compras a valor mais baixo do valor a que tinha sido stopado, fiquei quieto a ver a cotação a recuperar e a ultrapassar o valor de compra. Fiquei de fora e ainda bem, pois, uns dias depois vem o anúncio do AC e o BCP vem por aí abaixo. Depois de ver o BCP a descer quase 15%, pensei que pudesse haver um ressalto e entro a 0,88 e acabo stopado a 0,85. Depois, verifico que está a haver alguma recuperação da descida e entro a 0,86, tentanto recuperar o que tinha perdido e acabo por ser stopado no dia a seguir, na abertura (ontem) a 0,8229. Era demais. Não estava a conseguir acertar e isso tirou-me a confiança. Fiquei de fora a ver a acção a recuperar e a chegar ao meu preço de compra (0,86). As perdas levaram-me os lucros anteriores e mais um poucochinho do meu capital. Hoje, é que se vê... :oh: :wall:

Conclusão... ganhei em adrenalina o que não ganhei na bolsa, mas ainda não estou convencido. O método pode ser bem lucrativo... é preciso é ter a intuição afinada, ter uma boa mão e um pouco de sorte* do lado dele... :wink:

* Sorte sim, porque este processo de 'investir', é mais um jogo do que um investimento normal. Não é bem um jogo da roleta mas é quase... talvez tenha mais parecenças com o poker... :mrgreen:

Caro Rango,

A intuição não interessa para nada e a bolsa nada tem a ver com roleta ou poker.
Nunca faças negócios de bolsa com base na intuição, nunca mesmo..., quando pensas que vai subir, ela desce mais uma semana, mês, ano....

Baseia-te na análise técnica e/ou fundamental...

Abraço,

Tennis

Obrigado pelo conselho, Tennis, mas, na realidade, normalmente, baseio-me na análise técnica e/ou fundamental para efectuar os meus investimentos. Para além de BCP, tenho Altri e JMartins. No caso do BCP actuo de maneira diferente porque pretendo retirar lucro da alta volatilidade do título que muitas vezes ultrapassa os 5% de amplitude. Digamos que é quase daytrade. Como já disse, estou consciente do risco que tal estratégia comporta e estou disposto a corrê-los. A intuição que refiro é baseada na observação do comportamento da acção e dos seus cofres, já que a análise técnica ou fundamental pouco ou nada me podem servir para este modo de 'investir'. Das lições que tirei até agora, é que vou ter que alargar os meus stops... talvez para os 5% de perda do que os actuais 3% que estou a utilizar, para ver se não sou tanta vez stopado. O dinheiro é meu, o risco é meu e estou decidido a continuar a 'investir' desta forma no BCP. Não aconselho ninguém a 'investir' assim, bem pelo contrário, mas a verdade é que desta forma perdi menos dinheiro...no cômputo geral, entre lucros e perdas, tive um resultado negativo de 1,7%. Se desde o dia em que comecei a 'investir' desta forma me tivesse mantido estático dentro do título, estaria a perder neste momento, provavelmente, mais de 20%.

Conclusão: apesar de perdas residuais, acabei por ganhar muito, porque se me tivesse mantido estático dentro do título, acabaria por perder muito mais. Claro que a outra alternativa seria manter-me de fora do título, mas não era a mesma coisa... falta-lhe a adrenalina... :pray:

Abraço! :)

por Fred_Invest » 13/1/2017 20:41

sikens Escreveu:Já venho a levar no pelo do BCP desde os 0,4cts. Mas agora joguei uma ultima cartada que pode ser que resulte. Com uma posição dentro de 30.000 com uma perda considerável e sem necessidade de compaixão. É a vida! Após o anuncio do AC e sem liquidez para o acompanhar. Vendi na Terça feira a minha posição a 0,95. Voltei a entrar com sorte a0,77 com 15000. O restante será para acompanhar o AC. Feitas as contas e fazendo fé para que a Sonangol vá ao aumento de capita. Terei de comprar 225000x0,094=21,159. Comprei estas 15000 a 0,779=11.685euros. como vendi as 30.000x0,95=28,500euros. A diferença do custo para acompanhar são de 4,344euros. Após a conclusão do AC e da expectativa que nem sempre tudo vai correr mal. As novas acções poderão ser cotadas 0,145. Terei 240.000x0,145=34,800.(que já dará saldo positivo). Mesmo que corra mal se iniciarem a cotarem o valor do AC 240.000x0,094=22,560. EStarei com uma desvalorização apõs AC DE 31,3%. Acho que valerá a pena!

desculpa as perguntas mas algo não bate certo; como é que compraste a 0.779 se o mínimo foi 0.7903? e se tinhas 30k desde os 0,04 (actuais 3€), como é que 34800 te dará saldo positivo?

Registado: 4/9/2015 12:25

por acintra » 13/1/2017 20:30

Artista Romeno Escreveu:a falencia de moçambique é mais um prego no caixão do bcp da tdu etc..... :shock: e quarta feira vai ficar á vista de todos nos :wall:

O pagamento do cupão calha logo no dia em que começa a negociar sem os direitos. Até parece de propósito!? Mais lenha para a fogueira....
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Ativo » 13/1/2017 20:06

DIXIE Escreveu:(...)

onde é possível acompanhar a negociação dos BCPds?
E mais, qual é a sua expectiva quanto ao novo valor mínimo histórico? Ontem estabeleceram um novo mínimo, salvo erro a 0,7904:75=0,01053. :-k

Dixie, o teu cálculo do valor teórico dos direitos de subscrição do aumento de capital do BCP está incorreto.

Nos meus últimos "posts" deste tópico do Fórum poderás ver como se calcula esse valor.

Registado: 24/1/2014 17:24

por Artista Romeno » 13/1/2017 19:55

a falencia de moçambique é mais um prego no caixão do bcp da tdu etc..... :shock: e quarta feira vai ficar á vista de todos nos :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por sikens » 13/1/2017 19:25

Já venho a levar no pelo do BCP desde os 0,4cts. Mas agora joguei uma ultima cartada que pode ser que resulte. Com uma posição dentro de 30.000 com uma perda considerável e sem necessidade de compaixão. É a vida! Após o anuncio do AC e sem liquidez para o acompanhar. Vendi na Terça feira a minha posição a 0,95. Voltei a entrar com sorte a0,77 com 15000. O restante será para acompanhar o AC. Feitas as contas e fazendo fé para que a Sonangol vá ao aumento de capita. Terei de comprar 225000x0,094=21,159. Comprei estas 15000 a 0,779=11.685euros. como vendi as 30.000x0,95=28,500euros. A diferença do custo para acompanhar são de 4,344euros. Após a conclusão do AC e da expectativa que nem sempre tudo vai correr mal. As novas acções poderão ser cotadas 0,145. Terei 240.000x0,145=34,800.(que já dará saldo positivo). Mesmo que corra mal se iniciarem a cotarem o valor do AC 240.000x0,094=22,560. EStarei com uma desvalorização apõs AC DE 31,3%. Acho que valerá a pena!

Registado: 26/12/2013 2:08

por Tennis » 13/1/2017 19:01

Rango Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu: Investidores que conseguirem antecipar os minimos nos rebounds e aproveitá-los bem, rapidamente vão enriquecer com essa estrategia.

Nunca conheci foi nenhum. Normalmente afastam-se passado algum tempo por causa do desgaste psicologico e monetario, mas pode ser que apareça alguma excepção.

Depois de subir e fazer rebound é fácil, se investidor entra e em vez de fazer rebound cai mais 7%, é que já não é tão confortavel essa estrategia .

Já por lá passei .....

Claro que é uma estratégica arriscadíssima... estou consciente disto e não penso que é fácil ganhar dinheiro desta forma... o mais provável é até perder... mas confio na minha forma de analisar o mercado de curtíssimo prazo e só preciso de limar algumas arestas e voltar a ganhar confiança. De início, correu muito bem e apanhei bons ressaltos no BCP. Também consegui sair nas alturas certas e estava a lucrar bom dinheiro com isso. Depois veio o primeiro stop, com perdas apreciáveis... em vez de responder com novas compras a valor mais baixo do valor a que tinha sido stopado, fiquei quieto a ver a cotação a recuperar e a ultrapassar o valor de compra. Fiquei de fora e ainda bem, pois, uns dias depois vem o anúncio do AC e o BCP vem por aí abaixo. Depois de ver o BCP a descer quase 15%, pensei que pudesse haver um ressalto e entro a 0,88 e acabo stopado a 0,85. Depois, verifico que está a haver alguma recuperação da descida e entro a 0,86, tentanto recuperar o que tinha perdido e acabo por ser stopado no dia a seguir, na abertura (ontem) a 0,8229. Era demais. Não estava a conseguir acertar e isso tirou-me a confiança. Fiquei de fora a ver a acção a recuperar e a chegar ao meu preço de compra (0,86). As perdas levaram-me os lucros anteriores e mais um poucochinho do meu capital. Hoje, é que se vê... :oh: :wall:

Conclusão... ganhei em adrenalina o que não ganhei na bolsa, mas ainda não estou convencido. O método pode ser bem lucrativo... é preciso é ter a intuição afinada, ter uma boa mão e um pouco de sorte* do lado dele... :wink:

* Sorte sim, porque este processo de 'investir', é mais um jogo do que um investimento normal. Não é bem um jogo da roleta mas é quase... talvez tenha mais parecenças com o poker... :mrgreen:

Caro Rango,

A intuição não interessa para nada e a bolsa nada tem a ver com roleta ou poker.
Nunca faças negócios de bolsa com base na intuição, nunca mesmo..., quando pensas que vai subir, ela desce mais uma semana, mês, ano....

Baseia-te na análise técnica e/ou fundamental...

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por Àlvaro » 13/1/2017 18:48

Por agora o que fecharam é mínimo face à exposição que têm. Alguns irão aguardar, mas se houver um sinal de um comprador forte aí haverá uma subida significativa.

Registado: 31/5/2014 23:07

por pedroferre » 13/1/2017 18:44

Mais uma excelente noticia para investir no BCP.
Como tem o maior banco de moçambique com uma quota de mercado de 28%. :)

As filiais em Moçambique dos maiores bancos a operar em África estão já a preparar-se para eventuais consequências que possam surgir se o Governo decidir não pagar a prestação de janeiro sobre os títulos de dívida soberana.

Registado: 10/1/2017 15:10

por NaoSei » 13/1/2017 18:23

frosasantos Escreveu:Será que alguma alma caridosa poderia explicar a relação que possa haver dos curtos com o AC? os mesmos não terão de pagar os direitos (ao simpático titular das ações que lhas emprestou para ele vender a terceiros)? com a cotação a 0.869 está-me a parecer mais "dispendioso" pagar 0.73 por cada acção (1 acção=um direito) do que fechar a posição. ou estarei a ser burro? ou estarão os curtos nas tintas para isto porque estão com uma margem enorme e/ou acham que o valor se recupera facilmente com mais quedas que aí venham?

desculpem as perguntas todas, mas na realidade é só uma: como fazem os curtos no AC!?

não se pode ver as coisas assim.

retiram a acao 0,727...se entraram a 4 euros (um exemplo), ficam como se tivessem entrado a 3,273....mas se fechassem após o ac e a acao valesse o q vale hoje sem direitos...entao fechavam aos 0,1424

EXEMPLO:

se fechar apos AC:
4 - 0,727=3,273
3,273 - 0,1424 = 3,13 de mais valias

se fechasse hoje:
4 - 0,869 = 3,13 de mais valias

o que os curtos tem receio é os possiveis reforços enormes dos investidores FOSUN E SONANGOL, possam comprar mais e que a tendencia inverta....mas antes e apos o AC, se nao houvesse oscilacoes (ficasse a acao estatica) o preço será o mesmo de mais valias.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Thoth » 13/1/2017 18:08

O meu pouco conhecimento sobre isso, penso que os curtos têm de pagar os direitos ou fecharem a posição para devolver as ações emprestadas.
Até poderão ter que fechar posição se o titular das acções quiser acompanhar o AC, neste ponto tenho muitas duvidas.
Em principio não terão prejuízo com os direitos porque após o destaque, a cotação ajusta no mesmo valor, ou seja, perdem por um lado mas ganham no outro.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Àlvaro » 13/1/2017 18:07

frosasantos, repara no volume, é muito superior à média. Em parte isso deve-se ao fecho de posições curtas. A partir de agora deixará de ser tão apetitoso entrar desse lado. Mas ainda têm lá muito material.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Fred_Invest » 13/1/2017 18:00

Será que alguma alma caridosa poderia explicar a relação que possa haver dos curtos com o AC? os mesmos não terão de pagar os direitos (ao simpático titular das ações que lhas emprestou para ele vender a terceiros)? com a cotação a 0.869 está-me a parecer mais "dispendioso" pagar 0.73 por cada acção (1 acção=um direito) do que fechar a posição. ou estarei a ser burro? ou estarão os curtos nas tintas para isto porque estão com uma margem enorme e/ou acham que o valor se recupera facilmente com mais quedas que aí venham?

por pedroferre » 13/1/2017 17:58

Marco Martins Escreveu:So uma nota que me parece interessante aos pequenos investidores do BCP... antes do reverse split dizia-se que o BCP já não poderia descer muito mais... então foi feito o reverse split e passou para 1.3€ acontece que agora está nos 0.85€ ... ou seja, desde esse momento já desdeu 35% !!!!

Pode ser que o AC seja bom e que ainda venham bons ventos para o BCP... mas para os pequenos acionistas acho um risco grande as apostas neste título!!

Ainda para mais que os mercados poderão ficar mais voláteis com as governação do Trump e normalmente em Maio os títulos começam a descer... por isso o investimento no BCP será numa altura possivelmente sujeita a variações...

Para mim o ponto principal nem é esse, é a total falta de confiança que estes administradores e acionista merecem pelo modo como até agora tem tratado os pequenos acionistas. Que não tem a capacidade que os grandes tem (Fosun e Sonangol) para andar a perder quase todo o dinheiro investido a cada novo aumento de capital, e que não mandam no banco e não sabem qual a próxima vez em que vão ser roubados de novo por determinação da administração (Fosun e Sonangol).

A Sonangol e Fosun tem bolsos cheios podem-se dar ao luxo para torrar dinheiro em AC, e podem sacar o dinheiro pelas portas traseiras do banco (por exemplo), os pequenos acionistas não (são carne para canhão). :)

por Fred_Invest » 13/1/2017 17:22

Goldendust Escreveu:Outra duvida...se gerar menos valias este ano ,estas entram nas contas de IRS até ao fim de 2018 ,certo ?

5 anos Golden, se englobares.

é a minha interpretação e não quero "responsabilidades"!, dá uma vista de olhos aqui e vê os links para o cIRS, artigo 55 e 10.
viewtopic.php?f=3&t=85266#p1263828

por Marco Martins » 13/1/2017 17:08

So uma nota que me parece interessante aos pequenos investidores do BCP... antes do reverse split dizia-se que o BCP já não poderia descer muito mais... então foi feito o reverse split e passou para 1.3€ acontece que agora está nos 0.85€ ... ou seja, desde esse momento já desdeu 35% !!!!

Pode ser que o AC seja bom e que ainda venham bons ventos para o BCP... mas para os pequenos acionistas acho um risco grande as apostas neste título!!

Ainda para mais que os mercados poderão ficar mais voláteis com as governação do Trump e normalmente em Maio os títulos começam a descer... por isso o investimento no BCP será numa altura possivelmente sujeita a variações...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Goldendust » 13/1/2017 17:07

Outra duvida...se gerar menos valias este ano ,estas entram nas contas de IRS até ao fim de 2018 ,certo ?

Registado: 12/5/2015 16:47

por pedroferre » 13/1/2017 16:39

TUGA1010 Escreveu:Bom dia Forum,

Antes de mais agradecer ao Marco o trabalho que tem feito no esclarecimento de todos e de suas duvidas neste "novo"capitulo do BCP...Obrigado...

Hoje apeteceu-me dar um tiro no BCP, estratégia... ou motivos... o que tenho aprendido por aqui .. e apesar de não me lembrar do nome do utilizador .. usei a estratégia dele.. arrisco pagar para testar... no otimismo exagerado vende-se...no pessimismo, descrença, compra-se....a ver vamos...

Por ultimo creio sim ser importante saber o que a Sonangol irá fazer, nem que seja em termos psicológicos para a cotação do titulo ... e sabendo que o dinheiro não abunda por lá e seria socialmente mal aceite... sim que não esqueçam das eleições angolanas e o quanto seria difícil explicar um investimento nesta altura pela sonangol neste titulo, por isso so vejo duas alternativas a Sonangol... vende os direitos e recompra mantendo a sua posição....ou esta neste momento a vender a sua posição tal como o Sadabell fez...esta e a minha opinião...

BN e boa sorte a todos...

Boas tardes...

Estou a ver que a descrença se acentua ..... hummmmmm..... alguém sabe o nome do utilizador desta análise????? estou seriamente a pensar em reforçar.....

BN a todos[/quote]
Não se esqueça que os chineses financiam Angola, e a Fosun também é chinesa, existem muitos interesses cruzados e até possivelmente manhosos entre estes dois acionistas, pelo que não minha opinião (que vale o que vale) não se pode partir do principio que a Sonangol não vai ter dinheiro para investir no BCP.
Se tivesse de apostar apostava que a Sonangol e a Fosun vão investir até 30% (no caso da Sonangol sem revelar para tornar os direitos mais baratos).

por TUGA1010 » 13/1/2017 16:32

Bom dia Forum,

Antes de mais agradecer ao Marco o trabalho que tem feito no esclarecimento de todos e de suas duvidas neste "novo"capitulo do BCP...Obrigado...

Hoje apeteceu-me dar um tiro no BCP, estratégia... ou motivos... o que tenho aprendido por aqui .. e apesar de não me lembrar do nome do utilizador .. usei a estratégia dele.. arrisco pagar para testar... no otimismo exagerado vende-se...no pessimismo, descrença, compra-se....a ver vamos...

Por ultimo creio sim ser importante saber o que a Sonangol irá fazer, nem que seja em termos psicológicos para a cotação do titulo ... e sabendo que o dinheiro não abunda por lá e seria socialmente mal aceite... sim que não esqueçam das eleições angolanas e o quanto seria difícil explicar um investimento nesta altura pela sonangol neste titulo, por isso so vejo duas alternativas a Sonangol... vende os direitos e recompra mantendo a sua posição....ou esta neste momento a vender a sua posição tal como o Sadabell fez...esta e a minha opinião...

BN e boa sorte a todos...[/quote]

Boas tardes...

Estou a ver que a descrença se acentua ..... hummmmmm..... alguém sabe o nome do utilizador desta análise????? estou seriamente a pensar em reforçar.....

BN a todos

Registado: 13/12/2015 2:25

por pedroferre » 13/1/2017 16:30

Goldendust Escreveu:Sendo eu um dos burros acima referidos por um dos foristas gostava de obter a vossa ajuda.
Tenho cerca de 11000 acções e 6000 euros para investir em mais acções e o que será mais vantajoso...vender todos os direitos e depois comprar com esse dinheiro a juntar aos 6k novas acções OU vender apenas parte desses direitos e executar com os restantes direitos a subscrição de acções a 0,09.. OU vender parte das acções no ultimo dia de negociação e calcular ao certo o dinheiro conseguido com essa venda a juntar aos 6k e exercer todos os direitos restantes ?

Obrigado pela ajuda :pray:

Eu disse burros relativamente a questão de que voltar a entrar no banco na situação em que se encontra, com estes acionistas e na situação em que o país se vai encontrar daqui a uns tempos não ser uma decisão minimamente lógica. :)
Relativamente aos pormenores técnicos das opções não sou a pessoa mais indicada, mas desejo boa sorte para esse investimento.

por Rango » 13/1/2017 16:20

DIXIE Escreveu:Cantiga dos dividendos
Será que ainda há alguém que acredita, duvido?

Em 2016 o Amado prometeu dividendos para 2017, cadê eles?
Com papas e Bolos se enganam os tolos...LOOll :mrgreen:

Para 2017? Mas ainda agora começamos o ano e já queres pagamento de dividendos? Deixa primeiro pagar os CoCos e, depois, logo se vê... :-k

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, FalcãoBeira, Google [Bot], Jonas74, LionHeart, Luzemburg, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PiFer, trilhos2006 e 508 visitantes