off-topic - contas / herança / divórcio
6 mensagens
|Página 1 de 1
Re: off-topic - contas / herança / divórcio
Bens próprios não entram no divórocio, são teus e uma herança é um bem próprio. Basta provar que vem da herança.
JorgeM2014 Escreveu:Obrigado mas esse link não responde à minha pergunta técnica.
Ok, desculpa, se calhar percebi mal.. Quando o teu pai faleceu passaste a ser co titular das contas da tua mãe. Isso pode ser considerado (no pior dos casos) doação (pela tua mãe) ou herança (do teu pai), em qualquer dos casos não entra para o divórcio. Se tiveres canalizado para lá poupanças fruto do teu trabalho é claro que estas entram, se não resultam do teu esforço não entram, mesmo que o teu nome permaneça na conta. Isto foi o que percebi que querias saber e por isso coloquei o link. Abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9 ... enDocument
Se nunca contribuíste para essa conta, provando a provando a proveniência do dinheiro não terás qualquer problema
Se nunca contribuíste para essa conta, provando a provando a proveniência do dinheiro não terás qualquer problema
- Registado: 15/2/2012 12:50
Obrigado mas esse link não responde à minha pergunta técnica.
- Registado: 25/5/2014 19:16
http://www.divorcio-pronto.com/regime-juridico/63-comunhao-de-adquiridos.html
Respondido. Foi o primeiro link que me apareceu no google...
Respondido. Foi o primeiro link que me apareceu no google...

As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
off-topic - contas / herança / divórcio
Bom dia.
Precisava de uma ajuda, embora saiba que este fórum tem outras características é participado por pessoas com grande conhecimento técnico.
A questão que se coloca é a seguinte:
Sou filho único e na altura do falecimento do meu pai a herança, minha e da minha mãe, ficou como indivisa já que nos damos muitíssimo bem. Ora nessa perspetiva fiquei como segundo titular de uma das contas da minha mãe, embora seja uma conta de poupanças de uma vida dos meus pais.
Neste momento passo uma situação de conflito, para já pessoal, com a minha esposa que poderá resultar em divórcio, mas a minha mulher não conhece essa conta já que eu nunca a considerei minha, mas apenas futura herança se a minha mãe não precisar do dinheiro antes de morrer.
A pergunta que coloco ao fórum à qual agradecia imenso resposta é a seguinte:
Se hoje ou amanhã, solicitar ao banco a minha saída de segundo titular da conta da minha mãe (que possui fundos de ações e dinheiro), e por alguma razão a minha mulher entrar com uma situação de divórcio posterior, haverá alguma possibilidade de os valores daquela conta à qual deixarei hoje ou amanhã de pertencer serem considerados também do casal para situação de divórcio???
Desculpem a forma como coloquei a situação. Não sei se fui explícito.
Para finalizar quero agradecer já antecipadamente as respostas. É de facto uma situação que a ser real traria à minha mãe uma situação muito difícil pois são as poupanças de uma vida.
Obrigado e bom ano de 2017 para todos.
Obs: O nosso casamento é com bens adquiridos.
Jorge Mendes.
Precisava de uma ajuda, embora saiba que este fórum tem outras características é participado por pessoas com grande conhecimento técnico.
A questão que se coloca é a seguinte:
Sou filho único e na altura do falecimento do meu pai a herança, minha e da minha mãe, ficou como indivisa já que nos damos muitíssimo bem. Ora nessa perspetiva fiquei como segundo titular de uma das contas da minha mãe, embora seja uma conta de poupanças de uma vida dos meus pais.
Neste momento passo uma situação de conflito, para já pessoal, com a minha esposa que poderá resultar em divórcio, mas a minha mulher não conhece essa conta já que eu nunca a considerei minha, mas apenas futura herança se a minha mãe não precisar do dinheiro antes de morrer.
A pergunta que coloco ao fórum à qual agradecia imenso resposta é a seguinte:
Se hoje ou amanhã, solicitar ao banco a minha saída de segundo titular da conta da minha mãe (que possui fundos de ações e dinheiro), e por alguma razão a minha mulher entrar com uma situação de divórcio posterior, haverá alguma possibilidade de os valores daquela conta à qual deixarei hoje ou amanhã de pertencer serem considerados também do casal para situação de divórcio???
Desculpem a forma como coloquei a situação. Não sei se fui explícito.
Para finalizar quero agradecer já antecipadamente as respostas. É de facto uma situação que a ser real traria à minha mãe uma situação muito difícil pois são as poupanças de uma vida.
Obrigado e bom ano de 2017 para todos.
Obs: O nosso casamento é com bens adquiridos.
Jorge Mendes.
- Registado: 25/5/2014 19:16
6 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, cali010201, Investor Tuga, novato, paulopereira.pp36.pp, Rcrd, trilhos2006 e 71 visitantes