PSD. Passos Coelho. e agora?
Re: PSD. Passos Coelho. e agora?
Rango Escreveu:Uma lição da economia para aqueles que apresentavam o consumo privado como principal culpado da crise que atravessamos. Tivesse o anterior governo aplicado medidas que ampliassem o consumo privado em vez das medidas recessivas que aplicou e, se calhar, estaríamos bem melhor do que estamos agora...![]()
Cada euro a mais de consumo privado em 2013 teria aumentado PIB em 74 cêntimos
INE concluiu que, em 2013, o consumo privado foi a componente do PIB cujo aumento teria provocado uma maior subida na riqueza nacional.
https://www.dinheirovivo.pt/economia/eu ... -centimos/
Ao país interessa que o seu crescimento económico seja feito à custa, sobretudo, de aumento das exportações e do investimento, nomeadamente, externo, e não de aumento do consumo privado.
A taxa de poupança das famílias portuguesas tem decrescido ao longo dos anos, tendo no início de 2016 registado um valor mínimo histórico.
A poupança das famílias portuguesas além de ser importante para o desendividamento das famílias perante os bancos (isso permitiria, também, que a dívida externa do setor privado diminuísse, visto que muito do crédito, ao consumo e para compra de habitação, concedido pela banca, é dinheiro emprestado pelo estrangeiro à banca, dado a poupança nacional não disponibilizar o montante de que a banca necessita para concessão de crédito) é também necessária para que haja dinheiro, no país, para investimento. É preciso poupar para reduzir dívida e gerar fundos para investimento no país.
Ao país interessa o aumento da poupança, e não do consumo, dos portugueses. O aumento do consumo dos portugueses além de contribuir para a redução da poupança nacional leva ao endividamento externo da banca, através de aumento do crédito ao consumo, e a aumento das importações, afetando deste modo o saldo da balança corrente exterior.
O caminho que o país precisa de trilhar é o da poupança e o do investimento!!!
Ler notícia em: http://expresso.sapo.pt/economia/2016-0 ... -trimestre
Uma lição da economia para aqueles que apresentavam o consumo privado como principal culpado da crise que atravessamos. Tivesse o anterior governo aplicado medidas que ampliassem o consumo privado em vez das medidas recessivas que aplicou e, se calhar, estaríamos bem melhor do que estamos agora...
INE concluiu que, em 2013, o consumo privado foi a componente do PIB cujo aumento teria provocado uma maior subida na riqueza nacional.

Thoth Escreveu:Caro Jonny, estava a reinar, para mim não faz sentido ter lugares vazios na assembleia devido à abstenção.
Poderíamos discutir a redução da assembleia mas isso é outra conversa.
Cumprimentos e bons negócios

Boas festas!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Caro Jonny, estava a reinar, para mim não faz sentido ter lugares vazios na assembleia devido à abstenção.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:
Caro ativo, há uma grande diferença entre ter as mão todas sujas e ter uma micro sujidade debaixo da unha.
Tal como o bogos, também pertenço ao "partido" que ganha sistematicamente, a abstenção ...
Queremos lugares vazios na assembleia![]()
![]()
E ganhávamos o quê, com lugares vazios na Assembleia?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
ativo Escreveu:Thoth Escreveu:
Ó rodrigo, agora tiveste piada ... quem vota no partido do resgate é que paga![]()
esta é de génio, tens de levar isso à assembleia
![]()
![]()
Como já disse antes, nunca votei, nem branco, nem nulo ... o voto vale +/- 3 euros, os meus não vão para ninguém.
Por acaso a geringonça estava nos programas eleitorais do PS, PCP, BE e PAN?
Se a culpa não é dos políticos, então é de quem? Não me digas que é minha![]()
Cumprimentos e bons argumentos
Achas que por não votares não és responsável politicamente?![]()
Não se vota, lava-se as mãos como pilatos e diz-se: "Não tenho nada a ver com a solução política encontrada".
Não votar dá força ao voto alheio!!! Não é não votando que conservas as mãos politicamente limpas!![]()
Há responsabilidade por omissão ou por comissão!!! No teu caso é por omissão.
Caro ativo, há uma grande diferença entre ter as mão todas sujas e ter uma micro sujidade debaixo da unha.
Tal como o bogos, também pertenço ao "partido" que ganha sistematicamente, a abstenção ...
Queremos lugares vazios na assembleia

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
ativo Escreveu:ricardmag Escreveu:ativo, desculpa meter-me na conversa mas não concordo quando dizes que quem não vota está a omitir ou a lavar as mãos.
Eu já não votei algumas vezes e não foi com esse sentido, simplesmente NENHUM candidato ou partido me pareceu bom.
As tuas conclusões são precipitadas e parece conversa de café, desculpa a frontalidade![]()
Ainda por cima parece estares a generalizar, outro erro comum, não és só tu.
Quanto à responsabilidade politica quando se vota, até entendo até certo ponto.
Porque por vezes as pessoas votam com base no programa eleitoral e depois vai-se a haver e fazem outras coisas que não estavam no programa.
Aonde está a responsabilidade neste caso?
Já aqui me acusaram de ter responsabilidade politica caso haja um novo resgate, por ter votado PAN, porque eles aprovaram a geringonça.
Ao que a discussão chega, vê lá. Por acaso quando votei já se sabia da geringonça?
Cumprimentos
Pedires desculpa por apresentares o teu comentário é descabido. Não tens, também, que pedir licença para o fazeres. Sabes porquê? Porque não estamos num café, estamos num fórum e, portanto, a conversa não é uma conversa de café, é uma conversa num fórum, em que qualquer pessoa, em qualquer momento, pode participar!
As minhas conclusões não são precipitadas. Procuro discutir ideias sem adjetivar a participação do meu interlocutor. Devolvo-te a adjetivação dizendo que o teu comentário a respeito das minhas conclusões é que foi precipitado. É que as minhas conclusões podem ser outra coisa qualquer, mas não são precipitadas, pois resultam de alguma reflexão!
Obviamente que pode não votar-se por nenhuma proposta política agradar; neste caso o mais correto, democraticamente, seria a pessoa votar abstendo-se!
Isso, evidentemente, é compreensível. O que não é aceitável é quem faz tal coisa diga depois que não tem responsabilidade nenhuma pela solução governativa encontrada!!!
Quando não se vota, dá-se força ao voto alheio na proposta política vencedora! Numa eleição a abstenção ou o simples não votar não tira responsabilidade pelo resultado do ato eleitoral a quem atua desse modo.
Portanto, quem vota na proposta política vencedora é responsável pela sua vitória, mas quem não vota também o é porque ao não votar, dá, como já disse, força ao voto alheio na proposta vencedora. Um é responsável politicamente por comissão e o outro é responsável por omissão.
Quem não vota ou se abstém não pode é depois dizer que não tem nada a ver com a vitória da proposta política vencedora: não pode lavar as mãos do resultado eleitoral nem da solução governativa encontrada!!!
Não estou a dizer que essa responsabilidade política é grande, estou simplesmente a dizer que essa responsabilidade política existe e que é a correspondente a um voto não expresso.
Por último, digo-te que votar é sempre escolher o mal menor, porque vota-se em pessoas, e nas suas propostas, e as pessoas são imperfeitas!!!
Caro ativo...
De facto concordo também com o que dizes relativamente ao não voto. Nem as soluções que possam sair posteriormente nos devem surpreender, porque são constitucionalmente possiveis.
Mas que me lembre, já não voto há mais de 15 anos. Mas uma coisa tenho tido como resultado no apuramento eleitoral. Faço parte do "partido" que sistematicamente ganha as eleições em Portugal. O parlamento devia contemplar naquelas cadeiras o lugar para se sentar a abestenção. Ou quem não vota não está a ser responsável como dizes pelo resultado?
Dá que pensar.
Neste momento, o parlamento deveria ter mais de metade dos lugares vazios.
Prova provada que os políticos ainda não perceberam a vontade do povo.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Ok ativo, agora percebi melhor o teu ponto de vista.
Eu interpretei mal
, falas e muito bem de responsabilidade politica no resultado eleitoral e solução governativa encontrada, apenas e só.
Não falas em responsabilidade por más decisões tomadas pela solução governativa que podem levar a um novo resgate, como alguns disseram.
Cumprimentos

Eu interpretei mal

Não falas em responsabilidade por más decisões tomadas pela solução governativa que podem levar a um novo resgate, como alguns disseram.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:ativo, desculpa meter-me na conversa mas não concordo quando dizes que quem não vota está a omitir ou a lavar as mãos.
Eu já não votei algumas vezes e não foi com esse sentido, simplesmente NENHUM candidato ou partido me pareceu bom.
As tuas conclusões são precipitadas e parece conversa de café, desculpa a frontalidade![]()
Porque por vezes as pessoas votam com base no programa eleitoral e depois vai-se a haver e fazem outras coisas que não estavam no programa.
Já aqui me acusaram de ter responsabilidade politica caso haja um novo resgate, por ter votado PAN, porque eles aprovaram a geringonça.
Ao que a discussão chega, vê lá. Por acaso quando votei já se sabia da geringonça?
Cumprimentos
Pedires desculpa por apresentares o teu comentário é descabido. Não tens, também, que pedir licença para o fazeres. Sabes porquê? Porque não estamos num café, estamos num fórum e, portanto, a conversa não é uma conversa de café, é uma conversa num fórum, em que qualquer pessoa, em qualquer momento, pode participar!
As minhas conclusões não são precipitadas. Procuro discutir ideias sem adjetivar a participação do meu interlocutor. Devolvo-te a adjetivação dizendo que o teu comentário a respeito das minhas conclusões é que foi precipitado. É que as minhas conclusões podem ser outra coisa qualquer, mas não são precipitadas, pois resultam de alguma reflexão!
Obviamente que pode não votar-se por nenhuma proposta política agradar; neste caso o mais correto, democraticamente, seria a pessoa votar abstendo-se!
Isso, evidentemente, é compreensível. O que não é aceitável é quem faz tal coisa diga depois que não tem responsabilidade nenhuma pela solução governativa encontrada!!!

Quando não se vota, dá-se força ao voto alheio na proposta política vencedora! Numa eleição a abstenção ou o simples não votar não tira responsabilidade pelo resultado do ato eleitoral a quem atua desse modo.
Portanto, quem vota na proposta política vencedora é responsável pela sua vitória, mas quem não vota também o é porque ao não votar, dá, como já disse, força ao voto alheio na proposta vencedora. Um é responsável politicamente por comissão e o outro é responsável por omissão.
Quem não vota ou se abstém não pode é depois dizer que não tem nada a ver com a vitória da proposta política vencedora: não pode lavar as mãos do resultado eleitoral nem da solução governativa encontrada!!!
Não estou a dizer que essa responsabilidade política é grande, estou simplesmente a dizer que essa responsabilidade política existe e que é a correspondente a um voto não expresso.
Por último, digo-te que votar é sempre escolher o mal menor, porque vota-se em pessoas, e nas suas propostas, e as pessoas são imperfeitas!!!
ativo, desculpa meter-me na conversa mas não concordo quando dizes que quem não vota está a omitir ou a lavar as mãos.
As tuas conclusões são precipitadas e parece conversa de café, desculpa a frontalidade
Cumprimentos
As tuas conclusões são precipitadas e parece conversa de café, desculpa a frontalidade

Cumprimentos
Thoth Escreveu:
Ó rodrigo, agora tiveste piada ... quem vota no partido do resgate é que paga![]()
esta é de génio, tens de levar isso à assembleia
![]()
![]()
Como já disse antes, nunca votei, nem branco, nem nulo ... o voto vale +/- 3 euros, os meus não vão para ninguém.
Se a culpa não é dos políticos, então é de quem? Não me digas que é minha![]()
Achas que por não votares não és responsável politicamente?

Não se vota, lava-se as mãos como pilatos e diz-se: "Não tenho nada a ver com a solução política encontrada".
Não votar dá força ao voto alheio!!! Não é não votando que conservas as mãos politicamente limpas!

Há responsabilidade por omissão ou por comissão!!! No teu caso é por omissão.

Carlos Encarnação: PSD precisa de um “congresso extraordinário”
http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2016-12-22-Carlos-Encarnacao-PSD-precisa-de-um-congresso-extraordinario Escreveu:Pedro Passos Coelho “devia perguntar-se qual é o papel dele no meio disto tudo” e se é o líder certo para o atual momento político, diz o antigo autarca, deputado e dirigente do PSD
A direção política e o conselho nacional do PSD deviam reunir-se, sugere Carlos Encarnação, antigo dirigente do PSD, deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, em entrevista à “Antena 1” esta quinta-feira. “O que eu sei é que isto não está bem, e o que eu sei é que com o caminho que levamos não chegamos lá”, considera.
Para Carlos Encarnação, caso as suas sugestões fossem levadas a cabo, o que viria a acontecer seria um “congresso extraordinário”. O PSD teria, então, de se autoquestionar pelo caminho e discurso que está a levar. “As pessoas estão inquietas”. E o primeiro a analisar a sua consciência deveria ser mesmo Pedro Passos Coelho. “Devia perguntar-se qual é o papel dele no meio disto tudo”, aponta.
Questionado sobre se o ex-primeiro-ministro será o líder que o PSD precisa para o atual momento político, Carlos Encarnação diz que isso “é uma coisa que ele tem de pensar ele próprio”.
O ex-dirigente do PSD alerta o partido de estar a “dizer o mesmo para os mesmos há muito tempo, com o problema de os mesmos serem cada vez menos”. E assim o PSD não vai conseguir abalar o atual Governo, diagnostica.
Encarnação diz não acreditar num encostamento à direita e no uso exclusivo numa linguagem de direita. O social-democrata acredita que é preciso “reganhar o centro” e defende que devem ser feitos acordos com o PS, mas nunca com o objetivo de uma governação conjunta.
passos coelho está para a politica ... como o não sei está para o bcp
tentam desesperadamente demonstrar que têm razão ... mas já ninguém acredita neles!
isso só facilita a vida aos monhés e a todos os aventureiros, mercenários e geringonças que não têm terra natal, não conhecem o pai , porque são muitos , nem a mãe que o deixou cair na sargeta directamente da fossa...quando veio ao mundo!!!
São estas atitudes que levam ao descrédito e ao aproveitamento dos cretinos , fundos abutres e de tudo o que contribui , de uma forma consciente , calculada e programada para a degradação total .
tentam desesperadamente demonstrar que têm razão ... mas já ninguém acredita neles!
isso só facilita a vida aos monhés e a todos os aventureiros, mercenários e geringonças que não têm terra natal, não conhecem o pai , porque são muitos , nem a mãe que o deixou cair na sargeta directamente da fossa...quando veio ao mundo!!!
São estas atitudes que levam ao descrédito e ao aproveitamento dos cretinos , fundos abutres e de tudo o que contribui , de uma forma consciente , calculada e programada para a degradação total .
- Registado: 1/12/2016 23:13
In Negócios, em 16/12/2016:
«Passos Coelho diz ter "quase a certeza de que haverá uma nova crise" na Europa.
O presidente do PSD disse hoje num debate sobre o Futuro da Europa e o Plano Juncker ter "quase a certeza de que haverá uma nova crise" por existirem "muitas vulnerabilidades financeiras e económicas na Europa e na zona Euro".».
Penso que Passos Coelho acabará por ter razão, mas será ainda presidente do PSD, quado tal suceder?
Com a declaração dele o que procura é comprar tempo. Está no fundo a dizer o seguinte, à oposição a ele no seio do PSD: tenham um pouco mais de paciência porque, mais tarde ou mais cedo, a realidade vai-me dar razão!
Ele tem e terá razão, mas em política ter razão antes do tempo é muitas vezes fatal!
«Passos Coelho diz ter "quase a certeza de que haverá uma nova crise" na Europa.
O presidente do PSD disse hoje num debate sobre o Futuro da Europa e o Plano Juncker ter "quase a certeza de que haverá uma nova crise" por existirem "muitas vulnerabilidades financeiras e económicas na Europa e na zona Euro".».
Penso que Passos Coelho acabará por ter razão, mas será ainda presidente do PSD, quado tal suceder?
Com a declaração dele o que procura é comprar tempo. Está no fundo a dizer o seguinte, à oposição a ele no seio do PSD: tenham um pouco mais de paciência porque, mais tarde ou mais cedo, a realidade vai-me dar razão!
Ele tem e terá razão, mas em política ter razão antes do tempo é muitas vezes fatal!
rodrigo.santos1 Escreveu:ricardmag Escreveu:Caro DrTretas estás a ficar como o rodrigo.
Mais uma vez confesso que não estava à espera duma resposta dessas.![]()
![]()
Essa é do arco da velha![]()
ao que isto chega ...
Achas que vou ter problemas com a justiça por ter votado PAN![]()
![]()
Cumprimentos
Serás responsável politicamente. Obviamente.
Não podes votar em apoiantes da gerigonça, e depois quando falirmos, assobiar para o lado.
Caso não saibas a gerigonça apareceu depois das eleições não antes, por isso não venhas com esses argumentos de miudo.
E para que fique claro, nunca concordei com esta geringonça. quem ganhou foi o passos, portanto acho deveria ser governo com ou sem acordo com o PS.
E fico por aqui porque já vi que não vale a pena, coisa que já sabia.
Passa bem
JohnyRobaz Escreveu:Eu sei que é difícil para ti aceitar a democracia e o direito de voto e da privacidade do voto, e de pensar que todos deveriam votar PAF se não iriam para a cadeira ou desemprego no mínimo, mas o mundo felizmente não é como tu querias.
Eu sei que é difícil para ti aceitar o conceito de "Responsabilização das nossas acções", e de pensar que podes defender o que te apetecer, porque serão outros garantidamente a pagar a factura do que defendes; mas o mundo para ser mais justo era bom que não fosse como tu queres.
- Registado: 18/10/2016 14:24
Vocês também não perdoam o rodrigo santos...
Tenho a certeza que ele responsabiliza, moralmente, os que votaram nos partidos de esquerda. É óbvio que isso nunca seria motivo para "castigar" as pessoas. Nem tal seria possivel ou aceitável. Mas que devem, eles próprios fazer um "mea culpa", devem.
Cada um vota nas suas convicções. Certas ou erradas. Mas também deve tirar conclusões e assumir os seus erros quando as suas escolhas dão no que dão. E já é hora de as pessoas escolherem melhor. Até hoje a esquerda só nos tem enterrado. São, para mim, os maiores responsáveis pelo estado actual do pais e por uma herança pesada de divida publica.
Eu entendo que as pessoas não estivessem muito satisfeitas com o anterior governo, principalmente os FP e todos aqueles que "vivem" da despesa publica. Mas essas pessoas deveriam entender que sacrifícios têm que ser feitos. O despesismo publico (e privado) desenfreado provoca sérios problemas no futuro. E a resolução desses problemas vai doer. Não é possivel resolver sem dor. E quanto mais forem adiados esses problemas mais vai doer!
Enterrar a cabeça na areia como as avestruzes ou achar que as vacas voam e que tudo vai ficar bem não resolve nada. Quando muito agrava ainda mais o problema.
Tenho a certeza que ele responsabiliza, moralmente, os que votaram nos partidos de esquerda. É óbvio que isso nunca seria motivo para "castigar" as pessoas. Nem tal seria possivel ou aceitável. Mas que devem, eles próprios fazer um "mea culpa", devem.
Cada um vota nas suas convicções. Certas ou erradas. Mas também deve tirar conclusões e assumir os seus erros quando as suas escolhas dão no que dão. E já é hora de as pessoas escolherem melhor. Até hoje a esquerda só nos tem enterrado. São, para mim, os maiores responsáveis pelo estado actual do pais e por uma herança pesada de divida publica.
Eu entendo que as pessoas não estivessem muito satisfeitas com o anterior governo, principalmente os FP e todos aqueles que "vivem" da despesa publica. Mas essas pessoas deveriam entender que sacrifícios têm que ser feitos. O despesismo publico (e privado) desenfreado provoca sérios problemas no futuro. E a resolução desses problemas vai doer. Não é possivel resolver sem dor. E quanto mais forem adiados esses problemas mais vai doer!
Enterrar a cabeça na areia como as avestruzes ou achar que as vacas voam e que tudo vai ficar bem não resolve nada. Quando muito agrava ainda mais o problema.
rodrigo.santos1 Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:E ainda se diz "liberal".
Isto há cada personagem hoje em dia pelas internetes...
Eu sei que é difícil para um socialista perceber a noção de "Responsabilização pelas nossas acções".
Eu sei que é difícil para ti aceitar a democracia e o direito de voto e da privacidade do voto, e de pensar que todos deveriam votar PAF se não iriam para a cadeira ou desemprego no mínimo, mas o mundo felizmente não é como tu querias.
rodrigo.santos1 Escreveu:Thoth Escreveu:Pela conversa até parece que a geringonça estava nos programas eleitorais do PS, PCP, BE e PAN.
Quem vota, que não é o meu caso, deve votar pelo programa eleitoral.
Se depois os partidos fazem outras coisas, como é que os eleitores têm responsabilidade politica?
é por não ser exigente com quem vota à esquerda, que muitos se desresponsabilizam - como tu estás a fazer agora - e depois quando o país volta a falir, encolhem todos os ombros murmurando: "a culpa é dos políticos" .. ou pior "são todos iguais".
Mas a verdade é que 62% são responsáveis por esta gerigonça e pelo que eles fazem.
Por exemplo seria importante um sistema, onde quem votou em partidos que nos faliram pagasse muito mais impostos, e tivesse os seus depósitos em bancos nacionalizados para pagar a dívida. Ah claro, e que fossem os primeiros a ficar sem emprego em caso de recessão.
Ó rodrigo, agora tiveste piada ... quem vota no partido do resgate é que paga

Se a culpa não é dos políticos, então é de quem? Não me digas que é minha

JohnyRobaz Escreveu:E ainda se diz "liberal".
Eu sei que é difícil para um socialista perceber a noção de "Responsabilização pelas nossas acções".
rodrigo.santos1 Escreveu:
Por exemplo seria importante um sistema, onde quem votou em partidos que nos faliram pagasse muito mais impostos, e tivesse os seus depósitos em bancos nacionalizados para pagar a dívida. Ah claro, e que fossem os primeiros a ficar sem emprego em caso de recessão.
E ainda se diz "liberal".

Limonov Escreveu:Só à esquerda? porque?
Quando a direita fizer medidas populistas e levar o país à bancarrota é a mesma coisa.
Só à esquerda? porque?
rodrigo.santos1 Escreveu:Thoth Escreveu:Pela conversa até parece que a geringonça estava nos programas eleitorais do PS, PCP, BE e PAN.
Se depois os partidos fazem outras coisas, como é que os eleitores têm responsabilidade politica?
é por não ser exigente com quem vota à esquerda, que muitos se desresponsabilizam - como tu estás a fazer agora - e depois quando o país volta a falir, encolhem todos os ombros murmurando: "a culpa é dos políticos" .. ou pior "são todos iguais".
Mas a verdade é que 62% são responsáveis por esta gerigonça e pelo que eles fazem.
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Thoth Escreveu:Pela conversa até parece que a geringonça estava nos programas eleitorais do PS, PCP, BE e PAN.
Pela conversa até parece que a geringonça estava nos programas eleitorais do PS, PCP, BE e PAN.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, aaugustob69, cali010201, darkreflection, Google Adsense [Bot], Goya777, Ipr, m-m, malakas, Nuno V, paulopereira.pp36.pp, silva_39, Simplório e 61 visitantes