Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 15/12/2016 15:36

Joca601 Escreveu:
kidd Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Kidd, apagámos um post teu. Este não apagamos para que percebas exactamente o que não queremos no Caldeirão. Estás a ridicularizar um post que tem uma opinião e argumentos, exactamente aquilo que é pedido no Caldeirão. Por isso, o teu post é que está completamente desenquadrado do que aceitamos no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Só tenho pena que ninguém tenha comentado o post que coloquei ontem sobre a análise efetuada pelos analistas do caixabi sobre o BCP exatamante à 1 ano atrás.
Gostaria de saber o que mudou tanto num ano, será que não existia mal parado no balanço do banco à 1 ano atrás ?
O PT deles para o final deste ano era de centimos, equivalente a 7,€ atualmente

Abraço

Esses analistas que referes não têm dinheiro aplicado no bcp... por isso é muito fácil lançar Price targets em função de contas que são pouco esmiuçadas... há muita gente neste fórum com mais competência que esses analistas para aferir das contas que constam no balanço do bcp... no entanto, e em abono da verdade, as imparidades potenciais sempre estiveram no balanço. O milagre delas desaparecerem, é que nunca aconteceu!!. ou seja, a economia portuguesa continua fraca e as imparidades em risco que são fruto de uma economia frágil e endividada, não desapareceram, como talvez a frágil inteligência do Amado pensasse ... O Amado não foi inteligente ou acreditou em fantasias... Neste momento o melhor que pode acontecer ao bcp é um AC bem sucedido, um AC que resolva os problemas do banco em definitivo.

O anuncio do AC deve estar para breve, e eventualmente as ações até podem nem cair ou não cair muito, se os problemas do banco ficarem resolvidos e a viabilidade do banco ficar garantida com o ac, e se a dimensão do aumento de capital não surpreender pela negativa...

Obrigado Joca pela tua opinião! Uma opinião com pés e cabeça ao contrário de outras pessoas.

Cumprimentos

Registado: 16/6/2016 10:21

por jr.alves83 » 15/12/2016 15:16

Ulisses Pereira Escreveu:
Uma pequena questão. o BCO neste momento vale proximo de 1B de €. Se o AC que hipoteticamente vier a ser proposto for do mesmo montante isso quer dizer que o valor nominal das acções passa para metade? Alguem me pode esclarecer?

JR, se houver um aumento de capital, a cotação das acções normalmente cai porque é feito com desconto de preço e as acções ajustam em função disso. Mas os accionistas podem beneficiar desse preço mais baixo no aumento de capital ou vender os direitos, de forma a compensar essa queda. O problema tem a ver com a falta de interesse dos accionistas pesados em entrar na acção, sob o espectro de um aumento de capital.

Abraço,
Ulisses

Obrigada pela resposta Ulisses. Estou dentro do BCP e a considerar entrar apenas no AC para tentar minimizar as perdas. Se há algo que também já aprendi neste forum é que poderá ser melhor apenas vender e sair com o prejuizo que estou hoje, do que arriscar mais e mais capital, na expectativa que a a acção suba. Gostava de ter mais garantias (isto é, informação) que após AC o banco estaria solido o suficiente para retornar a uma tendência positiva. Preferia que ele até subisse mais lentamente, mas sempre no mesmo sentido. ;).
Se tivesse de nomear o maior problema com o BCP, para mim é, a confiança que tenho perdido na actual administração. Considerei o NA um bom gestor, mas com os ultimos acontecimentos e estar a vender/despachar acçoes a saldos diluindo os pequenos investidores tem sido de uma miopia enorme.
É ir lendo, e esperar para ver...

Registado: 2/8/2016 19:35

por NaoSei » 15/12/2016 14:49

só uma dica...o bcp neste momento cota acima do ultimo AC (o da fosun a 1,1089).... portanto na minha opiniao é bom para trade longo.

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 15/12/2016 14:46

maceirafernandesjose Escreveu:Isto não esta nada fácil, ainda vao ter que levar muito com o não sei. :-k

caro parceiro do forum, levar comigo.... pode nao ser facil para ti e para muitos, mas nao somos todos iguais, cada um pensa de maneira diferente e até oposta, o facto de eu existir no caldeirão, faz com que todos os que acham que estou ou penso de forma errada, se esforcem para mostrar a sua opiniao contrária.... e é isso que enriquece o caldeirão, quando tu ou algum outro, ou até algum moderador critica a minha opiniao....faz com que quem a lê veja o lado que acha o mais correcto...
o Ulisses em muito demonstra factos que me contrariam....mas isso enriquece o caldeirão....porque muitos lêem e tiram conclusões opostas ou iguais à minha... cabe a cada um julgar, apreender e usar o que aqui aprende....
eu tambem gabo a paciencia de muitos incluindo o Ulisses e o Activo que tentam sempre mostrar-me o outro lado, sei que não é nada fácil aguentar com as minhas opiniões contraditorias, mas o caldeirao é para mostar todo o tipo de ideias, e nao uma só...

por DIXIE2020 » 15/12/2016 14:46

Meus caros foristas,
n quero influênciar ninguém,
mas vejam ´qual é a tendência hoje nos mercados de todo o sector da Banca europeia.

Bons trades.

PS- a titulo de exemplo:
- Valores de perto do fecho de 2 mercados de alguns Banco na Europa:
Commerzbank: +2,66%
Deutshebank: +5,42%

BNP Paribas: +5,31%
Credit Agricole: +3,77%
Socie Generale +3,42%
(tirem as vossas conclusões sobre o sector bancário europeu nos próximos tempos)
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 15/12/2016 18:02, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:53

por maceirafernandesjose » 15/12/2016 14:42

Activo quando chegar o momento de não haver mais capital e como levar um murro no estomago, também já levei os meus. :wink:

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ativo » 15/12/2016 14:35

maceirafernandesjose Escreveu:Activo não vai ser nada fácil o não sei mudar de ideias. :wink:

maceirafernandesjose, para o "Nãosei" mudar a sua perspetiva relativamente ao seu investimento no BCP seria necessário que não tivesse mais capital para futuramente continuar a investir, como dei a entender.

Eu pessoalmente, não pretendo alterar a mentalidade de ninguém. Deixo isso para para outros ...
Contento-me em poder exprimir, livremente, o meu pensamento!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por NaoSei » 15/12/2016 14:35

ativo Escreveu:
maceirafernandesjose Escreveu:Isto não esta nada fácil, ainda vao ter que levar muito com o não sei. :-k

Ter-se, sucessivamente, mais e mais capital disponível para investir isso impede o próprio de "assumir" as perdas já existentes.

É como o jogador que vai jogando e jogando na esperança de recuperar o que perdeu. A esperança de recuperar o dinheiro perdido que advém de poder continuar a jogar impede-o de "assumir" as perdas já existentes.

Por outro lado, baixar o preço médio de aquisição cria a ilusão de que a recuperação do que já foi perdido está, ali, ao alcance da mão ...

calma jovens, eu atingi um objectivo, agora mantendo o meu trade longo, o que tenho feito é compras e vendas rapidas logo de seguida... que até é o que mais gosto neste momento....saborear uma mais valia numa acao que acabo de comprar...é o que todo o investidor gosta...
eu agora nao ando na fase de acumulação acima daquele patamar que guardei em longo.

mantenho uma posicao de 13334 acoes...mas os novos trades são sempre para curto prazo... neste momento tenho quase 4000 acoes para despachar mal suba aos 1,2xx, mais pertinho dos 1,3...espero que lá vá....
mas a minha politica de investimento mudou para curto prazo,....tal como já o tinha dito que iria fazer quando atingisse o 1.000.000 de acoes antigas.
Editado pela última vez por NaoSei em 15/12/2016 14:36, num total de 1 vez.

por Ativo » 15/12/2016 14:29

Ter, sucessivamente, mais e mais capital disponível para investir impede o próprio de "assumir" as perdas já existentes.

É como o jogador que vai jogando e jogando na esperança de recuperar o que perdeu. A esperança de recuperar o dinheiro perdido que advém de poder continuar a jogar impede-o de "assumir" as perdas já existentes.

Por outro lado, baixar o preço médio de aquisição cria a ilusão de que a recuperação do que já foi perdido está, ali, ao alcance da mão ...

Segunda edição:

Quando não há mais e mais capital para investir, mais tarde ou mais cedo, há um momento de verdade em que se assume a perda já registada.

Não é só o BCP que tem imparidades por reconhecer. Há muitos acioinstas do BCP que também têm imparidades por reconhecer ... :shock:
Editado pela última vez por Ativo em 15/12/2016 17:58, num total de 1 vez.

por maceirafernandesjose » 15/12/2016 14:26

Activo não vai ser nada fácil o não sei mudar de ideias. :wink:

por Ativo » 15/12/2016 14:16

Ter-se, sucessivamente, mais e mais capital disponível para investir isso impede o próprio de "assumir" as perdas já existentes.

por maceirafernandesjose » 15/12/2016 13:58

Isto não esta nada fácil, ainda vao ter que levar muito com o não sei. :-k

por Ulisses Pereira » 15/12/2016 13:47

Naosei, já refutei essas conclusões em 2008, quando o BCp fez um mínimo histórico e a conversa de muitos utilizadores era essa mesma que estás a usar. Claro que algum dia hão de ter razão.

Em 2008, quando fez um novo mínimo histórico, valia 30 vezes mais do que valia hoje.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por NaoSei » 15/12/2016 13:40

o que pretendo concluir é:
se investir em longo no fundo (= ao vender no topo) mesmo que o fundo seja só hoje e daqui a uns meses ainda exista um novo fundo, não será um melhor investimento do que vender no fundo arriscando que se possa tornar um fundo e ou haja um grande ressalto da acção??

por CTT17 » 15/12/2016 13:28

https://eco.pt/2016/12/15/bancos-nacion ... opeus-sim/

Neste artigo é fácil perceber porque o BCP está próximo de mínimos históricos e poderá voltar a
cêntimos. Depois do AC poderá subir sustentadamente, mas não se iludam...com esses targets sem sentido.

Registado: 22/12/2013 23:04

por NaoSei » 15/12/2016 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Naosei, máximos históricos são sinais de força e são para serem comprados, mínimos históricos, sinais de fraqueza.

Em 2010, quando a JM fez máximos históricos, muitos eram os que diziam que por isso estava cara. Deixo aqui o gráfico para mostrar o que se seguiu.

Abraço,
Ulisses

sim Ulisses, podes ir buscar muitos pontos antes dos maximos, mas pegando no exemplo que referes da jeronimo martins e quem comprou ela no seu maximo historico com um enormissimo sinal de força aos 18 euros em 2013,..... achas que foi uma boa compra? logo a seguir caiu por aí abaixo,
ou até mesmo esse valor que falaste em 2010... atingiu os 6,5 passados 2 meses caiu mais 50%, tambem terá sido um bom investimento??. ou terá sido uma venda (ou curto) o melhor
investimento nesse topo??

p.s: claro que estou a falar sem stops, porque o muito provavel é que quem compra da maneira que se está aqui a falar....seguindo a sua tendencia...o mais certo é investir em muito curto prazo ...porque a probabilidade de bater nos stops é enorme.
p.s: este meu raciocionio tem uma conclusao que já indicarei.

Alias a jeronimo é um optimo exemplo...ainda antes de 2010 subiu 2x a maximos e aos 7,5 euros caiu quase 80% a 90%....logo a seguir
Editado pela última vez por NaoSei em 15/12/2016 13:31, num total de 1 vez.

por Joca601 » 15/12/2016 13:16

kidd Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Kidd, apagámos um post teu. Este não apagamos para que percebas exactamente o que não queremos no Caldeirão. Estás a ridicularizar um post que tem uma opinião e argumentos, exactamente aquilo que é pedido no Caldeirão. Por isso, o teu post é que está completamente desenquadrado do que aceitamos no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Só tenho pena que ninguém tenha comentado o post que coloquei ontem sobre a análise efetuada pelos analistas do caixabi sobre o BCP exatamante à 1 ano atrás.
Gostaria de saber o que mudou tanto num ano, será que não existia mal parado no balanço do banco à 1 ano atrás ?

Abraço

Esses analistas que referes não têm dinheiro aplicado no bcp... por isso é muito fácil lançar Price targets em função de contas que são pouco esmiuçadas... há muita gente neste fórum com mais competência que esses analistas para aferir das contas que constam no balanço do bcp... no entanto, e em abono da verdade, as imparidades potenciais sempre estiveram no balanço. O milagre delas desaparecerem, é que nunca aconteceu!!. ou seja, a economia portuguesa continua fraca e as imparidades em risco que são fruto de uma economia frágil e endividada, não desapareceram, como talvez a frágil inteligência do Amado pensasse ... O Amado não foi inteligente ou acreditou em fantasias... Neste momento o melhor que pode acontecer ao bcp é um AC bem sucedido, um AC que resolva os problemas do banco em definitivo.

O anuncio do AC deve estar para breve, e eventualmente as ações até podem nem cair ou não cair muito, se os problemas do banco ficarem resolvidos e a viabilidade do banco ficar garantida com o ac, e se a dimensão do aumento de capital não surpreender pela negativa...

Registado: 7/1/2012 13:03

por Ulisses Pereira » 15/12/2016 13:15

Naosei, máximos históricos são sinais de força e são para serem comprados, mínimos históricos, sinais de fraqueza.

Em 2010, quando a JM fez máximos históricos, muitos eram os que diziam que por isso estava cara. Deixo aqui o gráfico para mostrar o que se seguiu.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por NaoSei » 15/12/2016 13:11

queria lançar aqui um debate sobre a cotação do BCP.

para que vejam a minha visão.

imaginemos que o bcp está nos maximos historicos, ou seja, 310 euros por acção, e nunca esteve tão cara a acção... o que vocês fariam?
1- vendiam a acção?
2- achavam que quem a vendesse estaria a vender a um bom preço ou estaria a cometer algum erro?
3- entrariam na ação aos 310 euros por accao, sabendo que estavam a entrar no topo e se entrassem nessa ação considerariam um bom trade?

por Ativo » 15/12/2016 13:00

ativo Escreveu:
kidd Escreveu:

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Abraço

Referiste-te ao CaixaBi? Até na própria CGD havia imparidades por reconhecer! :lol:
No BCP também há certamente, à espera de que haja capital para virem à luz do dia e serem cobertas!

kidd Escreveu:
Esse foi o teu melhor comentário à minha questão? I rest my case

Não te agradou? Sabes, os meus comentários não são propriamente para agradar ...

por kidd » 15/12/2016 12:46

ativo Escreveu:
kidd Escreveu:

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Abraço

Referiste ao CaixaBi? Até na própria CGD havia imparidades por reconhecer! :lol:
No BCP também há certamente, à espera de que haja capital para virem à luz do dia e serem cobertas!

Esse foi o teu melhor comentário à minha questão? I rest my case

por Ulisses Pereira » 15/12/2016 12:43

Uma pequena questão. o BCO neste momento vale proximo de 1B de €. Se o AC que hipoteticamente vier a ser proposto for do mesmo montante isso quer dizer que o valor nominal das acções passa para metade? Alguem me pode esclarecer?

JR, se houver um aumento de capital, a cotação das acções normalmente cai porque é feito com desconto de preço e as acções ajustam em função disso. Mas os accionistas podem beneficiar desse preço mais baixo no aumento de capital ou vender os direitos, de forma a compensar essa queda. O problema tem a ver com a falta de interesse dos accionistas pesados em entrar na acção, sob o espectro de um aumento de capital.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ativo » 15/12/2016 12:41

kidd Escreveu:

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Abraço

Referiste-te ao CaixaBi? Até na própria CGD havia imparidades por reconhecer! :lol:
Editado pela última vez por Ativo em 15/12/2016 13:08, num total de 2 vezes.

por kidd » 15/12/2016 12:32

Abraço,
Ulisses

Ok Ulisses,

Abraço

por Ulisses Pereira » 15/12/2016 12:23

Kidd, apagámos um post teu. Este não apagamos para que percebas exactamente o que não queremos no Caldeirão. Estás a ridicularizar um post que tem uma opinião e argumentos, exactamente aquilo que é pedido no Caldeirão. Por isso, o teu post é que está completamente desenquadrado do que aceitamos no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 576 visitantes