Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 13/12/2016 17:54

Eu continuo na minha:
-Será importante saber quem comprou os quase 5% da Sabadell.

:arrow: 19.856.724 ações negociadas hoje...

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ulisses Pereira » 13/12/2016 17:54

Rango, mas alguém provoca uma queda desta dimensão com um volume monstruoso para apresentar menos valias? Isso seria uma completa palermice de quem faria isso. Em que mundo é que vivemos?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rango » 13/12/2016 17:52

Ulisses Pereira Escreveu:Rango, este foi um ano para perder dinheiro em Bolsa, não para ganhar. Duvido que algum accionista de referência no BCP tenha esse problema. Curiosamente, os grandes institucionais normalmente querem é apresentar bons resultados no fim do ano, não o contrário.

Rango, a descida de hoje tem uma óbvia explicação. Não a aceitar é querer inventar.

Abraço,
Ulisses

Não percebi o teu reparo. Referes-te a quê? Ao facto de muitos accionistas de referência e institucionais poderem estar a vender e a recomprar acções para poderem apresentar menos-valias neste ano fiscal? Não é isso um acto normal entre muitos investidores? Para além disso, esses investidores de referência ao vender e a recomprar estão a assumir os prejuízos neste ano com o intuito de, no próximo ano, se a acção subir, por pouco que seja, apresentar resultados positivos no final do ano ... :-k
Editado pela última vez por Rango em 13/12/2016 17:55, num total de 1 vez.

Registado: 16/9/2016 15:35

por Penaforte » 13/12/2016 17:50

kidd Escreveu:
Penaforte Escreveu:O Ulisses no comentário anterior a este já disse a razão da descida.

Mais, na sexta-feira avisou (entre outras pessoas, inclusive eu) para a possibilidade de uma retracção, mais ou menos violenta.
Vocês preferem andar à procura de bodes expiatórios e notícias à la correio da manhã.. o mais útil seria estudar e aprender a analisar um gráfico, evitando assim muitos dissabores!

Hás-de me dizer se alguém que analisa graficos previu a venda do SAbadell! ´Há com cada comentário :pray:
A

Caro kidd, se não fosse a Sabadell era outro evento qualquer, os gráficos quando bem analisados ajudam a prever movimentos futuros e a mitigar o risco e incerteza independentemente do "evento".

O BCP na sexta-feira atingiu uma resistência nos 1,35€ com os indicadores esticados, se fores analisar o comportamento do BCP, vês que quando os indicadores atingem aqueles valores normalmente ocorre uma correcção. Sendo assim o mais sensato seria saída de posição pois a probabilidade de ruptura imediata desta zona era baixa e a manutenção da posição não compensatória.
Se estamos a falar de um buy and hold, a própria assumpção dessa posição é desaconselhada pois o BCP está em bear market, sendo a probabilidade de atingir valores inferiores mais alta que superiores, até lá está, pelo menos romper a resistência dos 1,35€.

Registado: 20/10/2014 14:55

por kidd » 13/12/2016 17:45

Penaforte Escreveu:O Ulisses no comentário anterior a este já disse a razão da descida.

Mais, na sexta-feira avisou (entre outras pessoas, inclusive eu) para a possibilidade de uma retracção, mais ou menos violenta.
Vocês preferem andar à procura de bodes expiatórios e notícias à la correio da manhã.. o mais útil seria estudar e aprender a analisar um gráfico, evitando assim muitos dissabores!

Hás-de me dizer se alguém que analisa graficos previu a venda do SAbadell! ´Há com cada comentário :pray:
A

Registado: 16/6/2016 10:21

por Penaforte » 13/12/2016 17:42

O Ulisses no comentário anterior a este já disse a razão da descida.

Registado: 20/10/2014 14:55

por kidd » 13/12/2016 17:39

Ulisses Pereira Escreveu:Rango, este foi um ano para perder dinheiro em Bolsa, não para ganhar. Duvido que algum accionista de referência no BCP tenha esse problema. Curiosamente, os grandes institucionais normalmente querem é apresentar bons resultados no fim do ano, não o contrário.

Rango, a descida de hoje tem uma óbvia explicação. Não a aceitar é querer inventar.

Abraço,
Ulisses

E qual é a explicação? É que parece que entre ontem e hoje houve algum aumento de capital.
Os 4% do Sabadell simplesmente mudaram de mãos a 1,15, resta saber para as mãos de quem

Registado: 16/6/2016 10:21

por Ulisses Pereira » 13/12/2016 17:34

Rango, este foi um ano para perder dinheiro em Bolsa, não para ganhar. Duvido que algum accionista de referência no BCP tenha esse problema. Curiosamente, os grandes institucionais normalmente querem é apresentar bons resultados no fim do ano, não o contrário.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rango » 13/12/2016 17:20

O que me parece é que esta descida acompanhada por este volume, é provocada por alguns institucionais por razões de ordem fiscal... estamos a chegar ao final de mais um ano fiscal e haverá institucionais e investidores de longo prazo que aproveitam esta altura para realizar menos-valias. Era o que eu faria se estivesse no lugar deles e o volume transacionado hoje, mais de 18 milhões de acções, parece revelar isso mesmo... :roll:

por Joca601 » 13/12/2016 17:13

O Sabadell desinteressou-se do investimento no bcp e vendeu... evidentemente que o Sabadell como acionista qualificado terá o privilégio de saber ou perceber as próximas ações da administração.. na minha opinião e à luz da decisão de desinvestimento no bcp entendo que o Sabadell, não quer ou não pode ir ao próximo AC.

O aspeto positivo que encontro neste negócio foi ter sido fácil ao Sabadell encontrar compradores para a sua posição. de resto, a mensagem do Sabadell que fica para o mercado é de desinteresse no investimento...

Registado: 7/1/2012 13:03

por Rango » 13/12/2016 17:13

Não resisti... reforço a 1,133. Acho esta descida um bocado estúpida e sem razão de ser. Pelo facto de um institucional, por várias razões, mas uma das quais foi o BCP deixar de servir para aquilo que pretendia e ter vendido a posição que detinha com um desconto de cerca de 10%, coisa normal quando institucionais pretendem vender um grande número de acções fora do mercado principal, não quer dizer que a acção tenha perdido valor. Não encontro grande justificação para esta descida e desconfio que há mais algo por detrás desta descida que ainda não é visível, mas quando vejo tanta gente a comprar (também muita gente a vender) é de desconfiar do que se passa... e prefiro arriscar... tenho 50% de hipóteses de estar certo... :-k

Nos próximos dias vamos ver se fiz asneira ou não... :-k :roll:

por luislobs » 13/12/2016 17:07

Amanha nao posso acompanhar a sessao de manha logo nao arrisco a abertura q possa ser feia, acredito que ate possa amanha subir um pc das quedas de hoje.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por EAGLETRADER20 » 13/12/2016 17:05

frosasantos Escreveu:
luislobs Escreveu:Stopado a 1.14...paciencia mas á que respeitar o mercado.Vela podia ser bonita martelo mas parece desenhar uma feia vermelha..

um stop a -0,45% da entrada não é "apertadíssimo"?! ou foi um stop mental de quem acha que vai cair portanto saíste?

Eu concordo com realização do stop logo nesse nivel especialmente com este volume na queda que pode levar a um nivel inferior.

Quando faço uma entrada puramente especulativa num titulo em queda , se na minha análise é expectavel que a reacção seja de subida naquele ponto, e o titulo continua a cair com volume forte, eu rapidamente saio pois a probabilidade de o meu trade estar errado e levar a uma perda mais elevada é substancial , assim assumo uma perda irrisoria, e fico sem risco.

Registado: 4/3/2008 9:17

por pedrocoimbra12 » 13/12/2016 17:00

Ainda espero que na reta final da sessão ela dê um salto para cima :D

Registado: 15/9/2015 12:18

por Fred_Invest » 13/12/2016 16:59

luislobs Escreveu:Stopado a 1.14...paciencia mas á que respeitar o mercado.Vela podia ser bonita martelo mas parece desenhar uma feia vermelha..

um stop a -0,45% da entrada não é "apertadíssimo"?! ou foi um stop mental de quem acha que vai cair portanto saíste?

Registado: 4/9/2015 12:25

por EAGLETRADER20 » 13/12/2016 16:54

Cotada está a comportar-se como era expectavel.

De manhã quando vi o muro de betão a 1.16 e o volume que fazia, comentei que esperava que fechasse o dia claramente abaixo dos 1.15 e perto dos minimos do dia na altura 1.135

Vai fechar ainda abaixo das minhas expectativas tendo já feito de minimo 1.1304

Registado: 4/3/2008 9:17

por luislobs » 13/12/2016 16:50

Stopado a 1.14...paciencia mas á que respeitar o mercado.Vela podia ser bonita martelo mas parece desenhar uma feia vermelha..
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Fred_Invest » 13/12/2016 16:41

frosasantos Escreveu:Portanto vendendo no mercado, nesta altura, mandavam a cotação para metade. A fosun, comprando no mercado 4% também a fazia disparar. Juntam o útil ao agradável e vendem um ao outro por um valor que servisse ambos. Agora por que preço e haverá negociata "por fora"? E efeitos na cotação?
Parte feia disto: parece tudo cozinhado e uns sabem mais que outros. A história que ou reforçam ou saem é para inglês ver porque se vantajoso fosse reforçavam. Também se vê que a ideia de a fosun ir ao mercado eram "balelas".
Parte bonita: parece que o ativo vê qualquer coisa positiva nisto do BCP (não ficou surpreendido e que pode levar a uma "luta" pelo controlo), e neste momento é o que me alegra!

Eu pessoalmente achava que os pequenos ja estavam entalados irreversivelmente e ja no limite, mas aparentemente há mais! Espero estar enganado.

então o Sabadell só ontem se apercebeu o quanto entalado estava? não se apercebeu quando a cotação estava ao dobro ou triplo ou quadruplo para a despachar? embora a perder seriam sempre mais 50M a 150 M euros. e não podem justificar com "ah, achavam que não" porque, permitam-me a "ofensa", até os minimamente informados em AT ou AF aqui do forum previam isto, como é que os gurus de gestão dos qualificados não saberiam o que estava para acontecer?
Assustador está a ser assistir ao despejo que nem a deixa respirar um pouco, alguém disse "vai todo" e está de facto a "ir todo". Reitero que diria exactamente a mesma coisa se fosse disparo para cima (embora mais contente): é lamentável deixarem os accionistas completamente ás escuras, sabendo que os estão a entalar com decisões "pré-fabricadas" e já com destinatários. haja coragem e diga-se o que se pretende, e aí se verá quem quer ficar ou sair, mas assim não. Digam já que foi tudo feito deste a marcação da AG (e os seus pontos) para arranjar alguém disposto a meter efectivamente algum em AC reservado (e não hipotético em caso de necessidade), como já aconteceu com a fosun e ja sabiam de certeza antes da AG, e que o aumento da posição será feito com outro AC (que sempre souberam) e nunca no mercado. Eu não compro há muito, mas com afirmações de reforços futuros ate aos 30% levam muita gente a acreditar em algo que não se concretizará, culpa própria, verdade, mas estaõ a ir ao engano porque foi dito que iriam reforçar, caso o bce aprove, ou em ACs ou no mercado, mas o mercado está fora de questão e vão correr com o povo num AC geral. Percebo pouco disto mas a actuação é triste porque até o valor desse AC vai ser decidido em função das necessidades, sim, mas maioritariamente em função do que a fosun quer para si no BCP (eventualmente tb a Sonangol), basicamente será geral reservado aos critérios dos grandes.

Alguém sabe se o BCP tinha alguma coisa do sabadell?

PS - o que tinha para perder perdi antes da entrada da fosun, o que arrisco perder é irrisório agora, portanto fico. e não culpo ninguém senão a mim para cá estar, mas tenho direito a achar que está a ser tudo feito ás claras mas da forma mais sombria que existe.

edit: e amanha a CMVM suspende os curtos como se os curtos tivessem algo a ver com a queda de hoje (da mesma maneira que suspenderam quando BR estava a sair e a cotação a cair aos 10% dia), os curtos fizeram o trabalho antes e agora colhem os frutos, isto hoje não são vendas de curtos (nem na altura da BR), são mesmo longos a saírem/fugirem.

edit 2: se for abaixo de mínimos ou próximo disso tento dar um tiro (grande mas muito apertado). Pode ser que hoje saia qualquer coisa ainda pior e amanhã não tenha qualquer hipótese e volte a ficar agarrado a elas!
Editado pela última vez por Fred_Invest em 13/12/2016 16:54, num total de 2 vezes.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Joca601 » 13/12/2016 16:18

frosasantos Escreveu:Ainda viremos a saber (esta semana) que quem comprou loucamente a semana passada foi a fosun. Estratégico e combinado com o sabadell para lhes comprarem depois do ressalto e acima de mínimos os 4% (mas a fosun ja diz que não sabia de nada, e ninguém lhes perguntou). Isto tudo sem disparar a cotação e lá ficam com mais 5 ou 6%. E a sonangol a dormir se assim foi porque teve uma boa hipótese de reforçar em valores próximos da fosun. Pelo valor que foi não parece ter havido grande luta pelos 4%...
Há uma expressão 1 no cravo outra na ferradura. No caso do BCP é 1 no cravo, 4 na ferradura e assim vai ele, por aí abaixo... Joca, estavas a ser irónico?!
Eagle, isso da correcção é que assusta(entre outros!)

Boas Frosasantos,

Não estava ser irónico, na minha opinião existe duas formas de olhar para o bcp.... uma das formas de olhar para o bcp tem a ver com a recuperação da instituição, salvação ou viabilidade, essa parece que está no bom caminho.... a outra forma e que decorre da primeira implica o sacrifício dos atuais acionistas que têm sido e ainda serão fortemente penalizados com o aumento de capital que está a ser preparado... ou seja, bom para a instituição mas mau para os acionistas.

Pelo que percebi de uma noticia da SIC a participação do Sabadell foi vendida a várias entidades... provavelmente não saberemos quem foram os compradores.

A Fosun prepara-se para pagar para ter uma posição estratégica num banco europeu... pode aumentar até 30%.

A Sonangol poderá aumentar até 30% se tiver capacidade financeira para o fazer, a Sonangol poderá através de compra de direitos em bolsa aumentar a sua posição assim como a Fosun por isso descarto estas duas instituições como sendo as compradoras da posição Sabadell.

Até junho 2017 tudo no bcp terá de ficar resolvido, mas estou convencido que ainda este mês será anunciado o AC..., isto é, se o Amado não voltar a falhar...

Registado: 7/1/2012 13:03

por NaoSei » 13/12/2016 13:42

Pixiesurfer Escreveu:Facto: Lembra-se de o BCP valer 10 mil milhões? A "linha da vida" do BCP foi superada em Dezembro de 2006, quando a instituição atingiu um valor de mercado de dez mil milhões de euros, a fasquia que Paulo Teixeira Pinto considerava necessária para o proteger de uma OPA. Hoje vale um décimo

Hoje mais um dia negro para o BCP :-k

penso que já valeu até 17 mil milhoes em 2007

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 13/12/2016 13:41

Wuzzu. Escreveu:
Goya777 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Esta saida do sabadell parece-me aproveitar a recente subita valorização até porque em accelerated bookbuilding é sempre necessário dar desconto, mas acima de tudo parece-me estrategica no timing, pois é uma posição fortemente perdedora que sai do balanço e já não aparece no inicio do proximo ano.

Existe por vezes no final do ano a estrategia de grandes investidores de se retirarem das posições de investimento antes final ano para já não constarem do portfolio se a perspectiva visivel não for muito otimista.

Vamos ver até final do ano se todos investidores querem manter esta posição fortemente perdedora nos balanços no final de ano.

Esta forte barreira de venda a 1.16 com este volume , fico com a sensação que estão a existir saidas de investimentos no titulo.

Já estava quase tudo provisionado

Para mim é simples: dentro de uma semana temos o anuncio do grande aumento de capital. Rallies vai haver, mas para o ano. Este ano é para limpar mal parado e cotações.

2017 será para recomeçar do "zero".

wuzzu

concordo

Registado: 8/10/2008 11:04

por Pixiesurfer » 13/12/2016 13:34

Facto: Lembra-se de o BCP valer 10 mil milhões? A "linha da vida" do BCP foi superada em Dezembro de 2006, quando a instituição atingiu um valor de mercado de dez mil milhões de euros, a fasquia que Paulo Teixeira Pinto considerava necessária para o proteger de uma OPA. Hoje vale um décimo

Hoje mais um dia negro para o BCP :-k
Aim small, miss small. Aim for a button, you'll hit a shirt. ...

Registado: 22/6/2016 16:03

por Rango » 13/12/2016 13:21

PIMBA!!! Grande cacetada!!! Desta vez fui apanhado fora da bolsa... o 'puto' mais novo passou grande parte da noite nas urgências do hospital com um gastroenterite e só nos deitámos já passavam das 4 da manhã e acabámos por dormir até tarde.

Foi um prejuízo pesado para a contabilidade do deve e haver do meu investimento no BCP, mas, mesmo assim, continuo com uns lucros razoáveis. Continuo dentro. :roll:

por pedrocoimbra12 » 13/12/2016 13:19

Entrada a 1,155 à espera de um ressalto até ao final do dia de hoje. Stop a -3%.

Cumps

Registado: 15/9/2015 12:18

por Goya777 » 13/12/2016 13:11

Pena é levarem vários anos a recomeçar do zero.

Bem...algum ano será efectivamente o recomeçar.

Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 236 visitantes