Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por topline » 12/12/2016 18:04

chico_laranja Escreveu:
Beatriz_P Escreveu:
(...)
topline
As melhores flores são as naturais e qualquer dama gosta de receber uma bonita flor :twisted:

Pois, pois ... num restaurante o empregado pergunta-me: água, natural ou fresca? Ao que eu lhe respondo: naturalmente fresca e sem sabores. :-" :-"

Registado: 20/11/2016 15:31

por chico_laranja » 12/12/2016 17:50

Beatriz_P Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Tenho gostado de ver :clap:

A quem perguntou sobre como aplicar o dinheiro ainda não vi ninguém fazer as perguntas essenciais para se poder dar inidcações mais acertivas :oh:

Beatriz

Primeiras questões:
- Tempo previsto para o investimento? (1 ano, 3, 5, 10 anos.... pra reforma daqui a 40 anos....)?
- Risco que aceitas? Entras em pânico ou tens ataques de ansiedade a partir de quanto perdes? 5%? 10% 20%?
- Qual o ganho que pretendes (óbvio que nºs realistas... eu também queria ganhar 20% ao ano com 3% de risco :twisted: )

Há uma relação directa entre risco e ganho potencial/expectável.

Tipicamente uma carteira por volta dos 60% acções -40% Obrigações é uma carteira equilibrada pois com risco potencial médio em torno dos 8-12% tens um ganho potencial médio de 4-6% ao ano. Convém ter noção que pode ser perder 10% num ano, ganhar 20% no segundo e 5% no terceiro daí a questão do risco que aceitas.

Se não quiseres ter ataques de pânico frequentes e o prazo de investimento for longo, o ideal é olhar para o saldo apenas 1 vez por mês ou até mais afastado senão é um carrossel de emoções todos os dias, tipo um garoto a olhar para as luzes de Natal.... eeeeeeeeeee......oooooooooo......eeeeeeeeeee......oooooooooo...... :mrgreen:

Não tenhas pressa em investir o dinheiro. É preferível perderes uns dias de hipotético ganho (ou perda), estudares um pouco o que pretendes e esclareceres as tuas dúvidas do que ir de cabeça e depois arrependeres-te. A táctica do bancário é marketing: não dar muito tempo para a pessoa pensar e levar a mesma a investir no que ele indica em vez de procurar alternativas até porque ele sabe que se a pessoa se for informar irá abrir conta num banco de investimento para o fazer.....

O bancário sabe que ao investires pelo BPI acabas por estar muito limitada no que diz respeito à oferta de fundos (não tenho a mínima noção do que eles vendem além de fundos da casa, no site à primeira vista apenas aparece os da casa). Um banco tipo BEST, BIG ou ActivoBank tem mais oferta pois o forte deles é mesmo investimento, seja em fundos, ETFs, CFD, warrants, futuros ou outro qualquer instrumento exótico.

Cuidado que investir em ETF's tem custos extra que não aparecem nos prospectos, sites, gráficos e comparadores. Nos fundos tipicamente não há custo nenhum pois os custos estão integrados na própria cotação do fundo. Nos ETF's tem a cotação mas se compras pagas X de taxa, se vendes pagas Y de taxas, se tens na tua posse pagas Z de taxa mensalmente ou trimestralmente (esta começa aos poucos a desaparecer... Obrigado DeGiro)

Não te acanhes com as dúvidas que a malta vai respondendo. Ninguém nasceu ensinado e todos nós já passámos por essa fase.

Para te situares um pouco, até porque não somos todos iguais, os utilizadores têm +- a seguinte postura em relação ao mercado e por ordem crescente de risco:
Virtuagod - Misto Defensivo
Chico_laranja - Misto
Rick Lusitano- Misto
Bucks - Misto agressivo
Topline - Agressivo

Peço desculpa aos que não indico mas esses não consigo situar tão bem :oops:

Bom dia.

Muito obrigada pela sua resposta. Antes de responder às suas perguntas, devo dizer que compreendi o que disse e que as suas observações, aos meus olhos, fazem todo o sentido. Queria também dizer que falei ontem, novamente, com o funcionário do banco e que, para além de me ter enviado a lista dos fundos estrangeiros do banco (são 3 páginas), deu-me também uma informação importante. Mas antes disso, vou responder às perguntas:

- "Tempo previsto para o investimento? (1 ano, 3, 5, 10 anos.... pra reforma daqui a 40 anos....)?": Não tenho um "tempo" previsto. Felizmente, não preciso deste dinheiro para viver. Quero apenas que ele fique bem aplicado e se valorize ao longo do "tempo", o qual não estou em condições de medir a dimensão. Não sou nova e, portanto, estou nas mãos de Deus e dos médicos. Sinto-me muito bem, com muita energia e alegria de viver (mais do que quando era nova, acredite), no entanto tenho consciência de que "the end is near" como cantava o Sinatra. Isto para afirmar que não estamos a falar de aplicar o dinheiro a... 40 anos nem a 20. Desculpe, mas até me ri sozinha. Era bom...4

Cara Beatriz.

Assumo então que está numa fase madura da vida. Mantenha sempre essa alegria de viver :clap:

Nesse caso uma distribuição perto da que indiquei, 60% acções-40% obrigações, quiçá talvez até mais defensiva tipo 40%-60% será algo que encaixa no que pretende.

Beatriz_P Escreveu:
- "Risco que aceitas? Entras em pânico ou tens ataques de ansiedade a partir de quanto perdes? 5%? 10% 20%?" Apenas entrarei em "pânico" (talvez seja uma palavra demasiado forte) ou ficarei triste (por ter errado nas minhas escolhas, tão cuidadosa procuro ser) se, no momento em que eu precisar de levantar o dinheiro, ele ter mingado. Naturalmente, como qualquer pessoa que poupa e aplica, quero, quando pretender dar destino ao que é meu, ter mais no futuro do que tenho agora. Se não fora assim, não vejo razão para os senhores estarem a "matar a cabeça" com tantos gráficos e estudos de matemática. Se é para perder dinheiro, mais vale dá-lo aos pobres, não acham?

Nos mercados nada é certo.... basicamente expect the unexpected pois os grandes tombos (e as grandes escaladas) estão ao virar da esquina..... o problema é ninguém saber onde ela está :twisted:

Ninguém investe para perder dinheiro.

Apenas uma pequena correcção se me permite..... não espere apenas o mesmo que investiu. Pelo menos o que investiu mais a inflacção pois só assim não perde dinheiro.

Muita gente se esquece disso e foi dessa forma que muita gente foi ludibriada nos inícios dos anos 80 quando o FMI veio cá. Até tinham aumentos mensais ou trimestrais .... o problema é que os aumentos dos salários não acompanhavam os aumentos dos preços mas essa táctica serviu para amenizar a sensação de perda Certamente saberá melhor que eu isto pois eu nasci nesta altura :-"

Beatriz_P Escreveu:
- "Qual o ganho que pretendes (óbvio que nºs realistas... eu também queria ganhar 20% ao ano com 3% de risco)": graças a Deus, não tenho o sentimento da ganância nem a idolatria pelo dinheiro (amá-lo como a um deus, como se referiu S. Paulo); o meu objectivo, que me parece natural e aceitável, é ter este meu dinheiro seguro para quando eu dele precisar e que vá rendendo, que se vá valorizando. É claro, se os resultados forem bons fico contente, pois significa que fiz boas escolhas e isso reconforta-nos interiormente.

É sempre bom ver que há quem pense dessa forma.... almejo um dia chegar a esse nirvana.... mas para já tenho 2 filhos para alimentar e um deles com alguns problemas de saúde que acarretam custos pelo que terei para já que pensar no lucro (mas sem idolatria.... há vida além do dinheiro).

Beatriz_P Escreveu:Para terminar e não abusar da paciência dos senhores, digo que voltei a falar )desta fez, pelo telefone) com o senhor do banco, que me referiu coisas importantes. Primeiro, disse-me que tinha falado do meu assunto aos seus colegas do privado (a área especial do banco que trata destas coisas) e que seriam eles a enviar-me uma proposta. Não me garantiu o dia, mas que seria ao longo da próxima semana. Mas foi adiantando que aconselham que, por cuidado, uma parte do valor fique num fundo de liquidez e que a outra, sim, seja aplicada em fundos internacionais de acções. Falou-me em vários nomes (desculpem, mas não fixei) e enviou-me por e-mail a lista de todos os fundos. São 3 páginas. Como não vêm lá marcados os fundos que o senhor falou, não sei a quais deles se referiu na conversa. Terei, portanto, de aguardar pela próxima semana. Mas pelo menos fiquei satisfeita por saber que este funcionário foi diligente ao ponto de ter encaminhado este meu caso para os colegas que mais percebem do assunto no banco. Parece-me que estou em boas mãos, lidando com gente honesta e competente. e isso, de algum modo, tranquiliza-me.

Novamente o marketing está a funcionar bem mas é sinal que pelo menos estão a ter cuidado com um cliente.

A opção de ter algum em fundo de liquidez basicamente é o mesmo que ter o dinheiro em depósitos à ordem.... em investimento a liquidez aconselha-se para quem quer ter um quinhão de lado para apanhar uma oportunidade imperdível.

Seguindo um pouco a regra e sabendo que preza a manutenção do capital (embora aceite que pode por vezes ir ao vermelho) ter uns 40% acções - 60% obrigações não é de todo descabido assumindo sempre 3+ anos para o investimento.

Eu iria nas obrigações para o PIMCO Global Bond (VirtuaGod.... és o mago dos fundos de obrigações pelo que podes dar aqui uma ajuda) e nas acções iria para um fundo global tipo LU0094560744 - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc ou até algo mais conservador tipo LU0229519805 - Nordea-1 Global Stable Equity Unhedged E EUR

topline

As melhores flores são as naturais e qualquer dama gosta de receber uma bonita flor :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por topline » 12/12/2016 17:27

As entidades reguladoras dos EUA têm mão pesada a aplicar multas aos bancos e empresas infratoras ... só é pena que não sejam assim tão diligentes para o "illicit capital flows of the offshore economy". :twisted:

Capturar 5.PNG
Capturar 5.PNG (47.9 KiB) Visualizado 8591 vezes

por Bucks » 12/12/2016 16:33

topline Escreveu:Rússia e EUA: os 2 grandes inimigos históricos podem ser a terra prometida para os mercados bolsistas de 2017.

Desde há cerca de 2 semanas, o rublo da Rússia (RUB) está numa fase brutal de valorização face ao USD, estando a um nível de Out. 2015, e o recente acordo da OPEP e dos principais produtores de petróleo extra-OPEP em cortar a produção, fez com que houvesse uma boa subida no preço do barril de crude, com a consequente valorização do RUB face ao USD, valorização esta que está a provocar uma alavancagem no índice bolsista russo RTSI (em USD) em relação ao índice MICEX (em RUB) da bolsa de Moscovo.

A seguir, veja os gráficos que demonstram que os mercados (forex e acionista) da Rússia estão numa fase continuada de alta.
Para além do factor petróleo, o factor Trump também está a favorecer a Rússia ... o tempo do "veneno" das sanções económicas contra a Rússia pode-se transformar num dos "alimentos" para a economia russa (o que não mata no presente, pode depois engordar e a Rússia é demasiado grande e poderosa para se deixar intoxicar pelo "veneno" ocidental), pois a seguir a uma fase de stress económico-financeiro, a economia costuma depois responder com uma fase de ascensão.

Capturar 1.PNG

Capturar 2.PNG

Capturar 3.PNG

Eu que o diga a 68% :mrgreen:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por topline » 12/12/2016 15:52

Rússia e EUA: os 2 grandes inimigos históricos podem ser a terra prometida para os mercados bolsistas de 2017.

Desde há cerca de 2 semanas, o rublo da Rússia (RUB) está numa fase brutal de valorização face ao USD, estando a um nível de Out. 2015, e o recente acordo da OPEP e dos principais produtores de petróleo extra-OPEP em cortar a produção, fez com que houvesse uma boa subida no preço do barril de crude, com a consequente valorização do RUB face ao USD, valorização esta que está a provocar uma alavancagem no índice bolsista russo RTSI (em USD) em relação ao índice MICEX (em RUB) da bolsa de Moscovo.

A seguir, veja os gráficos que demonstram que os mercados (forex e acionista) da Rússia estão numa fase continuada de alta.
Para além do factor petróleo, o factor Trump também está a favorecer a Rússia ... o tempo do "veneno" das sanções económicas contra a Rússia pode-se transformar num dos "alimentos" para a economia russa (o que não mata no presente, pode depois engordar e a Rússia é demasiado grande e poderosa para se deixar intoxicar pelo "veneno" ocidental), pois a seguir a uma fase de stress económico-financeiro, a economia costuma depois responder com uma fase de ascensão.

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (39.77 KiB) Visualizado 8667 vezes

Capturar 2.PNG
Capturar 2.PNG (30.8 KiB) Visualizado 8667 vezes

Capturar 3.PNG
Capturar 3.PNG (35.79 KiB) Visualizado 8667 vezes

Capturar 4.PNG
Capturar 4.PNG (42.69 KiB) Visualizado 8612 vezes
Editado pela última vez por topline em 12/12/2016 16:40, num total de 1 vez.

por Bucks » 12/12/2016 13:20

Bom us high yield, mesmo sendo de distribuiçao rendimentos vou manter, muito bom...

FIDUSHY:LX
Fidelity Funds - US High Yield Fund

por Bucks » 12/12/2016 13:17

Já tirei coreia e india, e coloquei com maior quantia no fidelity asian agressive, ora vejam lá a carteira dele, tem coreia também e austrália:

http://markets.ft.com/data/funds/tearsh ... 362106:EUR

por Bucks » 12/12/2016 13:03

Estou pensar retirar o parvest india e amundi korea, substituindo pelo fidelity assian agressive E que contém Austrália.
Como já tenho o pictet emerging markets index, já abrange estes países.

por topline » 12/12/2016 12:57

Low Volatility is Not a Buy and Hold Strategy.

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (523.95 KiB) Visualizado 8802 vezes

http://www.etftrends.com/2016/12/what-d ... mers-want/

por topline » 12/12/2016 12:36

Comparing Current Tax Brackets To Future Tax Reform Potential.

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (60.21 KiB) Visualizado 8838 vezes

https://www.kitces.com/blog/end-of-year ... ax-reform/

por Bucks » 12/12/2016 12:30

Rambaldi Escreveu:
bucks Escreveu:Tenho mantido a Coreia e India...

Amundi Fds Eq Korea SU-C
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR052ZI

Parvest Equity India N
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000PXIK

Mais alguém na Coreia e India?

Bucks,

Tenho este, que considero um bom veiculo para exposição à Índia:

GS India Equity Portfolio E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000001KY9

Com a vitoria do Trump a Índia levou porrada e agora já está a recuperar, mas vou reduzir a exposição aos emergentes e aumentar nos EUA.

Esse fundo da Coreia tem muita volatilidade face à rendibilidade, vais manter?

Esse GS é dos melhores India, mas pedem muito de entrada. A Coreia sobe e desce mas não desce ao ponto de demorar muito a recuperar... Ainda a pensar...

por topline » 12/12/2016 12:15

FOMC Preview: Getting Ready for the New Regime.

Capturar 2.PNG
Capturar 2.PNG (241.39 KiB) Visualizado 8857 vezes

Capturar 3.PNG
Capturar 3.PNG (238.81 KiB) Visualizado 8857 vezes

Capturar 4.PNG
Capturar 4.PNG (222.56 KiB) Visualizado 8857 vezes

Capturar 5.PNG
Capturar 5.PNG (340.93 KiB) Visualizado 8857 vezes

http://www.advisorperspectives.com/comm ... new-regime

por topline » 12/12/2016 11:57

Um bom amigo que retornou às lides do tópico e se saúda ... ele não é um black swan dos mercados mas sim um cisne branco: Rambaldi.

Capturar 1.PNG

por Rambaldi » 12/12/2016 0:21

bucks Escreveu:Tenho mantido a Coreia e India...

Amundi Fds Eq Korea SU-C

Parvest Equity India N

Bucks,

Tenho este, que considero um bom veiculo para exposição à Índia:

GS India Equity Portfolio E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000001KY9

Com a vitoria do Trump a Índia levou porrada e agora já está a recuperar, mas vou reduzir a exposição aos emergentes e aumentar nos EUA.

Esse fundo da Coreia tem muita volatilidade face à rendibilidade, vais manter?

Registado: 28/7/2014 10:40

por Bucks » 11/12/2016 23:03

por Bucks » 11/12/2016 19:56

A razão principal para esta enorme desigualdade é que há muita gente pobre (em riqueza) no mundo. Percebe-se: não é preciso muito para ficar entre os 1% de topo dos possuidores de riqueza. Uma vez subtraídas as dívidas, uma pessoa precisa apenas de US$3.650 para ficar na metade mais rica dos cidadãos do mundo. Contudo, são precisos cerca de US$77.000 para ser membro dos 10% do topo da riqueza global e US$798.000 para pertencer aos 1% do topo. Assim, se possui uma casa em qualquer grande cidade no Norte rico e sem hipoteca, já faz parte dos 1% do topo. Sente-se rico assim? Isto apenas mostra quão pobre é a vasta maioria das pessoas do mundo: sem propriedade, sem dinheiro e certamente sem acções e títulos!

por Bucks » 11/12/2016 18:39

por Bucks » 11/12/2016 17:17

por Bucks » 11/12/2016 16:30

Tenho mantido a Coreia e India...

Amundi Fds Eq Korea SU-C

Parvest Equity India N

por topline » 11/12/2016 16:01

bucks Escreveu:Topline, já tive este fundo, mas pedem reforços muito altos, que achas dele em análise?

Fidelity Asian Aggressive E-Acc-EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000RLR

- Fundo que, em 3 anos, tem uma rentabilidade média < DP => RS < 1.0 (0.90, o que não é bom, mas é razoável);
- Alfa bom e com um beta < 1.0 (< risco do mercado), em relação ao standard index de referência, => outperformance com uma boa gestão de risco;
- R2 um pouco superior a 80% => gestão ativa e não do tipo "closet index funds";
- Uma performance excelente em 2015 (esteve nos 3% melhores fundos da sua categoria) e em 2016 está a aguentar-se com uma boa rentabilidade (está nos 29% melhores fundos da sua categoria);
- Tem uma boa distribuição geográfica da Ásia ex-Japão, com uma politica de investimento ativa capaz de poder captar umas boas oportunidades dos tigres asiáticos.

Conclusão: um bom fundo para se ter na carteira da região da Ásia ex-Japão.

por topline » 11/12/2016 15:00

Um grande vídeo da minha "amiga" Mylène (a melhor cantora e performer em palco francesa) com uma mensagem de fundo brutal (vale a pena ver até ao fim):

https://www.youtube.com/watch?v=ZE7kxU7bW2Q

por topline » 11/12/2016 13:56

Beatriz_P Escreveu:
topline Escreveu:
Beatriz_P Escreveu:
(...)
Mas pelo menos fiquei satisfeita por saber que este funcionário foi diligente ao ponto de ter encaminhado este meu caso para os colegas que mais percebem do assunto no banco. Parece-me que estou em boas mãos, lidando com gente honesta e competente. e isso, de algum modo, tranquiliza-me.

Como é que você pode a prior dizer que está lidando com gente competente se ainda não tem resultados da sua futura aplicação financeira dessa suposta competência?
Por outro lado, eu só consigo classificar de competente ou incompetente um qualquer profissional se tiver conhecimentos específicos sobre a matéria em apreço e já agora é conveniente que um qualquer avaliador de competências tenha uma competência a um nível igual ou superior a quem está a avaliar.

Por último, posso lhe dizer que o melhor responsável pelo marketing do BPI não escreveria melhor que o seu parágrafo que eu destaquei atrás. No mínimo e para inicio de conversa, o BPI deveria enviar-lhe no Natal um grande ramo de flores policromático e resistente à perecividade temporal.

Bom dia.
O senhor tem razão. Eu talvez me tenha expressado mal. Peço que me perdoe. O que eu quis dizer foi que fiquei sensibilizada com a humildade, e a vontade de bem ajudar, demonstrada pelo funcionário do banco. No meu íntimo, senti isso. Ao dizer-me que outros colegas do banco, de um sector especializado, tinham mais conhecimentos e experiência nesta área e encaminhando este meu pedido de aconselhamento para esse departamento do banco, foi algo que apreciei e que me tocou. Foi isso que eu quis dizer.
Bom domingo a todos e obrigada.

Não tens nada que pedir desculpa, pois não trataste mal ninguém. Quando tiveres dúvidas aparece que alguém do tópico te vai dar resposta.

por Beatriz_P » 11/12/2016 13:20

topline Escreveu:
Beatriz_P Escreveu:
(...)
Mas pelo menos fiquei satisfeita por saber que este funcionário foi diligente ao ponto de ter encaminhado este meu caso para os colegas que mais percebem do assunto no banco. Parece-me que estou em boas mãos, lidando com gente honesta e competente. e isso, de algum modo, tranquiliza-me.

Como é que você pode a prior dizer que está lidando com gente competente se ainda não tem resultados da sua futura aplicação financeira dessa suposta competência?
Por outro lado, eu só consigo classificar de competente ou incompetente um qualquer profissional se tiver conhecimentos específicos sobre a matéria em apreço e já agora é conveniente que um qualquer avaliador de competências tenha uma competência a um nível igual ou superior a quem está a avaliar.

Por último, posso lhe dizer que o melhor responsável pelo marketing do BPI não escreveria melhor que o seu parágrafo que eu destaquei atrás. No mínimo e para inicio de conversa, o BPI deveria enviar-lhe no Natal um grande ramo de flores policromático e resistente à perecividade temporal.

Bom dia.
O senhor tem razão. Eu talvez me tenha expressado mal. Peço que me perdoe. O que eu quis dizer foi que fiquei sensibilizada com a humildade, e a vontade de bem ajudar, demonstrada pelo funcionário do banco. No meu íntimo, senti isso. Ao dizer-me que outros colegas do banco, de um sector especializado, tinham mais conhecimentos e experiência nesta área e encaminhando este meu pedido de aconselhamento para esse departamento do banco, foi algo que apreciei e que me tocou. Foi isso que eu quis dizer.
Bom domingo a todos e obrigada.

Registado: 16/1/2016 11:08

por Bucks » 11/12/2016 13:07

Topline, já tive este fundo, mas pedem reforços muito altos, que achas dele em análise?

Fidelity Asian Aggressive E-Acc-EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000RLR

por topline » 11/12/2016 4:06

Cut the Top U.S. Corporate Tax Rate to 22%. (Gene Epstein, Barron’s)

There is much anticipation for a decrease in the corporate tax rate. Barron’s determined that a 22% tax rate (down from 35%) would be revenue neutral to the US Government. The rationality for the tax cut being tax neutral for the US government is driven by economist Art Laffer’s research. His analysis is driven by two factors: “if the tax collector claims a lower share of income, there is an incentive to produce more income. Second, a lower rate means there’s less incentive to spend time and effort avoiding the tax.” The corporate tax system is also plauged by tax avoidance strategies which have caused many firms to have large cash balances that remain overseas. Lowering the corporate tax bracket could cause these funds to come back to the US and filter their way through the system.

http://intrinsicinvesting.com/
http://www.barrons.com/articles/cut-the ... 1480137247

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, darkreflection, Google [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nickforum, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, rg7803, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 93 visitantes