Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por topline » 11/12/2016 3:18

Exchange Traded Funds (ETFs).

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm ... id=2865734

Abstract:
Over two decades, ETFs have become one of the most popular investment vehicle among retail and professional investors due to their low transaction costs and high liquidity, taking market share from traditional investment vehicles such as mutual funds and index futures. Research has shown that in addition to the benefits of enhanced price discovery, ETFs add noise to the market: prices of underlying securities have higher volatility, greater price reversals, and higher correlation with the index. Arbitrage activity is a necessary component in minimizing the price discrepancy between ETFs and the underlying securities. During turbulent market episodes, however, arbitrage is limited and ETF prices diverge from those of the underlying securities.

Capturar 4.JPG
Capturar 4.JPG (49.18 KiB) Visualizado 7958 vezes

"During turbulent market episodes, however, arbitrage is limited and ETF prices diverge from those of the underlying securities".
Ora aqui está um problema que os fundos de investimento não têm.

Registado: 20/11/2016 15:31

por topline » 11/12/2016 2:52

O que vou apresentar a seguir parece que é off topic mas é on life e como tal passa a ser on topic.

Mercury levels drop in Atlantic bluefin tuna.

Mercury is a problem for marine fish, as well—particularly the ever-popular tuna.

Mercury emitted by burning coal finds its way from the atmosphere into seawater, but an additional step is necessary to weaponize the heavy metal. Bacteria convert mercury into methylmercury by attaching a carbon atom and three hydrogens, making a molecule that freely wanders into biological tissue and hangs around.

Since predators are made up of all the many critters they eat, this mercury accumulates to greater and greater levels at each step in the food chain. The meaty tuna sits at the top of its food chain, and that means it can contain a lot of accumulated mercury. Because of how much tuna is consumed in the US, the fish actually accounts for about 40 percent of the mercury ingested from fish.

A recent study led by Stony Brook University’s Cheng-Shiuan Lee took advantage of an archive of Atlantic bluefin tuna tissue samples from fish caught between 2004 and 2012 to find out whether mercury levels are improving as regulations and declining coal use reduce North American emissions that drift over the Atlantic.

The results showed just how effectively mercury gets concentrated in these apex predators. Tissue samples contained as much as 100 million times the concentration of mercury in seawater. But each age group showed a consistent pattern of declining mercury concentrations—a drop of about 19 percent between 2004 and 2012. Because of the age of the fish, that actually represents changes in the Atlantic Ocean going back to about 1990.

The trend measured is remarkably similar to the improvement in North American mercury emissions and Atlantic seawater mercury content. (Mercury pollution in Asia, on the other hand, is still increasing.) The fish seem to be responding pretty quickly to changing emissions, which tells you that reducing mercury pollution further could pay pretty immediate dividends. Federal guidelines have long warned pregnant women to watch how much tuna they eat, although the balance of risks and benefits has recently been reevaluated. But this is not some unavoidable, natural risk—humans put that mercury there.

http://arstechnica.com/science/2016/12/ ... efin-tuna/

por topline » 11/12/2016 1:20

Capturar 2.JPG
Capturar 2.JPG (28.27 KiB) Visualizado 7947 vezes

por topline » 11/12/2016 1:12

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (85.4 KiB) Visualizado 7947 vezes

por topline » 11/12/2016 0:21

Beatriz_P Escreveu:
(...)
Mas pelo menos fiquei satisfeita por saber que este funcionário foi diligente ao ponto de ter encaminhado este meu caso para os colegas que mais percebem do assunto no banco. Parece-me que estou em boas mãos, lidando com gente honesta e competente. e isso, de algum modo, tranquiliza-me.

Como é que você pode a prior dizer que está lidando com gente competente se ainda não tem resultados da sua futura aplicação financeira dessa suposta competência?
Por outro lado, eu só consigo classificar de competente ou incompetente um qualquer profissional se tiver conhecimentos específicos sobre a matéria em apreço e já agora é conveniente que um qualquer avaliador de competências tenha uma competência a um nível igual ou superior a quem está a avaliar.

Por último, posso lhe dizer que o melhor responsável pelo marketing do BPI não escreveria melhor que o seu parágrafo que eu destaquei atrás. No mínimo e para inicio de conversa, o BPI deveria enviar-lhe no Natal um grande ramo de flores policromático e resistente à perecividade temporal.
Editado pela última vez por topline em 11/12/2016 7:10, num total de 1 vez.

por Beatriz_P » 10/12/2016 13:10

chico_laranja Escreveu:Tenho gostado de ver :clap:

A quem perguntou sobre como aplicar o dinheiro ainda não vi ninguém fazer as perguntas essenciais para se poder dar inidcações mais acertivas :oh:

Beatriz

Primeiras questões:
- Tempo previsto para o investimento? (1 ano, 3, 5, 10 anos.... pra reforma daqui a 40 anos....)?
- Risco que aceitas? Entras em pânico ou tens ataques de ansiedade a partir de quanto perdes? 5%? 10% 20%?
- Qual o ganho que pretendes (óbvio que nºs realistas... eu também queria ganhar 20% ao ano com 3% de risco :twisted: )

Há uma relação directa entre risco e ganho potencial/expectável.

Tipicamente uma carteira por volta dos 60% acções -40% Obrigações é uma carteira equilibrada pois com risco potencial médio em torno dos 8-12% tens um ganho potencial médio de 4-6% ao ano. Convém ter noção que pode ser perder 10% num ano, ganhar 20% no segundo e 5% no terceiro daí a questão do risco que aceitas.

Se não quiseres ter ataques de pânico frequentes e o prazo de investimento for longo, o ideal é olhar para o saldo apenas 1 vez por mês ou até mais afastado senão é um carrossel de emoções todos os dias, tipo um garoto a olhar para as luzes de Natal.... eeeeeeeeeee......oooooooooo......eeeeeeeeeee......oooooooooo...... :mrgreen:

Não tenhas pressa em investir o dinheiro. É preferível perderes uns dias de hipotético ganho (ou perda), estudares um pouco o que pretendes e esclareceres as tuas dúvidas do que ir de cabeça e depois arrependeres-te. A táctica do bancário é marketing: não dar muito tempo para a pessoa pensar e levar a mesma a investir no que ele indica em vez de procurar alternativas até porque ele sabe que se a pessoa se for informar irá abrir conta num banco de investimento para o fazer.....

O bancário sabe que ao investires pelo BPI acabas por estar muito limitada no que diz respeito à oferta de fundos (não tenho a mínima noção do que eles vendem além de fundos da casa, no site à primeira vista apenas aparece os da casa). Um banco tipo BEST, BIG ou ActivoBank tem mais oferta pois o forte deles é mesmo investimento, seja em fundos, ETFs, CFD, warrants, futuros ou outro qualquer instrumento exótico.

Cuidado que investir em ETF's tem custos extra que não aparecem nos prospectos, sites, gráficos e comparadores. Nos fundos tipicamente não há custo nenhum pois os custos estão integrados na própria cotação do fundo. Nos ETF's tem a cotação mas se compras pagas X de taxa, se vendes pagas Y de taxas, se tens na tua posse pagas Z de taxa mensalmente ou trimestralmente (esta começa aos poucos a desaparecer... Obrigado DeGiro)

Não te acanhes com as dúvidas que a malta vai respondendo. Ninguém nasceu ensinado e todos nós já passámos por essa fase.

Para te situares um pouco, até porque não somos todos iguais, os utilizadores têm +- a seguinte postura em relação ao mercado e por ordem crescente de risco:
Virtuagod - Misto Defensivo
Chico_laranja - Misto
Rick Lusitano- Misto
Bucks - Misto agressivo
Topline - Agressivo

Peço desculpa aos que não indico mas esses não consigo situar tão bem :oops:

Bom dia.

Muito obrigada pela sua resposta. Antes de responder às suas perguntas, devo dizer que compreendi o que disse e que as suas observações, aos meus olhos, fazem todo o sentido. Queria também dizer que falei ontem, novamente, com o funcionário do banco e que, para além de me ter enviado a lista dos fundos estrangeiros do banco (são 3 páginas), deu-me também uma informação importante. Mas antes disso, vou responder às perguntas:

- "Tempo previsto para o investimento? (1 ano, 3, 5, 10 anos.... pra reforma daqui a 40 anos....)?": Não tenho um "tempo" previsto. Felizmente, não preciso deste dinheiro para viver. Quero apenas que ele fique bem aplicado e se valorize ao longo do "tempo", o qual não estou em condições de medir a dimensão. Não sou nova e, portanto, estou nas mãos de Deus e dos médicos. Sinto-me muito bem, com muita energia e alegria de viver (mais do que quando era nova, acredite), no entanto tenho consciência de que "the end is near" como cantava o Sinatra. Isto para afirmar que não estamos a falar de aplicar o dinheiro a... 40 anos nem a 20. Desculpe, mas até me ri sozinha. Era bom...

- "Risco que aceitas? Entras em pânico ou tens ataques de ansiedade a partir de quanto perdes? 5%? 10% 20%?" Apenas entrarei em "pânico" (talvez seja uma palavra demasiado forte) ou ficarei triste (por ter errado nas minhas escolhas, tão cuidadosa procuro ser) se, no momento em que eu precisar de levantar o dinheiro, ele ter mingado. Naturalmente, como qualquer pessoa que poupa e aplica, quero, quando pretender dar destino ao que é meu, ter mais no futuro do que tenho agora. Se não fora assim, não vejo razão para os senhores estarem a "matar a cabeça" com tantos gráficos e estudos de matemática. Se é para perder dinheiro, mais vale dá-lo aos pobres, não acham?

- "Qual o ganho que pretendes (óbvio que nºs realistas... eu também queria ganhar 20% ao ano com 3% de risco)": graças a Deus, não tenho o sentimento da ganância nem a idolatria pelo dinheiro (amá-lo como a um deus, como se referiu S. Paulo); o meu objectivo, que me parece natural e aceitável, é ter este meu dinheiro seguro para quando eu dele precisar e que vá rendendo, que se vá valorizando. É claro, se os resultados forem bons fico contente, pois significa que fiz boas escolhas e isso reconforta-nos interiormente.

Para terminar e não abusar da paciência dos senhores, digo que voltei a falar )desta fez, pelo telefone) com o senhor do banco, que me referiu coisas importantes. Primeiro, disse-me que tinha falado do meu assunto aos seus colegas do privado (a área especial do banco que trata destas coisas) e que seriam eles a enviar-me uma proposta. Não me garantiu o dia, mas que seria ao longo da próxima semana. Mas foi adiantando que aconselham que, por cuidado, uma parte do valor fique num fundo de liquidez e que a outra, sim, seja aplicada em fundos internacionais de acções. Falou-me em vários nomes (desculpem, mas não fixei) e enviou-me por e-mail a lista de todos os fundos. São 3 páginas. Como não vêm lá marcados os fundos que o senhor falou, não sei a quais deles se referiu na conversa. Terei, portanto, de aguardar pela próxima semana. Mas pelo menos fiquei satisfeita por saber que este funcionário foi diligente ao ponto de ter encaminhado este meu caso para os colegas que mais percebem do assunto no banco. Parece-me que estou em boas mãos, lidando com gente honesta e competente. e isso, de algum modo, tranquiliza-me.

Registado: 16/1/2016 11:08

por topline » 9/12/2016 17:45

Onde começa e acaba a boa solidez de um edifício?

Cá para mim que não sou Eng.º Civil (nem militar), acho que começa no bedrock (camada geológia do subsolo fixe capaz de suportar as cargas transmitidas pelas fundações do edifício e assim manter de pé o mesmo) e acaba no top line (em economia tem um outro significado, mas aqui vou-lhe chamar linha de coroamento ... do edifício).

Curioso, não é? Só sobrevive a este mundo-cão quem tenha umas boas fundações, fundeadas na camada geológica do bedrock, e por mais tiros ou ataques que sofra, qual sismo que abala o edifício, a sua estrutura mental é sempre a de um sobrevivente a esse tipo de ataques ... :idea:

por topline » 9/12/2016 16:31

bucks Escreveu:Os microorganismos necessitam de ambientes húmidos, daí se colocar o bacalhau ao sol! :D :D :D

Grande bucks, qualquer dia estás um craque em microbiologia ... há outras coisas que, por vezes, cheiram um pouco a bacalhau, mas essas convêm estar húmidas, senão há um problema de deslizamento devido ao aumento do coeficiente de atrito por falta de lubrificação. :lol: :lol:

por Bucks » 9/12/2016 16:18

Os microorganismos necessitam de ambientes húmidos, daí se colocar o bacalhau ao sol! :D :D :D
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por topline » 9/12/2016 16:16

The Importance of Patience.

“The stock market serves as a relocation center at which money is moved from the active to the patient.” – Warren Buffett

I believe there are three core reasons why patience is a critical component of any successful and resilient investing strategy.

First, by thinking about stocks in three, five, and ten-year time horizons, you’re playing a different game than most investors on Wall Street, who on average focus on the next quarter to maybe the next 18 months. If we aim for differentiated results from our peers, we need to play a different game. Being patient is one way to achieve this.

Second, being patient allows business fundamentals – that is, dividend and earnings growth – to play a greater role in our performance results and allows us to rely less on fickle favorable investor sentiment – that is, higher price/earnings ratios.

Finally, and perhaps most importantly, being patient gives our investments time to realize the benefits of compounding growth. Numerous studies have shown a so-called “behavior gap” between an investment’s returns and its investors’ returns. As the term suggests, the gap in performance is largely attributable to poor investor behavior: buying high, selling low, speculating, trading on news, etc.

According to Morningstar, for example, for the ten years ending December 2014, the average investor in a U.S. equity fund generated 6.49% returns versus 7.47% returns for the funds themselves. That may not sound like much of a difference in percentage terms, but for every $10,000 invested, the average investor’s ultimate balance was about $1,800 less than those of the average U.S. equity funds. Impatience can be costly, indeed.

http://blog.johnsoninv.com/the-importance-of-patience/

por topline » 9/12/2016 15:32

The Seven Immutable Laws of Investing:(James Montier)

1. Always insist on a margin of safety;
2. This time is never diferente;
3. Be patient and wait for the fat pitch;
4. Be contrarian;
5. Risk is the permanent loss of capital, never a number;
6. Be leery of leverage;
7. Never invest in something you don’t understand.

por topline » 9/12/2016 13:24

Twilight of the Central Bank Era? The Rise of Populism.

(Excelente artigo)

Capturar 2.PNG
Capturar 2.PNG (21 KiB) Visualizado 8212 vezes

So the question: Are we entering a new era in global finance?

I say yes.

Think about the markets since the financial crisis. What has defined the era? Two words: monetary policy. Central banks — more than economic growth or any other factor — are what have moved the markets.

But central banks may no longer hold such preeminence. At least not to the extent that they have the last eight years.

The evidence: a poll of CFA Institute Financial NewsBrief readers on what was the most consequential financial news story of 2016.

If we had asked readers the same question each of the last six or seven years, or even six months ago, the most popular answer likely would have been some variation of interest rates, central banks, or monetary policy. How could it not be? Negative interest rates are historically unprecedented. Nobody knows what their long-term consequences will be or when they will end. When you’re sailing in uncharted waters, that’s usually the story.

But over the last six months, even bigger things have happened.

In June, the United Kingdom voted to leave the European Union. Among our 860 poll takers, 22% believe that was the story of the year. Clearly, it was a big one, calling the future of the European experiment into doubt, redefining the United Kingdom’s role in the global community, and perhaps ushering in a slow-moving stampede toward the EU’s exits.

Then, just one month ago, the United States voted to elect Donald Trump president. More than half of all poll participants (51%) believe that was the most momentous financial news event. Momentous or not, for now, the markets have responded well to his election, and 51% of CFA Institute members in the United States believe Trump will have a positive effect on the financial sector compared to 13% who anticipate a negative one.

Add the Brexit and Trump stories together, and 73% of respondents are saying that political developments, particularly populist-inspired movements, defined financial news in 2016.

And it’s not as if the Brexit vote and Trump’s election occurred in a vacuum or are the culmination of a cresting populist tide.

Wherever you look — upcoming elections in France, the Netherlands, etc. — the populist surge doesn’t look likely to subside anytime soon.

All of this is not to say that now central banks are irrelevant or that the easy money era is over — though the European Central Bank (ECB) did just announce it would taper its stimulus program, albeit with an extension through the end of 2017. Indeed, 18% of poll participants cited negative interest rates/declining bond yields as 2016’s most significant story.

But let’s be clear: The last six months comprise just the first act of an unfolding populist drama that will reshape the financial markets and the global economy for years to come.

And for the first time in a long time, monetary policy may only be playing a supporting role.

https://blogs.cfainstitute.org/investor ... -populism/

por topline » 9/12/2016 12:56

Correlations Among Stocks Are at Some of the Lowest Levels Since 2008.

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (208.17 KiB) Visualizado 8230 vezes

http://www.advisorperspectives.com/comm ... since-2008

por chico_laranja » 9/12/2016 12:03

Tenho gostado de ver :clap:

A quem perguntou sobre como aplicar o dinheiro ainda não vi ninguém fazer as perguntas essenciais para se poder dar inidcações mais acertivas :oh:

Beatriz

Primeiras questões:
- Tempo previsto para o investimento? (1 ano, 3, 5, 10 anos.... pra reforma daqui a 40 anos....)?
- Risco que aceitas? Entras em pânico ou tens ataques de ansiedade a partir de quanto perdes? 5%? 10% 20%?
- Qual o ganho que pretendes (óbvio que nºs realistas... eu também queria ganhar 20% ao ano com 3% de risco :twisted: )

Há uma relação directa entre risco e ganho potencial/expectável.

Tipicamente uma carteira por volta dos 60% acções -40% Obrigações é uma carteira equilibrada pois com risco potencial médio em torno dos 8-12% tens um ganho potencial médio de 4-6% ao ano. Convém ter noção que pode ser perder 10% num ano, ganhar 20% no segundo e 5% no terceiro daí a questão do risco que aceitas.

Se não quiseres ter ataques de pânico frequentes e o prazo de investimento for longo, o ideal é olhar para o saldo apenas 1 vez por mês ou até mais afastado senão é um carrossel de emoções todos os dias, tipo um garoto a olhar para as luzes de Natal.... eeeeeeeeeee......oooooooooo......eeeeeeeeeee......oooooooooo...... :mrgreen:

Não tenhas pressa em investir o dinheiro. É preferível perderes uns dias de hipotético ganho (ou perda), estudares um pouco o que pretendes e esclareceres as tuas dúvidas do que ir de cabeça e depois arrependeres-te. A táctica do bancário é marketing: não dar muito tempo para a pessoa pensar e levar a mesma a investir no que ele indica em vez de procurar alternativas até porque ele sabe que se a pessoa se for informar irá abrir conta num banco de investimento para o fazer.....

O bancário sabe que ao investires pelo BPI acabas por estar muito limitada no que diz respeito à oferta de fundos (não tenho a mínima noção do que eles vendem além de fundos da casa, no site à primeira vista apenas aparece os da casa). Um banco tipo BEST, BIG ou ActivoBank tem mais oferta pois o forte deles é mesmo investimento, seja em fundos, ETFs, CFD, warrants, futuros ou outro qualquer instrumento exótico.

Cuidado que investir em ETF's tem custos extra que não aparecem nos prospectos, sites, gráficos e comparadores. Nos fundos tipicamente não há custo nenhum pois os custos estão integrados na própria cotação do fundo. Nos ETF's tem a cotação mas se compras pagas X de taxa, se vendes pagas Y de taxas, se tens na tua posse pagas Z de taxa mensalmente ou trimestralmente (esta começa aos poucos a desaparecer... Obrigado DeGiro)

Não te acanhes com as dúvidas que a malta vai respondendo. Ninguém nasceu ensinado e todos nós já passámos por essa fase.

Para te situares um pouco, até porque não somos todos iguais, os utilizadores têm +- a seguinte postura em relação ao mercado e por ordem crescente de risco:
Virtuagod - Misto Defensivo
Chico_laranja - Misto
Rick Lusitano- Misto
Bucks - Misto agressivo
Topline - Agressivo

Peço desculpa aos que não indico mas esses não consigo situar tão bem :oops:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por topline » 9/12/2016 10:52

bucks Escreveu:
topline Escreveu:
bucks Escreveu:Para descomprimir:

Documento do Pentágono Estabelece Plano de Batalha contra Zumbis
http://www.anovaordemmundial.com/2014/0 ... umbis.html

8-) :-"

O nosso amigo bucks deve ser um alentejano revolucionário, porquê? Porque deu a conhecer neste tópico o site resistir (http://resistir.info/) e também já disse aqui que gosta muito de migas de batata. :mrgreen:

E açorda de cação limado :lol:

É o cação limado ou os carapaus alimados algarvios, mas o curioso disto é que limado vem de lima/limão só que aquelas 2 receitas não levam lima ou limão mas sim um outro ácido (acético) que é o vinagre capaz de atacar as espinhas e conservar a comida, por isso essas 2 receitas deveriam chamar-se de "cação avinagrado" e "carapaus avinagrados".

Lembrem-se que o 1º conservante da comida em todo o mundo foi o sal e depois o vinagre (do vinho azedo: ácido acético) e antigamente no Alentejo e no Algarve, as 2 regiões mais quentes de Portugal, quem não tinha energia elétrica e frigoríficos tinha que conservar a comida, como? Através do sal, vinagre, fumo (carne ou peixe fumado: o fumo tem fenóis que são químicos antimicrobianos) e sol (carne ou peixe seco ao sol: os alimentos secos ou desidratados já não se estragam, porque os microorganismos necessitam de ambientes húmidos). O sal também desidrata os alimentos devido ao aumento do potencial osmótico: o sal suga a água constituinte dos alimentos, isto porque a água circula de onde há menos concentração de sais para onde há mais, até atingir o estado de equilíbrio.
Editado pela última vez por topline em 9/12/2016 16:33, num total de 1 vez.

por Bucks » 9/12/2016 9:38

topline Escreveu:

O nosso amigo bucks deve ser um alentejano revolucionário, porquê? Porque deu a conhecer neste tópico o site resistir (http://resistir.info/) e também já disse aqui que gosta muito de migas de batata. :mrgreen:

E açorda de cação limado :lol:

por topline » 9/12/2016 1:30

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (59 KiB) Visualizado 8359 vezes

Fonte: BESPOKE INVESTMENT GROUP

Notas:
- US corporate financing gap: the difference between cash flow generation and spending on capex and dividends.

- capex (capital expenditure): despesas de capital ou investimento em bens de capital (investimentos realizados em equipamentos e instalações).

por topline » 9/12/2016 0:46

Beatriz,

Eu fui ao site da CMVM para ver quais os fundos de investimento que eram comercializados pelo BPI. Pelo que vi em fundos de ações do próprio BPI (equipa de gestão do BPI) não gostei de nenhum deles, depois fui à procura de fundos de outras entidades de gestão que o BPI comercializa e apontando ao foco de ações dos EUA que atualmente recomendo, e o fundo que gostei mais foi este:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04IP0

O investimento em fundos/ETFs de ações dos EUA que tenham uma composição parecida com o S&P 500 é dos investimentos em ações mais seguros de todo o mundo e com uma das melhores relações retornos-risco para períodos de médio-longo prazo. E agora com o factor Trump: em reduzir as taxas de impostos pagas pelas empresas, aumento do investimento público em infraestruturas => maior consumo de materiais => financiamento bancário para as obras => diminuição do desemprego já de si reduzido => aumento do consumo interno pelas vias da empregabilidade, do dólar forte (é bom para as importações, que se tornam mais baratas, e mau para as exportações que se tornam menos competitivas) e da dinamização da economia em geral dos EUA, faz com que os EUA seja o país mais atraente para se investir em fundos acionistas no ano de 2017.

O setor financeiro dos EUA é muito promissor para 2017, pois o aumento da taxa de juros de referência por parte da Fed vai favorecer o negócio bancário, que é emprestar dinheiro às empresas e ao consumo em geral com uma taxa de juros relativamente mais elevada em relação ao custo do dinheiro que fica aos próprios bancos pela via das taxas de juros que pagam pelos depósitos bancários dos seus clientes e pela via das taxas dos empréstimos interbancários que eles contraem com outras entidades financeiras. Para além desse maior lucro unitário, devido ao aumento do diferencial entre as taxas de empréstimo e aquisição do dinheiro, há um outro factor quantitativo muito importante para os bancos que é o de irem emprestar mais dinheiro para financiar as obras das infraestruturas, o consumo interno e a economia em geral que vai ser alavancada pela melhoria das infraestruturas básicas.

As taxas de juros de referência da Fed e dos bancos centrais próximas de zero é o principal problema para o negócio bancário, e se a este factor aliarmos uma economia em recessão, então temos uma tempestade perfeita para destruir os bancos.

por Beatriz_P » 8/12/2016 21:49

ZeNovato Escreveu:Não me querendo intrometer.... VirtuaGod porque não aconselhas à Beatriz os fundos Pimco? Vou deixar aqui uma passagem do que disseste em 25/7/2011 em relação a eles:
"Os fundos estão ordenados meio por preferência meio por nível de risco. Os fundos mais calmos da PIMCO (os primeiros 5) são fundos que recomendo a TODA a gente e sem restrições. Façam uma carteira etc...".
A Beatriz poderia começar por aqui mas não acho que até segunda feira consiga ler tudo com atenção para tirar conclusões, na minha opinião.
Coloque esse montante que não sabemos se é grande ou pequeno num DP mesmo que a render 0% até ter bem a certeza do que vai fazer sem ir em cantigas dos Dr's dos bancos.
Agora só vou deixar a minha opinião sobre uma coisa..... Produtos dos próprios bancos não queria!! Neste campo o amigo BUCKS vai me contrariar pois disse à uns dias:
"Os fundos do bpi andam a dar-me alegrias, tais como os do montepio, tem muitos sectoriais, atrevo-me a dizer que dos nacionais são os melhorzinhos."

Como vê, ler é a solução e se esses € custaram a ganhar... aguarde mais uns dias até ter uma opinião mais fundamentada.

Agradeço a sua opinião. Pensava que os depósitos, precisamente pelas baixas taxas que os bancos oferecem, não fosse sequer opção. Eu perguntei no BPI e tenho ideia de me terem falado em 0,15%... No banco não me sugeriram depósitos, antes pelo contrário. Disseram claramente que, devido ao actual baixo rendimento, eram de evitar. Falaram-me quase exclusivamente de produtos do BPI. Esta minha reunião no banco foi marcada no dia anterior. Já agora devo dizer, para ser justa, que o funcionário/dr que trata da minha conta se preparou muito bem. Tinha a minha informação bancária actualizada, conhecia o meu "contexto" no banco, e fez-se acompanhar de pastas individuais, que me entregou, com as informações de todos os produtos do BPI de que me falou. Vim carregada de papeis! Gostei do atendimento. Pareceu-me muito competente e profissional. E simpático! Para nós mulheres isso conta.
A única informação de que não disponho é a relativa aos fundos internacionais. O dr disse-me que sim, que o banco BPI comercializava também esses fundos (sem custos, frisou isso), mas que não tinha possibilidade de me dizer, naquele momento, que fundos tinham para oferecer. Ficou de me enviar a lista, por email. Julgo que me enviará amanhã, sexta.
Portanto, resta-me continuar a procurar informação na net, em site portugueses e estrangeiros, a ver se encontro conselhos concretos sobre aplicações em fundos, distribuídos por países, áreas e sectores de actividade económica, para variar o mais possível. Ainda tenho o próximo fim de semana para "investigações"...
O certo é que este assunto ficará encerrado na segunda-feira! Não estou disposta a adiar mais isto, pois se fico à espera que chegue o "dia ideal", esse dia virá sempre... amanhã, ou para a semana, ou para o ano que vem. Nunca é "hoje"! Como não sou mulher para "esperas de Godot", o que tiver de decidir, decido na 2ª feira.
Se me puderem ajudar, agradeço.

Registado: 16/1/2016 11:08

por topline » 8/12/2016 21:11

por Bucks » 8/12/2016 20:56

Para descomprimir:

por topline » 8/12/2016 20:55

Daemoon Escreveu: Amigo topline quem me garante que é do sexo feminino????

Pela maneira como ela escreveu o post, eu aposto com um nível de confiança estatística de 99,999...9% em como a participante é uma senhora ... assim eu acertasse em todas as minhas apostas ativas financeiras. :lol:

Daemoon Escreveu:
topline quem anda desaparecido é o Rick, temo que tenha sido engolido pela concorrência, ás tantas anda a vender fundos em alguma instituição bancária :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu deduzo que o nosso amigo Rick deve passar pelo tópico mais do que se possa pensar, mas deve ficar por detrás da face baça do espelho: nós não o vemos mas ele está a ver-nos, até porque este tópico ao ser ativo não tem piloto automático, pelo que ele de vez em quando vem em silêncio dar uma olhadela para ver o rumo da condução ativa. Ele aparece em modo de silêncio, isto porque para fazer barulho e agitar as águas calmas já bastou um tal de BedRock (o tipo até nem deve ser mau rapaz, mas é um chato do caraças quando o chateiam) .... :lol: :lol:

por VirtuaGod » 8/12/2016 20:34

Daemoon Escreveu:O problema aqui é que o gestor de conta conhece melhor a cliente que nós, logo, qualquer recomendação aqui é igual a zero, já agora, o gestor de conta do BPI ganha o ordenado dele, tanto lhe faz vender fundos do BPI ou da gestora da Cochichina.

Não sei se é bem assim. Não sabemos se tem objectivos/quotas que o BPI 'impôs'.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por topline » 8/12/2016 20:32

ZeNovato Escreveu:
Nunca pensei que fundos de entidades portugueses fossem assim tão bons. Se calhar aconselharam bem a Beatriz e nem fazia ideia. Em todo o caso isto não é chapa cinco.

Isso de chapa 5 é mais para o FCPorto ... mas a jogar contra as reservas da equipa adversária. No entanto, a equipa de gestão de ativos do BPI já demonstrou que é capaz de efetuar reversões de goleadas passadas para vitórias premium no presente ano, em relação aos seus pares (fundos da mesma categoria).

ZeNovato Escreveu:
É preciso ir lendo e informarmo-nos para nos mantermos atentos mesmo que a gestão seja passiva como nas carteiras de etf já aqui apresentadas.

Nunca confiar demasiado no piloto automático da gestão passiva, senão o veículo autónomo ainda pode chocar contra um muro de betão ou ir tomar banho no rio Tejo ... e agora a água está muito fria e ainda podemos apanhar um choque térmico, pelo que o melhor é mantermos as mãos sempre ativas para podermos dar uma mãozinha ao volante passivo do veículo autónomo e assim com umas guinadas no volante podermos evitar os tais choques físico e térmico. :twisted: 8-)

Eu cá ainda confio mais num simples cavalo que conduz uma carroça que em todos os "horse power" de potência dos veículos autónomos. :twisted: :lol: :-" 8-)
Editado pela última vez por topline em 9/12/2016 1:05, num total de 2 vezes.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], darkreflection, Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Urantia, yggy e 79 visitantes