Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por MarcoAntonio » 30/12/2016 22:25

Katz, se quiseres podes sempre criar um blog e continuar a vociferar em todas as direcções.

A minha intervenção diz respeito à qualidade da discussão aqui no forum e até respeito para com os outros participantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por katz » 30/12/2016 22:09

MarcoAntonio Escreveu:
katz Escreveu:E esta treta chamada psi20 fecha pelos -12 negativos. E deve continuar pelos anos seguintes com resultados negativos enquanto andarem a roubar os investidores. Não tenho pena nenhuma. Devia era cair bem no fundo. Enquanto não se fizer justiça a quem investia e as pessoas que tinham as suas poupanças investidas e ficaram sem nada, podem bem tentar dar a volta mas não vão conseguir. A pocilga da Europa é o psi20. Com pena de algumas empresas que andam nesta bolsa. Mas enfim, foram alguns. Apenas alguns que estragaram a economia e a vida de muitas famílias. Justiça nunca foi feita. Será que será feita algum dia? Vejam o caso do banco mais antigo do mundo como está a ser resolvido em comparação como foi tratado estes bancos cá nesta aldeia.

Era bom que, no interesse de uma discussão construtiva, a razão voltasse ao tópico. Disparar em todas as direcções e desejar que a bolsa caia por "raiva" disto ou daquilo é o oposto do que se deseja numa discussão construtiva...

Certamente que existem problemas com o PSI20, a questão é que esta não é de todo a forma de os discutir!

O problema de fundo está mesmo aí. Ser brando. O povo português tão simpático que é com todos, leva porrada de todos os lados e aguenta. Aí aguenta, aguenta. Vai te meter com os gregos ou mexicanos ou outros a ver se fazes o que foi feito cá em Portugal. Digo te que o problema ficava resolvido na hora. Enquanto que fizerem os portugueses de parvos e do que quiserem vamos ter o país de pantanas. Sabes donde veio o povo português? Dos celtiberos e muito tempo depois vieram os cruzados que lutavam pelos ideais. Povos guerreiros. Agora o povinho queixa-se leva porrada, e deixa andar. De costumes brandos estou eu cançado. Abre a TV e vê as notícias. Conversas construtivas: abre o olhos e vê a realidade que tens...

Registado: 29/11/2007 9:32

por MarcoAntonio » 30/12/2016 18:44

katz Escreveu:E esta treta chamada psi20 fecha pelos -12 negativos. E deve continuar pelos anos seguintes com resultados negativos enquanto andarem a roubar os investidores. Não tenho pena nenhuma. Devia era cair bem no fundo. Enquanto não se fizer justiça a quem investia e as pessoas que tinham as suas poupanças investidas e ficaram sem nada, podem bem tentar dar a volta mas não vão conseguir. A pocilga da Europa é o psi20. Com pena de algumas empresas que andam nesta bolsa. Mas enfim, foram alguns. Apenas alguns que estragaram a economia e a vida de muitas famílias. Justiça nunca foi feita. Será que será feita algum dia? Vejam o caso do banco mais antigo do mundo como está a ser resolvido em comparação como foi tratado estes bancos cá nesta aldeia.

Era bom que, no interesse de uma discussão construtiva, a razão voltasse ao tópico. Disparar em todas as direcções e desejar que a bolsa caia por "raiva" disto ou daquilo é o oposto do que se deseja numa discussão construtiva...

Certamente que existem problemas com o PSI20, a questão é que esta não é de todo a forma de os discutir!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por katz » 30/12/2016 16:55

E esta treta chamada psi20 fecha pelos -12 negativos. E deve continuar pelos anos seguintes com resultados negativos enquanto andarem a roubar os investidores. Não tenho pena nenhuma. Devia era cair bem no fundo. Enquanto não se fizer justiça a quem investia e as pessoas que tinham as suas poupanças investidas e ficaram sem nada, podem bem tentar dar a volta mas não vão conseguir. A pocilga da Europa é o psi20. Com pena de algumas empresas que andam nesta bolsa. Mas enfim, foram alguns. Apenas alguns que estragaram a economia e a vida de muitas famílias. Justiça nunca foi feita. Será que será feita algum dia? Vejam o caso do banco mais antigo do mundo como está a ser resolvido em comparação como foi tratado estes bancos cá nesta aldeia.

por Ulisses Pereira » 27/12/2016 12:41

Nesta morna época natalícia (nos mercados, claro, porque fora dela é bem quente), o PSI vai tentando devagarinho chegar à importante resistência de curto/médio prazo.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi1.png (32.92 KiB) Visualizado 7956 vezes
psi2.png
psi2.png (38.03 KiB) Visualizado 7956 vezes
psi3.png
psi3.png (41.2 KiB) Visualizado 7956 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DocinhoTrader » 22/12/2016 20:47

O Psi neste momento encontra-se a lateralizar no médio/longo prazo,situaçao já identificada á alguns meses,o range é grande 4850-4170pts.Temos um gap na casa dos 4500pts por fechar,sería muito importante a falha de um novo minimo,daria mais corpo á ideia do posterior arranque do psi para cima.Neste momento e para todos os efeitos continua bear.
O adx pelo grafico semanal tornou-se comprador há duas semanas atras,no entanto está a perder tendencia o que revela ainda fraqueza e enquanto os indicadores nao acompanharem o preço nada feito,trix igualmente negativo mas perto do eixo 0.
Como já descrito pelo nosso moderador Ulisses,seria importante de facto a quebra em alta dos 4850 pts(zona de resistencia)para que houvesse continuaçao do sentimento bull :wink:

PS: As MMs foram retiradas dos gráficos para melhor visualizaçao.
Anexos
chart.png
Semanal
chart(1).png
Diário
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por zenden » 22/12/2016 20:18

Mais um fim altamente negativo para esta bolsa portuguesa. Pouco ou nada de proveitoso se tira daqui. E talvez para baixo continua nos próximos anos. Este ano practicamente está acabado. Brutal diferença entre as outras bolsas europeias. Fuga dos investidores, falta de capital, fraca qualidade de algumas empresas no psi fazem cada vez mais seguir a tendência negativa. Este ano deve talvez fechar nos -12% por aí. Certamente o Janeiro abre como tem sido a cair.

Ou então não, podemos ter um bom ano, assim o António Costa deixe.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!

Registado: 18/12/2002 16:30

por katz » 22/12/2016 19:49

Mais um fim altamente negativo para esta bolsa portuguesa. Pouco ou nada de proveitoso se tira daqui. E talvez para baixo continua nos próximos anos. Este ano practicamente está acabado. Brutal diferença entre as outras bolsas europeias. Fuga dos investidores, falta de capital, fraca qualidade de algumas empresas no psi fazem cada vez mais seguir a tendência negativa. Este ano deve talvez fechar nos -12% por aí. Certamente o Janeiro abre como tem sido a cair.

por Quimporta » 21/12/2016 16:26

Olá Ulisses,

Há tempos que ando para te perguntar umas cenas:
1. Não marcas suporte no PSI abaixo 4400? Andas a agoirar? :D
2. este é um dos casos em a cotação parece estar a reagir mais àquela última LTD na escala LOG. Não faria sentido olhar em simultâneo para as duas escalas quando se traçam LT?
3. Com que raio é que os índices reagem às LT's? Alguém anda a comprar e a vender PSIVINTES?! (esta deve ser de maçarico... :oops: )

Abraço
Anexos
PSI20 Index.png
PSI20 Index.png (36.7 KiB) Visualizado 8817 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Ulisses Pereira » 21/12/2016 15:53

Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI num mês em que a Bolsa portuguesa se tem comportado bem. O primeiro sinal de força ocorrerá se o PSI romper, consistentemente, a zona de resistência entre os 4800 e os 4850 pontos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi1.png (30.59 KiB) Visualizado 8866 vezes
psi2.png
psi2.png (32.69 KiB) Visualizado 8866 vezes
psi3.png
psi3.png (42.01 KiB) Visualizado 8866 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por yaya » 16/12/2016 18:13

g.a. semanal, bonita vela no fecho da semana, a querer dar um ar da sua graça mantendo-se acima da MA20, será que vamos ter a MA20 a apontar para norte?
Anexos
psi20semanal.PNG
psi20semanal.PNG (66.38 KiB) Visualizado 9503 vezes

Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Psi 20

por novato » 16/12/2016 1:39

yaya Escreveu:
novato Escreveu:Boa tarde,
gostaria de pedir a vossa opinião sobre o índice psi 20?
acham que vamos voltar a ver o Psi perto dos 7000 pontos?tenho UP do fundo do Santander Acções de Portugal desde 2014 e para recuperar o capital investido preciso que o índice ultrapasse os 6500 pontos!!

Obrigado pela vossa atenção

Há uma frase célebre de um investidor que comprou ações por um determinado preço. As acções caíram e ficou com perdas mas mais tarde subiram e ficou com ganhos. Se é um investimento longo prazo e não necessitas do dinheiro é esperar. Novato certamente não serás o único. Há vários exemplos nos caldeirões de investidores que entraram numa altura errada mas ficaram com ações vários anos até terem lucro.

Da minha experiência pessoal de 3 anos em bolsa (com um somatório positivo) posso dizer-te que existe a sensação chata de estar com perdas. Ninguém gosta. Mas a sensação de arrependimento é ainda mais frustrante. O arrependimento de se ter saído quando se devia ter ficado. Imagina que sais com perdas de 20% e depois inverte tendência para uma subida de 50% face ao ponto de entrada inicial.

Obrigado pela partilha...sem.dúvida que me.deu algum ânimo !!
cumprimentos

Registado: 30/3/2003 22:07

por yaya » 15/12/2016 14:18

acham que vamos voltar a ver o Psi perto dos 7000 pontos?tenho UP do fundo do Santander Acções de Portugal desde 2014 e para recuperar o capital investido preciso que o índice ultrapasse os 6500 pontos!!

Há uma frase célebre de um investidor que comprou ações por um determinado preço. As acções caíram e ficou com perdas mas mais tarde subiram e ficou com ganhos. Se é um investimento longo prazo e não necessitas do dinheiro é esperar. Novato certamente não serás o único. Há vários exemplos nos caldeirões de investidores que entraram numa altura errada mas ficaram com ações vários anos até terem lucro.

Da minha experiência pessoal de 3 anos em bolsa (com um somatório positivo) posso dizer-te que existe a sensação chata de estar com perdas. Ninguém gosta. Mas a sensação de arrependimento é ainda mais frustrante. O arrependimento de se ter saído quando se devia ter ficado. Imagina que sais com perdas de 20% e depois inverte tendência para uma subida de 50% face ao ponto de entrada inicial.

Registado: 28/8/2013 22:19

por EAGLETRADER20 » 15/12/2016 9:59

Neste momento o PSI cai forte depois do mini rallye enquanto as outras europeias sobem.

Vamos ver se o sentido é dado pelo PSI que vai muito á frente ou se o DAX com a sua subida hoje está certo. Eu aposto no PSI.

O PSI no mini rallye não consegui atingir a MM 200 nos 4712, tendo esta sido sempre ponto de forte resistencia e estando já na queda abaixo da MM50 nos 4541.

O BCP acho previsivel que faça novos minimos neste ambiente, a JMT está com forte venda e as utilities estão a ser fortemente penalizadas com EDPR e EDP á cabeça com setor na europa em forte queda depois da EDF anunciar diminuição de resultados e penso que possivel aumento de capital e já cai 12% .

BCP faz rebound tecnico nos 1.066 devido a anterior minimo historico intraday ser 1.065 e muitos participantes tentam adivinhar inversão de curto prazo, mas acredito que probabilidade de fazer novos minimos será elevada . Até porque está muita gente a aguardar para saber se hipotetico aumento de capital se concretiza antes de entrar ( eu incluido).

As quedas penso que poderão para já continuar , até porque indicadores tecnicos nos USA e DAX estão muito esticados .

Registado: 4/3/2008 9:17

por katz » 15/12/2016 8:11

7000 pontos foram os bons tempos da bolsa. Isto agora nem devia ter o nome de psi20. Devia talvez passar para psi15 ou psi12.
Enquanto que houver empresas lixo como bcp, Montepio, pharol e tavez etc... Que só afugentam investidores e deitam a baixo a bolsa. Não vais voltar a ver a bolsa nos 7000 pontos. Não há volume nem empresas suficientes nem capital investido para lá chegar. Não esquecer do banco de Portugal e da própria Cmvm terem criado resoluções. Palavrão criado para roubar capital a investidores e que deixaram de investir. Esta aldeia chamada Portugal está sem identidade própria. Não esquecer que o nome disto é Portugal mas já quase nada é nosso. Pois as casas e empresas estão hipotecadas aos bancos e os bancos agora são de chineses, angolanos, espanhóis, etc. A pior estupidez que fizeram para desgraças a bolsa foram as resoluções. Fosse muito mais preferível optarem por aumentos de capital. Fossem quantos os necessários. Tens aqui rapidamente o status desta palhaçada.

por Ulisses Pereira » 14/12/2016 21:10

novato, é muito difícil responder a esse género de perguntas. Eu pelo menos tenho muita dificuldade porque a minha filosofia de investimento é que devemos negociar a favor da tendência. Portanto, o que deveria ter sido feito era vender a perder quando o mercado não lhe estava a dar razão. Mas e agora?

Eu não conseguiria ter uma posição assim. Venderia a posição e voltaria a comprar quando o PSI acordasse deste sono profundo. Por exemplo, o primeiro sinal seria a ruptura, em alta, da resistência entre os 4800 e os 4850 pontos. Para os mais conservadores, eu decreto o meu "Bull Market" acima dos 5600 pontos.

Se pode chegar aos 6500 pontos? Pode, sem dúvida. Mas para isso tem que arrancar para um novo "Bull Market" e mostrar força que ainda não mostrou. Não tenho jeito para adivinho, por isso é difícil responder a essas questões. Eu sou mais do género Maria-vai-com-as-outras, quando o mercado decidir subir eu vou atrás. Enquanto cai, há que ficar pacientemente de fora à espera.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Psi 20

por novato » 14/12/2016 17:53

Boa tarde,

Registado: 30/3/2003 22:07

por MarketGodzilla » 13/12/2016 13:40

E quando o BCP afunda 11% e nem assim faz grande mossa no PSI? Já foram tempos de ser um peso pesado...

Registado: 11/1/2012 17:40

por Ulisses Pereira » 12/12/2016 14:02

Deixo os gráficos actualizados do PSI numa altura em que o RSI está a níveis que nos últimos meses têm terminado com os ressaltos. Em termos de médio prazo, o gráfico é claro: A quebra da resistência dos 4800/4850 pontos seria o sinal de força que os touros necessitam.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi1.png (35.95 KiB) Visualizado 10886 vezes
psi2.png
psi2.png (33.26 KiB) Visualizado 10886 vezes
psi3.png
psi3.png (44.85 KiB) Visualizado 10886 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DIXIE2020 » 12/12/2016 12:10

PSI negociou hoje nos 4686pts, note-se q em 24 de outubro atingiu os 4755pts(actual tecto4700-4800pts) para baixar até aos 4350pts.

-Será q em dezembro irá continuar a sua caminhada para cima?

-Tenho a opinião que o 1.ºtrimestre de 2017, ainda vai ser pior do que o de 2016 para o PSI, com a Taxa de juros da DPP a bater recordes de mais de 2-4 anos.
Se o BCE não aumentar o QE, e n houver alguma negociação da divida publica(perdão de juros p.ex.), isto n se vai aguentar até outubro (eleições Alemanha). :-k

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ativo » 9/12/2016 15:54

Para já, o PSI 20 "bateu", praticamente, na linha vermelha, por mim traçada nos últimos dias ...

Má notícia para o país e, consequentemente, para o PSI 20: a "yeld" das Obrigações do Tesouro a 10 anos, hoje, está quase em máximo, de mais de 2 anos!
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (25.86 KiB) Visualizado 11367 vezes
Portugal 10-Year Bond Yield.png
Portugal 10-Year Bond Yield.png (26.45 KiB) Visualizado 11367 vezes

Registado: 24/1/2014 17:24

por Thoth » 9/12/2016 15:45

Sim isso é verdade ...

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Celsius-reloaded » 9/12/2016 15:35

Thoth Escreveu:A sonae neste momento está com um peso no psi20 de 4,08%.
Será fácil concluir que se há alguém que segue é a sonae que segue o psi20 e não o contrário.
Aliás, penso que o psi20 não segue nenhuma cotada porque o que faz mexer o psi são as suas constituintes em que a de maior peso anda pelos 15% (galp).
A galp sozinha não faz mexer de uma forma significativa o psi20.

Cumprimentos e bons negócios

Não foi nesse sentido que escrevi.

A sonae normalmente exacerba os movimentos do psi. Se o psi sobre, normalmente a sonae sobe mais e vice-versa...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por fjcbolsa » 9/12/2016 15:28

:arrow:
Anexos
tvc_273ce120af0075c62b0eb305d83c762d.png
tvc_273ce120af0075c62b0eb305d83c762d.png (44.26 KiB) Visualizado 11427 vezes

Registado: 24/11/2010 10:03

por fjcbolsa » 9/12/2016 15:23

:arrow:
Anexos
PSI.png
PSI.png (122.55 KiB) Visualizado 5969 vezes

Registado: 24/11/2010 10:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], HFCA, PMP69 e 175 visitantes