Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Continua a correcção no PSI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 24/3/2004 19:12

Caro Marco A

De acordo.....tinha lido com atenção uma das tuas medidas recomendadas, quando te referiste ao "money management"...não adoptas stops ....vais progresivamente reduzindo conforme a dinâmica que o mercado toma vai indicando"....sim...concordo contigo. De facto, adoptei a quase liquidez.....mas estou atento ....e logo que tudo me pareça mais sereno....farei a reentrada....creio que temos o tempo necessário para ponderar e decidir.
Como tu referes:"Talvez mais violenta do que se esperava... e talvez ainda tenha muito para dar."
espero que esse muito para dar ....seja significativo.
A ver vamos....tinha algumas ainda valias....agora espero para ver....já me tinha desfeito...oportunamente de SON e PAD.....e agora foram EDP e BCP.....gasta-se um pouco nas taxas....e nos negócios....para me venderem meia duzia de milhar de BCP......foram necessários 4 negócios ...é obra!........mas enfim. Penso que esta retracção/correcção...agravada pela instabilidade psicológica... ainda não terminou...e a inversão, a suceder, será bem marcada. Teremos tempo então, e avisadamente, de reentrar.
Obrigado pela atenção.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 24/3/2004 18:49

Jotabil, a minha opinião é muito identica à do Ulisses.

Este já não será o momento de tomar decisões do tipo «vender tudo».

O risco de ter acompanhado a correcção (toda) e de vender (tudo) demasiado tarde, resultando depois que o investidor assiste, de fora e atónito, às recuperações, é relativamente elevado.

Este tipo de medidas (colocar-se 100% líquido) devem, em minha opinião, tomar-se no início da correcção (se se acredita que esta pode ocorrer, obviamente) e não quando esta já se encontra numa fase relativamente adiantada.

Aqui, a minha posição é mais conservadora:

:arrow: Quem saiu, deverá aguardar por sinais claros para reentrar e/ou optar pelos títulos que se apresentam com firmeza relativa (e não, como é tentação vulgar, começar a «apanhar as facas que mais caiem»);

:arrow: Quem se encontra dentro e pouco investido, creio que deverá comportar-se como os anteriores;

:arrow: Quem se encontra bastante investido deverá, conforme a situação da carteira (se as posições que detém ainda são ganhadores, se já são perdedoras, quando foram abertas, etc) ponderar reduzir posições para não estar tanto exposto ao risco. O risco (e a volatilidade) cresceram consideravelmente pelo que reduções de exposição no mercado são aconselháveis. No entanto, refiro-me a saídas cautelosas/moderadas, a compasso com o que se vai passando com o mercado e não atitudes do tipo «toca a vender tudo hoje». E quanto tal o mercado amanhã sobe/corrige e o investidor entra em «paranóia»...

Há que ir com calma. Estes movimentos são naturais, muito aqui se falou (diversos participantes/visitantes/etc) ao longo de meses que o mercado «tinha de corrigir, tinha de corrigir», não podía continuar a subir assim, etc, etc. Pois aí está a correcção...

Talvez mais violenta do que se esperava... e talvez ainda tenha muito para dar.

São muitos talvez, de facto. Por essa mesma razão não tenho a certeza que agora seja uma boa altura para largar tudo.
:wink:

Cedo para abrir fortes posições longas, tarde para vender tudo de uma só vez...

É a minha opinião.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 24/3/2004 18:35

Caro Ulisses

Entendi a tua preocupação. De facto eu sou pessoa para o médio e longo prazo.
Com a subida tinha amealhado bons lucrose vi-os agora a descer significativamente... aguentei enquanto pude....mas depois de ler várias recomendações, depreendi que seria necessário agir para evitar a delapidação total dos ganhos.
Estarei atento...e penso que terei o tempo necessário para reentrar...na altura que decidir ...depois de ler com algum cuidado recomendações...entre as quais as tuas têm uma ponderação elevada....assim como as do Marco A e outros....sim, a decisão é minha.Não te preocupes.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por Ulisses Pereira » 24/3/2004 18:22

Jotabil, fiquei preocupado com a tua resposta.

Da mesma forma que achava demasiado perigoso andar a comprar o PSI quando ele subia sem parar, pois achava que ele precisava de uma correcção, também acho que quem acredita que estamos num "bull market" estar a vender depois de duas semanas consecutivas de correcção significativa pode ser perigoso para quem quer estar posicionado em termos de médio prazo no mercado.

Se há duas semanas atrás, nos primeiros dias de correcção, o ênfase do discurso era recolher os ganhos, nesta semana o ênfase é colocado naqueles que estão de fora desejosos para entrar e que devem esperar por um sinal mais claro. Agora quem está dentro, não vendeu durante esta correcção toda, não sei se será a opção na altura certa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentário

por jotabil » 24/3/2004 18:11

Caro Ulisses

Hoje de manhã e seguindo a tua recomendação de ontem....decidi-me pela quase liquidez.....ainda bem que assim procedi....li que continuas a afirmar que não existem sinais de inversão....estarei atento....às tuas recomendações.
Espero que mantenhas este tópico actualizado.
Assim como o do Marco A no que a ele lhe toca.

cumps
Sun Tzu

Sim,

por pergas » 24/3/2004 16:40

Ulisses,
concordo contigo. Mas a malta julga que isto seria sempre a "abrir"...e nas quedas...valha-me Deus! Neste momento não detenho qualquer posição...vou esperar e ver no que isto vai dar! Bom que se note que continuo a acreditar na tendência dominante...a subida!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Visitante » 24/3/2004 13:53

está a ser rápido e parece que o target a ter em conta será os 7200.
Visitante

por Ulisses Pereira » 24/3/2004 13:37

Pergas, mas a correcção na nossa Bolsa está a ser violenta pela sua velocidade e não pelos valores em si. Uma correcção de 8% quando nos últimos meses tinha subido 30% é um movimento perfeitamente normal na minha óptica. A velocidade da correcção é que está a surpreender muita gente que se está a esquecer também da velocidade incrível como se deu a última fase de subidas do PSI até perto dos 8000 pontos. Se o mercado ignorou as resistências até lá acima, subindo sem respirar porque agora haveria de considerar esses valores como suporte? ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ulisses...

por pergas » 24/3/2004 13:31

...de facto, esta correcção, está a ser violenta!!! E o que dizes, faz todo o sentido! Já muitas vezes, julgando-me alguém nesta selva, apanhei facas que me causaram grandes perdas financeiras, mas muito mais psicológicas! E venho aqui dizer isto, pois, muito boa gente deve estar desejosa de fazer negócios, senão mesmo os forçar!! E é um grande erro! Ainda agora, eu, quantas vezes, tenho de me segurar para não fazer asneira! É que mercado há-de haver sempre e o dinheirito vai-se acabando...

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Ulisses Pereira » 24/3/2004 13:23

E continua a correcção do PSI, com quedas fortes na maior parte das acções da nossa praça. É interessante observar a mudança de sentimento. Quando há 15 dias atrás alguém falava em correcção, aparecia uma legião de visitantes a dizer que o mercado ia subir, agora que a correcção está aí, temos um elevado número de visitantes a dizer que o mercado já não tem salvação. :)

Já levamos 8% de correcção desde o máximo do PSI, num movimento que considero natural na tendência ascendente de médio/longo prazo. Claro que quem comprou no topo daquelas loucas subidas sem respirar está agora a sofrer já algumas perdas fortes em determinadas acções.

Até onde irá esta correcção, continuo sem me atrever a prognosticar, sendo certo que o próximo suporte são os 7200 pontos. Continuo, no entanto, a insistir no ponto que aqui tenho focado nas últimas duas semanas: Não vale a pena tentar antecipar o final da correcção. Há que esperar por sinais claros de que ela tenha terminado e neste período não vi ainda nenhum sinal nesse sentido. Para quê ter pressa? ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Sobre os gaps

por Emanuel Santos » 23/3/2004 22:58

Certamente que há pessoas bem mais credenciadas para falar de AT do que eu, ainda que cada dia que passa lhe dou mais valor, mas cá vai:

E evidente que não há qualquer obrigação de fechar os gaps. O mercado é que decide se vão ou não ser fechados. O que acontece é que estatisticamente, a probabilidade dos gaps serem fechados mais tarde ou mais cedo, é grande. Ainda assim, não é por um determinado activo abrir em gap, que um trader deve abrir uma determinada posição, sobretudo porque há gaps que demoram anos a fechar... Até acho uma coisa engraçada: No Nasdaq temos vários gaps nas fundações de todo este movimento de alta, o primeiro dos quais entre os 1165 e os 1179, e no sentido oposto, apenas um entre os 1940 e os 1929. Querem fazer apostas? Eu não... :mrgreen:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Ertai » 23/3/2004 22:40

Estive a analisar as acções mais interessantes do PSI20

Estou a ver reacções de Suporte parecidas em várias acções, inclusive o movimento do índice do PSI20

Apesar das descidas pelo menos amanhã 4ªfeira vai ser um dia positivo, independentemente dos states, técnicamente diria que vamos ter amanhã a confirmação de reacção num suporte nos 7400

Não sei porque, talvez seja também feeling, mas vejo nas Portuguesas algum indício do começo de uma reacção às descidas. Não diria que é um suporte horizontal, mas quase.

Pelo menos para amanhã leva-me a concluir que será um bom dia para entrar na abertura.. e fechar ao fim do dia.. pois as subidas gerais ainda podem demorar a vir...

Registado: 11/5/2003 12:11

por Patdav » 23/3/2004 22:13

Olá jotabil :wink:

Um Gap na minha opinião, não tem obrigatoriamente de ser fechado!

Temos “por ai” montes de gráficos com Gap’s com mais de 3, 4, 5 anos que ainda não foram fechados…….claro que um dia quando a cotação passar por aqueles “lados”, podemos sempre dizer que foi o efeito magnético do gap.

A expressão que encontras em cima, penso que será um trocadilho do tipo: “As regras foram feitas para serem quebradas”, uma brincadeira, penso eu de que.Se estiver errado corrijam-me.

Abraço :wink:
patdav

Registado: 25/11/2002 22:19

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 22:07

Susana,

Além dos 6200 pontos no PSI, considero também os 965 pontos no S&P. Foram estes dois pontos que, juntamente com outros factores, me levaram finalmente a assumir estarmos perante um "bull market" e só a quebra destes valores me fará pô-lo em causa.

Beijos,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vampiro » 23/3/2004 22:03

bom sell off final nos states.. nao conseguiu quebrar o máximo de ontem e foi por ai abaixo... mt mau sinal para a europa amanha.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.

Registado: 30/12/2003 16:40

pergunta

por jotabil » 23/3/2004 21:48

Perante a expressão..."um Gap tem de ser fechado"....o que devo entender?
Porque será que um Gap tem de ser fechado e o que acontece nesse caso?
Obrigado desde já.

cumps
Sun Tzu

por Susana Amado_ » 23/3/2004 21:11

Ulisses Pereira Escreveu:São dois pontos de vista diametralmente opostos e nesta altura impossível de perceber de que lado está a razão .:)

Eu, no início deste ano, já aqui deixei os valores que caso fossem quebrados (para baixo), me levariam a reconhecer que estaria errado pois o "bear market" ainda não teria terminado. Gostaria de saber, na direcção oposta, que valores deveriam ser quebrados (para cima) para reconheceres que vivemos mesmo um "bull market".

Olá, Ulisses!

...os valores a que te estás a referir são só os 6200 pontos no psi, confirmas?
E no Nasdaq?

Beijinhos,
Su

Beijinhos

Registado: 5/11/2002 11:12

por JCS » 23/3/2004 16:40

É a quarta sessão consecutiva a cair pelo que me quer parecer que a queda ja está a perder força e por mera opinião pessoal não creio que estará à vista qualquer queda mais expressiva do PSI (opinião que pode estar errada).
Pelo que tenho visto no BCP, este anda ali a "marinar" nos €1,99-€2,00 unicamente com 2.2 M de titulos negociados (que não é nada), o que me faz chegar à conclusão que há muito pouca gente a querer vender BCP a €1,99 (e alguma relutante de comprar BCP a €2,00 até ver o que dá...)
Enfim, é um partilhar do que me vai na cabeça ...8-)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Don » 23/3/2004 16:31

qd os outros mercados corrigiam o nosso mantinha-se em alta. É que tens de ver que nós temos delay em relação ao mundo civilizado por isso demoramos mais a reagir. Simples.
Don

Re

por MSM » 23/3/2004 16:16

Realmente pareçe que é só no PSI que continua a correção. Quase todos os mercados estão a aliviar das quedas de ontem. :cry: :cry:
MSM

Incorrecto....

por Surfer » 23/3/2004 15:54

joedias escreveu:

«...Para quem não se lembra a sueguir ao 11 de Setembro passamos uma fase identica, em que todo o lado se noticiava que iria haver novos atentados, ataques quimicos, nucleares, etc. Trata-se das maquinas das empresas de comunicação social a funcionarem em pleno e virarem todos para os acontecimentos relacionados com atentados. Penso que só quando a comunicação social deixar de falar sobre atentados, e se não acontecer nada até ao inicio do Euro 2004, é que iremos ter a bolsa a subir outra vez...»

A sua observação está de todo incorrecta, após o 11 de Setembro/01 os mercados em todo o mundo subiram e originaram um rallie de grande amplitude em pleno bearmarket e só ao fim de 6 meses é que voltaram novamente ás quedas. Ao longo desses 6 meses foram noticiadas novos provaveis ataques cada um mais devastador que os anteriores e os mercados enquanto isso subiam, subiam, subiam......

Logo é de todo incorrecto comparar o momentum actual dos mercados relativamente ao fatidico 11 de Setembro/01.
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por joedias » 23/3/2004 15:42

Concordo com esta ultima analise, no entanto, convem falar tambem que alguns dos grandes investidores internacionais, olharam para o nosso mercado há cerca de um ano atrás e investiram bastante nele o que fez que a nossa bolsa subisse, agora com a instabilidade que existe, é natural que realizem as mais valias e entrem quando esta historia dos atentados e possiveis atentados acabem. Para quem não se lembra a sueguir ao 11 de Setembro passamos uma fase identica, em que todo o lado se noticiava que iria haver novos atentados, ataques quimicos, nucleares, etc. Trata-se das maquinas das empresas de comunicação social a funcionarem em pleno e virarem todos para os acontecimentos relacionados com atentados. Penso que só quando a comunicação social deixar de falar sobre atentados, e se não acontecer nada até ao inicio do Euro 2004, é que iremos ter a bolsa a subir outra vez.

Cumprimentos e bons negócios

Joe Dias

Registado: 29/1/2004 15:23

por Don » 23/3/2004 15:14

É natural que quem impulsiona a bolsa, ou seja, investidores estrangeiros na maioria, esteja a sair ou na expectativa, pois o nosso país vai ser palco de algumas actividades que podem ser alvo de ataques terroristas e com esse receio... ficam out do mercado onde é mt provavel que se de o proximo ataque.
Don

por D1as » 23/3/2004 14:51

Eu comecei a "acreditar" no Bull qd quebrou em alta e em fecho a SMA200. No S&P500.

Agora deixo de "acreditar" qd e se a quebrar em baixa :)

O price action para quebra-la em alta, na altura, foi brutal e durou mais de uma semana. Ou seja, com um fecho semanal abaixo da SMA200 viro o bico ao prego, como fiz na altura :)

Abraço Camisa

Registado: 7/11/2002 19:47

por Camisa Roxa » 23/3/2004 14:32

Até a MM verde não ser quebrada aposto na continuação do bull
Anexos
$spx.gif
$spx.gif (37.42 KiB) Visualizado 1362 vezes

Registado: 5/11/2002 11:27

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], navaldoc, nbms2012, PacoNasssa, Phil2014 e 207 visitantes