Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - ser ou não ser...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por D1as » 24/3/2004 18:47

tou a ver q estes gostaram da música. deixaram-se de conversas e mexeram-se! :)
Anexos
euro5.JPG
euro5.JPG (39.82 KiB) Visualizado 1322 vezes

Registado: 7/11/2002 19:47

por MozHawk » 24/3/2004 18:45

Mais uma actualização.

Hoje foi um excelente dia em termos de negócios concretizados. Depois de um atabalhoado reforço dos curtos antes do tempo e de muitos suores frios, mantive-me fiel a uma disciplina revista relativamente a alguns pressupostos anteriores. Pela manhã deixei uma ordem no sistema para alienação de 40% da carteira e acabei por vê-la concretizada com uma mais-valia de 27% quando o cross cotava na zona dos 1.22xx . Podia ter sido bem mais interessante mas, mesmo assim, acabou por ir mais longe do que eu contava. O resto fica para mais tarde.

Faltando ainda algumas horas para o fecho da vela de hoje, a situação (embora os nossos olhos vejam o que muitas vezes queremos ver) está interessante pelo seguinte:

1. MACD em convergência para o sinal depois da ruptura em alta (bull) há 5 sessões atrás. Este indicador provoca algumas partidas de vez em quando pelo que prefiro utilizá-lo como referência conjugando-o com outros;

2. RSI a testar já por diversas vezes a LTD (redesenhada) e a proximar-se da zona dos 50.00 sem conseguir quebrar as duas em alta e no fecho, estando hoje a inverter. Tal como está, tem muito espaço para comportar mais quedas;

3. Grande luta nesta lateralização em torno do que parece ser uma zona interessante devido ao posicionamento das MMEs. A MME100 andava a suportar o cross com a MME50 a impedi-lo de voar mais alto tendo as MMEs 10 e 20 no meio destas duas. Realce para o que parece ser mais um ataque das MMEs de prazos mais curtos à MME100;

4. Bandas de Bollinger a estreitar nesta lateralização, não se confirmando a ruptura da linha intermédia (MME20) realizada na passada 5ª feira. Nos dias seguintes e até hoje esta linha foi testada por diversas vezes acabando o cross por se afastar consideravelmente após o teste de hoje;

Bom, posto isto o que esperar? O cenário mais ideal para mim seria as MMEs de prazos mais curtos cruzarem em baixa a MME100 dando assim um novo alento à força do USD projectando-o em direcção à MME200. Deste modo poderíamos ter uma alteração interessante no panorama do cross, caso a linha de procura do cross na zona dos 1.2160 cedesse.

Fica o gráfico diário.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
eurusd-d.JPG
eurusd-d.JPG (77.73 KiB) Visualizado 1326 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por djovarius » 24/3/2004 17:27

Bem, a notícia da descoberta de uma bomba em França alterou o clima de tranquilidade que começava a regressar lentamente ao mercado.
Recorde-se que o próprio dólar, apesar das quedas face ao JPY, subiu bastante hoje face a várias divisas, incluindo o CHF.
Mas com esta informação, o CHF está a recuperar e a generalidade dos mercados a tremer.

Concordo que no EUR/USD há potencial para um desafio em melhores condições a 1.2160 e mesmo com a opção DNT logo ali em 1.2150, nada nos diz que esse valor segure as quedas. Essa opção, segundo rumores, expira na sexta-feira.

Vamos ver o que acontece agora...

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Antunes » 24/3/2004 16:35

MarcoAntonio Escreveu:Ainda não...
:mrgreen:

Tocou num nível importante (provavelmente o mais importante nas redondezas) e eu quis assinalar precisamente isso. Mas continuo a considerar que ainda não é o momento para tomar posições...

Está bom mesmo é para o daytrade. Eu já vou colocar a ordem de largada...

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 24/3/2004 16:00

Ainda não...
:mrgreen:

Tocou num nível importante (provavelmente o mais importante nas redondezas) e eu quis assinalar precisamente isso. Mas continuo a considerar que ainda não é o momento para tomar posições...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por semprefrio » 24/3/2004 15:58

Bem regressado Marco António.

Será a tua intervenção "o sinal"? :)

Um abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por MarcoAntonio » 24/3/2004 15:51

O EURUSD testou um dos dois suportes que considero mais importantes nesta altura, os 1.215/1.217...

Além deste existe ainda os 1.205 mas que já serviría como sinal de confirmação (já que nesta altura o primeiro que referí é de longo o suporte mais consistente e só a sua quebra já constituiría um sinal muito importante).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por semprefrio » 24/3/2004 15:48

Antes de mais os meus parabéns ao PLPINTO.

Quanto ao resto, e na sequência do meu post anterior, tivemos uma quebra clara do limite inferior do range de negociação que se vinha estreitando e um teste à EMA130. Aqui deu-se o natural alívio do movimento.

Agora é importante verificar se o par volta acima dos 1.2250 ou se vai abaixo dos 1.2150. Esta é das tais situações em que considero que o fecho do dia pode ser muito esclarecedor.

Um abraço,
semprefrio
Anexos
eurusd alivio 24032004.GIF
eurusd alivio 24032004.GIF (37 KiB) Visualizado 1417 vezes
eurusd testeema130 24032004.GIF
eurusd testeema130 24032004.GIF (31.44 KiB) Visualizado 1421 vezes

por PLPINTO » 24/3/2004 14:29

Dj, Não estava em casa e embora possa deixar os sistemas em automatico é perigoso, basta uma falha na net e está tudo perdido. Tinha um stop a 1.2255 mas... se envertesse lá iam 40 pips.

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 24/3/2004 14:25

PL,

Mas porque saíste sem sequer esperar pelo teste ao suporte?? Tinhas um bom ganho, podias só esperar pela reacção em 1.2220 !!!

Falo isto para todos: uma boa posição de curto prazo a nosso favor pode e deve ser posta à prova.

O EUR/USD já fez 1.218x !! E deve mesmo testar valores abaixo, tal o sentimento do mercado hoje.

até já e parabéns para nós que esperámos dois dias... :roll: :roll: :roll:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por PLPINTO » 24/3/2004 14:12

Eu não quiz ser goloso e deixei uma ordem limite a 1.2223 - sempre foram 70pips e nada me garantia que continuava a descer, tanto mais que eu tive que sair... em breve saberemos se acertei ou deixei fugir uma boa mais valia!

por djovarius » 24/3/2004 14:12

Bom, bem me queria parecer que esta quarta-feira ía ser diferente. Muitos e bons movimentos com óptimas possibilidades, o que nos deixa muito felizes !!

Foi tudo quebrado no EUR/USD:
1.23 - 1.2270 - 1.2220 e agora, quem sabe 1.22, apesar do movimento estar a ficar esticado. Este último valor cedeu ainda de forma ténue.
De qualquer forma, podemos estar na eminência de um teste a 1.2160/50, onde certamente vai surgir um bom ataque dos Euro bulls e, claro, a defesa dos possuidores de opções DNT aquele nível.
Seja como for, o ambiente hoje está favorável ao USD que ganha em todas as frentes (excepto JPY) e pode atá atacar resistência decisiva contra o CHF em 1.2750 !! Considero esta última possibilidade em sinal da força/fraqueza do USD !!

Um abraço

dj

por D1as » 24/3/2004 13:38

Abriram as portas do Inferno... :twisted:
Anexos
euro4.JPG
euro4.JPG (54.16 KiB) Visualizado 1155 vezes

por djovarius » 24/3/2004 12:46

Reparem no trio do Yen, é muito importante.

De facto, os mercados ficaram mais mal dispostos.

Mas voltando, o EUR/USD tentou mas não foi a 1.2220 - ainda não houve força, seria uma ruptura importante.

Mas voltando ao JPY, vejam que o Euro/JPY está já abaixo de 130, está nos mínimos do dia com queda de mais de 200 pips. É sintomático. O GBP/JPY cai mais de 300 pips, também anda nos mínimos. Mas o USD/JPY só cai menos de 100 pips. Ora, esta recomposição de posições está a causar uma "bagunça" nos principais.

Com o BOJ muito menos activo (mas ainda voltará), o trio do Yen volta a merecer a nossa atenção

Neste momento, o EUR/USD parece disposto a atacar o suporte, por via dessa fraqueza...

Um abraço, isto está bom, quarta-feira é dose :P

dj

por semprefrio » 24/3/2004 12:42

Muito bom dia a todos.

Como já aqui foi dito e repetido, estamos num momento de elevada indefinição relativo ao movimento seguinte do par. Eu defendo que só se devem tomar posições com prazo superior a algumas horas com sinais técnicos bem visíveis.

Tendo por adquirido que, do ponto de vista técnico, ainda não se verificou nenhum movimento indiciador do rumo que as coisas vão tomar, nenhum de nós se encontrará imune, nestas situações, a um sentimento, a uma percepção. Essa percepção pode estar certa ou errada. Mas até sabermos, continua a nossa percepção.

Nos momentos em que a intuição me leva a achar mais provável um caminho do que outro, procuro ver se tecnicamente essa intuição pode ser de alguma forma suportada.

É o que faço agora.

Do ponto de vista técnico, esta consolidação tem as seguintes características:

- depois de um movimento ascendente muito forte formou um duplo topo, cuja base acabou por ser quebrada;
- a posterior recuperação foi relativamente ténue não colocando o eurusd decisivamente acima da base do topo;

- a queda foi amparada pela EMA130 que agora funciona como importante suporte;
- no passado este tipo de “acompanhamento próximo” da EMA130 pela cotação nunca durou muito e, em circunstâncias idênticas, acabou por anteceder a sua quebra;

- o MACD, ainda positivo, começou por apresentar uma divergência negativa;
- depois passou passou para terrenos negativos;
- vejo como sinal de enfraquecimento o facto deste indicador não ter conseguido voltar ao eixo central;
- esse sinal seria muito menor e mais propiciador da manutenção desta consolidação para um desenlace em alta se, nesta altura, o MACD andasse a “marinar” em torno daquele eixo.

O meu sentimento é que poderemos estar a assistir a um enfraquecimento do par que poderá anteceder um movimento forte de queda.

Um abraço,
semprefrio
Anexos
eurusd sentimento 24032004.GIF
eurusd sentimento 24032004.GIF (33.43 KiB) Visualizado 1191 vezes

por D1as » 24/3/2004 12:18

Bom, em relaçao ao outro post, é pra esquecer tudo! :P

os futuros ficaram vermelhos com a queda do euro, ou seja, estou confuso! LOL

Enfim, nunca vi o mercado tao dificil de "adivinhar" como nestas ultimas duas semanas! N admira q esteja a escrever tanto! :roll:

Isto está mesmo giro! em relação ao euro, tenho a sensação q hj, finalmente, vamos ter mais uma peça do puzzle! (espero eu, q já estou farto deste range! :))

por D1as » 24/3/2004 12:01

será desta? :)
Anexos
euro2.JPG
euro2.JPG (54.19 KiB) Visualizado 1206 vezes

por PLPINTO » 24/3/2004 11:56

Sempre ouvi dizer que ser humilde e pedir desculpas era positivo! Afinal é mesmo verdade :lol:

por djovarius » 24/3/2004 11:54

Bom dia a todos,

Todas as justificações hoje em dia são possíveis para quedas e subidas desta e de outra moeda.

Mas as declarações de Snow são a continuidade do que os EUA andam a dizer há muito, tentando pressionar o BCE para utilizar um laxismo monetário à americana. Nada de novo. Veremos até quando vão resistir os dirigentes da zona Euro.

O sentimento global vai melhorando, dissipa-se a memória doa tentados do dia 11 !!

A S&P melhorou o outlook do Japão para estável e o JPY disparou... mais face ao Euro e menos face ao USD. Esta é a história do dia.
O EUR/USD parecia querer subir no oriente, tal como ontem, mas repetiu-se a reacção: foi rejeitado na resistência de 1.2370 !! Denota-se a dificuldade do Euro em passar daqui, surgindo vendas em força.

A partir daí, deu a queda dos suportes todos: quem entrou curto acima de 1.23 já teve um bom trade, o qual pode estar ainda em aberto.

Esperemos para ver se o suporte de 1.2270 cede, o que poderá levar o par aos decisivos 1.2220 !! Ou então será mais do mesmo.

Mas hoje o dia ainda promete: há dados nos EUA, como a sondagem ABC/Money sobre a confiança do consumidor, mas sobretudo as encomendas de bens duradouros às 13:30 Lx.
Os mercados accionistas já andam numa nota positiva, esperando-se o mesmo em Wally.
Os mercados andam agora num momento muito importante.

Um abraço

djovarius

por PLPINTO » 24/3/2004 9:59

O meu sistema deu entrada curta a 1.2309 mas eu resolvi esperar pela quebra de 1.23 e só entrei a 1.2293.
Agora não cai!
As minhas desculpas a todos os curtos a quem a minha má sorte prejudicou!

por MozHawk » 24/3/2004 9:31

Hummmmm :roll:

Um abraço,

MozHawk
Anexos
eurusd.JPG
eurusd.JPG (88.76 KiB) Visualizado 1244 vezes

por MozHawk » 24/3/2004 8:46

Hoje acordei com umas declarações do Snow na CNBC sobre a política do BCE. Dizia ele que a Europa teria que alterar a sua política monetária por forma a benificiar os EUA e a Europa... Estaria a sonhar?

Um abraço,

MozHawk

por PLPINTO » 24/3/2004 8:42

E eu ontem, de acordo com a previsão que tinha aqui postado,entrei curto na quebra dos 1.2320, mas como não podia acompanhar o mercado deixei um stop curto. E fui stopado por 5 pips!

E a unica diferença no dia de hoje é que mudei o tecto do canal para 1.2370.
Ficando em 1.2250 - 1.2320 - 1.2370

por D1as » 24/3/2004 2:15

Toda a gente espera um movimento violento assim que este range for quebrado. Qq q seja o lado.
Eu tb.
Mas eu tb espero um movimento violento em tudo, o q n é de surpreender, dado q tudo está interligado.
Ou seja, a "solução" está neste par, dado q por exemplo no Dollar/Yen n temos este "embaraçoso" impasse.

O Euro ao começar a subir no intraday, tem servido de "aviso" às descidas no S&P. Por outro lado, o S&P ao animar-se no intraday tem servido de anuncio a descidas no Euro.
(pescadinha de rabo na boca, mas com subtilezas :))

:arrow: O que acontecerá se o range for quebrado em alta?

:arrow: O que acontecerá se for quebrado em baixa?

Gentlemen, place your bets, but not yet! :wink:

por semprefrio » 23/3/2004 23:27

Quanto ao momento presente, a palavra de ordem é mesmo ... esperar.

Um abraço,
sf
Anexos
eurusd_a_espera.gif
eurusd_a_espera.gif (15.22 KiB) Visualizado 1314 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1 e 159 visitantes