Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 21/11/2016 10:05

NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:
175M€ não é nada tendo em conta o contexto ..... imparidades, prejuízos recentes, 750M€ CoCos ....

imparidades pagas com lucro do ano passado, 250 de cocos pagos com o atlantico, 175 pagos com fosun, faltam 425, voces fazem um cenario muito pessimista. esses 425 pagam e baixam racios.

Essas contas não fazem sentido nenhum....

Registado: 5/12/2005 21:28

por NaoSei » 21/11/2016 9:39

luislobs Escreveu:
ativo Escreveu:A Fosun impôs, como condição para entrar no capital social do BCP, o aumento dos direitos de voto do BCP de 20 % para 30 %, por acionista, mas aparentemente prescindiu, para já, da satisfação dessa condição, aceitando entrar no capital social do BCP, antes de tal aumento ter sido aprovado em Assembleia Geral de Acionistas do BCP.

E esta, hein? :D

Era aqui que podia coisa torcer o rabo, bce nao autorizar a sonangol subir a percentagem e a sonangol vingar-se nao desblindando os direitos de voto para 30% aprentemente os chineses poderiam nao avancar.Contudo acredito que como avançaram mesmo nestes moldes estao mesmo interessados no bcp em qq dos cenarios e aparentemente ja tenham a certeza que bce autoriza tudo.

o que pode acontecer...se nao houver autorização ....é os dois accionistas ficarem a lutar na casa dos 20% emvez dos 30%....e para isso temos um rally menor....4 a 5% de cada um a comprar BCP para chegarem aos 20% e continuarem a ser os maiores accionistas e no entanto gastaram menos 10% em dinheiro e a fosun tem o mesmo resultado...entrar no bcp maioritariamente sem gastar mais um tostao.

Registado: 8/10/2008 11:04

por luislobs » 21/11/2016 9:28

ativo Escreveu:A Fosun impôs, como condição para entrar no capital social do BCP, o aumento dos direitos de voto do BCP de 20 % para 30 %, por acionista, mas aparentemente prescindiu, para já, da satisfação dessa condição, aceitando entrar no capital social do BCP, antes de tal aumento ter sido aprovado em Assembleia Geral de Acionistas do BCP.

Era aqui que podia coisa torcer o rabo, bce nao autorizar a sonangol subir a percentagem e a sonangol vingar-se nao desblindando os direitos de voto para 30% aprentemente os chineses poderiam nao avancar.Contudo acredito que como avançaram mesmo nestes moldes estao mesmo interessados no bcp em qq dos cenarios e aparentemente ja tenham a certeza que bce autoriza tudo.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por DIXIE2020 » 21/11/2016 9:12

1,324 nada mal, já marcharam com algumas mais valias. Apanho-as na próxima queda abaixo de 1,05, é só esperar por dia 5 de dezembro. :)
BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por NaoSei » 21/11/2016 9:10

PC05 Escreveu:
NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:
Se os rácios do bcp fossem confortáveis já o bce tinha autorizados o tal pagamento parcial de CoCos solicitado pelo banco em setembro último.

o bcp pediu em abril.
e o bce autoriza agora concerteza com a entrada de outro accionista.

175M€ não é nada tendo em conta o contexto ..... imparidades, prejuízos recentes, 750M€ CoCos ....

imparidades pagas com lucro do ano passado, 250 de cocos pagos com o atlantico, 175 pagos com fosun, faltam 425, voces fazem um cenario muito pessimista. esses 425 pagam e baixam racios.

por Ativo » 21/11/2016 2:12

A Fosun impôs, como condição para entrar no capital social do BCP, o aumento dos direitos de voto do BCP de 20 % para 30 %, por acionista, mas aparentemente prescindiu, para já, da satisfação dessa condição, aceitando entrar no capital social do BCP, antes de tal aumento ter sido aprovado em Assembleia Geral de Acionistas do BCP.

Registado: 24/1/2014 17:24

por PC05 » 21/11/2016 2:08

NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:
NaoSei Escreveu:o BCP vai pagar os cocos....os resultados nao interessam para o seu pagamento, porque o bcp tem racio acima do minimo...o que vai acontecer é que vai baixar o racio momentaneamente e depois recupera.

Se os rácios do bcp fossem confortáveis já o bce tinha autorizados o tal pagamento parcial de CoCos solicitado pelo banco em setembro último.

o bcp pediu em abril.

por maceirafernandesjose » 21/11/2016 2:01

Eu estou a ver esta noticia mais como positiva do que negativa, mau mesmo seria se não houvesse ninguém interessado em investir no banco. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por NaoSei » 21/11/2016 2:00

PC05 Escreveu:
NaoSei Escreveu:o BCP vai pagar os cocos....os resultados nao interessam para o seu pagamento, porque o bcp tem racio acima do minimo...o que vai acontecer é que vai baixar o racio momentaneamente e depois recupera.

o bcp pediu em abril.

por NaoSei » 21/11/2016 1:59

brunoktm Escreveu:Amanha veremos o rumo que a acção tomara . por muito que uns queiram que suba e outros que desça , só amanha saberemos , eu pensava que iria subir até chegar aqui e ver tantos comentários negativos ...

A minha esperança é que suba ...

o bcp tem uma subida enorme para o fazer, falta aqui um senao apenas....é o bce autorizar a sonangol reforçar a posição...isto porque se nao autorizar pode tambem a fosun nao ter o aumento dos votos de 20 para 30% e coloca tudo em cheque....mas a meu ver o bce irá autorizar.
e tem tudo para subir porque a fosun irá reforçar aos preços mais baixos (agora), a sonangol idem e os curtos tentarão sair antes disso (e são quase 5%).

por PC05 » 21/11/2016 1:57

por NaoSei » 21/11/2016 1:44

o BCP vai pagar os cocos....os resultados nao interessam para o seu pagamento, porque o bcp tem racio acima do minimo...o que vai acontecer é que vai baixar o racio momentaneamente e depois recupera.

por Ativo » 21/11/2016 1:39

Para meditar:

- Em julho de 2014, foi subscrito um aumento de capital do BCP, no montante de 2250 milhões de euros, por entrada de "cash", pagando-se 6,5 cêntimos por ação.

- Em junho de 2015, foi efetuado um aumento de capital do BCP, no valor de 404 milhões de euros, por troca de títulos de dívida subordinada do BCP por novas ações do BCP, ao preço de 8,34 cêntimos por ação.

- Proximamente será efetuado outro aumento de capital do BCP, no montante de 175 milhões de euros, pagando a Fosun por cada ação, aproximadamente, 1,48 cêntimos por ação (não considerando o "reverse stock split" entretanto efetuado)!!!

por artista_ » 21/11/2016 1:34

Esta entrada da Fosun pode dar para dois lados, por um lado o facto de os chineses entrarem pode significar que haverá gente com capital para injetar no banco, por outro,essas injeções provocarão uma diluição grande para os atuais acionistas. Mas como a Sonagol também já manifestou a sua vontade em reforçar (falta saber se é apenas bluff?) ... eu diria que tudo pode acontecer amanhã, mas o mais importante para os acionistas de longo prazo é perceber como é que o BCP vai pagar os cocos e reforçar os seus capitais... sem uma diluição violenta!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por brunoktm » 21/11/2016 0:55

Amanha veremos o rumo que a acção tomara . por muito que uns queiram que suba e outros que desça , só amanha saberemos , eu pensava que iria subir até chegar aqui e ver tantos comentários negativos ...

A minha esperança é que suba ...
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por Fred_Invest » 21/11/2016 0:03

Caro Luis,
O que o ativo faz (em força hoje) é mandar quotes antigos para mostrar os tiros certeiros que deu nas suas opiniões. Infelizmente para quem está dentro não tem falhado por muito (argh que lá estou eu a elogiar o homem!). Embora achasse quase sempre que ele estava certo tinha esperança que a cotação não tombasse tanto até esta entrada/definição (acho que foi tudo muito tardio e, ao contrário do MM, não acho um bom trabalho da administração, acho mesmo que foi preparado/conivente para ser assim...). Também não estou muito (ou nada) optimista com as novidades de hoje, mas, como dizes, julgo haver qualquer coisa mais a ser cozinhada, e não me admirava que viesse ainda antes da abertura de amanha.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Ativo » 20/11/2016 23:26

luislobs Escreveu:Nao tenho duvidas que quando bcp tem algumas noticias positivas tu ..activo.. ficas imensamente activo em mostrar as sombras :mrgreen: :mrgreen:

como isto continua um forum de agregaçao de opinioes cada um fica responsavel pelos suas estrategias e planeamento, tipo graficos, nao ligando aos ruidos :mrgreen: fico so intrigado que tu so apareças nestas ocasioes em q o pessoal fica meio contente que a situaçao do geral pais possa melhorar.pareces o fantasma das foices))sem stress, ,,

Meu caro, é a minha opinião, a qual, tem coincidido com a evolução da cotação do BCP! :mrgreen:

Segunda edição: Não é verdade que apenas apareça em ocasiões especiais. :shame: Sou um participante muito ativo neste tópico do Fórum! :mrgreen:

Andas muito distraído! :mrgreen:

por luislobs » 20/11/2016 23:23

Nao tenho duvidas que quando bcp tem algumas noticias positivas tu ..activo.. ficas imensamente activo em mostrar as sombras :mrgreen: :mrgreen:

como isto continua um forum de agregaçao de opinioes cada um fica responsavel pelos suas estrategias e planeamento, tipo graficos, nao ligando aos ruidos :mrgreen: fico so intrigado que tu so apareças nestas ocasioes em q o pessoal fica meio contente que a situaçao do geral pais possa melhorar.pareces o fantasma das foices))sem stress, ,,
.

por Ativo » 20/11/2016 23:14

Em 21/10/2016:

ativo Escreveu:
(...)
Penso, já o disse várias vezes, que as necessidades de capital do BCP são bem maiores do que aparentam ser. Assim, certamente, o BCP, no futuro, terá que realizar um aumento de capital bem maior do que muito boa gente imagina.

Ora, esse aumento de capital, juntamente com aquele que porventura a Fosun venha a subscrever, pulverizaria as atuais posições acionistas no BCP, à semelhança do que aconteceu com os acionistas do BANIF e da Sonae Indústria.
Não é, portanto, necessário o BCP falir para que os acionistas percam quase tudo. Muitos já perderam quase tudo e o mesmo poderá, quiçá, acontecer a muitos outros.

Em 03/11/2016:

ativo Escreveu:
Penso, há bastante tempo, já o escrevi no Forum, mais do que uma vez, que o BCP terá que realizar um aumento de capital bem superior àquele que a Fosun pretende subscrever, para ficar com 16,7 % do BCP.

O aumento de capital que o BCP terá que realizar, no qual se inclui, evidentemente, o subscrito pela Fosun, devido ao enorme efeito de diluição das atuais posições acionistas no BCP, configura uma espécie de refundação do BCP. Isto já o escrevi várias vezes no Fórum.

É isto que penso, e escrevo neste tópico do Forum, há muito tempo, antes, mesmo, de se conhecer a vontade da Fosun em entrar no capital social do BCP, ainda, numa altura em que tal "não" podia ser escrito neste tópico do Forum.

Em 10/11/2016:

ativo Escreveu:
(...)
Para mim, o mais triste desta história que envolve a Fosun é o facto da entrada dela no capital social do BCP, no âmbito de um aumento de capital, diluidor das posições acionistas atuais, que lhe permita ficar com cerca de 16,7 % do BCP, não resolver a efetiva necessidade de capital do BCP.

O aspeto positivo da entrada da Fosun no capital social do BCP seria o BCP passar a contar com mais um acionista, com músculo financeiro, capaz de acorrer posteriormente a novo aumento de capital do BCP.

É evidente que após a entrada da Fosun no capital social do BCP, mais tarde ou mais cedo se fará novo aumento de capital do BCP, pois a necessidade de capital do BCP é bem maior do que tem sido aparente! Esta ideia já a expressei várias vezes no Fórum!!!

A injeçao de 175 milhões de euros, no BCP, por parte da Fosun, vai, certamente, saber a pouco ao mercado!

por PC05 » 20/11/2016 23:11

luislobs Escreveu:Após 30 anos com o mesmo auditor, o BCP antecipou-se à obrigação de mudar quem fiscalizava as suas contas. A KPMG foi substituída pela Deloitte, uma decisão que, para já, levou ao disparar das imparidades que ocorreram no terceiro trimestre do ano. A Deloitte entrou no banco mais perto do final do primeiro semestre e o trabalho realizado acaba por estar revertido nos primeiros nove meses do ano quando o BCP espantou o mercado ao apresentar €870,2 milhões de imparidades de crédito líquidas de recuperações (o que representou mais 41,8% face a setembro de 2015) e outras provisões e imparidades no montante de €242,8 milhões (mais 107,5% face a igual período de 2015). Uma subida que influenciou os resultados. Nos primeiros nove meses de 2015 o BCP tinha registado um lucro de €264,5 milhões e em igual período de 2016 contabilizou prejuízos de €251,1 milhões.
Segundo apurou o Expresso, a Deloitte terá exigido uma política de provisionamento mais conservadora do que a que era seguida pela administração até então. Para isso contribuiu a forte exposição da carteira de crédito do banco à construção e ao imobiliário, a empresas que ainda atravessam dificuldades, não só em Portugal como no mercado angolano e moçambicano. Um processo que não foi pacífico dentro do banco mas que acabou com a auditora a levar em frente a sua posição.

Essa é uma notícia do jornal expresso que eu próprio coloquei hoje neste tópico ... a notícia completa refere tb que:
" Resta saber se a sangria das imparidades do banco vai afetar os resultados no presente trimestre. Fontes contactadas pelo Expresso garantem que ainda pode haver mais alguns problemas para resolver e imparidades a contabilizar."
Fonte:Expresso

por luislobs » 20/11/2016 23:01

Após 30 anos com o mesmo auditor, o BCP antecipou-se à obrigação de mudar quem fiscalizava as suas contas. A KPMG foi substituída pela Deloitte, uma decisão que, para já, levou ao disparar das imparidades que ocorreram no terceiro trimestre do ano. A Deloitte entrou no banco mais perto do final do primeiro semestre e o trabalho realizado acaba por estar revertido nos primeiros nove meses do ano quando o BCP espantou o mercado ao apresentar €870,2 milhões de imparidades de crédito líquidas de recuperações (o que representou mais 41,8% face a setembro de 2015) e outras provisões e imparidades no montante de €242,8 milhões (mais 107,5% face a igual período de 2015). Uma subida que influenciou os resultados. Nos primeiros nove meses de 2015 o BCP tinha registado um lucro de €264,5 milhões e em igual período de 2016 contabilizou prejuízos de €251,1 milhões.
Segundo apurou o Expresso, a Deloitte terá exigido uma política de provisionamento mais conservadora do que a que era seguida pela administração até então. Para isso contribuiu a forte exposição da carteira de crédito do banco à construção e ao imobiliário, a empresas que ainda atravessam dificuldades, não só em Portugal como no mercado angolano e moçambicano. Um processo que não foi pacífico dentro do banco mas que acabou com a auditora a levar em frente a sua posição.

250m de 2015, capital de angola(foi pedido em março ao bce para amortizar 250m).aumento brutal das imparidades, ano 2016 ainda nao acabou, nao se esqueçam que

pode faltar o brinde do governo em relaçao ao credito mal parado ... :twisted: muda tudo..
Editado pela última vez por luislobs em 20/11/2016 23:15, num total de 1 vez.
.

por PC05 » 20/11/2016 22:50

luislobs Escreveu:175x2-350 mais 250 lucros -600m mais uns milhoes libertados da fusao do Atlantico em Angola acho que chega??

Prejuizos feitos com imparidades, juros dos cocos anulados, teremos lucros generosos em 2017-18.

vejam a sexta..

250M€ lucro? onde e como?
O impacto da fusão com o Atlântico já foi "comido" pelos -250M€ de prejuízos este ano.
O reconhecimentos de imparidades vai continuar .... são 9.257M€ de NPEs com cobertura precária.

por Fred_Invest » 20/11/2016 22:49

mas luis, sim, subiu na sexta quando estava tudo a cair, mas o volume foi "miserável" para ter sido um gordo, digo eu!

Lion, acho que aqui ninguém vê como "bom". As noticias é que aparentam que o BCP vendeu 16,7% aos chineses por uma pipa de massa e que irá criar uma "máquina mundial".

Eu continuo a achar que importante, seja por que preço for, é sair a indeterminação/indefinição relativamente ao futuro. e o marques mendes dizer que o BCP vai pagar até fevereiro é mais uma encomenda do amado, como ainda ao inicio da tarde achava que ia acontecer, basicamente amenizar o animal (mercado!). Como a credibilidade do MM está por um fio no que toca à banca ainda acredito que amanhã antes da abertura apareça mais qualquer coisa.

frosasantos Escreveu:...
Por ultimo antes da abertura de amanhã ainda deve sair qualquer coisa, seja da Sonangol, Cocos, etc. Acho estranho a fosun arriscar-se a torrar 175M€ e o banco não ter capacidade de devolver os 750M€ e arriscar-se a ver cocos convertidos em capital sem nada em troca a um preço estupido, estupido para quem entra agora e ainda mais estupido para quem vem entalado desde lá de cima!...

Eu como estou a levar e bem no lombo nem me vou preocupar com a abertura. Mas o saldo que faço de tudo o que apareceu hoje é de soma nula: diluição vs Salvação, compra Fosun Vs putativa compra Sonangol, Cocos Vs Marques Mendes!; etc. Quem já passou por intervenção BES, BANIF ao charco, BREXIT, TRUMP, isto são peanuts!

boa noite a todos

edit: mas então luis, e os prejuízos deste ano não contam?!
Editado pela última vez por Fred_Invest em 20/11/2016 22:51, num total de 1 vez.

Registado: 4/9/2015 12:25

por luislobs » 20/11/2016 22:41

175x2=350 mais 250 lucros -600m mais uns 250 milhoes libertados da fusao do Atlantico em Angola acho que chega??

Prejuizos feitos com imparidades, juros dos cocos anulados, teremos lucros generosos em 2017-18.

vejam a sexta..
Anexos
2000.png
2000.png (19.81 KiB) Visualizado 6267 vezes
.

por CTT17 » 20/11/2016 22:39

PC05 Escreveu:O M. Mendes devia ter dito é como é que o banco vai pagar os 750M€ até fevereiro....

Parece que ele fala como accionista...kkk!

Acham plausível que a entrada da Fosun preveja um pagamento dos Coco´s em breve e o BCP pagará depois a um juro mais baixo?

Os próximos tempos serão intensos.

Registado: 22/12/2013 23:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, malakas, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, smog63, Tiago2006, Tosta mista, yggy e 234 visitantes