Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Continua a correcção no PSI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

o mercado nacional esta "caro"

por vmerck5 » 23/3/2004 14:31

O mercado nacional é o mercado que esta com maiores valorizações este ano assim sendo o mercado internacional apressenta-se + "corrigido" q o nosso assim sendo caso existe um rebound 8tentativa de ir aos anteriores maximos )sera natural que o mercado nacional , não esteja tão dinamico comomo exterior, veja-se o caso de hoje onde ninguem esta a entrar a tomar posições SNC,SON,PTM,PTC,BCP,EDP,IPR estão com vendedor e o comprador não aparece, temos o DAX a realizar maximo do dia embora sem sinais de compra estariamos tambem aqui a tentar adivinhar fundos
resistencia DAX 3810,3900,4000
Os stocasticos do DAX encontram-se corrigidos a ver vamos....por ca nem por isso
vmerck5

Re: PSI

por D1as » 23/3/2004 14:06

Razão Pura Escreveu:Os gaps foram feitos para serem fechados....

Concordo :)

Assim como os suportes e resistências só servem pra ser quebrados :)

A questão é, a meu ver, que os gaps não precisam de ser logo fechados... :)

kiss

Registado: 7/11/2002 19:47

PSI

por Razao_Pura » 23/3/2004 14:01

E ainda...

A correcção do PSI começou depois de se terem iniciado as correcções nos principais indices estrangeiros que, já a procissão da lateralização ia no adro no DAX, S&P, DOW, etc.... quando começou prós nossos lados.
Assim, já que tamos com delay, é ter os olhinhos bem abertos para o que se vai passando lá por fora, se queremos antecipar o rumo da nossa praça.

Ah, esse gap está-me a fazer uma confusão! Não sei se ele lá estaria se não fossem os atentados em Madrid, que vieram acelerar a correção.
Os gaps foram feitos para serem fechados....
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

exacto Ulisses.....

por Scubawarrior » 23/3/2004 13:53

....provavelmente como bem disseste, só se sonsegue definir com exactidão aposteriori.

De qualquer modo considero a média móvel exponêncial das 200 semanas(sustente 1/2 meses acima ela) uma tentativa da minha parte em ter essa resposta apriori dos acontecimentos que com o tempo e olhando para tráz nos dão certezas.

um grande abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Esse gap...

por Surfer » 23/3/2004 13:43

Esse gap deixado em aberto é digno de registo e vem confirmar que as subidas realizadas acima dos 7600 foram de exaustão da tendência ascendente. Aliás dos 7200 e passando pelos 7600 sem qualquer alivio, as subidas foram realizadas a um ritmo alucinante, dando ai inicio ao inicio da exaustão, mas tipico de um mercado com as nossas caracteristicas.

Sem querer referir que iniciamos qualquer especie de tendência bearish, penso que deveremos assistir a um periodo de lateralização acima dos 7200, que julgo eu serão inevitavelmente testados a curto-prazo.

Até lá não existem motivos para grandes preocupações para os bulls, abaixo desse suporte é que o mercado passa a favorecer os bears na minha opinião.

Mas atenção, um mercado lateral é mau para bulls e bears, o melhor é mesmo estar liquido e assistir fora do mercado, porque quem arrisca estar dentro nestes periodos laterais é garantido que sofre um grande desgaste quer emocional, quer na carteira.

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 13:38

São dois pontos de vista diametralmente opostos e nesta altura impossível de perceber de que lado está a razão .:)

Eu, no início deste ano, já aqui deixei os valores que caso fossem quebrados (para baixo), me levariam a reconhecer que estaria errado pois o "bear market" ainda não teria terminado. Gostaria de saber, na direcção oposta, que valores deveriam ser quebrados (para cima) para reconheceres que vivemos mesmo um "bull market".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Morsa » 23/3/2004 13:34

Sinceramente.

Ao olhar para este gráfico, apetece-me mesmo deixar de ouvir falar em bolsa para sempre.

Adeus amigos

Apareço na Globet
Morsa

Eu diria mais que este ano...

por Scubawarrior » 23/3/2004 13:31

....que passou é que foi de correcção das quedas 3 anos seguidos, e portanto agora é uma continuação do secular bear e das quedas.

É prematuro falar-se em correcção, quando nos últimos 4 anos tivemos 3 de queda e um de subida.

É apenas o meu ponto de vista, e não quero de todo pôr em causa definições de quem pode e bem estar a ver muito mais á frente que eu.

Contudo e com todo o respeito pelo Ulisses quero que se esteja bem alerta para o facto de em minha opinião, e independentemente de vermos novos máximos este ano ou não, ainda falta muito para se poder dizer que o mercado entrou sustentadamente em fase ascendente ou bull. Eu acho que ainda não saímos de um secular Bear market, tendo o último ano sido uma corrécção das quedas(manipulação ,monetária pelo fed e eleições americanas ajudaram) e nada mais.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Continua a correcção no PSI

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 13:17

Hoje, pela quarta sessão consecutiva, o PSI está a cair. A correcção do nosso mercado continua, num movimento de retracção das violentas subidas dos últimos tempos que nem sequer deixavam o mercado parar para respirar.

Mantenho a mesma opinião que aqui venho expressando nas últimas duas semanas, ou seja, a tendência de médio prazo continua a ser claramente ascendente, mas esta correcção teria que acontecer e ainda não há qualquer sinal de que ela já tenha terminado. Quem estava de fora do mercado e quer entrar deve esperar por sinais claros de que a retracção terminou, sinais esses que continuam sem se vislumbrarem.

Em termos técnicos, o próximo suporte do PSI está nos 7200 pontos.

Nada de novo... :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.gif
forum-psi1.gif (11.76 KiB) Visualizado 1336 vezes
forum-psi2.gif
forum-psi2.gif (13.16 KiB) Visualizado 1324 vezes
forum-psi3.gif
forum-psi3.gif (10.67 KiB) Visualizado 1315 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, PacoNasssa, Phil2014 e 123 visitantes