BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
naosei, na minha opinião, nenhuma dessas linhas tem relevância técnica:
A mais inclinada tinha 2 pontos de toque porque os dois primeiros eram quase colados. Mesmo que tivesse 3, morreu de velha (não houve ruptura mas sim morte da linha);
A segunda só tem 2 pontos de toque.
A menos inclinada é quase fantasiosa porque apenas resulta de duas aberturas que em nada têm a ver com o desenho normal do gráfico, em sessões em que o BCP fechou muito abaixo delas.
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
Apesar de se estar descendente e agora apresentar um periodo no curto prazo de estabilização:
que a meu ver o que aconteceu foi:
dos 0,03 aos 0,018: libertação de acoes por causa da saida do MSCI Global.
dos 0,018 aos 0,015: libertação de acoes por causa da saida do stoxx600.
e estagnou, pois agora só saindo do psi20, o que acho muito improvavel.
coloco um grafico em que todas as varias linhas possiveis excepto a do curto prazo de 3 meses, em todas elas foram quebradas aos 0,015 e na de curto prazo....está prestes a quebrar esta semana, portanto para quem investe sob a linha de tendência, está num bom ponto de entrada na minha opinião.
que a meu ver o que aconteceu foi:
dos 0,03 aos 0,018: libertação de acoes por causa da saida do MSCI Global.
dos 0,018 aos 0,015: libertação de acoes por causa da saida do stoxx600.
e estagnou, pois agora só saindo do psi20, o que acho muito improvavel.
coloco um grafico em que todas as varias linhas possiveis excepto a do curto prazo de 3 meses, em todas elas foram quebradas aos 0,015 e na de curto prazo....está prestes a quebrar esta semana, portanto para quem investe sob a linha de tendência, está num bom ponto de entrada na minha opinião.
- Anexos
-
- B.com Portugues(Daily)20161012112237.png (41.34 KiB) Visualizado 5175 vezes
- Registado: 8/10/2008 11:04
Esta acalmia nesta cotada anda-me a assustar, principalmente com 8 factores de peso (internos e externos):
Internos:
-Entrada da Fosun
-Pagamento de Cocos
-Resultados do terceiro trimestre
-Crédito mal parado
Externos:
-Deutsche Bank
-Eleições nos E.U.A
-relações Russia e E.U.A (possivel nova guerra fria?)
-relações entre Europa e E.U.A
Com um mercado tão vulneravél e dependente como o nosso, como acham que isto poderá afectar a cotada?
Internos:
-Entrada da Fosun
-Pagamento de Cocos
-Resultados do terceiro trimestre
-Crédito mal parado
Externos:
-Deutsche Bank
-Eleições nos E.U.A
-relações Russia e E.U.A (possivel nova guerra fria?)
-relações entre Europa e E.U.A
Com um mercado tão vulneravél e dependente como o nosso, como acham que isto poderá afectar a cotada?
BCP os resultados do terceiro trimestre estão agendados para o dia 7 de Novembro
Mas há rumores que na próxima semana vai sair um comunicado do BCP o conteúdo desse comunicado sobre o quê não se sabe
Vamos aguardar
A queda do SP500 de mais de 20% não vai ser o fim do mundo mas sim o renascer das bolsas europeias
Mas há rumores que na próxima semana vai sair um comunicado do BCP o conteúdo desse comunicado sobre o quê não se sabe
Vamos aguardar
A queda do SP500 de mais de 20% não vai ser o fim do mundo mas sim o renascer das bolsas europeias
- Registado: 22/6/2014 18:56
ativo Escreveu:jorgeacampino Escreveu:Vamos ao que interessa, alguem sabe a data para a apresentação de resultados do 3 trimestre?
Cumps.
Jorge
No próximo dia 7 de novembro, às 16 horas, realizar-se-á uma Conferência de Imprensa sobre os resultados do BCP relativos ao 3º trimestre de 2016.
Dia 7 é uma segunda, não ficava admirado que adiassem para sexta!
- Registado: 4/9/2015 12:25
Ainda esta semana podemos ter um teste à já longa linha de tendência descendente no BCP.
- Registado: 24/11/2008 17:58
jorgeacampino Escreveu:Vamos ao que interessa, alguem sabe a data para a apresentação de resultados do 3 trimestre?
Cumps.
Jorge
No próximo dia 7 de novembro, às 16 horas, realizar-se-á uma Conferência de Imprensa sobre os resultados do BCP relativos ao 3º trimestre de 2016.
Editado pela última vez por Ativo em 11/10/2016 20:24, num total de 2 vezes.
Vamos ao que interessa, alguem sabe a data para a apresentação de resultados do 3 trimestre?
Cumps.
Jorge
Cumps.
Jorge
Ulisses Pereira Escreveu:jthai, este tipo de posts devem ser colocados num tópico sobre outros mercados ou, no limite, no tópico do PSI.
Abraço,
Ulisses
Ou cria um tópico tipo "O Fim do Mundo está proximo"
Ps: desc. o off-topic
- Registado: 2/8/2016 19:35
jthai, este tipo de posts devem ser colocados num tópico sobre outros mercados ou, no limite, no tópico do PSI.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
O SP500 meus amigos vai doer
Os europeus não perdoam as multas aplicadas as gigantes do SP500
Os americanos não reduzem a multa do Deutsch bank
e as trocas de palavras azedas começaram entre americanos e alemães
Também os deputados alemães dizem que o acordo do TIIP não vai ser assinado pela Alemanha.
Os próximos meses vão ser cinzentos para os americanos já nem os sauditas os podem ver e ameaçam trocar o dólar pelo euro
e os sauditas ainda estão dispostos ajudar o Deutsch bank em caso seja necessário
isto prova que os investidores pretendem vender as suas participações em ações na América e investir na zona euro
Os europeus não perdoam as multas aplicadas as gigantes do SP500
Os americanos não reduzem a multa do Deutsch bank
e as trocas de palavras azedas começaram entre americanos e alemães
Também os deputados alemães dizem que o acordo do TIIP não vai ser assinado pela Alemanha.
Os próximos meses vão ser cinzentos para os americanos já nem os sauditas os podem ver e ameaçam trocar o dólar pelo euro
e os sauditas ainda estão dispostos ajudar o Deutsch bank em caso seja necessário
isto prova que os investidores pretendem vender as suas participações em ações na América e investir na zona euro
- Registado: 22/6/2014 18:56
NaoSei Escreveu:se eu a vender aos 0,07 passo a ter uma posição ganhadora de 100%
continuas a implicar sem nexo nenhum e a perder o raciocinio simples, e como já sei que me mandam calar é a mim, não é a ti.... fica com a bicicleta.
Estamos apenas a trocar argumentos, tu podes ficar com a tua opinião eu com a minha, não precisas de falar de bicicletas e que te mandam calar... obviamente que se o BCP valorizar até aos 7 cêntimos e mantiveres a posição tal como ela está, passarás a ter uma posição ganhadora de 100%... independentemente de fechares ou não a posição.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:só respondo mais esta artista_, depois esquece isto, eu nunca teria perdido 85% do capital em relação à altura em que as ações valiam nos 24 cêntimos, porque eu não as comprei aos 0,24, e só as tinha comprado aos 0,08 (antes de ac2014), até te digo mais, após a separação dos direitos (0,081 por cada acao acabando por me pagar o preço que as comprei) vendi-as aos 0,12x (foi tudo mais valias de 0,12x), durante a fase do AC e com esse capital comprei mais direitos e reforcei em acções novas (ac2014).
mas isto tudo está reflectido na minha média global (os 0,0342), e cada vez que reforço ela vai baixando...lembra-te que ela ja vem dos 0,07 euros.
Por isso é que eu disse que perdeste em relação a essa altura. Repara que não estamos aqui falar de um pico diário, estamos a falar de uma cotação a que o título esteve alguns dias (antes e depois do AC a valores ajustados). Também é óbvio que não estou a dizer que devias vender a 24 ou que é possível vender no máximo e comprar no mínimo, eu defendo exatamente o contrário. Mas a realidade é que deixaste de ter uma posição ganhadora de 200% e passaste a ter uma posição perdedora de mais de 50%. Se não vês isso, paciência, não te posso fazer nada!
se eu a vender aos 0,07 passo a ter uma posição ganhadora de 100%
continuas a implicar sem nexo nenhum e a perder o raciocinio simples, e como já sei que me mandam calar é a mim, não é a ti.... fica com a bicicleta.
NaoSei Escreveu:só respondo mais esta artista_, depois esquece isto, eu nunca teria perdido 85% do capital em relação à altura em que as ações valiam nos 24 cêntimos, porque eu não as comprei aos 0,24, e só as tinha comprado aos 0,08 (antes de ac2014), até te digo mais, após a separação dos direitos (0,081 por cada acao acabando por me pagar o preço que as comprei) vendi-as aos 0,12x (foi tudo mais valias de 0,12x), durante a fase do AC e com esse capital comprei mais direitos e reforcei em acções novas (ac2014).
mas isto tudo está reflectido na minha média global (os 0,0342), e cada vez que reforço ela vai baixando...lembra-te que ela ja vem dos 0,07 euros.
Por isso é que eu disse que perdeste em relação a essa altura. Repara que não estamos aqui falar de um pico diário, estamos a falar de uma cotação a que o título esteve alguns dias (antes e depois do AC a valores ajustados). Também é óbvio que não estou a dizer que devias vender a 24 ou que é possível vender no máximo e comprar no mínimo, eu defendo exatamente o contrário. Mas a realidade é que deixaste de ter uma posição ganhadora de 200% e passaste a ter uma posição perdedora de mais de 50%. Se não vês isso, paciência, não te posso fazer nada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
NaoSei Escreveu:Artista_ lá estás tu com as tuas filosofias.
mas isto é tão simples:
eu se compro a 0,08 e nao vendo aos 0,24 e ela desce aos 0,10, eu vendo,... eu perdi alguma coisa??
Não perdeste em relação ao teu capital inicial, mas perdeste em relação aos 24 cêntimos a que esteve anteriormente.
NaoSei Escreveu:pelo amor da santa, mas entao eu nao ganhei 0,02 por acção? o que é que interessa as oscilações entre a compra e a venda??
o que podes afirmar é neste exacto segundo, eu estou a perder...mas amanhã até posso ganhar se fechar acima da media das minhas acoes.
Neste segundo não, nos últimos meses... obviamente que o meu raciocínio tem pouca importância para variações pouco significativas mas a médio longo prazo não há outra forma objetiva de ver as coisas... que não passe por nos enganarmos a nós próprios.
JrAlves, a minha é simples:
venda de parte da minha posição (quase 50%) aos 0,0415 ou em novas acoes 3,1125, porque existe aí uma boa resistencia.
venda de parte da minha posição (quase 50%) aos 0,0415 ou em novas acoes 3,1125, porque existe aí uma boa resistencia.
ativo Escreveu:jr.alves83, tenciono vender as ações antes do BCP realizar um aumento de capital. Gostaria que o mercado me proporcionasse a venda delas, pelo menos, com um lucro de cerca de 20%.
A zona em torno de 0,0180 euro é zona de resistência. Claro que, se a Fósun estiver disposta a subscrever um aumento de capital do BCP, ao preço de 2 cêntimos, ou perto disso, por ação, a cotação do BCP teria condições para vencer aquela resistência.
Quero ainda dizer o seguinte.
Américo Amorim tem neste momento liquidez e Isabel dos Santos vendendo a sua participação no BPI também ficaria com liquidez. Esta liquidez de um, ou de ambos, poderia, eventualmente, ser aplicada na aquisição de uma participação no BCP.
Vejo, no entanto, duas dificuldades à entrada de Isabel dos Santos no BCP: as autoridades portuguesas e o BCE talvez não gostasssem que o BCP ficasse controlado por capital angolano (não esquecer que a Sonangol tem já cerca, salvo erro, de 18 % do BCP) e sendo Isabel dos Santos Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, poderia, caso Isabel dos Santos adquirisse uma participação no capital social do BCP, ter, mais tarde, juntamente com a Sonangol, que lançar uma OPA sobre o BCP, por concertação de posições acionistas no BCP.
Bolas, pela primeira vez compreendo a estratégia de alguém (sorry nãosei mas a tua já desisti de compreender). Ok, apesar de tudo, e embora 20% seja plausivel, e porque a cotação parece ter estacionado nos +/-0,10155, a minha estratégia vai ser esperar pelo AC. Tenho considerado entrar aos 0,0150€ mas acho demasiado arriscado. Se o 3º trimestre for positivo aí, considerarei novamente.
- Registado: 2/8/2016 19:35
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:EDIT:
e para mim um investimento se resume a uma coisa:
a sua média das ordens todas executadas, e contra isto não há hipotese e responde à venda que indicaste de venda e vairações nulas,.... para mim só fico a ganhar se vender as minhas acções acima da minha média global das acoes todas do BCP. e quanto a isso nao ha hipotese de se dizer que perdi.
incluindo as despesas de transacoes
acima da média= ganho
abaixo da média = prejuizo.
a media é calculada da seguinte forma:
todo o capital investido até ao momento a dividir pelo nº de accoes. = no meu caso 0,342
Sim, isso é verdade, mas quando as ações estavam a 24 cêntimos estavas realmente a ganhar 200% do capital que investiste. Hoje estás realmente a perder mais de 50% do capital que investiste... tendo em conta o valor médio que referes de 0,0342€...
Provavelmente o capital que tens hoje é muito superior ao que tinhas quando as ações cotaram a 24 cêntimos, e as contas são mais complexas. Mas se fosse o mesmo capital tinhas perdido cerca de 85% em relação à altura em que as ações valiam nos 24 cêntimos.
só respondo mais esta artista_, depois esquece isto, eu nunca teria perdido 85% do capital em relação à altura em que as ações valiam nos 24 cêntimos, porque eu não as comprei aos 0,24, e só as tinha comprado aos 0,08 (antes de ac2014), até te digo mais, após a separação dos direitos (0,081 por cada acao acabando por me pagar o preço que as comprei) vendi-as aos 0,12x (foi tudo mais valias de 0,12x), durante a fase do AC e com esse capital comprei mais direitos e reforcei em acções novas (ac2014).
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:artista_ Escreveu:
Perder perdeste, independentemente de fechares ou não a posição... podes vir a recuperar o que perdeste mas isso é outra história. Se vendesses hoje e voltasses a comprar a seguir já tinhas perdido? Nesse caso tinhas perdido a posição que vendeste e tinhas uma posição que estava com variação nula, nem estavas a perder nem a ganhar... É um erro comum pensar que só quando se vende é que se perde ou ganha, na realidade, só no fecho da posição ela deixa de variar mas isso não quer dizer que não estejamos a ganhar ou a perder em cada momento.
Ulisses, então pela tua filosofia tambem ganhei balurdios, comprei antes do ac de 2014 a 0,08 e a cotação foi aos 0,24 ganhei 300%, mas agora está a desvalorizar a carteira.
quando compro aos 0,08
mas se nao fecho quando esteve nos 0,24.
e nao fecho nos 0,015....
e tu dizes que eu perdi, entao tambem dizes que eu ganhei aos 0,24.
o engraçado é que as pessoas tem tendencia de desvalorizar as posições dos outros mas nao conseguem inverter os conteudos.
Fui eu que escrevi aquilo e não o Ulisses... no dia em que a cotação estava a 0,24, se tinhas comprado a 0,08 estavas a ganhar 200%, sem dúvida nenhuma. Entretanto a tua carteira foi perdendo valor porque nunca decidiste fechar a posição. Hoje estás a perder x%, também não há dúvidas sobre isso...
É por causa disso que eu um dia escrevi aqui que tinhas perdido muito mais do que afirmavas, porque não estavas a considerar que chegaste a estar a ganhar 200% e estavas apenas a considerar o que estavas a perder em relação ao 0... se tu investes 1000 euros, e essa carteira vale num determinado momento 3000 mil euros, estás realmente a ganhar 200%, quer decidas ou não fechar a posição. Se atualmente já não estás a ganhar nada e ainda estás a perder, por exemplo, 50%, tens apenas 500 euros, perdeste 83,3€ em relação à altura em que a carteira valia os 3000 mil euros, estás a perder 50% em relação ao ponto inicial, em que não tinhas ainda investido nada.
Pensar que só quando se vende é que se ganha ou perde, serve apenas para nos enganarmos a nós próprios... e é raro vermos alguém a dizer que não está a ganhar nada porque ainda não fechou a posição, este tipo de comentários surge quase sempre quando se está a perder, ajuda a acalmar o ego, mas faz quase sempre mal à carteira.
Ulisses, peço deculpa, pensei que fosses tu, por acaso até estranhei esta complexidade de pensamento.
Artista_ lá estás tu com as tuas filosofias.
mas isto é tão simples:
eu se compro a 0,08 e nao vendo aos 0,24 e ela desce aos 0,10, eu vendo,... eu perdi alguma coisa??
pelo amor da santa, mas entao eu nao ganhei 0,02 por acção? o que é que interessa as oscilações entre a compra e a venda??
o que podes afirmar é neste exacto segundo, eu estou a perder...mas amanhã até posso ganhar se fechar acima da media das minhas acoes.
NaoSei Escreveu:EDIT:
a sua média das ordens todas executadas, e contra isto não há hipotese e responde à venda que indicaste de venda e vairações nulas,.... para mim só fico a ganhar se vender as minhas acções acima da minha média global das acoes todas do BCP. e quanto a isso nao ha hipotese de se dizer que perdi.
acima da média= ganho
todo o capital investido até ao momento a dividir pelo nº de accoes. = no meu caso 0,342
Sim, isso é verdade, mas quando as ações estavam a 24 cêntimos estavas realmente a ganhar 200% do capital que investiste. Hoje estás realmente a perder mais de 50% do capital que investiste... tendo em conta o valor médio que referes de 0,0342€...
Provavelmente o capital que tens hoje é muito superior ao que tinhas quando as ações cotaram a 24 cêntimos, e as contas são mais complexas. Mas se fosse o mesmo capital tinhas perdido cerca de 85% em relação à altura em que as ações valiam nos 24 cêntimos.
NaoSei Escreveu:artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:Ulisses, não perdi ainda porque nao fechei...
Perder perdeste, independentemente de fechares ou não a posição... podes vir a recuperar o que perdeste mas isso é outra história. Se vendesses hoje e voltasses a comprar a seguir já tinhas perdido? Nesse caso tinhas perdido a posição que vendeste e tinhas uma posição que estava com variação nula, nem estavas a perder nem a ganhar... É um erro comum pensar que só quando se vende é que se perde ou ganha, na realidade, só no fecho da posição ela deixa de variar mas isso não quer dizer que não estejamos a ganhar ou a perder em cada momento.
Ulisses, então pela tua filosofia tambem ganhei balurdios, comprei antes do ac de 2014 a 0,08 e a cotação foi aos 0,24 ganhei 300%, mas agora está a desvalorizar a carteira.
quando compro aos 0,08
o engraçado é que as pessoas tem tendencia de desvalorizar as posições dos outros mas nao conseguem inverter os conteudos.
Fui eu que escrevi aquilo e não o Ulisses... no dia em que a cotação estava a 0,24, se tinhas comprado a 0,08 estavas a ganhar 200%, sem dúvida nenhuma. Entretanto a tua carteira foi perdendo valor porque nunca decidiste fechar a posição. Hoje estás a perder x%, também não há dúvidas sobre isso...
É por causa disso que eu um dia escrevi aqui que tinhas perdido muito mais do que afirmavas, porque não estavas a considerar que chegaste a estar a ganhar 200% e estavas apenas a considerar o que estavas a perder em relação ao 0... se tu investes 1000 euros, e essa carteira vale num determinado momento 3000 mil euros, estás realmente a ganhar 200%, quer decidas ou não fechar a posição. Se atualmente já não estás a ganhar nada e ainda estás a perder, por exemplo, 50%, tens apenas 500 euros, perdeste 83,3€ em relação à altura em que a carteira valia os 3000 mil euros, estás a perder 50% em relação ao ponto inicial, em que não tinhas ainda investido nada.
Pensar que só quando se vende é que se ganha ou perde, serve apenas para nos enganarmos a nós próprios... e é raro vermos alguém a dizer que não está a ganhar nada porque ainda não fechou a posição, este tipo de comentários surge quase sempre quando se está a perder, ajuda a acalmar o ego, mas faz quase sempre mal à carteira.
jr.alves83 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:leao, eu tenho feito análises ao BCP ao longo dos últimos meses. Não falo é todos os dias dele porque não há nada de novo. Agora se dizes um valor tens que ter um motivo para o dizeres e é isso que gera um debate interessante.
Abraço,
Ulissesativo Escreveu:Comunico ao mercado a aquisição de mais 335 000 ações do BCP, ao preço de 0,0157 euro cada.
Ulisses otimo ponto. Agradeço que continues atento a este topico.
Primeiro tendo eu acções do BCP a um preço estupidamente alto, claro que procuro entrar na cotação ao preço mais baixo,para que, assim que possivel, minimizar as minhas perdas. No entanto, não tenho visto nada de significativo que venha mudar a tendencia. Activo, fizeste um investimento em x nº de acções do BCP. Esperas vende-las antes do AC, ou achas que poderás ter lucro com este preço aquisição, mesmo após diluição via AC?
jr.alves83, tenciono vender as ações antes do BCP realizar um aumento de capital. Gostaria que o mercado me proporcionasse a venda delas, pelo menos, com um lucro de cerca de 20%.
A zona em torno de 0,0180 euro é zona de resistência. Claro que, se a Fósun estiver disposta a subscrever um aumento de capital do BCP, ao preço de 2 cêntimos, ou perto disso, por ação, a cotação do BCP teria condições para vencer aquela resistência.
Quero ainda dizer o seguinte.
Américo Amorim tem neste momento liquidez e Isabel dos Santos vendendo a sua participação no BPI também ficaria com liquidez. Esta liquidez de um, ou de ambos, poderia, eventualmente, ser aplicada na aquisição de uma participação no BCP.
Vejo, no entanto, duas dificuldades à entrada de Isabel dos Santos no BCP: as autoridades portuguesas e o BCE talvez não gostasssem que o BCP ficasse controlado por capital angolano (não esquecer que a Sonangol tem já cerca, salvo erro, de 18 % do BCP) e sendo Isabel dos Santos Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, poderia, caso Isabel dos Santos adquirisse uma participação no capital social do BCP, ter, mais tarde, juntamente com a Sonangol, que lançar uma OPA sobre o BCP, por concertação de posições acionistas no BCP.
Editado pela última vez por Ativo em 11/10/2016 15:01, num total de 3 vezes.
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:Ulisses, não perdi ainda porque nao fechei...
quando compro aos 0,08
EDIT:
acima da média= ganho
NaoSei Escreveu:quebra em alta desde os 0,018 da linha vermelha, linha de médio prazo, independentemente de qualquer estrategia minha, a quebra foi feita e agora o bcp voltou a reforçar essa quebra.
EDIT: era a linha vermelha que eu queria dizer...corrigido
Essa quebra não tem significado nenhum. Em primeiro lugar é uma linha oblíqua que muitas vezes não funcionam, servem sobretudo para vermos melhor a tendência que um título está a seguir. Em segundo lugar, e mais importante, a quebra está a ser feita num movimento lateral com volumes baixos.
ativo Escreveu:ativo Escreveu:ativo Escreveu:Comunico ao mercado a aquisição de mais 335 000 ações do BCP, ao preço de 0,0157 euro cada.
Comprei a 0,0157 porque considerei significativo o BCP ter cotado, hoje, a 0,0157 euro!leão2 Escreveu:
A compra a 0,0157 foram meia dúzia delas, não foi assim tão significativo, mas julgo que hoje elas venha aos 0,0153.
Repito: o ter cotado, hoje, a 0,0157 euro, esse simples facto, para mim, é significativo!
whiteshark Escreveu:
Tive afastado do forum porque estive de férias e estou surpreendido com isto.
Longo no BCP![]()
![]()
Acreditas num ressalto? Não vejo qualquer sinal de inversão antes pelo contrario
"Whiteshark", na página 1402 deste tópico do Fórum encontras um "post" meu onde indico as 5 "razões" que me levaram a entrar no BCP nesta altura.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas, Mar58, nbms2012, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 139 visitantes