Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jr.alves83 » 29/8/2016 18:08

Texano Bill Escreveu:

Ongoing declarada insolvente

A Ongoing Strategy Investments, cabeça do grupo liderado por Nuno Vasconcellos, foi declarada insolvente. A empresa tinha uma dívida de 1.200 milhões de euros.

A insolvência da 'casa mãe' do grupo fundado por Nuno Vasconcellos acontece depois de no mês passado 99% dos credores se terem manifestado contra o plano proposto pelo grupo, que previa o perdão de dívida e de juros, bem como um período de carência de 12 meses.

O Novo Banco e o BCP encabeçam a lista dos principais credores, reclamando quase 800 milhões.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... vente.html

1.200 Milhoes de Euros

A serio?!?!? Como é possivel que uma empresa que nem eu nunca percebi muito bem o ramo dela (para não dizer que não percebi o que raio ela fazia) consegue acumular tamanha divida? Que garantias apresentou para justificar tal alavancagem??!

E se em vez de avaliarmos a gestão do Nuno Amado pelo pagamento ou não de CoCos, houvesse uma explicação clara para esta situação?

Registado: 2/8/2016 19:35

por artista_ » 29/8/2016 18:02

NaoSei Escreveu:Papassordas

olha este post nessa altura na JM quando ela atingia praticamento o minimo sem saber que hoje estaria com quase o dobro do ganho alem dos
bons dividendos que a acção tem dado
bastava ter esperado menos de três meses...

Ragas Escreveu:Bem vendi hoje o meu titulo, tive um prejuizo brutal ( pelo menos para mim foi brutal ). Aprendi algumas lições, erros que certamente não vou repetir.
-
Queria agradecer a todos aqueles que deram a sua opinião e me esclareceram varias duvidas.
-
Tenho que levantar a cabeça e partir para outra.

O que é um bocado triste é que ao fim de tanta conversa tu ainda não percebeste sequer o que está em causa no teu raciocínio e no daqueles que têm, ao longo dos últimos meses, lançado aqui avisos sobre os perigos de estar investido no BCP. Por cada caso desse que tu falas da JM há 1000 do contrário, de investidores que perdem tudo ou quase tudo investido da forma que tu tens seguido no BCP. Aliás, o erro do Ragas não foi ter saído em mínimos, o erro dele foi ter deixado acumular prejuízos, se tivesse uma estratégia minimamente bem sustentada teria perdido uns trocos e continuaria a procurar outras situações mais seguras.

E então onde é que está a verdadeira questão? A questão não não está certamente no facto de o poder BCP subir ou cair muito no futuro, esse ninguém sabe, ninguém controla. A questão está em saber o que se está a fazer aqui, em investimentos de risco, elevado. E aquilo que tu tens demonstrado é que não sabes minimamente, apenas "acreditas" e isso é muito pouco, como a evolução das cotações têm vindo a provar. Até podiam não provar, agora, mas mais tarde ou mais cedo, quem investe como tu (e outros como tu) fazem, está condenado ao insucesso, sobretudo numa bolsa como a portuguesa. Provavelmente haverá muita gente a investir assim nos states, muitos deles safam-se, a maioria diria eu, simplesmente porque a maioria das empresas americanas tem tido boas performances nos últimos 20/30 anos, par não ir mais longe... por cá, ou percebes, ou estás exposto aquilo que aconteceu aos que investiram no BES, no Banif, no próprio BCP, no Sindústria, na Martifer, na Pharol, na Pararede, na PTMultimédia, na Soares da Costa, na Lisgráfica, etc... os exemplos são tantos que eu até fico surpreendido como é que ainda há pessoas a investir dessa forma, basta irem estudar um pouco, olhar para os gráficos da grande maioria das empresas da nossa bolsa, para verem que as quedas podem não ter fim, mesmo que a empresa não vá à falência!

Eu até espero que a história do BCP venha a ser diferente (embora tenha cada vez mais dúvidas disso) mas isso dará apenas mais uma oportunidade a pessoas que investem da forma que tu investes. Se não aprenderes com essa oportunidade, estoirarás tudo no futuro noutra situação destas, porque simplesmente, não sabes o suficiente para investir sustentado nos fundamentais (nem conheço ninguém que o saiba) e, sobretudo, não sabes controlar os riscos, nem pela diversificação, nem através do uso de stops!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por katz » 29/8/2016 17:48

papassordas Escreveu:Todos já há muito sabemos que os problemas na banca, sem a alteração das actuais políticas, está para durar. Os bancos estão descapitalizados. Quando leio as dicas do “activo” sobre o BCP, sou obrigado a reconhecer que, embora não sendo ele vidente, as suas opiniões estão em paralelo com o gráfico da realidade. Lembro-me que, quando os títulos do Banif tinham o mesmo valor que tem actualmente o BCP, ninguém lhes pegava porque aquilo era uma miséria. Tive metade dos meus investimentos aplicados no BES. Por acreditar, por ter confiança e por pensar que um banco daquela dimensão nunca iria ao fundo, fui até ao fim. É escusado contar o resto. Que ninguém sonhe que qualquer BCP, este em concreto por ser o maior privado, estará isento do mesmo fim. Quando a política estende a mão ao capital, o pior a fazer é ir à bruxa pedir conselho. Perde-se o capital investido a somar o preço da consulta. Vejo por aqui pessoas com um optimismo digno de principiante, alegando enorme saber. Lembro os mais eufóricos que qualquer milhão de títulos do BCP hoje, valia 100.000 três anos atrás. Quem veste a camisola, que se cuide. Saber sair, salvaguardando o que ainda se tem, não é sinal de derrota. Se há momentos em que é vantajoso estar, noutros, o que vale é exactamente o oposto. PS. Espero não ter falhado na prosa, já tremo pelas vírgulas.

Papassordas, também perdi guita com essa família. O que fizestes a seguir? Eu fui para um processo colectivo em tribunal.

Registado: 29/11/2007 9:32

por katz » 29/8/2016 17:43

NaoSei Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-tem-de-convocar-ag-para-votar-proposta-da-fosun/

BCP tem de convocar AG para votar proposta da Fosun

Chineses gastam até 236 milhões para ficar com 16,7% do BCP via aumento de capital. Negócio tem de ter luz verde dos acionistas.

O Millennium BCP vai ter de convocar uma assembleia-geral de acionistas para votar a proposta da Fosun, que querem gastar até 236 milhões de euros para ficar com 16,7% do capital do banco liderado por Nuno Amado, através de um aumento de capital reservado. O negócio altera a estrutura acionista do banco e torna os chineses o maior investidor, ultrapassando a Sonangol, que tem atualmente 17,84% do capital. E precisa da aprovação dos acionistas, em assembleia-geral extraordinária convocada para o efeito. A regra faz parte do Código das Sociedades Comerciais e também está nos estatutos do banco, por se tratar de um aumento de capital. Contudo, e tendo em conta que entre o envio da convocatória e a realização da reunião magna têm de passar pelo menos dez dias, a assembleia-geral não se realizará antes de meados de setembro. O dinheiro Vivo sabe que a administração do banco já reuniu para discutir a proposta, que foi entregue no final de julho, ainda que de forma preliminar, mas as decisões só serão tomadas na reentrée. O presidente da Fosun já esteve em Lisboa para reunir com a equipa de Nuno Amado e com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, dias antes da empresa chinesa ter entregado a proposta. O dono da Fidelidade e da Luz Saúde admite elevar a participação até 30%, via novo aumento de capital ou através da compra de ações em mercado mas o negócio está dependente de várias condições: a luz verde dos reguladores, o aumento dos limites de voto de 20% para 30%, a implementação do reverse stock split aprovado em assembleia-geral e que aguarda uma alteração legislativa, dois administradores da Fosun no conselho de administração e a não contribuição, além da já prevista, para o Fundo de Resolução. O BCP já fez saber que a proposta tem pontos positivos e que será analisada com a maior celeridade. O banco tem necessidades de capital e o mercado tem especulado sobre um novo aumento de capital através da entrada de um novo acionista. Já para a Fosun, a entrada no BCP ajudará a empresa a entrar no mercado europeu e africano, sobretudo Polónia, Moçambique, Angola e Suíça.

Naosei, esta cena se for aprovada pelos accionistas não tem de ir para aprovação no BCE? Penso que sim. São eles que mandam. E se assim for, deve talvez demorar um ano. Foi há pouco tempo divulgado e aprovado também para a fosun a compra de um banco alemão. Isto demorou tempo. Se assim for, o que fará até lá o Bcp?

Registado: 29/11/2007 9:32

por Texano Bill » 29/8/2016 17:24

Ongoing declarada insolvente

A Ongoing Strategy Investments, cabeça do grupo liderado por Nuno Vasconcellos, foi declarada insolvente. A empresa tinha uma dívida de 1.200 milhões de euros.

A insolvência da 'casa mãe' do grupo fundado por Nuno Vasconcellos acontece depois de no mês passado 99% dos credores se terem manifestado contra o plano proposto pelo grupo, que previa o perdão de dívida e de juros, bem como um período de carência de 12 meses.

O Novo Banco e o BCP encabeçam a lista dos principais credores, reclamando quase 800 milhões.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... vente.html

Registado: 20/8/2011 12:52

por NaoSei » 29/8/2016 15:46

Papassordas

olha este post nessa altura na JM quando ela atingia praticamento o minimo sem saber que hoje estaria com quase o dobro do ganho alem dos
bons dividendos que a acção tem dado
bastava ter esperado menos de três meses...

Ragas Escreveu:Bem vendi hoje o meu titulo, tive um prejuizo brutal ( pelo menos para mim foi brutal ). Aprendi algumas lições, erros que certamente não vou repetir.
-
Queria agradecer a todos aqueles que deram a sua opinião e me esclareceram varias duvidas.
-
Tenho que levantar a cabeça e partir para outra.

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 29/8/2016 15:38

papassordas Escreveu:"Não sei"
Estou contigo. Claro que o meu maior desejo é que o BCP consiga sair deste lodaçal e traga boas notícias a todos os que apostam nesta cotada, eu incluído.
No entanto, a última coisa que desejo é que te preocupes com as minhas preocupações. Já te bastam as tuas!
Desejo-te o dobro daquilo que me desejas. Fica bem.

sem guardar rancor de nada... apenas para que possas ver a euforia que se passou na Jeronimo Martins, que pode ser até diferente ou igual...
a um ano e meio atrás..como sabes ela caiu até aos 6,95....nao me perguntes porquê que eu nao sei....
mas deixo-te um link em que alguns como os que para aqui vem falar mal do BCP (é a opinião deles, nao interessa agora), apesar dele estar com alguns obstaculos reconheço, mas nao assim como o pintam.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=63984&start=7225

mas o que estes foristas nao sabiam é que passado menos de um mês ela iria inverter até voltar aos 15.
quem entra agora na JM arrisca-se a voltar a uma inversão outra vez e quem entra nao ganha quase nada porque a JM, não está melhor porque apenas a acao recuperou, mas quem entra olhou para o grafico e viu um bull (ha um ano e meio que sobe) e vai-se meter nela quando já pode estar a inverter ou nao??? é que nunca se sabe....o que se sabe é que se pode comprar mais barato ou mais caro.

por papassordas » 29/8/2016 15:20

"Não sei"
Estou contigo. Claro que o meu maior desejo é que o BCP consiga sair deste lodaçal e traga boas notícias a todos os que apostam nesta cotada, eu incluído.
No entanto, a última coisa que desejo é que te preocupes com as minhas preocupações. Já te bastam as tuas!
Desejo-te o dobro daquilo que me desejas. Fica bem.

Registado: 29/8/2016 13:22

por NaoSei » 29/8/2016 15:07

papassordas Escreveu:Caro "não sei" acho que não percebeste o que disse. Em relação a este titulo, neste momento estou dentro, como daqui a bocado posso não estar. Não leves a mal não ter em conta com a tua opinião nos momentos em decido investir. Bons negócios.

nem eu quero que tenhas em conta.
mas gostaria que um dia o BCP se resolvesse e não leves a mal mas não me preocuparia nada que tu tivesses saído hoje e passado um ou dois anos olhasses para o grafico e te apercebesses que tinhas acabado de sair no minimo... ouvindo as opinioes de outros, e borrifando para os optimistas como eu...aliás ficava super satisfeito que isso acontecesse (o de ter subido)...era sinal que o meu investimento tinha valido a pena.

por papassordas » 29/8/2016 14:56

Caro "não sei" acho que não percebeste o que disse. Em relação a este titulo, neste momento estou dentro, como daqui a bocado posso não estar. Não leves a mal não ter em conta com a tua opinião nos momentos em decido investir. Bons negócios.

por NaoSei » 29/8/2016 14:36

papassordas Escreveu:Todos já há muito sabemos que os problemas na banca, sem a alteração das actuais políticas, está para durar. Os bancos estão descapitalizados. Quando leio as dicas do “activo” sobre o BCP, sou obrigado a reconhecer que, embora não sendo ele vidente, as suas opiniões estão em paralelo com o gráfico da realidade. Lembro-me que, quando os títulos do Banif tinham o mesmo valor que tem actualmente o BCP, ninguém lhes pegava porque aquilo era uma miséria. Tive metade dos meus investimentos aplicados no BES. Por acreditar, por ter confiança e por pensar que um banco daquela dimensão nunca iria ao fundo, fui até ao fim. É escusado contar o resto. Que ninguém sonhe que qualquer BCP, este em concreto por ser o maior privado, estará isento do mesmo fim. Quando a política estende a mão ao capital, o pior a fazer é ir à bruxa pedir conselho. Perde-se o capital investido a somar o preço da consulta. Vejo por aqui pessoas com um optimismo digno de principiante, alegando enorme saber. Lembro os mais eufóricos que qualquer milhão de títulos do BCP hoje, valia 100.000 três anos atrás. Quem veste a camisola, que se cuide. Saber sair, salvaguardando o que ainda se tem, não é sinal de derrota. Se há momentos em que é vantajoso estar, noutros, o que vale é exactamente o oposto. PS. Espero não ter falhado na prosa, já tremo pelas vírgulas.

queres um conselho, não entres.

em caso de duvida no investimento nunca entram os que duvidam e só querem o lucro dado como certo.

entra só quando achares que o BCP está confiavel e que achas que te vai garantir nao perderes o dinheiro.

mas lembra-te duma coisa, pode ser que nessa altura, já tenha triplicado o valor (se isso acontecer claro).

se entrares na altura em que o BCP esteja bom, de certeza que quase não ganharás nada.

O Maior Risco pode-se tornar no maior ganho, o menor risco de certeza que retornará poucos ganhos.

E quando tu estiveres a entrar...muitos acabaram de saír....

EDIT: apesar do que disse acima, se entrares quando o BCP estiver bom, é tão provável perderes dinheiro como se entrares agora.

por papassordas » 29/8/2016 13:58

Todos já há muito sabemos que os problemas na banca, sem a alteração das actuais políticas, está para durar. Os bancos estão descapitalizados. Quando leio as dicas do “activo” sobre o BCP, sou obrigado a reconhecer que, embora não sendo ele vidente, as suas opiniões estão em paralelo com o gráfico da realidade. Lembro-me que, quando os títulos do Banif tinham o mesmo valor que tem actualmente o BCP, ninguém lhes pegava porque aquilo era uma miséria. Tive metade dos meus investimentos aplicados no BES. Por acreditar, por ter confiança e por pensar que um banco daquela dimensão nunca iria ao fundo, fui até ao fim. É escusado contar o resto. Que ninguém sonhe que qualquer BCP, este em concreto por ser o maior privado, estará isento do mesmo fim. Quando a política estende a mão ao capital, o pior a fazer é ir à bruxa pedir conselho. Perde-se o capital investido a somar o preço da consulta. Vejo por aqui pessoas com um optimismo digno de principiante, alegando enorme saber. Lembro os mais eufóricos que qualquer milhão de títulos do BCP hoje, valia 100.000 três anos atrás. Quem veste a camisola, que se cuide. Saber sair, salvaguardando o que ainda se tem, não é sinal de derrota. Se há momentos em que é vantajoso estar, noutros, o que vale é exactamente o oposto. PS. Espero não ter falhado na prosa, já tremo pelas vírgulas.

por Texano Bill » 29/8/2016 12:22

Os novos estatutos não tinham autorizado o Conselho de Administração a fazer ACs sem assembleia?

por NaoSei » 29/8/2016 12:16

https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-tem-de-convocar-ag-para-votar-proposta-da-fosun/

BCP tem de convocar AG para votar proposta da Fosun

Chineses gastam até 236 milhões para ficar com 16,7% do BCP via aumento de capital. Negócio tem de ter luz verde dos acionistas.

O Millennium BCP vai ter de convocar uma assembleia-geral de acionistas para votar a proposta da Fosun, que querem gastar até 236 milhões de euros para ficar com 16,7% do capital do banco liderado por Nuno Amado, através de um aumento de capital reservado. O negócio altera a estrutura acionista do banco e torna os chineses o maior investidor, ultrapassando a Sonangol, que tem atualmente 17,84% do capital. E precisa da aprovação dos acionistas, em assembleia-geral extraordinária convocada para o efeito. A regra faz parte do Código das Sociedades Comerciais e também está nos estatutos do banco, por se tratar de um aumento de capital. Contudo, e tendo em conta que entre o envio da convocatória e a realização da reunião magna têm de passar pelo menos dez dias, a assembleia-geral não se realizará antes de meados de setembro. O dinheiro Vivo sabe que a administração do banco já reuniu para discutir a proposta, que foi entregue no final de julho, ainda que de forma preliminar, mas as decisões só serão tomadas na reentrée. O presidente da Fosun já esteve em Lisboa para reunir com a equipa de Nuno Amado e com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, dias antes da empresa chinesa ter entregado a proposta. O dono da Fidelidade e da Luz Saúde admite elevar a participação até 30%, via novo aumento de capital ou através da compra de ações em mercado mas o negócio está dependente de várias condições: a luz verde dos reguladores, o aumento dos limites de voto de 20% para 30%, a implementação do reverse stock split aprovado em assembleia-geral e que aguarda uma alteração legislativa, dois administradores da Fosun no conselho de administração e a não contribuição, além da já prevista, para o Fundo de Resolução. O BCP já fez saber que a proposta tem pontos positivos e que será analisada com a maior celeridade. O banco tem necessidades de capital e o mercado tem especulado sobre um novo aumento de capital através da entrada de um novo acionista. Já para a Fosun, a entrada no BCP ajudará a empresa a entrar no mercado europeu e africano, sobretudo Polónia, Moçambique, Angola e Suíça.

por NaoSei » 29/8/2016 10:49

Texano Bill Escreveu:Eles acompanharam os aumentos de capital, e o cálculo segundo o JN, dá esse valor.

pois mas podem nao estar correctas e estar a basear-se na cotacao dos 0,10 que nao tem nada a ver, pois a mais cara entrada foram só 150Milhoes de euros e foi a 3-4euros a partir dai foi tudo abaixo de 1 euro praticamente.

por Texano Bill » 29/8/2016 10:35

Eles acompanharam os aumentos de capital, e o cálculo segundo o JN, dá esse valor.

por NaoSei » 29/8/2016 10:32

Texano Bill Escreveu:Há uns meses foi noticiado que estavam a perder 1.5 MM€.

não estava a perder....
porque a perder tinha de as ter comprado a ((1.5+0.2)x5)/59MM=1,44 euros.

por Texano Bill » 29/8/2016 10:29

Há uns meses foi noticiado que estavam a perder 1.5 MM€.

por NaoSei » 29/8/2016 10:23

O cerco Aperta-se à sonangol, a parte do BCP da sonangol já só vale 200Milhoes de euros, nem sei se lhe interessa vender a perder....
Alguem sabe quanto custou a entrada da sonangol no BCP??

por ALGACA » 28/8/2016 20:00

euro-born Escreveu:
jthai1 Escreveu:Exatamente um bom gesto por parte do caixa bank e a retribuição por parte de Isabel dos Santos
E para o BCP não contestar a maneira como o governo vai se livrar do novo banco pode até também ser retribuído talvez com menos brocacia

NEM MAIS, E FICA TUDO RESOLVIDO ENTRE "AMIGOS"!!!

ECONOMIA

Chineses tiram o tapete à Sonangol

28.08.2016 às 19h000
Google+
Linkedin
Pinterest

http://expresso.sapo.pt/economia/2016-0 ... a-Sonangol

José Eduardo dos Santos com o Presidente chinês, Xi Jinping, durante uma visita de Estado à China onde foi assinado o acordo de financiamento à Sonangol

WANG ZHAO / POOL / REUTERS
Isabel dos Santos trava construção da refinaria do Lobito e do terminal oceânico do Dande

GUSTAVO COSTA
correspondente em Luanda
ressionada para pagar uma dívida de mil milhões de dólares à Trafigura, representada em Angola pela Puma Energy detida pelos generais Manuel Vieira Dias, “Kopelipa”, Leopoldino Nascimento e o antigo PCA da Sonangol, Manuel Vicente, Isabel dos Santos não dorme em paz.

Mas como se isso não bastasse Angola viu o seu rating reduzido de BB- para B+ pela agência Dagong Global Credit. Com um défice público que deverá atingir 6,8% do PIB e uma galopante desvalorização do kwanza, uma nova arrelia acaba de bater à porta de Eduardo dos Santos.

Cansado de sucessivos incumprimentos contratuais da parte da Sonangol, o Banco de Desenvolvimento da China decidiu suspender a linha de crédito aberta para Angola no ano passado no valor de 15 mil milhões de dólares.

Amigos, amigos, negócios à parte. Este terá sido o recado enviado por Pequim a Luanda, que está a ser acusada de estar a dar um destino inapropriado a carregamentos de petróleo, que deveriam servir de contrapartida ao bilionário empréstimo.

Esta informação foi confirmada ao Expresso por um alto funcionário do Ministério das Finanças de Angola cujo titular da pasta, Armando Manuel, que ainda recentemente esteve em Pequim, não deverá ‘sobreviver’ à próxima remodelação governamental.

Negociado pelo Presidente angolano durante a sua última visita à China, metade do financiamento de 10 mil milhões de dólares entregues à Sonangol serve para cobrir os custos de produção de petróleo. “O resto é para pagar as dívidas”, diz a mesma fonte do Ministério das Finanças.

A verdade é que, tendo Angola deixado de honrar os seus compromissos, Pequim não foi em conversas e agora encostou à parede a nova administração da Sonangol liderada por Isabel dos Santos.

“Com os cofres da empresa vazios, vai ter de negociar com os chineses numa posição demasiada fragilizada, a que não está habituada”, sustenta uma jurista da petrolífera angolana.

A China recebia diretamente cinco carregamentos mensais de petróleo, dos cerca de 50 a 60 carregamentos entregues às multinacionais que operam em Angola, que asseguram a exportação de 1,8 milhões de barris por dia.

Com o aumento dos carregamentos para as principais operadoras estrangeiras, Angola passou a ter menos disponibilidades de venda de crude e perante a baixa do preço do petróleo viu agravar o défice orçamental.

“Estamos com uma dívida tão alta que em fevereiro só dispusemos de um carregamento para venda”, confidenciou uma fonte da Sonangol.

Num beco sem saída, Isabel dos Santos deverá viajar em breve para os Estados Unidos e depois para a China onde deverá tentar ultrapassar o impasse gerado à volta deste empréstimo, num momento em que Angola não dispõe de rácios exigidos pelo mercado internacional para contrair novas dívidas.

Para tentar libertar a Sonangol da atual asfixia financeira, Isabel dos Santos impôs o direito de preferência para comprar as ações detidas pela Cobalt em 20% e 40% respetivamente nos blocos 20 e 21 de águas ultraprofundas.

Mas como a petrolífera angolana não dispõe de dinheiro para fazer face a custos estimados em perto de 3 mil milhões de dólares, a empresária angolana ‘piscou’ o olho à própria Cobalt para que esta tente apurar o interesse de multinacionais interessadas na compra de parte da sua própria participação naqueles blocos.

A Sonangol detém 60% do bloco 21 e 30% do bloco 20 e, segundo apurou o Expresso, depois de terem sido feitas duas novas descobertas, que poderão assegurar uma produção adicional de mais de 150 mil barris por dia, aumentou significativamente o apetite de algumas multinacionais.

Mas os problemas de tesouraria da Sonangol não se confinam apenas a compromissos com credores estrangeiros. No plano interno, a falta de liquidez também está a tirar o sono a Isabel dos Santos, que não teve outra saída senão mandar suspender as obras do Terminal Oceânico do Dande e da refinaria do Lobito.

Iniciadas há sete anos, as obras da refinaria do Lobito já terão absorvido aos cofres do Estado mais de mil milhões de dólares e vários operadores internacionais, que se dispunham a estabelecer uma parceria com a Sonangol, acabaram por desistir da empreitada.

A importação de combustível, calculada em 8 mil milhões de dólares por ano, já consumiu o equivalente à construção de sete refinarias.

Registado: 21/10/2014 20:36

por jthai1 » 28/8/2016 16:13

Amigos e welkom troika

Registado: 22/6/2014 18:56

por Eurobrexit » 28/8/2016 10:11

jthai1 Escreveu:Exatamente um bom gesto por parte do caixa bank e a retribuição por parte de Isabel dos Santos
E para o BCP não contestar a maneira como o governo vai se livrar do novo banco pode até também ser retribuído talvez com menos brocacia

NEM MAIS, E FICA TUDO RESOLVIDO ENTRE "AMIGOS"!!!

Registado: 29/11/2007 10:27

por jthai1 » 28/8/2016 9:30

Exatamente um bom gesto por parte do caixa bank e a retribuição por parte de Isabel dos Santos

por Ativo » 27/8/2016 15:57

jthai1 Escreveu:Os espanhóis do caixa bank emprestaram mais de 400 milhões a Angola o que leva a querer que será um empréstimo sem volta e o silêncio de Isabel dos Santos
Depois de esta algum tempo atrás não estar de acordo com a oferta sobre o BPI
Por outro lado temos o BPI na corrida ao novo banco que oferece muito pouco pelo que vale este banco
Resumindo os espanhóis e os angolanos é que vão ser benefíciados com estes negócios
Os angolanos trocam o BPI pelo BCP na verdade não é trocar mas sim a garantia de protecção do governo português

Não creio que o empréstimo de 400 milhões de euros, feito pelo Caixabank ao Estado angolano seja sem volta, ou seja, a "fundo perdido".

Penso, antes, que se trata de um gesto simpático do Caixabank, com que o Caixabank pretende conseguir que Isabel dos Santos, filha do Presidente da República Popular de Angola, se conforme com a desblindagem, próxima, dos estatutos do BPI e a consequente tomada de controlo do BPI por parte do Caixabank.

Esse gesto de boa vontade para com o Estado angolano, numa altura em que Angola precisa desesperadamente de "divivisas" estrangeiras, visa, ainda, "comprar" uma atitude não hostil da parte das autoridades angolanas, relativamente à participação que o BPI detém no capital social do Banco de Fomento Angola.

Registado: 24/1/2014 17:24

por jthai1 » 27/8/2016 14:38

Os espanhóis do caixa bank emprestaram mais de 400 milhões a Angola o que leva a querer que será um empréstimo sem volta e o silêncio de Isabel dos Santos
Depois de esta algum tempo atrás não estar de acordo com a oferta sobre o BPI
Por outro lado temos o BPI na corrida ao novo banco que oferece muito pouco pelo que vale este banco
Resumindo os espanhóis e os angolanos é que vão ser benefíciados com estes negócios
Os angolanos trocam o BPI pelo BCP na verdade não é trocar mas sim a garantia de protecção do governo português

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Esquinas3, Google [Bot], m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, Pmart 1, Rafael Abreu, trilhos2006 e 114 visitantes