Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 8/8/2016 19:19

invistam em ativos reais de alta qualidade, esqueçam as obrigações, as obrigações não dão absolutamente nada até a edp só dá 1%, quem investir em obrigações neste momento só tem um nome tótó :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ogratuito » 8/8/2016 18:50

ZeNovato Escreveu:Para quem não conseguir distinguir se as obrigações de uma determinada empresa são credíveis ou não o melhor de facto é optar por fundos. Reparei que o Nordea se divide em obrigações corporativas e governamentais certo? É uma boa opção para quem gostava de entrar neste tipo de investimento mas tem poucos conhecimentos (como eu). :-"

Se tens poucos conhecimentos deixa estar o dinheiro parado e aprende primeiro.
A pressa em ganhar dinheiro é má conselheira.
Cumpts.

Registado: 9/1/2012 12:24

por ZeNovato » 8/8/2016 17:08

Para quem não conseguir distinguir se as obrigações de uma determinada empresa são credíveis ou não o melhor de facto é optar por fundos. Reparei que o Nordea se divide em obrigações corporativas e governamentais certo? É uma boa opção para quem gostava de entrar neste tipo de investimento mas tem poucos conhecimentos (como eu). :-"

Registado: 8/3/2014 19:34

por Rick Lusitano » 8/8/2016 16:01

Beruno Escreveu:Ainda nao perdi nem ganhei porque ainda nao houve decisao. Mas como comprei umas a 79,95% (em 2011), outras este ano a 61,50% e outras a 50%, e como o reembolso nao deve passar dos 30% irei concertwza perder valor.

So de pensar de como um fundo como o nordea stable return ou o axa 5-7 me batem aos pontos, deixa-me a pensar quanto à minha estrategia de comprar divida diretamente. Mas como todas as compras que faço sao para manter até à maturidade, algo que o valor dos fundos ignora, nao sei se é uma comparaçao justa

Nao sei se existem fundos fechados de obrigaçoes que levem os titulos ate a maturidade. A cgd faz isto mas é com titulos da propria caixa

Existem fundos de obrigações que levam até a maturidade, tanto abertos como fechados. A Morningstar PT chama a esta categoria de fundos abertos, de "Obrigações Dívida a termo", são fundos recentes, e a oferta de novos fundos tem estado a aumentar. Em Portugal, a oferta é ainda reduzida, comparada com Espanha.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Beruno » 8/8/2016 15:40

Ainda nao perdi nem ganhei porque ainda nao houve decisao. Mas como comprei umas a 79,95% (em 2011), outras este ano a 61,50% e outras a 50%, e como o reembolso nao deve passar dos 30% irei concertwza perder valor.

So de pensar de como um fundo como o nordea stable return ou o axa 5-7 me batem aos pontos, deixa-me a pensar quanto à minha estrategia de comprar divida diretamente. Mas como todas as compras que faço sao para manter até à maturidade, algo que o valor dos fundos ignora, nao sei se é uma comparaçao justa

Nao sei se existem fundos fechados de obrigaçoes que levem os titulos ate a maturidade. A cgd faz isto mas é com titulos da propria caixa

Registado: 10/7/2013 21:39

por Rick Lusitano » 8/8/2016 14:56

ZeNovato Escreveu:Beruno aproveito para colocar umas questões sobre obrigações.

As obrigações têm variações de valor? As da PT estão a cotar a 18% como? Se deixarmos até à maturidade recebemos na mesma o valor do investimento inicial certo?
Onde posso ter acesso a obrigações de várias empresas a nível europeu? No BIG?

As obrigações, como outros valores mobiliários, têm variações de preço, pois estão sujeitas aos preços da procura e da oferta (mercados) e também ás condições do próprio emitente (financeiras, legais, políticas. etc).

O valor das obrigações pode ser visto no site da Euronext, e também nos sites de outras bolsas aonde são negociadas, por exemplo, Frankfurt, Stuttgart, Luxemburgo, etc.

No caso especifico das obrigações da PT, são responsabilidade da Oi, porque a Altice quando comprou a PT, não quis as dividas da mesma.
A Oi, informou que não iria pagar na maturidade as obrigações, causando isto, um evento de incumprimento ("default"), entrando em processo de protecção judicial dos credores para poder se recuperar. Provocando uma venda das obrigações (oferta), baixando o preço, e a diminuição da procura, também provocou a diminuição do preço que os possíveis compradores estariam dispostos a pagar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Ogratuito » 7/8/2016 10:24

Beruno Escreveu:O segredo é diversificar e comprar pequenas porções de muitas emissões diferentes.

A pt para mim foi um erro, já tinha o suficiente e fui mais que duplicar as que já tinha.

Mas isso não me impede de receber quase 9K em juros este ano (já recebi da OI cerca de 1,6K este ano, e tendo em conta que já não recebo 4,2K deles em novembro), já que tenho obrigações de mais de 10 outras entidades

Desculpa a pergunta direta. Só para esclarecer noticias de jornal.
Perdeste cerca de 80 % do capital nas obrigações da PT ?
Cumpts.

por ZeNovato » 7/8/2016 8:10

Beruno aproveito para colocar umas questões sobre obrigações.

As obrigações têm variações de valor? As da PT estão a cotar a 18% como? Se deixarmos até à maturidade recebemos na mesma o valor do investimento inicial certo?
Onde posso ter acesso a obrigações de várias empresas a nível europeu? No BIG?

por tonirai » 7/8/2016 2:08

ZeNovato Escreveu:Desculpem se ofendo alguém mas país podre este. Mesmo sendo considerado os 100k de valor mobiliário a pessoa se descontou deveria ter direito a subsidio.
Ou aquela pessoa que trabalhou, poupou, descontou e teve o azar de ficar desempregado já não tem direito a nada?
Enfim...
Para isso era preferível não descontar nada do ordenado (Segurança social, etc.). Já pensei nisso mas parece não ser possível. Aquilo que descontamos para a possível reforma, poupávamos nós e até poderia ser que o tal "viver de rendimentos" fosse possível. :-"

E tem direito... vocês estão a misturar alhos com bugalhos.
Quem desconta (um mínimo de X tempo) tem direito a subsídio de desemprego (um máximo de Y tempo).
Obviamente a duração do mesmo não é (nem poderia ser) eterna.

O subsídio SOCIAL de desemprego é outra coisa, um extra... é para quem ainda não cumpra o mínimo de descontos para dar direito ao subs. de desemprego, ou para quem já o utilizou até ao fim e continua sem encontrar emprego;
Por isso, e como o nome (SOCIAL) indica, tem regras próprias, que são, entre outras, as que estavam a enumerar mais acima.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Beruno » 7/8/2016 0:38

O segredo é diversificar e comprar pequenas porções de muitas emissões diferentes.

A pt para mim foi um erro, já tinha o suficiente e fui mais que duplicar as que já tinha.

Mas isso não me impede de receber quase 9K em juros este ano (já recebi da OI cerca de 1,6K este ano, e tendo em conta que já não recebo 4,2K deles em novembro), já que tenho obrigações de mais de 10 outras entidades

por Ogratuito » 6/8/2016 22:26

Beruno Escreveu:Os 3%/ano eram um benchmark, e se agora nao se conseguem 3 num dp ou em obrigaçoes ate 5 anos, consegue-se facilmente 3% liquidos mantendo o mesmo nivel de risco mas aumentando a maturidade das obrigaçoes. Ha muita divida de empresas boas entre os 10 a 30 anos acima dos 3 ou 4 liquidos

Tipo obrigaçoes da PT que agora valem 18% do valor nominal. Nada é garantido neste mundo.
Cumpts.

por ZeNovato » 6/8/2016 21:39

Desculpem se ofendo alguém mas país podre este. Mesmo sendo considerado os 100k de valor mobiliário a pessoa se descontou deveria ter direito a subsidio.
Ou aquela pessoa que trabalhou, poupou, descontou e teve o azar de ficar desempregado já não tem direito a nada?
Enfim...
Para isso era preferível não descontar nada do ordenado (Segurança social, etc.). Já pensei nisso mas parece não ser possível. Aquilo que descontamos para a possível reforma, poupávamos nós e até poderia ser que o tal "viver de rendimentos" fosse possível. :-"

por Rick Lusitano » 6/8/2016 20:32

Mouro_Emprestado Escreveu:Isso não se aplica apenas ao Subsídio Social de Desemprego e apenas quanto a património mobiliário (nada refere sobre imobiliário)?

Condição de recursos

Em ambas as situações o beneficiário e o seu agregado familiar:

Não podem ter património mobiliário (contas bancárias, ações, fundos de investimento, etc) no valor superior a 100.612,80 EUR à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o indexante dos apoios sociais - IAS)

http://www.seg-social.pt/subsidio-social-de-desemprego

É possivel ser isso, Mouro. Mas por outro lado, fica outra duvida:

Olhando para o subsídio social de desemprego, os rendimentos de trabalho dependente dos restantes membros do agregado implicaram o corte de prestação do beneficiário em 36% dos casos. Seguem-se as contas bancárias (28%) e o património imobiliário (5,8%).

Fonte: Económico - Beneficiários do subsídio social de desemprego com mais de 100 mil euros na conta (19 Dez 2010)
http://economico.sapo.pt/noticias/beneficiarios-do-subsidio-social-de-desemprego-com-mais-de-100-mil-euros-na-conta_107086.html

por Mouro_Emprestado » 6/8/2016 19:16

Isso não se aplica apenas ao Subsídio Social de Desemprego e apenas quanto a património mobiliário (nada refere sobre imobiliário)?

Condição de recursos

Em ambas as situações o beneficiário e o seu agregado familiar:

Não podem ter património mobiliário (contas bancárias, ações, fundos de investimento, etc) no valor superior a 100.612,80 EUR à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o indexante dos apoios sociais - IAS)

http://www.seg-social.pt/subsidio-social-de-desemprego

Registado: 13/9/2013 0:16

por Rick Lusitano » 6/8/2016 17:39

ZeNovato Escreveu:Goodmoney,

Se calhar não me expressei bem. O que quis dizer é que quando as coisas estão a correr bem (taxas de juro altas, mercados a subir em flexa) nos parece mais simples, neste caso, viver de rendimentos.
A lição que tirei desta re-leitura (por isso é que gosto de as fazer) é de que nos mercados não há nada garantido. Num ano temos os tais 800k mas no seguinte podemos ter metade ou menos. Há 4 anos atrás nunca imaginei ver DP a 0%.
Provavelmente nunca viverei de rendimentos deste tipo, muito menos vir a ter 500k ou mais, mas poupo o máximo que posso para um dia estar mais descansado.

Rick estás a brincar? :shock: Quer dizer que qualquer pessoa com 5k em DP e uma casa de 100k não recebe subsidio de desemprego?

A brincar?! Nop. :P

Li essa informação na legislação, já existente há alguns anos.

Para o Estado Português, o património como uma casa, gera rendimentos. O que na realidade, só o é para quem arrenda os edifícios ou terrenos. Para os proprietários que usam a casa como habitação própria, o Estado Português, presume que mesmo estes, ganham sempre com o passar do tempo, com o valor do imobiliário, o que sabemos que não é verdade, pois está sujeita ao mercado imobiliário. Isto tudo, para dizer, que o Estado, cobra imposto sobre bens ilíquidos como o imobiliário e se o contribuinte não tiver possibilidade de pagar o IMI, ou é exigido que venda a casa ou a AT penhora a mesma, para pagar o IMI ou outros impostos. Da mesma forma, para a SS, um proprietário que esteja desempregado, e com bens no mínimo de 100k, é esperado que o mesmo, venda parte do seu património para viver.

O património inclui também aviões, barcos, viaturas, obras de arte e outros bens corpóreos.

(Nota: O valor da casa, será o valor atribuído pela AT, nas suas "avaliações" para efeitos de IMI, que depois é dividida pelos os seus proprietários.)

Resumindo, para o Estado Português, para quem precisa de viver:

Vão-se os anéis, ficam-se os dedos. :twisted:

por ZeNovato » 6/8/2016 16:44

Bem, fiquei sem argumentos para o beruno :cry:
Uma pessoa como eu sem grande cultura financeira não consegue estar ao mesmo nível da grande maioria dos participante daqui :oops: . Espero lá chegar um dia (no conhecimento).
Pensava que estava a dizer uma grande coisa mas pelos não. Não me lembrei que de facto existem obrigações com essas taxas. Nunca investi em obrigações de empresas e nem sei se quer como funcionam.
Bem ficou a ideia!!

por Beruno » 6/8/2016 16:29

Os 3%/ano eram um benchmark, e se agora nao se conseguem 3 num dp ou em obrigaçoes ate 5 anos, consegue-se facilmente 3% liquidos mantendo o mesmo nivel de risco mas aumentando a maturidade das obrigaçoes. Ha muita divida de empresas boas entre os 10 a 30 anos acima dos 3 ou 4 liquidos

por ZeNovato » 6/8/2016 16:07

Goodmoney,

Se calhar não me expressei bem. O que quis dizer é que quando as coisas estão a correr bem (taxas de juro altas, mercados a subir em flexa) nos parece mais simples, neste caso, viver de rendimentos.
A lição que tirei desta re-leitura (por isso é que gosto de as fazer) é de que nos mercados não há nada garantido. Num ano temos os tais 800k mas no seguinte podemos ter metade ou menos. Há 4 anos atrás nunca imaginei ver DP a 0%.
Provavelmente nunca viverei de rendimentos deste tipo, muito menos vir a ter 500k ou mais, mas poupo o máximo que posso para um dia estar mais descansado.

Rick estás a brincar? :shock: Quer dizer que qualquer pessoa com 5k em DP e uma casa de 100k não recebe subsidio de desemprego?

por Rick Lusitano » 6/8/2016 15:49

goodmoney Escreveu:
frugal Escreveu:
ZeNovato Escreveu:Por curiosidade estive a reler este tópico..... Como as coisas mudam em poucos anos!!
Em 2013 falava-se em taxas de DP de 3% e hoje estão em 0%.
Espero que ninguém, mesmo com 800.000€ esteja a viver com rendimentos provenientes desse tipo de aplicação :-" .

O zecatreca dizia

"Diria que:

Gastos mensais X nnúmero pessoas X 14meses X coeficiente de cagaço (entre 1,3 e 1,5)/ taxa mínima líquida de um d.p.(pior das hipóteses é um d.p.)

Um exemplo:
Imaginando que uma pessoa gasta 500paus por mês, tem esposa , 2filhos e moram todos na mesma casa....

500x4x14x1,4/0.03= 1.3M valor mínimo para uma "reforma" do casal. :D"

PIOR DAS HIPOTESES? :mrgreen:

viva. nao pode viver so dos lucros. As contas devem contemplar até anos negativos em que se tem de ir ao base. Quando o saldo é positivo nao se pode gasta-lo todo.

Há tanta malta a viver sem rendimento nenhum e estás tu preocupado com quem vive de rendimentos de 800k. :shock:

Se em 2 ou 3 anos não houver dividendos, vive-se do valor base... Se te acabar o subsídio de desemprego e não tiveres onde ganhar dinheiro, não tens de fazer o mesmo?

Quem tem 800k, tem direito a subsídio de desemprego? :-k

Tenho a ideia que segundo a lei, quem tem património igual ou superior a 100k (inclui imobiliário, para além dos depósitos bancários, certificados, valores mobiliários, etc), não terá direito a receber subsídio de desemprego.

(A SS cruza os dados com a AT.)

por goodmoney » 6/8/2016 14:52

frugal Escreveu:
ZeNovato Escreveu:Por curiosidade estive a reler este tópico..... Como as coisas mudam em poucos anos!!
Espero que ninguém, mesmo com 800.000€ esteja a viver com rendimentos provenientes desse tipo de aplicação :-" .

O zecatreca dizia

"Diria que:

Gastos mensais X nnúmero pessoas X 14meses X coeficiente de cagaço (entre 1,3 e 1,5)/ taxa mínima líquida de um d.p.(pior das hipóteses é um d.p.)

Um exemplo:
Imaginando que uma pessoa gasta 500paus por mês, tem esposa , 2filhos e moram todos na mesma casa....

viva. nao pode viver so dos lucros. As contas devem contemplar até anos negativos em que se tem de ir ao base. Quando o saldo é positivo nao se pode gasta-lo todo.

Há tanta malta a viver sem rendimento nenhum e estás tu preocupado com quem vive de rendimentos de 800k. :shock:

Se em 2 ou 3 anos não houver dividendos, vive-se do valor base... Se te acabar o subsídio de desemprego e não tiveres onde ganhar dinheiro, não tens de fazer o mesmo?

Registado: 9/11/2012 16:27

por frugal » 6/8/2016 12:32

O zecatreca dizia

"Diria que:

Um exemplo:

Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por ZeNovato » 6/8/2016 9:40

Por curiosidade estive a reler este tópico..... Como as coisas mudam em poucos anos!!

O zecatreca dizia

"Diria que:

Um exemplo:

por rollingsnowball » 7/12/2015 11:49

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
ZeNovato Escreveu:Obrigado pelas resposta.

De facto era essa a minha ideia. Tentar compreender que percentagens seriam ideais nos diferentes tipos de instrumentos, tendo em conta que depende um pouco de pessoa para pessoa.
Nos últimos dois anos tenho direcionado as poupanças para a carteira até que este mês atingi os tais 40%.

90/10% é considerado bastante agressivo :shock:

Depende de quanto são os 60%.. até pode ser pouco. Deves ter o suficiente para pelo menos 6 meses de despesas para fazer face a imprevistos antes de pensares em investir.

depende do tipo de investimento, se for aquilo que chamo de extreme value investing tipo Toyota caetano com certeza que deve, agora se for por exemplo 55% acções globais diversificado, 20% obrigações alta qualidade, 5% dp, 10% real estate 10% obrigações mais agressivas pode perfeitamente regastar uma parte significativa da carteira sem perdas muito expressivas, sendo que mesmo no caso das ações se não se sentir confortável com as quedas pode resgatar, para entrar em ações sem liquidez isso é muito diferente... esta alocação que fiz é para alguém com pelo menos vá 50k

Sim, com uma carteira dessas se calhar era melhor uma almofada maior :) Mas mantenho os pelo menos 6 meses: os problemas costumam estar relacionados, a probabilidade de uma situação de desemprego coincidir com um período de forte desvalorização dos mercado não pode ser desvalorizada e as perdas de uma venda nessa situação podem apagar anos de lucros. Imagina ir para o desemprego no final de 2008/ inicio de 2009 por causa da crise como aconteceu a muita gente: numa situação dessas até os 6 meses iam ser curtos e as perdas iam ser grandes. A única coisa que podia ajudar aí era um eventual subsidio de desemprego que permitisse prolongar a almofada por mais uns meses.

A ausência de almofada apaga a grande vantagem que os mercados nos dão que é vender apenas quando eles nos oferecem um valor que consideramos adequado.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por jokerportuga » 6/12/2015 19:39

ZeNovato Escreveu:Joker obrigado,

Percebi que fala pela experiencia.
:oops:

Já lá vão alguns aninhos :D

Registado: 18/1/2010 12:59

por Artista Romeno » 6/12/2015 19:17

rollingsnowball Escreveu:
ZeNovato Escreveu:Obrigado pelas resposta.

De facto era essa a minha ideia. Tentar compreender que percentagens seriam ideais nos diferentes tipos de instrumentos, tendo em conta que depende um pouco de pessoa para pessoa.
Nos últimos dois anos tenho direcionado as poupanças para a carteira até que este mês atingi os tais 40%.

90/10% é considerado bastante agressivo :shock:

Depende de quanto são os 60%.. até pode ser pouco. Deves ter o suficiente para pelo menos 6 meses de despesas para fazer face a imprevistos antes de pensares em investir.

depende do tipo de investimento, se for aquilo que chamo de extreme value investing tipo Toyota caetano com certeza que deve, agora se for por exemplo 55% acções globais diversificado, 20% obrigações alta qualidade, 5% dp, 10% real estate 10% obrigações mais agressivas pode perfeitamente regastar uma parte significativa da carteira sem perdas muito expressivas, sendo que mesmo no caso das ações se não se sentir confortável com as quedas pode resgatar, para entrar em ações sem liquidez isso é muito diferente... esta alocação que fiz é para alguém com pelo menos vá 50k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], jprgodinho, LMMV, macau5m, niceboy, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, VALHALLA e 85 visitantes