Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Beruno » 4/8/2016 17:48

Ainda assim o dividend yield está a ficar interessante. Acham que o dividendo possa ser revisto em baixa?

Registado: 10/7/2013 21:39

por Calius » 4/8/2016 17:12

Quem diria que a cotada que servia de referência ao Índice e vice-versa viesse a ser este marasmo.
O meu "boneco" publicado acima continua válido, na minha perspectiva.
Voltou a entrar no canal descendente inferior e não me parece ter força para de lá sair. Talvez com a apresentação dos resultados ela tenha um espasmo e nos mostre que está viva.
Para que lado tenderá o espasmo é que é uma incógnita. Agora é esperar que o comboio comece a andar, ganhe velocidade e nos mostre se segue para Norte ou Sul e aí sim, saltar lá para dentro e aproveitar a viagem.

Registado: 23/5/2014 12:26

por acintra » 4/8/2016 15:53

Compreendo a posição e explicação de ambos mas muitas vezes quando o negativismo é muito o mercado contraria. Foi isso que aconteceu à cerca de 2 semanas e é isso que espero que aconteça em breve.

Voltei a entrar na Sonae.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 4/8/2016 15:17

No boneco acima, eu só coloquei linhas e setas, para complicar, :shock: . As velas que são o mais importante, não são da minha autoria, mas creio que elas falam por si, cada um vê à sua maneira, continuo-o de fora e a acreditar na queda do papel, mas ele vai para onde terá que ir e não fazer a vontade de cada um ou de todos.

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por EAGLETRADER20 » 4/8/2016 15:14

Para já não vejo grande probabilidade de ultrapassar os 0.70.

Possivel rebound penso que só fazendo novos minimos ou após queda forte. Quedas de 1-2%, vão seguindo a tendencia sem evidenciar qualquer inversão.

STK e RSI tambem ainda não estão suficientemente baixos para justificar um rebound. Claro que em dias de fraqueza do DAX é logo das primeiras a sofrer.

Pode ser que anime imediatamente antes dos resultados , mas isso só para dia 18 , e isso ainda é uma distancia enorme .

O que se nota na negociação diaria é que o mercado parece estar cansado de periodo tão longo de queda sem inversão e mesmo quando outras cotadas invertem em dias fortes , não se vê grande força compradora, porque mercado não parece acreditar em inversão e valorização mais forte para já .

E como manda o grafico e o preço temos apenas que seguir a tendencia e não tentar contrariar o mercado independentemente dos fundamentais.

Para quem quiser fazer mais valias regularmente claro .....
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 4/8/2016 15:18, num total de 1 vez.

Registado: 4/3/2008 9:17

por acintra » 4/8/2016 15:07

Há duas semanas fez um rebound nesta zona dos 0,65€ e levou-a até aos 0,711€. Para mim o problema reside na ultrapassagem dos 0,70€ com firmeza coisa que não acontece e já lá foi 3 ou 4 vezes.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Aqui_Vale » 4/8/2016 14:32

frigas Escreveu:Está comprovado que não percebo nada de bolsa!!
Quando verifico que a Sonae em 2016 está a perder mis que uma pharol ( só para dar este exemplo)...fico sem qualquer critério de análise...

Bem, ... já somos pelo menos dois a admitir que não percebemos grande coisa/ nada desta pesca, ou será caça, ... :shock: :?:

CumPrim/
valeaquilino

José Ortega Y Gasset

por frigas » 4/8/2016 14:05

Está comprovado que não percebo nada de bolsa!!
Quando verifico que a Sonae em 2016 está a perder mis que uma pharol ( só para dar este exemplo)...fico sem qualquer critério de análise...
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por Aqui_Vale » 4/8/2016 10:26

Gostaria de fazer um boneco mais animador, mas sinceramente não sei. De qualquer maneira este pode dar para descansar a vista =;

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
SONAE.04Agosto.png

José Ortega Y Gasset

por rsacramento » 3/8/2016 4:42

o anterior bull e o actual bear market na sonae
Anexos
2012.png
2015.png
2016.png

Registado: 29/11/2007 12:50

por Calius » 2/8/2016 15:58

:arrow: :?:

Pousada nos .66, que tem conseguido aguentar, mas parece querer forçar entrada no canal inferior. Qual vencerá?
Anexos
SON-02082016.JPG

Registado: 23/5/2014 12:26

por AlfaTrader » 2/8/2016 14:04

Greed&Fear Escreveu:Já dizia o outro: SE a sra. da limpeza tivesse rodas, seria um camião :)
A ação pode ir a €0,50? Pode. Pode ir a €0,20? Pode. Por ir a zero? Também.
Mas será que pode ir a €1,00? Pode. E a €1,40? Também. E já que estamos numa de minimos (ridiculos) porque não falarmos de máximos (também ridiculos) de €2,80? Porque não? Já lá esteve.
E sobre vir para aqui atirar números sem sentido nem explicar porquê, tenho dito.
Como diz o Taleb, a curto prazo isto não passa dum random walk (esqueçam quer AT quer AF). A médio prazo o que prevalece é alguma razoabilidade.

Diz-se por aí que quem "desdanha" quer comprar ("estão verdes" dizia a raposa sobre as uvas).
Folgo em saber que está tudo tão bear, short ou fora do título. É normalmente bom sinal. Como diz o Buffet: "Be fearfull when everybody is bold and bold when everybody is fearfull." De facto, diz-me a experiência que a melhor forma de ter algum sucesso a longo prazo é ser contrarian e ter algum senso comum. Enfim, metodologias/filosofias: cada um sabe o que resulta para si...

Faço também uma declaração de interesse: meti o pé direito ontem e o esquerdo hoje no titulo. Eis porquê:
A tendência é negativa hoje? É. A tendência era negativa há um ano atrás quando estava a €1,40? Era.
O último movimento foi uma exageração da tendência de descida? Foi.
A ação está bem suportada nos €0,60 / €0,70? Está.
A MACD está a apontar para norte? Está.
Temos os primeiros crosses nas médias movéis de 10 e 20 dias? Temos.
Temos tido volumes acima da média nas últimas 4 semanas? Sim.
Algo de fundamental mudou desde o início do ano sobre a empresa? Nada a assinalar tirando pequenas boas notícias para a empresa como a compra de parte da Salsa (para aumentar vendas), o aumento do salário mínimo, da reposição dos salários da função pública, da baixa do IVA e outras medidas pró-consumo, taxas de juro ainda mais baixas (para reduzir custos), lançamento do cartão universo (para sedimentar posição dominante), etc.
O título está a bom preço e abaixo dos peers do setor? Está. P/E de 7. PEG de 1.0. P/S de 0,25. Dividend yield de 6%. Na minha humilde opinião, esta ação é uma das melhores value buys neste momento (isto para quem acreditar, como eu, que no final prevalece alguma razoabilidade e racionalidade).

"SE" houver novo resgate, "SE" a FED aumentar juros, "SE" o brexit for conflituoso... Tudo isto são traços caracteristicos de permanent bears a falar (basicamente é pessoal que está eternamente a espera de mínimos que nunca são suficientes para entrar no título: mais depressam apanham um pintelho a uma mosca do que os mínimos da ação).
Para mim, isso é ruído e aprendi ao longo dos anos a prestar cada vez menos atenção.
Sejam razoavéis. A bem da discussão, poupem as previsões ridículas sem explicar porquê.

Bons investimentos.

Mais um excelente post... :clap: :clap: :clap: :clap:
Bem haja Greed&Fear.

BN AlfaTrader

Registado: 29/4/2016 17:00

por Greed & Fear » 2/8/2016 13:27

Já dizia o outro: SE a sra. da limpeza tivesse rodas, seria um camião :)
A ação pode ir a €0,50? Pode. Pode ir a €0,20? Pode. Por ir a zero? Também.
Mas será que pode ir a €1,00? Pode. E a €1,40? Também. E já que estamos numa de minimos (ridiculos) porque não falarmos de máximos (também ridiculos) de €2,60? Porque não? Já lá esteve.
E sobre vir para aqui atirar números sem sentido nem explicar porquê, tenho dito.
Como diz o Taleb, a curto prazo isto não passa dum random walk (esqueçam quer AT quer AF). A médio prazo o que prevalece é alguma razoabilidade.

Diz-se por aí que quem "desdanha" quer comprar ("estão verdes" dizia a raposa sobre as uvas).
Folgo em saber que está tudo tão bear, short ou fora do título. É normalmente bom sinal. Como diz o Buffet: "Be fearfull when everybody is bold and bold when everybody is fearfull." De facto, diz-me a experiência que a melhor forma de ter algum sucesso a longo prazo é ser contrarian e ter algum senso comum. Enfim, metodologias/filosofias: cada um sabe o que resulta para si...

Faço também uma declaração de interesse: meti o pé direito ontem e o esquerdo hoje no titulo. Eis porquê:
A tendência é negativa hoje? É. A tendência era positiva há um ano atrás quando estava a €1,40? Era.
O último movimento foi uma exageração da tendência de descida? Foi.
A ação está bem suportada nos €0,60 / €0,70? Está.
A MACD está a apontar para norte? Está.
Temos os primeiros crosses nas médias movéis de 10 e 20 dias? Temos.
Temos tido volumes acima da média nas últimas 4 semanas? Sim.
Algo de fundamental mudou desde o início do ano sobre a empresa? Nada a assinalar tirando pequenas boas notícias para a empresa como a compra de parte da Salsa (para aumentar vendas), o aumento do salário mínimo, da reposição dos salários da função pública, da baixa do IVA e outras medidas pró-consumo, taxas de juro ainda mais baixas (para reduzir custos), lançamento do cartão universo (para sedimentar posição dominante), etc.
O título está a bom preço e abaixo dos peers do setor? Está. P/E de 7. PEG de 1.0. P/S de 0,25. Dividend yield de 6%. Na minha humilde opinião, esta ação é uma das melhores value buys neste momento (isto para quem acreditar, como eu, que no final prevalece alguma razoabilidade e racionalidade).

"SE" houver novo resgate, "SE" a FED aumentar juros, "SE" o brexit for conflituoso... Tudo isto são traços caracteristicos de permanent bears a falar (basicamente é pessoal que está eternamente a espera de mínimos que nunca são suficientes para entrar no título: mais depressam apanham um pintelho a uma mosca do que os mínimos da ação).
Para mim, isso é ruído e aprendi ao longo dos anos a prestar cada vez menos atenção.
Sejam razoavéis. A bem da discussão, poupem as previsões ridículas sem explicar porquê.

Bons investimentos.
Editado pela última vez por Greed & Fear em 2/8/2016 14:29, num total de 1 vez.

Registado: 1/8/2016 16:51

por EAGLETRADER20 » 2/8/2016 9:08

Greed&Fear Escreveu:Boa tarde,
De facto, nao sei em que e que acrescenta a discussao dizer que se esta a espera dos €0,40 ou ate mesmo dos €0,20, sem dizer porque... Nem por razoes tecnicas nem fundamentais...
Tudo e possivel e o mercado pode ser irracional mais tempo do que nos imaginamos, mas €0,20??? Isso equivale a €400M de Market Cap... A nao ser que a vossa expetativa seja que a lider da distribuicao em Portugal va fechar portas expliquem-me como e que a empresa podera cotar a 1x o Ebitda mais baixo que gerou nos ultimos 10 anos???
E mesmo €0,40??? Mas estao a espera de novo resgate a Portugal ou que?
Enfim, o mais natural e que estes permanent bears fiquem de fora da recuperacao da sonae ate ao final do ano, pois nao conseguem ver 1 um bom negocio nem que o ponham a frente dos olhos. Fica o desafio, apresentem-me uma empresa lider no seu setor e regiao com historico de receitas e lucros estaveis a negociar a 7x o resultado ou 3x o ebitda e com dividend yield de 6%?
Eu vejo a acao bem suportada nos 0,60 e a ensaiar um breakout a partir dos €0,70, ate porque a MACD esta a apontar para norte e a leitura do RSI esta nos 40 (longe de overbought), apesar da recuperacao que fez nas 2 ultimas semanas. Vejo tambem as primeiras medias moveis (de curta duracao) com golden crosses.
Com a aproximacao da apresentacao de resultados, a pressao compradora vai aumentar.
Ainda bem que esta tudo de fora do titulo, eu aproveitei a correcao de hoje para meter o pe dentro.
Abracos

Hoje o mercado está a ser amigo e está a dar oportunidade de fazerem novas entradas a valores mais baixos a 0.66X .

Pessoalmente evito entrar enquanto titulos estão em queda e só faço reforços em subidas, em quedas está fora de questão. Mas são estrategias , cada um tem a sua.

Quanto a atingir os 0.40 - 0.50 , se vier a existir uma correcçao forte nos indices americanos que estão em maximos historicos, tudo seria possivel, é só uma questão temporal.
Se existirá essa correcção nos proximos meses ? Ninguem sabe nem consegue adivinhar . Mas possivel é .

Registado: 4/3/2008 9:17

por Aqui_Vale » 2/8/2016 2:22

Aqui vão dois bonecos actualizados. Quando há dois pode-se escolher, portanto cada um que veja o que mais lhe convém. :shock:

Muito sinceramente, a mim convém-me o diário pois aponta para baixo, e eu posso esperar. No mercado nunca falta papel. :roll:

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
SONAE.01Agosto.png
SONAE.semanal.png

José Ortega Y Gasset

por Ogratuito » 2/8/2016 0:08

Quando um titulo vale o preço de um café algo vai mal. Será o café que está caro ?
Cumpts.

Registado: 9/1/2012 12:24

por trend=friend » 1/8/2016 21:52

Peço desculpa pela intromissão, mas que AT aponta aos ,40 ou aos ,22? Só uma eventual necessidade de retestar mínimos com 5 ou 10 anos, ou algum indicador ou projecção?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por jromio » 1/8/2016 18:21

jromio Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:[quote="EAGLETRADER20"

Mas que fixação é esta em AT.... :wall:
Uns dizem que esperam sentados até aos .40, outros aos .22 e porque não .35, .51,.99, 1.2 and son on........
Se a AT mandar comprar, mesmo que a empresa esteja para falir vocês compram? Haja paciência.......

BN
AlfaTrader

Caro AlfaTrader,

Em 18Jul, disse:
"Eu acredito fortemente numa descida até aos 0.40, o que não quer dizer que entre aí, pois ela pode descer mais um pouco (ou muito). Observemos então o que acontece e se a análise for positiva entro em força com a compra de acções nominais."

Hoje, 01Ago, disse:
""Se este ponto aconecer:"

"Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.", começo a pensar no miníno histórico na casa dos .22 de 2003!""

Vamos então por pontos!

1. Eu disse que estava de pedra e cal nos .4, não disse que a acção desceria até lá- De qq forma ela já visitou este valor em 3 ocasiões (2002, 2008 e 2011);
2. .22 é o mínimo histórico:
3. Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda;
4. Já fui pelos fundamentais, na bolsa, e tive perdas, com a AT acontece várias vezes o ponto anterior, mas muito raramente uma perda;
5. A bolsa é como a moda: "Os padrões repetem-se de tempos a tempos".

BN
Editado pela última vez por jromio em 2/8/2016 11:31, num total de 1 vez.

Registado: 28/6/2005 19:00

por jromio » 1/8/2016 18:09

AlfaTrader Escreveu:
jromio Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Esta poderia receber o titulo de desilusão do ano neste momento.

Tem a 2ª maior queda do indice no ano.

Sempre que vai aos 0.70 o preço é rejeitado na resistencia, e quando DAX e PSI dão sinais de fraqueza é logo das mais penalizadas.

Se com mercado fortissimo e a nivel internacional em maximos apresenta toda esta fraqueza , se mercado corrigir num periodo proximo, nem me aproximo dela .....

Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.

Claro que uma grande maioria tem as baterias de entrada apontadas para 0.50 - 0,40 que seria bom ponto de entrada se lá chegar.

Em termos fundamentais não se vê nada de excecionalmente mau, mas manda o grafico e o preço.

Se este ponto acontecer:

"Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.", começo a pensar no miníno histórico na casa dos .22 de 2003!

Uns dizem que esperam sentados até aos .40, outros aos .22 e porque não .35, .51,.99, 1.2 and son on........
Se a AT mandar comprar, mesmo que a empresa esteja para falir vocês compram? Haja paciência.......

BN
AlfaTrader

Caro AlfaTrader,

Em 18Jul, disse:
"Eu acredito fortemente numa descida até aos 0.40, o que não quer dizer que entre aí, pois ela pode descer mais um pouco (ou muito). Observemos então o que acontece e se a análise for positiva entro em força com a compra de acções nominais."

Hoje, 01Ago, disse:
""Se este ponto aconecer:"

"Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.", começo a pensar no miníno histórico na casa dos .22 de 2003!""

Vamos então por pontos!

1. Eu disse que estava de preda ecal nos .4, não disse que a acção desceria até lá- De qq forma ela já visitou este valor em 3 ocasiões (2002, 2008 e 2011);
2. .22 é o mínimo histórico:
3. Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda;

BN
[/quote]

por AlfaTrader » 1/8/2016 17:24

Greed&Fear Escreveu:Boa tarde,
De facto, nao sei em que e que acrescenta a discussao dizer que se esta a espera dos €0,40 ou ate mesmo dos €0,20, sem dizer porque... Nem por razoes tecnicas nem fundamentais...
Tudo e possivel e o mercado pode ser irracional mais tempo do que nos imaginamos, mas €0,20??? Isso equivale a €400M de Market Cap... A nao ser que a vossa expetativa seja que a lider da distribuicao em Portugal va fechar portas expliquem-me como e que a empresa podera cotar a 1x o Ebitda mais baixo que gerou nos ultimos 10 anos???
Enfim, o mais natural e que estes permanent bears fiquem de fora da recuperacao da sonae ate ao final do ano, pois nao conseguem ver 1 um bom negocio nem que o ponham a frente dos olhos. Fica o desafio, apresentem-me uma empresa lider no seu setor e regiao com historico de receitas e lucros estaveis a negociar a 7x o resultado ou 3x o ebitda e com dividend yield de 6%?
Eu vejo a acao bem suportada nos 0,60 e a ensaiar um breakout a partir dos €0,70, ate porque a MACD esta a apontar para norte e a leitura do RSI esta nos 40 (longe de overbought), apesar da recuperacao que fez nas 2 ultimas semanas. Vejo tambem as primeiras medias moveis (de curta duracao) com golden crosses.
Com a aproximacao da apresentacao de resultados, a pressao compradora vai aumentar.
Ainda bem que esta tudo de fora do titulo, eu aproveitei a correcao de hoje para meter o pe dentro.
Abracos

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: Totalmente de acordo

BN
AlfaTrader

por Greed & Fear » 1/8/2016 17:15

Boa tarde,
Abracos

Registado: 1/8/2016 16:51

por AlfaTrader » 1/8/2016 16:25

Boas Jgut,

Eu não sei qual é a melhor estratégia, mas vir para aqui atirar números só porque sim é facil, não estou a dizer que foi o teu caso, até porque apresentas argumentos para o que afirmas.
Agora, quero ver estes fazedores de números, se no dias 18 a SON apresentar resultados robustos quais são os números que vão agora apostar.
BN
AlfaTrader

por jgut » 1/8/2016 15:50

AlfaTrader Escreveu:
jromio Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Esta poderia receber o titulo de desilusão do ano neste momento.

Sempre que vai aos 0.70 o preço é rejeitado na resistencia, e quando DAX e PSI dão sinais de fraqueza é logo das mais penalizadas.

Se com mercado fortissimo e a nivel internacional em maximos apresenta toda esta fraqueza , se mercado corrigir num periodo proximo, nem me aproximo dela .....

Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.

Claro que uma grande maioria tem as baterias de entrada apontadas para 0.50 - 0,40 que seria bom ponto de entrada se lá chegar.

Em termos fundamentais não se vê nada de excecionalmente mau, mas manda o grafico e o preço.

Se este ponto acontecer:

"Vai ser interessante ver até onde vai o preço numa correcção do mercado no global.", começo a pensar no miníno histórico na casa dos .22 de 2003!

BN
AlfaTrader

Boa tarde,
Podes então explicar qual a melhor estratégia para negociar?
Sabes, desde já, que irá falir?
Obrigado
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por AlfaTrader » 1/8/2016 14:21

jromio Escreveu:

Se este ponto acontecer:

BN
AlfaTrader

por jromio » 1/8/2016 13:25

Se este ponto acontecer:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, Masterchief e 215 visitantes