Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 11/7/2016 16:04

ativo Escreveu:Em 08/07/2016, sexta-feira:

ativo Escreveu:
katz Escreveu:Esta coisinha chamada bcp disparou 10% porquê? Já pagou os cocos. Apresentou alguma rentabilidade fenomenal? Haa... Já percebi. Subiu por subir. Resolveram comprar e pronto....segunda feira decidem vender e volta a cair. É o carrocel de bolsa... Ou é a montanha russa?

Não me admiraria muito se o BCP fizesse um ressalto acompanhando uma recuperação transitória do PSI 20, do que perdeu, depois de conhecido o resultado do referendo no Reino Unido.

ativo Escreveu:Tenho estado a ponderar e provavelmente farei nova incursão no BCP, na segunda-feira.

Sem dúvida que é uma entrada arriscada.

O que é que me leva a pensar comprar ações do BCP na segunda-feira?

Acredito que, a prazo, o BCP irá cotar próximo ou abaixo do seu mínimo histórico. Porque é que acredito em tal? Porque a tendência do BCP é descendente, porque há varias incertezas envolvendo o BCP e porque está escrito nas estrelas (e eu oriento-me pelas estrelas) que o DAX, a prazo, descerá (no entanto, penso, que, antes de isso acontecer, o DAX subirá, recuperando parte do que perdeu após a decisão pelo "Brexit") arrastando consigo o PSI 20.

No entanto, a ultrapassagem da linha vermelha indicada e a convicção de que o PSI 20 (tal como o DAX) se vai comportar, proximamente, como um elástico, que foi esticado pelo "Brexit" e que tenderá a voltar à situação inicial, levam-me a considerar a hipótese de, na segunda-feira, fazer uma incursão no BCP. :-k

Não me enganei ao pensar que o BCP poderia fazer um ressalto.

Anulei há uns minutos uma ordem de compra de ações do BCP, ao preço de 0,0197 euro por cada ação, que mantive desde cerca das 8 horas de hoje. Dado não me terem sido entregues as ações que pretendia comprar já não estou interessado em adquiri-las.

O que está a acontecer é meramente um ressalto do BCP. Mais tarde ou mais cedo, o BCP mergulhará de novo!

Investbem Escreveu:Ativo, respeito a opinião de todos, mas dizes isso, segundo o que tenho lido, e não é tudo porque não tenho tempo para estar sempre por aqui, que é porque a tendencia em todos os prazos é descendente, correto? Ou estou enganado?

ativo Escreveu:A resposta à tua pergunta tens-la no parágrafo sublinhado a negrito.

Investbem Escreveu:Não leves a mal, mas não vou continuar a tentar entender o que me parece nao ter entendimento. Ela até chegar a zero, é uma possibilidade como outra qualquer, mas a unica justificação com alguma sustento é a tendencia do BCP ser descendente em todos os prazos, no resto é tudo baseado em "acho's", nada tem uma sustentação solicda, mesmo que falivel, algo que se leia e se ache que é um raciocinio encadeado, logico, bem fundamentado, alias nem bem nem mal..., antes pelo contrario :lol:
Mas esta é só a minha opinião do que leio.
Em relação à obvia tendencia decendente, pela tua perspetiva, nunca ela inverteria.

:shame: :shame: :shame:

A minha perspetiva não é que a tendência descendente não venha a inverter! Mas, para já, penso que, depois de passado o ressalto que está a acontecer, a tendência descendente vai continuar.

Já agora, gostaria que não te limitasses a "pegar" em afirmações alheias e também procurasses dizer alguma coisa de substantivo. Não te limites apenas a dizer, como, muitas, muitas, vezes fazes, que a possibilidade da opinião expressa por outra pessoa em se traduzir em realidade é meramente uma possibilidade (e é verdade, sim, diria que dizer isso é uma verdade de La Palisse, e portanto dispensável), que as opiniões dos outros são apenas "achos" (o que tu vais dizendo também não passa de "achos", que não acrescentam nada).

Em vez de conversares e de alimentares uma conversa, desconversas e de certo modo pretendes calar outras pessoas. Não te limites a desconversar e a querer "acabar" com a conversa, sem acrescentar algo a ela, expressa uma opinião tua e não passes o tempo a desvalorizar opiniões alheias sem contrapores argumentos.

Se me deres licença (já é a segunda vez que te digo tal) continuarei a dar a minha opinião, sempre fundamentada, em algo, e a expressar a minha interpretação da realidade!

Registado: 24/1/2014 17:24

por NaoSei » 11/7/2016 15:51

Investbem Escreveu:Não leves a mal, mas não vou continuar a tentar entender o que me parece nao ter entendimento. Ela até chegar a zero, é uma possibilidade como outra qualquer, mas a unica justificação com alguma sustento é a tendencia do BCP ser descendente em todos os prazos, no resto é tudo baseado em "acho's", nada tem uma sustentação solicda, mesmo que falivel, algo que se leia e se ache que é um raciocinio encadeado, logico, bem fundamentado, alias nem bem nem mal..., antes pelo contrario :lol:
Em relação à obvia tendencia decendente, pela tua perspetiva, nunca ela inverteria.

concordo contigo investbem, olhar para um grafico e dizer que a cotacao vai cair porque no grafico está a cair, até a minha filha de 9 anos consegue fazer uma boa analise tecnica sendo assim.
agora estar a cair sem fundamentos em AF ou até uma AT falivel, do genero de bandas, emas, rsi, ou outros tantos, que até agora nenhum deu sinal de venda (acho eu),... porque se cai algum sinal de compra ele deve dar....mas se continua a cair mesmo com sinal de compra...

Registado: 8/10/2008 11:04

por Investbem » 11/7/2016 15:33

ativo Escreveu:

ativo Escreveu:Esta coisinha chamada bcp disparou 10% porquê? Já pagou os cocos. Apresentou alguma rentabilidade fenomenal? Haa... Já percebi. Subiu por subir. Resolveram comprar e pronto....segunda feira decidem vender e volta a cair. É o carrocel de bolsa... Ou é a montanha russa?

Não me admiraria muito se o BCP fizesse um ressalto acompanhando uma recuperação transitória do PSI 20, do que perdeu, depois de conhecido o resultado do referendo no Reino Unido.

ativo Escreveu:Tenho estado a ponderar e provavelmente farei nova incursão no BCP, na segunda-feira.

Acredito que, a prazo, o BCP irá cotar próximo ou abaixo do seu mínimo histórico. Porque é que acredito em tal? Porque a tendência do BCP é descendente, porque há varias incertezas envolvendo o BCP e porque está escrito nas estrelas (e eu oriento-me pelas estrelas) que o DAX, a prazo, descerá (no entanto, penso, que, antes de isso acontecer, o DAX subirá, recuperando parte do que perdeu após a decisão pelo "Brexit") arrastando consigo o PSI 20.

No entanto, a ultrapassagem da linha vermelha indicada e a convicção de que o PSI 20 (tal como o DAX) se vai comportar, proximamente, como um elástico, que foi esticado pelo "Brexit" e que tenderá a voltar à situação inicial, levam-me a considerar a hipótese de, na segunda-feira, fazer uma incursão no BCP. :-k

Anulei há uns minutos uma ordem de compra de ações do BCP, ao preço de 0,0197 euro por cada ação, que mantive desde cerca das 8 horas de hoje. Dado não me terem sido entregues as ações que pretendia comprar já não estou interessado em adquiri-las.

O que está a acontecer é meramente um ressalto do BCP. Mais tarde ou mais cedo, o BCP mergulhará de novo!

Investbem Escreveu:Ativo, respeito a opinião de todos, mas dizes isso, segundo o que tenho lido, e não é tudo porque não tenho tempo para estar sempre por aqui, que é porque a tendencia em todos os prazos é descendente, correto? Ou estou enganado?

A resposta à tua pergunta tens-la no parágrafo sublinhado a negrito.[/quote]

Não leves a mal, mas não vou continuar a tentar entender o que me parece nao ter entendimento. Ela até pode chegar a zero, é uma possibilidade como outra qualquer, mas a unica justificação com alguma sustento é a tendencia do BCP ser descendente em todos os prazos, no resto é tudo baseado em "acho's" e em "acredito's", nada tem uma sustentação solicda, mesmo que falivel, algo que se leia e se ache que é um raciocinio encadeado, logico, bem fundamentado, alias nem bem nem mal..., antes pelo contrario :lol:
Editado pela última vez por Investbem em 11/7/2016 16:02, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Ativo » 11/7/2016 15:15

ativo Escreveu:
katz Escreveu:Esta coisinha chamada bcp disparou 10% porquê? Já pagou os cocos. Apresentou alguma rentabilidade fenomenal? Haa... Já percebi. Subiu por subir. Resolveram comprar e pronto....segunda feira decidem vender e volta a cair. É o carrocel de bolsa... Ou é a montanha russa?

A resposta à tua pergunta tens-la no parágrafo sublinhado a negrito.

por Investbem » 11/7/2016 15:02

ativo Escreveu:

Ativo, respeito a opinião de todos, mas dizes isso, segundo o que tenho lido, e não é tudo porque não tenho tempo para estar sempre por aqui, que é porque a tendencia em todos os prazos é descendente, correto? Ou estou enganado?
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Ativo » 11/7/2016 14:55

Em 08/07/2016, sexta-feira:

ativo Escreveu:

por NaoSei » 11/7/2016 14:35

Bar38 Escreveu:
NaoSei Escreveu:
whiteshark Escreveu:
Certo NaoSei. E se daqui a uns tempos cotar a 2 centimos? E se daqui a 10 anos cotar nos 3 centimos? E se nunca lá chegar aos 8?

Tas a pegar nos 8 centimos mas e se andasses com essa estratégia desde os 80 centimos? Já viste a exposição gigante a que estavas sujeito sem, provavelmente, qualquer perspectiva de recuperação do capital investido?

Ninguém adivinha quanto cai sim, mas existem sinais de inversão.
Perde-se rentabilidade com isso? SIm claro, mas reduz-se o risco, algo importante ainda para mais quando já se está (muito) exposto.

O objectivo é ganhar dinheiro. A estratégia do ir acumulando mais abaixo só me parece válida se:
1) Defines um valor que consideras bom ponto de entrada
2) A acção atinge esse valor e investes 25% / 50% do capital que tinhas destinado
3) A acção continua em queda determinas um novo ponto para o qual está "muito tentadora" e investes 25% / 50%
4) Se ainda tiveres capital disponível deves ficar a aguardar por um sinal de inversão pois, caso contrario, entras num ciclo de constante reforço a preços cada vez mais baixos.. portanto continuas a meter "gasolina" na fogueira... o que para além de não resultar muito bem pode fazer te "explodir"

whiteshark, mais uma vez digo-te.... 0,80 centimos??? não colocava dinheiro porque o banco estava com prejuizos enormes e pela primeira vez.

Assim por alto os últimos dois anos em que o BCP cotou nos 0.80 cêntimos (2009,2010)teve lucros crescentes de cerca de 300M anuais e não prejuízos o último pagamento de dividendos foi em 2011cotava na altura entre 0,60 e 0,70 ( ao preço da bica) e já na altura se dizia que não podia descer mais.
Como vês....

Calma lá Jovem, é muito giro como trazes a informação... mas a verdade tem de ser dita por linhas direitas....
em 2011 trouxe-nos um valor negativo de 786Milhoes de prejuizo, e achas tu que não caía dos 0,80 aos 0,6/7 ??
em 2008 trouxe-nos um valor positivo mas com uma quebra nos resultados anuais de 65% relativo a 2007, ou seja o banco a caminhar para o abismo e tu achas que nao devia ter caido até aos 0,80??

então foste daqueles foi no engodo?.
ou seja o banco desde 2007 até 2012....sempre a cair até quase à falência...e tu achas que nao devia ter caido ou então nao se devia ter saido da acção??
um conselho, se pensas assim então agora que apresenta um crescente resultado desde 2012, é melhor saíres...

Registado: 8/10/2008 11:04

por maceirafernandesjose » 11/7/2016 8:52

Posição longa fechada 0,0202, 8 por cento de ganho ,zona de resistência. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Punitor » 10/7/2016 12:39

joamarques Escreveu:Perplexa com tamanha incoerência, é o que me ocorre neste momento. Isto é sempre o mesmo, quem tem acções é sempre optimista (tirando algumas excepções) e contrapõe tudo e todos com argumentos mais ou menos válidos.
Agora Punitor (sem qualquer maldade mas apenas o que observo), então tinha acções do BCP que vendeu a 0.0177 e recomprou a 0.0174 para no dia a seguir vender a 0.0185 e depois, no mesmo dia, ver elas subirem a 0.0197, o que compreendo que possa causar alguma frustração, mas daí a mudar de ideias, com 3 posts seguidos relativos a uma noticia e passar à versão da conspiração de produção de notícias, turbulência, etc, não me parece correcto. Essa noticia saiu no negócios durante a negociação, o que não fez os bancos caírem, antes pelo contrário. Mas já nos dias anteriores saíram notícias exactamente semelhantes e não foi por aí que o sector financeiro tremeu novamente, fiz uma pequenas pesquisa (so no negócios, mas também está no dinheiro vivo e no económico) e cá vai:

6 de junho (4ª feira)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... dores.html

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... acoes.html

7 de junho (5ª feira)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tivos.html

Portanto que há preocupação não é novidade, mas não é noticia nenhuma de "fim de semana" para causar preocupação ou turbulência.

beijinhos e espero não ser levada a mal, mas é só a minha constatação e admito estar errada.

Caríssima companheira Joamarques não fiques perplexa
Disse que tenho ações do BCP e volto a confirmar: TENHO AÇÔES DO BCP
O número delas permanece inalterado e por razões óbvias não vou aqui especificá-lo
Mas, sempre que posso vendo-as e volto a comprá-las todas ou parte delas e volto a vendê-las e volto a comprá-las e por aí adiante...
É evidente que para isso tenho de estar o dia todo de volta do pc, acompanhar a evolução do mercado e do setor e por aí adiante.
Para mim o BCP é um negócio.
Então, e se estiver dois, três, quatro dias, uma semana sem poder acompanhar a bolsa?
Nesse caso, fico com elas em carteira e quando regressar só as vendo por um preço inferior se a seguir tiver a perspetiva de as comprar por um preço ainda inferior; ou vendo-as por um preço superior para a seguir as comprar por um preço inferior. Mas, às vezes perco, como bem disseste na sexta vendi por 1,85 as que tinha comprado na véspera por 1,78 e depois para as comprar tive que dar 1,86. Mesmo assim fiquei a ganhar, mas na segunda operação, perdi.
Há duas coisas que te sei dizer: nunca usei stops no BCP porque não fazem sentido na maneira como negoceio; nunca diminui o número de ações que compro! Simplesmente aproveito as grandes oscilações de preço para ganhar. Ninguém deve ficar no BCP para só perder, perder, perder...
Esta próxima semana talvez o BCP valorize bastante.

Registado: 1/11/2015 12:47

por Sacanitajose » 10/7/2016 11:58

Agecanonix Escreveu:
NaoSei Escreveu:FrosaSantos, sim, espero que caia, o BCP tem caído em grande parte por desconto de especulações, até agora não houve nada real.
um reforço por esta altura é o melhor, se ela caír fico triste por nao a ter apanhado mais abaixo, mas se ela subir fico mais triste ainda por a ter deixado escapar.
o meu ultimo reforço foi pequeno e foi na casa dos 0,020 mas agora na casa dos 0,01x espero que ela caia aos 0,015 com um panic qualquer (ex: não/venda do Novo banco). mas tem de ser um panic que nao seja maus resultados no bcp ou falhas nos cocos..... que essas para mim são falhas directas e nao sao especulacoes...... e nessas falhas nao coloco dinheiro.

8-) bom dia a agua estava bestial mas o Sol, queima-nos :-"

Aguardo:
-O pagamento dos Coco's 1/3 ;
-Aguardo resultados deste semestre !?
depois de nossa (Portugal) Vitoria do €2016, vamos ver " as cabeçinhas, pensadoras " a retaliar ou a respeitar !?:
Tenham um bom Domingo ...
:wink:

:P Vou almoçar, a um snack, à discrição !!! lol :-" bom apetite ! ;-)

Registado: 3/5/2014 21:03

por Sacanitajose » 10/7/2016 10:35

NaoSei Escreveu:FrosaSantos, sim, espero que caia, o BCP tem caído em grande parte por desconto de especulações, até agora não houve nada real.
um reforço por esta altura é o melhor, se ela caír fico triste por nao a ter apanhado mais abaixo, mas se ela subir fico mais triste ainda por a ter deixado escapar.
o meu ultimo reforço foi pequeno e foi na casa dos 0,020 mas agora na casa dos 0,01x espero que ela caia aos 0,015 com um panic qualquer (ex: não/venda do Novo banco). mas tem de ser um panic que nao seja maus resultados no bcp ou falhas nos cocos..... que essas para mim são falhas directas e nao sao especulacoes...... e nessas falhas nao coloco dinheiro.

8-) bom dia a agua estava bestial mas o Sol, queima-nos :-"

Aguardo:
-O pagamento dos Coco's 1/3 ;
-Aguardo resultados deste semestre !?
depois de nossa (Portugal) Vitoria do €2016, vamos ver " as cabeçinhas, pensadoras " a retaliar ou a respeitar !?:
Tenham um bom Domingo ...
:wink:

Registado: 3/5/2014 21:03

por PC05 » 9/7/2016 20:46

Jornal Expresso (9/7/2016):
Anexos
banca_expresso.png

Registado: 5/12/2005 21:28

por Ativo » 9/7/2016 19:27

In Negócios, em 08/07/2016:

«Aversão a perdas trama investidores na bolsa.

O comportamento dos investidores individuais em bolsa “resulta normalmente em piores desempenhos e revela uma aversão a perdas”, conclui um estudo sobre transacção de acções, da autoria de três professores da Universidade do Minho, que foi premiado num congresso internacional.

Os investidores individuais tendem a vender acções que estejam a valorizar, assim como a manter e a comprar acções cujo valor esteja em queda.

Esta é a grande conclusão de um estudo sobre transacção de acções, de três docentes da Universidade do Minho (na foto), que foram distinguidos com o "Best Paper Award" na 9.ª Conferência Internacional da Rede Portuguesa de Finanças, um evento que reuniu na Covilhã uma centena de peritos de 20 países, desde os Estados Unidos à Austrália, passando pelo China, Brasil, Suécia ou Reino Unido.

"Este tipo de comportamento é prejudicial para o investidor porque resulta normalmente em piores desempenhos e revela uma aversão a perdas, mesmo que apenas potenciais e passíveis de serem recuperadas", conclui o estudo "Selling Winners, Buying Losers: Mental Decision Rules of Individual Investors on Their Holdings", da autoria de Cristiana Leal, Manuel Rocha Armada e Gilberto Loureiro, professores da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho.

O estudo, que "avaliou durante quatro anos as decisões de 4.428 investidores, maioritariamente portugueses", sobre a transacção de acções em bolsa, conclui que a compra de unidades adicionais de uma acção a um preço mais baixo é vista como vantajosa, pois reduz o preço médio de aquisição e facilita a eventual recuperação do investimento inicial.

"Estas decisões são frequentes em investidores que têm carteiras menos diversificadas, que têm pior desempenho e para activos com maior volume de transacção", consideram os autores do estudo.

Com este trabalho do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, destaca a instituição, alarga-se assim o conceito "disposition effect" (preferência para vender acções com ganhos e preservar as restantes), "introduzindo uma nova dimensão, ligada à exposição de acções desvalorizadas".».

por TTM62 » 9/7/2016 18:58

Anda todo o mundo à toa. Vamos relembrar a história do medo! Era o Iraque, era o Irão, era a Coreia do Norte, era o 11 de set, era o 3 mar, era a al qaeda em vários pontos do globo, era o bin laden, era o subprime, era a China, era paris, era bruxelas, era o petróleo (sempre o petróleo!!!), era a Rússia, era era o Daesh, agora o Brexit, depois será outro exit qualquer!!! andamos nisto há uma catrafada de anos. Ó malta, isto só tem conserto quando formos capazes de ser auto-sustentáveis, seja de que maneira for, o resto é conversa fiada. Quanto ao medo, qualquer dia já ninguém tem medo de nada, vamos ficar todos alienados. Ninguém pode ir colocar a sua fortuna a marte, cada vez iremos ficar menos tolerantes, ao medo, à política, à conversa fiada, aos banqueiros. O que queremos é um dia de cada vez, com saúde, algum trabalho e algum dinheiro para gastar. Se assim não for, vai tudo à paulada que se faz tarde.
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por joamarques » 9/7/2016 13:36

Perplexa com tamanha incoerência, é o que me ocorre neste momento. Isto é sempre o mesmo, quem tem acções é sempre optimista (tirando algumas excepções) e contrapõe tudo e todos com argumentos mais ou menos válidos.
Agora Punitor (sem qualquer maldade mas apenas o que observo), então tinha acções do BCP que vendeu a 0.0177 e recomprou a 0.0174 para no dia a seguir vender a 0.0185 e depois, no mesmo dia, ver elas subirem a 0.0197, o que compreendo que possa causar alguma frustração, mas daí a mudar de ideias, com 3 posts seguidos relativos a uma noticia e passar à versão da conspiração de produção de notícias, turbulência, etc, não me parece correcto. Essa noticia saiu no negócios durante a negociação, o que não fez os bancos caírem, antes pelo contrário. Mas já nos dias anteriores saíram notícias exactamente semelhantes e não foi por aí que o sector financeiro tremeu novamente, fiz uma pequenas pesquisa (so no negócios, mas também está no dinheiro vivo e no económico) e cá vai:

6 de junho (4ª feira)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... dores.html

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... acoes.html

7 de junho (5ª feira)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tivos.html

Portanto que há preocupação não é novidade, mas não é noticia nenhuma de "fim de semana" para causar preocupação ou turbulência.

beijinhos e espero não ser levada a mal, mas é só a minha constatação e admito estar errada.

Registado: 27/5/2016 23:18

por Punitor » 9/7/2016 12:49

Não nos podemos esquecer que o setor financeiro será o que mais sofrerá nesta turbolência...

por Punitor » 9/7/2016 12:45

por Punitor » 9/7/2016 12:44

ativo Escreveu:
Punitor Escreveu:Hoje só não ganhou dinheiro no BCP quem não quis ou quem esteve muito distraído. Mas, não foi só no BCP. Foi em toda a banca europeia.
Ativo tens que resistir companheiro, a cotada ainda não deu sinais técnicos de inversão :)

Punitor, é verdade que a cotação do BCP ainda não deu sinal técnico de inversão, mas não basta ver sinais gráficos. Em certas alturas especiais, como é a atual, pós-decisão pelo "Brexit", o mercado, muito esticado, pode funcionar como um elástico e a teoria do "pensamento contrário" pode funcionar ...

Para se ter sucesso no mercado, são precisas várias competências: não chega a análise técnica. É também necessário, saber interpretar o sentimento do mercado, perceber como o mercado vai reagir a determinada notícia, antecipar acontecimentos ("notícias), ter presente que em certos contextos o pensamento contrário funciona (contra tudo e contra todos), perceber que esticado o mercado tende a funcionar como um elástico, etc., etc., etc. ... :wink:

Bem, é verdade o que dizes. E tão verdade é que nos últimos dias o sentimento no mercado tem sido governado negativamente por essas notícias.
Mas, na segunda-feira o sentimento não será positivo para a banca. A Banca do RU já fez com que se produzissem notícias neste fds que vão aumentar a desconfiança.

por Ativo » 8/7/2016 22:56

Punitor Escreveu:Hoje só não ganhou dinheiro no BCP quem não quis ou quem esteve muito distraído. Mas, não foi só no BCP. Foi em toda a banca europeia.
Ativo tens que resistir companheiro, a cotada ainda não deu sinais técnicos de inversão :)

Punitor, é verdade que a cotação do BCP ainda não deu sinal técnico de inversão, mas não basta ver sinais gráficos. Em certas alturas especiais, como é a atual, pós-decisão pelo "Brexit", o mercado, muito esticado, pode funcionar como um elástico e a teoria do "pensamento contrário" pode funcionar ...

Para se ter sucesso no mercado, são precisas várias competências: não chega a análise técnica. É também necessário, saber interpretar o sentimento do mercado, perceber como o mercado vai reagir a determinada notícia, antecipar acontecimentos ("notícias), ter presente que em certos contextos o pensamento contrário funciona (contra tudo e contra todos), perceber que esticado o mercado tende a funcionar como um elástico, etc., etc., etc. ... :wink:

por katz » 8/7/2016 22:23

hoje o diário de bolsa do BPI começa assim: Portugal: O PSI20 deverá abrir sob alguma pressão vendedora. depois: Europa – Na pré-abertura, os índices do Velho Continente ensaiavam em baixa. Depois desta informação e o que sucedeu nas bolsas. Vamos confiar em quem? Nem em reports, nem em bancos, nem em nada. Numa altura de bear market...
Vês as bolsas nas aberturas e suspeitas de ligeira movimentação e pensas que é de pouca dura. Ficas retraído ou então estás o tempo todo agarrado aos computadores.
No meu caso eu fui para a praia. Estava boa, mas não facturei. também não perdi!

Registado: 29/11/2007 9:32

por Ativo » 8/7/2016 22:19

katz Escreveu:
Goldendust Escreveu:Será que domingo à noite vamos ter alguma notícia boa em relação ao BCP ? Este arranque vindo do nada dá que pensar pq de 200M de acções negociadas passamos a quase 400M em apenas 2h de negociação incluindo o leilão.

a única boa notícia que poderia aparecer era ganharmos o euro 2016 e de uma grande noitada. de resto estamos em altura só de más notícias.

"Katz", o sentimento dos pequenos investidores relativamente ao BCP (e não só) está muito depressivo.

Acredito que a teoria do pensamento contrário em determinadas circunstâncias "funciona" e, portanto, talvez não seja má ideia comprar BCP, quando, parece, que "toda a gente" perdeu vontade de o fazer ...

por Ativo » 8/7/2016 22:13

Goldendust Escreveu:Será que domingo à noite vamos ter alguma notícia boa em relação ao BCP ? Este arranque vindo do nada dá que pensar pq de 200M de acções negociadas passamos a quase 400M em apenas 2h de negociação incluindo o leilão.

Eu reparei, também, nesse aspeto.

por katz » 8/7/2016 22:12

a única boa notícia que poderia aparecer era ganharmos o euro 2016 e de uma grande noitada. de resto estamos em altura só de más notícias.

Registado: 29/11/2007 9:32

por Punitor » 8/7/2016 22:08

Hoje só não ganhou dinheiro no BCP quem não quis ou quem esteve muito distraído. Mas, não foi só no BCP. Foi em toda a banca europeia.

por Goldendust » 8/7/2016 22:04

Será que domingo à noite vamos ter alguma notícia boa em relação ao BCP ? Este arranque vindo do nada dá que pensar pq de 200M de acções negociadas passamos a quase 400M em apenas 2h de negociação incluindo o leilão.

Registado: 12/5/2015 16:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, HFCA, Jonas74 e 211 visitantes