Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 15/6/2016 12:13

Numa questão meramente psicológica diria que os investidores em bcp estão esgotados e rendidos às quebras de cotação, é difícil haver esperança perante tal cenário, nem para os mais otimistas...

Todos temos bem presente o tópico do Banif. a ação caía e parecia que havia euforia ao invés de pessimismo e depois deu-se a resolução..

Como os investidores em Portugal estão mais que escaldados com os assuntos da banca, é difícil haver otimismo... até os curtos investem no histórico dos acontecimentos.

Quais serão os trunfos do NA? Vender o banco na polónia se ficar apertado? curiosamente não há casas de investimento que apontem esta solução.

Vários bancos faliram em Portugal, BPP, BPN, BES, BANIF, a própria CGD estaria falida se não fosse o estado a meter dinheiro, o BCP fez vários aumentos de capital. O montepio também luta para sobreviver.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Joca601 » 15/6/2016 11:12

Será que os principais acionistas vão aceitar ficar depenados quer seja por um aumento de capital ou quer seja pela conversão dos cocos em capital?

Estou pessimista em relação ao futuro da cotação mas por outro lado também sei que é em alturas de pessimismo que se dão as inversões...

Quem acredita na recuperação da cotação do bcp? quando a cotação estava entre os 3/4 cêntimos tinha mais confiança na evolução da cotação.

O Nuno Amado disse uma vez que o bcp precisaria de um par de meses para recuperar em bolsa.. mas depois foi o que se viu.

por JeSuisCharlie » 15/6/2016 11:10

está á 5m. sem negociar.
quem diria.

abraços

Registado: 9/4/2015 14:22

por maceirafernandesjose » 15/6/2016 10:18

Masterpro para já fica por aqui, se a posição evoluir favoravelmente a medida que a cotação vai subindo vou apertando cada vez mais o stop,e um risco. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por NaoSei » 15/6/2016 10:12

Iurp Escreveu:Estes movimentos têm sido característicos no BCP. Sempre que aparece alguma noticia que pode parecer positiva," shorts" param o movimento de queda, à espera que apareçam os "aventureiros" que acham que é desta vez que isto vai subir.

Se não ainda hoje, teremos as quedas de volta...sabe-se lá até quando. Não é só o "Brexist" que vai acontecer...é que o BCP não tem saída para os seus problemas sem que os seus accionistas assumam um imenso prejuízo. E talvez alguns depositantes...

quais problemas? podes especificar?

Registado: 8/10/2008 11:04

por MEL1980 » 15/6/2016 10:06

Tanta profundidade na analise, cheia de convicções e certezas. Assiste-se a variadíssimas intervenções que não objetivam do que agravar o sentimento de quem está investido no titulo. Espero e que não liguem nada a estas opiniões. Deve-se estar preocupado? sim. A europa e o paÍs está "num caco", o setor bancário vive um momento péssimo para o seu negocio e sem sinais de inversão a medio prazo. Como em todas as outras atividades alguns players não sobrevivem, os mais frágeis caem, não fosse a intervenção publica já tinham caído todos. Assistimos a isso em todos os sectores, desde o automóvel (Chicago EUA), aos metais (Canada) etc. Porque é que a Banca tem que ser diferente? Depois comparem a descida dos titulo BCP com o principal Banco Alemão! O Titulo BCP é o único titulo do setor cotado no PSI, o BPI não tem expressão, fruto da concentração da posição acionista e da OPA em curso.

Em 2º lugar pode observar-se pelos quadros que tem sido aqui postado, que os acionistas de topo mantiveram posições, a Blackrock (decresceu a posição mais de 1%, presumo que na próxima já desfeito a posição e tb o BPI, vendeu 0.25%). O resto está estável, nomeadamente UBS e outros entidades que mais não fazem do que gerir patrimónios. Assim, os movimentos terão que ver com posições menores mas ainda assim expressivas, principalmente fundos de investimento, não só curtos claro...
Alguém aqui disse e com o qual concordo: quem está investido é porque acredita que o Banco não cai ou então tem uma posição meramente especulativa, tb aceitável, cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Estes sabem bem os riscos que corre, tem tido exemplos bem dolorosos em Portugal . Quem não está investido e acredita que o Banco vai cair, porque se preocupa tanto com o dinheiro dos outros. Estamos perante um fórum/tópico de "achadistas" , toda a gente sabe, toda a gente tem certezas. Curioso que não vejo estas certezas (nos dois sentidos) de quem sabe realmente do que fala e com eu tenho oportunidade de dialogar. Normal, porque os tempos são de facto incertos.

Calma, bom senso é o que faz falta.
Bons negócios a todos, A TODOS...

Registado: 21/5/2014 22:08

por masterpro » 15/6/2016 10:01

maceirafernandesjose Escreveu:Stop ajustado ao preco entrada 0,0191, para já parece não haver muitos compradores. :-k

Porque não ajustas mais um pouco para os 2 centimos? já ficavas com um belo profit. Eu costumo fazer ajustes mais agressivos, porque a tendência aqui no BCP é de voltar ao sitio.

Registado: 13/3/2007 14:42

por iurp » 15/6/2016 9:37

Estes movimentos têm sido característicos no BCP. Sempre que aparece alguma noticia que pode parecer positiva," shorts" param o movimento de queda, à espera que apareçam os "aventureiros" que acham que é desta vez que isto vai subir.

Se não ainda hoje, teremos as quedas de volta...sabe-se lá até quando. Não é só o "Brexist" que vai acontecer...é que o BCP não tem saída para os seus problemas sem que os seus accionistas assumam um imenso prejuízo. E talvez alguns depositantes...

Registado: 23/1/2006 23:54

por maceirafernandesjose » 15/6/2016 8:57

Stop ajustado ao preco entrada 0,0191, para já parece não haver muitos compradores. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ativo » 14/6/2016 23:16

A queda da cotação do BCP tem um aspeto deveras intrigante, desconcertante e dramático: autoalimenta-se e autojustifica-se! O que quero dizer com isto?

A cotação do BCP caiu em consequência de receio da diluição das atuais posições acionistas provocada por um eventual aumento de capital. Mas quanto mais cai a cotação maior será a diluição das atuais posições acionistas, provocada por um aumento de capital, e maior é o receio desse aumento de capital.

Assim, a queda da cotação do BCP, acaba por se alimentar e se "justificar" a si própria!!! :shock:

Penso que a única forma de o BCP sair desta espiral de queda seria, como sugeriu, em tempos, Nuno Amado, o BCP pagar os CoCo`s com o resultado da sua atividade, não realizando para o efeito qualquer aumento de capital.

Quanto a um hipotético aumento de capital do BCP para este comprar o Novo Banco, o tempo encarregar-se-á de afastar esse aumento de capital, visto o BCP não ter um real interesse em comprar o Novo Banco. O "interesse" do BCP na compra do Novo Banco, é para inglês ver e é um frete feito ao governo, pois o governo precisa de uma lebre no processo de venda do Novo Banco.

Registado: 24/1/2014 17:24

por MERCW125 » 14/6/2016 22:27

Não quero especular, tipo alguns muito famosos do tópico BANIF, mas a historia não se ira repetir, só espero que desta vez não roubem os accionistas como fizeram no BANIF/BES.

Ou ainda alguém tem duvidas disso, quando a Inglaterra saltar fora do Euro, que irá acontecer, eles estão fartos tal como nós, quero ver a que cotação estará o BCP.
Não foi aprovado um R/Stock Split, estão á espera de quê da sangria ser até valor abaixo de 0,01??

Registado: 14/3/2009 21:36

por jorgeacampino » 14/6/2016 20:31

Caríssimos, tenho uma duvida que me tem vindo a assolar desde a semana passada, mesmo após as quedas sucessivas do BCP tenho estado a ver que o threshold (minimos e maximos previstos) onde o máximo não para de aumentar enquanto o minimo se mantem hoje por exemplo passou de 0,0489 (ontem) para 0,0965 (hoje) alguém me consegue explicar o porque de este valor não parar de aumentar?

https://euronext.com/pt-pt/products/equ ... M0007-XLIS

Registado: 15/12/2015 7:49

por SERRA LAPA » 14/6/2016 19:00

Moody´s melhora rating intrínseco do BCP

gência de notação financeira melhorou a avaliação de crédito individual (rating intrinseco) para B3, melhorando face ao anterior Caa1.

A agência de notação financeira Moody’s manteve o ‘rating’ da dívida sénior e dos depósitos de longo prazo em B1, isto é especulativo e a quatro níveis de distância da categoria "lixo".

A actualização do rating de risco de crédito individual do BCP para B3 de Caa1 reflecte o melhor desempenho financeiro do banco, partindo de uma base muito fraca, nomeadamente em termos de rentabilidade e capital.

A Moody's considera que o banco continua a exibir uma capacidade modesta de absorção do risco, no entanto a probabilidade de necessidade de ajuda externa para ser recapitalizado diminuiu, devido a uma melhoria do perfil de crédito, apesar de continuar fraco.

Análise da Moody´s não inclui a possibilidade de compra do Novo Banco.

In Económico

Registado: 17/3/2008 4:57

por NaoSei » 14/6/2016 18:08

Moody’s mantém "rating" do BCP no quarto nível de "lixo"

A agência de notação financeira reafirmou em B1 a classificação da dívida de longo prazo do BCP, depois de melhorar o seu perfil de crédito individual.
A Moody’s manteve o "rating" da dívida de longo prazo do banco liderado por Nuno Amado, em B1, que corresponde ao quarto nível do chamado "lixo" – já que recai na categoria de investimento especulativo.

A decisão foi tomada na sequência da melhoria do perfil de crédito individual do banco [Baseline Credit Assessment], de caa1 para b3 – ou seja, do sétimo para o sexto nível de "junk" - refere a agência num relatório publicado esta terça-feira, 14 de Junho.

O "upgrade" do perfil de crédito individual do BCP "reflecte a melhoria do desempenho financeiro do banco face aos anteriores níveis bastante fracos, nomeadamente em termos de rentabilidade e de capital", sublinha a agência.

"A Moody’s vê que o banco continua a apresentar uma modesta capacidade de absorção de riscos, mas a probabilidade de precisar de ajuda externa para se recapitalizar diminuiu devido ao perfil de crédito – ainda débil mas a melhorar", acrescenta.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/moodys_mantem_rating_do_bcp_no_quarto_nivel_de_lixo.html

por Ulisses Pereira » 14/6/2016 17:51

Oil, sem problema. Contamos contigo para esse debate no futuro :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joca601 » 14/6/2016 17:45

NaoSei Escreveu:
Joca601 Escreveu:Não sei,

Na minha opinião tudo se encaminha para um aumento do crédito mal parado e redução de margem financeira... e perante este cenário o banco terá dificuldade em apresentar lucros neste trimestre. E se apresentar prejuízos, o banco consome capital que é o mesmo que dizer que reduz rácios de capital , isso significa dizer que deixa de ter margem para pagar os cocos.

até entendo a tua opiniao...
se o bcp fosse limpar o malparado...mas o bcp nao faz isso....porque nao pode...

Não pode, mas vai ter que o fazer em alguma altura... e o BCE não vai facilitar para mal de todos nós.

por NaoSei » 14/6/2016 17:17

Joca601 Escreveu:Não sei,

Na minha opinião tudo se encaminha para um aumento do crédito mal parado e redução de margem financeira... e perante este cenário o banco terá dificuldade em apresentar lucros neste trimestre. E se apresentar prejuízos, o banco consome capital que é o mesmo que dizer que reduz rácios de capital , isso significa dizer que deixa de ter margem para pagar os cocos.

até entendo a tua opiniao...
se o bcp fosse limpar o malparado...mas o bcp nao faz isso....porque nao pode...

por DIXIE2020 » 14/6/2016 16:52

Ulisses Pereira Escreveu:Oil, indo em linha com o que te acabaram de dizer, gostaria de acrescentar que o que queremos no Caldeirão são opiniões e argumentos. Dizer que se comprou a X e vendeu a Y em nada acrescenta ao debate. Pedia-te que levasses isso em linha de conta em futuras intervenções.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, okay, entendido, sorry!
Tem toda a razão,
mas o entusiamo do momento, leva a comportamentos irrefletidos, é cm a seleção de Portugal já tivesse marcado hoje um golo antecipado, talvez até melhor, pelo menos para mim porque: foram umas boas mais valias!!!
Peço desculpa a todos os demais, dado o meu comentário n ter acrescentado nada para um debate frutuoso.
Cordiais cump.s
8-)

Registado: 29/11/2007 10:53

por EAGLETRADER20 » 14/6/2016 16:51

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... abril.html

Pois , pois, não está fácil .....

"Malparado dos bancos volta a aumentar em Abril"
"Os bancos nacionais tinham, no final de Abril, mais de 18 mil milhões de euros em crédito de cobrança duvidosa. Deste, grande parte diz respeito a empresas.
As instituições financeiras terminaram o mês de Abril com 18.081 milhões de euros em crédito malparado, revelou o Banco de Portugal, esta terça-feira. Este valor representa um aumento face aos 18.009 milhões de euros relativos ao mês anterior. A justificar este crescimento esteve o crédito de cobrança duvidosa das empresas.
O crédito de difícil recuperação das empresas ascendeu a 13.039 milhões de euros, o que representa o valor mais elevado desde Novembro quando totalizava 13.534 milhões de euros. O valor do crédito malparado em Abril significava 16,17% de todo o financiamento concedido a sociedades não financeiras."

Registado: 4/3/2008 9:17

por masterpro » 14/6/2016 16:49

Lansdowne Partners (UK) LLP 1.24 14/06/2016 13/06/2016 Ver
Aumentou ontem a sua posição curta em 0,9%

Registado: 13/3/2007 14:42

por RenatormbCarvalho » 14/6/2016 16:19

jose.pinto_fb Escreveu:Penso que o objectivo é acomodar o BCP.Se o BCP cai, Portugal, pode ver-se abraços com gravissimos problemas.

Só vejo uma solução, nacionalização do BPI +BCP.

Se os seus acionistas tivessem um pouco de inteligência, e não mania de guerras, esta era a melhor opção.

Se o BVCP cai...nem quero ver o que vai acontecer por cá....

Não esquecer quem vai arcar com os problemas, vão ser acionistas, e depositantes acima de 100.000 €.

Se a isto adicionarmos o Brexit...Adeus Europa.

A minha estratégia neste momento é estar cheio de dolares, pois o euro pode vir a ter muitos problemas.

Alias...não esqueço que os eua detestam o €, e querem de novo a supremacia do $.

Eu por acaso estou nos mercados, mas nesta altura, é necessário te-los bm no sitio para andar em forex, etc, etc.

Acima de tudo, cidado !!!

Bem, chega ali a certa altura que me deixas a pensar que uma queda do bcp é meio caminho andado para o fim da Europa (a outra meia seria o brexit) :wall:
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por jose.pinto_fb » 14/6/2016 16:16

Penso que o objectivo é acomodar o BCP.Se o BCP cai, Portugal, pode ver-se abraços com gravissimos problemas.

Só vejo uma solução, nacionalização do BPI +BCP.

Se os seus acionistas tivessem um pouco de inteligência, e não mania de guerras, esta era a melhor opção.

Se o BVCP cai...nem quero ver o que vai acontecer por cá....

Não esquecer quem vai arcar com os problemas, vão ser acionistas, e depositantes acima de 100.000 €.

Se a isto adicionarmos o Brexit...Adeus Europa.

A minha estratégia neste momento é estar cheio de dolares, pois o euro pode vir a ter muitos problemas.

Alias...não esqueço que os eua detestam o €, e querem de novo a supremacia do $.

Eu por acaso estou nos mercados, mas nesta altura, é necessário te-los bm no sitio para andar em forex, etc, etc.

Acima de tudo, cidado !!!

Registado: 2/6/2016 21:34

por Celsius-reloaded » 14/6/2016 15:57

Na linha do que já tinha escrito, o José Gomes Ferreira falou ontem na SicN pelas 19h

Falou de ser estranho a CGD precisar de AC de 4 mil milhões, quando só tem necessidades de capital conhecidas de menos de 2 mil milhões.

Falou na possibilidade de a verba em causa ser para acomodar "um novo banif".
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Ulisses Pereira » 14/6/2016 15:25

Oil, indo em linha com o que te acabaram de dizer, gostaria de acrescentar que o que queremos no Caldeirão são opiniões e argumentos. Dizer que se comprou a X e vendeu a Y em nada acrescenta ao debate. Pedia-te que levasses isso em linha de conta em futuras intervenções.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EAGLETRADER20 » 14/6/2016 15:23

NM_2 Escreveu:
OIL2016 Escreveu:BCP, ótimo rally hoje entrei a 0,0188 e sai a 0,0202. BN \:D/

O que e que isso acrescenta!??!?!?!?

Qualquer um olhando para o grafico ve que e possivel.....

Acrescenta :
" I am the king of the world"

Parabens !!!!!!!

Registado: 4/3/2008 9:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, IX Hispana, Mar58 e 155 visitantes