Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 5/6/2016 11:58

frosasantos Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Pois...realmente....Norges bank que tem 1,88% do capital do BCP emprestado....e imagine se a quem...revela realmente alguma qualidade.... :-"

A quem é que tem emprestado?! Sei que tem mas não sabia que a info era pública. A algum curto?

A quem mais poderia ser...

Registado: 20/6/2011 21:37

por NM_2 » 5/6/2016 11:41

zeanzol Escreveu:Bom dia

Já li varias opinioes da malta aqui do forum e entendo as ideias ... no entanto eu julgo que :

Da ultima AG do BCP os accionistas assumiram-se como tecnicamente falidos, tendo em conta que permitem 1 ou mais aumentos de capital até 20% da capitalizacao do banco abdicando nessas mesmas operações do direito de preferencia... Assim sendo... o banco vale zero para os actuais accionistas... e o valor que vier a ter no futuro será o que o novo ou novos accionistas de referencia pretendam que tenha... dai as quedas brutais da cotação... ( o/s novo/s accionista/s querem entrar a baixo preço)
É obvio que o aumento de capital será massivo para para dotar o BCP de adequados niveis de capital para poder liquidar os cocos e abarcar o Novo banco...

Quanto aos pequenos accionistas que nao tenham capacidade financeira para acompanhar estas operações.... GAME OVER :-k

Bons negócios a todos

Conclusão o bcp é bom para quem quiser entrar e péssimo para quem lá está....... :-" :-" :-" :wall: :wall:

Registado: 2/9/2014 22:13

por Zeanzol » 5/6/2016 11:28

Bom dia

Já li varias opinioes da malta aqui do forum e entendo as ideias ... no entanto eu julgo que :

Da ultima AG do BCP os accionistas assumiram-se como tecnicamente falidos, tendo em conta que permitem 1 ou mais aumentos de capital até 20% da capitalizacao do banco abdicando nessas mesmas operações do direito de preferencia... Assim sendo... o banco vale zero para os actuais accionistas... e o valor que vier a ter no futuro será o que o novo ou novos accionistas de referencia pretendam que tenha... dai as quedas brutais da cotação... ( o/s novo/s accionista/s querem entrar a baixo preço)
É obvio que o aumento de capital será massivo para para dotar o BCP de adequados niveis de capital para poder liquidar os cocos e abarcar o Novo banco...

Quanto aos pequenos accionistas que nao tenham capacidade financeira para acompanhar estas operações.... GAME OVER :-k

Bons negócios a todos

Registado: 19/11/2015 16:21

por Investbem » 5/6/2016 11:04

corre Escreveu:Serra Lapa, a questão de fundamento do BCP é similar à do País: é tudo muito bonito, mas quem é que mete lá uma pipa de massa? Essa é a pergunta cuja resposta valerá ela mesmo uma pipa de massa. A CGD como a geringonça a quer pública o Povo pagará hoje ou daqui a uns anos uma vez que vão fazer mais dívida para a capitalizarem, mas o BCP? De onde virá a nota grande? É essa dúvida que dá asas a quem anda curto no mercado. Não é a vaca do Costa que voa, é o dinheiro de quem tem acreditado na valorização das empresas portuguesas, esse é que voa.

Quem mete massa? Então as yields a 10 anos à 1 ou 2 anos atrás não estavam bem mais alta, por norma a procura não supera a oferta? Esta respondido!!!
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Fred_Invest » 5/6/2016 10:38

Bar38 Escreveu:
Pois...realmente....Norges bank que tem 1,88% do capital do BCP emprestado....e imagine se a quem...revela realmente alguma qualidade.... :-"

A quem é que tem emprestado?! Sei que tem mas não sabia que a info era pública. A algum curto?

Registado: 4/9/2015 12:25

por Àlvaro » 5/6/2016 10:37

Serra Lapa, a questão de fundamento do BCP é similar à do País: é tudo muito bonito, mas quem é que mete lá uma pipa de massa? Essa é a pergunta cuja resposta valerá ela mesmo uma pipa de massa. A CGD como a geringonça a quer pública o Povo pagará hoje ou daqui a uns anos uma vez que vão fazer mais dívida para a capitalizarem, mas o BCP? De onde virá a nota grande? É essa dúvida que dá asas a quem anda curto no mercado. Não é a vaca do Costa que voa, é o dinheiro de quem tem acreditado na valorização das empresas portuguesas, esse é que voa.

Registado: 31/5/2014 23:07

por SERRA LAPA » 5/6/2016 3:04

Apesar de ter ultrapassado o milhar e páginas este tópico, será difícil compilar em todas as anteriores disparates semelhantes aos que os últimos dias tem proporcionado.
E não me refiro à certeza das análises efectuadas, nem me refiro aqueles que pensam que a acção vai subir, ou que vai descer, apresentando um conjunto de argumentos que defendem a sua posição.
É enriquecedor, ver os argumentos de quem pensa de maneira diferente da nossa. Refiro-me a alguns que tentam fazer acusações sem o mínimo de racionalidade com agressividade desmedida, só porque a sua posição é diferente do que eles pensam; e sobretudo aqueles que tentam aumentar o pânico e até gozarem com quem está a perder dinheiro. Isso mais que uma postura perante a bolsa revela é MAU CARÁCTER!
Sempre encarei este fórum como um espaço de troca de ideias e de partilha e a minha modesta contribuição, sempre foi e será nesse sentido, mesmo estando errado muitas vezes, não me deslegitima mais em relação às vezes que acerto, porque em cada momento exponho o raciocínio que me leva a tomar determinada posição.
Agora atacar-se o elemento A ou B , só porque acha honestamente e com argumentos concretos em que baseia o seu raciocínio, estar discordante da sua posição, e fazer disso um modo de ataque pessoal é deselegante, sem interesse e mesquinho.
São pessoas pequeninas, sem carácter, que de tão baixo que chegam incomoda-me o odor que exalam.
Dizer que o BCP é igual ao BES ou ao Banif, baseiam-se em quê? Qual a intenção se não lançar o pânico?
Rirem-se de quem tem acções do BCP e vangloriaram-se quando num dia cai 10%? Que satisfação lhe pode dar a desgraça alheia?
Insultarem quem faz analises honestamente, qual o interesse? Que compensação ganham?
Atacar quem tem uma visão diferente da nossa? São tão infelizes, que ficam melhor?
Mesmo a pessoas que muito contribuem para este espaço como o Artista Romeno, pode-se concordar ou não com os seus cálculos (e eu até algumas vezes não concordo), qual o intuito de descredibilizar e pior, achincalhar?
Como disse esta gente de tão baixo que chega, espolinham-se em tal lama, que me incomoda o dor que exalam!

Feito o desabafo e voltando ao BCP:
1-Mantenho a minha posição de que o banco está melhor que há 1 ano atrás, não havendo razão nenhuma para cotar 75% a baixo. Não há nenhuma alteração estrutural de que tenha conhecimento que me leve a alterar a minha posição; e sendo assim mantenho em carteira as minhas acções e até reforcei nas recentes quedas.
Só alterarei esta minha posição quando tiver conhecimento de algum facto relevante e estrutural na vida do banco, que me prove que os fundamentais da acção não são os que eu julgo serem e que os balanços têm reflectido.
2- Tenho que corrigir a minha opinião sobre o concorrer ao Novo Banco.
Inicialmente eu considerei um erro, porque consolidar-se deveria ser a prioridade, e porque isso acarretaria um aumento de capital brutal.
Acho actualmente o contrário, porque penso que o BCP, servirá apenas para pressionar a concorrência, não estando em condições duma aquisição dessa dimensão. Mas tem a vantagem de ao tomar esta posição formal , ter acesso a documentação confidencial da concorrência. Sendo assim parece-me inteligente a posição adoptada pela administração.

Registado: 17/3/2008 4:57

por Bar38 » 5/6/2016 0:46

lobus3101 Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:*--[quote=-"+PC05"]BCP holders by size:

Sou só eu que acho q os accionistas de referência têm pouquissima qualidade.

Sabadell e Norges ainda se aproveitam, mas os outros.

A Sonangol não percebe nada de petroleo qto mais de bancos.

A sorte é que a admnistração parece razoável.

Espera aí companheiro. Já somos dois :clap:[/quote]

Registado: 20/6/2011 21:37

por lobus3101 » 4/6/2016 22:24

Celsius-reloaded Escreveu:*--[quote=-"+PC05"]BCP holders by size:

A sorte é que a admnistração parece razoável.[/quote]

Espera aí companheiro. Já somos dois :clap:

Registado: 11/7/2015 18:32

por Cem pt » 4/6/2016 22:07

Caro Bom Investidor:

Sim, interpretaste bem a forma como aparecem os sinais em funçao dos indicadores.

O sistema de trading apenas aconselha o que um trader que o siga deveria fazer na data presente, que para já seria ficar de fora no BCP.

Quanto ao futuro apenas poderei acrescentar que nao faz futurologia, só dará novo sinal de compra quando o indicador da linha branca marcar de novo um valor acima dos +100 pontos, ou seja, quando se instalar um clima muito positivo a médio/longo prazo.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Celsius-reloaded » 4/6/2016 22:02

No gráfico é horripilante a vela de 31/05.

Venderam-se 2 mil milhões de acções.

Qtas vendeu a BR?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Investbem » 4/6/2016 21:50

Cem pt Escreveu:Caro amigo Bom Investidor: :wink:

Sorry por não me ter explicado bem.

Neste sistema o sinal de compra coincide com a barra verde vertical e a vermelha com o sinal de venda. Isso sucede dependendo do sinal do indicador amarelo de cima, se estiver positivo é altura para estar comprado e se estiver negativo deveríamos estar vendidos.

Tudo depende da ocorrência do clima emocional dado pela linha branca na zona dos indicadores, se essa linha atinge e ultrapassa o valor de +100 o clima é favorável para comprar mas quando atinge os -100 o melhor é fugir do mercado, ou seja, vender.

Muito simples e muitas vezes eficiente qb!

BN

Obrigado cem,
Pelo que entendi, a a partir da barra vertical verde para a frente se estiver acima da linha horizontal vermelha, é para comprar, se estiver a partir da barra vermelho para a frente e abaixo da horizontal vermelha é para estar fora. Esta certo o raciocinio?
Ao ser assim neste momento é para estar longe.
Mas quando e como começamos a ter sinal de mudança? No caso deste gráfico, a linha branca está negativa, mas recentemente fez dois saltos a +100, pode querer dizer que a mudança de tendência poderá estar para acontecer ou não tem qualquer significado?
Se preferirem, podes responder por mensagem privada para não chatear o resto de pessoal com as respostas às minhas questões, principalmente porque não têm diretamente a ver com o BCP mas com analisa gráfica.
Editado pela última vez por Investbem em 4/6/2016 22:04, num total de 2 vezes.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Celsius-reloaded » 4/6/2016 21:49

*--[quote=-"+PC05"]BCP holders by size:[/quote]

A sorte é que a admnistração parece razoável.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por PC05 » 4/6/2016 20:10

PC05 Escreveu:
rosaa Escreveu:Caro PC05, será que a BR tinha 2,21% há algum tempo porque as restantes ações emprestaram-nas a eles próprios a fim de poderem realizar o Short-seling? Como sabemos eles tem estado a jogar dos dois lado, dos longos e dos curtos.
Cordialmente e bons negócios.

Tudo indica que não foi assim, uma vez que eles reduziram a posição longa para 2.21% (posição que já vem do ano passado) muito antes da abertura das posições curtas (que apenas ultrapassaram os 0.5% há 3/4 meses).

Registado: 5/12/2005 21:28

por rosaa » 4/6/2016 19:31

Caro PC05, será que a BR tinha 2,21% há algum tempo porque as restantes ações emprestaram-nas a eles próprios a fim de poderem realizar o Short-seling? Como sabemos eles tem estado a jogar dos dois lado, dos longos e dos curtos.
Cordialmente e bons negócios.

Registado: 5/10/2015 15:09

por Cem pt » 4/6/2016 18:57

Caro amigo Bom Investidor: :wink:

Sorry por não me ter explicado bem.

Neste sistema o sinal de compra coincide com a barra verde vertical e a vermelha com o sinal de venda. Isso sucede dependendo do sinal do indicador amarelo de cima, se estiver positivo é altura para estar comprado e se estiver negativo deveríamos estar vendidos.

Tudo depende da ocorrência do clima emocional dado pela linha branca na zona dos indicadores, se essa linha atinge e ultrapassa o valor de +100 o clima é favorável para comprar mas quando atinge os -100 o melhor é fugir do mercado, ou seja, vender.

Muito simples e muitas vezes eficiente qb!

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Investbem » 4/6/2016 18:41

Cem pt Escreveu:
BCP Week Emocional 2015 20160603.png

Apesar de nao negociar BCP deixo ficar o respetivo gráfico semanal com os sinais de compra e venda de um dos sistemas de trading, que fui buscar ao meu arsenal das ferramentas de auxílio de negociaçao nos mercados, onde o BCP já aparece vendido desde 2010 na zona de cotaçao dos 0.25 e onde apenas daí para cá regista um único período de compra, que duraria de janeiro de 2013, com compra a 0.056, a agosto de 2014 com venda a 0.094.

Daí que creia ser bastante útil, para quem queira negociar com alguma segurança nos mercados, possuir algumas ferramentas de trading confiáveis baseadas na Análise Técnica, cuja confiabilidade é em geral superior ao sentido de julgamento comum que um especulador médio decide tomar com compras porventura prematuras.

BN

Não controlo estes gráficos imocionais. É possivel comentar o que o gráfico traduz?
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Cem pt » 4/6/2016 17:44

BCP Week Emocional 2015 20160603.png
Sistema "Emocional 2015" - Gráfico Semanal do BCP

Apesar de nao negociar BCP deixo ficar o respetivo gráfico semanal com os sinais de compra e venda de um dos sistemas de trading, que fui buscar ao meu arsenal das ferramentas de auxílio de negociaçao nos mercados, onde o BCP já aparece vendido desde 2010 na zona de cotaçao dos 0.25 e onde apenas daí para cá regista um único período de compra, que duraria de janeiro de 2013, com compra a 0.056, a agosto de 2014 com venda a 0.094.

Daí que creia ser bastante útil, para quem queira negociar com alguma segurança nos mercados, possuir algumas ferramentas de trading confiáveis baseadas na Análise Técnica, cuja confiabilidade é em geral superior ao sentido de julgamento comum que um especulador médio decide tomar com compras porventura prematuras.

BN

por PC05 » 4/6/2016 14:48

frosasantos Escreveu:PC05, podes informar se isto vai parar ao terminal bloomberg ou a BR sonega!?!

2f vejo se a BR ainda tem posição longa no bcp.....

por Fred_Invest » 4/6/2016 14:34

UriDarn Escreveu:Era óbvio por isso aquele volume monstruoso como mencionei.

não creio, isso deve ter sido mesmo em parte ajustamento de carteiras. nesse leilão o preço subiu quase 2% e não acredito que alguém que despeje acções dessa maneira arranje comprador e faça, ainda por cima, o preço subir.
e qual jogo de poder. quando sobe/subiu 40% numa semana porque alguém entrou é tudo normal, quando cai é marosca?! acho que não está bem contado nem nunca saberei, mas que vai passar como se nada fosse não tenho dúvidas.

por PC05 » 4/6/2016 14:30

rosaa Escreveu:Caros colegas forenses, partilho das dúvidas do Lion666, já que a BR comprou quase 5% do capital do BCP a 14 cêntimos, naquela famosa sessão de subida do BCP de 20%, aquando do aumento de capital. Fico espantado quando agora tem menos de 2%. É impossível que não estejam com prejuízo astronómico. Estranho é que não estejam a fechar posições curtas. Se alguém encontrar uma explicação que a partilhe comigo.
Olhando para o Banco Popular, que vai realizar um aumento de capital de 2,5 mil milhões, que assumiu ter que vender 15 mil milhões de imobiliário até 2018 (nem quero pensar no valor de crédito em risco), na 2ª já tinha conseguido intenções de 4 mil milhões para o aumento de capital, chegou a subir quase 20% na semana passada.
O que é que está a atar as mãos da administração do BCP?
Cordialmente e bons negócios

A BR há muito que só tinha 2.21% do bcp.....

por Fred_Invest » 4/6/2016 14:27

rollingsnowball Escreveu:
frosasantos Escreveu:Caríssimos,

Pelos vistos o comunicado de ontem:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ60602.pdf

Refere 1 de maio, o que estranhei e andei a ler o CVM para ver qual era a "regra". Pelos vistos são 2 dias para tomar conhecimento do facto mais 4 dias para comunicar. o que dá um total de 6 dias de negociação. Estava achar mesmo estranho e "ilegal", tal como escrevi no ultimo post, 1 mês e 2 dias parecia-me demasiado e, claro, logo fiz teorias maléficas.

Hoje, sábado dia 4, sai outro comunicado (que estranhamente não menciona correcção, mas sim comunicado novo) datado de ontem, dia 3 de junho, que é igualzinho ao anterior mas a data de venda da posição da Blackrock já aparece como 31 de Maio. Logo dentro dos prazos.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ60608.pdf

Agora pergunto, em que ficamos BCP?! Pode não ser relevante mas eu desde ontem que pensei muito nisto e porque razão a comunicação era tão tardia e fora dos prazos (que julgo que faria a negociação de muita gente ser diferente). Pelos vistos perdi tempo a pensar para nada, mas fica a retificação/correcção. até estar um esclarecimento no site da CMVM posso assumir (embora erradamente, acho) que a posição da BR reduziu a 1 de maio (1º comunicado!) e não a 31 de maio, 2º comunicado.

Tinha que haver erro. 1 de Maio é feriado em todo o lado e ainda por cima foi um domingo, não era possível terem feito as transacções nessa data.
De qualquer modo era relevante, se tivessem passado os 2% há um mês e tivessem escondido isso até agora o mais certo era terem andado a despejar acções desde aí o que podia justificar uma boa parte das quedas, sendo assim ainda faltam 2% que eles podem ou não despejar.

De qualquer modo boa sorte com isto, ainda bem que percebo pouco de bancos :)

tens razão na historia do feriado, mas ontem eu não sabia se a comunicação podia ser feita ao dia da tomada de conhecimento e nem pensei no feriado/domingo, confesso. se só tivessem despachado 0,23% (ficariam abaixo dos 2% com 1,99%) seriam "apenas" 135M de acções. o volume monstruoso de um dia e relativamente largo dos últimos dias indica que pelo menos já possam estar ao nível do curto que têm.
Ninguém acha estranho a cotação tenha ficado no tick que levaria a cmvm a impedir os curtos no dia a seguir (-10.11%) tendo chegado lá devagar devagarinho duranto a sessão?
PC05, podes informar se isto vai parar ao terminal bloomberg ou a BR sonega!?!

abc e bom fim de semana

por NM_2 » 4/6/2016 14:18

rosaa Escreveu:Caros colegas forenses, partilho das dúvidas do Lion666, já que a BR comprou quase 5% do capital do BCP a 14 cêntimos, naquela famosa sessão de subida do BCP de 20%, aquando do aumento de capital. Fico espantado quando agora tem menos de 2%. É impossível que não estejam com prejuízo astronómico. Estranho é que não estejam a fechar posições curtas. Se alguém encontrar uma explicação que a partilhe comigo.
Olhando para o Banco Popular, que vai realizar um aumento de capital de 2,5 mil milhões, que assumiu ter que vender 15 mil milhões de imobiliário até 2018 (nem quero pensar no valor de crédito em risco), na 2ª já tinha conseguido intenções de 4 mil milhões para o aumento de capital, chegou a subir quase 20% na semana passada.
O que é que está a atar as mãos da administração do BCP?
Cordialmente e bons negócios

Jogos de poder e esqueletos..... :twisted: :evil:

Mas não sei de nada :-k :-k :-k :-k

Só sei que é infame o que está a acontecer

Registado: 2/9/2014 22:13

por rollingsnowball » 4/6/2016 13:48

frosasantos Escreveu:Caríssimos,

Pelos vistos o comunicado de ontem:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ60602.pdf

Refere 1 de maio, o que estranhei e andei a ler o CVM para ver qual era a "regra". Pelos vistos são 2 dias para tomar conhecimento do facto mais 4 dias para comunicar. o que dá um total de 6 dias de negociação. Estava achar mesmo estranho e "ilegal", tal como escrevi no ultimo post, 1 mês e 2 dias parecia-me demasiado e, claro, logo fiz teorias maléficas.

Hoje, sábado dia 4, sai outro comunicado (que estranhamente não menciona correcção, mas sim comunicado novo) datado de ontem, dia 3 de junho, que é igualzinho ao anterior mas a data de venda da posição da Blackrock já aparece como 31 de Maio. Logo dentro dos prazos.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ60608.pdf

Agora pergunto, em que ficamos BCP?! Pode não ser relevante mas eu desde ontem que pensei muito nisto e porque razão a comunicação era tão tardia e fora dos prazos (que julgo que faria a negociação de muita gente ser diferente). Pelos vistos perdi tempo a pensar para nada, mas fica a retificação/correcção. até estar um esclarecimento no site da CMVM posso assumir (embora erradamente, acho) que a posição da BR reduziu a 1 de maio (1º comunicado!) e não a 31 de maio, 2º comunicado.

Tinha que haver erro. 1 de Maio é feriado em todo o lado e ainda por cima foi um domingo, não era possível terem feito as transacções nessa data.
De qualquer modo era relevante, se tivessem passado os 2% há um mês e tivessem escondido isso até agora o mais certo era terem andado a despejar acções desde aí o que podia justificar uma boa parte das quedas, sendo assim ainda faltam 2% que eles podem ou não despejar.

De qualquer modo boa sorte com isto, ainda bem que percebo pouco de bancos :)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por UriDarn » 4/6/2016 13:37

Era óbvio por isso aquele volume monstruoso como mencionei.

Registado: 5/11/2014 20:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, OCTAMA e 145 visitantes