BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
portanto isto é de loucos e louca ficarei. peço desculpa pelas questões e interrogações todas que deixo mas julgo que é para isso que o forum serve. agradeço a quem queira ajudar!
1- tenho muitas accoes do bcp que comprei em junho de 2012 a 6 ou 7 centimos, salvo erro, mas agora dizem que os mínimos de 2,73 centimos tinham sido nessa altura? está-me a falhar o que? depois fiquei com mais por causa de vender uns direitos e comprei com o lucro da venda mais accoes. Comprei há uns meses ainda mais(estupidamente) quando achei que mais não podia cair. honestamente nunca olhei para o valor delas nem para a quantidade até há uns dias. pelos vistos o meu ex-marido também comprou accoes do facebook nessa altura e nem sabia que as tinha e parece que nessas, ao menos, não estou a perder! de acordo com o site do BCP se vendesse tudo o que temos agora até ganhava dinheiro!
2-como é que um banco que há 1 ano, depois de prejuizos de muitos milhoes nesse ano e anteriores, valia 4x mais que hoje? bem sei que sou estupida por ter comprado, mas é normal estas oscilações?
3- Quantas vezes pode cair uma cotação por causa da mesma notícia? hoje um diz que é preciso A e a cotação cai, amanha outro diz que é preciso A, a cotação volta a cair e por aí fora?o banco frances já tinha dito que era preciso um aumento de capital há 6 meses e caiu por causa disso, agora volta a cair, etc.
4- li aqui que esse banco frances tinha uma participacao a descoberto, mas no site da cmvm nao aparece nada. isto é de loucos, então o BPI compra acções da SEMAPA e no dia a seguir diz que a SEMAPA vai valorizar 300% por uma razão qualquer, isto caberia na cabeca de alguem?
5- se nao se alterou nada porque é que podem dar um preço muito inferior ao anterior, ie, as coisas que dizem são as mesmas que diziam há 6 meses.
desculpem a insistencia e as perguntas mas ajuda-me imenso a aprender (mais não seja a nao cometer o mesmo erro^!)
obrigada e quem tem ações não se apoquente, pode cair mais, mas também pode subir! (peço apenas que não me julguem sff)
1- tenho muitas accoes do bcp que comprei em junho de 2012 a 6 ou 7 centimos, salvo erro, mas agora dizem que os mínimos de 2,73 centimos tinham sido nessa altura? está-me a falhar o que? depois fiquei com mais por causa de vender uns direitos e comprei com o lucro da venda mais accoes. Comprei há uns meses ainda mais(estupidamente) quando achei que mais não podia cair. honestamente nunca olhei para o valor delas nem para a quantidade até há uns dias. pelos vistos o meu ex-marido também comprou accoes do facebook nessa altura e nem sabia que as tinha e parece que nessas, ao menos, não estou a perder! de acordo com o site do BCP se vendesse tudo o que temos agora até ganhava dinheiro!
2-como é que um banco que há 1 ano, depois de prejuizos de muitos milhoes nesse ano e anteriores, valia 4x mais que hoje? bem sei que sou estupida por ter comprado, mas é normal estas oscilações?
3- Quantas vezes pode cair uma cotação por causa da mesma notícia? hoje um diz que é preciso A e a cotação cai, amanha outro diz que é preciso A, a cotação volta a cair e por aí fora?o banco frances já tinha dito que era preciso um aumento de capital há 6 meses e caiu por causa disso, agora volta a cair, etc.
4- li aqui que esse banco frances tinha uma participacao a descoberto, mas no site da cmvm nao aparece nada. isto é de loucos, então o BPI compra acções da SEMAPA e no dia a seguir diz que a SEMAPA vai valorizar 300% por uma razão qualquer, isto caberia na cabeca de alguem?
5- se nao se alterou nada porque é que podem dar um preço muito inferior ao anterior, ie, as coisas que dizem são as mesmas que diziam há 6 meses.
desculpem a insistencia e as perguntas mas ajuda-me imenso a aprender (mais não seja a nao cometer o mesmo erro^!)
obrigada e quem tem ações não se apoquente, pode cair mais, mas também pode subir! (peço apenas que não me julguem sff)
Editado pela última vez por joamarques em 2/6/2016 19:04, num total de 2 vezes.
- Registado: 27/5/2016 23:18
BCP e a BORRASCA DO NOVO BANCO
Nuno Amado fez um erro colossal em tentar comprar o NB
1º) Um banco que precisa de consolidar os seus rácios, consolida primeiro e depois pensa em aquisições
2º) Deixou-o exposto a ataques especulativos, que o tentam retirar dessa corrida.
O BCP não estava e agora muito menos em condições de comprar o NB .
Apenas conseguiu com isto especulação e uma ataque fortíssimo. Os valores actuais não reflectem a valia do banco, nem reflectem nada a não ser especulaçõa pura e dura bem a geito dos possíveis interessados do NB.
É um negócio de muitos milhões que o BCP não estava em condições de concorrer e após este ataque estará definitivamente arredado dda corrida!
Nuno Amado fez um erro colossal em tentar comprar o NB
1º) Um banco que precisa de consolidar os seus rácios, consolida primeiro e depois pensa em aquisições
2º) Deixou-o exposto a ataques especulativos, que o tentam retirar dessa corrida.
O BCP não estava e agora muito menos em condições de comprar o NB .
Apenas conseguiu com isto especulação e uma ataque fortíssimo. Os valores actuais não reflectem a valia do banco, nem reflectem nada a não ser especulaçõa pura e dura bem a geito dos possíveis interessados do NB.
É um negócio de muitos milhões que o BCP não estava em condições de concorrer e após este ataque estará definitivamente arredado dda corrida!
Pois é, aquilo que há poucos dias parecia impossível está a acontecer.
O preço é assim: primeiro estranha-se e depois entranha-se. Prova disso é começar-se, aqui no fórum, a ver referências a uma possivel cotação do BCP abaixo de 2 cêntimos!!!
Tal possibilidade é, efetivamente, de se considerar a (medio) prazo, pois a projeção do "head and shoulders" esboçado aponta para esse nível.
O preço é assim: primeiro estranha-se e depois entranha-se. Prova disso é começar-se, aqui no fórum, a ver referências a uma possivel cotação do BCP abaixo de 2 cêntimos!!!
Tal possibilidade é, efetivamente, de se considerar a (medio) prazo, pois a projeção do "head and shoulders" esboçado aponta para esse nível.

masterpro Escreveu:fjcbolsa Escreveu:jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Não percebi é como esta ordem dada quase uma hora antes do fecho, e fiquei com elas![]()
![]()
Foi do leilão, saltou por esse valor, passou da outra cotação para a de fecho.
a suspenção da venda a descoberto foi só para hoje. por isso houve muitos daytrades que entraram hoje, lucraram e saíram a tempo. os que se demoraram quiseram livrar da acção aos últimos minutos com medo do que pode acontecer ámanhã com quem anda short...
- Registado: 29/11/2007 9:32
valeaquilino Escreveu:Punitor Escreveu:Companheiros é nos momentos de guerra que é difícil manter a paz e a convicção emocional. Nos tempos de paz e prosperidade é muito fácil manter essa paz e confiança e qualquer um ganha...
O BCP está num momento difícil principalmente porque está a ser atacado por todos, porque há interesses que assim seja, e todos sabemos ou suspeitamos...
Mas, o BCP vai prosseguir o seu caminho e se o prosseguir de forma assertiva, mais dia, menos dia, passará de patinho feio a patinho lindo e certamente que haverá muitos grandes que entrarão ou quererão entrar. Acredito que o BCP é e será o maior banco privado português.
Só dois bonecos para apreciar.
CumPrim/
valeaquilino
Se não considerares os ajustes o maximo historico do BCP, se não estou em erro, é 5,98 euros a 15-09-2000.
Dai aos 0,027 actuais é uma queda de 99,5%
- Registado: 4/2/2014 12:33
fjcbolsa Escreveu:jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Não percebi é como esta ordem dada quase uma hora antes do fecho, e fiquei com elas![]()
![]()
Foi do leilão, saltou por esse valor, passou da outra cotação para a de fecho.
- Registado: 13/3/2007 14:42
Aviso para os mais incautos, deixo aqui a minha mensagem postada na parte da manhã, resume uma consulta feita esta manhã para Nova York sobre BCP:
"BCP, atenção pessoal acabei agora de falar com um guru de NYSE-5.ªAV. que acompanha o PSI com regularidade que me disse na opinião dele o BCP ainda tem margem para cair dos mínimos de 0,0273, pelo menos mais -20%-30%, devido às várias questões contingentes: eventual pagamento cocos, eventual AC, eventual aquisição NB, eventual RSS, eventual etc. Diz ele que forças poderosas podem se mover para adquirir NB e vão tentar por todos os meios lançar fora dessa corrida o BCP !
E q provêem do pp interior do BCE."
-Conclusão: total amadorismo e ingenuidade de gestão do BCP. Aqui fica o alerta para os mais incautos. BN
PS: BCP acabou de cair quanto pessoal???
"BCP, atenção pessoal acabei agora de falar com um guru de NYSE-5.ªAV. que acompanha o PSI com regularidade que me disse na opinião dele o BCP ainda tem margem para cair dos mínimos de 0,0273, pelo menos mais -20%-30%, devido às várias questões contingentes: eventual pagamento cocos, eventual AC, eventual aquisição NB, eventual RSS, eventual etc. Diz ele que forças poderosas podem se mover para adquirir NB e vão tentar por todos os meios lançar fora dessa corrida o BCP !
E q provêem do pp interior do BCE."
-Conclusão: total amadorismo e ingenuidade de gestão do BCP. Aqui fica o alerta para os mais incautos. BN
PS: BCP acabou de cair quanto pessoal???
- Registado: 15/6/2015 16:52
Deixo aqui um outro rabisco tambem não muito agradável..
BCP gráfico mensal
BCP gráfico mensal
jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Não percebi é como esta ordem dada quase uma hora antes do fecho, e fiquei com elas

- Anexos
-
- Figura1.png (168.85 KiB) Visualizado 4135 vezes
- Registado: 24/11/2010 10:03
Punitor Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Punitor Escreveu:Tudo isto me parece absolutamente ridículo e sem qualquer sentido...
o Popular fez aumento de capital para investir em quê?
A CGD fará aumento de capital para investir em quê?
Mas, será assim tão ruim que o BCP pense em fazer AC para comprar o NB? Depende, até pode ser positivo, muito positivo. Pode resolver definitivamente o seu problema e simultaneamente o problema da banca nacional.
Caso contrário, deixem entrar os espanhóis e eles que comprem NB, BPI e BCP... Mas, também nesse caso, o atual valor do BCP faz sentido?
"o Popular fez aumento de capital para investir em quê?"
O problema é que não é para investir e criar valor , e para "Limpar " e "Reforçar"
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... pital.html
"O encaixe com o aumento de capital servirá para reforçar o balanço do banco, melhorar a rentabilidade, os níveis de solvência e a qualidade dos activos"
"O banco espanhol continua a ser penalizado por um elevado montante de activos problemáticos, sobretudo no sector imobiliário, que têm afectado as contas. No anúncio do aumento de capital o Popular adianta que vai reduzir o peso dos activos imobiliários no seu balanço, tendo como meta até 2018 efectuar vendas no valor de 18 mil milhões de euros.
O Popular alerta ainda que "algumas incertezas" podem obrigar à constituição de provisões no valor máximo de 4,7 mil milhões de euros, o que poderá originar prejuízos em 2016 e obrigar à suspensão do pagamento de dividendos."
Essa trengalenga é linda, mas se fosse dita pelo BCP o impacto seria desastroso...
Eu nem acredito que avancem para aquisiçãodo NB e tivessem de fazer um AC , porque ai a diluição poderia ser enorme.
Penso que a citação seguinte já terá sido aprovado em Assembleia, logo é uma realidade possivel de existir no futuro e que eu saiba não é para comprar nada , nem dá para comprar o NB, mas desconheço o efeito na cotação no dia seguinte se isto se concretizar, e eu não invisto em cenarios desfavoraveis para a valorização da minha carteira.
"Além da conversão, os accionistas viabilizaram também a possível entrada de novos investidores no capital da instituição, através de aumentos de capital em que os actuais accionistas abdicam do direito de preferência na subscrição. Este reforço pode chegar a um máximo de 20% da capitalização bolsista, que ao fecho desta quinta-feira significaria um máximo de 460 milhões de euros."
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 2/6/2016 18:01, num total de 1 vez.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Só há uma explicação: não é especulação de preço, é sobretudo especulação de pânico e conspiração.[/quote]
Boa tarde, é verdade. Price target 0,016€.... Vejam aqui:
http://www.analisetecnicamercadosfinanceiros.com
Faz todo o sentido.
Cumprimentos[/quote]
Esse seria um preço de arrasar de facto...
Pouco mais que os CoCos que lhe falta liquidar... looooooooool[/quote]
Os investidores ainda estão muito descrentes no Bcp. Talvez precise de bater no fundo e talvez os 0,016€ sejam o fundo...
se lá chegar compro!! 
Faz todo o sentido.
Cumprimentos[/quote]
Pouco mais que os CoCos que lhe falta liquidar... looooooooool[/quote]
Os investidores ainda estão muito descrentes no Bcp. Talvez precise de bater no fundo e talvez os 0,016€ sejam o fundo...

- Registado: 24/11/2008 17:58
Investbem Escreveu:Hoje sim, um fecho em minimos historicos!!!!!!!!! Agora sim, embora continue a acreditar no futuro do banco e na sua gestão, no curto prazo, não me arrisco a fazer prognosticos.
Assustador este fecho

tava a acompanahr a "luta" na ultima meia hora e nunca pensei que fosse dar esta queda inacreditavel.
Bem tamos em terreno desconhecido lol onde irá parar esta sangria?
EAGLETRADER20 Escreveu:Punitor Escreveu:Tudo isto me parece absolutamente ridículo e sem qualquer sentido...
Mas, será assim tão ruim que o BCP pense em fazer AC para comprar o NB? Depende, até pode ser positivo, muito positivo. Pode resolver definitivamente o seu problema e simultaneamente o problema da banca nacional.
Caso contrário, deixem entrar os espanhóis e eles que comprem NB, BPI e BCP... Mas, também nesse caso, o atual valor do BCP faz sentido?
O problema é que não é para investir e criar valor , e para "Limpar " e "Reforçar"
"O encaixe com o aumento de capital servirá para reforçar o balanço do banco, melhorar a rentabilidade, os níveis de solvência e a qualidade dos activos"
"O banco espanhol continua a ser penalizado por um elevado montante de activos problemáticos, sobretudo no sector imobiliário, que têm afectado as contas. No anúncio do aumento de capital o Popular adianta que vai reduzir o peso dos activos imobiliários no seu balanço, tendo como meta até 2018 efectuar vendas no valor de 18 mil milhões de euros.
O Popular alerta ainda que "algumas incertezas" podem obrigar à constituição de provisões no valor máximo de 4,7 mil milhões de euros, o que poderá originar prejuízos em 2016 e obrigar à suspensão do pagamento de dividendos."
Essa trengalenga é linda, mas se fosse dita pelo BCP o impacto seria desastroso...
- Registado: 1/11/2015 12:47
GMNOD Escreveu:Punitor Escreveu:jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Só há uma explicação: não é especulação de preço, é sobretudo especulação de pânico e conspiração.
Faz todo o sentido.
Cumprimentos
Pouco mais que os CoCos que lhe falta liquidar... looooooooool
Punitor Escreveu:Tudo isto me parece absolutamente ridículo e sem qualquer sentido...
Tudo isto me parece absolutamente ridículo e sem qualquer sentido...
Punitor Escreveu:jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Só há uma explicação: não é especulação de preço, é sobretudo especulação de pânico e conspiração.
Faz todo o sentido.
Cumprimentos
- Registado: 24/11/2008 17:58
jmatos0808 Escreveu:COMO É QUE ISTO É POSSIVEL? O BCP estava a valorizar 2,93% às 16h28m e fecha a cair -2,2%???? O que é que se passou aqui? A Bolsa valorizava 0,49% às 16h29m e acaba a cair -0,01%??? Como é que nestes 5 minutos das 16h30 às 16h35 a cotada estava a 0,0280€ e havia ofertas de compra a 0,0293 e de venda a um preço bastante abaixo do da cotada. E o que são aqueles milhões de acções no Streamer que não dizem a que preço de compra e de venda estão???? Esta ***** parece que está feita para entalar milhares de acionistas.
Alguem com peso a libertar-se das ações pode ser bom ou mau......
- Registado: 2/9/2014 22:13
Falio! Como dizem os brasileiros.
- Registado: 4/7/2015 0:08
joamarques Escreveu:NM_2, não percebi se está a ser irónico ou não.
apenas me apercebi que há investidores que tanto ganham caso suba como desça e confesso que me causa alguma perplexidade. não ando para cá com conjunturas, como deve ter percebido sou muito novata nestas coisas e estou bastante assustada com o que se está a passar. já se viu que alguém anda a vender em larga escala e tento perceber quem pode ter assim tantas ações para provocar este dano na cotação (sendo que depois há outros que vendem por arrasto).
Pergunto-me, quem é que compra (em qualquer valor da cotação nesta altura) se quem anda a vender pode eventualmente ser alguém que ainda tem bastantes mais para fazer cair o preço e está sempre a ganhar porque para além disso tem uma posição grande a descoberto para recomprar mais abaixo e continuar a facturar? eu ponderaria reforçar a minha carteira, mas tenho muito receio porque não acho que seja o banco a perder valor, apenas alguém a libertar-se das acções.
Estou a falar muito a sério!!!!
O bcp está altamente especulativo e quem tenha informação privilegiada lucra muito com o desconhecimento dos outros.
Portanto, alguém anda a aproveitar-se disso....
(Não tenho bcp mas estas movimentações são ridiculas.....)
SG e companhia......

- Registado: 2/9/2014 22:13
MarcoAntonio Escreveu:joamarques Escreveu:obviamente se houvessem os ditos "curtos" poderia ter caído bem mais, (...)
Ou menos....
A concepção de que as posições curtas apenas acrescentam pressão vendedora é obviamente falaciosa: as posições curtas tanto introduzem pressão vendedora (quando as posições estão a ser abertas) como pressão compradora (quando as posições estão a ser fechadas) da mesmíssima forma que as posições longas introduzem pressão compradora (quando estão a ser abertas) e pressão vendedora (quando estão a ser fechadas).
Mesmo perante a completa inexistência de mercado curto, os activos fartam-se de ora subir e ora descer, incluindo crashes (alguns dos mais violentos crashes da história ocorreram na ausência de posições curtas ou durante a sua proibição). De todo, não é necessária a existência de posições curtas para o mercado cair e cair violentamente!
Existem múltiplos estudos que demonstram que a proibição das posições curtas não só não trás benefícios como tem efeitos contraproducentes que prejudicam os investidores como o aumento da volatilidade, que introduz mais incerteza, maiores custos de negociação e subidas e quedas(!) mais violentas.
compreendo perfeitamente sr marco
mas se ninguém quer comprar ao preço actual e ninguém quer vender. basta um desses fundos vender (a descoberto) a um preço mais baixo (onde ha quem compre) que isso fará certamente as pessoas que não queriam vender pensarem se não será mais acertado vender pois pode estar a ir á vida a empresa. isto porque não sabem se é um longo ou um curto a vender as acções. o que eu acho é que desvirtua, no curto prazo, o valor real da empresa. os pequenos não têm força para limpar stops como os grandes.
digo isto com a mesma convicção quando é para cima o caminho.
sei que posso estar errada mas é o que eu penso.
NaoSei Escreveu:EAGLE, se eu visse de alguma forma por prejuizos que o BCP desse, agora com lucros, apesar do estado financeiro global, eu tenho de me manter optimista, mas não estou feliz com esta situação, pois já desejei que o bcp caisse para reforçar mas isto começa a doer....
neste momento já sou daqueles que tem mais de Meio Milhao mas se continuar a cair ainda passo do 1Milhao, mas agora tenho de considerar que ela se aproxime dos 2 centimos.
o banco ainda pode ir pelo menos até aos 1.200M de cap, quando a cotacao esteve nos 0,06 com 19MM de accoes no mercado
ou seja, 60MM de accoes actuais a dividir por 1.2MM = 0,02....se chegar aqui compra-se ao preço mais barato de sempre.
A questão não são só os resultados trimestrais .
Eu até posso fazer daytrading no titulo para sacar uns cobres , agora nunca investiria e deixava ficar na minha carteira um titulo em tendência descendente e em que eu tivesse a expectativa que um dia acordasse e o mercado me pudesse dizer, foi anunciado um aumento de capital e hoje o mercado avalia a tua posição em menos x% ( Para mim tenho como exempo o que aconteceu no popular ) .
Isso era se eu fosse masoquista.
Penso que como eu poderão existir muitos investidores que não molham o pé sem estar tudo definido.
Existem analistas que também acreditam que continuem a existir provisões de mal parado em 2016,2017,2018.
Depois de ser definitivo se existe ou não AC, depois do RSS, até pode existir um momento em que considere atrativo comprar, antes disso não .
E continuo a achar que o que o mercado receia é que possa existir um hipotético AC, que penso até já existe autorização para ele em assembleia se não me falha a memoria.
O recente caso do Popular está na minha memoria e não deve ser só na minha.
Eu não sou masoquista nem invisto em nenhum titulo em que para mim a probabilidade de perder face ao incerto seja muito maior que a de ganhar.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 2/6/2016 17:33, num total de 1 vez.
NM_2, não percebi se está a ser irónico ou não.
apenas me apercebi que há investidores que tanto ganham caso suba como desça e confesso que me causa alguma perplexidade. não ando para cá com conjunturas, como deve ter percebido sou muito novata nestas coisas e estou bastante assustada com o que se está a passar. já se viu que alguém anda a vender em larga escala e tento perceber quem pode ter assim tantas ações para provocar este dano na cotação (sendo que depois há outros que vendem por arrasto).
Pergunto-me, quem é que compra (em qualquer valor da cotação nesta altura) se quem anda a vender pode eventualmente ser alguém que ainda tem bastantes mais para fazer cair o preço e está sempre a ganhar porque para além disso tem uma posição grande a descoberto para recomprar mais abaixo e continuar a facturar? eu ponderaria reforçar a minha carteira, mas tenho muito receio porque não acho que seja o banco a perder valor, apenas alguém a libertar-se das acções.
joamarques Escreveu:obviamente se houvessem os ditos "curtos" poderia ter caído bem mais, (...)
Ou menos....
A concepção de que as posições curtas apenas acrescentam pressão vendedora é obviamente falaciosa: as posições curtas tanto introduzem pressão vendedora (quando as posições estão a ser abertas) como pressão compradora (quando as posições estão a ser fechadas) da mesmíssima forma que as posições longas introduzem pressão compradora (quando estão a ser abertas) e pressão vendedora (quando estão a ser fechadas).
Mesmo perante a completa inexistência de mercado curto, os activos fartam-se de ora subir e ora descer, incluindo crashes (alguns dos mais violentos crashes da história ocorreram na ausência de posições curtas ou durante a sua proibição). De todo, não é necessária a existência de posições curtas para o mercado cair e cair violentamente!
Existem múltiplos estudos que demonstram que a proibição das posições curtas não só não trás benefícios como tem efeitos contraproducentes que prejudicam os investidores como o aumento da volatilidade, que introduz mais incerteza, maiores custos de negociação e subidas e quedas(!) mais violentas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado: