Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 31/5/2016 22:28

joamarques Escreveu:
Joca601 Escreveu:Alguém pode colocar o link para a notícia que diz que o bcp saiu do índice MSCI...

A saída do bcp deste índice explica as quedas recentes do bcp. Não quero acreditar que estes profissionais tenham esperado pelos últimos 4 minutos de negociação para balancear as carteiras vendendo 1500 milhões de ações que por acaso tiveram comprador a um preço que até foi superior à cotação que cotava antes do pré-fecho. reforço a minha perplexidade com a facilidade com que apareceu um comprador que absorveu 1500 milhões de ações que tinham obrigatoriamente de ser vendidas em 4 minutos, 1300 milhões no fecho + 200 milhões durante mais 4 minutos após o fecho.

Há quanto tempo estes gestores de carteiras sabiam da saída do bcp deste índice MSCI? ainda haverá restos de ações em carteira!?

mas se diz que explica as quedas recentes presume que esteja a assumir que eram eles a despachar as acções. portanto, nessa logica, os 1500 milhões no leilão não seriam do MSCI, verdade? outra questão é o facto de 1500M serem 2.5% do total. logo se eles tinham 1500M não eram daqueles "qualificados" registados?

edit: gostava que me explicassem como funcionam estes indices (tipo B A BA) e se existem também investidores que apostam que sobe e outros que desce!?

Vou cingir-me só ao bcp.

Abreviando, o índice MSCI é composto por várias empresas que estão nele cotadas...para integrarem esse índice têm de obedecer a um critério e regras definidas pelo próprio índice MSCI..
O bcp deverá ter saído do índice MSCI porque provavelmente deixou de cumprir os critérios de seleção ou porque surgiram outras empresas melhor colocadas para integrar o índice.
O que acontece é que muito fundos só podem estar expostos a títulos que compõem determinados índices, neste caso o índice MSCI, a partir do momento que se soube que o bcp seria excluído deste índice MSCI os gestores desse fundos/carteiras foram obrigados/forçados a vender em bolsa os títulos bcp que detinham em carteira, sendo que essa situação originou pressão vendedora e criou a justificação para as ultimas quedas em bolsa.

Registado: 7/1/2012 13:03

por epinay » 31/5/2016 22:25

Punitor Escreveu:E apoio de novos acionistas ainda desconhecidos...

Tal como o Bpi e outros tantos, na anterior tentativa falhada de venda do NB, julgo que o acesso "gratuito" a informação privilegiada, é a principal razão para este pseudo interesse do Bcp, não vejo que as autoridades europeias vejam com bons olhos uma concentração tão grande num mercado tão pequeno

Registado: 15/2/2012 12:50

por acintra » 31/5/2016 22:18

A minha opinião sobre estes dois assuntos de hoje é esta e vale o que vale:

O leilão de hoje pode ter sido a inversão no rumo do BCP porque os fundos que estavam curtos fecharam posições comprando eles mesmos o que necessitavam. Isto é possível com fundos diferentes mas de empresas iguais. Eles já sabiam há muito tempo da actualização do MSCI e hoje foi a estocada final. BlackRock deve ter sido um deles. Penso nisto porque ninguém tem a quantidade de acções que foram transaccionadas no leilão e após leilão.

Também pode ser uma acção concertada há muito tempo entre vários fundos para fazer descer o valor das acções e depois alguém querer comprar uma posição forte no BCP. Não esquecer que o BCP estava à procura de um accionista de referencia.

Quanto ao NovoBanco só estão a colocar-se na corrida para não ser vendido ao desbarato como foi o Banif. Tem duas justificações: Primeiro para não perder tanto no FR e se for ao desbarato porque não comprar inclusive com uma ajuda do Governo a aligeirar pressões da UE e BCE.

Mais uma vez é apenas a minha opinião. Entrei hoje de novo a 0,0305€ mas apanhei um valente susto com o decorrer do leilão e como não sabia o que ia acontecer acabei por vender metade da posição a 0,036€. Fiquei mesmo nervoso que durante o leilão coloquei uma venda a 0,036€ e outra a 0,037€ porque não aceitavam tudo na mesma. Felizmente ou não fiquei com metade mas só amanhã vou saber.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Punitor » 31/5/2016 22:05

E apoio de novos acionistas ainda desconhecidos...

Registado: 1/11/2015 12:47

por Joca601 » 31/5/2016 22:01

NaoSei Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bcp_ja_esta_a_consultar_dados_confidenciais_do_novo_banco.html

BCP já está a consultar dados confidenciais do Novo Banco
MARIA JOÃO GAGO | mjgago@negocios.pt | 31 Maio 2016, 21:00

O BCP entrou mesmo na corrida à compra do Novo Banco. O grupo de Nuno Amado é uma das instituições que está a passar a pente fino a informação detalhada sobre o banco de transição. Até ao final do mês, Banco de Portugal decide qual o modelo para a venda do NB.
O BCP é um dos investidores que está a passar a pente fino a informação financeira detalhada sobre o Novo Banco. Ao que o Negócios apurou junto de diversas fontes financeiras, a instituição liderada ...

O BCP como único grande banco privado português poderá ter aqui uma oportunidade de ouro, tipo Banif/Santander... vulgarmente entendido pela expressão "comprar o cão com o pelo do cão"

Não sei o que vai na cabeça do NA mas suponho que ele não avançaria para uma situação destas se não tivesse o apoio do Governo e do Banco de Portugal.

por joamarques » 31/5/2016 21:51

Joca601 Escreveu:Alguém pode colocar o link para a notícia que diz que o bcp saiu do índice MSCI...

A saída do bcp deste índice explica as quedas recentes do bcp. Não quero acreditar que estes profissionais tenham esperado pelos últimos 4 minutos de negociação para balancear as carteiras vendendo 1500 milhões de ações que por acaso tiveram comprador a um preço que até foi superior à cotação que cotava antes do pré-fecho. reforço a minha perplexidade com a facilidade com que apareceu um comprador que absorveu 1500 milhões de ações que tinham obrigatoriamente de ser vendidas em 4 minutos, 1300 milhões no fecho + 200 milhões durante mais 4 minutos após o fecho.

Há quanto tempo estes gestores de carteiras sabiam da saída do bcp deste índice MSCI? ainda haverá restos de ações em carteira!?

mas se diz que explica as quedas recentes presume que esteja a assumir que eram eles a despachar as acções. portanto, nessa logica, os 1500 milhões no leilão não seriam do MSCI, verdade? outra questão é o facto de 1500M serem 2.5% do total. logo se eles tinham 1500M não eram daqueles "qualificados" registados?

edit: gostava que me explicassem como funcionam estes indices (tipo B A BA) e se existem também investidores que apostam que sobe e outros que desce!?

Registado: 27/5/2016 23:18

por NaoSei » 31/5/2016 21:42

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bcp_ja_esta_a_consultar_dados_confidenciais_do_novo_banco.html

MARIA JOÃO GAGO | mjgago@negocios.pt | 31 Maio 2016, 21:00

O BCP entrou mesmo na corrida à compra do Novo Banco. O grupo de Nuno Amado é uma das instituições que está a passar a pente fino a informação detalhada sobre o banco de transição. Até ao final do mês, Banco de Portugal decide qual o modelo para a venda do NB.
O BCP é um dos investidores que está a passar a pente fino a informação financeira detalhada sobre o Novo Banco. Ao que o Negócios apurou junto de diversas fontes financeiras, a instituição liderada ...

Registado: 8/10/2008 11:04

por Joca601 » 31/5/2016 21:41

Alguém pode colocar o link para a notícia que diz que o bcp saiu do índice MSCI...

por NaoSei » 31/5/2016 21:37

BFerraz Escreveu:O ajuste de carteira faz com que "eles" quisessem vender(uma vez que o BCP saiu do índice), mas alguém teve que comprar e comprar assim não é para todos.

que querem voces dizer com o bcp ter saido do indice???

por NaoSei » 31/5/2016 21:30

Serra Lapa Escreveu:Não tenho qualquer informação que me permita interpretar na totalidade o que hoje se passou.

Mas como eu vi este movimento anormal que hoje se verificou:

A) FACTOS:
1- Maior volume da história de negociação do BCP (o 2º maior ocorreu em 1 de Julho de 2014 e com uma subida de 26,5%!) .Representou um movimento de 3,5 da totalidade do banco!
2- Apesar do volume a queda foi de 2,9%
3- Não obstante a queda, houve uma recuperação de cerca de 2% em relação ao período antes do leilão (cotava a 0,0301-0,03020)
4- Comprar isto ao Banif ou ao BES é puro disparate disparado para o ar, como se de outro modo se dissesse que a cotação amnã subiria 500º%

B)INTERPRETAÇÃO:

1- Tratou-se de uma luta titânica entre fundos. Uns a shortarem e outros a entrarem longos. Neste primeiro round ganharam os longos, tendo ficado os curtos muito mais fragilizados dado que têm já uma longa exposição, e reforçaram MUITO, não conseguindo quebrar a resistência. Os curtos estão numa posição terrível se não conseguirem quebrar a resistência.

C) FUTURO
Vai ser interessante acompanhar os próximos dias, sendo que dada a posição em que estão os curtos eu apostava definitivamente no longos!

Adorei este Post, e realmente é assim que eu penso.
grandes longos esperam pelos 0,03 e os fundos esperam fazer o milagre do banco popular. e houve ja aqui a umas semanas que um longo reforçou no bcp para os 3,88% perto dos 0,03, penso que possa ser ele a reforçar.

por PC05 » 31/5/2016 20:55

Serra Lapa Escreveu:Não há ajustes de carteira de 3,5% de um banco é demasiado volume!

Existindo vendas e ela tendo subido no fecho, com saída do índice que influencia o volume, ma não a totalidade e influenciou negativamente. tendo subido é bem positivo.

A saída do índice tem impacto nas posições longas e curtas expostas ao bcp.....

Registado: 5/12/2005 21:28

por Lion666 » 31/5/2016 20:23

joamarques Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:É engraçado :lol: :lol: :lol:
A malta vê um volume elevado e começam a disparar em todas direcções .

É o BCP a comprar á maluca ( :mrgreen: :mrgreen: ) , é o fundo que está feito, é o inicio do BULL fantastico ( :mrgreen: :mrgreen: ), são os curtos borrados de medo a fechar, é o Pai Natal que está longo ( :mrgreen: :mrgreen: ).

É por isso que este tópico é fantastico, todas as teorias do maravilhoso, do fantastico e do sobrenatural se juntam aqui. :mrgreen: :mrgreen:

Para já nada mudou. A Tendencia continua descendente . O Possivel e hipotetico e ainda sem certezas futuro aumento de capital , RSS, hipoteticos malparados e imparidades, economia estagnada, ausencia crescimento dos resultados , devem continuar a toldar o espirito dos investidores.

Um dia ainda pode vir a ser um grande negocio.

Para já só vejo incertezas e tendencia descendente. Se quebra o suporte ou não , dependendo tambem das noticias que sairem , só o futuro o dirá .

estimado sr.
não percebo qual o seu odio por alguns membros questionarem o atípico dia de hoje. tanto quanto percebi foi só o dia de maior negociação em numero de acções do BCP de sempre. se isso não é um motivo para questionar/especular/opinar, o que será. devo lembrá-lo que isto se trata de um forum "um local virtual específico (um site ou blog, por exemplo), onde várias pessoas fazem comentários e debatem sobre um determinado tema. " pelo que podem ser contestadas, mas como aqui não há bruxos, não dever insinuar que as opiniões pertencem ao "sobrenatural", por exemplo. já percebi que a sua passagem aqui é apenas por entretenimento, mas faça um favor a si próprio e permita que as pessoas que cá vêm possam dar a sua opinião, uma vez que até o sr. tem uma opinião e ninguém o contesta de forma deseducada. eu pessoalmente gosto de ler tudo, mesmo que não me sirva como é o caso da sua, mas de qualquer forma agradeço-lhe.
obrigada.

Pois é!
É por estas e por outras que o fórum tem "N" páginas cheias de nada,enfim,é de se ignorar este tipo de post`s...

Cumps.

Registado: 15/2/2016 12:44

por Punitor » 31/5/2016 20:22

EAGLETRADER20 Escreveu:Eu só acho engraçado todas as explicações que arranjam para tentarem justificar a esperança que as coisas modifiquem radicalmente de um momento para o outro, e se torne num fantastico investimento.
Percebo que quem anda nisto há pouco tempo ainda tem muitas ilusões .

Nesta cotada não tenho feito entradas nos ultimos anos, mas se fizesse era sempre especulativa de muito curto prazo.

Os fundamentais da banca há varios anos que não me seduzem.

Eu já estou noutra liga. Se em 20 anos de mercados financeiros ainda andasse a disparar em todas as direcções , com a minima noticia ou volume eu devia ser mesmo muito burro. :mrgreen:

Olhe, acho-lhe graça... Muita graça.
Acontece que o que aconteceu hoje não foi a mínima notícia ou volume. Foi simplesmente o máximo volume. Percebe a diferença?
Outra coisa: a banca está mal, só o não sabem os burros de facto. Mas, também acho que foram os burros que levaram a cotada a um preço excessivamente baixo. Ou seja, a banca está mal, mas o BCP estará tão mal como dizem que está?

por EAGLETRADER20 » 31/5/2016 20:14

Eu só acho engraçado todas as explicações que arranjam para tentarem justificar a esperança que as coisas modifiquem radicalmente de um momento para o outro, e se torne num fantastico investimento.
Percebo que quem anda nisto há pouco tempo ainda tem muitas ilusões .

Os fundamentais da banca há varios anos que não me seduzem.

Eu já estou noutra liga. Se em 20 anos a acompanhar mercados financeiros ainda andasse a disparar em todas as direcções , com a minima noticia ou volume eu devia ser mesmo muito burro. :mrgreen:
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 31/5/2016 20:35, num total de 2 vezes.

Registado: 4/3/2008 9:17

por joamarques » 31/5/2016 20:05

É o BCP a comprar á maluca ( :mrgreen: :mrgreen: ) , é o fundo que está feito, é o inicio do BULL fantastico ( :mrgreen: :mrgreen: ), são os curtos borrados de medo a fechar, é o Pai Natal que está longo ( :mrgreen: :mrgreen: ).

É por isso que este tópico é fantastico, todas as teorias do maravilhoso, do fantastico e do sobrenatural se juntam aqui. :mrgreen: :mrgreen:

Para já nada mudou. A Tendencia continua descendente . O Possivel e hipotetico e ainda sem certezas futuro aumento de capital , RSS, hipoteticos malparados e imparidades, economia estagnada, ausencia crescimento dos resultados , devem continuar a toldar o espirito dos investidores.

Para já só vejo incertezas e tendencia descendente. Se quebra o suporte ou não , dependendo tambem das noticias que sairem , só o futuro o dirá .

estimado sr.
não percebo qual o seu odio por alguns membros questionarem o atípico dia de hoje. tanto quanto percebi foi só o dia de maior negociação em numero de acções do BCP de sempre. se isso não é um motivo para questionar/especular/opinar, o que será. devo lembrá-lo que isto se trata de um forum "um local virtual específico (um site ou blog, por exemplo), onde várias pessoas fazem comentários e debatem sobre um determinado tema. " pelo que podem ser contestadas, mas como aqui não há bruxos, não dever insinuar que as opiniões pertencem ao "sobrenatural", por exemplo. já percebi que a sua passagem aqui é apenas por entretenimento, mas faça um favor a si próprio e permita que as pessoas que cá vêm possam dar a sua opinião, uma vez que até o sr. tem uma opinião e ninguém o contesta de forma deseducada. eu pessoalmente gosto de ler tudo, mesmo que não me sirva como é o caso da sua, mas de qualquer forma agradeço-lhe.
obrigada.

por Punitor » 31/5/2016 20:02

Nada do que aqui se escreveu é no meu entendimento maravilhoso, fantástico ou sobrenatural. Nem ninguém falou em pais Natal. O que se disse e escreveu meu caro amigo foi simples interpretação de números, reais e concretos, de um volume sem precedentes... Não foram um molho de ignorâncias, e quem assim pensa, mais vale que não escreva. Porque chamar ignorantes aos outros é sempre a parte mais fácil de se fazer. E esperar que a cotada de sinais francos de melhora é a parte mais fácil também, e se todos, os inteligentes, claro, pensarem assim, ela com certeza que nunca sairá da cepa torta...

por EAGLETRADER20 » 31/5/2016 19:51

É engraçado :lol: :lol: :lol:

Registado: 4/3/2008 9:17

por CTT17 » 31/5/2016 19:45

Resposta do BCP a uma dúvida (30 de Maio)

"- Manifestámos logo após a conclusão da fusão em Angola a nossa intenção de proceder tão breve quanto possível ao pagamento antecipado de uma primeira tranche dos CoCos, nomeadamente, logo que tal seja autorizado pela entidade de supervisão. Mantemos esta intenção, e informaremos logo que tal seja justificável;

- A proposta 7, que foi aprovada pela Assembleia Geral de Acionistas, concede à gestão do BCP uma autorização genérica para a compra de ações próprias; no entanto, continuamos impedidos de o fazer enquanto o atual plano de restruturação estiver em vigor (o fim do plano de restruturação depende cumulativamente do reembolso integral dos CoCos e de autorização pelas autoridades);"

P.S. Uma das minhas principais virtudes é gostar do sucesso dos outros, logo fico feliz por o Ativo dominar a bolsa (em especial o BCP). Devido ao erro colossal na PT (como alguns sabem) tenho uma prestação negativa, mas sou feliz nos outros quadrantes da vida...

Registado: 22/12/2013 23:04

por Punitor » 31/5/2016 19:39

Ora exatamente
Acho uma graça... tenha sido 1 ou centenas, poucos ou muitos curtos que saíram... o pessoal tem que pensar que alguém entrou. E não creio que tenham sido muitos a entrar.
O que importa é que alguém comprou.
Afinal, vocês queixam-se quando não há compradores e quando há compradores a mais... loooooooooool

por MarketGodzilla » 31/5/2016 19:33

O ajuste de carteira faz com que "eles" quisessem vender(uma vez que o BCP saiu do índice), mas alguém teve que comprar e comprar assim não é para todos.

Registado: 11/1/2012 17:40

por SERRA LAPA » 31/5/2016 19:21

Não há ajustes de carteira de 3,5% de um banco é demasiado volume!

Existindo vendas e ela tendo subido no fecho, com saída do índice que influencia o volume, ma não a totalidade e influenciou negativamente. tendo subido é bem positivo.

Registado: 17/3/2008 4:57

por migmig » 31/5/2016 19:19

Punitor Escreveu:Hoje, centenas ou até milhares de curtos abaixo de 0,0302 e acima desse valor, até 0,0306, foram simplesmente engolidos ao melhor preço... Alguém comprou no mínimo 2% do banco... Até quando...?

Já aqui foi explicado que não foi mais que um ajuste de carteiras face ao rebalanceamento do MSCI.

Não esperem teorias onde elas não estão. Só quem quer ver algo de positivo nisto consegue "inventar" teorias. Infelizmente porque também estou longo e também gostava delas.... :wall:

Registado: 17/10/2014 16:06

por joamarques » 31/5/2016 19:18

se calhar algum dos membros mais experientes pode explicar como funcionam os indices. Aposto que muitos mais utilizadores, como eu, agradecem!
então o BCP sai de um índice. Quer isto dizer que havia "alguém" que detinha biliões de acções do BCP e que as conseguiu vender e fazer o preço subir?
desculpem mas não percebo mesmo como funciona.

por Punitor » 31/5/2016 18:54

Hoje, centenas ou até milhares de curtos abaixo de 0,0302 e acima desse valor, até 0,0306, foram simplesmente engolidos ao melhor preço... Alguém comprou no mínimo 2% do banco... Até quando...?

por Lion666 » 31/5/2016 18:48

Lavradooor Escreveu:Boa tarde a todos

Nunca participei no fórum por achar que não traria grande mais-valia aos comentários, mas hoje quando vi este fecho fiquei com uma dúvida... Poderá ter sido a BlackRock a reduzir a sua posição longa fechando a sua posição curta?

Cumprimentos a todos!

Boa tarde.
Gosto desta teoria,assim chega se à conclusão dos objetivos da BR!
É muito provável sim,somente alguém que estivesse a jogar dos dois lados conseguiria fechar uma posição curta sem fazer disparar a cotação,amanha logo veremos,mas se assim for poderemos ver outros fundos abandonarem o barco e este fundo que entrou agora por último vai arder de certeza...vamos ver.

Cumps.

Registado: 15/2/2016 12:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, dragom, fosgass2020, Google Feedfetcher, HFCA, iniciado1, karaya75, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, Pedro1974, peterteam2, PMP69, trilhos2006 e 276 visitantes