Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por ATLAS_ » 29/5/2016 18:44

bucks Escreveu:Para quem ainda tem dúvidas quanto aos anexos, leiam:

viewtopic.php?f=3&t=83501

Uma pessoa lê o tópico sugerido e fica com uma dúvida e uma certeza:
- dúvida: afinal é no anexo J ou no anexo G (que é como quem diz, a dúvida que existia, assim permaneceu...)?
- certeza: a AT, pelos vistos, está-se a borrifar; há quem use o anexo J, há quem use o anexo G, e a AT o que quer é que os movimentos sejam declarados, pois, pelos vistos, aceita ambas as interpretações.

Mas acho escandaloso que, todos os anos, a mesma questão se suscite, as mesmas dúvidas e nenhum comunicado da AT para, de uma vez por todas, acabar com as dúvidas.

Eu optei pelo anexo J.

Registado: 8/6/2014 11:59

por Bucks » 29/5/2016 18:30

"“Aliado aos baixos níveis de poupança, surgem ainda os comprometedores níveis de literacia financeira em Portugal. Um estudo realizado pela Standard & Poor’s a nível mundial em 2015 colocava-nos na 111ª posição num total de 144 países, depois de países como o Chade, logo atrás da Nigéria”."

http://economico.sapo.pt/noticias/opcoe ... 49910.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 29/5/2016 16:37

por Bucks » 27/5/2016 16:52

Cheguei a ter o imga acções portugal. Mas depois saí.
Entrei neste:

http://www.bloomberg.com/quote/CAXACPT:PL

Mais barato, calmo e com bom ponto entrada quartil a 8. :-$

por Bucks » 26/5/2016 19:16

Para quem ainda tem dúvidas quanto aos anexos, leiam:

viewtopic.php?f=3&t=83501

por w00zy » 26/5/2016 18:37

Já pedi e enviaram apenas as vendas. Estou à espera do relatório completo.
As compras foram em 1996... em escudos :shock:

Registado: 28/4/2014 12:59

por Bucks » 26/5/2016 18:26

w00zy Escreveu:Eu ainda estou à espera das folhas do ex Banif para acabar o IRS :wall:

Ainda? Pede isso a eles...

por w00zy » 26/5/2016 17:10

Eu ainda estou à espera das folhas do ex Banif para acabar o IRS :wall:

por Bucks » 26/5/2016 16:00

Pessoal, a vocês continua assim na AT?

2015 RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. 2016-05-07

:roll:

por chico_laranja » 25/5/2016 15:56

Agora bom bom era o BEST acompanhar esses mínimos nessas 2 gestoras.

Com sorte o AB fazia o mesmo noutras gestoras que estejam com o cenário invertido (julgo que também há fundos acessíveis no BEST que no AB precisem de valores consideráveis para entrar).
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 25/5/2016 13:19

chico_laranja Escreveu:bucks

Estou a ver que o AB tem as portas escancaradas nos fundos Fidelity e Invesco.

Muito bom :clap:

Por isso é que decidi aqui os mostrar, amigo chico. Se precisares de saber de algum diz-me.
Uma das coisas que gosto na fidelity é uma taxa comissão 1.50% em fundos activos, muito idêntico à manutenção dos do Montepio.

por chico_laranja » 25/5/2016 11:47

bucks

Estou a ver que o AB tem as portas escancaradas nos fundos Fidelity e Invesco.

Muito bom :clap:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Bucks » 24/5/2016 16:32

chico_laranja Escreveu:Bucks

No Best Fidelity é sempre em blocos de 1k ou + logo para mim não dá mas sim, a Fidelity tem bons fundos.

O Invesco no passado o Rick falou dele e está no top dos fundos Small Caps globais que ele tem na primeira página.

Padece do mesmo mal do Fidelity: Blocos de 500€ para abrir posição ou reforços.

PPRs

Pessoalmente acho que o ideal é sermos nós a fazer o nosso próprio PPR. Normalmente os que vejo têm performances sofríveis e estão bastante abaixo de fundos mistos decentes com a agravante das comissões e restrições. Acho que os trocos a mais no IRS não compensa mas é uma questão de fazer contas e ver se o que se obtém no IRS é superior ao que se deixa de ganhar com uma carteira mista decente.

w00zy

O que dizes está certo. Ensinar acima de tudo a malta a estar quieta e deixar as coisas rolarem. Quando investiram foi a 3+ anos, ao fim de 6 meses estarem já em pulgas por uma oscilação não faz sentido, principalmente quando é negativa. Se tivessem em +20% estavam era quietinhos e com um sorriso de orelha a orelhae aí por vezes o difícil é evitar que carreguem mais a camioneta, comprando em topos.

Pessoalmente não gosto de PPR´s. Até porque um dos motivos é da fraca rentabilidade e centram-se muito em Portugal ou dívida europeia. Prefiro bons fundos com 28%, até com fundo agressivo e outros...

Chico, no AB:
Invesco Funds - Invesco Global Smaller Companies Equity Fund Class E Accumulation
Mínimos de investimento EUR
Inicial 20,25
Subsequentes 11,40

Fidelity Funds - Asian Aggressive Fund E-Acc-EUR
Mínimos de investimento EUR
Inicial 13,73
Subsequentes 1.000,00

por ATLAS_ » 24/5/2016 11:42

(...)

PPRs

Pessoalmente acho que o ideal é sermos nós a fazer o nosso próprio PPR. Normalmente os que vejo têm performances sofríveis e estão bastante abaixo de fundos mistos decentes com a agravante das comissões e restrições. Acho que os trocos a mais no IRS não compensa mas é uma questão de fazer contas e ver se o que se obtém no IRS é superior ao que se deixa de ganhar com uma carteira mista decente.

Em minha opinião, a avaliação a efetuar é muito mais complexa.

A opção pelos PPR deverá ser avaliada considerando o custo de oportunidade, ante a possibilidade de optar por outros investimentos. Por outro lado, não se pode comparar o incomparável. Quer dizer: haverá que analisar a questão de ser um PPR sob a forma de seguro ou sob a forma de fundo de investimento. Não é, por isso, comparável um PPR sob a forma de um seguro com uma carteira mista de fundos de investimento. Um PPR-Seguro é comparável com um seguro de capitalização "não PPR". E um PPR sobre a forma de fundo de investimento mobiliário é, eventualmente, comparável com uma carteira mista de fundos ou um seguro Unit Linked.

Outra questão que deverá ser analisada é a, eventual, possibilidade de usufruir dos benefícios fiscais do PPR e depois usá-lo para pagamento de créditos à habitação (uma utilização puramente fiscal e não como produto de aforro).

Registado: 8/6/2014 11:59

por chico_laranja » 24/5/2016 11:03

Bucks

No Best Fidelity é sempre em blocos de 1k ou + logo para mim não dá mas sim, a Fidelity tem bons fundos.

O Invesco no passado o Rick falou dele e está no top dos fundos Small Caps globais que ele tem na primeira página.

Padece do mesmo mal do Fidelity: Blocos de 500€ para abrir posição ou reforços.

PPRs

w00zy

O que dizes está certo. Ensinar acima de tudo a malta a estar quieta e deixar as coisas rolarem. Quando investiram foi a 3+ anos, ao fim de 6 meses estarem já em pulgas por uma oscilação não faz sentido, principalmente quando é negativa. Se tivessem em +20% estavam era quietinhos e com um sorriso de orelha a orelhae aí por vezes o difícil é evitar que carreguem mais a camioneta, comprando em topos.

por w00zy » 24/5/2016 9:53

A melhor maneira de ensinar alguém a investir é com PPR's
Eu aconselhei os meu amigos a meter no PPR Vintage da GNBA
- nos 3 primeiros anos tem comissão de resgate de 1,5% (não mexem no fundo)
- Depois dos 5 anos vem a primeira dedução fiscal (motiva a manter)
- No 8º ano vem a ultima dedução (Já estão peritos em ter paciência)

por Bucks » 24/5/2016 8:37

Ramsousa Escreveu:Boas pessoal,

Gostava de ouvir a vossa opiniao sobre estes 3 PPR's.
Aconselham? Nao aconselham?
Ha melhor? Pior?
Valera a pena?

http://observador.pt/especiais/ha-97-pp ... mealheiro/

Gostava de ter um PPR como forma de amealhar algum dinheiro e ter alguns beneficios fiscais.

Abraço

A maioria dos planos de poupança-reforma rende pouco ou cobra muito.

por Ramsousa » 23/5/2016 22:42

Boas pessoal,

Gostava de ouvir a vossa opiniao sobre estes 3 PPR's.
Aconselham? Nao aconselham?
Ha melhor? Pior?
Valera a pena?

http://observador.pt/especiais/ha-97-pp ... mealheiro/

Gostava de ter um PPR como forma de amealhar algum dinheiro e ter alguns beneficios fiscais.

Abraço

Registado: 11/4/2016 14:23

por Bucks » 23/5/2016 14:06

bucks Escreveu:

Foi a pensar nisso que fiz o boneco das Health/Biotechs e meti dinheiro ao barulho.

Se correr mal, estava no plano. Se correr bem.... é esse o plano.

"Caiu 30% é de sair???" quando saltam muitas perguntas destas é quando devemos começar a fazer bonecos e ver o que eles dizem :-$ pois está na hora de procurar entradas.

Investir (não fazer trading) é para malta paciente e com alguns nervos de aço.

Precisamente chico. Eu pessoalmente não oiço o ruido de fundo e preocupa-me muito mais aquela grande euforia de subidas contínuas e tudo a comprar, que eu comprar em momentos de guerra e medo, que são os momentos certos de entrada quando desvalorizam.

Entrei nesse http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000RLR

Mínimo de 13 euros entrada, 1000 consequentes, e tem um bom desempenho, em que o gestor adquire livremente A e B shares da China e países do pacífico, concentrado em poucas empresas inclusivé pequenas e médias.
O que difere do Amundi index Pacific ex Japan que tenho, que está concentrado na Austrália e um pouco em Hong Kong.

E também entrei neste http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000NGSG
Muito interessante... :-"

por Bucks » 23/5/2016 12:19

Foi a pensar nisso que fiz o boneco das Health/Biotechs e meti dinheiro ao barulho.

"Caiu 30% é de sair???" quando saltam muitas perguntas destas é quando devemos começar a fazer bonecos e ver o que eles dizem :-$ pois está na hora de procurar entradas.

Precisamente chico. Eu pessoalmente não oiço o ruido de fundo e preocupa-me muito mais aquela grande euforia de subidas contínuas e tudo a comprar, que eu comprar em momentos de guerra e medo, que são os momentos certos de entrada quando desvalorizam.

Entrei nesse http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000RLR

Mínimo de 13 euros entrada, 1000 consequentes, e tem um bom desempenho, em que o gestor adquire livremente A e B shares da China e países do pacífico, concentrado em poucas empresas inclusivé pequenas e médias.
O que difere do Amundi index Pacific ex Japan que tenho, que está concentrado na Austrália e um pouco em Hong Kong.

por chico_laranja » 23/5/2016 11:41

Bucks

por Bucks » 22/5/2016 19:55

http://www.casadeinvestimentos.pt/asset ... 20medo.pdf

Seja ganancioso quando muitos têm medo

por Bucks » 22/5/2016 19:46

http://www.casadeinvestimentos.pt/#investir/1

É fundamental ignorar
a multidão e ter paciência
para que os resultados
se materializem.

Investir em Valor é comprar bons ativos, quando estão baratos, e mantê-los em carteira até que o mercado reconheça
o seu real valor intrínseco. Quando a cotação de mercado é igual ou superior à nossa estimativa de valor,
vendemos. É importante manter os custos de transação baixos.
Comprar barato e vender caro não é fácil: é preciso comprar quando as notícias são más
- só assim é que ficam baratos - e vender quando são boas - só com boas notícias é que os compradores
aumentam em grande número e fazem subir os preços. Fazer o contrário do que toda a gente faz
é difícil e a maioria dos investidores não consegue fazê-lo consistentemente.

por Bucks » 22/5/2016 11:33

Fidelity Funds - Asian Aggressive Fund E-Acc-EUR

8-) 8-) 8-)

por Varendia » 16/5/2016 5:38

Jonhy_Rico Escreveu:
chico_laranja Escreveu:No fundos estás a fazer hedge cambial parcial jogando também com o forex.

Há quem faça isso tipo 50/50.

Proteges a carteira contra os 2 movimentos cambiais e no fundo ficas no meio termo pois cortas a 50% (assumindo 50-50 entre as 2 partes) o problema da variação cambial.

Atenção que isto não é 100% eficaz pois fundos hedged não têm hedge 100% eficaz nem que seja pelos custos do hedging.

Há quem faça isso em EUR com fundos cuja moeda original é USD.

Não teria necessáriamente 50-50 entre as duas partes. Imagina o seguinte cenário:
2016-2020 AUD está sempre abaixo de 0.80 USD --> durante esses quatro anos coloco sempre os meus reforços só e apenas na versão hedged do fundo/ETF.
2020-2022 AUD está acima dos 0.80 USD --> durante estes dois anos os meus reforços vão para a versão unhedged.
2022-2030 AUD está novamente abaixo dos 0.80 USD --> volto a fazer todos os reforços na versão hedged.

Em 2030 teria muito mais dinheiro na versão hedged to que na versão unhedged. 12 anos a colocar dinheiro na versão hedged e apenas 2 a colocar o dinheiro na versão unhedged.

Isto faria sentido? Estou a perguntar isto, porque presumo que isto me dê um pouco mais de maleabilidade para o futuro. Imaginemos que daqui a dois anos já não estou na Austrália e que me mudo para a Europa (passando assim a ter um salário em Euros). Se pretender terminar esta conta (que inicialmente for estabelecida como sendo de longo prazo) esta brincadeira de andar a carregar a versão hedged vs. unhedged poderia dar-me mais proteção de curto prazo.

Faz sentido ou estou a ver mal a situação?

Eu faco isso com EUR / USD mas nao considero um limite, tenho dois, se ultrapassa o limite superior uso uma formula linear para ir passando activos de uma moeda para a outra, se ultrapassa o inferior faco o contrario, no meio deixo rolar.
Isto faz sentido no longo prazo (10+ anos) em que sera natural que os limites sejam quebrados 2 ou 3 vezes.

O espaco entre os limites e de 25%, ou seja admito uma perda da carteira de 12.5% (50% da parte USD) se os activos nao valorizassem e o USD valorizasse ate eu comecar a balacear. Vou balanceado quando compro activos, nao compro na versao da moeda A ou B, compro para manter os objectivos dessa carteira.

Como estou a assumir risco cambial, tenho menos exposicao a equities, consigo uma performance interessante mas descorrelacionada e algumas vezes com variacoes diarias mais violentas. Se fizeres umas buscas pelos meus posts no forum vais ver mais algumas explicacoes, se depois disso tiveres questoes manda uma PM.

Nao sei se o faria com o AUD / EUR so, a vantagem do USD e que e uma moeda de refugio mais 'descorrelacionada', o AUD esta mais correlacionado com as materias primas. Dependeria muito do tipo de activos da tua carteira, faz muito backtesting.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Esquinas3, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, jls1, malakas, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, yggy e 139 visitantes