BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Investbem Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:(...)
Este senhor normalmente conhece a realidade e deverá saber do que está a falar.
"João Salgueiro compara banca a ex-colónias e diz que factura pode demorar décadas a pagar"
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... pagar.html
"Porque o custo de entregar [às instâncias europeias] é muito grande", disse, precisando: "Podemos imaginar vários tipos de problemas que existem [na banca] que têm de ser resolvidos a tempo. É uma situação muito semelhante à da descolonização. Se não se encontram as soluções a tempo, vamos pagar o custo durante décadas".
"Quanto à audiência com o Presidente da República, João Salgueiro considerou que Marcelo Rebelo de Sousa "está muito bem informado do que se passa".
Quando questionado sobre a razão por que estes problemas acontecem em Portugal, João Salgueiro respondeu: "Porque nós somos distraídos", acrescentando ainda que a "opinião pública tem 80% de interesse pelo que se passa no futebol, 10% pelo resto do desporto e restam 10% para o resto dos problemas" do país."
Este senhor que conhece a realidade foi o mesno que deu o dito por não dito, precisamente em relação ao BCP...
Este senhor está bem informado e sabe do que fala. Há pouco tempo, declarou que haveria 3 bancos que poderiam vir a precisar de serem resgatados. Há coisas que não devem ser ditas em público e isto é particularmente verdade quando o que se diz se refere ao sistema bancário, pois a falta de confiança dos depositantes num banco pode conduzir ao seu desaparecimento. Por isso, apesar de não ter dado o nome aos bois, veio, depois, de certo modo, dar o dito por não dito.
Penso que os três bancos a que ele se referia são: a CGD, o BCP e o Montepio Geral.
Soube-se, recentemente, que a CGD não vai pagar ao Estado os CoCo`s até 2017 e que precisa de uma injeção de 4000 milhões de euros. O que é isto senão um resgate?
Portanto, será, talvez, melhor dar crédito ao que João Salgueiro afirmou ...

Ódio nenhum
. trata-se de uma leitura a que só posso acrescentar ponto final. Caso algo mude admito substituir o ponto final por vários pontos de interrogação.

- Registado: 31/5/2014 23:07
corre Escreveu:A ser verdade que a CGD vai ser resgatada com dinheiro público (e Jerónimo do PC parece confirmar, o que finalmente prova que os comunistas gostam de dinheiro) isso não é nada boa notícia para o BCP (mais um concorrente para um negócio que já conheceu melhores dias num País em vias de resgate).
duas afirmações e não percebo nenhuma. então o estado que é o accionista da CGD propõe-se eventualmente fazer um AC (como n bancos privados fizeram) e chama-se resgate nesse caso? e depois o "mais um concorrente" também é imperceptível... qual concorrente? a CGD ia à vida e isso é que era bom para o BCP?
não vou ler para trás mas pergunto-me o que diziam aqui quando após os mínimos de 2012 o BCP subia apesar de todos os indicadores de resultados serem maus (não acompanhava). seria o inverso do "odio" que por aqui anda? honestamente parece-me complicado qq um dos que aqui só fala mal acreditasse na altura no banco e falasse bem quando estava ascendente.
- Registado: 4/9/2015 12:25
'
BCP - Custos Operacionais (Milhões €)
BCP - Custos Operacionais (Milhões €)
- Anexos
-
- BCP_CO.png (15.43 KiB) Visualizado 4856 vezes
A melhor maneira de ser roubado por um banco é ser um dos milhões de donos dele! Crónica do PSG no expresso.
saber a situação do setor financeiro e suas más perspectivas, saber os problemas gravíssimos do bcp. Ver que tudo que NA tem feito desde alienação de ativos, perda de controle em Angola, aumentos de capital, recompra de obrigações... O único que fazem é comprar mais um tempinho.
Ver que a cotação continua o seu caminho descendente que os gestores profissionais continuam vendidos e mesmo assim querer ser acionista é preciso estar completamente apaixonado!! E estar apaixonado por uma ação é o caminho mais direto para perder dinheiro.
saber a situação do setor financeiro e suas más perspectivas, saber os problemas gravíssimos do bcp. Ver que tudo que NA tem feito desde alienação de ativos, perda de controle em Angola, aumentos de capital, recompra de obrigações... O único que fazem é comprar mais um tempinho.
Ver que a cotação continua o seu caminho descendente que os gestores profissionais continuam vendidos e mesmo assim querer ser acionista é preciso estar completamente apaixonado!! E estar apaixonado por uma ação é o caminho mais direto para perder dinheiro.
- Registado: 29/11/2007 14:28
A ser verdade que a CGD vai ser resgatada com dinheiro público (e Jerónimo do PC parece confirmar, o que finalmente prova que os comunistas gostam de dinheiro) isso não é nada boa notícia para o BCP (mais um concorrente para um negócio que já conheceu melhores dias num País em vias de resgate).
EAGLETRADER20 Escreveu:Já há muitos anos que aprendi por experiencia propria que quando a realidade é feia ninguem gosta de ouvir realistas .
A partir dai faço de optimista sempre que a visão realista é desagradavel. Ninguem gosta de realistas que transmitam mensagens reais desagradaveis.
As pessoas gostam muito de otimistas divertidos e por vezes inocentes que contem historias da carochinha.
Por vezes têm que dourar a pilula senão muita gente pode não gostar da realidade e gerar grandes confrontações.
E quem diz que as mensagens desagradáveis não são também histórias da carochinha? Interessa acreditar no pessimismo e desconfiar do otimismo porquê? Não são mais credíveis uns do que os outros.
Já cá ando á anos suficientes para nem acreditar nuns nem nos outros, caro amigo, faço as minhas análises e tiro as minhas conclusões, umas vezes corretas outras nem tanto, mas sempre da minha responsabilidade. Cada um desses comentadores apregoa o que lhe dá mais jeito ou a favor do lado das suas ideologias.
Esse senhor esteve à frente da CGD até 2000+- (durante 10 ou 12 anos se não me engano), e diga-se por coriosidade, de onde recebe uma pensão que é cerca de 30x o ordenado minimo, mas gostava de saber em que situação a instituição ficou quando ele de lá saiu.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Já há muitos anos que aprendi por experiencia propria que quando a realidade é feia ninguem gosta de ouvir realistas .
A partir dai faço de optimista sempre que a visão realista é desagradavel. Ninguem gosta de realistas que transmitam mensagens reais desagradaveis.
As pessoas gostam muito de otimistas divertidos e por vezes inocentes que contem historias da carochinha.
Por vezes têm que dourar a pilula senão muita gente pode não gostar da realidade e gerar grandes confrontações.
- Registado: 4/3/2008 9:17
EAGLETRADER20 Escreveu:Punitor Escreveu:luislobs Escreveu:Exelente altura para CMVM investigar o insideing, como a Blackrok com uma participaçao no Bcp pode shortar no mercado?Como os fundos têm vindo a reforçar desde janeiro, é evidente que sabem mais que o mercado.
.
Bem, eu tenho feito o mesmo companheiro. Desde Janeiro que estou comprador. cada vez que o BCP cai, eu compro. Mas, não vendo...
Tambem não podemos andar todos na bolsa para ganhar dinheiro, alguem tem de ficar a segurar o que o mercado vai vendendo.
Boa Sorte![]()
"João Salgueiro compara banca a ex-colónias e diz que factura pode demorar décadas a pagar"
"Porque o custo de entregar [às instâncias europeias] é muito grande", disse, precisando: "Podemos imaginar vários tipos de problemas que existem [na banca] que têm de ser resolvidos a tempo. É uma situação muito semelhante à da descolonização. Se não se encontram as soluções a tempo, vamos pagar o custo durante décadas".
"Quanto à audiência com o Presidente da República, João Salgueiro considerou que Marcelo Rebelo de Sousa "está muito bem informado do que se passa".
Quando questionado sobre a razão por que estes problemas acontecem em Portugal, João Salgueiro respondeu: "Porque nós somos distraídos", acrescentando ainda que a "opinião pública tem 80% de interesse pelo que se passa no futebol, 10% pelo resto do desporto e restam 10% para o resto dos problemas" do país."
Este senhor que conhece a realidade foi o mesno que deu o dito por não dito, precisamente em relação ao BCP...
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Punitor Escreveu:luislobs Escreveu:Exelente altura para CMVM investigar o insideing, como a Blackrok com uma participaçao no Bcp pode shortar no mercado?Como os fundos têm vindo a reforçar desde janeiro, é evidente que sabem mais que o mercado.
.
Bem, eu tenho feito o mesmo companheiro. Desde Janeiro que estou comprador. cada vez que o BCP cai, eu compro. Mas, não vendo...
Tambem não podemos andar todos na bolsa para ganhar dinheiro, alguem tem de ficar a segurar o que o mercado vai vendendo.
Boa Sorte

- Registado: 4/3/2008 9:17
Investbem Escreveu:Joca601 Escreveu:O handicap da AF prende-se com a dificuldade em conseguir a imagem verdadeira das demonstrações financeiras... muitas vezes ou quase sempre é preciso ver para além dos números... Qualquer individuo com conhecimentos contabilísticos pode facilmente fazer uma análise financeira e retirar em tese boas conclusões de investimento, no entanto, nem sempre as demonstrações financeiras tem a informação necessária para fazer uma correta análise , isto é as DF são apresentadas em versão sintética, ou seja são apresentadas com dados compilados que não permitem com exatidão aferir o real valor dos ativos...
O Nuno Amado repete várias vezes que o bcp está num processo intenso de reconhecimento de imparidades, destas palavras podemos deduzir que existe um buraco(imparidades de grande montante para reconhecer). O NA tem a virtude de passar uma mensagem transparente ao mercado mas por outro lado admite que tem um problema no balanço para resolver... as questões que todos gostaríamos de saber... qual o montante de imparidades que falta reconhecer? será necessário um AC ou o banco consegue organicamente ultrapassar as dificuldades do crédito mal parado? O NA é competente ou esforça-se por parecer? Os shorts detetaram dificuldades no bcp ao nível do reconhecimento das imparidades, associado a outros problemas como Angola e Polónia.. será que os shorts estão na posse de todos os dados e fazem uma avaliação correta da situação financeira ou por outro lado alguma coisa também lhes poderá estar a escapar? Sei por experiencia que o mercado tende sempre a exagerar nos movimentos, tanto em bull como em bear.. e estou convicto que o bcp abaixo de 0,03 reflete um exagero especulativo.
Mas o NA também disse que a maioria das imparidafes que foram refletidas nas contas de 2015..., isto não significa nada?
A tendência tem sido de alivio como se pode verificar pelo gráfico apresentado pelo PC05... só no ano passado, o bcp reconheceu entre imparidades e provisões quase mil milhões de euros.. O NA disse que espera de forma intensa reduzir o mal parado em dois anos, no entanto se a tendência for de alivio e se nos trimestres seguintes as imparidades não forem superiores às do 1º trimestre de 2016, o banco pode eventualmente libertar capital, cerca de 250 milhões de euros, só pela via da diferença de imparidades e provisões... mas para que isso aconteça é preciso que a economia corresponda e não apareça nenhuma surpresa negativa, como por exemplo a subida das taxas de juro da república ou a falência inesperada de uma grande empresa financiada pelo bcp... sabemos que haverá sempre imparidades e provisões mas era essencial que elas baixassem numa base anual para valores máximos de 300 milhões.
'
BCP - Imparidade&Provisões (Milhões €):
BCP - Imparidade&Provisões (Milhões €):
- Anexos
-
- bcp_I&P.png (15.28 KiB) Visualizado 5322 vezes
Joca601 Escreveu:O handicap da AF prende-se com a dificuldade em conseguir a imagem verdadeira das demonstrações financeiras... muitas vezes ou quase sempre é preciso ver para além dos números... Qualquer individuo com conhecimentos contabilísticos pode facilmente fazer uma análise financeira e retirar em tese boas conclusões de investimento, no entanto, nem sempre as demonstrações financeiras tem a informação necessária para fazer uma correta análise , isto é as DF são apresentadas em versão sintética, ou seja são apresentadas com dados compilados que não permitem com exatidão aferir o real valor dos ativos...
O Nuno Amado repete várias vezes que o bcp está num processo intenso de reconhecimento de imparidades, destas palavras podemos deduzir que existe um buraco(imparidades de grande montante para reconhecer). O NA tem a virtude de passar uma mensagem transparente ao mercado mas por outro lado admite que tem um problema no balanço para resolver... as questões que todos gostaríamos de saber... qual o montante de imparidades que falta reconhecer? será necessário um AC ou o banco consegue organicamente ultrapassar as dificuldades do crédito mal parado? O NA é competente ou esforça-se por parecer? Os shorts detetaram dificuldades no bcp ao nível do reconhecimento das imparidades, associado a outros problemas como Angola e Polónia.. será que os shorts estão na posse de todos os dados e fazem uma avaliação correta da situação financeira ou por outro lado alguma coisa também lhes poderá estar a escapar? Sei por experiencia que o mercado tende sempre a exagerar nos movimentos, tanto em bull como em bear.. e estou convicto que o bcp abaixo de 0,03 reflete um exagero especulativo.
Mas o NA também disse que a maioria das imparidafes que foram refletidas nas contas de 2015..., isto não significa nada?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
luislobs Escreveu:Exelente altura para CMVM investigar o insideing, como a Blackrok com uma participaçao no Bcp pode shortar no mercado?Como os fundos têm vindo a reforçar desde janeiro, é evidente que sabem mais que o mercado.
.
- Registado: 1/11/2015 12:47
ptbr13 Escreveu:O BCP é só mais um exemplo que prova que a AT é bem mais importante do que a AF, porque não conheço ninguém que avalie em menos de 0,04€/acção (só o Artista Romeno diz que está a cotar ao valor justo), no entanto, está com uma dificuldade extrema em aguentar os 0,03, depois disso o medo fará o resto...
Obviamente, que o domínio das duas ferramentas (e com disciplina) permite um sucesso sustentado.
A AF, se bem feita, seria sempre mais fiável que a AT, como fundamento para uma decisão de investimento. O problema da AF é que ela, muitas vezes, é feita com base em dados financeiros errados, ou mesmo falseados. Por esta razão, ela inúmeras vezes não dá o "retrato" verdadeiro da empresa e de um momento para o outro se descobrem buracos financeiros. Assim, os investidores, desconfiando da AF, podem atirar um título para as ruas da amargura.
O handicap da AF prende-se com a dificuldade em conseguir a imagem verdadeira das demonstrações financeiras... muitas vezes ou quase sempre é preciso ver para além dos números... Qualquer individuo com conhecimentos contabilísticos pode facilmente fazer uma análise financeira e retirar em tese boas conclusões de investimento, no entanto, nem sempre as demonstrações financeiras tem a informação necessária para fazer uma correta análise , isto é as DF são apresentadas em versão sintética, ou seja são apresentadas com dados compilados que não permitem com exatidão aferir o real valor dos ativos...
O BCP é só mais um exemplo que prova que a AT é bem mais importante do que a AF, porque não conheço ninguém que avalie em menos de 0,04€/acção (só o Artista Romeno diz que está a cotar ao valor justo), no entanto, está com uma dificuldade extrema em aguentar os 0,03, depois disso o medo fará o resto...
Obviamente, que o domínio das duas ferramentas (e com disciplina) permite um sucesso sustentado.
- Registado: 22/12/2013 23:04
ptbr13 Escreveu:(...)
Já vi várias AF´s e parece-me que seria mais "justo" (isto é mais jogo, logo a justiça não conta) estar mais perto de 0,04.
"The 8 analysts offering 12 month price targets for Banco Comercial Portugues SA have a median target of 0.067, with a high estimate of 0.10 and a low estimate of 0.04. The median estimate represents a 109.38% increase from the last price of 0.032. View Full Financials"
http://markets.ft.com/research/Markets/ ... ?s=BCP:LIS
Não restam dúvidas que a AT é fundamental e a AF é, infelizmente, pouco importante...
Não concordo: a AF, quando bem feita, é muito importante e fiável.
Bar38 Escreveu:luislobs Escreveu:, julgo que se fosse p baixar dos 0.308 ja o tinham feito.
Quanto mais tempo lateralizar ( mais oportunidades de entrada de longos)mais forte será o movimento subsequente ....provavelmente no sentido da tendência o qual aguardo pacientemente....
Percebo pouco de AT, mas se a lógica imperar é mais isto:
Numa zona de suporte (e este seria muito forte), quanto menos volume, menos interesse de compradores (sejam de curtos ou não) mais frágil poderá ser esse suporte. Assim, como numa resistência (0,04 por ex.) se houver poucos vendedores durante vários dias/semanas poderá indicar que essa "parede" é muito mais fina do que poderia parecer.
Estou de acordo que quando mexer (para cima ou para baixo) será um movimento muito forte.
Já vi várias AF´s e parece-me que seria mais "justo" (isto é mais jogo, logo a justiça não conta) estar mais perto de 0,04.
"The 8 analysts offering 12 month price targets for Banco Comercial Portugues SA have a median target of 0.067, with a high estimate of 0.10 and a low estimate of 0.04. The median estimate represents a 109.38% increase from the last price of 0.032. View Full Financials"
http://markets.ft.com/research/Markets/ ... ?s=BCP:LIS
Não restam dúvidas que a AT é fundamental e a AF é, infelizmente, pouco importante...
- Registado: 22/12/2013 23:04
O bcp esteve hoje particularmente afetado ou contagiado pela notícia de que a CGD não vai reembolsar os cocos e que a CGD precisa em termos globais de 2 mil milhões de euros... são noticias indiretas mas contribuem sempre para mais algum nervosismo dos investidores bcp.
Estamos praticamente há duas semanas sem qualquer movimento de relevo na cotação.
Acho que a qualquer altura se pode verificar um movimento brusco na cotação... parece estarmos perante um cenário de indefinição, provavelmente alguns investidores esperam pelo aguardado AC, outros aguardam pelo pagamento dos cocos.... e outros ainda, como por exemplo os shorts, aguardam pelo momento ideal para recomprar as suas posições.. com ajuda dos shorts a cotação foi atingindo valores cada vez mais baixos, neste momento parece haver um impasse, não parece que queiram reforçar posições, mas também não parece que estejam preparados para recomprar...
Do ponto de vista da análise financeira continuo a entender a cotação de 0,06 como o valor mínimo contabilístico do banco.. quero acreditar que nenhum acionista de referencia venderia a sua participação por menos de 6 cêntimos por ação.
Noutros tempos quando se falava em consolidação de sectores era o suficiente para as ações voarem em bolsa... neste momento a consolidação assemelha-se a um patinho feio, aparentemente ninguém deseja a consolidação porque parece que é imposta pelo BCE...
O Nuno Amado parece ser pessoa séria, no entanto, em setembro do ano passado quando o bcp cotava a 5 cêntimos, ele disse: o bcp só precisava de um par de meses para recuperar em bolsa... o mercado não ligou a NA e ao invés de recuperar penalizou a cotação em bolsa..
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/bc ... -na-bolsa/
A AG do bcp autorizou a compra de ações próprias em bolsa, acredito que o NA vai usar esse instrumento para evitar especulação ou segurar a cotação em casos pontuais de grande volatilidade..
Estamos praticamente há duas semanas sem qualquer movimento de relevo na cotação.
Acho que a qualquer altura se pode verificar um movimento brusco na cotação... parece estarmos perante um cenário de indefinição, provavelmente alguns investidores esperam pelo aguardado AC, outros aguardam pelo pagamento dos cocos.... e outros ainda, como por exemplo os shorts, aguardam pelo momento ideal para recomprar as suas posições.. com ajuda dos shorts a cotação foi atingindo valores cada vez mais baixos, neste momento parece haver um impasse, não parece que queiram reforçar posições, mas também não parece que estejam preparados para recomprar...
Do ponto de vista da análise financeira continuo a entender a cotação de 0,06 como o valor mínimo contabilístico do banco.. quero acreditar que nenhum acionista de referencia venderia a sua participação por menos de 6 cêntimos por ação.
Noutros tempos quando se falava em consolidação de sectores era o suficiente para as ações voarem em bolsa... neste momento a consolidação assemelha-se a um patinho feio, aparentemente ninguém deseja a consolidação porque parece que é imposta pelo BCE...
O Nuno Amado parece ser pessoa séria, no entanto, em setembro do ano passado quando o bcp cotava a 5 cêntimos, ele disse: o bcp só precisava de um par de meses para recuperar em bolsa... o mercado não ligou a NA e ao invés de recuperar penalizou a cotação em bolsa..
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/bc ... -na-bolsa/
A AG do bcp autorizou a compra de ações próprias em bolsa, acredito que o NA vai usar esse instrumento para evitar especulação ou segurar a cotação em casos pontuais de grande volatilidade..
E segurou-se acima da linha. Um fecho em que os optimistas aproveitaram a boleia.
luislobs Escreveu:, julgo que se fosse p baixar dos 0.308 ja o tinham feito.
Quanto mais tempo lateralizar ( mais oportunidades de entrada de longos)mais forte será o movimento subsequente ....provavelmente no sentido da tendência o qual aguardo pacientemente....
- Registado: 20/6/2011 21:37
katz Escreveu:isto está a subir. os necrófagos estão a comprar.
os últimos minutos não se percebe nada. só baratas tontas. até o sistema encrava....
- Registado: 29/11/2007 9:32
isto está a subir. os necrófagos estão a comprar.
- Registado: 29/11/2007 9:32
Diria que bcp esta sem comprador aparente e os fundos short em acordo vao fazendo a accao circular entre os 0.032 e os 0.033, vendem e compram a eles prorpios fazendo trading e quem sabe apanhando os desprevenidos recomeçando a comprar, julgo que se fosse p baixar dos 0.308 ja o tinham feito.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01