Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 26/4/2016 13:23

O BCP, para já, despediu-se dos 4 cêntimos. O BCP, certamente, vai continuar a descer pois a sua tendência é descendente. 8-)

Registado: 24/1/2014 17:24

por maceirafernandesjose » 26/4/2016 13:17

Stop ajustado ao preco abertura posição 0,0401, acredito que va ali aos 0,0360. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ulisses Pereira » 26/4/2016 11:05

Excelente post, Tremalnaik!

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AntónioManuel » 26/4/2016 10:12

Parece querer vir aos 0.0386 depois logo se vê
Anexos
bcp1.png
Gráfico 4h
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por acintra » 26/4/2016 8:53

Infelizmente não está a existir força compradora para atacar os 04,20€.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por AntónioManuel » 26/4/2016 8:26

rp28592 Escreveu:Excelente post TremalNaik. :wink:

Concordo, são sempre Bem-vindos a este tópico, mais posts com gráficos baseados em Suportes,Resistências e argumentos.
Quem quiser melhorar na colocação de S/R, no site do Nial Fuller ele disponibiliza dois artigos muito bons a ensinar como se colocam
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

por rp28592 » 25/4/2016 23:52

Excelente post TremalNaik. :wink:

Registado: 8/6/2015 21:26

Triplo fundo no BCP? É possível!

por TremalNaik » 25/4/2016 23:17

Recupero hoje, por não ter perdido actualidade, o meu texto sobre o BCP publicado no CB no dia 10 de Abril. Além de o ter sintetizado, assinalo ainda com a cor azul (vai sair arroxeado) incisões feitas este dia, para que o leitor possa cruzar com mais facilidade esta análise e os elementos que tem recolhidos para compor a sua própria estratégia.

Consultei todas as entradas das últimas páginas deste tópico e, destacado o ruído de fundo inútil, claramente excessivo, mesmo levando em conta que esta acção perturba o estado de espírito do mais sereno dos investidores, há indícios de que o gráfico pode estar a desenhar a figura clássica do triplo fundo. Para reflexão, anoto, aplicando ao caso BCP, o que diz Bulkowski sobre estas figuras:

1. Será mesmo um triplo fundo?

No dia 20 de Janeiro, o BCP bateu no primeiro fundo, cotando a 3,2 cêntimos. No dia 22 de janeiro, após uma subida vertiginosa, atingiu um cume a 4,05 cêntimos. Depois, ao longo de 1 mês, foi baixando com inclinação constante até ao segundo fundo: 3,1 cêntimos (ligeiramente mais baixo do que o 1.º fundo). Mudou o sentido e, em 3 semanas de subida, atingiu o 2.º cume, mais alto do que o 1.º cume, cotando a 4,6 cêntimos. Desceu com um ritmo igual ao da subida e atingiu o 3.º fundo, com a cotação de 3,1 cêntimos. Apenas com um dia de trade, a passada sexta-feira, parece (mas a informação é muito escassa) estar retomar a subida. Confirma-se, duas semanas depois, que começou mesmo a terceira escalada: o BCP, apesar do golpe sofrido com o caso BPI, fechou hoje a valer 4,08 cêntimos.

A favor da formação da figura está a boa definição dos fundos no gráfico de 4h, a variação quase nula entre os valores dos fundos – 3,1 e 3,2 cêntimos, o gráfico do volume – com 2 sectores descendentes, um pico no 1.º fundo e falta de reacção do volume no 3.º fundo.

Contra a formação da figura, anoto, apenas, que não se vê no gráfico semanal, o que não é típico dos triplos fundos. Em regra, esta formação é lenta e nota-se ao fim de vários meses. E anoto ainda uma quase tautologia: o triplo fundo bem sucedido é mais improvável num bearmarket do que num bullmarket.

Mantenho a conclusão de 10 de Abril: se, no futuro muito próximo, o gráfico vier a cortar a linha de confirmação do tiplo fundo, que está claramente definida em 4,6 cêntimos, é de aceitar que estamos perante a figura clássica do triplo fundo e que devemos estar preparados para os desenvolvimentos mais prováveis neste cenário.

2. E se for um triplo fundo?

Admiti, no dia 10 de Abril – e acrescentei, desconfiado, que se tratava de um mero exercício académico –, a possibilidade de a cotação atingir e quebrar a linha dos 4,6 cêntimos. E recordei que o BCP teria de subir 40% para atingir esse número mítico. Hoje, 15 dias volvidos, estamos a menos de 13% da marca que confirma o triplo fundo.

Escrevi no dia 10, quando parecia impossível este resultado: abro um parêntesis de esperança fazendo notar que, segundo Bulkowski, os padrões abruptos de triplo fundo performam melhor do que bacias orográficas mais amplas. O caminho até à linha de confirmação deve desenhar um vale em V, mais nítido no fundo e mais difuso à medida que o gráfico se aproxima das encostas a meia cota. Quer dizer que a cotação poderá reagir em alta, com taxas significativas, nos próximos dias. Foi esse, de resto, o principal sinal de 6.ª feira. Não é absolutamente infundado, na linha do raciocínio que tenho seguido, esperar que o BCP confirme o triplo fundo na última semana de Abril.

Num sinal de confirmação da importância da análise técnica, foi exactamente assim que se passou. O BCP reagiu com taxas significativamente altas, recuou depois, absorvendo a notícia do BPI, e reagiu de novo, ainda com mais força do que da primeira vez. Recordo que houve um dia em que subiu 10%. Esta volatilidade, e é muito importante entendê-lo, faz parte dos triplos fundos que performam melhor. Ajusto, contudo, para o fim da primeira semana de Maio a confirmação do triplo fundo.

3. O que pode acontecer depois de ser quebrada a linha dos 4,6 cêntimos?

Primeiro, os banhos de água fria: o BCP teria de subir 40% e, exausto com o esforço, ainda teria de quebrar a resistência que, por coincidência, também anda por esses valores. Isto num ambiente adverso de bearmarket e num contexto económico que pode ser desfavorável (entretanto, saber-se-á como andou o 1.º trimeste para o país e para os mercados). É um Tourmalet, em dia de nevão, numa bicicleta sem mudanças. Mas o pagamento anunciado dos cocos para o fim de Abril ou algum efeito inesperado do desenlace BPI podem ser anfetaminas de efeitos alucinantemente surpreendentes. E, já com a água morna, a performance é favorecida se ocorrer numa época de valores baixos no mercado (e creio honestamente que estamos nessa época).

Actualizo o parágrafo: já só falta subir 13% e nos útimos dois dias houve alguma descompressão e realização de mais valias. Ainda é o Tourmalet, mas a bicicleta é de fibra de carbono. Parece que os primeiros cocos estão para breve, boa notícia, mas o doping do BPI é só farinha maizena, má notícia. O estado dos mercados também parece pior do que se supunha no dia 10 de Abril.

Ainda que quebre os 4,6 cêntimos, nada está garantido daí em diante. Bulkowski anuncia a boa nova de que os “5% failure” são raros, isto é, quebrada a linha de confirmação, o gráfico não deverá recuar antes de subir 5%. É provável que suba um puco mais de 20% (seria quase o dobro num cenário de bullmarket), ou seja, pode subir a 5,6 cêntimos. Mas Bulkowski assinalou 54 casos em 316 (cerca de 20%) em que a cotação sobe mais de 45%. Estaríamos neste caso ultra-optimista a encostar a cotação à famosa resistência dos 6,4 cêntimos, assinalada diversas vezes nos posts do António Manuel. Parafraseando o Ulisses, se chegar aqui, e passar, dispo o meu fato de urso e visto o fato de touro.

Interessa ainda observar o perfil da ascensão com o triplo fundo confirmado. Os recuos penalizam a performance. A velocidade de subida num bearmarket (é o caso do BCP) é o dobro da velocidade num bullmarket. Ou seja, com este triplo fundo apertado, o topo deve ser atingido em 1 ou 2 meses. Eventuais gaps não influenciam a qualidade da ascensão.

4. Que estratégia podemos adoptar?

A principal pergunta é se devemos esperar pela quebra da linha 4,6 para entrar longo. A resposta é simples: os profissionais esperam pelo ponto de confirmação. Não é imprudente entrar aos 4,6 e acompanhar a linha esperada de tendência crescente, que pode ser traçada a partida dos máximos relativos. É de prever que haja recuos e, por isso, um primeiro stoploss pode ser colocado logo abaixo de 4,6 e depois vai sendo ajustado.

Mas eu não sou um profissional, e tenho dinheiro a recuperar às Pedras Pretas. Protegi a retaguarda, isto é, não dou como certa a formação do triplo fundo. Mas estou longo em todo o percurso vencido e a vencer nos 40% mais o plus dos 20% de upward breakout.

Sem exagerar, contudo, porque o BCP já provou, como o Veloso, nos Lusíadas, que os outeiros são melhores de descer do que subir.

Cumprimentos,
Tremal Naik
Anexos
BCP 4h 25 Abril.png

Registado: 10/5/2015 14:55

por Investbem » 25/4/2016 21:41

Goldendust Escreveu:Qual a data dos resultados do BCP ? Entretanto a DBRS vai manter o rating de Portugal..outra excelente notícia.

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... entos.aspx
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Goldendust » 25/4/2016 21:02

Qual a data dos resultados do BCP ? Entretanto a DBRS vai manter o rating de Portugal..outra excelente notícia.

Registado: 12/5/2015 16:47

por paul_invest » 25/4/2016 11:54

Goldendust Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/fusao_do_millennium_angola_com_privado_atlantico_avanca.html

Querem ver que o BCP ainda paga mesmo os CoCos sem AC pelo meio e sem deteriorar os rácios da banco !?! :mrgreen: Pena que hoje a bolsa anda a meio gás por ser feriado(baixo volume) e seja o BCP a puxar pelo PSI 20 e não o contrário. :(

já foi aprovado http://economico.sapo.pt/noticias/fusao ... 47977.html

Registado: 15/5/2014 15:51

por Goldendust » 25/4/2016 11:48

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... vanca.html

Querem ver que o BCP ainda paga mesmo os CoCos sem AC pelo meio e sem deteriorar os rácios da banco !?! :mrgreen: Pena que hoje a bolsa anda a meio gás por ser feriado(baixo volume) e seja o BCP a puxar pelo PSI 20 e não o contrário. :(

Registado: 12/5/2015 16:47

por Rascacielos » 25/4/2016 0:31

paul_invest Escreveu:isso é inveja bonecos onde já traçei aqui cenários eu falei de 1 se quebrar os 0.0470 é dificil de perceber isso???? enquanto não perder os 0.0310 a validade deste Duplo fundo é válida é dificil entender isso???? já agora mostrem as vossas A.T ... O FÓRUM AGRADECIA

Faz as tuas projecções de t ate t+n e depois aparece aqui em t+n a validar a previsão, faz backtesting..... Observado vs previsto.
E assim vemos quanto valem os teus riscos.....

acho que nem vou comentar mais nada aqui alguns acham.se importantes :) o segredo é a alma do negócio só meti o gráfico aqui mas vou retirar á pessoas que nem merecem ...[/quote]

bem...eu também não quero saber o teu segredo para não cair na tentação e ficar entalado até às orelhas como tu....dasss :mrgreen:[/quote]

Estou entalado com 1 milhao nos 0.0349 ... =; =; :mrgreen:[/quote]
[/quote]

bem...sendo assim estou a ficar curioso com o teu segredo :mrgreen:

Registado: 16/5/2009 0:58

por paul_invest » 25/4/2016 0:04

isso é inveja bonecos onde já traçei aqui cenários eu falei de 1 se quebrar os 0.0470 é dificil de perceber isso???? enquanto não perder os 0.0310 a validade deste Duplo fundo é válida é dificil entender isso???? já agora mostrem as vossas A.T ... O FÓRUM AGRADECIA[/quote]

Faz as tuas projecções de t ate t+n e depois aparece aqui em t+n a validar a previsão, faz backtesting..... Observado vs previsto.
E assim vemos quanto valem os teus riscos.....[/quote]

acho que nem vou comentar mais nada aqui alguns acham.se importantes :) o segredo é a alma do negócio só meti o gráfico aqui mas vou retirar á pessoas que nem merecem ...[/quote]

bem...eu também não quero saber o teu segredo para não cair na tentação e ficar entalado até às orelhas como tu....dasss :mrgreen:[/quote]

Estou entalado com 1 milhao nos 0.0349 ... =; =; :mrgreen:

por AntónioManuel » 24/4/2016 22:36

Na minha opinião depois de alcançar esta zona dos 0.0396 o mais provável é ir testar a zona dos 0.047.
Anexos
bcp.png
Gráfico Semanal

por Rascacielos » 24/4/2016 19:00

paul_invest Escreveu:
PC05 Escreveu:
paul_invest Escreveu:
isso é inveja bonecos onde já traçei aqui cenários eu falei de 1 se quebrar os 0.0470 é dificil de perceber isso???? enquanto não perder os 0.0310 a validade deste Duplo fundo é válida é dificil entender isso???? já agora mostrem as vossas A.T ... O FÓRUM AGRADECIA

acho que nem vou comentar mais nada aqui alguns acham.se importantes :) o segredo é a alma do negócio só meti o gráfico aqui mas vou retirar á pessoas que nem merecem ...

bem...eu também não quero saber o teu segredo para não cair na tentação e ficar entalado até às orelhas como tu....dasss :mrgreen:

por paul_invest » 24/4/2016 13:54

PC05 Escreveu:
paul_invest Escreveu:
isso é inveja bonecos onde já traçei aqui cenários eu falei de 1 se quebrar os 0.0470 é dificil de perceber isso???? enquanto não perder os 0.0310 a validade deste Duplo fundo é válida é dificil entender isso???? já agora mostrem as vossas A.T ... O FÓRUM AGRADECIA

acho que nem vou comentar mais nada aqui alguns acham.se importantes :) o segredo é a alma do negócio só meti o gráfico aqui mas vou retirar á pessoas que nem merecem ...

por PC05 » 24/4/2016 13:44

paul_invest Escreveu:

Registado: 5/12/2005 21:28

por paul_invest » 24/4/2016 13:32

corre Escreveu:Concordo com a leitura do Paul invest, o BCP fez um duplo fundo e agora a cotação poderá atingir 0.05 no curto prazo. À parte este movimento técnico aquele aumento de capital para ir ao novo banco está muito mal explicado, parece-me uma coisa do tipo "agarrem-me, senão eu mato-o". Quatro mil milhões?!! Quando é que haverá algum retorno? E Angola continua a ser um problema... tenho sérias dúvidas que a Europa abrande a pressão. Até lá o BCP deverá continuar a subida iniciada na semana passada.

obrigado pelo elogio mas o cenário só é valido do duplo fundo se efectivamente ser activado o que ainda não aconteceu para vermos BCP nos 0.05 terá de quebrar os 0.0470 e ai sim não será os 0.05 mas sim 0.0640 como target com subidas e descidas mas é para lá que irá se efectivamente for activado

por paul_invest » 24/4/2016 13:30

]
PC05 Escreveu:Cada vez que leio os teus comentários sinto que perdi o meu tempo, nota-se que andas cá há pouco tempo........ não se aproveita nada.
Eu não invisto no bcp a longo prazo pq os problemas estão lá e à vista....... posso achar o bcp barato a 3cent e entrar e caro a 4cent e sair, incomoda-te isso?

[/quote][/quote]

PC05, não ligues, o paul_invest gosta de se entreter a fazer bonecos ao gosto dele como as crianças :mrgreen:[/quote]

isso é inveja falar de bonecos .... já traçei aqui vários cenários eu falei que primeiro terá de quebrar os 0.0470 é dificil de perceber isso???? enquanto não perder os 0.0310 a validade deste Duplo fundo é válida é dificil entender isso???? já agora mostrem as vossas A.T ... O FÓRUM AGRADECIA
Editado pela última vez por paul_invest em 24/4/2016 13:34, num total de 1 vez.

por Àlvaro » 24/4/2016 12:52

Concordo com a leitura do Paul invest, o BCP fez um duplo fundo e agora a cotação poderá atingir 0.05 no curto prazo. À parte este movimento técnico aquele aumento de capital para ir ao novo banco está muito mal explicado, parece-me uma coisa do tipo "agarrem-me, senão eu mato-o". Quatro mil milhões?!! Quando é que haverá algum retorno? E Angola continua a ser um problema... tenho sérias dúvidas que a Europa abrande a pressão. Até lá o BCP deverá continuar a subida iniciada na semana passada.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Rascacielos » 24/4/2016 11:38

PC05 Escreveu:
paul_invest Escreveu:
Continuas com problemas saíste porque? O serra lapa tem mais razão que tu .... :) eu digo é repito bcp quebrando os 0.047 tem target a 0.0640 activa um duplo fundo ... continua a dizer asneiras ... quando estavas dentro o bcp era o maior ... agora só vens no bota abaixo temos pena ... O comboio ainda agora arrancou se quiseres entrar na próxima carruagem entra se não queres não lamente ... :)

]
PC05 Escreveu:Cada vez que leio os teus comentários sinto que perdi o meu tempo, nota-se que andas cá há pouco tempo........ não se aproveita nada.
Eu não invisto no bcp a longo prazo pq os problemas estão lá e à vista....... posso achar o bcp barato a 3cent e entrar e caro a 4cent e sair, incomoda-te isso?

PC05, não ligues, o paul_invest gosta de se entreter a fazer bonecos ao gosto dele como as crianças :mrgreen:

por paul_invest » 24/4/2016 9:55

Cada vez que leio os teus comentários sinto que perdi o meu tempo, nota-se que andas cá há pouco tempo........ não se aproveita nada.
Eu não invisto no bcp a longo prazo pq os problemas estão lá e à vista....... posso achar o bcp barato a 3cent e entrar e caro a 4cent e sair, incomoda-te isso?[/quote]

a mim não incomoda nada ... sabes que análise fundamental não é a minha praia mas acho BCP barato desde os 0.06 ... mas técnicamente está bear ... agora isso do Longo Prazo ... a JERONIMO MARTINS vi aqui um membro que dizia que tava cara na altura caiu aos 7.xx e achava cara coisa e tal estava bear e era o fim do mundo e que ia descer mais e tal ... e estavamos num periodo bull ... resumindo a Jmt dobrou de valor num periodo contorbado ... será que BCP vais estar sempre BEAR será que vai dobrar de valor ??? A A.T dis me a mim que os 0.0470 quebrando dará um movimento ascenendente até os 0.0640 que é mais do dobro dos minimos deste ano estarei correto??? o tempo dirá
Editado pela última vez por paul_invest em 24/4/2016 13:54, num total de 1 vez.

por PC05 » 24/4/2016 0:39

paul_invest Escreveu:
PC05 Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Continua a manter-se válida a hipótese colocada há cerca de 10 dias.

Bcp a 0,05 espero antes do final do ano

Serra Lapa, essa hipótese é apenas uma entre centenas/milhares de hipóteses, e em relação à qual não é possível associar uma probabilidade de ocorrer ..... vale o que vale!

Continuas com problemas saíste porque? O serra lapa tem mais razão que tu .... :) eu digo é repito bcp quebrando os 0.047 tem target a 0.0640 activa um duplo fundo ... continua a dizer asneiras ... quando estavas dentro o bcp era o maior ... agora só vens no bota abaixo temos pena ... O comboio ainda agora arrancou se quiseres entrar na próxima carruagem entra se não queres não lamente ... :)

Cada vez que leio os teus comentários sinto que perdi o meu tempo, nota-se que andas cá há pouco tempo........ não se aproveita nada.

Registado: 5/12/2005 21:28

por paul_invest » 24/4/2016 0:28

PC05 Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Continua a manter-se válida a hipótese colocada há cerca de 10 dias.

Bcp a 0,05 espero antes do final do ano

Serra Lapa, essa hipótese é apenas uma entre centenas/milhares de hipóteses, e em relação à qual não é possível associar uma probabilidade de ocorrer ..... vale o que vale!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, caganixo7, fosgass2020, Luzemburg, MP65, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, trilhos2006 e 174 visitantes