BPI - Tópico Geral
Re: BPI - Tópico Geral
PIKAS Escreveu:frosasantos Escreveu: ...ainda rever em baixa o valor da OPA ...
Não há preço possível mais baixo que este.
Pelo CVM há duas opções para a formação do preço a propor e aplica-se a maior das duas. Ou um valor considerado justo ou a média ponderada das cotações nos últimos 180 dias. Ora, a oferta é, precisamente, pela média ponderada das cotações dos últimos 6 meses. Enquanto o valor atribuído pode ter a aleatoriedade que o oferente entender, isto é, pode oferecer o que lhe apetecer e que considere justo, a média é a média. É apenas somar o que se passou nos últimos 6 meses e dá um número e o número é aquele que apresentam: 1,11€. Não é aleatório, é este.
Cumprimentos,
caro Pikas, o meu pressuposto na pergunta (apenas uma hipótese/duvida)seria nos próximos n dias "assumir que irá tombar e que não faz a cotação disparar" e "ir comprando", consequentemente a média dos últimos 180 dias baixar, portanto legalmente podendo fazer o valor da possível oferta ainda menor.
mas pelo que percebi, por mais que descesse, 6% é muita fruta para não a fazer subir (eventualmente dependeria do período temporal).
- Registado: 4/9/2015 12:25
frosasantos Escreveu: ...ainda rever em baixa o valor da OPA ...
Não há preço possível mais baixo que este.
Pelo CVM há duas opções para a formação do preço a propor e aplica-se a maior das duas. Ou um valor considerado justo ou a média ponderada das cotações nos últimos 180 dias. Ora, a oferta é, precisamente, pela média ponderada das cotações dos últimos 6 meses. Enquanto o valor atribuído pode ter a aleatoriedade que o oferente entender, isto é, pode oferecer o que lhe apetecer e que considere justo, a média é a média. É apenas somar o que se passou nos últimos 6 meses e dá um número e o número é aquele que apresentam: 1,11€. Não é aleatório, é este.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Ulisses Pereira Escreveu:frosantos, para comprar 6% no mercado, mandando assim um bitaite sem qualquer rigor científico, isso faria a cotação subir uns 40%.
Abraço,
Ulisses
check, por isso mencionei o assumindo que a cotação iria tombar nos próximos dias e "ir comprando"! só não sabia se poderia legalmente o fazer.
obg
frosantos, para comprar 6% no mercado, mandando assim um bitaite sem qualquer rigor científico, isso faria a cotação subir uns 40%.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
alguém pode esclarecer o que impede o CB de ir comprando 6% no mercado (assumir que irá tombar e que não faz a cotação disparar) e, havendo desblindagem, ainda rever em baixa o valor da OPA uma vez que já terá mais de 50% e controlo do banco (a opa só é obrigatória quando se passa os 50%?)? julgo que com 50,001% e desblindagem o CB está-se nas tintas se lhe vendem, ou não, as acções. e até, pela informação prestada, os ratios ficam relativamente saudáveis se só levar até aos 50,1% do BPI. ou está, nesta posição actual, proibido de ir ao mercado?
O valor proposto pelo CB é a maior desilusão.
Bem sei que pretendem apenas 6% e consegui-los não deverá ser difícil já que há sempre entalados, assustados e por aí a fora que irão vender e com isso conseguem a maioria do capital do banco, ainda por cima a preço de saldo.
Por mim, não estou vendedor.
Bem sei que muitas vezes no decurso do processo acontecem revisões em alta do valor proposto, contra-opa's e outras tantas coisas.
Contra-opa vinda da IS acho quase impossível. Para além do nome dela estar na sargeta junto do BCE ( e quem manda aqui é Frankfurt ) e a atestá-lo estão até os dois administradores a quem não é concedida a idoneidade, não acho que ela tenha cash disponível para andar para a frente com umas boas centenas de milhões. Para a história da EFACEC já foi a CGD que se atravessou. Agora quem no setor financeiro lhe meteria essa massa na mão tendo o BCE do lado de lá e azedo?
Outra contra-opa acho também muito pouco provável porque a vir teria que ter origem num banco e qual é o banco que se quer atirar contra os espanhóis e também contra o BCE?
Contra-opa vinda de um banco angolano ou africano acho que era logo considerada uma afrontação ao BCE e levava logo com o martelo. Nem saia do papel...
Por isso, por mim, a este preço não levam as minhas.
Vamos mante-las e não acho difícil a cotação no mercado subir quando a agitação parar. E acho que com este preço não tem qualquer hipótese de mas obrigar a vender numa potestativa.
Mas não tenho dúvidas. Apesar de o preço proposto me deixar a ganhar ainda mais-valias de cerca de 10% ( qual é o depósito a prazo que rende isso? ) estou extremamente desiludido com o proposto.
Bom. Vamos à vida, que a morte é certa e isto é apenas dinheiro. Ganha-se mais, ganha-se menos, perde-se algum e no fim haja saúde e que sobre algum para um copo.
Cumprimentos,
Bem sei que pretendem apenas 6% e consegui-los não deverá ser difícil já que há sempre entalados, assustados e por aí a fora que irão vender e com isso conseguem a maioria do capital do banco, ainda por cima a preço de saldo.
Por mim, não estou vendedor.
Bem sei que muitas vezes no decurso do processo acontecem revisões em alta do valor proposto, contra-opa's e outras tantas coisas.
Contra-opa vinda da IS acho quase impossível. Para além do nome dela estar na sargeta junto do BCE ( e quem manda aqui é Frankfurt ) e a atestá-lo estão até os dois administradores a quem não é concedida a idoneidade, não acho que ela tenha cash disponível para andar para a frente com umas boas centenas de milhões. Para a história da EFACEC já foi a CGD que se atravessou. Agora quem no setor financeiro lhe meteria essa massa na mão tendo o BCE do lado de lá e azedo?
Outra contra-opa acho também muito pouco provável porque a vir teria que ter origem num banco e qual é o banco que se quer atirar contra os espanhóis e também contra o BCE?
Contra-opa vinda de um banco angolano ou africano acho que era logo considerada uma afrontação ao BCE e levava logo com o martelo. Nem saia do papel...
Por isso, por mim, a este preço não levam as minhas.
Vamos mante-las e não acho difícil a cotação no mercado subir quando a agitação parar. E acho que com este preço não tem qualquer hipótese de mas obrigar a vender numa potestativa.
Mas não tenho dúvidas. Apesar de o preço proposto me deixar a ganhar ainda mais-valias de cerca de 10% ( qual é o depósito a prazo que rende isso? ) estou extremamente desiludido com o proposto.
Bom. Vamos à vida, que a morte é certa e isto é apenas dinheiro. Ganha-se mais, ganha-se menos, perde-se algum e no fim haja saúde e que sobre algum para um copo.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
E será que a Isabelinha vai ficar de braços cruzados.
Será que ela vai entregar o BPI, assim sem mais nem menos?
IE os irmãos Violas, não se puderão juntar a ela, e lançarem uma contra OPA?
à Tantos SES, que o melhor mesmo é esperar.
Agora o CaixaBank, no minimo devia manter o valor da ultima OPA.
eu se fosse à CMVM, exigia-lhes isso.
abraços
Será que ela vai entregar o BPI, assim sem mais nem menos?
IE os irmãos Violas, não se puderão juntar a ela, e lançarem uma contra OPA?
à Tantos SES, que o melhor mesmo é esperar.
Agora o CaixaBank, no minimo devia manter o valor da ultima OPA.
eu se fosse à CMVM, exigia-lhes isso.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Será que o CB não sabia disto? Duvido. E oq ue vai a CMVM fazer?
Continua o imbróglio e a possivel OPA ainda vai ser anulada ou rectificada.
CaixaBank necessita de luz verde da CMVM para anunciar OPA
18/04/2016
A oferta pública de aquisição (OPA) que o CaixaBank pretende lançar sobre o BPI tem de ser autorizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) antes de ser publicado o anúncio preliminar da operação. Isto porque, de acordo com o Código de Valores Mobiliários, o mesmo investidor não pode lançar uma OPA antes de passarem 12 meses sobre o fim de uma oferta anterior.
Ora, a OPA que o CaixaBank lançou sobre o BPI em 2015 fracassou em Junho, não tendo ainda decorrido os 12 meses de período de nojo. No entanto, ao que o Negócios apurou, o grupo catalão já pediu autorização à CMVM para lançar nova OPA antes de passados os 12 meses sobre o fim da oferta anterior. O supervisor liderado por Carlos Tavares está a analisar o pedido. Oficialmente, a CMVM não faz comentários.
De acordo com o Código de Valores Mobiliários, "salvo autorização concedida pela CMVM para protecção dos interesses da sociedade visada ou dos destinatários da oferta, nem o oferente nem qualquer das pessoas que com este estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º [ou seja, cujos votos sejam imputados àquele investidor] podem, nos 12 meses seguintes à publicação do apuramento do resultado da oferta, lançar, directamente, por intermédio de terceiro ou por conta de terceiro, qualquer oferta pública de aquisição sobre os valores mobiliários pertencentes à mesma categoria dos que foram objecto da oferta ou que confiram direito à sua subscrição ou aquisição".
Para obter a necessária autorização da CMVM, o CaixaBank já entregou um requerimento junto do supervisor. Só depois de a entidade liderada por Carlos Tavares dar luz verde à operação é que o grupo catalão poderá publicar o anúncio preliminar da OPA ao BPI.(Notícia actualizada às 13:40)
Continua o imbróglio e a possivel OPA ainda vai ser anulada ou rectificada.
CaixaBank necessita de luz verde da CMVM para anunciar OPA
18/04/2016
A oferta pública de aquisição (OPA) que o CaixaBank pretende lançar sobre o BPI tem de ser autorizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) antes de ser publicado o anúncio preliminar da operação. Isto porque, de acordo com o Código de Valores Mobiliários, o mesmo investidor não pode lançar uma OPA antes de passarem 12 meses sobre o fim de uma oferta anterior.
Ora, a OPA que o CaixaBank lançou sobre o BPI em 2015 fracassou em Junho, não tendo ainda decorrido os 12 meses de período de nojo. No entanto, ao que o Negócios apurou, o grupo catalão já pediu autorização à CMVM para lançar nova OPA antes de passados os 12 meses sobre o fim da oferta anterior. O supervisor liderado por Carlos Tavares está a analisar o pedido. Oficialmente, a CMVM não faz comentários.
De acordo com o Código de Valores Mobiliários, "salvo autorização concedida pela CMVM para protecção dos interesses da sociedade visada ou dos destinatários da oferta, nem o oferente nem qualquer das pessoas que com este estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º [ou seja, cujos votos sejam imputados àquele investidor] podem, nos 12 meses seguintes à publicação do apuramento do resultado da oferta, lançar, directamente, por intermédio de terceiro ou por conta de terceiro, qualquer oferta pública de aquisição sobre os valores mobiliários pertencentes à mesma categoria dos que foram objecto da oferta ou que confiram direito à sua subscrição ou aquisição".
Para obter a necessária autorização da CMVM, o CaixaBank já entregou um requerimento junto do supervisor. Só depois de a entidade liderada por Carlos Tavares dar luz verde à operação é que o grupo catalão poderá publicar o anúncio preliminar da OPA ao BPI.(Notícia actualizada às 13:40)
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, Pata. Mas é escandaloso que neste processo até o Governo legisla e esconde o que legislou durante 2 dias, deixando Marques Mendes anunciá-lo.
Concordo.
E desconfio que se de facto existisse acordo essa "deliberação" não teria visto a luz do dia.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Sim, Pata. Mas é escandaloso que neste processo até o Governo legisla e esconde o que legislou durante 2 dias, deixando Marques Mendes anunciá-lo.
Os bancos portugueses vão ter até ao final do presente ano para acabar com os limites de voto inscritos nos estatutos, de acordo com o que disse o porta-voz do primeiro-ministro à Bloomberg.
Na quinta-feira passada, o Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que termina com o limite máximo aos direitos de voto numa empresa do sector financeiro, o que se aplica ao BPI: o CaixaBank tem 44,1% do capital do banco mas só vota por 20%, quase tanto quanto os 18,6% da Santoro, de Isabel dos Santos. Com a expectativa de não haver um acordo accionista, como ficou claro no fim-de-semana, o Governo avançou com o diploma para que haja um plano B.
Isto provavelmente explica a OPA. Sabendo isto, o la caixa aposta na opa já a a preços de saldo sabendo que a desblindagem vem a seguir independentemente da vontade da IS.
Hoje o CB está a apanhar uma cacetada em bolsa, como se previa
Acho que depois deste espetáculo degradante entre os dois maiores acionistas as coisas nunca mais irão ser bem sucedidas...
O CB aproveita a corrente e decide uma OPA a valores inferiores à anterior, mas mesmo assim não tão miserável como eu pensava que o fizesse...
Não acredito que as posições qualificadas vendam as suas participações a este preço
Mas, creio que o BPI será muito penalizado por todos os motivos sabidos e os pequenos investidores vão ter que desachar as suas ao melhor preço que conseguirem
Instabilidade gera instabilidade a dobrar, e instabilidade a dobrar gera pânico e desorganização totais...
O CB vai aproveitar-se disso, e mais uma vez os espanhóis irão comprar um banco português a preço de saldo...
Acho que depois deste espetáculo degradante entre os dois maiores acionistas as coisas nunca mais irão ser bem sucedidas...
O CB aproveita a corrente e decide uma OPA a valores inferiores à anterior, mas mesmo assim não tão miserável como eu pensava que o fizesse...
Não acredito que as posições qualificadas vendam as suas participações a este preço
Mas, creio que o BPI será muito penalizado por todos os motivos sabidos e os pequenos investidores vão ter que desachar as suas ao melhor preço que conseguirem
Instabilidade gera instabilidade a dobrar, e instabilidade a dobrar gera pânico e desorganização totais...
O CB vai aproveitar-se disso, e mais uma vez os espanhóis irão comprar um banco português a preço de saldo...
- Registado: 1/11/2015 12:47
Bancos têm até ao final do ano para acabar com limites de voto.
O diploma entra em vigor em Julho, de acordo com o que disse um porta-voz do primeiro-ministro à Bloomberg. Há um período transitório de seis meses, para que a desblindagem seja aprovada pelas várias empresas. O que pode arrastar o processo até ao final de 2016.
As condições para sucesso da Opa só começam a partir de 1 de julho... o que acontece à negociação das ações do bpi até lá?
O diploma entra em vigor em Julho, de acordo com o que disse um porta-voz do primeiro-ministro à Bloomberg. Há um período transitório de seis meses, para que a desblindagem seja aprovada pelas várias empresas. O que pode arrastar o processo até ao final de 2016.
As condições para sucesso da Opa só começam a partir de 1 de julho... o que acontece à negociação das ações do bpi até lá?
Até já estou a ver o filme:
Cenário 1: Caixabank ganha a OPA -> BCE dá logo mais tempo para resolver a situação de Angola. Tudo na boa.
Cenário 2: Accionistas rejeitam a OPA -> BCE inicia penalizações imediatas, desvalorizando o BPI. Próxima OPA: 1€.
Isto é das maiores palhaçadas que tenho visto, e já cá ando há bastante tempo
pensava que com o Banif a coisa tinha atingido o fundo, mas não.
Cenário 1: Caixabank ganha a OPA -> BCE dá logo mais tempo para resolver a situação de Angola. Tudo na boa.
Cenário 2: Accionistas rejeitam a OPA -> BCE inicia penalizações imediatas, desvalorizando o BPI. Próxima OPA: 1€.
Isto é das maiores palhaçadas que tenho visto, e já cá ando há bastante tempo

Uma das coisas que acho fantástico é que saibamos via comentadores que algo foi aprovado num Conselho de Ministros.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
'
Momento de nostalgia
:
BCP sobe preço da OPA ao BPI para 7 euros
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html
Momento de nostalgia

BCP sobe preço da OPA ao BPI para 7 euros
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html
UriDarn Escreveu:Há uma coisa que não percebo então, em Fevereiro de 2015 o CaixaBank lança uma OPA no valor de 1.329. Quando á coisa de 15 dias na altura tinha saído isto. "BPI fecha 2014 com um prejuízo de 161,6 milhões". Agora passado 1 ano e picos e com os ultimos resultados de, "BPI regressa aos lucros em 2015, com ganho de 236,4 milhões de euros" lança uma OPA de 1,113. É assim isto eu digo é mesmo um descrédito total em tudo, no banco de portugal que fazem o que lhes mandam, do PM que fazem o que lhes mandam. E realmente isto para os espanhóis é mesmo a risota total, é mesmo gozar com os burros dos portugueses á força toda e aproveitar....Esta OPA a este preço só indica mesmo uma coisa, CaixaBank a dizer que em Portugal não há ninguém que mande no país. Quem manda é o BCE.
Por acaso isto passa das marcas. Ainda bem que temos um PM que é um "habilidoso negociador", um PR cheio de "afectos" e um governo que se farta de "fazer voz grossa em Bruxelas"

Com este novo cenario a IS fica numa posição muito mais fragilizada. Se a OPA avançar o CB terá apenas de conquistar os pequenos accionistas e conseguir os 6% que lhe faltam, ou secalhar nem precisa dos pequenos acionistas, basta aliciar a Allianz que detem 8,42% e fica dono e senhor do BPI.
Foi uma má jogada da Santoro no entanto preve-se que a angolana não venda qualquer posição, o que fará no futuro um clima pouco simpatico entre accionistas. Pode ser o principio do fim do BPI como o conhece-mos.
Foi uma má jogada da Santoro no entanto preve-se que a angolana não venda qualquer posição, o que fará no futuro um clima pouco simpatico entre accionistas. Pode ser o principio do fim do BPI como o conhece-mos.
Na bolsa
Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Acho que o CaixaBank se esta a precipitar.
1º porque foi ele que vendeu as acções a Isabelinha em primeiro lugar, e obviamente por alguma coisa foi!
2º Porque Nunca quis desbloquear estatutos para evitar que outros fizessem o que ele quer fazer agora!
3º Esta a avançar com uma OPA sem os estatutos estarem desbloqueados , logo a OPA não serve para nada até que eles o sejam, e isso demora meses.
4º Esta a pagar pouco , logo dever ter acordo com os Violas e ou a Allianz e só quer é que os outros vendam barato
1º porque foi ele que vendeu as acções a Isabelinha em primeiro lugar, e obviamente por alguma coisa foi!
2º Porque Nunca quis desbloquear estatutos para evitar que outros fizessem o que ele quer fazer agora!
3º Esta a avançar com uma OPA sem os estatutos estarem desbloqueados , logo a OPA não serve para nada até que eles o sejam, e isso demora meses.
4º Esta a pagar pouco , logo dever ter acordo com os Violas e ou a Allianz e só quer é que os outros vendam barato
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pata-hari Escreveu:Joca601 Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Seria interessante os Violas pronunciarem-se.
Acredito que mais para a frente, com a desblindagem dos estatutos garantida e em vigor, possa haver uma revisão do preço para cima.
Espero é que de uma vez por todas não continuem a dizer que a IS é uma empresária astuta.
O sucesso da Opa está condicionado a + 50% do capital... por isso o CB só tem de adquirir mais 6% para ficar com mais de 50% do capital, parece tarefa fácil.
Porquê 50%? a deslindarem não era só aprovada com 75% dos votos? era assim no ano passado, mudou?
Muda a partir do momento em que seja promulgado pelo PR o diploma assinado pelo governo de desbloqueio do limite de votos acima de 20% do capital, o sucesso da Opa para o CB em termos de controlo significa pelo menos +50%.
pata-hari Escreveu:Joca601 Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Seria interessante os Violas pronunciarem-se.
Acredito que mais para a frente, com a desblindagem dos estatutos garantida e em vigor, possa haver uma revisão do preço para cima.
Espero é que de uma vez por todas não continuem a dizer que a IS é uma empresária astuta.
O sucesso da Opa está condicionado a + 50% do capital... por isso o CB só tem de adquirir mais 6% para ficar com mais de 50% do capital, parece tarefa fácil.
Porquê 50%? a deslindarem não era só aprovada com 75% dos votos? era assim no ano passado, mudou?
acho que ele está a referir-se ao sucesso da OPA estar condicionado(um dos pontos) ao CB ficar com uma participação superior a 50% do capital. não se está a referir a +50% para desblindar porque a desblindagem só é aprovada com 75%+ (ou 66,6, não tenho a certeza). mas com futurologia, e sendo por decreto aniquilada a desblindagem, o CB só precisa de 6% para ficar com mais de 50% e controlo do BPI. portanto é fácil conseguir 6% de accionistas a venderem.
acho que é isto que se refere
Joca601 Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Seria interessante os Violas pronunciarem-se.
ativo Escreveu:ativo Escreveu:Tenho a impressão de que, desta vez, o preço oferecido pela OPA, por cada ação, será inferior a 1,329 euro que foi o preço oferecido pela anterior OPA lançada pelo Caixabank sobre o BPI.
Natal só em dezembro e a Páscoa já foi!
voodoo... tu até mencionaste que as negociações iam falhar completamente, que iria haver desblindagem "forçada" permitindo uma OPA baratinha, que os prazos iam ser ultrapassados, etc. basicamente acertaste em cheio neste plano B, daí o valor ser inferior...
ou então mandaste uma opinião (que eu também mandei e assumi que o preço seria inferior pois acharia que a cotação teria trepado mais) que por acaso, e até ao momento, se concretizou. mas tens muitos outros posts onde estás errado mas que já não fazes quote . basicamente cravas o prego sempre que tens a oportunidade em quem já está moribundo (e não é só de hoje) e o grave disso é que te dá gozo. não me refiro a mim, porque e como mencionei, neste momento estou "freerolling" no BPI, mas há muitos aqui possivelmente entalados que não querem estes comentários. se queres continuar é ao teu critério e da moderação.
ativo Escreveu:Tenho a impressão de que, desta vez, o preço oferecido pela OPA, por cada ação, será inferior a 1,329 euro que foi o preço oferecido pela anterior OPA lançada pelo Caixabank sobre o BPI.
Natal só em dezembro e a Páscoa já foi!

Quem está ligado: