Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 4/3/2016 16:38

bluestock Escreveu:Amigo Chico,
Enumeraste, sinteticamente, as vantagens e desvantagens do open space ... e não te esqueceste do problema do excesso de CO2, mas para mitigar este problema podemos colocar umas plantas verdes com uma grande área foliar e também umas colegas giras novas parecidas com jovens flores a desabrochar na primavera, porque aquelas que já desabrocharam sabem mais do que nós, para nos despertar todos os sentidos, uma vez que o excesso de CO2 dá sonolência. :lol: :-"

Felizmente, nunca estive num open space , mas em contrapartida não deixo de lamentar o espaço exíguo do meu 1º gabinete em que até para mudar de ideias tinha que vir para o exterior. :lol: :lol:

Blue

Essas flores viçosas que falas também libertam CO2, tendo a agravante de nos acelerar o ritmo..... aumentando dessa forma o consumo de O2 e libertação de CO2 da nossa parte 8-)

Por outro lado então é que não se trabalhava nada de jeito, andaria-se sempre aos recados para o open space onde a flor estivesse :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Rick Lusitano » 4/3/2016 16:25

bluestock Escreveu:Quanto à Ásia, eu acho que este ano a Tailândia e a Indonésia estão a começar a fazer uma regressão para a média dos retornos históricos de longo prazo e assim voltarem a ser o que já foram: os 2 países com maiores retornos na Ásia.
Quanto às catástrofes naturais, há uns anos atrás quando a Tailândia teve das maiores cheias, a seguir, com o investimento público massivo para recuperar as infraestruturas e estruturas danificadas, a bolsa da Tailândia disparou, porque a economia foi dinamizada com a alavancagem reprodutível do investimento público.

E o Vietname e as Filipinas? Não estão a bombar mais, do que esses gigantes, nos últimos anos? :wink:

Também estavam mais atrasados economicamente do que o núcleo mais desenvolvido dos ASEAN (Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia), logo a possibilidade de crescimento era maior, pois tinham mais margem de progressão.

Penso que as catástrofes naturais (incluindo as que são provocadas directamente ou indirectamente pelo ser Humano), são cíclicas. Por isso, acho (sem qualquer factos científicos a comprovar, é um puro bitaite), que quando existe um grande período de calmaria, a probabilidade de uma catástrofe natural aumenta, ou seja, a probabilidade aumenta, com o aumento do período de calma.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Bucks » 4/3/2016 16:17

Ora, aí está explicada a minha questão quanto às acções e bonds brasileiras 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

Brasil

por Rick Lusitano » 4/3/2016 16:09

E digo mais: :lol:

Seeking Alpha - Brazil set to rally further as police detain Lula (Mar 4 2016, 07:20 ET)
http://seekingalpha.com/news/3163436-brazil-set-rally-police-detain-lula
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por bluestock » 4/3/2016 15:32

O efeito da investigação ao Lula:

Capturar 3.PNG
Capturar 3.PNG (28.31 KiB) Visualizado 6879 vezes

Capturar 4.PNG
Capturar 4.PNG (26.15 KiB) Visualizado 6879 vezes
Em vez de seguires o mercado no presente, faz com que ele te siga a ti no futuro, através do teu investimento do tipo contrarian, porque só comprando barato, quando a grande maioria está a vender, é que podes tomar um grande ganho futuro.

Toma um ganho antes que a perda tome conta de ti.

A evolução do buraco da nossa dívida externa está em contraciclo com o buraco do ozono, uma vez que este está em regressão, enquanto que o nosso buraco está a ficar uma grande cratera. Conclusão: o controlo da nossa dívida externa é um processo mais estratosférico do que o controlo do buraco do ozono.

Registado: 8/1/2016 22:25

por bluestock » 4/3/2016 15:16

Amigo Chico,
Enumeraste, sinteticamente, as vantagens e desvantagens do open space ... e não te esqueceste do problema do excesso de CO2, mas para mitigar este problema podemos colocar umas plantas verdes com uma grande área foliar e também umas colegas giras novas parecidas com jovens flores a desabrochar na primavera, porque aquelas que já desabrocharam sabem mais do que nós, para nos despertar todos os sentidos, uma vez que o excesso de CO2 dá sonolência. :lol: :-"

Felizmente, nunca estive num open space , mas em contrapartida não deixo de lamentar o espaço exíguo do meu 1º gabinete em que até para mudar de ideias tinha que vir para o exterior. :lol: :lol:
Em vez de seguires o mercado no presente, faz com que ele te siga a ti no futuro, através do teu investimento do tipo contrarian, porque só comprando barato, quando a grande maioria está a vender, é que podes tomar um grande ganho futuro.

A evolução do buraco da nossa dívida externa está em contraciclo com o buraco do ozono, uma vez que este está em regressão, enquanto que o nosso buraco está a ficar uma grande cratera. Conclusão: o controlo da nossa dívida externa é um processo mais estratosférico do que o controlo do buraco do ozono.

por Poseidono » 4/3/2016 13:45

Bom dia a todos,

Comecei a seguir este tópico há algum tempo, porque o mundo dos fundos de investimento sempre me fascinou um pouco.
Desde já queria agradecer a todos o conhecimento que partilham todos os dias, que tem sido uma grande ajuda.

Encontro-me neste momento a planear um portfolio, onde investir algumas das minhas poupanças uma vez que as taxas de juro andam pela rua da amargura.
Como ainda me considero bastante verde, o objetivo seria começar com um valor baixo e fazer ajustes trimestralmente à medida que ia aprendendo ou conhecendo melhor o meu nível de risco.

Como bases para a criação deste portfolio queria assumir um risco mais baixo, tendo uma distribuição 80%/20% em obrigações/acções e em que os valores de adesão ou incremento fossem baixos.
Os fundos teriam que ser em EUR, por uma questão de comissões. São um mundo que ainda não domino e não me queria atirar já de cabeça.
O investimento final teria uma janela temporal de 4/5 anos.

Com esse intuito e depois de analisar os fundos do banco com que trabalho cheguei a esta lista de fundos.
https://drive.google.com/open?id=0B2Y9pEjFkxrzMXNocmpVUFRKc2c

As alocações seriam:
20.2% - LU0227385266 - Nordea-1 Stable Return Fund E EUR
23.8% - LU0355584037 - JPMorgan Funds - EU Government Bond D (acc) - EUR
20.2% - LU0173776989 - Nordea-1 European Covered Bond Fund E EUR
22.3% - LU0188151251 - Franklin Euro Government Bond Fund N(acc)EUR
13.5% - LU0583242994 - MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR

O que pretendia com esta carteira era ter para já fundos com DP baixos e que têm tido boas performances, com excepção do "MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR" que acaba por ser o factor de risco nesta carteira (quero testar a minha tolerância ao risco)

Dúvidas:
- Tentei diversificar, mas sinto que estou muito focado no USA. Do ponto de vista da diversificação não sei se será boa ideia.

- Optei pelo fundo "MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR" como mais “agressivo” porque tem tido bons resultados. Não sei se teriam outra sugestão.

- Escolhi apenas 5 fundos, e fiquei sempre com a sensação que são poucos. Mas ao mesmo tempo sei que não tem tanto a ver com a quantidade mas com a diversificação.

- Tenho dois fundos de "Obrigações Gov." o que os torna muito correlacionáveis e não sei se fará sentido. A opção para mim seria substituir o Franklin pelo "JPMorgan Funds - EU Government Bond D (acc) - EUR", na qual a correlação é menor e também apresenta bons resultados.

Sei que foi um texto longo, com várias dúvidas, e não querendo abusar será que me podia dar uma ajuda?
Muito obrigado! :)
Editado pela última vez por Poseidono em 4/3/2016 17:55, num total de 2 vezes.

Registado: 18/2/2016 19:20

por chico_laranja » 4/3/2016 12:45

bluestock Escreveu:Amigo Rick,

Nos teus grupos de reflexão podias lançar o seguinte tema para discussão:

Haverá alguma correlação entre um espaço exíguo de um pequeno gabinete confinado e a fraca produção de ideias brilhantes?

No meu caso pessoal, houve uma correlação positiva entre a pequena área do meu 1º gabinete e a produção de ideias, tanto mais que, então, para alavancar ideias no sentido de as tornar brilhantes, normalmente, tinha que passar do indoor para o outdoor do gabinete, tal era o espaço exíguo do mesmo, e, por vezes, até para mudar de ideias tinha que vir para o exterior do gabinete. Ainda dizem que as ideias não ocupam lugar ... mais um ditado falso. :lol: 8-) :mrgreen:

A moda arquitetónica de criar open spaces como multi-gabinetes com divisórias flexíveis e movíveis, será que é a resposta às paredes rígidas dos clássicos gabinetes individuais exíguos por forma a dar mais espaço às ideias mais brilhantes que um utente pode ter em relação ao colega do lado que partilha o open space e assim ocupar parte do espaço dele, uma vez que as divisórias são movíveis, ou, pelo contrário, o open space foi criado com o objetivo dos utentes se vigiarem mutuamente e assim serem melhor controlados? :twisted:

Acho que o nosso amigo Alquimista nos podia ajudar na discussão desta temática ... :mrgreen:

É bem mais simples o processo dos open space (e trabalho num :wall: ).

Consegues aumentar a densidade de ocupação do espaço. Num andar com gabinetes consegues colocar 50 colaboradores, convertendo para open spaces consegues aumentar a ocupação/disponibilidade para colocar lá 70 colaboradores.

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens e algumas não são fáceis de colocar na folha de Excel da gestão.
Vantagens
- Densidade de lugares de trabalho por m³.
- Maior vigilância por parte das chefias (referida por ti) - Mixed feelings
- Maior facilidade de cooperação dentro de equipas
- Menos custos de infrastruturas pois são menos paredes a construir.

Desvantagens
- Parecemos gado ao monte
- Maior vigilância por parte das chefias (referida por ti) - Mixed feelings
- Alguns acabam por ter posições que naturalmente são incómodas (estar de costas para o resto das pessoas, virado para uma parede e com pessoas a ver o que fazes pelas tuas costas é sempre desconfortável e vive-se em plena desconfiaça - "será que está a ver que estou na net ou que estou no projecto A para desenrascar o colega X quando a ordem é prioridade máxima para o Projecto B?")
- Mais barulho
- Maiores conflitos por causa de efeitos ambientais no espaço (Luz, Ar Condicionado, abertura de janelas)
- Pior qualidade do ar pois para o mesmo volume de ar do andar tens mais pessoas a respirar e mais PC's a moer - Este ponto aqui é terrível principalmente a partir das 14-15h - Principalmente se houve reconversões de edificios antigos e a renovação de ar não acompanha este aumento de geradores de CO2.

Como se pode ver as desvantagens nenhum aparece directamente num excel mas as vantagens estão lá :evil:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por bluestock » 3/3/2016 23:45

O Alquimista Escreveu:
Quem é bom até a dormir pensa bem.

Eu diria então que convém dormir num quarto amplo e arejado, de modo a que o cérebro pensador não se sinta confinado e com falta de ar.

Nota: Acrescentei um parágrafo no meu post anterior sem ter visto previamente o teu post posterior.

por O Alquimista » 3/3/2016 23:17

bluestock Escreveu:Amigo Rick,

Haverá alguma correlação entre um espaço exíguo de um pequeno gabinete confinado e a fraca produção de ideias brilhantes?

No meu caso pessoal, houve uma correlação positiva entre a pequena área do meu 1º gabinete e a produção de ideias, tanto mais que, então, para alavancar ideias no sentido de as tornar brilhantes, normalmente, tinha que passar do indoor para o outdoor do gabinete, tal era o espaço exíguo do mesmo, e, por vezes, até para mudar de ideias tinha que vir para o exterior do gabinete. Ainda dizem que as ideias não ocupam lugar ... mais um ditado falso. :lol: 8-) :mrgreen:

Acho que o nosso amigo Alquimista nos podia ajudar na discussão desta temática ... :mrgreen:

Quem é bom até a dormir pensa bem.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por bluestock » 3/3/2016 20:51

Amigo Rick,

A moda arquitetónica de criar open spaces como multi-gabinetes com divisórias flexíveis e movíveis, será que é a resposta às paredes rígidas dos clássicos gabinetes individuais exíguos por forma a dar mais espaço às ideias mais brilhantes que um utente pode ter em relação ao colega do lado que partilha o open space e assim ocupar parte do espaço dele, uma vez que as divisórias são movíveis, ou, pelo contrário, o open space foi criado com o objetivo dos utentes se vigiarem mutuamente e assim serem melhor controlados? :twisted:

Editado pela última vez por bluestock em 4/3/2016 10:21, num total de 2 vezes.

por bluestock » 3/3/2016 19:35

bucks Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
bucks Escreveu:Toca a animar, estou com feeling que que este ano as bolas vão sambar :mrgreen:

Oi?! :shock: :mrgreen:

Bolsas, bolsas :lol: A lingua portuguesa é muito traiçoeira...

Neste caso, para quem tem big balls, sambam as bolsas e as "bolas". Se as "bolas" não sambarem de alegria, como é que depois o "mercado" emergente desenvolve a fase do upside? :lol: :lol: :-" :-"

por bluestock » 3/3/2016 18:49

Rick Lusitano (New) Escreveu:Blue,

Ando para te perguntar, há dias:

a) Achas que investir na Bolsa do Reino Unido, é uma boa aposta especulativa, face á ameaça de Brexit em Junho? (GBP mais fraca, actualmente, por exemplo)

b) O perigo de catástrofes no Sudeste Asiático, não traz riscos acrescidos? Principalmente para quem não aproveita estas catástrofes quando acontecem, para entrar a preços mais baixos. (Penso que esta semana, houve um sismo com o epicentro perto da Indonésia, pais de mil e uma ilhas, com aviso de possível Tsunami.)

Com a especulação do Brexit, a moeda GBP (libra esterlina) desvalorizou face ao EUR desde o inicio do passado mês de dezembro até 25 de fevereiro, a partir desta data até ontem deu-se uma inversão com a GBP a valorizar face ao EUR e hoje a GBP já está a desvalorizar.
A meu ver não vai haver nenhum Brexit e a moeda GBP não desvalorizou o suficiente para se entrar pelo fator cambial, tanto que acho que o mercado do forex já antecipou que a Grã-Bretanha não vai sair da União Europeia.

Quanto à Ásia, eu acho que este ano a Tailândia e a Indonésia estão a começar a fazer uma regressão para a média dos retornos históricos de longo prazo e assim voltarem a ser o que já foram: os 2 países com maiores retornos na Ásia.
Quanto às catástrofes naturais, há uns anos atrás quando a Tailândia teve das maiores cheias, a seguir, com o investimento público massivo para recuperar as infraestruturas e estruturas danificadas, a bolsa da Tailândia disparou, porque a economia foi dinamizada com a alavancagem reprodutível do investimento público.

por Bucks » 3/3/2016 18:04

Rick Lusitano (New) Escreveu:
bucks Escreveu:Toca a animar, estou com feeling que que este ano as bolas vão sambar :mrgreen:

Bolsas, bolsas :lol: A lingua portuguesa é muito traiçoeira...

por Rick Lusitano » 3/3/2016 17:09

Chico,

Vi que me perguntaste sobre uns fundos da ComStage, ainda não os analisei. Em principio, só vou ter tempo, para ler e responder no fim-de-semana. Eu leio na vertical, o fórum, e tento responder, aos posts mais fáceis de responder, durante a semana. :wink:

por Rick Lusitano » 3/3/2016 17:04

Blue,

Ando para te perguntar, há dias:

a) Achas que investir na Bolsa do Reino Unido, é uma boa aposta especulativa, face á ameaça de Brexit em Junho? (GBP mais fraca, actualmente, por exemplo)

b) O perigo de catástrofes no Sudeste Asiático, não traz riscos acrescidos? Principalmente para quem não aproveita estas catástrofes quando acontecem, para entrar a preços mais baixos. (Penso que esta semana, houve um sismo com o epicentro perto da Indonésia, pais de mil e uma ilhas, com aviso de possível Tsunami.)

por Rick Lusitano » 3/3/2016 16:58

por bluestock » 3/3/2016 16:08

bucks Escreveu:Já tive o Amundi Thailand no ano passado e aquilo parecia uma montanha-russa, e agora entrei no Jpm Turkey D :lol:

Dentro dos emergentes, a Tailândia não tem nada a haver com o Brasil, por exemplo, aonde podemos levar com retornos negativos durante 3 anos seguidos, e aqui sim pode-se justificar resgatar a perder mais de 2 dígitos, como aconteceu comigo quando apostei na derrota da Dilma e falhei, mas na Tailândia ou na Turquia (bastante mais volátil que a Tailândia) não se justifica resgatar a perder acima de 10%, isto porque costuma haver o rebuond do mercado acionista no prazo de 1-1.5 anos.

O país emergente aonde perdi, percentualmente, mais dinheiro, foi no Brasil, mas também foi aqui que tive os maiores lucros dos emergentes. Apesar dos ativos estarem baratos e o real estar subvalorizado face ao USD ou EUR, o Brasil, para já, será dos últimos dos emergentes a ir para lá, devido á falta de credibilidade da classe politica e à corrupção reinante num país sem reino.

por bluestock » 3/3/2016 15:44

EM Stocks Are Just Plain Cheap. February 29, 2016

Regardless of the valuation metric one chooses to look at it, the story is the same: EM stocks are cheap. EM stocks have fallen so far that 2009 valuation lows are starting to be challenged. Case in point, on a price to cash flow basis EM stocks are trading at lower multiple today than they were in 2009 (granted just a hair lower). This is important because EM stocks are doing a better job than ever in creating free cash flow. The GKCI EM Index is currently trading at a juicy 11.82% free cash flow yield.

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (170.35 KiB) Visualizado 7145 vezes

Capturar 2.PNG
Capturar 2.PNG (196.39 KiB) Visualizado 7145 vezes

http://www.advisorperspectives.com/comm ... lain-cheap

por Bucks » 3/3/2016 15:18

É impressão minha ou tem havido um melhoramento nas bonds brasileiras? Até se sente nas acções... E já tinha uma quebra contínua a mais de 1 ano...

por Bucks » 3/3/2016 15:06

Já tive o Amundi Thailand no ano passado e aquilo parecia uma montanha-russa, e agora entrei no Jpm Turkey D :lol:

por bluestock » 3/3/2016 12:17

Do grupo dos melhores retornos YTD de fundos da Ásia, vem a Indonésia e depois ligeiramente inferior vem a Tailândia:

Capturar 1.PNG
Capturar 1.PNG (31.11 KiB) Visualizado 7197 vezes

Conforme se pode ver no quadro acima, o melhor fundo YTD para o retalho é o do HSBC com 10.67%, enquanto que o melhor fundo do retalho a 1 e 3 anos, que é o Templeton A USD, tem apenas 7.03% YTD (menos 51.78% que o do HSBC) e apresenta 3 estrelas como todos os outros fundos com exceção do HSBC que tem apenas 1 estrela.

Então como é que o fundo menos estrelado está a ter a melhor performance YTD?
A resposta tem a ver com isto: em 2015, o fundo do HSBC teve -16.4% e o do Templeton foi de -5.2%; o rácio P/E do HSBC é de 13.09, enquanto do Templeton é de 15.11, pelo que o fundo do HSBC apresenta os ativos mais baratos que o Templeton, logo em 2016 o fundo do HSBC tem mais margem de expansão.

O investimento nos mercados emergentes deve ser por períodos curtos de 1-1.5 anos, entrando no contraciclo acionista em que os ativos estão baratos e depois sair passados 1-1.5 anos na fase de maturação do ciclo acionista quando os ativos já começam a ficar caros.

Para que o investimento da nossa carteira possa ser otimizado é necessário aproveitar as divergências de contraciclos e ciclos acionistas entre os países desenvolvidos e os mercados emergentes. Esta é que é teoricamente a melhor estratégia e tática do investimento, que se resume a isto: entrar nos mercados onde os ativos estejam baratos, depois sair na fase de maturação quando os mesmos já começam a ficar caros, e depois saltar para outros mercados em contraciclo com este que apresentem ativos com preços baratos ou mais atraentes, e assim sucessivamente ao longo do tempo.

O que é que o pessoal mais receoso, menos esclarecido e aparentemente mais avesso ao risco costuma fazer, mas que depois acaba por incorporar mais risco e menos retornos na sua carteira: entrar tarde de mais na fase altista, com a onda já demasiado desenvolvida, e depois sair tarde de mais com o sell-off de pânico já em curso. Que tipo de investimento é este? É um investimento errado e o contrário do investimento exposto no parágrafo anterior, correspondente à otimização dos retornos.

por w00zy » 3/3/2016 10:13

bucks Escreveu:Gold Price Falls as US Economy Picks Up

Read more: http://sputniknews.com/business/2016030 ... z41pMIoKre

Imagem

Registado: 28/4/2014 12:59

por Bucks » 3/3/2016 9:40

Gold Price Falls as US Economy Picks Up

Read more: http://sputniknews.com/business/2016030 ... z41pMIoKre

por bluestock » 2/3/2016 22:39

O índice NASDAQ da biotecnologia teve um ganho de +5.34% nos últimos dias 1 e 2 de março:

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (40.38 KiB) Visualizado 9226 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 117 visitantes