Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 5/2/2016 16:29

Goldendust Escreveu:OE estado aprovado por Bruxelas....está explicada a subida.

Engraçado, então este orçamento não é aquele que penaliza muito a banca? Aquele que justificou as quedas recentes? :D

É por isso que eu sempre defendi que investir a olhar para notícias é uma tarefa completamente ineficaz! É por isso que me sinto tão mais seguro a olhar para os gráficos! :wink:

Queres ver que é desta que o BCP inverte no curto prazo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 5/2/2016 16:26

Investbem Escreveu:Certo Artista, também não falei para ti, mas de forma geral. O que disse foi que o que referiste para quem está dentro, pode aplicar-se precisamente o inverso para quem está fora, não deve, a meu ver, haver dois pesos e duas medidas.

Eu percebi o que quiseste dizer, mas o que tentei frisar é que uma coisa não é oposta da outra... quem tem BCP obviamente acredita que ele não será nunca outro Bes ou Banif, mas isso não quer dizer que quem não tem acredita que seja, ou que esteja a tentar convencer-se de que é. Isso pode ser verdade para um pequeno grupo de investidores mas não me parece sequer que isso seja representativo ou importante.

Investbem Escreveu: Além disso não te podes esquecer que há investidores, e alguns com grande sucesso, extremamente agressivos e com uma exposição constante ao risco. Quando aqui falamos, não sabemos quem está do outro lado pelo que escreve, cada um so escreve o que lhe apetece.

Sim, isso é verdade (ou deve ser) duvido é que alguém consiga ter sucesso nos mercados sendo muito agressivo sem ter uma estratégia bem definida... e o que vejo por aqui não é nada disso.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Goldendust » 5/2/2016 16:22

OE estado aprovado por Bruxelas....está explicada a subida.

Registado: 12/5/2015 16:47

por artista_ » 5/2/2016 16:14

frosasantos Escreveu:naosei, le o post no blog do artista onde salvo erro despachou-as em mínimos e depois elas escalaram há uns anos. o teu exemplo de frustração já ele o teve e superou-o. e agora não anda "ai mae ai mae" com accoes do BCP atrás como muitos andam, eu incluído!

Despachei cerca de 1/4 do que tinha na altura a 1,25 quando os mínimos relativos desses anos (2003) foi de 1,24. pior que isso vendi tudo o resto entre os 2,5 e os 3 euros assumindo a maior perda que alguma vez tive na bolsa (tinhs os títulos na casa dos 4 euros mas era uma posição relativamente grande). Ainda assim tive muita sorte, o BCP recuperou parcialmente e as perdas, sendo grandes, não foram astronómicas, e nessa recuperação dos mercados ganhei muito noutros títulos e mais que compensaram as perdas no BCP... já o disse várias vezes, a crise de 2000/2003 foi uma brincadeira comparada com o que se tem passado depois de 2008, felizmente para mim, caso contrário muito provavelmente teria tido perdas de que não recuperaria numa mais... mas é preciso aprender alguma coisa para saber lidar com isto, caso contrário somos presas fáceis num mercado com o português. Hoje tenho apenas uma pequena parte do capital na corretora onde invisto em ações, onde neste momento estou quase 100% líquido, tenho apenas uma pequena posição em EDP, menos de 1/10 da carteira investido! Não há pressa, há muito que aprendi que a segurança é algo impagável nos mercados, tanto para a nossa carteira como para a nossa saúde!

por Investbem » 5/2/2016 16:12

artista_ Escreveu:
Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:
A questão é apenas uma, vale a pena o risco? Como é que sabes que não é nenhum BES nem nenhum Banif?! Eu também espero bem que não, os contribuintes já meteram dinheiro a mais na banca, mas não sou capaz de colocar um único chavo em algo com tanto risco... no teu caso, quanto é que precisa de subir para não perderes? Quando dizem que não é nenhum Bes nem Banif eu fico com a ideia que se estão mais a autoconvencer que outra coisa!

Também pode ser visto por outro prisma, quem defende ou põe a possibilidade de ser outro BES ou outro BANIF, se estar a autoconvencer para justificar o medo que têm de entrar.

Há uma grande diferença que tem sido aquela em que tenho insistido. Essa diferença é a da exposição ao risco, quem não tem não está exposto a eles. E no meu caso particular isso não é de todo verdade, eu não preciso de me convencer de nada, não invisto em títulos com tendência de queda, ponto final, não preciso saber se o BCP é outro Bes ou Banif, isso é-me completamente indiferente. A questão é ao contrário, eu nunca disse que era ou não era, apenas pergunto a quem aqui diz que não é se tem a certeza disso?! Obviamente que não têm e estão a expor-se a riscos elevados...

Certo Artista, também não falei para ti, mas de forma geral. O que disse foi que o que referiste para quem está dentro, pode aplicar-se precisamente o inverso para quem está fora, não deve, a meu ver, haver dois pesos e duas medidas. Além disso não te podes esquecer que há investidores, e alguns com grande sucesso, extremamente agressivos e com uma exposição constante ao risco. Quando aqui falamos, não sabemos quem está do outro lado pelo que escreve, cada um so escreve o que lhe apetece.
Editado pela última vez por Investbem em 5/2/2016 16:17, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Fred_Invest » 5/2/2016 16:02

naosei, le o post no blog do artista onde salvo erro despachou-as em mínimos e depois elas escalaram há uns anos. o teu exemplo de frustração já ele o teve e superou-o. e agora não anda "ai mae ai mae" com accoes do BCP atrás como muitos andam, eu incluído!

Registado: 4/9/2015 12:25

por artista_ » 5/2/2016 15:52

NaoSei Escreveu:Goldendust, esses alertas na minha opinião devem partir do teu raciocínio e não pelo que lês/ouves fundamentado apenas em desenhos.
O Artista Romeno, faz um trabalho de Casa Fundamental.

Desenhos esses que têm mantido fora ou curtos aqueles que os seguem desde que o BCP estava na casa dos 7/8 cêntimos...

NaoSei Escreveu:Mas um Grafico em queda pode mostrar que é descendente, mas para vender por imaginar que pode cair mais, só devemos faze-lo se definimos na nossa estratégia o ponto a que desistimos de longo ou invertemos a estratégia.
agora indicar aos outros para as vender porque o gráfico cai?

Eu nunca disse que deviam vender apenas disse que numa tendência de queda as probabilidades de cair são maiores... e não o digo desde ontem, digo-o desde que saí, a valores a rondar os 11 cêntimos!

NaoSei Escreveu:se tens acoes que compraste na casa dos 0,08 e vendes porque te alertam que é melhor vender..... e as vendes na casa dos 0,03...imagina o teu nível de frustração se elas invertem de repente.

Eu nunca disse para venderem mas sei que a frustração que podem ter se isso acontecer seria/será grande. Convém no entanto identificar o erro que certamente não estará na venda agora mas antes no deixar avolumar as perdas anteriormente.

NaoSei Escreveu:, se elas invertem que alerta foi o que quem te disse que o melhor era vender?, não poderá ter sido teres cometido o teu maior erro? venderes contra todo o teu raciocínio e acreditares nos outros quando estavam eles errados?
apenas porque no gráfico estava em queda?
e tu quando entraste, não achaste que o BCP valia isso, e caiu na onda da especulação?

A questão é mesmo esta, porque é que entraram? Será que fizeram uma avaliação correta ao fazê-lo?! Se sim, se têm segurança em manter as posições pois acho que o devem fazer... o problema é que dificilmente alguém aqui a tem!

NaoSei Escreveu:é sobre isto que deves pensar e não sobre o que te dizem só porque se olha para um gráfico. senão era tudo muito fácil era todos entrarmos a vender, porque o gráfico mostra queda.

A análise do gráfico é apenas uma perspetiva das coisas, ninguém é obrigado a segui-la... o problema é que as alternativas aos gráficos parecem pouco consistentes, pelo menos é isso que tenho visto por aqui! Mas acho que cada um deve seguir aquilo em que acredita, desde que sinta segurança em fazê-lo...

Eu nunca disse que o BCP ia cair, apenas tenho dito que a tendência é de queda e que nestas circunstâncias a probabilidade de cair é maior do que a de subir... cada um faz o que quer... obviamente!

por NM_2 » 5/2/2016 15:49

Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:"Não há bem que nunca acabe, mas também não há mal que sempre dure" - a inversão verificar-se-à, não é nenhum BES , nem tem qualquer parecença com o Banif. Por isso dias melhores virão.

A questão é apenas uma, vale a pena o risco? Como é que sabes que não é nenhum BES nem nenhum Banif?! Eu também espero bem que não, os contribuintes já meteram dinheiro a mais na banca, mas não sou capaz de colocar um único chavo em algo com tanto risco... no teu caso, quanto é que precisa de subir para não perderes? Quando dizem que não é nenhum Bes nem Banif eu fico com a ideia que se estão mais a autoconvencer que outra coisa!

Também pode ser visto por outro prisma, quem defende ou põe a possibilidade de ser outro BES ou outro BANIF, se estar a autoconvencer para justificar o medo que têm de entrar.

Há uma grande diferença que tem sido aquela em que tenho insistido. Essa diferença é a da exposição ao risco, quem não tem não está exposto a eles. E no meu caso particular isso não é de todo verdade, eu não preciso de me convencer de nada, não invisto em títulos com tendência de queda, ponto final, não preciso saber se o BCP é outro Bes ou Banif, isso é-me completamente indiferente. A questão é ao contrário, eu nunca disse que era ou não era, apenas pergunto a quem aqui diz que não é se tem a certeza disso?! Obviamente que não têm e estão a expor-se a riscos elevados...

Como já disse anteriormente: para mim relativamente ao bcp tem mais valor para mim evitar a perda do capital investido (ou redução) do que a recuperação que pode e é provável que surja.
Simplesmente o meu stop/loss e risk ratio/ reward simplesmente deixou de indicar que devia manter exposição.
Se houver uma opa tanto melhor... faz parte perder ganhos.
Também perdi noutras cotadas em PT, nos EUA na Europa and so on.
Se a situação se alterar do bcp com AC, OPA pagamento de cocos ou outro evento especial pode voltar a ser interessante...

Registado: 2/9/2014 22:13

por artista_ » 5/2/2016 15:43

Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:"Não há bem que nunca acabe, mas também não há mal que sempre dure" - a inversão verificar-se-à, não é nenhum BES , nem tem qualquer parecença com o Banif. Por isso dias melhores virão.

por BM » 5/2/2016 15:36

cavaleri Escreveu:
Goldendust Escreveu:
cavaleri Escreveu:Boa altura para sair, bpi vai corrigir.

Sinceramente devias ser expulso deste fórum...

As pessoas nao devem amar acoes nem casar com elas.

está aqui

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... cisao.html

Esta afirmação vinda do colega tem muita piada.
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por NaoSei » 5/2/2016 15:17

Goldendust, esses alertas na minha opinião devem partir do teu raciocínio e não pelo que lês/ouves fundamentado apenas em desenhos.
O Artista Romeno, faz um trabalho de Casa Fundamental.
Mas um Grafico em queda pode mostrar que é descendente, mas para vender por imaginar que pode cair mais, só devemos faze-lo se definimos na nossa estratégia o ponto a que desistimos de longo ou invertemos a estratégia.
agora indicar aos outros para as vender porque o gráfico cai?
se tens acoes que compraste na casa dos 0,08 e vendes porque te alertam que é melhor vender..... e as vendes na casa dos 0,03...imagina o teu nível de frustração se elas invertem de repente.
, se elas invertem que alerta foi o que quem te disse que o melhor era vender?, não poderá ter sido teres cometido o teu maior erro? venderes contra todo o teu raciocínio e acreditares nos outros quando estavam eles errados?
apenas porque no gráfico estava em queda?
e tu quando entraste, não achaste que o BCP valia isso, e caiu na onda da especulação?

é sobre isto que deves pensar e não sobre o que te dizem só porque se olha para um gráfico. senão era tudo muito fácil era todos entrarmos a vender, porque o gráfico mostra queda.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Goldendust » 5/2/2016 14:56

Marco Martins Escreveu:
Goldendust Escreveu:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... ntos.aspxNão disse nenhuma mentira... a votação no BPI não passou e as ações já so estão a subir 4% quando inicialmente estavam a subir 9%...

Desculpem..enganei-me no tópico do fórum..vou para o tópico do BCP pq aqui fica o do BPI.
A minha noiva continua a aguentar-se :mrgreen:

por Investbem » 5/2/2016 14:41

cavaleri Escreveu:
Goldendust Escreveu:

está aqui

É verdade Cavaleri, não devemos mesmo amar ações, estamos totalmente de acordo.

Agora parece-me que aos poucos está a ficar precisamente como a Isabel dos Santos queria e quer..., vamos acompanhando.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Investbem » 5/2/2016 14:37

artista_ Escreveu:

Cordiais cumprimentos
Investbem

por Marco Martins » 5/2/2016 14:33

Goldendust Escreveu:

Não disse nenhuma mentira... a votação no BPI não passou e as ações já so estão a subir 4% quando inicialmente estavam a subir 9%...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Investbem » 5/2/2016 14:29

Investbem Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Investbem Escreveu:Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...

E então ...isso é que é normal se a tendência é claramente de queda....

Não leste atentamente o que escrevi..., tenta lá novamente... :wink:

Obviamente que quando inverter a tendência será exactamente o inverso,até me admira com tantos anos de caldeirão ainda não te tenhas apercebido, o problema é essa inversão custa a chegar.[/quote]

Caro Bar38,

Admira-me não teres entendido o que eu disse, mas passo a tentar explicar melhor, não há problemas.

Quando a ação sobe ou desce, ha sempre quem venha dizer que já sabia, que duvidava, que já tinha avisado. O que referi é que há muito mais pessoal a dize-lo quando está em queda do que quando está a subir, ou seja, quando sobe vêm meia duzia de "gatos" dize-lo, quando desce são mais a dizer que tinham avisado que as proprias ações. :wink:
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Goldendust » 5/2/2016 14:05

cavaleri Escreveu:
Goldendust Escreveu:

O AntonioManuel , Artista,ArtistaRomeno,entre outros, são das pessoas que mais prezo neste fórum porque apesar de tudo pretendem alertar e educar as pessoas menos experientes como eu para os riscos desta vida de trading e como deves saber eles são uma espécie de "anti-bcp" face aos gráficos que apresentam sempre tendência de descida.
Uma coisa é alguém ter uma opinião educativa e acima de tudo informativa outra é alguém vir para aqui mandar tudo e todos abaixo e ter certo prazer em ver uma cotada/empresa encerrar actividade.
Neste momento estou casado com o BCP mas a qualquer momento posso divorciar-me...estou ciente e avisado dos riscos inerentes a essa decisão.

por SERRA LAPA » 5/2/2016 14:04

Artista :

Um dos problemas dos Bancos é o problema das imparidades escondidas, outro menor é o do excessiva dimensão face ao mercado actual. Mas o central é o das imparidades da carteira de crédito, nomeadamente no imobiliário.
Quanto ao "emagrecimento " problema menor tem a ser vindo a ser efectuado paulatinamente sem dramas, com o bom plano do Nuno Amado.
Quanto ao problema central das imparidades no imobiliário, asseguro-te de conhecimento próprio que há dois bancos em Portugal sobre os quais tenho a certeza que tem as carteiras praticamente limpas: um é a CGD , o outro é o BCP.
(Satisfazendo a tua curiosidade tenho BCP na casa dos 0,5 e acredita que quero ganhar bem com estas acções. Se entrei cedo sim , podia ter entrado a 0,35, mas adivinhar é proibido e entrei a um preço que considerei barata a acção e até prova do contrário não me desfaço delas a menos de 0,7-0,8)

Registado: 17/3/2008 4:57

por Joca601 » 5/2/2016 13:58

Goldendust Escreveu:O BCP está a subir por "simpatia" para com o BPI... :mrgreen: :mrgreen: e se o OE for aprovado por Bruxelas será porventura uma 2a feira muito interessante... :-k

Assembleia geral do BPI pode trazer novidades que podem incluir o bcp... alguma coisa vai ter de ser negociada com a Isabel do Santos para que ocorra a desblindagem dos estatutos. É do conhecimento publico a vontade da Isabel dos Santos numa fusão bpi/bcp. O BPI vai ter de crescer de alguma forma, ou fundindo-se, ou comprando outro banco(NB), ou corre o risco de ser comprado. Na minha opinião, a compra do NB pelo BPI implica um AC por isso admito que o cenário mais favorável será a fusão com o bcp. O BCP já admitiu interesse no estudo dessa possibilidade de fusão. Aguardemos.

Registado: 7/1/2012 13:03

por cavaleri » 5/2/2016 13:53

Goldendust Escreveu:

está aqui

Registado: 31/12/2014 0:41

por Goldendust » 5/2/2016 13:38

por cavaleri » 5/2/2016 13:37

Boa altura para sair, bpi vai corrigir.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Goldendust » 5/2/2016 13:13

O BCP está a subir por "simpatia" para com o BPI... :mrgreen: :mrgreen: e se o OE for aprovado por Bruxelas será porventura uma 2a feira muito interessante... :-k

por Sacanitajose » 5/2/2016 12:12

maceirafernandesjose Escreveu:Perece que ainda há sacos de milho pra espalhar, continuam a comer e bem, la pra pascoa devem estar gordinhos. :wink:

:shame: só se forem pipocas !!! Claro teve lucros, mas cobrem, os anteriores prejuízos :!: :?:
:idea: e, para nos darem, migalhas, paguem ante, os Cocos .
não sejam como o Governo, dão 1 maço de tabaco/mês a cada infortunado e cobram após 1 pacote de cigarros !!! Em sumo " buraco" de 600 milhões :wall: :shame: :!:

Registado: 3/5/2014 21:03

por Marco Martins » 5/2/2016 11:48

artista_ Escreveu:

Uma coisa é certa.. precisará de um aumento de capital e não acredito que os acionistas estejam minimamente em entrar novamente num AC no BCP... têm simplesmente sido ruinosos para quem participou neles...

Registado: 7/4/2007 17:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, OCTAMA e 145 visitantes