Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 5/2/2016 10:52

Serra Lapa Escreveu:"Não há bem que nunca acabe, mas também não há mal que sempre dure" - a inversão verificar-se-à, não é nenhum BES , nem tem qualquer parecença com o Banif. Por isso dias melhores virão.

A questão é apenas uma, vale a pena o risco? Como é que sabes que não é nenhum BES nem nenhum Banif?! Eu também espero bem que não, os contribuintes já meteram dinheiro a mais na banca, mas não sou capaz de colocar um único chavo em algo com tanto risco... no teu caso, quanto é que precisa de subir para não perderes? Quando dizem que não é nenhum Bes nem Banif eu fico com a ideia que se estão mais a autoconvencer que outra coisa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por maceirafernandesjose » 5/2/2016 10:51

Perece que ainda há sacos de milho pra espalhar, continuam a comer e bem, la pra pascoa devem estar gordinhos. :wink:

Registado: 17/12/2013 1:15

por SERRA LAPA » 5/2/2016 4:40

"Não há bem que nunca acabe, mas também não há mal que sempre dure" - a inversão verificar-se-à, não é nenhum BES , nem tem qualquer parecença com o Banif. Por isso dias melhores virão.

Registado: 17/3/2008 4:57

por jccgold » 5/2/2016 3:08

Ogratuito Escreveu:Ninguem comenta que a banca hoje subiu quando o Psi caiu.
Lá está: ninguem comenta a boa noticia.
Cumpts.

Ressalto técnico. Não anula a descida nem os motivos da descida

Registado: 11/11/2011 3:58

por maceirafernandesjose » 5/2/2016 1:31

Eu bem que gostava de ter um fato de touro , não que fosse para vestir. :wink:

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ogratuito » 5/2/2016 1:25

Ninguem comenta que a banca hoje subiu quando o Psi caiu.
Lá está: ninguem comenta a boa noticia.
Cumpts.

Registado: 9/1/2012 12:24

por Bar38 » 5/2/2016 0:55

Investbem Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Investbem Escreveu:Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...

E então ...isso é que é normal se a tendência é claramente de queda....

Não leste atentamente o que escrevi..., tenta lá novamente... :wink:

Obviamente que quando inverter a tendência será exactamente o inverso,até me admira com tantos anos de caldeirão ainda não te tenhas apercebido, o problema é essa inversão custa a chegar.

Registado: 20/6/2011 21:37

por Fred_Invest » 5/2/2016 0:47

artista,
tudo o que dizes faz imenso sentido e acho que quem cá vem pela primeira vez deveria varrer todos os posts teus um a um. eu comecei a ler-te quando tu insistentemente tentavas convencer o investpouco disso, e fui dos que te deu logo razão (apesar de estar na situação dele na altura). atenção que se o BCP agora arrancasse 50% ainda ias a tempo de a apanhar abaixo da ultima media dele!
nos últimos tempos muitos têm dito "eu avisei" "atenção" "olhem o BES", etc, porque está a cair, sendo que quando estão a subir (esta ou outra) poucos comentam ou dão esses bitaites (devias ter comprado, eu avisei, comprem que vai disparar, etc!). acho que é a isso que o joca se refere.
no post do joca ele diz que acha que vender agora é disparate, mas não sugere nunca (pelo menos não interpreto) compar mais. basicamente diz "agarrem-se a elas até a turbulência passar". é uma opinião e eu estou a segui-la, não querendo com isto dizes que se adivinhasse esta turbulência não estaria desejoso de as ter despachado muito antes (apesar de todos os avisos que aqui fui lendo não o fiz).
acompanho uns fóruns estrangeiros e, por exemplo, apesar da BMW estar a tombar forte (perdeu 50% desde os máximos do ano passado, 30 este ano, acho) não vejo lá "vendam tudo, vendam tudo, olhem o exemplo da pontiac e da Plymouth". e eu desejoso de entrar porque acho que está barata, porque não entro? exactamente pelo que tu dizes, o fundo pode estar ainda longe!
abc e bons negócios

Registado: 4/9/2015 12:25

por artista_ » 5/2/2016 0:27

Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:
Joca601 Escreveu:Continuo a repetir o que tenho vindo a dizer... vender a estes preços é fazer uma valente asneira. Existe a tendência dos investidores venderem em fundos e comprarem em topos. Momentaneamente, quando vendem, ficam aliviados mesmo que obtenham grande perda, mas no futuro ficarão frustrados com o evoluir da cotação..

A questão é sabermos quando estamos num fundo. O que eu tenho visto é conversa deste género desde os 10 cêntimos ou mais, porque nessa altura já vinha a cair desde os 15... eu sei que um dia alguns acertarão e ficarão aqui enquanto o BCP subir a gritar como é fácil acertar em fundos, perceber quando já não pode cair mais... mas por cada um que acertar haverá centenas deles que enterraram uma parte significativa do seu capital a negociar desta forma, seja no BCP seja noutro título qualquer!

Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...

Não sei se existem, não fiz essa contabilidade. Mas se tivesse que dar uma resposta diria que estás enganado. Não faltava por aqui quem desse price target's exorbitantes quando o BCP subiu entre 2012/14... acho que a diferença é que as coisas se sentem de outra forma quando perdemos do que quando ganhamos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 5/2/2016 0:20

Joca601 Escreveu:
artista_ Escreveu:
Joca601 Escreveu:Continuo a repetir o que tenho vindo a dizer... vender a estes preços é fazer uma valente asneira. Existe a tendência dos investidores venderem em fundos e comprarem em topos. Momentaneamente, quando vendem, ficam aliviados mesmo que obtenham grande perda, mas no futuro ficarão frustrados com o evoluir da cotação..

A questão é sabermos quando estamos num fundo. O que eu tenho visto é conversa deste género desde os 10 cêntimos ou mais, porque nessa altura já vinha a cair desde os 15... eu sei que um dia alguns acertarão e ficarão aqui enquanto o BCP subir a gritar como é fácil acertar em fundos, perceber quando já não pode cair mais... mas por cada um que acertar haverá centenas deles que enterraram uma parte significativa do seu capital a negociar desta forma, seja no BCP seja noutro título qualquer!

Essa questão de saber quando estamos num fundo ou num topo, era a receita para ficarmos milionários, não é possível saber, não há AT nem AF que possa responder a essa questão, essa questão faz parte da incerteza, e como sabemos, a incerteza é a parte integrante e permanente do mercado bolsista...

É verdade... e por ser verdade é que não quero ser eu a tentar adivinhar se já bateu no fundo ou não, porque conheço os perigos de o tentar fazer... nem vale a pena dar exemplos daquilo que aconteceu a alguns que o tentaram... tentar encontrar fundos é das estratégias mais falíveis nos mercados de capitais, ainda mais quando não se usam stops nem nada parecido que controle os riscos! A incerteza é permanente por isso, na minha opinião, devemos evitar "colocar-nos a jeito"! Os últimos tempos têm sido exemplares daquilo que pode acontecer a quem tenta fazê-lo... para mim tem sido uma surpresa de todo o tamanho verificar que, apesar dos exemplos grotescos a que temos assistido, há tanta gente que não muda uma palha na forma como se expõe ao risco! No fundo é só disto que estamos a falar, exposição ao risco!

Haverá certamente alguns que terão a sorte de entrar quando o BCP inverter, esses ganharão muito, mas provavelmente acabarão por perder esses ganhos noutra coisa qualquer... mas esses que conseguem ganhar alguma coisa de jeito são a exceção, por cada um desses uma dezenas ou centenas que se torrarão a sério a tentar adivinhar fundos!

EDIT: A incerteza é obviamente um fator importante nos mercados de capitais... a exposição ao risco é dessa forma algo de muito importante. Para quem usa AT, ir contra uma tendência dominante, ainda para mais quando ela é tão vincada, é assumir riscos elevadíssimos. E por cá temos visto o que é que tem acontecido a quem as tem querido contrariar nos últimos anos, exemplos não faltam!
Editado pela última vez por artista_ em 5/2/2016 0:30, num total de 1 vez.

por Investbem » 5/2/2016 0:01

Bar38 Escreveu:
Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...

Não leste atentamente o que escrevi..., tenta lá novamente... :wink:
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Bar38 » 4/2/2016 23:14

Investbem Escreveu:
artista_ Escreveu:Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...

Registado: 20/6/2011 21:37

por Punitor » 4/2/2016 23:13

com a certeza porém de que o ciclo há-de virar e as cotadas hão-de subir. Quando? ninguém sabe..

Registado: 1/11/2015 12:47

por Joca601 » 4/2/2016 22:58

artista_ Escreveu:

Essa questão de saber quando estamos num fundo ou num topo, era a receita para ficarmos milionários, não é possível saber, não há AT nem AF que possa responder a essa questão, essa questão faz parte da incerteza, e como sabemos, a incerteza é a parte integrante e permanente do mercado bolsista...

Registado: 7/1/2012 13:03

por Investbem » 4/2/2016 21:51

artista_ Escreveu:

Artista, existem mais a falar e a dizer que avisaram quando cai do que quando sobe...
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por artista_ » 4/2/2016 19:54

por Punitor » 4/2/2016 19:37

cavaleri Escreveu:Mas avisa que são necessárias novas reformas e mais medidas de redução da dívida e recapitalização dos bancos.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html

Nao vai haver AC no bcp?

Não podemos comparar BCP ao BANIF quanto mais não seja porque o último era um microbanco que interessava ao sistema económico que fosse absorvido.
Também não podemos comparar BCP ao BES. O BCP apesar de todas as borradas, sempre prezou alguma dignidade e seriedade...
Quando essas entidades, tipo FMI, vêm para a praça pública dizer que os bancos têm que reforçar os seus balanços e os seus racios, isso não é mau. Sabem que só assim será possível reconquistar a segurança e a confiança dos investidores com a situação mais sustentável e firme do setor.

por BM » 4/2/2016 19:36

E pronto, o colega cavaleri já bebeu todas as garrafas de champanhe que mandou abrir quando as acções do Banif foram suspensas, já realizou as brutais mais valias que a sua carteira registava e agora decidiu participar activamente neste tópico.

No caso do BCP ele está pessimista, exactamente o oposto em relação ao Banif.
Tendo em conta as suas certezas, já deu para concluir que, no caso dele, funciona sempre tudo ao contrário.

Será que temos aqui uma oportunidade de negócio?

Desculpem o off-topic, mas espero que não deixem transformar este tópico no espectáculo degradante em que ele transformou o do banif.
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por brunoktm » 4/2/2016 19:19

cavaleri Escreveu:Mas avisa que são necessárias novas reformas e mais medidas de redução da dívida e recapitalização dos bancos.

Nao vai haver AC no bcp?

o que te faz estares tão negativo no bcp ?
ainda a bem pouco tempo não eras tu que falavas em 15 centimos até ao final de 2015 ?
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por Fred_Invest » 4/2/2016 18:58

Nao vai haver AC no bcp?

mais uma posta cheia de nada. ao menos elucida-nos com a tua sabedoria.
mas para mim a resposta é fácil, depois de saber os teus argumentos depende, se a tua resposta for "sim" então não, se disseres que "não" então é muito provável que haja.
eu pergunto-me é como é que alguém acreditou/investiu tão cegamente no BANIF vê/deseja algo que se assemelhe no BCP. Pode também ir pelo cano, pode, mas não será certamente pelas mesmas razões.

Registado: 4/9/2015 12:25

por cavaleri » 4/2/2016 18:42

Mas avisa que são necessárias novas reformas e mais medidas de redução da dívida e recapitalização dos bancos.

Nao vai haver AC no bcp?

Registado: 31/12/2014 0:41

por Punitor » 4/2/2016 18:40

:clap:
Joca601 Escreveu:Continuo a repetir o que tenho vindo a dizer... vender a estes preços é fazer uma valente asneira. Existe a tendência dos investidores venderem em fundos e comprarem em topos. Momentaneamente, quando vendem, ficam aliviados mesmo que obtenham grande perda, mas no futuro ficarão frustrados com o evoluir da cotação.

Estamos quase no final da semana, de uma semana em que foram apresentados resultados e que uma grande parte dos investidores perspetivavam um possível anuncio de um AC. O anuncio do AC não aconteceu e ficou assinalado um primeiro pagamento de cocos em abril, portanto, esta clareza vem responder às minhas dúvidas/questões que tinha sobre o assunto, e claro, tornar-me objetivamente confiante no futuro do banco em bolsa, sendo também claro que o bcp estará sujeito como é normal a variações ou ao mau humor dos mercados.

Os acontecimentos BES/BANIF atormentam qualquer investidor, até mesmo o mais resistente. A bolsa é o sobe e desce... mais confiança/menos confiança. Não sei se o bcp vai começar já a progredir em bolsa, até pode cair um pouco mais... Quase que diria que vai ser difícil de as obtermos a preços tao baixos, isto é, derivado do contexto terrível em que está mergulhado o sector financeiro português e europeu... só em Portugal faliram, BPP, BPN, BES e BANIF, o montepio sobrevive, o bcp recupera e o BPI respira com facilidade.. depois temos a CGD que não conta e o novo banco CTT que ainda não sei o que é. O enquadramento é difícil e as cotações refletem isso mesmo. mas há que ter alguma razoabilidade e entender que o mercado tem sempre tendência para exagerar, tanto no pessimismo que neste momento é propicio como tanto na euforia de que estamos distantes... há quem diga é impossível o bcp recuperar até aos 10 cêntimos e eu digo que é possível recuperar até aos 20 cêntimos basta o mercado assim o entender.

:clap: :clap:
O pessimismo é especulativo de certeza absoluta
É aliás a única explicação razoável que lhe resta, ser especulativo
Considero também que vender BCP nestes dias próximos é um perfeito disparate, próprio de alguém que não consegue dominar o medo e confrontar as emoções excessivas em pessimismo do mercado.
A estes níveis é para entrar, nunca para sair...

por Joca601 » 4/2/2016 18:27

Continuo a repetir o que tenho vindo a dizer... vender a estes preços é fazer uma valente asneira. Existe a tendência dos investidores venderem em fundos e comprarem em topos. Momentaneamente, quando vendem, ficam aliviados mesmo que obtenham grande perda, mas no futuro ficarão frustrados com o evoluir da cotação.

Estamos quase no final da semana, de uma semana em que foram apresentados resultados e que uma grande parte dos investidores perspetivavam um possível anuncio de um AC. O anuncio do AC não aconteceu e ficou assinalado um primeiro pagamento de cocos em abril, portanto, esta clareza vem responder às minhas dúvidas/questões que tinha sobre o assunto, e claro, tornar-me objetivamente confiante no futuro do banco em bolsa, sendo também claro que o bcp estará sujeito como é normal a variações ou ao mau humor dos mercados.

Os acontecimentos BES/BANIF atormentam qualquer investidor, até mesmo o mais resistente. A bolsa é o sobe e desce... mais confiança/menos confiança. Não sei se o bcp vai começar já a progredir em bolsa, até pode cair um pouco mais... Quase que diria que vai ser difícil de as obtermos a preços tao baixos, isto é, derivado do contexto terrível em que está mergulhado o sector financeiro português e europeu... só em Portugal faliram, BPP, BPN, BES e BANIF, o montepio sobrevive, o bcp recupera e o BPI respira com facilidade.. depois temos a CGD que não conta e o novo banco CTT que ainda não sei o que é. O enquadramento é difícil e as cotações refletem isso mesmo. mas há que ter alguma razoabilidade e entender que o mercado tem sempre tendência para exagerar, tanto no pessimismo que neste momento é propicio como tanto na euforia de que estamos distantes... há quem diga é impossível o bcp recuperar até aos 10 cêntimos e eu digo que é possível recuperar até aos 20 cêntimos basta o mercado assim o entender.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Punitor » 4/2/2016 18:21

Bernie Madoff Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:
Iurp Escreveu:A dar oportunidade para sair...tempos para estar de fora a ver a "chuva" a cair.

Não preferem fazer uns excelentes repastos do que "torrar" o capital por estas bandas?

Não,,, a estes níveis investe-se

Consigo estar de acordo com os dois, o problema é o timimng e o horizonte temporal do investimento.
Eu sou o apologista neste fórum que antes de haver um AC, vamos ter um ressalto+inversão, até porque para ser pescador não basta ter um bom arrastão, o que é preciso mesmo que haja cardumes saudáveis.
BN,
BM

Não poderia estar mais de acordo com Serra Lapa
A estes níveis investe-se meus senhores
Principalmente depois da divulgação de resultados e sabendo-se que algo está prestes para acontecer que no meu ver será favorável...
Estes impostos sobre a banca tiveram um efeito perverso sobre as acções da banca, mas quem irá pagar esses impostos serão inevitavelmente os consumidores e não os accionistas.
É impossível que o BCP valha apenas 2MM e pouco
Não me parece que hajam mais AC
A banca está sob stress, mas vai descomprimir, terá categoricamente que descomprimir
Hoje já foi um dia de correções positivas, num contexto apesar de que adverso.

por KiteSurfer » 4/2/2016 18:04

Só se vão movimentar, na minha opinião, antes do BCP pagar os tais cocos, porque pode depois ocorrer o evento de uma OPA e alguns serem apanhados na curva.

Registado: 8/9/2015 17:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Jonas74, OCTAMA, paul_invest, rg7803 e 175 visitantes