Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 1/2/2016 22:27

Artista Romeno Escreveu:
artista_ Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
A meu ver e continuo a dizer a 3 centimos o bcp é interessante

Romeno, este é o problema da AF, há uns meses 5 cêntimos estava bom, depois passou para 4 agora já vai em 3... não me surpreenderá que daqui a algum tempo esse fair value mude ainda mais para baixo. Pelo menos a AT não tem esse tipo de dilemas! :wink:

eu baixei o preço porque acima de tudo em angola e moçambique a situação ficou pior e nas minhas contas, passei o valor dessas subsidiarias para 0, incorporei mais alguma margem de segurança por causa do costismo, há aqui sim um hold e mais hold, mas é propositado, há que avaliar a envolvente e ter sangue frio e não ir a correr atrás da primeira oportunidade..... * as filiais fora de portugal são muito rentaveis, mas a situação africana neste momento é muito dura e foi isto que me fez baixar

Eu sei disso... a questão é que daqui a alguns tempos poderás estar a baixar esses valores por causa de outros dados que hoje não são ainda conhecidos! É por isso que me custa a investir fundamentado na AF... isso é também o facto de não ter os teus conhecimentos para avaliar as contas e de eu ter a ideia que dá muito mais trabalho fazer uma boa avaliação.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Honorável HU » 1/2/2016 22:19

[/quote]

Romeno, este é o problema da AF, há uns meses 5 cêntimos estava bom, depois passou para 4 agora já vai em 3... não me surpreenderá que daqui a algum tempo esse fair value mude ainda mais para baixo. Pelo menos a AT não tem esse tipo de dilemas! :wink:[/quote]

A AT tem exatamente o mesmo problema que a AF. Ambas extrapolam para o futuro o passado e o presente. A questão é que a cotação tem mais a ver com o futuro do que com o passado e o presente, e aí sim, a perspetiva de cada "analista" (Técnico ou fundamental) é que pode dar para visões distintas sobre o comportamento futuro do BCP. Não há como validar um preço de forma científica. Diz o Artista que a AT não tem problemas de rever frequentemente o que vai acontecer e tirar conclusões sobre o que fazer, mas.. é só ler o que vai por este Caldeirão fora para ver que mesmo do ponto de vista técnico, cada cabeça sua sentença ( ou quase...!).

isto sou eu a pensar, mas provavelmente a pensar mal :lol:

Registado: 2/6/2004 17:40

por Storgoff » 1/2/2016 22:14

Investbem Escreveu:
Storgoff Escreveu:Os resultados são decepcionantes, acima de tudo num ano em que o BCP fez consideráveis mais-valias com operações financeiras ( resultados não recorrentes).
Não é assim que se conseguem pagar 750M€ de CoCos em 2016.
Quem acreditar nisso estará a delirar.

O Nuno Amado lá vai tentando tapar o sol com a peneira mas não resulta.
Ainda me lembro da sua conversa que os CoCos se pagariam com os resultados orgânicos do banco. Estávamos no final de 2013. Nada disso aconteceu.
Aconteceu sim um brutal AC em 2014 o qual ele negou até ao ultimo minuto com meias verdades.
As quedas acentuadas do BCP no passado mês de Janeiro são o sinal de que os investidores já não levam muito a sério a conversa do Amado e muito naturalmente já estão a descontar o anuncio de novo AC para breve.

Enfim um cancro que já todos nos conhecemos e que se arrasta penosamente arrastando muitos dos seus accionistas para o buraco.

Posso estar sempre nganado e penitencio-me estiver, mas penso que em 2014 ele nunca negou o AC, simplesmente evitava o tema, não confirmando nem desmentindo, o máximo que disse, que me lembre foi qualquer coisa como, "neste momento não está previsto fazer...", agora já disse varias vezes que não vai haver..., são coisas bem diferentes, mas...

As quedas de janeiro, assim como as subidas no final de 2014, ninguém sabe exatamente o motivo por que aconteceram, cada um tem as suas desconfianças, apenas isso.

Em 2014, penso que foi ainda em Abril ou inicio de Maio, o diario Económico lançou cá para fora que o BES iria fazer uma AC e o BCP tambem, falando se para este último em montantes da ordem dos 2 a 2,5 mil M€. O BES passado alguns dias comunicou oficialmente ao mercado o facto, o BCP resolveu negar o inevitável e arrastou penosamente o tema durante quase 2 meses para depois anunciar um AC em inicio de julho mesmo em cima do braseiro BES.

É só vasculhar as noticias da altura.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Artista Romeno » 1/2/2016 21:56

artista_ Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:

Romeno, este é o problema da AF, há uns meses 5 cêntimos estava bom, depois passou para 4 agora já vai em 3... não me surpreenderá que daqui a algum tempo esse fair value mude ainda mais para baixo. Pelo menos a AT não tem esse tipo de dilemas! :wink:

eu baixei o preço porque acima de tudo em angola e moçambique a situação ficou pior e nas minhas contas, passei o valor dessas subsidiarias para 0, incorporei mais alguma margem de segurança por causa do costismo, há aqui sim um hold e mais hold, mas é propositado, há que avaliar a envolvente e ter sangue frio e não ir a correr atrás da primeira oportunidade..... * as filiais fora de portugal são muito rentaveis, mas a situação africana neste momento é muito dura e foi isto que me fez baixar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por artista_ » 1/2/2016 21:43

Artista Romeno Escreveu:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Investbem » 1/2/2016 21:34

Storgoff Escreveu:Os resultados são decepcionantes, acima de tudo num ano em que o BCP fez consideráveis mais-valias com operações financeiras ( resultados não recorrentes).

Ainda me lembro da sua conversa que os CoCos se pagariam com os resultados orgânicos do banco. Estávamos no final de 2013. Nada disso aconteceu.
Aconteceu sim um brutal AC em 2014 o qual ele negou até ao ultimo minuto com meias verdades.
As quedas acentuadas do BCP no passado mês de Janeiro são o sinal de que os investidores já não levam muito a sério a conversa do Amado e muito naturalmente já estão a descontar o anuncio de novo AC para breve.

Enfim um cancro que já todos nos conhecemos e que se arrasta penosamente arrastando muitos dos seus accionistas para o buraco.

Posso estar sempre nganado e penitencio-me estiver, mas penso que em 2014 ele nunca negou o AC, simplesmente evitava o tema, não confirmando nem desmentindo, o máximo que disse, que me lembre foi qualquer coisa como, "neste momento não está previsto fazer...", agora já disse varias vezes que não vai haver..., são coisas bem diferentes, mas...

As quedas de janeiro, assim como as subidas no final de 2014, ninguém sabe exatamente o motivo por que aconteceram, cada um tem as suas desconfianças, apenas isso.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Investbem » 1/2/2016 21:28

Artista Romeno Escreveu:Ponto positivo as entradas de NPL estão a diminuir significativamente, o que implica que o custo do risco pode vir a cair futuramente...ainda que possivelmente seja necessário reforçar coberturas para a porcaria que lá anda
negativos
sem operações financeiras muito sonantes nem extraordinarios o bcp fica no breakeven, pelo que tirando os 160m de capital libertos com a fusão em angola, o bcp tem que arranjar 600m num AC
ficou com mais 200m em foreclosed assets
a procura por credito saudavel e reduzida, pelo que a carteira continua a reduzir, liberta-se capital mas o problema é que o negocio gerado também encolhe
o bcp dificilmente chega ao racio prometido de 11% em 2018 fully loaded sem um aumento de capital, dado que o racio atual sem cocos anda nos 8,5% no maximo logo são mil milhões de capital em 2 anos :wall:

Boas Artista,
A teu ver a 3 cêntimos é interessante considerando que target, digamos a 2 anos?
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Artista Romeno » 1/2/2016 20:43

Ponto positivo as entradas de NPL estão a diminuir significativamente, o que implica que o custo do risco pode vir a cair futuramente...ainda que possivelmente seja necessário reforçar coberturas para a porcaria que lá anda
negativos
sem operações financeiras muito sonantes nem extraordinarios o bcp fica no breakeven, pelo que tirando os 160m de capital libertos com a fusão em angola, o bcp tem que arranjar 600m num AC
ficou com mais 200m em foreclosed assets
a procura por credito saudavel e reduzida, pelo que a carteira continua a reduzir, liberta-se capital mas o problema é que o negocio gerado também encolhe
o bcp dificilmente chega ao racio prometido de 11% em 2018 fully loaded sem um aumento de capital, dado que o racio atual sem cocos anda nos 8,5% no maximo logo são mil milhões de capital em 2 anos :wall:

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por SERRA LAPA » 1/2/2016 20:32

Se há coisa que o Nuno Amado tem é que é serio.Ninguém esperava que a crise atingisse esta dimensão. Ao contrário de decepcionantes, acho bastante bom ter regressado aos lucros. É a história do copo meio cheio e meio vazio. Cada um vê o que quer. O mais importante é saber que os Cocos vão ser pagos ainda este ano e o plano de reestruturação que está em marcha e que os resultados serão tendencialmente mais positivos.

No final de 2015, o rácio common equity tier 1, em base fully implemented, era de 10,2%, contra 9,6% em junho de 2015 e 7,8% em dezembro de 2014. - Veja mais em: http://www.dinheirovivo.pt/banca/lucros ... kgrnw.dpuf
Anexos
bcp-2.jpg
bcp-2.jpg
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 1/2/2016 20:45, num total de 1 vez.

Registado: 17/3/2008 4:57

por Ranger » 1/2/2016 20:29

UriDarn Escreveu:Eu ouvi o que ele disse e ele realmente disse depois da conclusão da fusão e disse que previa essa conclusão para Abril, e depois disso sim ia ver se antecipava parte do pagamento por essa altura.

Pois é verdade mas, essas decisões não são tomadas isoladamente, mesmo que já tenham sido abordadas, pelo que, levará mais algum tempo, penso eu de que.

Se forem pagos no 2º trimestre já não é mau mas, muita gente estava a contar com o pagamento de alguns coco's já no 1º trimestre

Registado: 4/12/2003 12:52

por Storgoff » 1/2/2016 20:25

Os resultados são decepcionantes, acima de tudo num ano em que o BCP fez consideráveis mais-valias com operações financeiras ( resultados não recorrentes).

Registado: 21/5/2009 18:43

por UriDarn » 1/2/2016 20:18

Eu ouvi o que ele disse e ele realmente disse depois da conclusão da fusão e disse que previa essa conclusão para Abril, e depois disso sim ia ver se antecipava parte do pagamento por essa altura.

Registado: 5/11/2014 20:06

por Ranger » 1/2/2016 20:11

HaRt Escreveu:Só lá para abril é que haverá pagamento de COCO's...

http://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-qu ... al-do-ano/

Hart, isso no melhor das hipóteses, pois o que o artigo diz é o seguinte:

"Nuno Amado disse ainda que o primeiro pagamento do dinheiro em falta será analisado aquando da conclusão da execução da operação em Angola, em que está prevista a fusão entre o BCP e o Atlântico. Tal deverá acontecer provavelmente em abril, afirmou o banqueiro"

Se mete operações de fusão, etc, leva o seu tempo!

Vamos ver se saem mais noticias e melhores

Registado: 4/12/2003 12:52

por Ativo » 1/2/2016 20:01

Como é que o mercado reagirá aos resultados apresentados? Eles já estarão "descontados"? Amanhã saberemos ... 8-)

Registado: 24/1/2014 17:24

por HaRt » 1/2/2016 19:57

Só lá para abril é que haverá pagamento de COCO's...

http://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-qu ... al-do-ano/
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por PC05 » 1/2/2016 19:32

BCP MkCap:
Anexos
bcpMkCap.jpg
bcpMkCap.jpg (90.03 KiB) Visualizado 4746 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por NaoSei » 1/2/2016 19:17

UriDarn Escreveu:Digam-se se eu não estou a pensar bem.

1 ano e meio atrás fez um aumento de capital de 2.250 milhões de euros, tendo anunciado desde logo que queria reembolsar o Estado em 1.850 milhões de euros. 2.250-1.850=400 €

"Com este reembolso, o BCP antecipa o calendário inicialmente definido para o pagamento de CoCos, permitindo uma poupança superior a 300 milhões de euros no resultado líquido." in Jornal de Negócios.

BCP encaixa 304 milhões de euros com venda de participação na Polónia

O BCP faez um aumento de capital de 404 milhões de euros em resultado da conversão de títulos de dívida em novas acções.

Ou seja desde Agosto de 2014 o BCP fez desaparecer á volta de mais de mil milhoes de euros.

Isto é a minha forma de ver e como em ano e meio o BCP consegue estoirar à volta de 1.200 milhoes de euros quando até conseguiu poupar anualmente 300 milhões com o adiamento do pagamento de parte dos CoCos.
Será que estou a ver as coisas muito por alto?

Cumprimentos UriDarn

o bcp já pagou 2.250M de euros dos cocos..porque apesar de usar 1850M do AC ele pagou também 400M anteriormente, portanto foram 2.250M pagos, quanto a divida por acoes, ele teve de a converter, ou seja, na pratica não recebeu nada por isso, apenas deixou de pagar juros sobre a divida, e aumentou o capital.
portanto falta sim saber onde andam os 300M da polonia, talvez a espera dos usar com estes lucros, seria ouro sobre o azul.

Registado: 8/10/2008 11:04

por UriDarn » 1/2/2016 18:55

Digam-se se eu não estou a pensar bem.

1 ano e meio atrás fez um aumento de capital de 2.250 milhões de euros, tendo anunciado desde logo que queria reembolsar o Estado em 1.850 milhões de euros. 2.250-1.850=400 €

"Com este reembolso, o BCP antecipa o calendário inicialmente definido para o pagamento de CoCos, permitindo uma poupança superior a 300 milhões de euros no resultado líquido." in Jornal de Negócios.

BCP encaixa 304 milhões de euros com venda de participação na Polónia

O BCP faez um aumento de capital de 404 milhões de euros em resultado da conversão de títulos de dívida em novas acções.

Ou seja desde Agosto de 2014 o BCP fez desaparecer á volta de mais de mil milhoes de euros.

Isto é a minha forma de ver e como em ano e meio o BCP consegue estoirar à volta de 1.200 milhoes de euros quando até conseguiu poupar anualmente 300 milhões com o adiamento do pagamento de parte dos CoCos.
Será que estou a ver as coisas muito por alto?

Cumprimentos UriDarn

Registado: 5/11/2014 20:06

por rbrandaopereira » 1/2/2016 18:24

Um pouco abaixo do esperado..
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por PC05 » 1/2/2016 18:19

jevang2 Escreveu:
PC05 Escreveu:Lucro consolidado de €235,3 milhões em 2015.

positivos ? :twisted:

Mais negativo que positivo.
Mas falta o tema CoCos, AC, ....

por jevang2 » 1/2/2016 18:12

PC05 Escreveu:Lucro consolidado de €235,3 milhões em 2015.

positivos ? :twisted:

Registado: 18/6/2011 10:54

por PC05 » 1/2/2016 18:09

Lucro consolidado de €235,3 milhões em 2015.

por PC05 » 1/2/2016 17:47

Molr Escreveu:
brunoktm Escreveu:
Molr Escreveu:Num dia de expectativa como o de hoje fechar em mínimos do dia...
O que lá vem?

Mas na tua ideia qual é a expectativa ? podes ver pelo lado positivo como pelo lado negativo ...
fechar no verde para mim já não é mau visto dos dias vermelhos que temos tido ai visto como estão o resto das praças europeias ...

Pois, mas não fechou no verde.
Sei que alguns por aqui descordam mas hoje houve um despejar contínuo para que ela não percorresse outro rumo. Sei que para uns comprarem outros terão que vender mas quando a correlação de forças é alterada/desproporcional...
Isto enquanto a AT não indicar outro rumo dificilmente os curtos largarão.

Agora resta aguardar pela apresentação de logo e ver o que vem lá.

Comportamento típico de resultados abaixo das estimativas.
De qq modo há outros pontos de interesse além dos resultados.

por NaoSei » 1/2/2016 17:45

NM_2 Escreveu:
NaoSei Escreveu:
stifler2014 Escreveu:também não percebo porque não fazem um reverse stock split nestes casos...

reverse stock split pode no curto prazo pressionar a acção...ela encontra-se em queda e pode muitas vezes descer mais do que o que ela vale no curto prazo.... por muitos a acharem cara no curto prazo.

Pois o investidor pouco consciente olha muito para o preço da ação e não para o valor da empresa atribuído no presente...

sim, neste momento olha muito mas mesmo que ela esteja a aproximar-se de um nível barato pelo que já foi aqui dito relativo ao seu preço com os 50,1% do banco polaco, e outros activos, neste momento a cotação mantem-se em queda e para tal tem de afastar 2 fantasmas para reverter, os cocos e o Novo Banco.
uma situação a ter em conta é que pagando os cocos, expõe os rácios de capital proprio.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Molr » 1/2/2016 17:42

brunoktm Escreveu:
Molr Escreveu:Num dia de expectativa como o de hoje fechar em mínimos do dia...
O que lá vem?

Mas na tua ideia qual é a expectativa ? podes ver pelo lado positivo como pelo lado negativo ...
fechar no verde para mim já não é mau visto dos dias vermelhos que temos tido ai visto como estão o resto das praças europeias ...

Pois, mas não fechou no verde.
Sei que alguns por aqui descordam mas hoje houve um despejar contínuo para que ela não percorresse outro rumo. Sei que para uns comprarem outros terão que vender mas quando a correlação de forças é alterada/desproporcional...
Isto enquanto a AT não indicar outro rumo dificilmente os curtos largarão.

Agora resta aguardar pela apresentação de logo e ver o que vem lá.

Registado: 12/4/2011 13:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], OCTAMA, Purificaçao, smog63, VALHALLA e 172 visitantes