Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por NM_2 » 4/2/2016 13:01

_x_ Escreveu:Os rácios deterioraram-se um bocadinho, nada por ai além.
A divida aumentou e foi empurrada com a barriga lá mais para a frente, com um prémio a pagar menor.
O dividendo mesmo baixando, como baixou a cotação não deverá sofrer grande erosão no rácio. :wink:
Se, e quando, o dólar começar a perder força :-k

Com novos estímulos do Signor Draghi o eur deve perder força....
Portanto por aí acho que o balanço vai ser neutro

Registado: 2/9/2014 22:13

por _x_ » 4/2/2016 12:57

Os rácios deterioraram-se um bocadinho, nada por ai além.
A divida aumentou e foi empurrada com a barriga lá mais para a frente, com um prémio a pagar menor.
O dividendo mesmo baixando, como baixou a cotação não deverá sofrer grande erosão no rácio. :wink:
Se, e quando, o dólar começar a perder força :-k
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por fff » 4/2/2016 12:06

Serra Lapa Escreveu:OS EMLHORES RESULTADOS DE SEMPRE!! SUPERANDO EM MAIS DE 8% AS MELHORES PREVISÕES \:D/ \:D/ \:D/

O mercado ficou em extase, e o titulo já sobe 0.7% .

Registado: 29/11/2007 3:19

por trend=friend » 4/2/2016 11:45

fff Escreveu:É isso, que todas as empresas aumentem a dívida (para cerca de 1 x e meia o EBIDTA anual, quando estava abaixo do EBITDA anual!) para investir em negócio garantido / capacidade de produção plena ou acima de 90% :wink:

O crescimento forte da divida para financiar investimento pode ser positivo, se as condições de financiamento se mantiverem estáveis e com juros baixos.

A medio prazo se juros dispararem, e for mais difícil refinanciar, pode potencialmente constituir uma dificuldade como vimos no passado recente.

E pela trajectoria das politicas do atual governo eu não estou optimista para a estabilidade das condições no medio prazo.

Mas isso sou eu que não confio no sucesso de governos que vivem de utopias.[/quote]

Plenamente de acordo com tudo...

Mas ainda a propósito da Portucel, parece que estão a prever o que dizes e reduziram o custo dos juros para metade com a "reestruturação" que fizeram (era custo médio de 5% e passou para metade)...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por fff » 4/2/2016 11:33

É isso, que todas as empresas aumentem a dívida (para cerca de 1 x e meia o EBIDTA anual, quando estava abaixo do EBITDA anual!) para investir em negócio garantido / capacidade de produção plena ou acima de 90% :wink:[/quote]

O crescimento forte da divida para financiar investimento pode ser positivo, se as condições de financiamento se mantiverem estáveis e com juros baixos.

A medio prazo se juros dispararem, e for mais difícil refinanciar, pode potencialmente constituir uma dificuldade como vimos no passado recente.

E pela trajectoria das politicas do atual governo eu não estou optimista para a estabilidade das condições no medio prazo.

Mas isso sou eu que não confio no sucesso de governos que vivem de utopias.

por trend=friend » 4/2/2016 11:10

fff Escreveu:
trend=friend Escreveu:
fff Escreveu:
Mas aparece sobre a divida que aumentou de 273 Milhões para 654 Milhões.

E Cash Flow Livre que diminuiu de 234 para 81 Milhões

Mas conheces as razões, certo?

Conheço, mas números atuais, são os números reais a analisar.

É isso, que todas as empresas aumentem a dívida (para cerca de 1 x e meia o EBIDTA anual, quando estava abaixo do EBITDA anual!) para investir em negócio garantido / capacidade de produção plena ou acima de 90% :wink:
Clint Eastwood

por fff » 4/2/2016 11:06

trend=friend Escreveu:
fff Escreveu:
5640533 Escreveu:Não aparece nada sobre dividendos.

Conheço, mas números atuais, são os números reais a analisar.

por trend=friend » 4/2/2016 11:03

fff Escreveu:

Clint Eastwood

por fff » 4/2/2016 11:01

por 5640533 » 4/2/2016 10:56

Não aparece nada sobre dividendos.

Registado: 29/11/2007 1:36

por SERRA LAPA » 4/2/2016 9:28

OS EMLHORES RESULTADOS DE SEMPRE!! SUPERANDO EM MAIS DE 8% AS MELHORES PREVISÕES \:D/ \:D/ \:D/

Registado: 17/3/2008 4:57

por Stains » 3/2/2016 23:18

NM_2 Escreveu:
Stains Escreveu:https://www.publico.pt/economia/noticia/exportacoes-para-o-irao-mais-do-que-duplicam-1721938

http://www.gestionatudinero.com/articul ... sting.html

Interessante mas ainda deve levar uns trimestres a dar resultados eventuais.
E sobre aguentar períodos de quedas depende do objetivo do investimento....
Pode-se sair para comprar mais barato.
Penso que a portucel está num ponto de viragem se o mercado o quiser.
Se vier cá abaixo pondero reforçar.
Este suporte nos 3.00€ é sólido

se voltar a chegar perto dos 2,90/2,91 penso que seja o ideal para reforçar.

Registado: 18/1/2016 23:14

por NM_2 » 3/2/2016 22:08

Stains Escreveu:https://www.publico.pt/economia/noticia/exportacoes-para-o-irao-mais-do-que-duplicam-1721938

http://www.gestionatudinero.com/articul ... sting.html

Interessante mas ainda deve levar uns trimestres a dar resultados eventuais.
E sobre aguentar períodos de quedas depende do objetivo do investimento....
Pode-se sair para comprar mais barato.
Penso que a portucel está num ponto de viragem se o mercado o quiser.
Se vier cá abaixo pondero reforçar.
Este suporte nos 3.00€ é sólido

Registado: 2/9/2014 22:13

por fff » 3/2/2016 0:19

Stains Escreveu:http://bit.ly/206zGk2

Vai pular a cerca? :-k

"Os resultados líquidos da Portucel deverão ter recuado 28% para 34,7 milhões de euros, no quarto trimestre, antecipa o CaixaBI."

O mercado deverá estar a avaliar os resultados mais recentes do ultimo trimestre de 2015 Q4, para verificar no trimestre mais recente como evoluiu a atividade e resultados. Os 3 trimestres anteriores foram bons, mas isso para os mercados já é passado , querem avaliar é prestação mais recente e tentar projetar a futura.

por Stains » 2/2/2016 22:48

http://bit.ly/206zGk2

Vai pular a cerca? :-k

Registado: 18/1/2016 23:14

por _x_ » 2/2/2016 22:18

Olázes de novo,
A parte do azar, estava a ser irónico em relação aos comentários anteriores. :wink:
Não escrevas aqui coisas como prever -28% nos resultados da portucel, que heresia. :oh: :-$ :shock: :shock:
Ontem teve mais um video do LCT, mas recuso colocar aqui, isso sim, dá cá um azar!!!

Não liguem ao que escrevo, hoje também tive um evento inesperado na minha carteira de ações. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

por fff » 2/2/2016 21:38

Neste momento existirem quedas frequentes não é nenhum azar, é seguir uma tendência em vigor, com pequenos rallyes counter-trend.

Num momento de tendência descendente enquanto se estiver a desenvolver o movimento descendente a dada altura a maior parte das cotadas poderá sofrer correcções.

Para além disso existem analistas que prevêm queda de 28% nos resultados do Q4 2015 desta cotada , o que também leva a alguma precaução .

Azar era um evento completamente inesperado, tipo meteoro ou algo que ninguém esperava.

por _x_ » 2/2/2016 20:36

Azar do kaneko, tudo cai! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ainda não foi desta que a coisa recuperou. :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏

por Sinedrio » 1/2/2016 19:07

Boa sessão hoje e bom leilão final.

Nos últimos dias tem mostrado força e tem dado alguma confiança para os dias seguintes. Esperemos que continue.

Cumprimentos.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Punitor » 30/1/2016 2:23

Tlaloc Escreveu:Eu nem costumo comentar aqui, mas uma pessoa lê as coisas e não resiste. O adiantamento dos lucros de 2015 que a Portucel pagou em Dezembro foi de 4 centimos, não foram 14 ou 18 - http://www.portucelsoporcel.com/var/ezd ... 2c45df.pdf

A Portucel vai ter lucros de 200 milhoes em 2015, mais ou menos. Tem um PER de 11 ou 12 neste momento, o que é bom, alem disso tem um enorme cash flow e uma dívida relativamente baixa, é uma boa empresa com bons fundamentais, quiçá das melhores, mas estamos num mercado urso, portanto é mais natural que caia do que suba. Ela e todas as outras do pobre PSI17. Ela já teve a menos de 2 euros aqui há uns anos e o ano passado chegou quase aos 5 euros. O mercado é um indicador de confiança, quando há, as coisas sobem, quando não há, costumam descer. O futuro a Deus pertence.

Bons negócios

Haja uma alminha iluminada, perspicaz e inteligente que me entenda. Nem mais Tlaloc :clap:

Registado: 1/11/2015 12:47

por Tlaloc » 27/1/2016 22:14

Eu nem costumo comentar aqui, mas uma pessoa lê as coisas e não resiste. O adiantamento dos lucros de 2015 que a Portucel pagou em Dezembro foi de 4 centimos, não foram 14 ou 18 - http://www.portucelsoporcel.com/var/ezd ... 2c45df.pdf

A Portucel vai ter lucros de 200 milhoes em 2015, mais ou menos. Tem um PER de 11 ou 12 neste momento, o que é bom, alem disso tem um enorme cash flow e uma dívida relativamente baixa, é uma boa empresa com bons fundamentais, quiçá das melhores, mas estamos num mercado urso, portanto é mais natural que caia do que suba. Ela e todas as outras do pobre PSI17. Ela já teve a menos de 2 euros aqui há uns anos e o ano passado chegou quase aos 5 euros. O mercado é um indicador de confiança, quando há, as coisas sobem, quando não há, costumam descer. O futuro a Deus pertence.

Bons negócios

Registado: 29/11/2007 13:54

por rg7803 » 27/1/2016 21:15

Punitor Escreveu:
rg7803 Escreveu:
Punitor Escreveu:Até gosto das análises que esse tipo do vídeo faz, coisa e tal... É um tipo inteligente...
Se a Portucel, como ele diz, cair aos 2,48€ - que eu tenho grandes dúvidas que aconteça -, óptimo!! Reforçarei generosamente a minha participação.
Quanto aos dividendos, claro que a Portucel tem liquidez para os pagar. Acho até que tem condições de pagar dois dividendos generosos por ano, tipo 0,20€/cada.
Mas, esta é a minha opinião...

Claro Donald....se tu o dizes...eu diria mais, quais 20 cêntimos ? Eu digo 30....pelo menos 30 cêntimos!
Mas dizes 20 porquê !? Outro bitaite??

Em vez de estares numa de despejar pessimismo cruel pouco realista, apresenta argumentos companheiro.
Se me conseguires apresentar um argumento credível e realista que refute a valorização ascendente da Portucel, talvez te possa dar razão. Agora, apresentares aí o vídeo de um papagaio a falar que na melhor das hipóteses terá 50% de probabilidade de ser assertivo, ou dizeres que os mercados são uma incerteza..., bem esses argumentos parecem-me básicos de mais para qualificar a cotada. Aconselhas a malta a ler, a aprofundar conhecimentos, coisa e tal... Bem, a ti aconselho-te a pesquisar umas coisitas mais sobre a Portucel.

Acho que tens um problema de discernimento quanto ao que lês.

Se andares para trás irás verificar que:

a) questionei-te de onde vinham os 10% de dividendos ao preço actual; não chegaste a responder, e penso que terás confundido um dividendo extraordinário com um regular
b) se a PTI antecipou e pagou um div anual de 14 centimos no meu modesto entender isso dará um div yield na casa dos 5% (grosso modo); daí a minha questão à tua pessoa, que não te dignaste a responder, recordo novamente
c) ao contrário de ti não faço a mínima ideia se a PTI irá subir ou descer; tu crês piamente que o céu é o limite; eu apenas questiono a tua crendice, melhor indago os teus motivos para acreditares na subida
d) não apresentei video nenhum, foi outro participante
e) por último se ainda não entendeste que os mercados são uma incerteza, e julgas que é somente uma lapalissada é porque ainda estás começar; se achas que quem te sugere que estudes te quer mal é porque és ainda um garoto. Não volto a perder tempo contigo.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por ricardmag » 27/1/2016 20:27

O preço tem mostrar o seu valor :!: :-k
Era importante quebrar em alta os 3,20€

PORTOCEL.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Punitor » 27/1/2016 20:15

afcapitao Escreveu:Punitor, os lucros da portucel dependem de vários factores que não controla, por exemplo os indices da pasta de papel (PIX), a diferença cambial EUR/Dol. Logo aí existe um factor de incerteza elevado quanto as resultados deste ano. Quanto aos dividendos, de lembrar que em dezembro de 2015 já antecipou 20 ctms em dividendos. E além disso, o ano passado, não sei se a distribuição de dividendos elevada não foi influenciada pelo PQP para aliciar investidores na troca de ações com a semapa. Depois há o capex, que tenho ouvido dizer que tem sido elevado. Posto isto, certezas para este ano em dividendos não me parecem existir.

Companheiro, todos esses factores e outros mais estão já a ser refletidos no valor atual da cotada. É possível que desça mais nos próximos dias, não muito mais creio. Penso que o dividendo que antecipou foi de 0,14 aproximadamente e apenas. A Portucel não se compagina com a não criação de valor para os seus accionistas. Não é possível a Portucel crescer sem capex, duplicar a sua capacidade produtiva sem capex, é impossível, não se pode ter sol na eira e chuva no naval ao mesmo tempo.
http://www.dinheirovivo.pt/empresas/por ... r-em-2015/

Registado: 1/11/2015 12:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google [Bot], OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 89 visitantes