Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por 5640533 » 27/1/2016 12:58

Para rg7803. Pareces tu pastor evangélico. Que lindos ensinamentos de vida!

Registado: 29/11/2007 1:36

por afcapitao » 27/1/2016 12:40

Punitor, os lucros da portucel dependem de vários factores que não controla, por exemplo os indices da pasta de papel (PIX), a diferença cambial EUR/Dol. Logo aí existe um factor de incerteza elevado quanto as resultados deste ano. Quanto aos dividendos, de lembrar que em dezembro de 2015 já antecipou 20 ctms em dividendos. E além disso, o ano passado, não sei se a distribuição de dividendos elevada não foi influenciada pelo PQP para aliciar investidores na troca de ações com a semapa. Depois há o capex, que tenho ouvido dizer que tem sido elevado. Posto isto, certezas para este ano em dividendos não me parecem existir.

Registado: 8/3/2012 17:31

por Punitor » 27/1/2016 12:05

rg7803 Escreveu:
Punitor Escreveu:Até gosto das análises que esse tipo do vídeo faz, coisa e tal... É um tipo inteligente...
Se a Portucel, como ele diz, cair aos 2,48€ - que eu tenho grandes dúvidas que aconteça -, óptimo!! Reforçarei generosamente a minha participação.
Quanto aos dividendos, claro que a Portucel tem liquidez para os pagar. Acho até que tem condições de pagar dois dividendos generosos por ano, tipo 0,20€/cada.
Mas, esta é a minha opinião...

Claro Donald....se tu o dizes...eu diria mais, quais 20 cêntimos ? Eu digo 30....pelo menos 30 cêntimos!
Mas dizes 20 porquê !? Outro bitaite??

Em vez de estares numa de despejar pessimismo cruel pouco realista, apresenta argumentos companheiro.
Se me conseguires apresentar um argumento credível e realista que refute a valorização ascendente da Portucel, talvez te possa dar razão. Agora, apresentares aí o vídeo de um papagaio a falar que na melhor das hipóteses terá 50% de probabilidade de ser assertivo, ou dizeres que os mercados são uma incerteza..., bem esses argumentos parecem-me básicos de mais para qualificar a cotada. Aconselhas a malta a ler, a aprofundar conhecimentos, coisa e tal... Bem, a ti aconselho-te a pesquisar umas coisitas mais sobre a Portucel.

Registado: 1/11/2015 12:47

por _x_ » 27/1/2016 11:56

Carissimo RG,

Tudo o que escreveu é muito bonito, muito ajuizado, mas, o CB não é um espaço só para elitistas e gente com sucesso na vida, acho eu de que.

A parte do achincalhamento era desnecessária, como é uma pessoa inteligente, não vou esmiuçar quais os termos depreciativos usados, não gosta de algo tem o direito e o dever de escrever, é desnecessário no entanto argumentar de forma considerada pelos demais como depreciativa.

Não irei escrever mais sobre o assunto, continuarei a colocar o que acho, sinto e penso, quando entender e a moderação deixar.

Voltemos ao tema que é a Portucel, esqueçam o vídeo que costumo colocar no tópico do dax ou do sp e nuca deu esta espécie de problema.

Exmo Punitor,

Dados passados, não são garantias futuras.
Pessoalmente, como já escrevi, de momento eu não vejo que as coisas vão assim tão boas, mas não retire dai qualquer ideia que me dá prazer dizer que acho a coisa menos boa.

Com os mais elevados cumprimentos a todos os Portucelistas,
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Punitor » 27/1/2016 11:49

A Portucel até já propôs um dividendo com uma rendibilidade de 10,2%, portanto superior a 10%...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... accao.html

Por isso, será impossível? Não me parece...

Em relação ao pessimismo de alguns, dá-me a entender que se trata mais de um pessimismo cruel do que realista. Parece que sentem prazer em ser cruéis com quem tem argumentos válidos, mais do que válidos até, para acreditar na cotada. Essa atitude é preocupante num fórum...

Ora, se todos os dados de que se dispõe dão projecção ascendente a esta cotada, ainda que esteja de passagem por um momento de subvalorização, qual o interesse dos teólogos da conspiração pessimista estarem aqui a despejar as suas frustrações?

por rg7803 » 27/1/2016 11:03

5640533 Escreveu:
rg7803 Escreveu:
5640533 Escreveu:Não é o único que vende cursos.

Claro que não. Mas o facto de um trader com um "track record" fantástico perder tempo a vender cursos de bolsa e a criar blogs que vivem de publicidade paga, devia-lhe causar alguma dúvida, não? Possivelmente serei eu, já sob o efeito da nova temporada dos Ficheiros Secretos, e adepto das teoria conspiração...

Primeiro, ele não é Trader. Segundo, no blog não há publicidade. E para que esta raiva? Só disse para ouvir o homem.

Tens razão, não é trader. É pastor evangélico. O espaço semanal na TV e o blog são hobbies.
Raiva? Nenhuma. Melhor, raiva só da ignorância e estupidez.
A minha chamada de atenção só tem a ver com o seguinte: neste tópico, assim como noutros (BCP, Banif, etc) abundam os fazedores de opinião com certezas absolutas e pés de barro... que vai subir 30%, que vai duplicar valor, que paga dividendos de 5%, mas podia pagar de 15%, que vai investir na produção lentilhas nas planícies do ribatejo, etc.
Sabes o que é isso: palha, palha, palha...
Nos mercados não há certezas. Só incertezas. Ninguém sabe o dia de amanhã. Apenas há um jogo de probabilidades que se usado ajuizadamente, pode ser usado em nosso favor, e inclinar o tabuleiro ligeiramente para o nosso colo.
Por isso quando oiço "infelizes" seguríssimos que o activo X vai fazer isto ou aquilo só posso abanar a cabeça. Palha, palha, palha...
Mais do que perderem tempo a ouvir gurus fantásticos, com registos de ganho estonteantes, mas que precisam vender cursos para viver, invistam, percam (melhor ganhem) tempo na vossa formação.
Aprendam a falar/escrever/ler inglês de forma decente, vasculhem a internet - o mundo dos mercados não acaba no Caldeirão (mal seria...), constituam uma boa biblioteca física.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sinedrio » 27/1/2016 10:45

Onde já vai a conversa...

A minha opinião sobre a Portucel.

Das melhores empresas Tugas.
Apesar de ser das melhores empresas tugas e das mais sustentáveis, a ação continua subvalorizada no nosso índice bolsista.
Potencial de crescimento enorme e à acontecer.
Possibilidade de dar dividendo de 10% ao ano parece-me muito abusivo e impossível.
Negócio em Moçambique tem tudo para dar certo... a politica não mexe muito dado que a produção que lá vai ser feita é para exportação. Tem como parceiro o Banco Mundial.
Baixa divida, um pouco acima de 500 milhões (quem dera à maior parte das cotadas ter valores idênticos...)
Efeito cambial positivo para as contas da empresa.

Registado: 20/11/2015 17:22

por _x_ » 27/1/2016 10:37

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Minha nossa senhora dos agriões, consegui transformar o tema da Portucel, na avaliação profunda e analítica das competências do LCT, o único analista técnico com direito a tempo de antena na TV portuguesa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto é um espaço de troca de opiniões, se alguém não gosta de algo, tem o direito de o dizer :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

por 5640533 » 27/1/2016 1:10

rg7803 Escreveu:

Claro que não. Mas o facto de um trader com um "track record" fantástico perder tempo a vender cursos de bolsa e a criar blogs que vivem de publicidade paga, devia-lhe causar alguma dúvida, não? Possivelmente serei eu, já sob o efeito da nova temporada dos Ficheiros Secretos, e adepto das teoria conspiração...

Primeiro, ele não é Trader. Segundo, no blog não há publicidade. E para que esta raiva? Só disse para ouvir o homem.

por rg7803 » 26/1/2016 23:27

Punitor Escreveu:Até gosto das análises que esse tipo do vídeo faz, coisa e tal... É um tipo inteligente...
Se a Portucel, como ele diz, cair aos 2,48€ - que eu tenho grandes dúvidas que aconteça -, óptimo!! Reforçarei generosamente a minha participação.
Quanto aos dividendos, claro que a Portucel tem liquidez para os pagar. Acho até que tem condições de pagar dois dividendos generosos por ano, tipo 0,20€/cada.

Claro Donald....se tu o dizes...eu diria mais, quais 20 cêntimos ? Eu digo 30....pelo menos 30 cêntimos!
Mas dizes 20 porquê !? Outro bitaite??

por rg7803 » 26/1/2016 23:24

por Punitor » 26/1/2016 20:33

Até gosto das análises que esse tipo do vídeo faz, coisa e tal... É um tipo inteligente...

por Celsius-reloaded » 26/1/2016 12:02

Serra Lapa Escreveu:
NM_2 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/20160121_1658_portucel_reforca_investimento_em_mocambique.html
Positiva?
Onde vão buscar o dinheiro? Dividendos ou endividamento?
Potencial excesso de oferta de matéria prima no futuro? Ou necessidade do mercado?

O Pedro Queirós Pereira é dos poucos que não tem dificuldade de dinheiro em Portugal. Portucel é a maior empresa exportadora portuguesa. Uma gigante no seu sector mesmo a nível mundial.
Pode cair? Pode! mas é daquelas com que durmo descansado, que mais cedo, ou mais tarde o mercado saberá dar-lhe o seu valor e esse é bem acima de 50% do valor actual.
Com o petróleo baixo e dólar alto, mais dois factores a favor desta cotada...por isso vamos com calma...

De facto, com a PTI a pagar tanto em dividendos apesar de se encontrar numa fase de investimento intensivo, é natural que tenha bastante liquidez.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por 5640533 » 26/1/2016 8:48

Não é o único que vende cursos.

por rg7803 » 26/1/2016 2:04

O "infeliz do video" tem um track record impressionante. Po isso... é melhor ouvir com atenção.[/quote]

Fabuloso, por certo. Deve ser por isso que tem um blog e vende cursos de bolsa...

por 5640533 » 26/1/2016 1:24

rg7803 Escreveu:
_x_ Escreveu:Continuando a malhar na Portucel,
Luís Correia Tavares - basta verem a 1 análise, precisamente sobre a mais melhor boa do psi

http://videos.sapo.pt/pudew55GZPEMBA35pHYs

Bom, não sei quem é o infeliz do video, mas quando vejo analistas cheios de certezas com base nas suas análises fico logo renitente. É um pouco como as análises do Eurosexy/Euroverde à Cofina e a Petrobras...

Resumindo, a Portucel atendendo à miséria franciscana que atende ao nosso PSI17 até é das cotadas com menos remendos, com banho tomado, sem hálito a vinho, etc...
Agora daí a algumas análises que vejo aqui, que vale 50% mais, que paga dividendos de 10%, etc...pode ser que sim (para futuras valorizações), mas certezas...deixem-se disso. Contas marteladas é o que mais há, relatórios aldrabados, projecções de crescimento irrealistas idem.

Vão olhando para o preço e hajam em consonância. Agora não se iludam como o infeliz do vídeo que aparentemente está cheio de certezas e alvos milimétricos para os valores das futuras correcções.

Abraço.

O "infeliz do video" tem um track record impressionante. Po isso... é melhor ouvir com atenção.

por rg7803 » 25/1/2016 23:19

_x_ Escreveu:Continuando a malhar na Portucel,
Luís Correia Tavares - basta verem a 1 análise, precisamente sobre a mais melhor boa do psi

Bom, não sei quem é o infeliz do video, mas quando vejo analistas cheios de certezas com base nas suas análises fico logo renitente. É um pouco como as análises do Eurosexy/Euroverde à Cofina e a Petrobras...

Resumindo, a Portucel atendendo à miséria franciscana que atende ao nosso PSI17 até é das cotadas com menos remendos, com banho tomado, sem hálito a vinho, etc...
Agora daí a algumas análises que vejo aqui, que vale 50% mais, que paga dividendos de 10%, etc...pode ser que sim (para futuras valorizações), mas certezas...deixem-se disso. Contas marteladas é o que mais há, relatórios aldrabados, projecções de crescimento irrealistas idem.

Vão olhando para o preço e hajam em consonância. Agora não se iludam como o infeliz do vídeo que aparentemente está cheio de certezas e alvos milimétricos para os valores das futuras correcções.

Abraço.

por _x_ » 25/1/2016 22:51

Continuando a malhar na Portucel,

_X_

John Maynard Keynes ‏

por _x_ » 25/1/2016 21:30

Olazes,

há por aqui muito otimismo e certezas. :roll:

Comecemos pelos 10% mais coisa menos coisa, este ano o dividendo será menor por duas razões, a primeira é que já foi pago uma parte dele o ano que passou, o segundo é que o lançamento do "colossal" investimento em moçambique não só vai comer recursos, como não vão produzir resultados imediatos.

Sigamos pelas vendas lá fora, são feitas em dólares, quanto mais caro for o dólar, mais difícil é de vender o produto, a desvalorização é boa para as exportações, mas o papel é comercializado em dolares.

Os novos produtos que a Portucel está a produzir, tem de roubar mercado aos que já estão implementados e nem sempre os produtos lançados tem sucesso.

Por fim, ser a melhor a todos os níveis, no campo de vir a valorizar em termos de cotação existem lebres mais rápidas e que vão engordar mais depressa.

A empresa é, boa em termos contáveis, tem uma boa equipa, está inserida num bom grupo económico mas,,,, há uma coisa que ainda não entendi, qual a razão do PQP se desfazer de uma data de papeis para controlar a semapa. Se a empresa fosse muito boa a todos os níveis, não se desfazia de parte dela.
Editado pela última vez por _x_ em 25/1/2016 23:42, num total de 2 vezes.
_X_

John Maynard Keynes ‏

por rg7803 » 25/1/2016 21:03

Punitor Escreveu:É a menina mais apetitosa do PSI 20 a todos os níveis :clap: \:D/

Importas-te de responder á minha questão? Ou foi um "bitaite"?

por Punitor » 25/1/2016 20:45

É a menina mais apetitosa do PSI 20 a todos os níveis :clap: \:D/

por 5640533 » 25/1/2016 17:46

Celsius-reloaded Escreveu:A desvalorização do yuan que já se verifica pode ser muito má para esta PTI. Isso a acrescer ao investimento megalómano em Moçambique, esse país com a democracia consolidada, pode ter efeito ainda mais nefasto na cotação.

Tem números concretos resultado de estudos credíveis ou escreve por escrever?

por PIKAS » 25/1/2016 17:36

Celsius-reloaded Escreveu: Isso a acrescer ao investimento megalómano em Moçambique

Megalómano???? :shame: :shame:
Trata-se antes de assegurar o futuro da empresa. É um investimento da maior relevância que vai garantir PTI por muitos e bons anos, pensado a prazo, coisa difícil de se ver na gestão em Portugal.
A PTI come eucalipto a uma velocidade louca e por estas bandas já se atingiu o limite dos limites. Aqueles 350 mil hectares serão ouro no futuro da PTI embora no curto prazo sejam um custo.
A PTI é, sem alguma dúvida, a empresa mais bem gerida do PSI17.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Celsius-reloaded » 25/1/2016 12:44

A desvalorização do yuan que já se verifica pode ser muito má para esta PTI. Isso a acrescer ao investimento megalómano em Moçambique, esse país com a democracia consolidada, pode ter efeito ainda mais nefasto na cotação.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por rg7803 » 25/1/2016 10:45

Punitor Escreveu:Portucel é daquelas que eu compro sem ter o objetivo de vender. Se um dia as vender pelo dobro, ótimo!! Se não as vender pelo dobro, deixá-las estar a render. Ao preço que elas estão agora, rendem 10% em dividendos, mais coisa, menos coisa. Confio imenso nesta menina ;-) em todos os prazos temporais, a não ser que a assassinem..., o que seria um crime :pray:

Importas-te de explicar a parte sublinhada, por favor?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, caganixo7, fosgass2020, Google [Bot], latbal, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, TTM62 e 244 visitantes