Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

2ª feira queda ou recuperação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pela 1ª vez

por Inox » 14/3/2004 23:42

não entrei em pânico nesta correcção e mantive estoicamente a carteira até agora parece-me ter sido uma boa opção e pessoalmente penso que o mercado vai continuar a subir, um belo exemplo é a pad, com toda a gente a clamar...LOUCURA e a dita a aguentar-se, se esta se aguenta, as outras melhor ainda.
Inox

Os mercados claramente vao recuperar

por Joao Afonso » 14/3/2004 21:44

No mercado ja estava incorporado um factor incerteza, mais cedo o mais tarde os atentados poderiam ocorrer.No entanto, pela primeira vez, a Europa começa a tomar medidas concretas e a agir em conjunto contra o terrorismo.

A prevençao a medio prazo levara a uma maior tranquilidade dos investidores.
Em segundo lugar, o euro parece querer corrigir, e a ausencia de movimentos de subida de taxas, tornara o mercado accioniista mais apetecivel.

Mas enfim, a força da Europa e dos mercados resultara da percepçao de que a Uniao dos politicos e dos cidadao vencera o terror.

JA
Joao Afonso

por Visitante » 14/3/2004 21:34

Penso que se vai iniciar uma correção porque a AL-Quaeda começa a agir na Europa e também não vai haver maioria absoluta em Espanha foco de instabilidade.
Visitante

Em 2000 houveram tambem os que entraram em Panico...

por bboniek99 » 14/3/2004 21:02

1. os que foram devidamente Rapidos a entrar em Panico e salvaram uma boa parte dos seus ganhos ou do seu Capital
2. os que foram mais lentos a entrar em Panico (estes acreditam que nao se "deve" entrar em Panico... :roll: ) e perderam parte, o total dos ganhos
3. os que, definitivamente, acreditavam que isso dos "Panicos" era para gente fraca. E esses, os grandes "traders" de nervos de aco, esses, primeiro perderam as mais-valias ate entao apuradas, depois entraram no vermelho, mas ainda nada de Panico ! que isso eh pros saloios. Depois foram ahs contas margem e cah vai lenha. E que precos tao baixos eram aqueles que os que panicavam deixavam para serem aproveitados.
E assim ficaram queimados, sem qualquer Panico a perpassar os seus graficos cujas LTs eram tracadas de baixo para cima.

Moral da historia: se panicares, panica depressa. :twisted:
bboniek99

por Mec » 14/3/2004 20:22

AH! Esqueci-me de um tipo de investidor no meu primeiro post aqui encima:

4. Investidores que venderam no "panico" e que agora vêm as cotaçoes bastante mais acima e que, na angustia do erro vao ter que "correr" atrás delas! (alguem se identifica com este tipo?)

mais alguns a comprar....

Bons investimentos
Mec

por Mec » 14/3/2004 20:14

Para complementar a informaçao dada, considero indices ainda com espaço de correcçao (Argumentando com base numa analise que converge RSI / Estocastico)

- PSI20
- CAC40
- NIKKEI
Indices nos quais a correcçao faz com que me deiam pontos de entrada claros:

- SP500
- DJI
- NDX100
- XETRA DAX

Independentemente dos indices encontro acçoes que representam agora um elevdo potencial de crescimento:

- Alstom (fr)
- csco (usa)
- getronics (holanda)
- t-online (alemanha)
- hypovereinbank (alemanha - cuidados com ACAPITAL)
- Deutche telekom (alemanha)
- France telecom (frança)
- CAP GEMINI (frança)
- Impresa (Portugal)
- BPI (Portugal)
- Brisa (Portugal)

sao alguns dos exemplos conclusivos de alguma analise de fim de semana. Considero bons titulos onde se podera investir.

PS: sou detentor de posiçoes longas em CAP GEMINI e t-online, pelo que nao me considero responsaveis por eventuais prejuizo de investidores que tomem esta opiniao como base de investimento
Mec

por mec » 14/3/2004 20:02

Na minha opinião (como já o afirmei e alguns nao concordaram) o que diz, acaba por ser uma antitese quando diz que "os mercados irão descontar..."

Os mercados "descontam" futuros eventuais (como penso ter sido o caso na quinta feira), e já o fizeram... ou acha que os mercados que os mercados fariam o que fizeram caso houvesse certezas que fosse a ETA a responsavel? não acho... cairam já (e aí sim) a descontar a eventualidade de ser a al qaeda.

A tudo isto penso ser util adicionar um pouco de movimento tecnico, onde mal ou bem, na maior parte dos indices que se encontravam sobrecomprados, foram feitas as correcçoes tecnicas que lhes permitem "ganhar novo folego" (aqui concordo que há alguns que ainda nao "estarão noo ponto" e que eventualmente tenham que corrigir mais um pouco - algumas acçoes tambem, dai que há que fazer um pouco de "stock picking"...

Concluindo, o efeito "atentado" estará feito, independentemente de quem for o responsavel apurado agora... as bolsas voltam ao seu comportamento "normal".

Em termos funcamentais, qual o efeito economico que possa afectar os resultados das empresas cotadas em bolsa? praticamente nulo (ao inves de por ex um 11 de setembro onde houve serias repercurssoes fundamentais para seguradoras / companhias aereas a um nivel imediato.

Em termos psico colectivos, os investidores esquecem rapido este acontecimento (daqui a uma semana já nenhum investidor associara o investimento a receios de atentados - a nao ser que houvesse outro entretanto, claro). e isso sim afectaria gravemente o comportamento futuro, já que so aí o medo tomaria conta dos mercados de uma forma permanente.

O que é facto é que, mediante a evoluçao recente dos mercados temos entao varios tipos de investidor:

1. Investidores que não entraram ainda nesta fase ascendente e aproveitarão esta correcçao para o fazer comprando.

2. Investidores que se haviam dado conta do estado sobrecomprado do mercado e tinham vendido e aproveitam agora esta correcçao para comprar.

3. Investidores que "aguentaram" estes dias com acçoes em carteira e que não será agora que vendem (destes os que ainda tiverem liquidez aproveitarão para reforçar posiçoes)

Ou seja, se todos vao comprar e ninguem tem intençao de vender o que acontecera?...

É uma opiniao... E vai de encontro à tendencia actual de mercados, pelo que considero ser a correcta para mim e onde baseio os meus investimentos.

Um abraço
mec

2.ª feira

por jarc » 14/3/2004 16:06

Ter a pontaria de precisar o dia parece-me demasiado, porém no essencial concordo com o Jonas, papéis mais especulativos serão gradualmente substituídos por papéis menos especulativos. O dividendo e a capacidade de gerar lucros podem passar a constituir critério para opção de compra.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Jonas » 14/3/2004 16:00

Sou da opinião que a (eventual) correcção não será acentuada para todos os papeis.Aqueles mais especulativos vão ser os mais visados pela possivel correcção.A Pad é um deles.
Depois existem aqueles que iram por arrasto dos mercados Europeus.Como por exemplo a EDP,que ira ser arrastada pelo IBEX.

Poior será quando houver o 2º atentado na Europa,da autoria da Al Qaeda. :?

Registado: 3/1/2004 16:16

2ª feira queda ou recuperação?

por Visitante » 14/3/2004 14:27

eis a questão.
a conclusão deverá ser a Al-Qaeda, e eu parece-me que mercado vai descontar essa hipótese.
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], LionHeart, navaldoc, TTM62 e 219 visitantes