Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Haverá excesso de optimismo ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Parabens ERTAI (tem q ser em letra grande, nao em sinal

por Ertai » 13/3/2004 2:37

Vic Escreveu:de grito mas sim de admiração)

Ontem depois de ler as tuas opiniões e mais alguns elementos que recolhi, antes de me ir deitar, desactivei todos os stops que tinha nas acções, e hoje so tive conhecimento como iam os mercados entre as 8/8.30 e depois as 13.15.

Pela abertura dos mercados logo de manha os meus stops iam ser obviamente quase todos activados(so por curiosidade Sanofi e BT nao iam).
...

Obrigado, é sempre bom saber que alguém conseguio aproveitar bem o movimento de hoje.

Claro que desta vez foi fácil reconhecer o movimento técnico, aliás ultimamente ele têm repetido o mesmo padrão muitas vezes.

Abraços e bom fim-de-semana!

Registado: 11/5/2003 12:11

por MarcoAntonio » 13/3/2004 0:11

Só para assinalar que a vela de hoje cumpriu todos os requisitos para confirmar o sinal de aviso dado ontem pela inverted hammer («martelo invertido»): a abertura em alta, a vela branca e longa e o fecho acima do topo da sombra da vela do dia anterior.

A minha opinião vai-se reforçando no sentido do cenário que defendi ao início da tarde, ainda antes da abertura dos States.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fproenca » 12/3/2004 23:58

Ertai Escreveu:Caro fproença eu n gosto de "aconselhar" ninguém, cada um faz o que quiser com o dinheiro..

Estamos aqui a falar de um Swing up mais do que "quase" confirmado, poderá demorar apenas algumas sessões mas até lá podes já estar negativo no teu trade..
Abraços

Ertai, já ando há muitos anos nisto e felizmente nunca precisei de conselhos de ninguém, mesmo que mos dêm não ligo nenhuma, quem está ligado comigo via MSN durante o dia sabe bem disso :mrgreen:

Quanto ao facto de eu poder estar negativo no meu trade, acho que devias ler penúltimo post que deixei no link http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=23952 e fazer as contas, até porque desde a hora que pus este tópico inicial até agora não disse se já fechei o "short" ou não, daí que o “conselho” pode ter chegado atrasado. Eu eu só lido com factos e para mim factos são os que estão explícitos no nesse mesmo link, só tenho de cumprir aquilo que escrevo :wink:

A teoria das swings é muito funciona bem se forem sempre certinhas, eu recordo que por exemplo depois de 15 de dezembro a swing up durou muito mais que as anterriores bem como a sua amplitude, basta dizer que durou mais de um mês, e quando todos esperavam inversão o mercado subia sempre, ele é que manda eu já fui surpreendido o suficiente número de vezes para saber que de vez em quando ele apresenta uma surpresa á frente, daí o facto de não gostar muito de projectar !

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Parabens ERTAI (tem q ser em letra grande, nao em sinal

por Vic » 12/3/2004 22:40

de grito mas sim de admiração)

Ontem depois de ler as tuas opiniões e mais alguns elementos que recolhi, antes de me ir deitar, desactivei todos os stops que tinha nas acções, e hoje so tive conhecimento como iam os mercados entre as 8/8.30 e depois as 13.15.

Pela abertura dos mercados logo de manha os meus stops iam ser obviamente quase todos activados(so por curiosidade Sanofi e BT nao iam).

Curioso foi BCP. Se não tivesse desativado o stop, tinham ido quando quebrou os 2. Bem tenho que te dizer que acabei por reforçar a 2.03 (3000), por volta das 13.20/5

Este ataque em Espanha, apanhou-me em cheio pois estou bastante esposto em ITX, Sol e Gamesa, apesar de nestes dois ultimos as mais valias serem bastante reconfortantes e aguentarem bastante bem estes impactos.

Agora venho ver o Nas e deparo-me com este rally!!!

Parabens e continua.

Um abraço tambem ao FProença, pois tambem adoro ja de longa data as opiniões dele s/ os mercados.

Registado: 5/11/2002 1:17

por Ertai » 12/3/2004 18:47

Caro fproença eu n gosto de "aconselhar" ninguém, cada um faz o que quiser com o dinheiro..

Mas na minha opinião esse short já podia estar coberto.

Estamos aqui a falar de um Swing up mais do que "quase" confirmado, poderá demorar apenas algumas sessões mas até lá podes já estar negativo no teu trade..

O mesmo será agora esperar pelo fecho da sessão, se ficar positivo fecha alguns minutos antes..

Isto porque estatísticamente o comportamento do mercado numa 6ªfeira é repetido na 2ª

E a AT não parece dar muitas sombras de dúvidas que a curto prazo isto vai ter algumas sessões positivas.. quanto mais o NASDAQ históricamente nunca tinha feito mais de 5/6 sessões negativas seguidas

Tenha cuidado portante, não deixe de passar de hoje se os mercados manterem-se positivos até depois das 8 da noite.

Abraços

Registado: 11/5/2003 12:11

Exactamente ming...

por Scubawarrior » 12/3/2004 15:59

....exactamente!!

Não acrescento nada, mas realço a importancia do que disse!!

Embora seja verdade no curto prazo, no médio vamos ver.

abraço a todos
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Ming » 12/3/2004 15:37

A minha opinião é que o abanão dados aos mercados pela acção terrorista terá vindo provavelmente encuratar a correcção que já se adivinhava, acabando, para os mercados, por ter um efeito mais positivo do que negativo (aliás, o que é relativamente habitual neste tipo de situações).

Inclino-me para ver as coisas exactamente dessa maneira (pelo menos no curto prazo, no médio prazo não tenho grande opinião, mas talvez a correcção regresse...).
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por MarcoAntonio » 12/3/2004 15:21

Vamos ver como se comporta o mercado nos states hoje, mas na europa não me parece que se possa falar de uma pequena recuperação face aos mínimos nesta altura. Em alguns casos as recuperações são significativas...

Nos states ontem o Nasdaq fez uma vela e de aviso de inversão (inverted hammer) que está a meio caminho de ser confirmado (com uma abertura em alta hoje, temos meia confirmação, o resto da confirmação terá de vir com uma vela branca e de preferência a fechar acima do topo da sombra da vela de ontem).

Quanto aos restantes índices, tiveram um sell-off na quebra da consolidação que vinham fazendo, agravado pela acção terrorista.

A minha opinião é que o abanão dados aos mercados pela acção terrorista terá vindo provavelmente encuratar a correcção que já se adivinhava, acabando, para os mercados, por ter um efeito mais positivo do que negativo (aliás, o que é relativamente habitual neste tipo de situações).

As mãos estavam tremendo, muitos investidores estavam nervosos e à espera de um pretexto para sair. Agora que tiveram um pretexto para sair já podem entrar de novo. Outros já tinham saído mesmo e estavam bastante líquidos ou curtos e já pensam em fechar ou entrar de novo, tudo em virtude da queda abrupta, que foi no imediato para além do que esperavam.

Mas vamos ver o que nos reserva a parte da tarde. Como já referi nos comentários de hoje penso que é de assinalar a segurança dos mercados na véspera do fim-de-semana, o que demonstra que o pânico já terá passado, dado que aparentemente não receiam grandes novidades («más novas») durante o fim de semana...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Haverá excesso de optimismo ?

por fproenca » 12/3/2004 15:06

Eu também estou á espera que o mercado inverta, mas será que o facto dos indices terem recuperado um pouco da queda de ontem significa alguma coisa ?

O Nasdaq Composite já há muito dava sinais negativos, mas o que se tem visto é que os outros indices começaram a dar sinais fortes negativos .

O S&P parece perdido com suporte nos 1075, este é o gráfico que de todos mais me assusta, tem-se segurado tão bem desde janeiro e agora "descamba" tão fácilmente

O Down Jones idem aspas se com suporte apenas nos 9900, o NYSE se cair abaixo dos 6500 é uma desgraça.

na Europa só tenho gráfico de 2 indices e apenas com fecho até ontem, mas dá para ver a "miséria" que o atentado provocou ontem.

O Dax apesar de ter recuperado hoje já fez novo minimo se quebra os 3814 tem como suporte 3576

O FTSE, também fez novo minimo e se quebra os 4357 nems ei onde vai buscar outro suporte

O Ibex segurou-se nos 7869 que era onde estava o suporte, mas se quebra o proximo está nos 7318 !!!

o CAC40 quebour o suporte, recuperou mas o novo minimo foi feito e o proximo suporte está nos 3472

o Bel20 também foi pelo mesmo caminho e se quebrar os 2380 só tem como suporte os 2208

O Euronex 100 também fez novo minimo, foi ao suporte nos 615, recuperou, mas se volta a quebrar tem apenas como suporte os 602

Finalmente o Psi20 se volta a "escorregar" é na zona dos 7000/7100 é onde está o suporte horizontal

Eu só acho que este atentado vai ser muito diferente do 11 de setembro em que os mercados regiarm bem, isto poderia ser o "culminar" da correcção para novas subidas, e até pode vir a ser, mas xomeço a ter muitas dúvidas, muitas mesmo, principalmente quando olho para o S&P que é o "Guia" de quase todos os mercados

Não pensem que estou alarmado, ou com medo porque em termos de negócios até tenho estado do lado certo, eu mudo fácilmente, estou a tentar ser o amsi realista possivel, sem tentar enganar-me a mim mesmo, antes do atentado eu esperava subidas (e espero) até porque pensei na inversão do nasdaq junto dos 1045/1050 conforme posts atrás, mas hoje, mesmo que o mercado abra em ligeira alta como se pensa que vai acontecer, vou estar muito á defesa, não irei fechar o meu "short" fácilmente só porque sobe um pouco.

Vamos ver, e espero que eu esteja errado porque se o mercado voltasse ás subidas seria uma boa lição que se dava aos terroristas que provocaram este caos :cry:

Abraço
Anexos
compq.png
compq.png (16.73 KiB) Visualizado 968 vezes
spx.png
spx.png (16.5 KiB) Visualizado 965 vezes
indu.png
indu.png (16.46 KiB) Visualizado 965 vezes
nya.png
nya.png (15.8 KiB) Visualizado 966 vezes
dax.png
dax.png (15.84 KiB) Visualizado 967 vezes
ftse.png
ftse.png (15.51 KiB) Visualizado 952 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Masim , OCTAMA, psandrade e 311 visitantes