Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/1/2016 20:12

frosantos, deixa-me tentar responder-te por partes:

bem sei que são todos defensores do "preço" e que este é soberano, etc. não discordo (pelo menos já não discordo!). agora daí até um dia alguém "despachar" 1% (seja curto/longo) não mover uma cotada não me parece "justo". é obvio que se um curto aumentando posição ou fechando vai fazer o preço subir/descer por si só, independentemente de AFs que o valham. pode não ser factor determinante mas daí a não mexer com o preço parece-me que vai muito. sendo que a muito longo prazo as aberturas/fechos de "anulam".

Planeamente de acordo. O problema é que se estão a focar nos curtos quando eles representam sempre uma ínfima parte do volume diário. O que move as acções não são os curtos, são todo o resto...

faço-te só uma pergunta: se estivesses dentro no BCP (bem sei que não estás nem irás estar, mas imagina que "herdavas" 1M de acções), com o preço de fecho de hoje e ignorando gráficos para não te dar a hipótese de as despachar independentemente de tudo, preferias que houvesse: a)5% de curtos

Preferia que houvesse a maior quantidade de curtos possíveis.

outra coisa que questiono é o argumento (não é teu) do "isto são fundos experientes e para estarem curtos é porque algo se passa e a acção vai cair", pois os qualificados que estão longos (ubs, blackrock, etc) também julgo que sabem mexer-se tão bem, ou melhor, que os curtos. basicamente mesmo que os gráficos digam que o BCP está "aflito" porque é que existem ainda qualificados longos?! porque acreditam? ou porque têm outra leitura da situação do BCP (relativamente aos curtos)?
estarei a ser muito burro?

Alguém estar numa acção porque o fundo X ou o investidor Y está curto ou longo é uma estupidez.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por investpouco » 4/1/2016 20:08

MERCW124 Escreveu:Com a especulação em torno do BPI, e do BFA, não deveria o BCP em subir afinal parece que alguns activos da Banca Portuguesa têm valor.
Não foi um bom começo para o BCP, creio, o ataque irá continuar, muita gente deve querer ver o BCP, na casa os 0.03, ou até menos, ou estarei eu enganado.
Uma coisa é certa se existir alguma má noticia, da China, ou relacionada com a Banca, é bem provável que vá para esses valores.

não acredito nisso ......0,030....acho impossivel....tv mais para os 0,039....mas aí estaremos nós para reforçar....
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 4/1/2016 20:06

frosasantos Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sinceramente, acho que se está a dar demasiada importância às posições curtas, como se elas estivessem a mover o BCP. Não o estão. Joca, se fosse assim tão óbvio, o BCP subiria. Esse é um factor que pode puxar pela acção mas há outros que podem ter um efeito completamente oposto, tal como o citaste.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

bem sei que são todos defensores do "preço" e que este é soberano, etc. não discordo (pelo menos já não discordo!). agora daí até um dia alguém "despachar" 1% (seja curto/longo) não mover uma cotada não me parece "justo". é obvio que se um curto aumentando posição ou fechando vai fazer o preço subir/descer por si só, independentemente de AFs que o valham. pode não ser factor determinante mas daí a não mexer com o preço parece-me que vai muito. sendo que a muito longo prazo as aberturas/fechos de "anulam".

faço-te só uma pergunta: se estivesses dentro no BCP (bem sei que não estás nem irás estar, mas imagina que "herdavas" 1M de acções), com o preço de fecho de hoje e ignorando gráficos para não te dar a hipótese de as despachar independentemente de tudo, preferias que houvesse: a)5% de curtos b)0% de curtos c) indiferente. eu, na minha ignorância, prefiro que existam x% a terem de ser fechados um dia e não acho, como tu dizes, que seja totalmente indiferente (independentemente de poder achar que existindo tantos curtos possa ser "mau" indicio relativamente ao estado da cotada). 2º hipótese, um passarinho informava-te que um short qualquer ia fechar 1,6% da posição no BCP, entravas longo se pudesses?, nem que fosse só por um dia?
quando a UBS desatou a comprar até à posição qualificada ( neste caso longo) e subiu aos 0.06x também se podia afirmar, com a mesma categoria e como tu dizes, "como se elas estivessem a mover o BCP", e nessa semana, julgo que de facto estiveram a mover o BCP (posso estar completamente enganado) pois se não entrassem provavelmente nunca teria subido e se calhar hoje já estava nos 0.03.

outra coisa que questiono é o argumento (não é teu) do "isto são fundos experientes e para estarem curtos é porque algo se passa e a acção vai cair", pois os qualificados que estão longos (ubs, blackrock, etc) também julgo que sabem mexer-se tão bem, ou melhor, que os curtos. basicamente mesmo que os gráficos digam que o BCP está "aflito" porque é que existem ainda qualificados longos?! porque acreditam? ou porque têm outra leitura da situação do BCP (relativamente aos curtos)?

Estás é a ser muito complicado.
imagina aqui no proprio caldeirao da bolsa, pessoas a discutir com visões totalmente diferentes uns dos outros...... uns longos que acreditam e outros curtos que não acreditam mas o BCP é exactamente o mesmo.....tal como há pequenos, tambem há grandes....a black rock entrou aos 0,14 em longo e ainda não saiu de lá, e grande como é tambem eu poderia dizer se ela entrou ela lá deve saber o que faz, a sonangol, ubs idem...etc etc
cumptos, Investpouco.

por MERCW124 » 4/1/2016 20:04

Com a especulação em torno do BPI, e do BFA, não deveria o BCP em subir afinal parece que alguns activos da Banca Portuguesa têm valor.
Não foi um bom começo para o BCP, creio, o ataque irá continuar, muita gente deve querer ver o BCP, na casa os 0.03, ou até menos, ou estarei eu enganado.
Uma coisa é certa se existir alguma má noticia, da China, ou relacionada com a Banca, é bem provável que vá para esses valores.

Registado: 16/12/2015 13:35

por Fred_Invest » 4/1/2016 19:44

Ulisses Pereira Escreveu:Sinceramente, acho que se está a dar demasiada importância às posições curtas, como se elas estivessem a mover o BCP. Não o estão. Joca, se fosse assim tão óbvio, o BCP subiria. Esse é um factor que pode puxar pela acção mas há outros que podem ter um efeito completamente oposto, tal como o citaste.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

faço-te só uma pergunta: se estivesses dentro no BCP (bem sei que não estás nem irás estar, mas imagina que "herdavas" 1M de acções), com o preço de fecho de hoje e ignorando gráficos para não te dar a hipótese de as despachar independentemente de tudo, preferias que houvesse: a)5% de curtos b)0% de curtos c) indiferente. eu, na minha ignorância, prefiro que existam x% a terem de ser fechados um dia e não acho, como tu dizes, que seja totalmente indiferente (independentemente de poder achar que existindo tantos curtos possa ser "mau" indicio relativamente ao estado da cotada). 2º hipótese, um passarinho informava-te que um short qualquer ia fechar 1,6% da posição no BCP, entravas longo se pudesses?, nem que fosse só por um dia?
quando a UBS desatou a comprar até à posição qualificada ( neste caso longo) e subiu aos 0.06x também se podia afirmar, com a mesma categoria e como tu dizes, "como se elas estivessem a mover o BCP", e nessa semana, julgo que de facto estiveram a mover o BCP (posso estar completamente enganado) pois se não entrassem provavelmente nunca teria subido e se calhar hoje já estava nos 0.03.

Registado: 4/9/2015 12:25

por PC05 » 4/1/2016 19:10

Falta consenso entre os acionistas do bpi ... a fusão com o bcp pode vir a ser a solução futura.

Grupo Violas “não concorda” com proposta da Unitel

http://www.dinheirovivo.pt/banca/grupo- ... da-unitel/

Registado: 5/12/2005 21:28

por Ulisses Pereira » 4/1/2016 18:28

Sinceramente, acho que se está a dar demasiada importância às posições curtas, como se elas estivessem a mover o BCP. Não o estão. Joca, se fosse assim tão óbvio, o BCP subiria. Esse é um factor que pode puxar pela acção mas há outros que podem ter um efeito completamente oposto, tal como o citaste.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joca601 » 4/1/2016 18:23

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A

Percebe-se que o bcp caiu hoje contagiado pela queda generalizada das bolsas e não pelo efeito de aumento de curtos...

Não percebo qual a tática dos curtos neste momento quando está mesmo a ver-se que a fusão bpi/bcp vai voltar a estar em cima da mesa.. A Isabel dos Santos pode forçar a essa solução... que é seu desejo antigo.

As dificuldades do bcp vão ficando pouco a pouco resolvidas, só o pagamento dos cocos pode ainda trazer alguma incerteza. Será que é nisso que os curtos apostam? um AC? Será que os curtos não sabem que uma subida de rating do país para investimento alivia o risco sobre os ativos ponderados para risco dos bancos, e consequentemente liberta capital. A não ser que tenham a previsão de que Portugal não saia do lixo.

Registado: 7/1/2012 13:03

por investpouco » 4/1/2016 16:29

UriDarn Escreveu:Se a data da posição foi dia 31/12 não percebo porque só comunicam passados 4 dias..... um dia é um dia... no regulamento http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... 10_04.aspx não fala em dia útil mas sim num prazo de um dia.

os responsaveis por divulgar no site são a cmvm, mas a posicao deve ter sido comunicada a cmvm no prazo correcto.
cumptos, Investpouco.

por UriDarn » 4/1/2016 16:17

Se a data da posição foi dia 31/12 não percebo porque só comunicam passados 4 dias..... um dia é um dia... no regulamento http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... 10_04.aspx não fala em dia útil mas sim num prazo de um dia.

Registado: 5/11/2014 20:06

por investpouco » 4/1/2016 16:10

frosasantos Escreveu:TT international aumenta 0.03% no dia 31-12-2015. só acho estranho que nos dias que aumentam os curtos a cotação não desce... no dia 31-12-2015 25% das vendas foram de curtos e ainda assim subiu. nos dias anteriores sim caiu, o que me faz questionar novamente se andam a comunicar as datas certas. também volto a afirmar que esta informação devia ser comunicada (ser pública) antes da sessão abrir e não durante.

Comunicações vivas iguais ou superiores a 0.50%

Titular da posição

% sobre o capital

Data de comunicação

Data da posição

Comunicações anteriores

Lansdowne Partners (UK) LLP 1.61 11/12/2015 10/12/2015 Ver
Marshall Wace LLP 0.68 11/12/2015 10/12/2015 Ver
Oceanwood Capital Management LLP * 0.85 15/12/2015 14/12/2015 Ver
TT International 0.60 04/01/2016 31/12/2015 Ver

Artigo 5º
(Divulgação ao mercado de interesses a descoberto relevantes)
1 – As entidades que detenham ou tenham a gestão de interesses a descoberto relevantes iguais ou superiores a 0,5% do capital social da sociedade emitente de acções admitidas à negociação em mercado regulamentado ou negociadas em sistema de negociação multilateral situados ou a funcionar em Portugal, comunicam a constituição ou cessação dessa posição à CMVM e à sociedade emitente, com vista à sua divulgação por esta ao mercado.

2 – São também comunicadas à CMVM e à sociedade emitentes, com vista à divulgação por esta ao mercado, os incrementes e diminuições em 0,1% do capital social que sofra um interesse a descoberto relevante comunicado nos termos do número anterior.

3 – As comunicações referidas números anteriores são feitas no prazo de um dia de negociação contado da data da ocorrência do facto constitutivo ou extintivo do interesse a descoberto relevante.

4 – As sociedades emitentes das acções divulgam de imediato no sistema de difusão de informação da CMVM as comunicações que recebam nos termos deste preceito.
http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legislacaonacional/Regulamentos/Pages/reg2010_04.aspx

portanto se efectuarem uma transacao pelas 15h, terão até as 15h do dia seguinte para o revelar.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 4/1/2016 15:57

rbrandaopereira Escreveu:
investpouco Escreveu:
rbrandaopereira Escreveu:Tenho uma grande dificuldade em interpretar os seus comentários. Escreva claramente e usando pontuação, se não as suas intervenções tornam-se bastante confusas..

O que é que o levou a achar que apartir do dia 9/10 de Setembro, pudesse começar uma LTA?
Há, efectivamente 3 toques numa possível LTA a começar a 10Setembro. Mas nem chega a ser LTA porque depois de 10 de Setembro, o título faz dois fundos e desvaloriza -21.5% dos 0.0533 para os 0.0419 e essa "linha técnica que poderia dar ascendente" que fala, morre por completo.

rbrandaopereira, gostas de inventar nao gostas???
fazes-me lembrar os politicos, que dizem as coisas para os ignorantes acreditarem, tipo a do BANIF e do NOVO BANCO, do banif disseram foi o PS, mas dias antes afirmaram que faziam a mesma coisa, mas a divida senior do NB ja dizem que nao foi o PS mas foi o Banco de Portugal......
o que nao dizem é que o governo tinha uma fortuna no BANIF e resolveram daquela maneira senao perdiam muito mais...já do Novo Banco nao estava lá nada injectado....
o que é te leva a imaginar uma linha dessas??? desenhaste uma ponte???

o que pretendia dizer é que no grafico de 3 meses se lançares uma linha recta entre o ponto de fecho de 10 de setembro estava nos 0.05 e no dia 10 de dezembro estaria acima dos 0.05,................

Lancei a tal linha que falou. Entre o fecho a 10 de Setembro 10 de Dezembro. Que ainda ninguém percebeu qual a relevância técnica. Onde está a invenção? E sim, depois de 10 de Setembro, o gráfico faz 2 fundos até cair no mínimo de 0.0419. Está a misturar alhos com bugalhos.

a diferença está que quando disse isso, não estavamos no fim dos 3 meses nem pouco que se pareça nem se falou em estudos tecnicos falei numa linha recta entre dois pontos apenas.
não falei em termos AFs nem ATs, até porque em ATs apenas dou mais relevância a bandas do bollinger, macd, rsi, sma, ema, wave elliot, etc.... não em linhas ltds e ltas,
mas muito mais importante ainda são os suportes e resistencias fortes. nos 0,05 0,06 0,065 0,07 0,08 0,083 0,087 0,09 0,1 0,11 0,0114 0,012
cumptos, Investpouco.

por UriDarn » 4/1/2016 13:05

Parece-me muito parecido ao ano passado fundos a reforçar até aos resultados de Fevereiro e depois disso todos a fugirem.

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 0%20%20%0A

Registado: 5/11/2014 20:06

por Muntchi » 4/1/2016 13:02

Feliz 2016 para todos os foristas! Muito tenho aprendido com vcs todos. Obrigado

Parece q os curtos continuam a atacar.... mais 0,6% da TT Internacional q sobe a parada para 3.74%.....o caminho é para baixo ao encontro do fundo do túnel? Que vos parece?

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 3%224S_%0A

Registado: 24/3/2005 16:33

por Fred_Invest » 4/1/2016 12:57

TT international aumenta 0.03% no dia 31-12-2015. só acho estranho que nos dias que aumentam os curtos a cotação não desce... no dia 31-12-2015 25% das vendas foram de curtos e ainda assim subiu. nos dias anteriores sim caiu, o que me faz questionar novamente se andam a comunicar as datas certas. também volto a afirmar que esta informação devia ser comunicada (ser pública) antes da sessão abrir e não durante.

Comunicações vivas iguais ou superiores a 0.50%

Titular da posição

% sobre o capital

Data de comunicação

Data da posição

Comunicações anteriores

Lansdowne Partners (UK) LLP 1.61 11/12/2015 10/12/2015 Ver
Marshall Wace LLP 0.68 11/12/2015 10/12/2015 Ver
Oceanwood Capital Management LLP * 0.85 15/12/2015 14/12/2015 Ver
TT International 0.60 04/01/2016 31/12/2015 Ver

Registado: 4/9/2015 12:25

por rbrandaopereira » 4/1/2016 12:51

investpouco Escreveu:
rbrandaopereira Escreveu:Tenho uma grande dificuldade em interpretar os seus comentários. Escreva claramente e usando pontuação, se não as suas intervenções tornam-se bastante confusas..

O que é que o levou a achar que apartir do dia 9/10 de Setembro, pudesse começar uma LTA?
Há, efectivamente 3 toques numa possível LTA a começar a 10Setembro. Mas nem chega a ser LTA porque depois de 10 de Setembro, o título faz dois fundos e desvaloriza -21.5% dos 0.0533 para os 0.0419 e essa "linha técnica que poderia dar ascendente" que fala, morre por completo.

fazes-me lembrar os politicos, que dizem as coisas para os ignorantes acreditarem, tipo a do BANIF e do NOVO BANCO, do banif disseram foi o PS, mas dias antes afirmaram que faziam a mesma coisa, mas a divida senior do NB ja dizem que nao foi o PS mas foi o Banco de Portugal......
o que nao dizem é que o governo tinha uma fortuna no BANIF e resolveram daquela maneira senao perdiam muito mais...já do Novo Banco nao estava lá nada injectado....

o que pretendia dizer é que no grafico de 3 meses se lançares uma linha recta entre o ponto de fecho de 10 de setembro estava nos 0.05 e no dia 10 de dezembro estaria acima dos 0.05,................

Lancei a tal linha que falou. Entre o fecho a 10 de Setembro 10 de Dezembro. Que ainda ninguém percebeu qual a relevância técnica. Onde está a invenção? E sim, depois de 10 de Setembro, o gráfico faz 2 fundos até cair no mínimo de 0.0419. Está a misturar alhos com bugalhos.
Anexos
bcp.png
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por AntónioManuel » 4/1/2016 12:40

Parece mesmo querer ir ao fundo do canal, a próxima questão é se quebra ou rejeita
Anexos
BCP1.png
Gráfico Diário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por investpouco » 4/1/2016 12:33

cumptos, Investpouco.

por Rascacielos » 2/1/2016 22:18

zecatreca_2 Escreveu:
Rascacielos Escreveu:

Devo acrescentar que essa AT ainda não incorpora os indicadores das reuniões do domingo à noite :wall: :mrgreen:

Off topic
Oh jovem,
De tanto bateres com a cabeça na parede, vais ficar sem cérebro. :shock: :lol:

Jovem??? :oh:

As barbas brancas amortecem o impacto :wall: :mrgreen:

Registado: 16/5/2009 0:58

por Zecatreca_1001 » 2/1/2016 21:32

Rascacielos Escreveu:

Devo acrescentar que essa AT ainda não incorpora os indicadores das reuniões do domingo à noite :wall: :mrgreen:

Off topic
Oh jovem,
De tanto bateres com a cabeça na parede, vais ficar sem cérebro. :shock: :lol:

Registado: 29/11/2007 10:54

por Rascacielos » 2/1/2016 21:05

Raposo Tavares Escreveu:Imagem

Tinha prometido a mim mesmo não postar mais aqui. De qualquer forma, acho assisado que se tomem atenção aos volumes... Um ressalto suportado em fracos volumes pode estar votado ao fracasso. Por outro lado, a acreditar nos riscos do Andrews, a cotação voltou a entrar na forquilha descendente e uma visita aos 4 cêntimos não será improvável...

Raposo Tavares

Registado: 16/5/2009 0:58

por AntónioManuel » 2/1/2016 20:42

A reação do Bcp numa zona de suporte secundário para já é normal, pode ver-se no gráfico a 1H que a retração está a ser feita com volume fraco, indicação de que pode ser apenas uma retração e nada mais, espero que volte ás quedas a partir do ponto onde está, pode ir no máximo até aos 0.049. O outro cenário que penso ser menos provável é inverter o movimento descendente a partir daqui. No semanal a ultima vela reforça a continuação das quedas, veremos.
Anexos
bcp1000volume1h.png
Gráfico 1H
bcp1000diario.png
Gráfico Diário
bcp1000semanal.png
Gráfico Semanal
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por rg7803 » 2/1/2016 12:28

A.Feijão Escreveu:a linha de tendência ascendente e um triângulo, continuo a dizer que 2016 pode ser um bom ano para o bcp e psi20, eu comprei no terceiro toque

Pode ser que sim. Resta saber em que sentido se dará a resolução desse triângulo. Não esquecer que a tendência primária (principal) é descendente, e em boa parte dos casos os triângulos rompem no sentido da tendência dominante. Nestes casos por vezes é bom ir comprando aos lotes.
Boa sorte.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por RaposoTavares » 2/1/2016 1:42

Imagem

Tinha prometido a mim mesmo não postar mais aqui. De qualquer forma, acho assisado que se tomem atenção aos volumes... Um ressalto suportado em fracos volumes pode estar votado ao fracasso. Por outro lado, a acreditar nos riscos do Andrews, a cotação voltou a entrar na forquilha descendente e uma visita aos 4 cêntimos não será improvável...

Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por A.Feijão » 1/1/2016 22:17

a linha de tendência ascendente e um triângulo, continuo a dizer que 2016 pode ser um bom ano para o bcp e psi20, eu comprei no terceiro toque
Anexos
bcp.png

Registado: 16/11/2015 22:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho e 181 visitantes