Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Ogratuito » 5/1/2016 0:20

Em relação à de Giro e outras corretoras online : se elas deixarem de pagar, se ficarem com o dinheiro vais reclamar aonde ???
Cumprimentos

Registado: 9/1/2012 12:24

por fj201 » 4/1/2016 17:46

chico_laranja Escreveu:fj201

Nos ETFs sempre se paga os 4% I.S.? Se sim é sobre o total do movimento ou apenas no resgate sobre as mais valias e dividendos?

Sobre se há melhor ou pior intermediário faz todo o sentido falar nisso até porque a disparidade de preços é grande. Todos deviam mas nem toda a gente ao abrir conta num banco pede o preçário e lê as letras toda do contrato. Muita gente nem sabe o que é a DeGiro.

Deves saber que há pessoas a "jogar" na bolsa com contas normais da banca a retalho pagando 10-15€por transacção. É apenas um alerta para isso. Eu tento sempre apelar ao espírito crítico das pessoas de forma a não entrarem de olhos fechados.... fazer com que as pessoas questionem, interroguem, pensem pela sua cabeça... nos dias de hoje é vital pois a malta é "inundada" de manhã à noite com publicidade e apelos publicitários fortes e levada a fazer coisas de impulso e esses impulsos têm custos que não são negligenciáveis.

Se há pessoas que compram o BMW a 30k, quando ao lado vendem o mesmo a 20k, que queres que te diga? merecem perder o dinheiro que vão perder. hoje vivemos na era da informação, não há desculpa. Só eu sem estar à procura já vi publicidade no económico, jornal de negócios e TVI24 da Degiro...
Quem não acorda para a vida merece perder o dinheiro. Um gajo que andou a investir no banif desde 2012, achas que tenho pena que tenha perdido tudo? é a mesma coisa... no mundo nunca poderás anular os mecanismos de mercado (em que quem decide mal perde dinheiro, e quem decide bem, ganha ou pelo menos não perde). Quem ler este tópico e outros dois de fio a pavio tem tudo o que precisa para triunfar nos mercados, precisando de 5min/ano. Mais que isto só enfiando a informação pela goela abaixo.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

Registado: 28/7/2015 9:59

por chico_laranja » 4/1/2016 17:43

Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:Aqui a carteira acabou o ano com um Total Gain de +6,5%

A ovelha negra continua a ser o Santander Ações Portugal (-11%), espero que fique verde em breve para resgatar

A minha carteira maior acabou o ano com +8.4%

Para se entender um pouco melhor a carteira até porque foi sofrendo mutações:
Começou o ano com 54.5% Obrigações, 38% acções e o resto liquidez mas a intenção é chegar a perto de 35% Obrigações-65% acções pois a carteira é para mais uns 15 anos)

Nos primeiros dias do ano rebalanceei para algo tipo 43% Obrigações-57% Acções

Primeira quinzena de Abril reforcei com +6% do valor da carteira e rebalanceei para 41% obrigações-59% Acções

Em Agosto teve novo reforço de 7% ficando a proporção em 41.5-58.5

Em Novembro novo reforço de 1.5% ficando a proporção em 39-61%

Estrelas(acima do benchmark morningstar):
MFS Euro Small Cap
UBS Europe Unconstrained
UBS Infrastructure
Nordea European Covered Bond
JPM America Equity
Nordea Global Stable UnHedge
JPMorgan ASEAN

Neutros (abaixo do benchmark morningstar até 2%)
Pioner US Fundamental Growth
Axa WF 5-7
Amundi Bond Global Agregate

Ocasos (abaixo do benchmark morningstar >= 2%)
PIMCO DI
Templeton TR
BGF World Healthscience
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por chico_laranja » 4/1/2016 17:24

Sei que é um dos investidores passivos mas "open mind" e aberto a todas as opções :clap:

Acho que fui claro ao dizer que se se optar por ETFs o melhor é para blocos +2k.

Também falei da comparação ETF Vs Mutual Index fund e em que é preciso avaliar em qual lado está o melhor compromisso com os custos. Usar os Amundi tal como os Pictet é uma opção para quem quer apostar nos passivos via fundos com quantias pequenas de capital.

Também dei dicas de como ver se um fundo é realmente um fundo activo ou é passivo/quasi-passivo (referência ao r²) bem como ver se no passado o fundo foi melhor ou pior que o seu testbench (Alpha)

Saber quem ganhou no fim do campeonato é sempre fácil.

Tanto se pode dizer que o M&G ou o PIMCO falharam no seu objectivo como o Invesco Global Small Cap bateu o seu benchmark(pelo menos é o que está na morningstar). Agora é escolher de acordo com a nossa cor clubística e zombar do adversário.

É verdade que isto acaba por ser cansativo na caça do melhor pois o melhor não existe. Há fundos bons para bulls, outro para bears, outros para lateralizantes, uns que aguentam melhor os picos mas que em mercados indefinidos acabam por também o ser e outros que em momentos de indefinição brilham mas nos temporais a chama se apaga.... A ciência está no equilíbrio disto tudo de forma a que no final tudo dê um resultado agradável em qualquer momento do mercado.

Mas isto dá trabalho e para os puros Lazy este método não é aplicável. Para esses é simples: % = idade em index obrigações tipo o BND ou fundo index equivalente e o resto em acções mundiais tipo VTI ou equivalente. Se tiver mais de 100 anos é ter tudo liquidez/DP.

Eu tenho aprendido muito além do que é um mero fundo neste estudo contínuo e como o conhecimento não ocupa lugar continuo a esgravatar informação. Uns preferem usar o tempo de lazer a ver o CM ou A Bola, eu vou participando aqui e lendo algumas coisas sobre estas áreas.

fj201

Nos ETFs sempre se paga os 4% I.S.? Se sim é sobre o total do movimento ou apenas no resgate sobre as mais valias e dividendos?

Sobre se há melhor ou pior intermediário faz todo o sentido falar nisso até porque a disparidade de preços é grande. Todos deviam mas nem toda a gente ao abrir conta num banco pede o preçário e lê as letras toda do contrato. Muita gente nem sabe o que é a DeGiro.

Deves saber que há pessoas a "jogar" na bolsa com contas normais da banca a retalho pagando 10-15€por transacção. É apenas um alerta para isso. Eu tento sempre apelar ao espírito crítico das pessoas de forma a não entrarem de olhos fechados.... fazer com que as pessoas questionem, interroguem, pensem pela sua cabeça... nos dias de hoje é vital pois a malta é "inundada" de manhã à noite com publicidade e apelos publicitários fortes e levada a fazer coisas de impulso e esses impulsos têm custos que não são negligenciáveis.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por daniel__ » 4/1/2016 14:11

chico_laranja Escreveu:
Se optares pelos ETFs fica a saber que os mesmos são apenas vantajosos de fizeres poucos trades anuais e em blocos mínimos de 2k€.

Chico, eu tenho apenas fundos de gestão activa, mas esse argumento cada vez faz menos sentido. Tens fundos indexados, principalmente da amundi (mas também outras), que fazem uma carteira lazy, com custos equiparados a ETFs, tipo MSCI world, emergentes, etc e com minimos de 100€ e coisas do genero.

É que o problema disto, e eu já ando nos fundos há uns 3 anos, é que a maior parte dos fundos são de indexação encapotada. Por exemplo na suiça a % de fundos verdadeiramente activos são menos de 20%.

...más de la mitad de los fondos de renta variable domiciliados en Polonia (58%) o Suecia (56%) podían considerarse closet trackers al cierre de 2010. Con un 42%, España completa el ‘top 5’ de los países con mayor proporción de gestión pasiva encubierta, por detrás de Finlandia (44%) y Bélgica (43%).

Aliás, em diversos países europeus já houve multas pela indexação encapotada. Além disto, há depois outro problema. Ok, há fundos verdadeiramente activos, espectacular, estão no top deste topico. Daqui a 3 anos vais ver e estão negativos ou já perderam toda a consistencia. Tens carradas de exemplos, o rick nesta página citou uns poucos (alguém se lembra da estrela da companhia, o M&G Optimal Income Fund Euro? ). Isto basicamente de andar a escolher fundos HOJE para ter resultados AMANHA, é andar a tentar perder por poucos ou jogar para empatar, é a sensação que tenho.

Dito isto, mantenho-me ainda com a carteira de gestão activa, porque o plano era para X anos, e vou mante-lo. Sou de ideias fixas :D
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Hugo Leandro M. Coelho » 4/1/2016 13:18

Aqui a carteira acabou o ano com um Total Gain de +6,5%

A ovelha negra continua a ser o Santander Ações Portugal (-11%), espero que fique verde em breve para resgatar

Registado: 26/11/2014 16:45

por fj201 » 4/1/2016 13:13

é estúpido dizer: há intermediários muito baratos, e depois há muito caros. (??? qual o sentido que isto faz?? ) é o mesmo que dizer "eu quero um bmw...tá ali um stand que faz-me 20k, e outro ao lado que faz 30k...só um alucinado da cabeça vai pagar 30k, quando pode pagar 20k pela mesma coisa. :oh: :wall:

é um argumento tão mau que nem tem ponta por onde se pegue... parece um manicómio este fórum às vezes. era o outro no banif a dizer compra compra compra - um banco que estava todo roto, e estes aqui tipo seita a querer achar relevante que existam no mercado quem faça mais caro, quando existe soluções mais económicas. :wall:

quem tiver dúvidas sobre a degiro, pode sempre enviar email para lá - eles respondem muito rápido. para além da degiro para ordens maiores feitas na euronext, pode valer a pena dar uma vista de olhos à gobulling pro pois cobra um preço fixo de 5€/transacção.

o argumento do hft é outra vez de gente louca da cabeça...há anos que o dinheiro vai muito mais para fundos passivos, porque estes são muito melhores que os activos. Este deve ser o único fórum no planeta terra que ainda há quem resista. vão se sentir burros daqui a uns anos, tipo igreja católica que teimava que o mundo era plano, ou que a terra era o centro do universo. quando deixamos a 'força de acreditar' levar a melhor às evidências científicas claras e inequívocas, a estupidez ganha e passa a reinar.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

por chico_laranja » 4/1/2016 12:40

Jonhy_Rico Escreveu:A esmagadora maioria da malta por aqui opta por fundos geridos ativamente, certo? No entanto, tenho andado a ler umas coisas que apontam no sentido de os fundos indexados serem em geral muito mais consistentes do que os que são geridos ativamente (sobretudo por causa das taxas de gestão). Qual a vossa opinião?

Jonhy_Rico

Estás a basear-te em literatura americana?

Convém ter noção das disparidades dos preços dos "acessórios" dos 2 lados do Atlântico.

Para teres uma real noção das coisas tens que sacar o histórico da cotação dos ETFs e no(s) momento(s) de transacção tens que meter no total da conta a martelada das comissões de corretagem bem como trimestralmente a martelada das comissões de custódia de títulos. Apenas 1 ou 2 gestoras não cobram custódia de títulos mas a maioria dos bancos de investimento nacionais cobra por isso (no Best é algo tipo 5€/Trimestre + IVA (23%))

Todos estes "detalhes" estão fora dos gráficos/estudos inocentemente (ou não :-$ ).

Sobre o gráfico que o fj201 colocou há uma justificação para isso e que é a disseminação do HFT - High Frequency Trading = Trading por algoritmos automáticos - Tudo o que é trocado em real time serve para essas máquinas fazerem dinheiro.

Essas máquinas estão ao serviço de muitos Big Players e o comum dos mortais nem tem noção disso. As Black pools são um paraíso para essas máquinas que tentam ao máximo manter-se anónimas.

Há empresas a investir milhões em fibra óptica e em FPGAs de topo e a pagarem a peso de ouro matemáticos e programadores séniores para conseguirem tirar 1 ou 2 ms a cada decisão dessas máquinas. Trabalham muito à base de algorítmos, padrões, redes neuronais e previsão. É o lado mais negro(e menos falado para não dizer até abafado) do mundo de Wall Street :twisted:

Depois há outras coisas a ter em conta.

Muitos desses estudos têm outra falha.

Metem todos os "Mutual Funds" nos fundos activos quando uma boa parte são Index Funds e esses sim, levam abada dos ETFs nos gráficos pois a performance antes da gestão é para ser igual mas há diferenças nos custos de gestão, logo valor da UP, e a escolha entre ambos reside apenas e só no qual fica mais em conta contando com custos de corretagem.

Se fizessem essa filtragem bem como colocassem do lado dos passivos todos os quasi-index fundos (r² => 0.95) esses 80-85% de fundos activos batidos pelos passivos baixava consideravelmente e apontava mais para uma relação 50:50 (sim, há fundos maus e não há dúvida sobre isso) e isso é provado pelos alphas que estão naquelas partes dos riscos e indicadores que poucos percebem.

Alpha - A positive alpha is a measure of how much a fund has outperformed its benchmark, and a negative alpha is a measure of how much a fund has underperformed its benchmark. It is often seen as a key measure of the added value of an active fund manager.
@trustnetoffshore

Se optares pelos ETFs fica a saber que os mesmos são apenas vantajosos de fizeres poucos trades anuais e em blocos mínimos de 2k€. Abaixo disso as comissões não são desprezáveis mesmo na DeGiro onde mover um ETF tem um custo de € 2,00 + 0,02 % + as seguintes notas:
A - Custos de imposto de selo ou outros impostos e taxas são cobrados ao cliente.
B - Se houver uma taxa de imposto, a taxa indicada é sem IVA incluído.

I.S. = 4%

Se vais movimentar blocos pequenos para não seres devorado pelas comissões os Fundos são os recomendados pois tirando a comissão de gestão incorporada no valor da UP não tens nenhum custo extra nem acessório.

fj201

Como estás mais dentro dos ETFs estes 4% IS são cobrados sobre o total do movimento ou apenas sobre uma hipotética mais valia? Ou pura e simplesmente não são cobrados a um cliente particular?

por fj201 » 3/1/2016 23:31

Jonhy_Rico Escreveu:A esmagadora maioria da malta por aqui opta por fundos geridos ativamente, certo? No entanto, tenho andado a ler umas coisas que apontam no sentido de os fundos indexados serem em geral muito mais consistentes do que os que são geridos ativamente (sobretudo por causa das taxas de gestão). Qual a vossa opinião?

Só algum pessoal deste tópico ainda resiste como aqueles trabalhadores de profissões que estão a deixar de existir resistem... alheados de tudo :? :cry:
O resto do planeta é isto:
Imagem

por Rick Lusitano » 3/1/2016 20:46

w00zy Escreveu:
bucks Escreveu:Estou a tentar ver o seguinte filme que sai agora em Janeiro, e aconselho ao pessoal:

A Queda de Wall Street

http://www.imdb.com/title/tt1596363/

Pelo menos os americanos no meio de tanta salganhada ainda têm material didáctico para alertar as pessoas.. :-"

Já o vi, muito bom

The Big Short 2015 DVDScr XVID AC3 HQ Hive-CM8

Obrigado pela dica. :wink:

Já o vi, ontem á noite. Achei interessante. É um filme mais em formato de documentário independente, pois não têm aquele glamour habitual, de sexo, drogas e acção, do tradicional género hollywoodesco, de consumo rápido.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por rp28592 » 3/1/2016 13:26

w00zy Escreveu:
bucks Escreveu:Estou a tentar ver o seguinte filme que sai agora em Janeiro, e aconselho ao pessoal:

A Queda de Wall Street

Pelo menos os americanos no meio de tanta salganhada ainda têm material didáctico para alertar as pessoas.. :-"

Já o vi, muito bom

Perco-me um pouco sem legendas... vou esperar por elas. :oops:

Registado: 8/6/2015 21:26

por Jonhy_Rico » 3/1/2016 1:14

A esmagadora maioria da malta por aqui opta por fundos geridos ativamente, certo? No entanto, tenho andado a ler umas coisas que apontam no sentido de os fundos indexados serem em geral muito mais consistentes do que os que são geridos ativamente (sobretudo por causa das taxas de gestão). Qual a vossa opinião?

Registado: 18/7/2014 8:38

por w00zy » 2/1/2016 23:39

A Queda de Wall Street

Já o vi, muito bom

Registado: 28/4/2014 12:59

por Bucks » 2/1/2016 23:32

Estou a tentar ver o seguinte filme que sai agora em Janeiro, e aconselho ao pessoal:

A Queda de Wall Street

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por fj201 » 2/1/2016 12:14

avataris Escreveu: invesco apenas tem 17% em materias primas no ultimo relatorio. O fundo tem tido uma gestão desastrosa que vai muito além das materias primas.

FIGAS com uma gestão desastrosa?? impossível!!!!! ahahahahhah :lol:

por daniel__ » 2/1/2016 11:43

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
E como se sabe, o Ouro está em queda há 3 anos seguidos, o Crude está há pelo menos 2 anos, as matérias-primas agrícolas tiveram um ano mau, juntamente com os metais industriais e preciosos que devido ao desaceleramento da economia Chinesa, também estado continuamente a perder. Não vejo, a China a voltar a um crescimento económico semelhante aos dos anos anteriores, superiores a 7,5% anuais.

Como não vejo, a China a crescer como antigamente, não perspectivo um aumento significativo e constante para as matérias-primas. O Invesco, vai continuar a ser influenciado pelas quedas das matérias-primas.

invesco apenas tem 17% em materias primas no ultimo relatorio. O fundo tem tido uma gestão desastrosa que vai muito além das materias primas.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Feliz Ano Novo

por Hugo Leandro M. Coelho » 1/1/2016 0:21

Rick Lusitano (New) Escreveu:Desejo a todos, um Próspero Ano de 2016, repleto do que mais desejam.

Obrigado e Igualmente :D

Registado: 26/11/2014 16:45

Feliz Ano Novo

por Rick Lusitano » 31/12/2015 22:00

Desejo a todos, um Próspero Ano de 2016, repleto do que mais desejam.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Balanço 2015

por Rick Lusitano » 31/12/2015 21:53

Balanço 2015

Revisto pelo Jornal de Negócios:

Jornal de Negócios - Como foi o ano de 2015 nos mercados (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/como_foi_o_ano_2015_nos_mercados.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: Ouro a perder brilho há três anos consecutivos (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/ouro_a_perder_brilho_ha_tres_anos_consecutivos.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: O ano em que o petróleo quebrou os 50 dólares (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias_primas/petroleo/detalhe/balanco_de_2015_o_ano_em_que_o_petroleo_quebrou_os_50_dolares.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: O pior ano desde 2008 para as matérias-primas agrícolas (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias_primas/detalhe/materias_primas_agricolas_o_pior_ano_desde_2008.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: Fusões e aquisições com recorde acima de 5 biliões (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/balanco_de_2015_fusoes_e_aquisicoes_com_recorde_acima_de_5_bilioes.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: Venezuela tem melhor bolsa do ano, Ucrânia a pior (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/balanco_de_2015_venezuela_tem_melhor_bolsa_do_ano_ucrania_a_pior.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: O último lugar do real no samba do cambial (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/balanco_de_2015_o_ultimo_lugar_do_real_no_samba_do_cambial.html

Jornal de Negócios - Balanço de 2015: Afinal, o sinal de menos também se aplica às Euribor (31 Dezembro 2015)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/afinal_o_sinal_de_menos_tambem_se_aplica_as_euribor.html

por Rick Lusitano » 31/12/2015 21:35

Rick Lusitano (New) Escreveu:Já anda há 3 anos, a pisar ovos. Um ano mau, qualquer um pode ter, dois já para desconfiar, três, se calhar, haverá alguma azelhice pelo meio. Se comparamos com outros fundos semelhantes, ajuda a perceber isso. :wink:

Faz lembrar outras velhas glórias, que andam moribundos:
Carmignac Patrimoine
PIMCO Total Return

Esta é a velha questão das analises à posteriori. Daqui a 3 anos se calhar estamos a dizer que o que parece bom hoje, anda então moribundo.

Acertar no cavalo no fim da corrida é facil. falo à vontade porque estou entalado no invesco, que parecia do melhor que havia na altura e na fase do desconfiar ja implica perdas de 5% ou 6%.

Eu ando com esses fundos (e outros) debaixo de olho, constantemente, não é de apenas de uns meses para cá. Na verdade, eu sigo mais de 100 fundos diariamente, há mais de 3 anos. :oops:

O caso do Invesco, não acredito ser devido á gestão em si, mas aos activos em que investe, que fazem parte da politica de investimento do fundo:

Invesco/Seeking Alpha Escreveu:Imagem

Imagem retirada de um link para um artigo colocado no meu post de 21/12/2014 18:35, "Invesco Balanced-Risk Allocation", que inclusivamente coloquei o link para este post, na 1ª página deste tópico, no post da listagem dos fundos.

Rick Lusitano (New) em 21/12/2014 18:35 Escreveu:Sobre o fundo Invesco Balanced-Risk Allocation, pelos seu gestor, Scott Wolle:

Invesco US/Seeking Alpha - Risk Parity: Comparing The Objections With Reality - Part 1 (Nov. 11, 2014 1:04 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/2667895-risk-parity-comparing-the-objections-with-reality-part-1

Invesco US/Seeking Alpha - Risk Parity: Comparing The Objections With Reality - Part 2 (Nov. 18, 2014 1:06 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/2690255-risk-parity-comparing-the-objections-with-reality-part-2

E como se sabe, o Ouro está em queda há 3 anos seguidos, o Crude está há pelo menos 2 anos, as matérias-primas agrícolas tiveram um ano mau, juntamente com os metais industriais e preciosos que devido ao desaceleramento da economia Chinesa, também estado continuamente a perder. Não vejo, a China a voltar a um crescimento económico semelhante aos dos anos anteriores, superiores a 7,5% anuais.

Como não vejo, a China a crescer como antigamente, não perspectivo um aumento significativo e constante para as matérias-primas. O Invesco, vai continuar a ser influenciado pelas quedas das matérias-primas. Mas se tiverem o Invesco, apenas para a diversificação, com pouco peso na vossa carteira, ele não vai fazer grande mossa. O Invesco é bom para períodos de bear markets, e para um investimento de médio/longo prazo. A nível de retornos, até não está muito mal, considerando os segmentos de mercado aonde investe.

Quando mencionei que o Invesco BRA andava a marinar, foi porque não gosto de ter fundos com retornos anualizados inferiores a 4% e faço uma gestão activa da minha carteira, de forma a tentar capturar as tendências macroeconómicas mundiais, para mim, o Invesco BRA, está fora de campo de jogo, só entra, quando achar que está para breve uma tendência de bear market.

Se reparares, até teve um 2014, interessante, e 2015 é o primeiro ano, com retornos negativos. Tem tido melhor performance do que o Templeton GTR com Hedge cambial, que eu tinha mencionado.

Morningstar Escreveu:Rentabilidades anuais (%) 30-11-2015
2010.....12.75
2011.....11.05
2012.....6.61
2013.....0.64
2014.....5.38
30-11.....-4.03

Rent. Anualiz. % 31-12-2015
1 dia.....-0.14
1 semana.....-0.07
1 mês.....-1.61
3 meses.....0.00
6 meses.....-4.94
Ano.....-5.58
1 ano.....-5.58
3 anos anualiz......0.05
5 anos anualiz......3.46
10 anos anualiz......-

Fonte: Morningstar

E claro que tens razão, nunca se sabe o futuro, os bons de hoje podem ser os pesos mortos no futuro. Pois nada é eterno.

As velhas glórias que mencionei que andam moribundos, se reparares foram apenas, o PIMCO TR e o Carmignac Patrimoine, (e estava a "falar" sobre o Templeton GTR), que são fundos baseados mais no gestor do que na política de investimento do próprio fundo, neste caso, o Bill Gross, que perdeu o "mojo" ainda antes de sair para a Janus e o Edouard Carmignac que também perdeu o seu "mojo", muito baseado na sua equipa talentosa que foi saindo aos poucos para a concorrência, enquanto que o Bill Gross, continuou a ter uma boa equipa de apoio, mas que ele teimosamente ignorava.

por Bucks » 31/12/2015 18:57

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

Banca Portuguesa

por Rick Lusitano » 31/12/2015 16:34

Estes tipos são uns chorões. Também querem ter impostos diferidos como nós. :mrgreen:

Jornal de Negócios - Banco de Portugal admite necessidade de alinhamento do regime de impostos diferidos (31 Dezembro 2015, 13:27)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/banco_de_portugal_admite_necessidade_de_alinhamento_do_regime_de_impostos_diferidos.html

por jokerportuga » 31/12/2015 14:39

Possivelmente irá ser afectado por uma ou mais medidas mencionadas :wink:

Fonte: Observador - Saiba o que muda nos rendimentos a partir de dia 1 de janeiro (31 Dezembro 2015)
http://observador.pt/2015/12/31/saiba-muda-nos-rendimentos-partir-dia-1-janeiro/

Registado: 18/1/2010 12:59

por jokerportuga » 31/12/2015 14:25

a ter em conta na hora de investir...

Em caso de uso dos depósitos dos clientes, a captação respeitará uma hierarquização em que estes virão em último lugar. Prioritários na entrada na resolução interna (‘bail-in’) serão, por esta ordem, os accionistas, detentores de dívida subordinada, de dívida sénior e (ao mesmo nível desta), os depósitos das grandes empresas superiores a 100 mil euros. Em último lugar, e se os restantes elementos da hierarquia não forem suficientes para absorver as perdas, serão chamados os depósitos não cobertos pelo Fundo de Garantia (valor acima de 100 mil euros) pertencentes a micro, pequenas e médias empresas e aos particulares. E, ainda assim, sujeito a uma avaliação sobre o potencial de contágio a outros bancos desse país, ou mesmo da União Europeia.

Fonte: Económico - Regras de resgate dos bancos mudam e depositantes podem perder capital (31 Dezembro 2015)
http://economico.sapo.pt/noticias/regras-de-resgate-dos-bancos-mudam-e-depositantes-podem-perder-capital_238664.html

Registado: 18/1/2010 12:59

por Rick Lusitano » 31/12/2015 13:29

Outros valores mobiliários em causa com a resolução do BES, segundo o Jornal de Negócios:

acções do BES
PTBEROOM0030 - BES PERPETUAL SERIE USD
PTBEQFOM0016 - BES OBRIGACOES CX SUBORDINADAS 2011
PTBENBOM0021 - BES PERPETUAL

Fonte: Jornal de Negócios - CMVM está a analisar resultados do BES (31 Dezembro 2015, 11:35)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/cmvm_esta_a_analisar_resultados_do_bes.html

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, brunoktm, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, sempreamesma, Shimazaki_2, Sinedrio e 169 visitantes