Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Organized Chaos - Trading System S&P500

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Organized Chaos - Trading System S&P500

por Artista Romeno » 3/1/2016 12:51

bogos Escreveu:Organized Chaos – Versão 2016

Deixem-me começar por transmitir que o gosto pelos mercados financeiros tem um lugar na minha vida pessoal, meramente como complemento financeiro, ou pelo menos, uma tentativa disso mesmo.

O ano de 2015, foi para mim bastante positivo, superando mesmo as expectativas inicialmente previstas. Este bastante positivo, tornou-se mesmo uma surpresa para mim, pois terminar uma conta com cerca de 60% de lucro é magnífico.

Ao mesmo tempo que fui negociando este sistema, ao qual lhe chamei Organized Chaos (um nome contraditório), demonstrou ao longo deste ano, que pode actuar e ter as duas formas de “sentimento”, ou seja, um verdadeiro Chaos quando em modo de aguentar a posição sacrifica a DrawDown, a conta e o seu dono sem apelo nem agravo; depois vem a forma organizada, quando entra naquele movimento de swing de preço, que ele tanto gosta, acumulando lucro, que no final de contas é o que se pretende e o que todos nós procuramos. Evidentemente que não sabendo onde se encontram estes contraditórios movimentos, o sistema está quase sempre dentro do mercado.

Ao longo deste ano, tentei também cultivar uma forma de estar no mercado, que entendo ser a que mais se adequa ao meu perfil, mediante o tempo da vida pessoal que tenho para despender ao mercado de capitais. E neste mundo dos mercados, não há formula única, não há métodos infalíveis e muito menos o tão ansiado Grall.

Este meu método (sempre o disse), é a minha forma de ver e estar no mercado, diria que, é um fato que me assenta à medida, para o qual foram precisos alguns meses de aturada costura, com testes, reatestes, reveses, avanços e recuos, tempo dedicado a cálculos e algumas noites mais prolongadas junto do teclado. Não foi por isso comprado num pronto a vestir, foi antes trabalhado por mim, costurado à minha maneira, para me assentar à minha forma de estar.

E ao longo deste ano, cumpri o sistema conforme ele foi montado, sem nunca questionar o porquê de estar a aguentar determinados movimentos, ou de tentar cortar lucros ou perdas, por “achar” que algo poderia estar errado.

O estudo passado contribuiu decisivamente para o afirmar da minha posição rígida quanto ao facto de cumprimento da disciplina de fazer trade. Posso mesmo afirmar que eliminei o medo, esse sentimento nefasto que nos faz suspeitar de nós mesmos a cada negócio realizado. E todos sabem muito bem, (perfeitamente), daquilo que falo, mas também penso que só meia-dúzia são capazes de valorizar esta questão.

O trader por norma, numa situação de aperto, tende a não ser racional, tende a praticar o erro facilmente, tende a decidir o seu contrário, tende a ser……….. aleatório. E no final de contas, quem sofrerá será a sua conta bancária, (essa que será sempre a 2ª vertente nefasta), pois a 1ª será mesmo o fator psicológico. Seguidamente virá novamente o medo de falhar no negócio seguinte, até ao sentimento final de abandono do mercado. Porquê?
Porque não houve preparação, não houve plano, não houve estudo, não houve capacidade para saber o que é o risco, não houve capacidade de definir até onde estamos dispostos a ir.

Uma vez mais tento batalhar neste ponto, porque simplesmente na minha humilde forma de ver o mercado, foi este processo pelo qual passei e foi este o caminho que me levou a melhorar a minha forma de ver o mercado e a minha forma de nele participar.
No sistema Chaos, o erro foi definido à partida, aceite como tal, tendo a plena convicção que estar a questiona-lo depois de começar o sistema, não faria qualquer sentido. E sim, afirmo-o com toda a convicção que é a priori que devo colocar todas as questões e fazer os testes que tenha por conveniente, para que chegue ao tal conforte mental que me dê a resposta as perguntas: - é fiável ? Estou disposto a sacrificar capital ? Até onde me pode levar a DD? Estarei na disposição de sacrificar a totalidade do investimento inicial?
Foi nesta amálgama de perguntas “existenciais do trading”, que o sistema me deu as respostas de uma forma positiva para avançar. E assim sendo, a partir desse momento, não há mais nada questionar, tendo somente que seguir as regras estabelecidas, cumprindo-as religiosamente.

Mas não vou alongar-me mais na vertente psicológica da definição do modo como fazer trade. O que simplesmente pretendo com este comentário, é deixar aquilo que é o meu testemunho como participante do mercado. E esta é a minha forma de estar, que poderá ser contrária a de muitos outros participantes. Aceitar a diversidade existente no mercado é a forma única de entender o próprio mercado.

Bem, mas passemos à versão “Organized Chaos” para 2016.

Vou continuar a manter a mesma forma de geração de sinais.
Ou seja, será gerado o Sinal A e o Sinal B.

Regras para execução de ordens de compra

Sinal A – compra abaixo de 30
Sinal B – compra abaixo de 0
Alinhando os 2 sinais pelas regras estabelecidas, é executada a ordem de compra. (células a verde)
Após comprado, se sinal A, na(s) sessão(ões) seguinte(s )fechar sessão acima de 55, fecha-se a posição longa ficando-se líquido, independentemente de valor gerado por sinal B.

Regras para execução de ordens de venda
Sinal A – Venda acima de 90
Sinal B – Venda acima de 110
Alinhando os 2 sinais é executada ordem de venda (células a vermelho)
A trade curta será fechada somente por alinhamento de sinais de compra, virando assim a posição para compra.

Regras para negociar o Organized Chaos - SPX500

Capital Inicial a 01/01/2016 – $ 22.500
Execução de ordens somente em fecho de sessão.
Lote por cada Posição assumida (curtos ou longos) – 15 CFD’s (N)
Lote de cada acumulação de posição por sinais gerados - (N+2)
Exemplo: (15 + 17 +19 + 21 +……)
DrawDawn máxima admitida- totalidade do capital inicial
Período de durabilidade do Sistema: 31/12/2016, ou por perda total do capital, durante esse ano
Stop profit, ou stop loss: É o Mercado (preço) a decidir quando faz mexer os indicadores e estes geram as posições.

Notas pessoais finais:
Como se pode aferir das regras por mim estabelecidas, este sistema está plenamente calibrado quanto às regras a cumprir.
Note-se, que está por mim claramente assumido que o negócio correndo muito mal, existe a perda total do capital investido. E não há drama nisso.

Muitos poderão dizer que é totalmente insensato, que deveriam existir patamares de stop definidos em percentagem, que poderíamos ter valores parametrizados de perda na conta, etc, etc.

Como já aqui referi, não cheguei aqui vindo do nada. Foram precisos muitos estudos quanto à elaboração daqueles sinais A e B, que geram o sinal de entrada e saída de posições. Poderá estourar? Claro que sim. Não admitir isso é pura ilusão no mercado de capitais.

Não pretendo ser nem o dono da verdade, nem chamar a este Chaos o supra sumo dos sistemas. Aliás este é somente um dos muitos milhares de milhares de sistemas que proliferam por esse mercado fora. E reparem que cada um de nós actua como um sistema quando negoceia, pese embora muitos o façam de modo aleatório e creio ser esse o mecanismo para insucesso de muitos.

Para mim, o sucesso encontra-se na padronização de dois determinados parâmetros (tempo e preço), que conjugados devidamente (no meu entender), podem conjuntamente com a disciplina, gerar um conjunto de bons resultados no final de um determinado período pré- estabelecido.
Foi isso que me aconteceu. É isso que procuro com que se repita. É isso que procurarei ano após ano, assim o mercado o permita.

Nada é infalível, mas há uns que dão mais luta que outros, pois tendo a falência como limite sobre a minha conta, somente posso munir-me de ferramentas que me permitam lutar contra ela e num determinado ponto óptimo, vir a obter resultados positivos, ou seja, mais algum do que o capital inicialmente investido.

Cá estarei no final para dar a cara pelo sistema Chaos, para o bem ou para o mal.

Votos de sucessos para todos vós.

és coerente mostras os resultados e dou te os parabéns por isso, eu pessoalmente não acredito muito em alavancagem, acho que funciona bem em anos relativamente estáveis, em períodos de quedas fortes quando a volatilidade dispara tenho duvidas, como tenho duvidas que seguir a tendência se definido em termos simples de mais retorno que estar sempre dentro isto baseado no livro stocks for the long run, tem isso sim uma grande vantagem corta as perdas de facto momentaneamente ( isto para investimentos de largo prazo pode não ser tão relevante), haverá outros sistemas e ou / formas de investimento mais avançadas que o simples seguimento da media móvel que podem ser mais eficazes, tal como é diferente olhar para o free cash flow yield ou para o per ou price to book, no fundo quem tem conhecimentos ou métodos de qualidade ganha mais que o mercado, quem não os tem mais vale indexar, simples barato eficaz
* estou a mencionar períodos muito largos de investimento de 30 / 20 anos
** eu fiz esta analise em mercados a serio e não em países onde a qualidade da gestão é terrivel como Portugal..... :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por J Alves » 3/1/2016 9:44

O que é engraçado é que o Bogos com uma estratégia que ele definiu ( e que o parasita crítica porque não tem nenhuma) consegue andar no mercado de forma descansada e ainda tem lucros. Já o parasita entretém-se com tretas e tretas e alavancagens, e ouros e francos e (ou seja tretas de tópicos tipo BCP), e estratégias para tentar ganhar nota (népias). É triste, em vez tentar ser humilde e aprender e criar a sua estratégia, anda aqui com a teoria da galinha e do ovo em vez de se preocupar em saber aprender como se criam os pitos.

Já é normal de vez em quando aparecerem pelos tópicos do sp e do dax este tipo de bicharada, desta vez lembrou-se de vir infestar este tópico

Bogos

desculpa ter andado a escrever demais e a desvirtuar o teu tópico, mas há coisas que certos parasitas escrevem que têm de ser desmistificadas.

Um abraço que hoje é dia que preparar o arranque para 2016

Registado: 3/3/2006 11:17

por generalideafix2 » 3/1/2016 6:26

Caro Feijão,

Pelo que percebi, a situação que descreves, a de obrigar o fecho de posições parece-me que acontece para leverage muito elevados, tipo 50 ou 100... Se usar um leverage de 2 ou 3, pelas situações que descreveste parece-me que tal não aconteceria pois com leverage 3 precisa que haja uma variação de pelo menos 30% num título para que se começe a fechar posições automaticamente. Nos titulos que disseste tal não aconteceu, julgo eu... Creio que foram variações menores mas posso estar errado.
No ouro e na prata qual foi a variação máxima em módulo num dia? Sei que ás vezes há variações de 5% ou mais mas não me lembro de haver variações de 10% num dia. Se cada dia actualizares o leverage então a situação de falência creio que estará controlada.
Eu invisto em índices e, como descrevi antes, a variação máxima que detectei foi em 19 out 1987 que variou 15% no DJ.
O fecho de posições automático por parte da corerctora, no meu ponto de vista, segundo a minha estratégia é algo quase impossível mas que a probabilidade obviamente é maior que zero. Quando tal acontecer creio que haverá muitas instituições e outras entidades em apuros muito antes de mim...
Se em 1987 e em 2008 houve falências num dia e as variações não passaram dos 15% então quer dizer que as entidades que foram à falência estavam a usar um leverage superior a 5, algo que nunca equaciono fazer por muito bons que sejam os resultados que obtiver...
A alavancagem se fôr contralada, na minha opinião não apresenta problemas e permite as vantagens que todos conhecemos...

Cumprimentos,

General Idéafix

Registado: 22/11/2015 18:43

por A.Feijão » 3/1/2016 1:24

generalideafix2 Escreveu:
A.Feijão Escreveu:ui ui que até parece o coro de santo amaro de oiras :mrgreen: quem virá a seguir :-k é pá tenham lá calma apenas limitei me a dar opinião, se quiser amens vou à igreja da paróquia
turtle, já li algumas e não me agradou ver o que se passou em outubro novembro e dezembro de 2014, se a isto juntares a possibilidade de perda de todo o capital tens uma boa receita tens :shock: , mas claro tu bates palmas a quem quiseres :wink:
general ideiafix, aprende com o bogos que pelo que li no teu post anterior tens muito que melhorar nesse teu sistema :-" , perder 40% quando tens aqui este tópico do bogos é obra, nem eu consegui tal feito perdi 15% :cry:

Acabaste de não responder à questão que coloquei. Qual o leverage que usas?

Cumprimentos,

General Idéafix

não uso alavancagem, deixei de usar alavancagem quando percebi que só dava para mascarar o resultado final ao mesmo tempo que aumentava a perda, é só fazer as contas, a juntar a tudo o que já disse vejo agora o sistema admite nova posições no mesmo sentido mesmo que a anterior seja negativa, se cada posição corresponde a 10 cfd e se por ex. no saxobank 10 cfd do us500 exige apenas uma margem de 400 usd para um valor nominal de 20.000 usd permitir que a perda vá além da margem e comece a comer o restante capital (o tal que se admite perder) não me parece boa ideia mas enfim , depois não se esquece a possibilidade de eventos como o que sucedeu com o franco suiço ou a prata e o ouro em que de um momento para o outro aumentaram as margens e fecharam posições, vários ingredientes para uma receita perigosa, que dá adrenalina dá mas para isso vou à montanha russa que é mais barato, chamem-me pois canalha, arrogante e pouco humilde e façam queixinhas à administração que é para o lado que durmo melhor :-"

Registado: 16/11/2015 22:02

por generalideafix2 » 2/1/2016 23:01

A.Feijão Escreveu:ui ui que até parece o coro de santo amaro de oiras :mrgreen: quem virá a seguir :-k é pá tenham lá calma apenas limitei me a dar opinião, se quiser amens vou à igreja da paróquia
turtle, já li algumas e não me agradou ver o que se passou em outubro novembro e dezembro de 2014, se a isto juntares a possibilidade de perda de todo o capital tens uma boa receita tens :shock: , mas claro tu bates palmas a quem quiseres :wink:
general ideiafix, aprende com o bogos que pelo que li no teu post anterior tens muito que melhorar nesse teu sistema :-" , perder 40% quando tens aqui este tópico do bogos é obra, nem eu consegui tal feito perdi 15% :cry:

Acabaste de não responder à questão que coloquei. Qual o leverage que usas?

Cumprimentos,

General Idéafix

por indian_joe » 2/1/2016 21:54

Boas,
Quero dar-te os parabéns Bogos e obrigado pelo teu excelente tópico. Espero que 2016 seja tão bom ou melhor que 2015.

Um bom ano para todos.

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por A.Feijão » 2/1/2016 21:44

J Alves Escreveu:

Enquanto uns tentam melhorar a sua estratégia pra passar dos prejuízos aos lucros e querem aprender como poderão ter sucesso nos mercados, tu continuas com a tua arrogância, com as tuas atitudes de parasita, com as tuas atitudes de canalha, com as atitudes dos tópicos onde só se vê perdedores e onde o teu discurso se enquadra perfeitamente. Com as atitudes de quem tem inveja dos ganhadores e goza com os perdedores. As tuas atitudes de parasita e arrogante o mercado certamente irá tratar delas, para que o teu níck deixe de estragar tópicos isto se a moderação não tomar a decisão de te sacudir deste espaço antes que o mercado o faça

:arrow: "fica bem e peço-te que me ignores porque eu vou fazer o mesmo" :wink: , um beijo

por J Alves » 2/1/2016 21:39

Enquanto uns tentam melhorar a sua estratégia pra passar dos prejuízos aos lucros e querem aprender como poderão ter sucesso nos mercados, tu continuas com a tua arrogância, com as tuas atitudes de parasita, com as tuas atitudes de canalha, com as atitudes dos tópicos onde só se vê perdedores e onde o teu discurso se enquadra perfeitamente. Com as atitudes de quem tem inveja dos ganhadores e goza com os perdedores. As tuas atitudes de parasita e arrogante o mercado certamente irá tratar delas, para que o teu níck deixe de estragar tópicos isto se a moderação não tomar a decisão de te sacudir deste espaço antes que o mercado o faça

por A.Feijão » 2/1/2016 21:16

ui ui que até parece o coro de santo amaro de oiras :mrgreen: quem virá a seguir :-k é pá tenham lá calma apenas limitei me a dar opinião, se quiser amens vou à igreja da paróquia

por generalideafix2 » 2/1/2016 21:12

A.Feijão Escreveu:
(...) seguir um sistema que permite a perda do dinheiro todo é de loucos!? se não fosse o bogos a dizer o que disse mas outro forista como por exemplo eu queria ver qual seria a reação do povo :-" , eu tenho uma ponte para vender queres comprar?, se o bogos aceita perder todo o capital o mercado pode fazer-lhe a vontade, não fez em 2015 pode fazer em 2016, 2017, etc, acho que o bogos devia ler esse douglas, por mim o assunto acabou e deixemos o bogos expor as ideias dele

Feijão,

Já reparaste qual o leverage que o bogos usa? E ainda dizes que é de loucos admitir uma perda total? No meu entender, a perda total é de baixa probabilidade mas possível. Creio que aqui a possibilidade existe apenas porque não há nada que garanta que não pode acontecer... Se não queres este risco então vai para os depósitos a prazo.
Chamas a isso casino?
Por curiosidade, qual o leverage que costumas usar? Eu digo que o que estou a usar neste momento é de 2,6. Caso continue a recuperar então pondero subir para 3.
No meu caso também posso perder a guita toda mas é preciso que no índice em que estou a investir mova 33% no sentido contrário ao que apostei. Ora até em 1929 a variação diária no DowJones foi de 12, 13% num dia. No dia seguinte foram mais 12%. Ou seja, na minha postura nem em 1929 perderia o dinheiro todo.
A maior variação de índices foi a 19 outubro de 1987 (salvo erro, sei q foi em outubro, o dia é que pode não estar correcto) que variou 15%.
A minha estratégia não tem posição aberta durante a noite, daí poder ter leverage mais alto. Outra nota é que todos os dias actualizo o número de acções a investir, logo
a hipótese de perda total também é muito remota.
Eu, no lugar do bogos aumentaria o leverage mas compreendo que ter posições abertas durante a noite acarreta mais riscos, daí compreender que não seja tão agressivo como eu...
Outra questão, perdeste 15% este ano com que leverage? Isso também é importante, é completamente diferente perder 15% com leverage 1 ou com leverage 5...

Cumprimentos,

General Idéafix

por generalideafix2 » 2/1/2016 20:33

Caro Feijão,

Por favor, se queres escrever posts então que sejam interessantes ou que tenham alguma ideia, não apenas ataques pessoais...
Se queres andar à batatada então vai ao fórum do bcp ou dos lesados do banif...
Não estragues este tópico...

Cumprimentos,

General Ideafix

por Turtle Trader » 2/1/2016 20:04

bogos Escreveu:Caro amigo Turtle
Uma palavra em especial para ti.

Obrigado pelas palavras, e desejo votos de bom 2016, que seja tão bom ou melhor do que aquilo que desejas para ti.
Ora cá está um dos participantes neste forum que gosto da sua forma de estar e aprecio sumamente aqueles tão preciosos gráficos do SPY. Não sei explicar o porquê, mas aqueles patamares R(s) e S(s), e aquele ponto Pivot, chamam-me com uma atenção quase automática. Os patamares ajudam-nos a perceber direcções, movimentos. Nem sempre acertamos, mas o que conta no final é o que marcam os contadores.
Espero, desejo e (exijo :D :D :D ) a publicação do material, com aquele RSI(2) :twisted: , pois não há elemento mais manhoso que esse.

Bogos, simpáticas palavras, nem sei o que dizer. És incansável :shock:

Bem desejo que este 2016 seja bem melhor que o de 2015, não só em termos bolsistas, mas também em termos de saúde de familiar que bem necessita!

Quanto aos preciosos gráficos, claro que terei todo o gosto em os partilhar. Assentam que nem uma luva no SPY bem como em qualquer outro ativo, é simples e recomenda-se ... Vou estar atento ao RSI(2), o gajo é nervoso :mrgreen:

Grande abraço

A.Feijão Escreveu:... só estranho que poucos digam o que digo, até agora só eu e o xacal, mas para te darem os parabéns e baterem palmas lá aparecem :-" , lembra-te quando estás na mó de cima todos são amigos e querem copos e comida \:D/ mas quando perderes o capital :-#

A.Feijão. Penso que através dos meus post, já transmiti um pouco a minha forma de estar na vida e em particular aqui no Caldeirão. Abomino, repito, abomino entrar em picardia com quem quer que seja, por isso fica já aqui o meu antecipado aviso, não vou responder a qualquer "impulso" da tua parte.

A. Feijão, o Bogos e não só, já por aqui andam há muito muito tempo, se tiveres um pouco mais de atenção e paciência em ires observar e ler, facilmente irás constatar que já lá vão dois anos, desde o primeiro dia que abriu este tópico. Desde essa altura, muito, mas mesmo muito se tem falado, comentado, sobre o funcionamento do Organized Chaos, tendo sido enaltecidas e apreciadas as suas características mais positivas, bem como os aspectos menos bons que o mesmo incorpora e que o Bogos por vezes bem tem sentido na pele os seus efeitos.

Perde um pouco de tempo a ler as mais de 30 páginas, e de certeza absoluta que irás compreender o porquê de tantos lhe darem os parabéns e de lhe baterem palmas. Vais perceber que ele é merecedor, não só pela disciplina e rigor que tem na aplicação do seu método (irás ver que o acompanha ininterruptamente ao longo de todas as sessões), como o de nas suas palavras/intervenções, revelar o excelente carácter que o caracteriza.

Não o conheço pessoalmente, mas acredito que seja um gajo fixe!

A. Feijão, tenta ser um pouco mais humilde, e por aqui me fico. Abraço

Registado: 10/7/2013 20:26

por A.Feijão » 2/1/2016 18:36

J Alves Escreveu:
Feijão a tua forma de escrever acho que está mais enquadrada para outros tópicos. Eu ando aqui no cb porque gosto deste espaço e porque acredito que é um bom espaço de aprendizagem. Mas lamento dizer-te que o teu estilo roça a arrogância, a disputa e por aqui me fico. Não me revejo nesta forma de estar, nem entendo que tenha alguma utilidade pra mim como trader. Por isso fica bem e peço-te que me ignores porque eu vou fazer o mesmo

estou a ver que quem não diz amen contigo é arrogante :-" ,não te vou ignorar, o que não quer dizer que vá dioalgar, porque estou à espreita das tuas boas ideias no petróleo, no dax, no sp e mais onde quiseres que tenho de recuperar o que perdi este ano :oops: , se não queres que coma a tua papinha não a ponhas aqui :wall: , repito: um beijo de agradecimento antecipado :wink:

por generalideafix2 » 2/1/2016 18:11

Bom ano a todos,

Bom, para quem não sabe eu também tenho um sistema, no meu caso totalmente automático ( o computador dá as ordens...).
Posso dizer que no ano de 2015 perdi cerca de 40%...
Experimentei vários modelos e aconteceu que, nas simulações tinha sempre resultados espetaculares mas quando começava
a executar começava a perder constantemente.
Depois de tal acontecer, e de ver este tópico e as permissas do Chaos do bogos, reparei num promenor...
As minhas estratégias tinham como base um histórico no máximo de 2 anos enquanto que o bogos tinha de 15, 16 anos, salvo erro...
Aí decidi, face a que o bogos ter bons resultados e eu não, que tinha de estudar históricos mais longos.
Voltei a analisar os históricos que tinha e, baseado nos últimos 16 anos apliquei o mesmo modelo mas com novos parâmetros...
Coincidência ou não, a verdade é que comecei a ter resultados positivos (e neste caso acima do previsto).
Comecei aplicar a partir de 30 de Nov de 2015 e tive um resultado de cerca de 18% positivo em um mês!(antes estava a perder mais de 50% desde janeiro)

O que posso concluir é que, interpretação minha, antes estava a ser demasiado ganancioso pois com modelos com históricos mais pequenos
esperava 0,4% ao dia e com históricos maiores espero apenas 0,15% ao dia. A questão é que no histórico mais pequeno tinha cerca de 150 dias de amostra
enquanto que no outro tinha cerca de 3000 dias de histórico...

Neste último mês também posso dizer que, se usasse o modelo antigo teria ganhos mas seriam bastante menores do o modelo actual.

Para concluir, eu, tal como o bogos não estou aqui para angariar investidores nem para investir em outras pessoas, estou apenas a partilhar ideias...
Até agora, tenho a agradecer ao bogos pois se ele não tivesse partilhado o seu sistema (ele não revela o que é o sinal A e B mas não é isso que é importante...)
e aprendido sobre quais as características do seu sistema e comparado com o meu, eu muito provavelmente ainda estaria a usar uma estratégia perdedora...

A estratégia que construí continua a ser minha, apenas pensei sobre o assunto quando reparei que existem mais sistemas e que aparentemente funcionam, logo,
no meu sistema também acreditei que é possível ser positivo...

Aparentemente a partilha de ideias está a dar frutos, ainda me falta recuperar muito mas creio que é por isto que serve este tópico no caldeirao da bolsa, tópico
esse que é o meu preferido

Para quem está a criar sistemas de investimento neste momento e está a ler este post, neste momento o maior conselho que posso dar é que é preferível ter
o histórico o maior possível, mesmo que signifique uma rentabilidade menor mas, a probabilidade de o "padrão" que estão a detectar se repetir é muito maior...
Aprendi esse facto da pior maneira, perdendo dinheiro... Usem pelo menos 15, 16 anos, antes do ano 2000 pois assim apanham o crash de 2000 no Nasdaq e a
crise de 2008...

Também estive a analisar períodos anteriores e, primeiro não tenho os históricos suficientes para estudar antes de 1999 e, outra característica que me parece
importante é que "quase" não havia internet nessa altura, e, pelas minhas análises noto que os padrões de comportamento eram bastante diferentes pois não
era possível ou não era frequente um utilizador investir directamente na bolsa, havia muito mais intermediários... A liquidez aumentou muito desde 2000 no
NASDAQ, pelo que antes de 1999 creio que não é significativo analisar padrões, na minha humilde opinião...

Cumprimentos,

General Idéafix

por J Alves » 2/1/2016 17:43

A.Feijão Escreveu:
J Alves Escreveu:
A.Feijão Escreveu:bogos arranjas os argumentos que mais te dão jeito para sustentar a tua ideia, posso ser jovem e estar a ver mal as cosias mas a minha opinião é que um sistema que permita a perda total do capital não é um bom sistema no longo prazo, quando perderes o capital deixas de ser investidor, tenta usar esses argumentos para convencer a malta aqui do caldeirão a pôr dinheiro nesse sistema e veremos qual será a aderência, imagina que um forista criava um tópico e tinha o mesmo discurso oh coitado dele que os "doutores da mula russa" diriam das bonitas!, pensa se eu tinha esse discurso será que punhas o capital nesse sistema :-k , só estranho que poucos digam o que digo, até agora só eu e o xacal, mas para te darem os parabéns e baterem palmas lá aparecem :-" , lembra-te quando estás na mó de cima todos são amigos e querem copos e comida \:D/ mas quando perderes o capital :-#

Feijão

Quando um gajo quer falar de tudo nos mercados.... e quer questionar aquilo que os outros têm como estratégia (que foi seguramente analisada até às vísceras) temos de ter algum cuidado. Quando digo cuidado significa respeito pelo que as pessoas trabalharam.

Eu podia fazer algumas observações ao sistema? Podia.. Mas a minha questão é? como questionar uma coisa que não foi por mim construída e nem sequer sei como funciona o motor da traquineta!!! A traquineta é a forma de fazer trading do bogos em que ele confia e que ele respeita sem pestanegar. Se pode perder a nota toda ou outros argumentos, isso pra mim é irrelevante (como leitor deste tópico). O importante é que o Bogos tem as premissas bem definidas, sabe pro que está, e executa tudo sem bufar.... As tuas questões só me convencem por uma razão, (se o gajo este ano limpou 60%, e pro ano desse outro tanto, até replicava o que ele faz. Mas o problema é que ele assume perda total de capital e aí isso não me dá jeito).

Eu dei os parabéns ao bogos porque a estratégia dele não só foi positiva mas porque a seguiu sem qualquer tipo de hesitação. Se fosse negativa (quem é que até ao momento nunca teve um ano negativo????) tirava-lhe na mesma o chapéu. E já agora quando falo em copos e tachos (é uma brincadeira). E este pequeno pormenor é bem demonstrativo do que tu queres. Não consegues ter uma estratégia, ou a tua estratégia tem sido negativa. Não estás preocupado em ver o que falhou na tua estratégia. O que queres é ver se copias a estratégia de alguém (se ela for segurinha!!!) pois dá menos trabalho!!!!

Recorda-me bem na vez que apareceste no tópico do sp500 eu a dizer q caia e coloquei os argumentos que fundamentaram a minha ideia e tu a dizer que subia. Até que andas-te com fait divers sobre os harmónicos. E lá chegou o dia em que começou a corrigir e houve uma altura em que quando ele se encostou aos 2000 lá tiveste a coragem de perguntar-me se a zona aguentava e eu disse-te que não sabia. Será que estavas assim tão confiante na tua estratégia? Tinhas um plano? Estarias mesmo disposto a assumir uma perda de capital no sp??

Acho que precisas de ser mais moderado, e se efectivamente queres aprender, estuda, cria a tua própria estratégia e nunca te esqueças vê até onde estás disponível pra perder nota. Sabes que o processo de aprender a perder nota é tb um processo de aprendizagem (lê o douglas) e um gajo tem de ir calejando bem o estômago pra isso.

Tu andas à procura nos outros aquilo que tu não consegues encontrar por ti próprio (e daí essa tua rebeldia em quereres que os outros te digam o BA Bá todo, pra ver se a coisa serve pra ti!!). Aqui ninguém te vai ensinar, Aqui as pessoas partilham ideias, alguma experiência. Certezas? Isso tb eu queria!!!! É que as tivesse não estaria a perder a minha tarde de sábado em frente ao computador a ver gráficos!!!

Recordo-me bem quando comecei a andar pelo CB, sabia lá eu o que era uma bandeira, LTD e afins. Fui lendo o que a malta escrevia, às vezes questionava, mas depois sozinho tentei ir aprendendo. Comecei logo a fazer isso? Não. Primeiro andava aqui tipo catavento e andei assim uns tempos até que a nota ficou quase sumida. Aí é que percebi que não podia estar dependente de ninguém e por isso tinha de estudar cada vez mais, ter a minha estratégia e muito trabalhinho. Recordo-me bem no dia em que o mercado quase me comeu a nota toda. Tive de parar uns meses. Ver a M E R D A que tinha feito e fazer o processo psicológico de recuperação das perdas. E disse isto pra mim próprio: o que o mercado me retirou vou trabalhar para que ele mo devolva em dobro!!! Na altura tb li o reminiscências de um especulador financeiro e como eu me revi naquele livro.... Desde então tem sido um processo de aprendizagem, de correcção de erros e de tentar ir sacando algum deste mundo frio e sem sangue que são os mercados financeiros.

Termino, dizendo-te, porque este tópico é para o Bogos partilhar as ideias e estratégias do sistema que ele criou (com base no seu estudo e seguramente muito trabalho). Cria a tua estratégia, estuda, prepara-te psicologicamente para as perdas (porque com os lucros um gajo aguenta bem). E já agora sê humilde, porque a falta de humildade nos mercados tem sempre um preço elevado

jalves por aquilo que passaste já eu passei, quanto ao sp é claro que tive e tenho um plano, vai ler outra vez o que disse e onde estava comprador, onde reforcei e o que se tem passado desde então, quanto a este tópico ser do bogos tens toda a razão é o local para ele expor as ideias dele mas acho que posso dar a minha opinião, não sei onde está a falta de humildade, mas será que agora não posso dizer que seguir um sistema que permite a perda do dinheiro todo é de loucos!? se não fosse o bogos a dizer o que disse mas outro forista como por exemplo eu queria ver qual seria a reação do povo :-" , eu tenho uma ponte para vender queres comprar?, se o bogos aceita perder todo o capital o mercado pode fazer-lhe a vontade, não fez em 2015 pode fazer em 2016, 2017, etc, acho que o bogos devia ler esse douglas, por mim o assunto acabou e deixemos o bogos expor as ideias dele

Feijão a tua forma de escrever acho que está mais enquadrada para outros tópicos. Eu ando aqui no cb porque gosto deste espaço e porque acredito que é um bom espaço de aprendizagem. Mas lamento dizer-te que o teu estilo roça a arrogância, a disputa e por aqui me fico. Não me revejo nesta forma de estar, nem entendo que tenha alguma utilidade pra mim como trader. Por isso fica bem e peço-te que me ignores porque eu vou fazer o mesmo

por A.Feijão » 2/1/2016 17:34

J Alves Escreveu:
A.Feijão Escreveu:bogos arranjas os argumentos que mais te dão jeito para sustentar a tua ideia, posso ser jovem e estar a ver mal as cosias mas a minha opinião é que um sistema que permita a perda total do capital não é um bom sistema no longo prazo, quando perderes o capital deixas de ser investidor, tenta usar esses argumentos para convencer a malta aqui do caldeirão a pôr dinheiro nesse sistema e veremos qual será a aderência, imagina que um forista criava um tópico e tinha o mesmo discurso oh coitado dele que os "doutores da mula russa" diriam das bonitas!, pensa se eu tinha esse discurso será que punhas o capital nesse sistema :-k , só estranho que poucos digam o que digo, até agora só eu e o xacal, mas para te darem os parabéns e baterem palmas lá aparecem :-" , lembra-te quando estás na mó de cima todos são amigos e querem copos e comida \:D/ mas quando perderes o capital :-#

Feijão

Quando um gajo quer falar de tudo nos mercados.... e quer questionar aquilo que os outros têm como estratégia (que foi seguramente analisada até às vísceras) temos de ter algum cuidado. Quando digo cuidado significa respeito pelo que as pessoas trabalharam.

Eu podia fazer algumas observações ao sistema? Podia.. Mas a minha questão é? como questionar uma coisa que não foi por mim construída e nem sequer sei como funciona o motor da traquineta!!! A traquineta é a forma de fazer trading do bogos em que ele confia e que ele respeita sem pestanegar. Se pode perder a nota toda ou outros argumentos, isso pra mim é irrelevante (como leitor deste tópico). O importante é que o Bogos tem as premissas bem definidas, sabe pro que está, e executa tudo sem bufar.... As tuas questões só me convencem por uma razão, (se o gajo este ano limpou 60%, e pro ano desse outro tanto, até replicava o que ele faz. Mas o problema é que ele assume perda total de capital e aí isso não me dá jeito).

Eu dei os parabéns ao bogos porque a estratégia dele não só foi positiva mas porque a seguiu sem qualquer tipo de hesitação. Se fosse negativa (quem é que até ao momento nunca teve um ano negativo????) tirava-lhe na mesma o chapéu. E já agora quando falo em copos e tachos (é uma brincadeira). E este pequeno pormenor é bem demonstrativo do que tu queres. Não consegues ter uma estratégia, ou a tua estratégia tem sido negativa. Não estás preocupado em ver o que falhou na tua estratégia. O que queres é ver se copias a estratégia de alguém (se ela for segurinha!!!) pois dá menos trabalho!!!!

Recorda-me bem na vez que apareceste no tópico do sp500 eu a dizer q caia e coloquei os argumentos que fundamentaram a minha ideia e tu a dizer que subia. Até que andas-te com fait divers sobre os harmónicos. E lá chegou o dia em que começou a corrigir e houve uma altura em que quando ele se encostou aos 2000 lá tiveste a coragem de perguntar-me se a zona aguentava e eu disse-te que não sabia. Será que estavas assim tão confiante na tua estratégia? Tinhas um plano? Estarias mesmo disposto a assumir uma perda de capital no sp??

Acho que precisas de ser mais moderado, e se efectivamente queres aprender, estuda, cria a tua própria estratégia e nunca te esqueças vê até onde estás disponível pra perder nota. Sabes que o processo de aprender a perder nota é tb um processo de aprendizagem (lê o douglas) e um gajo tem de ir calejando bem o estômago pra isso.

Tu andas à procura nos outros aquilo que tu não consegues encontrar por ti próprio (e daí essa tua rebeldia em quereres que os outros te digam o BA Bá todo, pra ver se a coisa serve pra ti!!). Aqui ninguém te vai ensinar, Aqui as pessoas partilham ideias, alguma experiência. Certezas? Isso tb eu queria!!!! É que as tivesse não estaria a perder a minha tarde de sábado em frente ao computador a ver gráficos!!!

Recordo-me bem quando comecei a andar pelo CB, sabia lá eu o que era uma bandeira, LTD e afins. Fui lendo o que a malta escrevia, às vezes questionava, mas depois sozinho tentei ir aprendendo. Comecei logo a fazer isso? Não. Primeiro andava aqui tipo catavento e andei assim uns tempos até que a nota ficou quase sumida. Aí é que percebi que não podia estar dependente de ninguém e por isso tinha de estudar cada vez mais, ter a minha estratégia e muito trabalhinho. Recordo-me bem no dia em que o mercado quase me comeu a nota toda. Tive de parar uns meses. Ver a M E R D A que tinha feito e fazer o processo psicológico de recuperação das perdas. E disse isto pra mim próprio: o que o mercado me retirou vou trabalhar para que ele mo devolva em dobro!!! Na altura tb li o reminiscências de um especulador financeiro e como eu me revi naquele livro.... Desde então tem sido um processo de aprendizagem, de correcção de erros e de tentar ir sacando algum deste mundo frio e sem sangue que são os mercados financeiros.

Termino, dizendo-te, porque este tópico é para o Bogos partilhar as ideias e estratégias do sistema que ele criou (com base no seu estudo e seguramente muito trabalho). Cria a tua estratégia, estuda, prepara-te psicologicamente para as perdas (porque com os lucros um gajo aguenta bem). E já agora sê humilde, porque a falta de humildade nos mercados tem sempre um preço elevado

jalves por aquilo que passaste já eu passei, quanto ao sp é claro que tive e tenho um plano, vai ler outra vez o que disse e onde estava comprador, onde reforcei e o que se tem passado desde então, quanto a este tópico ser do bogos tens toda a razão é o local para ele expor as ideias dele mas acho que posso dar a minha opinião, não sei onde está a falta de humildade, mas será que agora não posso dizer que seguir um sistema que permite a perda do dinheiro todo é de loucos!? se não fosse o bogos a dizer o que disse mas outro forista como por exemplo eu queria ver qual seria a reação do povo :-" , eu tenho uma ponte para vender queres comprar?, se o bogos aceita perder todo o capital o mercado pode fazer-lhe a vontade, não fez em 2015 pode fazer em 2016, 2017, etc, acho que o bogos devia ler esse douglas, por mim o assunto acabou e deixemos o bogos expor as ideias dele

por J Alves » 2/1/2016 16:49

Feijão

por bogos » 2/1/2016 15:03

Caro A.Feijão

Convencer a malta aqui do caldeirão não é nem sequer o último dos meus desígnios. Simplesmente isso não é sequer matéria de discussão. Não existe.
Eu não procuro colocar o meu dinheiro na mão de ninguém, nem ninguém poderá sequer pensar em colocar o seu na minha mão. Nem eu quereria algum dia.

Já aqui referi n-vezes, n-vezes, que sou totalmente contra a colocação de dinheiro pessoal nas mãos de gestores de carteiras de investimento.
Prefiro sempre perde-lo pela minha própria mão, do que perde-lo pela mão de outrem, pelo simples facto que para me chatear que seja somente comigo mesmo.

Ainda não percebes-te que estando eu na mó de cima, ou na mó de baixo, estarei sempre, mas sempre sozinho na assumpção das minhas consequências.
Eu não estou aqui para pedir nada a ninguém. Eu simplesmente abri este tópico para partilhar o modo de EU fazer trading, assumindo as premissas que publiquei, aceitando as regras que o mercado tem.

E será O MERCADO, que me vai dizer se eu terei sucesso ou insucesso, através do seu preço de que tanto falo.

Eu não estou aqui para pedir palmadas dos doutos doutores, mas estou sim, SEMPRE, com a outra face para dar o corpo ao manifesto.
Se correr mal, cá estarei para (se pretenderes), dar-me na outra face. E não custará nada....é de graça.

O difícil do mercado, é aceitar as suas regras.
Creio que muitos ainda não são capazes de perceber aquilo que é o mercado.

Caro xacal
Compreendo perfeitamente que possa não te parecer a ti ou a 99% dos traders, que não exista protecção do capital.
Também eu o faço outras vezes em outros tipos de investimento, nomeadamente em ETF's.

Mas aqui neste sistema Organized Chaos, trading de SPX, as regras estudadas foram estas.
Eu não estou a dizer-vos que estas regras são as certas, são as que devam ser seguidas, que são inabalável.... Eu sou um micro cagagésimo de investidor, sou o grão de pó neste mercado de investimento, não sou mais que ninguém que use outras regras diferentes.
Agora não tentem é que eu as deixe de usar porque assim o pretendo, ou que possa seguir as regras que outros querem que eu siga.

Como te disse, testei. Perdi dezenas de horas sobre a matéria.
Não me leves a mal que acredite no trabalho que realizei.

Pagarei de todas as formas aquilo que só a mim me pertence.

Não me imiscuirei NUNCA, da assumir a minha responsabilidade sobre os maus resultados. A minha derrota ou a minha vitória em nada afecta cada um dos elementos deste forum.

Um óptimo ano para todos.

Nota: Para que conste, e também já referi n-vezes, o mercado é para mim um possível complemento de rendimento. Não é ainda minha pretensão sequer viver do mercado de capitais.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por A.Feijão » 2/1/2016 14:03

bogos arranjas os argumentos que mais te dão jeito para sustentar a tua ideia, posso ser jovem e estar a ver mal as cosias mas a minha opinião é que um sistema que permita a perda total do capital não é um bom sistema no longo prazo, quando perderes o capital deixas de ser investidor, tenta usar esses argumentos para convencer a malta aqui do caldeirão a pôr dinheiro nesse sistema e veremos qual será a aderência, imagina que um forista criava um tópico e tinha o mesmo discurso oh coitado dele que os "doutores da mula russa" diriam das bonitas!, pensa se eu tinha esse discurso será que punhas o capital nesse sistema :-k , só estranho que poucos digam o que digo, até agora só eu e o xacal, mas para te darem os parabéns e baterem palmas lá aparecem :-" , lembra-te quando estás na mó de cima todos são amigos e querem copos e comida \:D/ mas quando perderes o capital :-#

por Xacal » 2/1/2016 13:37

Caro amigo bogos, podíamos estar aqui a discutir a filosofia de vida de cada um e perspectivar os mercados em função disso.
No entanto para um profissional, para alguém que viva disto ou se dedique seriamente a regra num 1 é preservação de capital.
2015 foi um ano difícil, a valorização dos ativos atingiu um mínimo de muitos anos, os fundos de investimento tiveram um rendimento médio negativo de 3%. O resultado do teu sistema foi muito bom, pode-se dizer mesmo que foi excelente!
Agora imagina que depois de vários anos bons, por não estares precavido, um dia num movimento errático o mercado leva tudo o que tens investido....
lá teríamos que voltar à filosofia de vida.
Esperemos que isso não aconteça e que o sistema continue a portar-se bem.
Bom ano 2016!

Registado: 29/11/2007 14:28

por bogos » 2/1/2016 12:08

xacal Escreveu:Bogos pelo que vi este ano vais aumentar os reforços em contra tendência. Acho que nunca deves ter passado por um tempo de mercado verdadeiramente agressivo e volátil. O risco de perda total é bem real!
Só posso desejar boa sorte.

Caro amigo xacal
Agradeço as tua palavras e comentários.
O risco de perda total, ou parcial é sempre real. Essa é a minha filosofia. Perder é certo, ganhar é mais verdadeira incerteza.
Perder 100% é mais que real, ganhar o que quer que seja será completamente incerto.

O mercado irá dizer-me aquilo que me tem destinado.
Vou lutar com as ferramentas que tenho, isso é certo.

Quanto à questão do mercado verdadeiramente volátil, bem, penso que desde finais dos anos 90 já dá para ter uma ideia clara e concisa do comportamento deste SPX.
Foi bastante testado, com períodos de grande dor pelo meio. Isso é inegável. Nunca estourou para os parâmetros estudados.
Mas pode acontecer estourar? Claro que sim. Mas isso preocupa-me? Claro que não.

Libertem a mente do acessório. Morrer todos sabemos que vamos. T
Temos que lutar é para sobreviver. É o que estou a fazer.

Obrigado pelas tuas palavras e votos de bom ano e muito sucesso.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por Xacal » 2/1/2016 11:57

Bogos pelo que vi este ano vais aumentar os reforços em contra tendência. Acho que nunca deves ter passado por um tempo de mercado verdadeiramente agressivo e volátil. O risco de perda total é bem real!
Só posso desejar boa sorte.

Registado: 29/11/2007 14:28

por bogos » 2/1/2016 11:50

Bom dia a todos...

Parece-me que vocês acordaram para o ano de 2016 (para assunto mercado financeiro, óbvio), meios ao atravessado.. :lol: :lol: :lol: :lol:
Ainda mal começou aquele preço ali a mexer para 2016 e já se procuram argumentos de razão pessoal, para fazer valer a razão (sexo dos anjos), me desculpem pela opinião.

Mas o meu objectivo nesta resposta está em dizer que tanto aceito parabenizações, como as criticas.
Trader que se prese, se não aceita critica, mal seria para si próprio, pois é na critica, na discussão que se acertam por vezes aqueles pormenores.

Caro A.Feijão
Quando digo que estou disposto a sacrificar a totalidade do investimento inicial, quero dizer isso mesmo. O mercado já me ensinou outrora, o seu contrário (delimitação de perda de capital), com a consequência de me deitar de lá para fora, i.e, as perdas foram acontecendo a cada limitação de perdas, até ao acontecimento final.....falência.
Daqui retirei as minhas conclusões. Estive mais preocupado em delimitar a perda de capital, do que em fazer trade com regras, com disciplina, com estudo, etc.

A questão do casino é para mim completamente irrelevante.
Se pensares bem lá no fundo, a vida é um casino. Ao entrares no casino da vida, há uma coisa que tens certa à partida, a morte.
Repara bem o que a acontece com a vertente do capital (chamemos-lhe a vida).

Sabes que entras com um determinado capital para um determinado período (tempo de vida). Vais lutar de todas as formas, com todas as armas para o preservar e qui ça alcançares mais do que aquele com que entraste inicialmente. Mas ao longo do caminho desprezas aquilo que há partida sabes é que certo, ou seja, a morte (perda total do capital?

Se não é isto que se interioriza, na minha humilde opinião, o mercado não é para ser usado. Dessa forma, é melhor colocar o vosso capital num D.P.

Aceitar o risco como ele é, aceitar as regras do mercado como elas são, aceitar que podemos de facto perder tudo o que investimos, é a forma certa e única de eliminar o medo. Passando esta fase, estamos mais apetrechados mentalmente para poder vir a ser seu participante.
Seguidamente só nos resta o trabalho aturado de fazer as nossas próprias regras. Não são as regras dos outros, são as nossas próprias regras, aquelas que nos servem a nós, que nos assentam na nossa forma de ser.

Mas iremos ganhar? Tortuosos são os caminhos do mercado. Essa é sempre a pergunta de 1 milhão de dólares.

Eu sei que é isso que pretendo e que procuro, mas não é isso que me preocupa.
Preocupa-me sempre, sim, o ser disciplinado, rigoroso, não aleatório, e cumpridor das regras. É que mesmo que venha a esfumar-se o capital da vida, sei que por aquele caminho estive conscientemente errado.

Caro Raposo
Peço desculpa por cortar algumas frases da citação, mas o que me interessa é o que ali está vertido por ti...

Raposo Tavares Escreveu:Companheiro, ouvir o que os outros têm para dizer não significa que façamos o que eles dizem. Quando tinha a tua idade (18, 20?...) achava que as opiniões dos outros eram imposições. Não temos de as encarar assim. Nas opiniões dos outros podemos ver questões que não se nos tinham colocado, ideias por desbravar e/ou por desenvolver, o reforço daquilo que pensamos... Pode ser muito positivo.
..... quem dá as tuas ordens de compra e de venda és tu.
Raposo Tavares

Caro J. Alves
Quem paga o leitão vais mesmo ser tu.....com um belo champagnhe tinto bruto.

J Alves Escreveu:Bogos
Afinal ainda bateu nos 60!!!! Vais ter de pagar a conta do tacho. 60% não é pra qualquer um, por isso aqui fica uma palavra de agradecimento pela partilha desta tua estratégia de negociar o preço......

Caro amigo Turtle
Uma palavra em especial para ti.

Obrigado pelas palavras, e desejo votos de bom 2016, que seja tão bom ou melhor do que aquilo que desejas para ti.
Ora cá está um dos participantes neste forum que gosto da sua forma de estar e aprecio sumamente aqueles tão preciosos gráficos do SPY. Não sei explicar o porquê, mas aqueles patamares R(s) e S(s), e aquele ponto Pivot, chamam-me com uma atenção quase automática. Os patamares ajudam-nos a perceber direcções, movimentos. Nem sempre acertamos, mas o que conta no final é o que marcam os contadores.
Espero, desejo e (exijo :D :D :D ) a publicação do material, com aquele RSI(2) :twisted: , pois não há elemento mais manhoso que esse.

Caro amigo Zeca
Vê lá se me manobras aí melhor o "escamandro" do crude. Se quiseres um parceiro para influenciar aquele virtua, para real, estarei na linha da frente.
Já ando aqui com os barris às costas há uns valentes dias. Não é que pesem muito, mas também não gosto é muito de servir de burro de carga.

Abraço e um excelente ano também para ti.

Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por RaposoTavares » 2/1/2016 1:21

Aí, grande A.Feijão! Isso já nem é clarividência, é predestinação!
Pronto, caro A.Feijão! Quase que viste o ressalto, ou o início da inversão de tendência..., antes de ele se ter iniciado (e nem tive coragem de ir confirmar o que afirmas! Bolas!). Ganhaste.

Jovem A.Feijão, se é só isto que tens para dizer, passa bem e tem um bom ano. Ah, e não queiras ser mais explorado: deixa de mandar as tuas dicas aqui neste ninho de gulosos! Era o que mais te faltava!

Editei: por curiosidade fui ver os riscos do BCP. Jovem A.Feijão, duvido muito que estejamos perante uma inversão de tendência no BCP.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por A.Feijão » 2/1/2016 0:55

Raposo Tavares Escreveu:Vês?! Cá está! Sem seres passas por tonto! Meu rapaz, aquilo que tu viste agora no BCP, já eu tinha postado há uma ou duas semanas no tópico do BCP (página 1036). Aquilo que vês, pode muito bem ser apenas um ressalto. (Como até pode vir a ser uma mudança de tendência... de que sinceramente duvido.)
Companheiro, ouvir o que os outros têm para dizer não significa que façamos o que eles dizem. Quando tinha a tua idade (18, 20?...) achava que as opiniões dos outros eram imposições. Não temos de as encarar assim. Nas opiniões dos outros podemos ver questões que não se nos tinham colocado, ideias por desbravar e/ou por desenvolver, o reforço daquilo que pensamos... Pode ser muito positivo.
Não sei quanto ganhei no presente ano, sei que tive bons resultados contra a opinião de outros foristas e maus por não seguir -ou até por seguir...- a de outros. É normal e só me posso queixar de mim, quando correu mal (Paribas e Eos imaging) e felicitar-me quando correu bem (Peugeot, AXA, Portucel, Gilaed, Innate Pharma, Faurecia, Nyrstar...).
Jovem A. Feijão, pensa bem: quem dá as tuas ordens de compra e de venda és tu. Qualquer que seja a opinião do Bogos ou do J. Alves, ou de quem quer que seja.
Mais uma vez, um abraço, bom ano e bons negócios para ti e para quem nos está a aturar,
Raposo Tavares

pusestes na página 1036? eu pus nas páginas 1007 e 1012 a mesma linha que agora pus e disse o que disse e não me vou repetir, quem quiser que vá ler, portanto bem pode ser que o que tu vistes foi o que vi antes de tu teres visto que o que tu vistes foi que já eu tinha visto e vendo agora que o que vistes já tinha sido visto ambos os dois temos boavista

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, TTM62 e 146 visitantes