Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Al-Qaeda reinvindica atentado Madrid

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bertoluci

por Profitaker » 11/3/2004 23:55

A tua opinião tem toda a lógica, bertoluci.

Abraços.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por bertoluci » 11/3/2004 23:51

Quando soube do atentado desconfiei logo à partida que não fosse a Eta... a maneira de actuar não pareceu ser da eta, além de que a eta anuncia sempre que vai acontecer um atentado, e normalmente os seus objéctivos passam por atacar estruturas governamentais, militares, policiais, em suma tudo o que representa a figura do estado espanhol... caso fosse um atentado perpetrado pela eta, acho que seria um tiro no pé da organização... daria origem a um maior isolamento por parte da comunidade basca, e um afastamento das suas convicções politicas. Quem é que quer uma organização que mata civis?

Infelizmente, a organização dos atentados será mesmo de origem islâmica(possivelmente um braço da Al qaeda).

Abraços

Registado: 19/11/2003 18:17

Foi a AL-QAEDA ou não?... os mortos não podem responder!

por Profitaker » 11/3/2004 23:28

Olá amigos,

Não me parece que seja importante neste momento, saber se foi a ETA ou a AL-QAEDA quem perpetrou o atentado de Espanha. Do ponto de vista dos mortos, isso concerteza não importa nada... o mal supremo está feito!

Por outro lado, é ingénuo pensar que a AL-QAEDA esteja extinta. E mesmo que esteja, quem nos garante que não surjam outras "AL-QAEDA". O próprio pres. do Egipto avisou os Americanos e seus aliados, que uma invasão do médio-oriente (vulgo, Iraque), iria fazer nascer 100 novos "Bin Laden"... Dada a natureza da cultura fanática de algumas comunidades Àrabes, podemos ter a certeza que não faltarão recrutas e candidatos a mártires. O importante não é decapitar Saddam ou Bin Laden, o importante é conseguir convencer a mentalidade dos povos àrabes, que o Ocidente não lhes quer mal, e se eles mesmo assim, eles quiserem viver isolados na sua cultura, os EUA terão de aprender a respeitar isso, e devem retirar os seus militares do Médio-oriente.

Saber quem fez este atentado não é agora importante... se foi a ETA, é o antigo problema que já conhecemos, e que só o povo espanhol poderá resolver... se foi a Al-Qaeda, então, o importante é compreendermos a realidade em que vivemos: o novo mundo perigoso em que vivemos, e esta nova forma de guerra mundial que está a decorrer. Não da forma antiga, mas de uma nova forma, escamoteada, furtiva, TERRORISTA, tendo agora como alvos principais, os civis inocentes!

O mundo está mergulhado numa nova espécie de guerra, que é direccionada a população civil inocente, para desgraça de todos nós.

Manifesto aqui o meu desejo ardente que não hajam atentados terroristas de fundamentalistas islâmicos em Portugal, no Euro 2004 ou no Rock In Rio... tenho esse receio, porque Portugal também faz parte das neo-cruzadas de "tropas invasoras" em terreno islâmico. :?

Só espero que o Bush perca a presidência. E que o seu substituto reformule a actual política externa neo-colonialista Norte-Americana.

Cumprimentos para todos.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

re

por Info. » 11/3/2004 23:19

este é o texto que encontrei com mais pormenores da dita reinvidicação:

http://www.elmundo.es/elmundo/2004/03/1 ... 40520.html

Cump.
Info.

por nunofaustino » 11/3/2004 23:18

Sinceramente n acho q tenha sido a al-queda, mas sim uma acção desesperada da ETA... provavelmente correu mal, pois acredito que não quisessem matar tantas pesosas...

A brigada que revindicou o ataque tb disse que era responsável pelo Blackout energético ocorrido o ano passado na zona de NY (entre outras mais tarde verificadas como falsas)...

O pior que vem do ataque de hoje, é a certeza que a europa n está imune aos ataques terroristas e que o terrorismo está bem presente na velha europa...

vamos ver o que isto vai fazer a uma europa que atravessa gds perturbação políticas (alargamento a leste), económicas (recessão, euro em alta, desemprego, ...) e com uma pressão emigratória extremamente elevada...

Se é o fim destas subidas? Não acredito que seja, mas acho que os efeitos na confiança dos investidores europeus foram muito elevados... um acordar para uma realidade escondida debaixo da cama... em particular se se verificar que não foi a ETA mas um grupo islãmico como a al-queda....

Vamos ver o que se passa amanhã... sinceramente n espero uma queda muito acentuada, mas n estou confiante para abrir posições longas... se há alturas para estar de fora, esta é sem dúvida uma delas...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MozHawk » 11/3/2004 23:16

Sabes o que é que eu acho? Isto não vai afectar em nada o dia-a-dia, em parte nenhuma. Nem sequer teve um impacto tão grave como o atentado de NYC. Aqui, o objectivo foi tão-só matar e nada mais. Não havia mais nada em termos objectivos e/ou subjectivos ao se atacar os comboios...

O que é que um comboio suburbano tem de simbólico? Trabalhadores vulgares? Estranho, muito estranho...

Quanto ao medo e dúvida, é legítimo. O que ainda não entendo, perante a verdadeira cacetada que estão a apanhar nos mais diversos teatros de operações ao nível mundial, é porque é que ainda não atacaram a sério com um derivado de armas de destruição maciça - que o diabo seja surdo, cego e mudo! Isto não tem a espectacularidade que eventualmente desejariam.

Quanto ao resto, se não foi a ETA, porque não uns tarados quaisquer de origem árabe contagiados pelo movimento do Osama e assim darem o seu contributo!? O que, até certo ponto, me espantou foram aqueles anormais british-born muçulmanos que foram como suicidas e as barbaridades que disseram.

Enfim.

Pata. Caíram muito os mercados quando o Boeing 747 da Pan Am rebentou sobre Lockerbie matando quase 300 pessoas?

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Pata-Hari » 11/3/2004 23:02

Concordo contigo que pode bem não ser da autoria da Al-Qaeda, mas o pior que pode acontecer aos mercados é a duvida e o medo. Isso basta e é isso que temos agora e certamente durante algum tempo até as coisas se esclarecerem. E hoje a hipotese de ser Al-Qaeda não tinha sido quase levantada e tinha até sido refutada pelo ministro do interior espanhol.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MozHawk » 11/3/2004 22:56

Muito sinceramente pessoal, o que é que tem um comunicado a dizer que foi o autor do atentado em nome da Al-Qaeda?

Quem diz que não é alguém que está curto nalgum dos mercados e procura assim capitalizar da desgraça e medo alheios?

Acho que ainda é cedo para se retirarem conclusões e muito menos certezas. Qual a lógica de a Al-Qaeda atacar a Espanha na véspera das eleições? Faz algum sentido?

É tudo ainda muito prematuro, a não ser para os que lá estavam.

Não se esqueçam que não seria a primeira vez que um atentado terrorista seria reivindicado por vários grupos. Imagine-se que foi a ETA e agora até está arrependida dos números e não quer reivindicar. Não seria espectacular para um determinado mundo árabe dizer aos árabes "vejam bem o que nós conseguimos fazer"? Claro que sempre há uma carrinha com uns detonadores e fitas escritas em árabe.

Quer se queira quer não, a vida continua e continuará.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

.

por Mec » 11/3/2004 22:45

Desculpem, onde disse dia 12 de Outubro do mes seguinte queria dizer do ano seguinte (ataque a uma discoteca)

Já agora gostaria de deixar no ar a estranhesa com que este anuncio de reinvidicaçao do ataque aparece, assim como o "abandono da tal carrinha" com tudo lá dentro... Não vos parece....demasiado obvio, demasiado facil?? Não sei...Ãcho que especular sobre isto é cruel e sem sentido neste momento
Mec

por Pata-Hari » 11/3/2004 22:45

Não concordo. Os mercados hoje já caíam antes das noticias do atentado e quanto muito agravaram ligeiramente as quedas. Os states não reagiram e até estavam positivos até à nova noticia. Amanhã teremos que descontar o fecho dos estados unidos e a noticia.
Administrador Fórum

Para F Proença e todos

por mcarvalho » 11/3/2004 22:44

Gostei imenso da sua atitude e desgostei doutras...
Meditemos um pouco.. Que pretendem indíduos que actuam, covardemente na nossa visão, duma forma heróica que lhes garante o paraíso e todas as virgens que não conseguiram na Terra, sugestionados por mentes doentias, cujo prazer é a publicidade ao seu nome a nível mundial porque , quando miudos, eram o "bombo da festa" na escola e no liceu?
Quantos casos semelhantes existem?.. muitos mas,
de quantos se lembram? Talvez , assim sem pensar muito, de nenhum.
Agora.... porque nos preocupamos com este?....Pela publicidade gratuita que consegue em toda a comunicação social?... Vamos comprar tudo aquilo que nos querem impingir?...

" SERÁ ALINHAR EXACTAMENTE NO JOGO DELES"

As inteligencias estão neste "Caldeirão"...
Esqueçam, por favor, a saudade , o fatalismo, o destino e o desgraçadinho... aqui em Portugal não aconteceu nada mas, pelo menos, por uma questão de solidariedade, sigam o exemplo do povo Americano e do povo Espanhol e.. outros.. não façam o jogo deles
não lhes dêem a importancia que eles não merecem......
IGNOREM-NOS ... e CONTINUEM A ACREDITAR

Um abraço a todos
mcarvalho

Ps Amigo Ulisses não resisti ..senão se enquadrar no espírito do Caldeirão ou o prejudicar agradeço o favor de apagar
Um abraço pessoal de simpatia e admiração
mário

Registado: 17/2/2004 1:38

Opinião

por Mec » 11/3/2004 22:39

Boa noite.

Após os tragicos e obviamente condenaveis acontecimentos, surge a noticia de que a Al qaeda terá reivindicado os ataques.

Se assim for, a meu ver, estará já descontada essa noticia (assustadora, obviamente)?
A abertura negativa da bolsa amanha será praticamente uma certeza, mas a verdade é que penso que já hoje as bolsas cairam o que cairam a descontar essa eventualidade, ou acham que elas cairiam assim se houvesse a certeza da autoria da ETA (é que por mais sadico ou cruel que possa parecer, se fosse a ETA, o sentimento geral seria "ok, é terrivel mas é lá problema interno deles e não sai cá para fora" e penso, as subidas seriam rapidamente retomadas). Ou seja, já as bolsas hoje cairam 2,,3% a descontar essa eventualidade.

A certeza da mesma, pode ainda trazer as bolsas para o vermelho (quanto nao sei, estimo 1 / 1,5%) pela manha, mas talvez depois se verifique uma especie de "buy on the news"...

Enfim, digo eu e a minha experiencia que assim será, até porque os mercados teimam sempre em tomar o rumo contrario àquele que é tomado como "certo".

Outro sentimento será o de um inegavel "mercado Bull" que atravessamos, e o de uma já esperada correcçao, ora, se o sentimento é realmente Bull, o que farão os investidores ao ver acçoes a cairem pela 3ª / 4* sessão consecutiva? Comprar, não? Ou vamos andar eternamente à espera de bombas aqui ou acolá (isso nao aconteceu em 11 de setembro, nem em 12 de Outubro do mes seguinte, pois não)

Os meus lamentos por esta estranha humanidade que somos e que em dias destes me questiono se vale a pena continuar a pensar em dinheiros quando vidas estão em jogo, e quão frageis elas são...

Um abraço a todos
Mec

cont

por Info. » 11/3/2004 22:35

bem... as Abu Hafs al-Masri Brigades são exímias em reclamar tudo o que é atentado... há um atentado... há um mail dos tipos a reivindicar...estão em todas:

"The London-based al-Quds al-Arabi newspaper faxed to Reuters' Dubai bureau a copy of a letter purporting to come from the "Abu Hafs al-Masri Brigades." The group aligns itself to al Qaeda, blamed by Washington for September 2001 attacks on the United States.

"We have succeeded in infiltrating the heart of crusader Europe and struck one of the bases of the crusader alliance," said the letter which called the attacks "Operation Death Trains."

There was no way of authenticating the letter.

The newspaper received similar letters from the same brigade claiming responsibility on behalf of Al Qaeda for a November bombing of two synagogues in Turkey and the August bombing of the U.N. headquarters in Baghdad."

in abcnews
Info.

cont

por Info. » 11/3/2004 22:30

os tais ditos cujos que mandaram mail para o 'londrino' Al-Quds tb reclamam atentado em Istambul:
"A statement attributed to al-Qaeda says the terrorist organization carried out the attack, Agence France-Presse reported, citing the declaration sent to the London-based daily Al-Quds Al-Arabi.
The statement also claims responsibility for an attack this week on a suburban Istanbul Masonic lodge by two men wired to bombs, according to AFP.
Info.

por djovarius » 11/3/2004 22:25

Bom, Nuno, vê na Fox News.

Entretanto, Wally não gostou de saber da carta e o Dow cedeu mais de 160 pontos e o SPX mais de 15 pontos. O Nasdaq também passou de positivo a negativo.
O dólar nem caiu tanto assim, continou a ser vendido entre EUR/USD 1.23 e 1.2350 !! O mercado está hesitante o Japão apoia o dólar também.

até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Pata-Hari » 11/3/2004 22:24

pois, esta cnn tem sotaque inglês e não americano....

Mas o certo é que os mercados "acusaram" imediatamente a informação
Administrador Fórum

por Visitante » 11/3/2004 22:18

Marta... a cnn que eu estou a ver, está a falar sobre as eleições americanas...

Apenas na cnbc eu vi alguém a falar sobre a carta da al-queida...

De notar que a al-queida n costuma revindicar os atentados...

Abraço
Nunofaustino
Visitante

por djovarius » 11/3/2004 22:06

Se realmente existem comandos islamitas a operar em Espanha, a sós ou em conjunto com a Eta, a Espanha vai passar por um mau bocado e ainda por cima numa fase eleitoral.
Pode haver uma onda de ódio anti-árabe, devido aos muitos Marroquinos, Argelinos, etc... que vivem em Espanha. Bom, penso que o governo português tem que se preparar para que Portugal não seja o ponto de refugio de tais fugitivos, mas sobretudo deveria pedir à UE para fechar as fronteiras como medida de segurança e controlar um bocado as coisas, porque Portugal é o tipo de país que pode ser uma plataforma para ataques. Recordo que alguns etarras procuraram, no passado, refugio em Portugal.
A propósito, lembro-me de uma história, de há mais de 10 anos, lá no Algarve, na Praia da Luz, corria à boca cheia entre a vasta comunidade Inglesa, que um indivíduo que passava "férias" seria do Ira. Boato ou não, ninguém foi investigar tal coisa, até que o assunto morreu quando tal pessoa deixou de aparecer.

Quer dizer, as coisas podem ser complexas se não houver um aumento de vigilância, não só na Península, mas como na Europa Ocidental, alvo ainda frágil, ao contrário dos EUA que controlam muito mais o seu território desde o 11 de Setembro.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Pata-Hari » 11/3/2004 22:04

Nuno, está na cnn sem parar.... só se fala nisso desde que liguei a televisão depois de ler o topico do djo.
Administrador Fórum

brinca brinca

por Visitante » 11/3/2004 22:02

1ffhf
Visitante

por fproenca » 11/3/2004 22:02

Efectivamente este ataque irá tornar as coisas muito para além de Espanha, sem dúvida que uma coisa é um problema interno outra coisa é um problema externo, ainda para mais agora os EUA e Inglaterra também vão ficar de sentido :cry:

Porque razão atacaram Espanha e não Inglaterra que tem tido um peso maior nas decisões dos EUA ? E Portugal que também apoiou Guerra contra o Iraque ?

Sinceramente este ataque irá alarmar muitos povos, incluindo o nosso, infelismente o medo vai voltar, mas também pode acontecer que o mercado volte a dar a mesma lição que deu após o 11 de setembro.

De qualquer forma o que está aqui em causa é mesmo a possibilidade de haver mais ataques terroristas, se bem que muita gente achou estranho ser a ETA pelo facto de atacar o "povo"

Hoje é um dia triste para todos nós humanos, estamos perto da Páscoa que por si só é a recordação uma época triste, isto vai tornar mais triste ainda a vida dos próximos dias, concordo com o decreto de Luto para amanhã conforme Durão Barroso informou.

Abraço e acabo dizendo "fala-se que o mundo um dia vai acabar, eu acho que o homem é que o vai destruir" :cry:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

nao me parece

por cmafonso » 11/3/2004 22:00

Nos so emprestamos a sala e servimos o cafe a malta que veio as lages .

abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por tiopatinhas » 11/3/2004 21:58

Isto é muito mau! :( Agora pergunta-se:
E portugal? Afinal também apoiou e uma das reuniões finais até foi nos nossos arquipélagos onde estiveram presentes Durão, Aznar,Bhus e Blair. Lembram-se???!!!
E...temos em mãos dentro de meses o Euro 2004!!! Todo o cuidado é pouco!
tiopatinhas

se um atentado

por cmafonso » 11/3/2004 21:53

com a "chancela" da ETA era muito bom(no plano eleitoral entenda-se) para o PP agora os papeis inverten-se ficando o PSOE com o peito cheio de ar para domingo.

abraço

Registado: 6/12/2002 0:05

por Visitante » 11/3/2004 21:53

aqui nos estados unidos ainda n vi nada disso nem na CNN nem na abc, nbc, cnbc, nada...

No entanto é claro que as quedas verificadas nesta altura se devem essencilamente ao medo do regresso da Al-queda

Um abraço
Nunofaustino
Visitante

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, Google [Bot], iniciado1, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, psandrade, PXYC, Red e 240 visitantes