Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alguém me ajuda nos Warrants?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gil » 31/12/2002 1:55

... um excelente Ano Novo!!!!! :oops: [/quote]
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

por Gil » 31/12/2002 1:50

Muito obrigado a todos.
É com grande prazer que vejo que ainda têm tempo para elucidar os mais novos nestas coisas. Isso faz-nos sentir, que também nós, temos lugar neste caldeirão.

Vou tentar seguir os vossos conselhos, nesta que vai ser a minha primeira aventura em warrants. O que propunha de seguida, mas não sei se será da vontade dos administradores, seria daqui a um mês fazer post com o histórico de como correu a aventura, principalmente se correr mal :lol:. O objectivo seria depois, as pessoas mais experientes comentarem os erros na estratégia. Seria uma espécie de exercício práctico, que sai um pouco daquilo que é comentado neste fórum. Não me levem a mal, eu gosto muito de ler os vossos posts, mas nunca são discutidos os pormenores do trading. Concerteza cada um de vós já encontrou a estratégia de trading ideal mas eu ainda ando à procura da minha e vocês seriam assim os meus mentores.

Desejem-me então boa sorte e eu desejo-vos um exelente Ano Novo!
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

por diverteam » 30/12/2002 18:00

"O exemplo que eu dei foi para um warrant que estava cotado a 0,43. Não é possível perder mais do que isso. E se falo em perdas limitadas é porque nos futuros, com a questão das margens, é possível ter perdas ilimitadas. Foi para fazer claramente esta distinção que falei nas perdas limitadas, pois nos warrants não é possível perder mais do que o montante investido."

OK, estava ver o limitado mais no "limitar as perdas" mas em comparação com os futuros esta correctismo.

abraço, e bom ano novo

Registado: 21/12/2002 16:40

warrants

por War Ant » 30/12/2002 15:17

Correcção:

1- Onde se lê "money maker" deve-se ler "market maker"

2- Onde se lê "descanço" deve-se ler "descanso"

As minhas desculpas pelos erros.

$AÚDE.

Registado: 7/11/2002 17:48

warrants

por War Ant » 30/12/2002 14:47

Caro Gil:

1- Os warrants são para day trade ou, no máximo, para quem puder estar em cima deles, short term trade.

2- Necessitam de stops bem elaborados e testados em função da capacidade financeira e de reinvestimento do trader.

3- O money maker é para esquecer. Não sabemos o que vai naquelas cabeças, a não ser a experiência que nos faz evitar um ou outro mais aldrabão.

4- O spread e a sua manutenção ao longo do período de negociação são essênciais para sabermos com quem estamos a lidar. A elasticidade mede a nossa capacidade de risco.

5- Negociar em warrants só após alguns meses de simulações, tão reais quanto possíivel, para aprendermos e podermos registar os erros, conhecer com quem lidamos e afinar a nossa estratégia de investimento.

6- Finalmente uma série de conhecimentos adquiridos em 2 anos de combate e que devem estar presentes no trade:

a) Seguir sempre a trend

b) Respeitar escrupolosamente os stops

c) Deixar correr os lucros e limitar as perdas

d) Aguardar pelos sinais de entrada/saída do nosso sistema e não ir atrás de notícias, up/downgrades, resultados etc... Chama-se a isto DISCIPLINA.

e) Nunca deixar trades em aberto no fim do dia se não puder activar stops.

f) Não entrar quando a cabeça ou o corpo pede descanço

g) Dois trades positivos por dia. Não forçar a sorte, entrando por entrar.

h) Não sair de um trade ganhador para uma incógnita.

i) Ficar de fora se não puder acompanhar o investimento.

São as minhas regras.Óbviamente que, qualquer delas pode ser melhor esclarecida, pois estão simplificadas.

Foi uma tentativa de ajudar. Quem dá o que sabe a mais não é obrigado.
$AÚDE.

Registado: 7/11/2002 17:48

por Ulisses Pereira » 30/12/2002 13:17

Diverteam,

O exemplo que eu dei foi para um warrant que estava cotado a 0,43. Não é possível perder mais do que isso. E se falo em perdas limitadas é porque nos futuros, com a questão das margens, é possível ter perdas ilimitadas. Foi para fazer claramente esta distinção que falei nas perdas limitadas, pois nos warrants não é possível perder mais do que o montante investido.

Um abraço,
Ulisses[/quote]
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

so discordo

por diverteam » 30/12/2002 12:46

num ponto:

"que o risco dos warr. é limitado pq so se pode perder 0,43 " isso para mim de limitado não tem nada pq ja vi algumas pessoas a ficarem agarradas aos warr. (especialmente calls) e de repente aquilo valer mesmo zero , e la se foi o capital todo. ( os mesmo ja é muito mais complicado de acontecer nas acções)

Quanto as perguntas:

1. não se deve pensar em war. como sendo carros ou baratos , a unica coisa que pode estar muito alta é a volatilidade e ai sim se tiver com valores altos pode muito bem anular todos os ganhos possiveis (se o activo tiver o comportamento esperado) se o MM começar a baixar ( o inverso tb é verdade). Ha ate quem defenda comprar warr. so em função da volatilidade (put ou call tanto faz) mas ai ja não aconselho e na pratica ainda não vi funcionar isso de modo a convencer.

2. Tb ja foi respondido mas penso que tb é perigoso ver os graficos do Warr. pq novamente se tem a tendencia de pensar no barato ou caro .

3. O MM tem algumas variaveis para influenciar no preço , uma delas ( a mais forte) é a volatilidade, tb pode acontecer que a determinada altura o MM simplesmente desaparecer e ficares sem teres a quem vender (não era a primeira vez ) e ai sim a coisa complica-se.

So para finalizar.

Os warr. são muito bons para curto prazo 1-3 dias se for contra a tendencia ou 1-15 dias a favor da tendencia. Se começares a perder não podes ficar a espera muito tempo senão ficas mesmo sem nada mas tb não se deve vender logo pq num dia estas a perder 50% e dois dias depois ja vais com lucro de 35%. O que resultou comigo e ai sim deu para ver bem como funciona (sem perder $$) é fazer um jogo virtual para ver em quanto tempo duplicas o dinheiro, no meu caso (3 pessoas) o resultado foi :

1 num mes tinha dublicado
1 tinha perdas de 45%
e o ultimo tinha 98% de perdas...

ou seja ...boa sorte

Registado: 21/12/2002 16:40

por Ulisses Pereira » 30/12/2002 1:48

Caro Gil,

A minha primeira pergunta é: não estão excessivamente caros? Será necessário que a PT desça até aos 5.57 para ficar break even, julgo eu.
Quais as razões para isto acontecer e como é que eu posso analisar isso de uma forma científica?

Os warrants que referi penso estarem a cotar a preços relativamente justos. O seu raciocínio está corrcto em relação ao "break even". Contudo, não se pode esquecer um aspecto muito importante: é que nos "warrants" o risco é limitado. Ou seja, se comprasse um warrant desses, o máximo que perderia eram os tais 0,43 euros. No entanto, se a PT descesse bem abaixo dos 6 euros poderia ganhar muito mais. Daí que o cálculo do preço teórico dos "warrants" seja uma forma bem complexa. Pode consultar e calcular esses cálculos em diversos sites como sejam o da bigonline, da societé generale, commerzbank, etc...

A segunda questão vem na sequência de alguns posts que me assustaram. Afinal de contas quando é que o Market Maker intervem nos preços dos warrants? Julgava eu que era só se houvesse falta de liquidez, ou não?

O "market maker" é obrigado a dotar liquidez ao mercado em 85% do tempo. Isso é crucial porque raramente a liquidez é significativa. Penso que mais de 90% das transacções devem ter como um dos intervenientes o "market maker". O facto do MM estar no mercado não deve ser motivo de susto. O facto dele se poder ausentar é que deve ser... :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Alguém me ajuda nos Warrants?

por Gil » 29/12/2002 20:49

Queria comprar warrants put e fui à procura. Julguei já ter percebido perfeitamente o produto, embora as variáveis gregas ainda me deêm um nó na cabeça.
E foi então que encontrei os warrants put SG 6€ da PT a 0.43€.

1 - A minha primeira pergunta é: não estão excessivamente caros? Será necessário que a PT desça até aos 5.57 para ficar break even, julgo eu.
Quais as razões para isto acontecer e como é que eu posso analisar isso de uma forma científica?

3 - A segunda questão vem na sequência de alguns posts que me assustaram. Afinal de contas quando é que o Market Maker intervem nos preços dos warrants? Julgava eu que era só se houvesse falta de liquidez, ou não?

2 - Outra questão é: onde posso ver gráficos com as cotações dos warrants?

Desde já, obrigado a todos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Masterchief e 128 visitantes