Caldeirão da Bolsa

Systematic investing

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Systematic investing

por rsacramento » 26/11/2015 16:27

luis_tavares Escreveu:Porque erramos tanto? Ou seja sem saber nada tenho 50% de hipóteses de acertar

é interessante notar que num negócio a venda é mais importante do que a entrada, e contudo creio que a maioria gasta muito mais tempo com a segunda

Registado: 29/11/2007 12:50

por Alquimista_II » 26/11/2015 16:22

bogos Escreveu:Boas Alqui.

Essas perguntas são interessantes, mas realmente o autor não aborda essas situações.

...

Ars est celare artem.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 20/11/2015 17:48

por luis_tavares » 26/11/2015 16:06

O que o Limonov escreveu resume o que é trading.É uma questão de probabilidades, pura matemática. Qualquer um sem saber nada de uma acção tem 50% de hipoteses de acertar numa entrada que faça, tanto em longo como em short.

OS padrões não são mais do que situações em que a probabilidade de correrem bem são superiores a 50%. Ou seja temos mais hipoteses de ganhar dinheiro do que perder.

Porque erramos tanto? Ou seja sem saber nada tenho 50% de hipóteses de acertar e depois lendo não sei quanto sinais acabo por perder dinheiro?!?! O factor psicológico a entrar em acção. Desde teimosia, á não utilização de SL(stop-losses), ao excesso de confiança (finalmente percebi como isto funciona!).

Por todas as razões e perdas, só transacciono com expert trader. Ele compra, vende, faz trailing stop, coloca stop-loss, sai em condições pré-definidas. Excusam de perguntar o valor do indce, nem me interessa. O programa entre e sai de acordo com padrões.

Registado: 15/2/2007 23:59

por bogos » 26/11/2015 14:30

Alquimista_II Escreveu:Seria interessante saber:
- em que se baseiam os modelos desenhados para bater (n)o mercado;
- o que David Harding pensa de livros como o de M Douglas e de semelhante igualha (aliás, o que pensa sobre a generalidade dos livros sobre investing/trading e que lugar ocuparam/ocupam no seu caminho para o sucesso).

If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians - Warren Buffett

Boas Alqui.

Essas perguntas são interessantes, mas realmente o autor não aborda essas situações.

Da minha parte, a literatura já me ajudou um pouco (bastante com a parte emocional). Moldou-me forma de agir, diferente do passado.
Ser aleatório é daquelas coisas que desvaneceu quase na totalidade.

Mas o que mais me conforta do que li (e não foi muito), é o facto de deixar de ter medo de falhar.
Para o atingir, percebi que padronizando um sistema, a coisa melhora e muito em todas as vertentes.
Sendo o lucro importante, sem o resto adquirido, dificilmente lhe chego. Isso eu entendi.

Caro Limonov...

Pelo que vou lendo e observando do que praticas, não creio que te falte a sabedoria, engenho ou arte, para aquilo que interessa....fazer trade, focando o preço e tentando fazer lucro. Essa do Limonov, o cagão, é de todo uma falsa questão e conclusão.

Eu parece-me (e repito, parece-me), que há muitos trades que lhe falta a vertente de PADRONIZAÇÃO, do trade em si. Traduzindo por miúdos, dentro de centenas de estratégias de negociar, com suas ferramentas, os traders andam muitas vezes perdidos por falta de "focus do preço". A AT tem disso mesmo, com fartura. E nem todos temos a capacidade de abarcar centenas de indicadores e padrões, para fazer trade. E muitos se sobrepõem a outros em determinadas fases, levando os negociadores à confusão. Tudo isto dá stress, medo do erro, medo de falhar, prejuízos consecutivos, enfim....FALTA DE CONFIANÇA.

Eu senti muito na pele no passado, essa forma giratória e errática de posições. O sair cedo demais e esticar demais os prejuízos é o comum a todos.
E porque? Porque ninguém ao entrar no mercado está na disposição de perder, MAS QUER JOGAR.
Ora o busílis da questão é que nesse momento não detemos a probabilidade do nosso lado. Iremos ser aleatórios, descuidados, nervosos, apreensivos, e ligar o monitor porque nos falta a confiança.

O saber perder e o que se está disposto a perder é fundamental para a evolução do trader. Isso para mim é crucial.
Depois vem (trabalho, trabalho, trabalho), até ter um modelo que nos dê confiança absoluta. Vamos perder muitas, ganhar muitas, mas procuraremos o somatório final positivo.
Mas mesmo que venhamos a perder tudo, a consciência deverá estar tranquila e sem remorso, pois a 1ª premissa de saber que podemos perder, está assimilada.

Rigor, disciplina e muitas vezes deixar de questionar-nos, ajuda e de que maneira a liberdade total de fazer negócio.

Este tópico é para mim muito interessante do ponto de vista da abordagem das experiências de cada um.
A troca de experiência e ideias é o que nos faz melhorar. Questionar é importante, perceber métodos de absorção de modos de fazer trade também.
Saber como cada um foi capaz de interiorizar e absorver conceitos psicológicos para ultrapassar barreiras no trade é muito interessante.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Alquimista_II » 26/11/2015 0:23

Seria interessante saber:
- em que se baseiam os modelos desenhados para bater (n)o mercado;
- o que David Harding pensa de livros como o de M Douglas e de semelhante igualha (aliás, o que pensa sobre a generalidade dos livros sobre investing/trading e que lugar ocuparam/ocupam no seu caminho para o sucesso).

If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians - Warren Buffett
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Limonov » 25/11/2015 22:49

Está bem rsacramento, à mingua de gin não ficas :wink:

E beber 4 ou 5 antes de abrir posição? não será boa ideia?

Abraço a todos, medrosos, valentes e pessoal do zen.

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por rsacramento » 25/11/2015 21:51

Limonov Escreveu:Não queres avançar um exemplo concreto? fico um bocado à nora com o "prever todos os cenários". Tenho andado a tentar definir uma duração temporal para os negócios, em que, findando o prazo previsto, se procede ao encerramento manual. Este exemplo enquadra-se no que estás a propor?!

sem dúvida que estares a negociar acima das tuas possibilidades, ou mesmo no limite, gerará um stress que caso negociasses valores mais modestos não sentirias o heat. no dizer do M Covel

voltando à tua questão: imagina quer negoceias do suporte à resistência

caso 1) não arranca - precisavas de ter um stop (aqui aproveito para discordar de quem não usa stops)

caso 2) aí vai ela; bom: ou defini mal o target ou vai lá chegar - caso não chegue, vou estudar esta lição para não repetir o erro; claro que podes esmiuçar a coisa: andou 30%, ou 50%, ou lá o que lhe valha, estipulas metas de saída para cada caso: o meu ponto é que tenhas antecipado todos estes cenários antes de entrares, porque assim sendo, depois é muito fácil - basta seguir o guião (já não há lugar ao medo)

caso 3) chegou lá: pagas um gin :lol:

por Limonov » 25/11/2015 21:45

Raposo Tavares Escreveu:
Limonov Escreveu: subo ou desço de modo manual uma stop para proteger lucros se houver uma referência técnica que considere relevante. Mas concordo que assim reduzes muito os negócios perdedores, mas poderás aumentar o número de negócios efetuados.
Limonov, o cagão!

Esta discussão já tem barbas e raramente nos leva a uma conclusão. É normal que seja assim.
A forma como se gerem os investimentos tem sempre três factores determinantes: 1) o investidor, 2) o investimento e 3) o montante a investir. A gestão das nossas características psicológicas, das características e do grau de risco do investimento e do montante a aplicar face às nossas disponibilidades são os vetores em que temos de pensar quando decidimos colocar o nosso capital num determinado valor. Pessoalmente, não precisei de casar com uma mulher autoritária para deixar de fazer noitadas até às quinhentas, não gosto de gestores de conta bancários que me digam o que fazer ao meu dinheiro, não gosto de capacetes e detesto ter de usar cintos de segurança... ah! e não uso stops. Prefiro gerir os riscos que assumo pensando sempre que o melhor é dormir descansado.
Adiante. Se quero assentar não me caso com um estafermo, se quero ter as minhas poupanças seguras prefiro ser eu a decidir como o fazer, se tenho medo de um acidente ando mais devagar e se não quero perder dinheiro não o invisto. A melhor forma de reduzirmos a nossa exposição a um investimento arriscado é arriscarmos menos dinheiro.

[u][b]Mas isso sou eu que o digo...

[/u][/b]Um abraço aos participantes,
Raposo Tavares

E não foi o que escrevi acima Raposo? ao que destaquei do livro citado, acrescentei mais três formas (uma delas a redução de capital exposto) que utilizo para limitar os níveis de stress, medo, dúvidas, enfim o que quisermos.

A discussão pode ter barbas, mas eu quero saber mais sobre o assunto. Gosto de saber como atuam aqueles que andam no compra e vende há mais tempo, e este tópico pareceu-me uma boa oportunidade. Se me dizes que não vai dar em nada eu acredito, mas também não estava à espera de uma solução geral e milagrosa, na pior das hipóteses vai à custa de calo, que também é uma boa escola.

Abraço,

Limonov

por indian_joe » 25/11/2015 21:32

Boas,
Concordo em absoluto com o Raposo, uma das formas que encontrei para investir neste tipo de produtos financeiros foi a exposição ao risco, isto é, reduzi o montante investido por aposta. Desta forma podes aguentas com mais serenidade quando os pontos de entrada que definiste não foram os mais ajustados ou quando a coisa demora a levantar. Agora quando a aposta foi mal feita não há nada que nos valha e temos de contar com isso.

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por RaposoTavares » 25/11/2015 20:35

Limonov Escreveu: subo ou desço de modo manual uma stop para proteger lucros se houver uma referência técnica que considere relevante. Mas concordo que assim reduzes muito os negócios perdedores, mas poderás aumentar o número de negócios efetuados.
Limonov, o cagão!

Esta discussão já tem barbas e raramente nos leva a uma conclusão. É normal que seja assim.
A forma como se gerem os investimentos tem sempre três factores determinantes: 1) o investidor, 2) o investimento e 3) o montante a investir. A gestão das nossas características psicológicas, das características e do grau de risco do investimento e do montante a aplicar face às nossas disponibilidades são os vetores em que temos de pensar quando decidimos colocar o nosso capital num determinado valor. Pessoalmente, não precisei de casar com uma mulher autoritária para deixar de fazer noitadas até às quinhentas, não gosto de gestores de conta bancários que me digam o que fazer ao meu dinheiro, não gosto de capacetes e detesto ter de usar cintos de segurança... ah! e não uso stops. Prefiro gerir os riscos que assumo pensando sempre que o melhor é dormir descansado.
Adiante. Se quero assentar não me caso com um estafermo, se quero ter as minhas poupanças seguras prefiro ser eu a decidir como o fazer, se tenho medo de um acidente ando mais devagar e se não quero perder dinheiro não o invisto. A melhor forma de reduzirmos a nossa exposição a um investimento arriscado é arriscarmos menos dinheiro.

Mas isso sou eu que o digo...

Um abraço aos participantes,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Limonov » 25/11/2015 20:09

rsacramento,

Não queres avançar um exemplo concreto? fico um bocado à nora com o "prever todos os cenários". Tenho andado a tentar definir uma duração temporal para os negócios, em que, findando o prazo previsto, se procede ao encerramento manual. Este exemplo enquadra-se no que estás a propor?

D. Rapozo,

Outra vez a conversa do frouxismo? agora que já estavas perdoado? não tenho desvios doutrinários, tenho sim uma doutrina desviada :mrgreen:

Ricardmag, não gosto de trailing stop, subo ou desço de modo manual uma stop para proteger lucros se houver uma referência técnica que considere relevante. Mas concordo que assim reduzes muito os negócios perdedores, mas poderás aumentar o número de negócios efetuados.

Limonov, o cagão!

por ricardmag » 25/11/2015 19:33

sacramento espero que não guardes rancor pela troca de galhardetes do outro dia.
O tema deste tópico é bastante interessante, parabéns.

Limo9 e raposo, o trailing stop ajudou-me bastante nesse ponto.
Em relação a definir uma perda máxima, mais importante que isso para não ter "medo", é aceita-la antes de acontecer.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por rsacramento » 25/11/2015 19:28

Limonov Escreveu:Os meus maiores erros não são nas stop loss, são nos target, e não é tanto na definição, é mais no cumprimento, dou por mim a sair antes porque "afinal parece que não vai lá chegar e o melhor é meter já este ao bolso."

mas é justamente a isso que me referia: o medo tanto pode ser do que se pode perder como o do que se pode deixar na mesa

avalia isso antes de entrares, ou melhor, exorciza

o que estou a querer dizer é para antecipares todos esses cenários de modo a estares prevenido e saberes como lidar com cada um deles na eventualidade de se corporizarem, para não teres de decidir a quente...

por RaposoTavares » 25/11/2015 19:16

Kamarada Limonov, apetecia-me voltar à conversa que tivemos há uns tempos a propósito do FF (factor frouxidão). Acontece que me demiti do papel de controleiro para ir para o governo e já não me cabe limitar os teus desvios doutrinários...
Desta vez até te entendo. Também me acomete uma certa lassidão de vontade -cagaço do caraças, digamos...- quando uma ação tarda em chegar a um target que imaginei e fica parvamente a adejar uns centímetros abaixo. Quando isso me sucede desfaço-me de parte da posição (1/3, 1/2, 2/3). Às vezes arrependo-me, outras felicito-me e em outras ocasiões nem sim nem não.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Limonov » 25/11/2015 19:01

rsacramento Escreveu:
Limonov Escreveu:O sistema existe, é executado, mas tenho medo na mesma

quando concebes o negócio, se calhar deverias antecipar o que pode vir a correr mal, ou seja, nessa altura é que exorcizas os demónios que te assaltam quando estás dentro..

Se por antecipar queres dizer que defino previamente quanto estou disposto a perder num stop, sim faço isso, e não entro em nada sem que o rácio RR seja de pelo menos 1 para 3.
Os meus maiores erros não são nas stop loss, são nos target, e não é tanto na definição, é mais no cumprimento, dou por mim a sair antes porque "afinal parece que não vai lá chegar e o melhor é meter já este ao bolso." Estás a ver porque tenho de fugir do PC? é por tretas destas, se um gajo anda a sair antes do target lá se vai a teoria do RR de 1 para 3, e depois começa a procurar outra oportunidade quando mais valia ter feito menos trades, mas mais rentáveis.

por rsacramento » 25/11/2015 18:50

Limonov Escreveu:O sistema existe, é executado, mas tenho medo na mesma

quando concebes o negócio, se calhar deverias antecipar o que pode vir a correr mal, ou seja, nessa altura é que exorcizas os demónios que te assaltam quando estás dentro..

por Limonov » 25/11/2015 18:42

rsacramento Escreveu:@ Limonov

não é segredo para ninguém que sou um fã do livro Trading in the zone, pelo que não me canso de o recomendar, embora não concorde com tudo o que lá vem

subscrevo muito do que aqui já foi dito, nomeadamente muito do que o bogos referiu

entrando concretamente no teu caso, creio que ainda não atingiste, nem de longe, o nirvana da coisa (aquele distanciamento atento e tranquilo) - parece-me que aquelas frases que destacas ainda não estão devidamente interiorizadas, caso contrário terias outra atitude nos mercados (embora o M Douglas fale para diferentes etapas do negócio)

mas deixo uma ideia: escreve o teu sistema. exaustivamente. tim-tim por tim-tim. de tal maneira que se ficares impossibilitado de negociar, outra pessoa, lendo o teu sistema, possa fazê-lo por ti

vais ver que vale a pena :wink:

NB depois vem cá contar :lol:

Olá rsacramento,

Obrigado por comentares. Sim estou a léguas do nirvana.

O sistema existe, é executado, mas tenho medo na mesma. Não deixo de negociar por causa disso, contrario-me e avanço. Se já foi pior? já, e até à data a única maneira que encontrei para evitar/reduzir o stress é reduzir a exposição, normalmente entro em 3 tranches, que poderão dar lugar a mais se houver oportunidade para piramidar. Também opto por me afastar do PC. Quando já tenho um stop profit acaba-se o medo, a dúvida, etc. O que o Bogos faz eu não consigo, ou melhor, não consigo com serenidade... muito menos sem stop.

Não havendo milagres, resta-me continuar e esperar que com o tempo as coisas se tornem rotineiras e chegue ao nirvana, Sirdhata também só o conseguiu aos 35 anos :mrgreen:

Abraço,

Limonov

por rsacramento » 25/11/2015 17:14

@ Limonov

não é segredo para ninguém que sou um fã do livro Trading in the zone, pelo que não me canso de o recomendar, embora não concorde com tudo o que lá vem

subscrevo muito do que aqui já foi dito, nomeadamente muito do que o bogos referiu

entrando concretamente no teu caso, creio que ainda não atingiste, nem de longe, o nirvana da coisa (aquele distanciamento atento e tranquilo) - parece-me que aquelas frases que destacas ainda não estão devidamente interiorizadas, caso contrário terias outra atitude nos mercados (embora o M Douglas fale para diferentes etapas do negócio)

mas deixo uma ideia: escreve o teu sistema. exaustivamente. tim-tim por tim-tim. de tal maneira que se ficares impossibilitado de negociar, outra pessoa, lendo o teu sistema, possa fazê-lo por ti

vais ver que vale a pena :wink:

NB depois vem cá contar :lol:

por bogos » 25/11/2015 0:42

Alquimista_II Escreveu:
bogos Escreveu:
Boa tarde
Alquimista

Percebo o alcance das tuas palavras, pois também a mim o dinheiro ainda faz falta. É por isso que pertenço ao chamado "segundíssimo pelotão", para não lhe chamar carro vassoura.

Mas também percebo o alcance das palavras do autor, pois ele atingiu um patamar que qualquer um de nós ainda não atingiu. Há que trabalhar para se alcançar o tão desejado "money means nothing to you".

Ele com certeza nos inicios também não pensaria assim. Quando atingiu um determinado patamar de "conforto mental face ao trabalho que faz", percebeu que a grande chave do sucesso adviria da conclusão "money means nothing to you".

Alquimista, tens que concordar que a mente humana é complexa.
O normal é complexar o complexo.
Na fase em que se chaga à simplificação, com certeza tudo acontecerá de forma mais fácil e natural.

É por isso que acredito que o trade máquina ajuda e muito nessa vertente.
Tu quando estás numa trade prevês a perda total do capital? Experimenta, vais ver que és capaz de perceber o sentido do autor. Não quer dizer com isto que vais ficar sentado a ver a tragédia, mas que dentro da tragédia poderás ver espaço para te movimentares e dar a volta, mas nunca perdendo de vista que pode existir a perda total do capital.
Confuso? Muito. É por isso mais fácil pertencer à 3ª divisão do trading. :(

Cumprimentos

Boa tarde Bogos

A frase do autor tem de ser devidamente peneirada e ver em que contexto foi proferida e que história a antecede, elementos que estão em falta e sem os quais ela não passa, na minha opinião, de meras palavras enfileiradas e ditas por alguém de sucesso. O sucesso alheio é inspiração, mas não necessariamente formação. Tenho por hábito ler e coleccionar "frases interessantes", mas tenho consciência que são a parte menos importante do todo.
Outra coisa que falta saber é se ele pensava assim quando lutava para ter sucesso ou se é a "segurança" do sucesso o faz pensar assim. Ou seja, falta saber se o diz porque o sentiu na pele ou se o pratica agora porque "tem muito dele".

Cmprimentos

Boa noite Alqui.
Não posso deixar de estar de acordo contigo em 99% do que dizes pois estar a ser racional.

Mas ele quando lutou para ter sucesso, teve inevitavelmente que pensar assim, por isso é que adquiriu esse mesmo sucesso. É inevitável que num determinado ponto do trading o pensamento avance para essa mesma etapa, porque senão não se sai da cepa torta.

Quando se fala em "bilião", algures no milhão ele teve que mandar "o valor do dinheiro às malvas".

Também eu procuro o valor pela qual obtenha a redenção. O problema é que ainda é curto, mas já consigo fazer alguma coisa.
Mas eu não pretendo ser rico, quanto mais milionário.
Eu contento-me com pouco, mas esse pouco que me saiba a milhões.

Não sei se me fiz entender, mas é o que penso.

indian_joe Escreveu:
Limonov Escreveu:Meus caros, aqui está um assunto que me interessa muito.

Lutar contra o livre arbítrio (a meio de um trade) é algo que me custa horrores. Ser puramente mecânico na execução não me é nada fácil. Embora tente melhorar todos os dias um bocadinho, a dúvida e o medo estão sempre presentes, já foi pior, mas ainda sou um gajo com cú, e quem tem cú tem medo...

Abaixo segue um conjunto de notas especificas retiradas ou inspiradas no Trading in the zone. Não sei se este é o melhor livro sobre o assunto, mas vocês me dirão se conhecem outros. Estes notas não tiveram qualquer preocupação de rigor, foram escritas para mim apenas, embora agora as partilhe:

1. Qualquer coisa pode acontecer;
2. Não é necessário saber o que vai acontecer;
3. Tudo se resume a probabilidades;
4. Cada momento é único;
5. O último negócio não conta para nada na oportunidade presente;
6. Não entrar contra a probabilidade;
7. Definir quanto estou disposto a pagar para saber se o negócio funciona;
8. Não se deve deixar dinheiro na mesa.

Maneira de pensar: não pensar, agir mecanicamente.
Se defini probabilidades, se calculei o risco e o aceitei, deverei ter medo no decorrer do trade?

No entanto isto é bué fácil de dizer, de fazer nem tanto, por isso ainda tive/tenho de fazer o seguinte:

a) fugir do PC;
b) diminuir a exposição;
c) reduzir substancialmente o número de trades (quantos mais trades mais erros).

Caríssimos colegas, estejam à vontade para criticar, destruir, acrescentar, melhorar, sugerir, etc. Não me importo de me expor ao ridículo hoje se amanha souber mais.

Abraço,

Limonov

Caro Limo...

Para mim é um bom livro, que me abriu "outra forma de pensar o mercado".
Inspirou-me bastante para partir para o siatema Chaos.

Muito do que lá está pode ser achado de filosófico, utópico, impraticável.
No meu caso assumi algumas dessas formas de estar.

E a 1ª foi destinar um determinado capital e olhar para ele como um investimento "em último caso" perdido.
Posso-te dizer que foi o 1º grande avanço.

Em segundo foi montar o sistema. Estatistica, testes, revisões, ajustes...o diabo a 4. Retestes, revisão de revisões e voilá....
saiu uma estratégia.

Em terceiro foi aceitar o trabalho feito. É fiável, há momentos bons, momentos maus, mas os resultados são interessantes para partir para o trade.

Em quarto, definir que eu nada sei, que cumprirei com lealdade aquilo que me foi confiado, os seja o sistema no seu expoente. Caso o venha a violar passarei por um daqueles corruptos, um vendido...

Em quinto....nunca abandonar a ideia que aquele capital pode estar perdido há partida.

É por isso que compreendo quase a 100% (quase) o que está aqui a ser discutido.

Ninguém pense que é fácil estar a ganhar num sistema e ver DD's a levar 50% duma carteira. NÃO É FÁCIL.
Mas se fizemos o nosso trabalho de casa, vimos que isso acontece, mas vimos como aquilo termina, será lógico estar aqui a colocar questões de medos e receios a essa altura do campeonato? Para isso nunca me teria passado pela cabeça abandonar à partida o capital.

O meu objectivo futuro passa por aqui mesmo. Liberdade absoluta no trading.
Não está lá ainda tudo a 100%, mas ando a trabalhar para tal. O Chaos será o meu fim, para o bem e para o mal.

Continuo a achar que podemos ter a técnica para o trade, mas se não há este click, anda-se aqui a sofrer todos os dias, a cada trade, a cada revés, a cada euforia.

Um negócio é rentável quando ele passa à fase de se vender a si próprio. Depois é só definir até onde termina a ambição.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por indian_joe » 24/11/2015 23:35

Limonov Escreveu:Meus caros, aqui está um assunto que me interessa muito.

Lutar contra o livre arbítrio (a meio de um trade) é algo que me custa horrores. Ser puramente mecânico na execução não me é nada fácil. Embora tente melhorar todos os dias um bocadinho, a dúvida e o medo estão sempre presentes, já foi pior, mas ainda sou um gajo com cú, e quem tem cú tem medo...

Abaixo segue um conjunto de notas especificas retiradas ou inspiradas no Trading in the zone. Não sei se este é o melhor livro sobre o assunto, mas vocês me dirão se conhecem outros. Estes notas não tiveram qualquer preocupação de rigor, foram escritas para mim apenas, embora agora as partilhe:

4. Cada momento é único;

Se defini probabilidades, se calculei o risco e o aceitei, deverei ter medo no decorrer do trade?

No entanto isto é bué fácil de dizer, de fazer nem tanto, por isso ainda tive/tenho de fazer o seguinte:

a) fugir do PC;
b) diminuir a exposição;
c) reduzir substancialmente o número de trades (quantos mais trades mais erros).

Caríssimos colegas, estejam à vontade para criticar, destruir, acrescentar, melhorar, sugerir, etc. Não me importo de me expor ao ridículo hoje se amanha souber mais.

Abraço,

Limonov

Boas Limonov,

Também li o trading in the zone e sei por experiência própria, que às vezes não é fácil cingirmo-nos ao plano inicial, ou porque o trade vai contra nós, ou então queremos ser demasiado gulosos. Contudo, com o decorrer dos tempos e o número de trades a coisa vai ficando um pouco mais fácil. Concordo em absoluto com as diligências patentes nas alíneas a, b e c. :mrgreen:

Ainda só levo perto de dois anos de bolsa e uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza, é a de que olhar para o monitor e acompanhar os trades durante o período de funcionamento dos mercados não é boa ideia, pois leva-nos a cometer erros influenciados pelo medo da perda.

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por Limonov » 24/11/2015 21:19

Meus caros, aqui está um assunto que me interessa muito.

4. Cada momento é único;

a) fugir do PC;
b) diminuir a exposição;

Abraço,

Limonov

por Alquimista_II » 24/11/2015 20:16

bogos Escreveu:
Boa tarde
Alquimista

Percebo o alcance das tuas palavras, pois também a mim o dinheiro ainda faz falta. É por isso que pertenço ao chamado "segundíssimo pelotão", para não lhe chamar carro vassoura.

Mas também percebo o alcance das palavras do autor, pois ele atingiu um patamar que qualquer um de nós ainda não atingiu. Há que trabalhar para se alcançar o tão desejado "money means nothing to you".

Ele com certeza nos inicios também não pensaria assim. Quando atingiu um determinado patamar de "conforto mental face ao trabalho que faz", percebeu que a grande chave do sucesso adviria da conclusão "money means nothing to you".

Na fase em que se chaga à simplificação, com certeza tudo acontecerá de forma mais fácil e natural.

Tu quando estás numa trade prevês a perda total do capital? Experimenta, vais ver que és capaz de perceber o sentido do autor. Não quer dizer com isto que vais ficar sentado a ver a tragédia, mas que dentro da tragédia poderás ver espaço para te movimentares e dar a volta, mas nunca perdendo de vista que pode existir a perda total do capital.

Cumprimentos

Boa tarde Bogos

A frase do autor tem de ser devidamente peneirada e ver em que contexto foi proferida e que história a antecede, elementos que estão em falta e sem os quais ela não passa, na minha opinião, de meras palavras enfileiradas e ditas por alguém de sucesso. O sucesso alheio é inspiração, mas não necessariamente formação. Tenho por hábito ler e coleccionar "frases interessantes", mas tenho consciência que são a parte menos importante do todo.
Outra coisa que falta saber é se ele pensava assim quando lutava para ter sucesso ou se é a "segurança" do sucesso o faz pensar assim. Ou seja, falta saber se o diz porque o sentiu na pele ou se o pratica agora porque "tem muito dele".

Cmprimentos

por EuroSexy » 24/11/2015 16:33

Eu seleccionei 6 empresas completamente diferentes em que possa aplicar dois sistemas de trading diferentes: Um no gráfico semanal outro no gráfico diário. ambos em position trading.
As escolhidas foram BCP, Cofina, Nos, USG Co., Petrochina, Aegon.

Desde o inicio que foram colocadas em bolsa o sistema é aplicado nos dois timeframes. Se o gráfico semanal for aplicado poderei deter as 6 empresas em simultâneo com cada uma com risco de 6%. Caso seja só o gráfico diário terei 3 empresas com risco de 4%.
Um teste que fiz, é que entre ganhos e perdas e com risco de 6% do semanal e 4% no diário, a rendibilidade é de pouco mais de 5% a longo prazo.
Como é que querem ter resultados superiores a curto prazo se mais tarde ou mais cedo ficam sem o que ganharam?

Registado: 16/6/2014 0:01

por bogos » 24/11/2015 14:53

Alquimista_II Escreveu:
rsacramento Escreveu:
You become very successful in investing once the money means nothing to you. It's an intellectual exercise. If it actually matters to you, then it's really much harder to be a successful investor

in: models that beat the market

É caso para perguntar quando é que a premissa "money means nothing to you" se verifica e o que fazer para a concretizar. Até lá não passa de mais uma tirada à la zone, entre tantas que pululam por aí, cujo teor literal faz mais mal que bem. Esperemos pois que o autor em causa partilhe mais qualquer coisita... de preferência de borla pois para mim o dinheiro importa e muito.

Boa tarde
Alquimista

Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por Alquimista_II » 23/11/2015 19:16

rsacramento Escreveu:
You become very successful in investing once the money means nothing to you. It's an intellectual exercise. If it actually matters to you, then it's really much harder to be a successful investor

in: models that beat the market

É caso para perguntar quando é que a premissa "money means nothing to you" se verifica e o que fazer para a concretizar. Até lá não passa de mais uma tirada à la zone, entre tantas que pululam por aí, cujo teor literal faz mais mal que bem. Esperemos pois que o autor em causa partilhe mais qualquer coisita... de preferência de borla pois para mim o dinheiro importa e muito.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 22 visitantes