Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Aguenta coração"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ertai » 11/3/2004 19:37

Não só acredito que fecham hoje positivos como as constantes correcções desde Janeiro podem acabar por aqui.

Acho que o movimento de correcção das subidas de 2003 acaba por aqui, e já tenho visto de várias fontes que Abril será provavelmente o melhor mês do ano de subidas no NASDAQ

refiro-me aqui à OPV da Google, entre outras, no mês de Março e que segundo muitos analístas poderão provocar nova força aos rallies em 2004

Registado: 11/5/2003 12:11

por djovarius » 11/3/2004 18:56

Boas,

Ainda é cedo para falar, mas parece bem que o mercado americano está a querer fazer das suas, como tinha dito antes.

Os movimentos dos grandes mercados cambial e de renda fixa sugeriam que isso podia acontecer.

O pior é que isto costuma ser um jogo do gato e do rato. Estas subidas são por vezes utilizadas para shortar o mercado, algo que costuma enganar o pessoal.
Também acontece que muitos aproveitam para vender, sabendo que poderão recomprar mais baixo, quando se esgotar a correcção.
Mas veremos primeiro se o dia acaba positivo.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ovos Moles » 11/3/2004 15:54

Holders Pararede
Anexos
holders.gif
holders.gif (24.65 KiB) Visualizado 942 vezes
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por djovarius » 11/3/2004 15:43

Aliás, vários têm sido os sinais de venda e correcção, do ponto de vista da AT e da AF.

Mas ainda não estou ocnvencido que as coisas sejam como a maioria pensa, nos mercados.

Não sei se não teremos um daqueles dias que começa mal e acaba bem, lá nos EUA, enganando os Europeus.

Pela calma que se apoderou dos vários mercados nos últimos minutos, talvez as acções tb causem uma surpresa.

Mas não dá para arriscar $$$ num momento assim.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 11/3/2004 14:15

Ulisses Pereira Escreveu:Em relação à correcção do mercado, ela continua e acentuou o seu ritmo influenciada pelos trágicos atentados em Espanha. Na minha opinião, não foram eles que motivaram esta correcção, pois ela já vinha desde há alguns dias atrás, mas aceleraram o processo.

Exactamente. Totalmente de acordo, Ulisses...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 11/3/2004 14:08

Penso que por muitos participantes neste tópico, foi dado um exemplo de como se pode discutir civilizadamente a Pararede. Obrigado aos que aqui participaram, pois ajudaram a esclarecer algumas coisas e a tornar a situação mais clara.

Em relação à correcção do mercado, ela continua e acentuou o seu ritmo influenciada pelos trágicos atentados em Espanha. Na minha opinião, não foram eles que motivaram esta correcção, pois ela já vinha desde há alguns dias atrás, mas aceleraram o processo.

Mantenho aquilo que disse no artigo, ou seja, há que esperar por sinais claros de que a correcção terminou, antes de se entrar no mercado. Nesta altura, ainda não há nenhum sinal nesse sentido.

Não deixa, no entanto, de ser curioso observar o bom desempenho da PT que cai pouco e parece com vontade de resistir e tentar voltar ao seu suporte nos 9,26. Se o conseguisse fazer, seria um excelente sinal.

Por agora, há que ir esperando por sinais positivos nesta normal correcção deste "bull market" em que vivemos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MozHawk » 11/3/2004 12:52

É preciso é ter calma. Calma e serenidade e pensar muito bem antes de...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Comunicados da PAD

por JAS » 11/3/2004 2:46

Isto é giro...
O Moz, com a sua meticulosidade habitual, passa a noite quente lá nos trópicos a vasculhar o site da CMVM...
E qual foi o resultado?
NÃO DESCOBRIU OS COMUNICADOS!!!

Se o MOZ não descobriu os comunicados vocês acham que o "vulgar investidor" teve acesso à informação?

JAS Escreveu:O primeiro facto que me saltou à vista é que, no caso da PAD, os comunicados não aparecem em "Factos Relevantes" ou "Outras Comunicações" do dia mas aparecem arquivados...

Só os conseguimos descobrir quando vamos a "Informação sobre Emitentes", a Pararede, e aí em "Participações Qualificadas".

Estranha maneira de divulgar notícias no caso da PAD...

(se alguém se sentir lesado por não ter sabido das vendas deverá ir verificar se este local de arquivamento dos comunicados ocorre em mais alguma empresa do PSI)

Consultadas as ditas "Participações Qualificadas" verifiquei que:
- o BES detinha 18,94% em 31/12/03 e que não há qualquer comunicado sobre vendas. Pode ter vendido mas não terá reduzido abaixo de 10% pois seria obrigado a comunicar.
- O Totta vendeu e que comunicou hoje que ainda detém 9,14%. Pode agora vender até aos 5% sem dar mais satisfações.
- A participações do BPI foi reduzida para 2,2% com a venda HOJE de 7 milhões de acções.

O BPI terá concretizado hoje o excelente negócio de trocar primeiro "créditos incobráveis" por acções a 0,20 e de as ter despachado a mais de 2,5 vezes esse preço...

Registado: 5/11/2002 0:05

por MozHawk » 11/3/2004 2:34

Ulisses,

Achei interessante o teu artigo, como é habitual, mas há que referir especificamente algumas questões. Apesar de mais reduzidas mantêm-se algumas participações. Vamos aos factos:

1. A PAD numa situação desesperada consegue um Aumento de Capital através da conversão parcial de créditos da banca em acções a €0.20;

2. CBI e BSCH (Grupo Totta) não subscrevem o aumento;

3. BES, BPI e BCP reforçam ou entram no capital social da PAD a 13.08.2003, passando a banca a deter em conjunto 67.16% do capital social da PAD ou 157,896,289 acções;

Início das aquisições e alienações:

4. No dia 30.09.2003 a Structured Investments adquire metade da participação do Totta (20.000.000) a €0.20;

5. A 22.12.2003 a InterReditus adquire a posição do BCP a €0.20;

6. De 13.08.2003 a 31.12.2003 o BES alienou no mercado 31.602.743 acções reduzindo a sua posição para 41.445.852 acções;

7. Nas fortes subidas das últimas semanas BPI e CBI reduzem as suas posições na empresa;

8. Mas, para além das alienações declaradas, o que se nota na posição do Banco BPI, de acordo com os sucessivos comunicados existentes na CMVM é que foram sendo reduzidas as posições em PAD senão vejamos:

8.1. Após o Aumento de Capital é divulgada a seguinte posição do Grupo BPI a 13.08.2003:

...i) Banco Português de Investimento 122.960 acções
...ii) Banco BPI 26.738.440 acções
...iii) BPI Fundos 21.177 acções

8.2. A 13.12.2004 é comunicado ao mercado que no dia 11.02.2004 o Banco BPI alienou 8.861.589 acções pelo que a sua posição passaria a ser de:

...i) Banco Português de Investimento 64.377 acções
...ii) Banco BPI 16.728.440 acções

Significa isto que entre o AC e esta data o Banco BPI já teria vendido no mercado ao longo do tempo o equivalente a 1.148.411 acções e o Banco Português de Investimento 58.583 acções.

8.3. A 10.03.2004 é comunicado ao mercado nova venda de acções no dia 09.03.2004 por parte do Banco BPI através da alienação de 7.000.000 acções passando a sua posição a ser de:

...i) Banco Português de Investimento 63.755 acções
...ii) Banco BPI 4.728.440 acções

Ora entre a venda de 11.02.2004 e 09.03.2004 foram igualmente alienadas ao longo das sessões 5.000.000 de acções adicionais do Banco BPI.

Estas alienações todas são o resultado dos comunicados existentes na CMVM, Canal de Negócios e dedução das diferenças das posições oficiais ao longo do tempo. Ter-me-á escapado alguma alienação/aquisição? Não encontro mais nada nem na CMVM nem no Canal de Negócios.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
pad.PNG
pad.PNG (64.86 KiB) Visualizado 1279 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por Visitante » 11/3/2004 2:12

OH " ULISSES" ,
COM a desculpa da minha ignorância e como acompanhei um pouco o movimento da PAD e que fez quase 30 M de acções, e se de facto foram em parte os bancos a despejar,e trades a comprar como é que a .51 .52 levavam tudo?? !!! porque não a deixavam cair mais ??

obrigada, desde já a uma resposta a esta situação, porque eu não a entendo.
Visitante

Artigo Ulisses

por JAS » 11/3/2004 1:48

Que a proximidade dos 8000 pts poderia provocar correcções era um facto que foi referido por diversas vezes, aqui no Forum, nomeadamente pelo Ulisses.
Por aí nada de surpresas.

Está claro que depois desta 2ª feira "maluca" poucos terão acreditado que haveria correcção...
E poucos terão pensado que aquele puxanço, tão normal num Bull Market, seria mesmo o pré-anúncio de uma retracção.
Estou particularmente à vontade para dizer isto porque fui dos que não acreditei numa queda tão pronunciada.
Os habituais "anunciadores do Bear Market" acho que estiveram muito calados na 2ª feira e que não pré-anunciaram nada nesse dia. Apenas o anunciaram "a posterior"...

Quanto à PAD falou-se muitas vezes por aqui que o grande perigo viria "quando os bancos despejassem".
Poucos acreditarma nisso no meio da euforia.

Como não entrei na PAD não me mantive informado sobre as vendas por parte dos Bancos (só soube do caso do BCP) e, só agora ao ler o Artigo, fui procurar os comunicados no site da CMVM.

O primeiro facto que me saltou à vista é que, no caso da PAD, os comunicados não aparecem em "Factos Relevantes" ou "Outras Comunicações" do dia mas aparecem arquivados...
Só os conseguimos descobrir quando vamos a "informação sobre Emitentes", a Pararede, e aí em "Participações Qualificadas".
Estranha maneira de divulgar notícias no caso da PAD...
(se alguém se sentir lesado por não ter sabido das vendas deverá ir verificar se este local de arquivamento dos comunicados ocorre em mais alguma empresa do PSI)

Consultadas as ditas "Participações Qualificadas" verifiquei que:
- o BES detinha 18,94% em 31/12/03 e que não há qualquer comunicado sobre vendas. Pode ter vendido mas não terá reduzido abaixo de 10% pois seria obrigado a comunicar.
- O Totta vendeu e que comunicou hoje que ainda detém 9,14%. Pode agora vender até aos 5% sem dar mais satisfações.
- A participações do BPI foi reduzida para 2,2% com a venda HOJE de 7 milhões de acções.

O BPI terá concretizado hoje o excelente negócio de trocar primeiro "créditos incobráveis" por acções a 0,20 e de as ter despachado a mais de 2,5 vezes esse preço...
(Está explicado porque o BPI destoou das quedas e subiu...)

Para os actuais detentores ou para os futuros detentores de PAD apenas relembro que os Bancos, em especial o BES e o Totta, ainda devem deter mais de 30% e que isso significa cerca de 63 milhões de acções que estarão mortinhos por despejar.
Aproveitem as subidas mas não se distraiam!

JAS

P.S. - Não tenho nem tive recentementemente qualquer posição na PAD.

Registado: 5/11/2002 0:05

por Rura » 11/3/2004 0:29

Ulisses em geral concordo com o artigo, mas há uma coisa que não vi referida. Trata-se do tipo de movimentos que são feitos, movimentos repentinos e de grandes quantidades de acções. Quem são ? Os fundos? Grandes investidores? Bancos ( ver Barclays e BPI)? Uma coisa tenho a certeza, pequenos investidores é que não são de certeza. Como espero uma correcção maior, saí hoje da PAD. Julgo que amanhã se vai acentuar a queda. Se não acontecer, acho que vou entrar novamente! :wink:
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

por zé povinho » 11/3/2004 0:00

para compensar o maior "chimbalau" que apanhei há uns anos, nunca em bolsa ganhei tanto como nos últimos meses a negociar PAD.

ando nela desde os ,18 e já comprei e vendi várias vezes, e o mesmo se deve passar com a maioria dos que negoceia na PAD.

hoje fui completamente apanhado distraído pela correcção, e neste tipo de acções essas coisas podem ser fatais.

continuo investido e amnahã verei o que faço.

no fundo, estou de acordo com o Ulisses é preciso um coração forte e habituado a perder ou a ganhar muito e muito depressa

Registado: 4/11/2002 23:38

por Rsousa » 10/3/2004 22:35

Parabens, Ulisses.
Mais uma vez foste fantástico.
Gostei particularmente da neutralidade.
Bem hajas
Rsousa

por Incognitus » 10/3/2004 22:09

A venda de PAD por parte dos bancos próxima dos 0.20 foi aqui descrita ANTES de acontecer por mim. Foi racional. Tratou-se de uma recuperação de crédito.

Registado: 6/11/2002 19:27

por vvv » 10/3/2004 22:00

Ulisses,

Gostei do artigo "AGUENTA CORAÇÃO".

Muito realista e mostra o que é actualmente o PSI20(estar atento para entradas ou reforços- aproveitando estas correções)

Sobre Pad tenho mesma ideia, entrar e de seguida passar "batata quente a outro", sempre a vi da forma como a descreve.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

Excelente artigo !

por bboniek33 » 10/3/2004 21:54

No meio disto houve aquela entrada do Barclays (estarei certo ?).
De facto o BPI retirou uma parte significativa da sua posicao ONTEM. Mas que rico "timing"... :wink:

Registado: 22/4/2003 23:12

por Ming » 10/3/2004 21:42

Sim, tambem me parece um bom artigo.

No entanto, os bancos não estavam a exercer uma pressão de venda que bloqueasse uma eventual subida: Os primeiros a vender venderam à administração (11%, se bem me lembro, e penso que actualmente essa será a maior posição "estratégica" a seguir à do BES) e à RED.
Só depois de bem iniciada a subida (a 0.29, se me recordo correctamente) é que os bancos começaram a vender no mercado. E essas vendas tem continuado ao longo da subida, sem a impedir de todo, como mostra a venda de 7000000 de acções por parte do BPI já em 9/3/2004...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Visitante » 10/3/2004 21:30

Finalmente uma justificação lógica para a subida verificada a seguir à saida dos bancos...

Um abraço
nunofaustino
Visitante

Novo artigo: "Aguenta coração"

por Ulisses Pereira » 10/3/2004 20:58

Acabei de publicar na primeira página o artigo "Aguenta coração".

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], malakas, MR32, navaldoc, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 229 visitantes